quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ultimo Dia na Faculdade (e post sem acentos)

          Me perguntaram: Voce nao vai sentir falta da faculdade? Claro que nao! Foi o primeiro pensamento. No entanto, hoje aqui terminando o projeto final de Sustainable Design eu ja estou sentindo um pouco de saudades. Porem, deixe-me contar minha saga ate aqui mais uma vez, pra quem nao sabe. Minha casa fica exatamente 166km de onde eu assisto aulas. A IADT de Orlando foi pro buraco (eu tenho o dom de entrar em barcos furados, sabia?) entao a melhor opcao foi transferir a faculdade para a IADT de Tampa que eh considerada uma das melhores escolas de Design do Pais. IADT Tampa tambem tem a certificacao necessaria (CIDA) para que os formados possam ingressar no mestrado. Formado por Orlando nao me levaria longe, por isso a decisao de assistir aulas em Tampa foi acertada...mas custosa. Em alguns trismestres eu tive aulas 3x por semana e foi duro dirigir e voltar todos os dias. Pagar hotel e ficar em Tampa estava fora de cogitacao embora tive que usar o hotel para o estagio.
 
          Neste ultimo trimestre me colocaram em uma materia de manha (dai que eu tenho que acordar as 5 pra viajar pra ca) e em uma a noite. Tenho que ficar ate as 10:50 e depois dirigir duas horas aproximadamente ate Orlando. Dureza viu! Mas quem disse que seria facil? Quer moleza, senta no pudim...Mas eu nao me arrependo. Tive a melhor educacao que uma escola da Florida podia ter me dado. Tres semanas atras, em um evento sobre revisoes de portfolios patrocinado por um escritorio de arquitetura em Baldwin Park, fiquei impressionado com os portfolios terriveis dos alunos da temida Seminole State College. Pareciam trabalhos de crianca perto do meu Portfolio (com P maiusculo). No comeco, os alunos olharam torto pra mim que vinha da IADT e empinaram o nariz, porque estudar em uma escola publica aqui tambem tem status. POREM depois de verem meu portfolio, ficaram literalmente "embarassados" (embarrassed). Brincadeiras a parte, eles pagam 1/3 do que eu pago, mas tem 1/3 da educacao e da tecnologia que temosna IADT em Tampa. Inclusive os designers do evento me disseram que eu deveria fazer revisao dos Portfolios, acredita?
Voce pode ver meu Portfolio na internet AQUI
 
          Enquanto eu estava aqui digitando este post o diretor da faculdade me chamou e disse para acompanha-lo. Eu perguntei " Am I in trouble?" (Estou em apuros?) Ao que ele disse SIM!! O James eh um americano sensacional. Formado em Artes e com MBA me levou a sua sala para me presentear com um exemplar do programa Photoshop CS6. Fiquei super contente. Esse programa deve custar uns 900 dolares.
 
          Agora sao 2:52, cheguei aqui as 6:35 para estudar para o exame final de Psicologia e a professora me deu meu projeto final com nota 100%. Aqui esta o recadinho carinhoso que ela deixou no meu "final paper".
 
Traduzindo: "Renato, este eh a unica nota perfeita que eu dei neste trimestre
Voce deveria ficar muito orgulhoso pelo trabalho arduo que dedicou a este
projeto. Sem palavras para dizer o quanto estou impressionada. Verdadeiramente
um excelente trabalho."
O tema do projeto final que eu escolhi foi o blog. Voces leitores e amigos estavam presentes
no texto sabiam? :)
 
          Pode estar parecendo que eu estou querendo aparecer ou ganhar os elogios dos comentarios mas nao eh nada disso. O que eu quero mostrar com todas essas coisas que eu estou escrevendo eh que o fato de ser brasileiro nao me trouxe nenhum problema ou desvantagem nos EUA, muito pelo contrario. O diretor da escola sabe meu nome e que eu sou brasileiro.  Ele poderia ter dado o programa para qualquer estudante americano, mas escolheu dar pra mim. Quero mostrar que um brasileiro, com trabalho arduo, pode se sobressair entre qualquer pessoa de qualquer pais. Temos isso em nosso sangue. A garra, o jogo de cintura, o otimismo, o bom humor, a dedicacao e isso abre muitas portas se aliado a um sorriso sincero.
 
          Esta semana sera corrida. Ultima aula hoje termina bem tarde com as apresentacoes do projeto final de Sustainable para um juri de arquitetos. Amanha voltamos eu e a familia americana para a festa de formatura que sera aqui mesmo na escola. Na sexta, vamos comemorar no Universal/Ilha da Aventura e sabado temos a formatura em um teatro lindo em Clearwater. Parece que tudo esta valendo a pena. Todo o sofrimento, as faxinas para conseguir dinheiro ate para gasolina, os papeis de parede que retirei da casa de gente que nao conhecia, e muitas outras coisas mais. E o melhor eu vou contar agora. Voltei semana passada de uma entrevista de emprego e recebi um telefonema horas depois dizendo que estou empregado. Mas disso vou falar em um proximo post. Agora preciso me concentrar na formatura, que tambem vai ganhar um post so sobre isso e talvez ate um pequeno video. Depois conto sobre o trabalho e como isso foi possivel, falando mais sobre a documentacao.
 
        Ultimo dia de aula, sala cheia, impressora ocupada, as pessoas se vestindo para as apresentacoes e eu ja estou pensando que a pessoa que me perguntou se eu nao sentiria falta estava certa. Vou sentir falta sim, mas agora um novo ciclo se inicia, certo? Obrigado por me acompanhar nessa aventura! Abs
 
       E especialmente para voces o projeto final de Sustainable Design (Design Sustentavel) antes mesmo de ser apresentado esta noite! As pranchas de apresentacao teem medidas 93x62 cm.




Ps. Desculpe a falta de acentos mas so computador de casa escreve em portugues. Esse aqui nao tem tecla SAP ;P

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Cadê Post Novo????

Queridos...

Muitas pessoas estão me fazendo essa pergunta. Na verdade, tem uma lista de posts para escrever, mas tem um pequeno impecilho entre os posts e vocês. Minha faculdade!!

Esta semana que se inicia é a ÚLTIMA SEMANA DE FACULDADE. MEU DEUS É VERDADE!?? EU AINDA ESTOU CUSTANDO A ACREDITAR!! Alguém me acorda que eu acho que estou sonhando.

Depois de 55 matérias, viagem de 160km e muito sofrimento, me formo esta semana. E por causa disso estou como louco terminando um projeto de uma casa sustentável que faz parte da última matéria que estou cursando. A casa em si está pronta, mas temos que entregar um "livro" se especificações de umas 200 páginas.

Sábado tem formatura e domingo tem post novo, comigo vestido de urubu, foto e tudo!!!!!!

Yhooooooooooo!

Abração a todos!

hahahaha

sábado, 18 de maio de 2013

Paraense disputa vaga de apresentador em programa de TV dos EUA sobre natureza e aventura

Thiago Bahia é o único brasileiro entre os 12 finalistas do concurso
16/05/2013 - 18:30 - Especial
Conhecer novos lugares e viver experiências enriquecedoras são alguns dos pontos que movem Thiago Bahia. O paraense de 33 anos, nascido em Belém, desde muito jovem sempre gostou da vida 'off road', do contato com a natureza e de viver situações que fugiam do habitual. Aos 20 anos, mudou-se para os EUA e nos últimos cinco vem produzindo mini vídeos de suas viagens. Do hobby surgiu a oportunidade de participar de um concurso para apresentar um programa sobre natureza e aventura em uma emissora de TV americana. Em entrevista ao Portal ORM, ele contou sua relação com natureza, a aventura e a disputa para a vaga de apresentador.
Thiago é o único brasileiro entre os 12 finalistas para ancorar o programa 'Mutual of Omaha's Wild Kingdom', exibido no Animal Planet. A votação é feita pela internet até o dia 23 deste mês. A expectativa de vencer é grande, já que ocupa hoje o segundo lugar entre os selecionados, mas para conseguir o objetivo, pede o apoio dos paraenses. 'Quero muito a chance de poder apresentar esse programa e trazer a natureza para dentro da casa dos telespectadores. E quem sabe também fazer um programa mostrando novamente a nossa terrinha', conclui. Clique aqui para acessar o vídeo e votar!
A participação surgiu do incentivo de um amigo que é fã de seus vídeos. 'O 'Wild Kingdom' é o programa mais antigo sobre natureza e aventura daqui. Eles fizeram um concurso nacional para quem quiser se candidatar a ser o apresentador e tinha que enviar um vídeo de 2 minutos. Um amigo disse que eu deveria entrar. Eu não liguei muito, mas depois de uns dias fui na internet e vi o regulamento, fiz meu vídeo, enviei e agora estou na final. Agora preciso de votos, muitos votos', conta Thiago.
O paraense foi morar nos Estados Unidos para estudar, começou a trabalhar em um banco em Nova Iorque e e também fazia trabalhos como apresentador, mas nunca deixando de lado seu hobby. Hoje trabalha em uma agência de publicidade e continua produzindo vídeos de aventuras. 'Faço mais ou menos uma viagem e um vídeo por mês', conta o paraense, que já participou da 'Volta ao mundo de Mochilão em 90 dias', em 2005, do Mergulho no Triangulo das Bermudas, em 2008, e da caminhada ao fundo do Grand Canyon, em dezembro de 2009. Entre os lugares mais recentes que viajou estão as Ilhas Virgens Espanholas, em Porto Rico, e as Montanhas do Gila, no estado Americano do Novo México. A próxima viagem está marcada para o fim de junho e o destino será a Croácia, Áustria e República Checa.
Sobre sua relação com a natureza e a aventura, ele explica: 'Sempre tive o espírito aventureiro. Nunca fui chegado nas baladas. Em Belém, gostava mesmo era de ir para o Ver-o-Peso, viajar de barco, conhecer localidades no interior do Estado e viver novas experiências. Era meu hobby'.
Em 2008, o aventureiro esteve em Belém com a equipe de produção americana para gravar um programa. 'Fui aí na nossa terrinha com o apresentador David Yetman e no programa mostramos o Ver-o-Peso, o açaí, os peixes. Esse vídeo da Amazônia foi apresentado em rede nacional aqui nos EUA e fez muito sucesso', conta o aventureiro, que pretende voltar a Belém, já como apresentador, para mostrar as maravilhas de sua cidade natal.

Lidiane Sousa (Portal ORM)


segunda-feira, 6 de maio de 2013

Bolo de Blueberries



          Blueberries se tornaram a minha fruta predileta. Eu nunca havia comido blueberries até chegar me mudar para os EUA. No Brasil, embora seja difícil de achar, há lugares que vendem e chama-se "mirtilos". Qual é o gosto da blueberry? Difícil de descrever, ainda mais se tem um gosto que você nunca provou antes, mas vou tentar ok? Blueberry tem um gosto que pode ser um misto de amora e morango. É um pouco azedinha, mas as mais maduras são bem doces. Eu uso blueberries em tudo. Faço torta de blueberries que era a predileta da Loretta, você pode ver a receita aqui. Coloco blueberries na salada, no iogurte, no cereal, e por aí vai. Aqui nos EUA, fora de época uma vasilha pequena contendo 2 xícaras de blueberries pode custar 5 dólares cada. Na época da safra, encontra-se por 2.99. Às vezes 2 por 5 também já encontrei. A safra começa em Maio e vai até depois do verão, por volta de Setembro, nos EUA. Fora da safra há a opção também de comprar congelada no supermercado.

Blueberries congeladas

Blueberries frescas


          No velório da Loretta, sua amiga de muito anos, Mary, fez o bolo preferido dela. Bolo de blueberries. Eu comi 3 pedaços do bolo. Estava uma delícia. Nunca antes, comi um bolo caseiro com gosto de bolo pullman. Fiquei sem jeito de pedir a receita, mas depois a Louise pediu pra mim, ao que Mary, deu a receita de bom grado. Segundo ela, é uma receita da sua avó, simples de ser feita e que agrada a todos. Receita de vó não tem pra ninguém certo? Por isso hoje, faz parte do meu caderninho de receitas, que já houve quem disse que vai roubar de mim um dia. Melhor eu fazer uma cópia não acha? Aqui vai a receita:


Bolo de Blueberries

Ingredientes:
1 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de sal
2 ovos grandes
1/2 xícara de manteiga
1 xícara de açúcar
1/3 de xícara de leite
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 1/2 xícaras de blueberries

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno a 180 graus Celsius (350 ºF).
Bata o açúcar, a manteiga e os ovos com a baunilha até ficar homogêneo.
Acrescente à batedeira, o restante dos ingredientes menos as blueberries e "bata na batedeira bem batido" (hehehe).
Lave as blueberries e acrescente 2 colheres de chá de farinha de trigo a elas, misture até todas ficarem "esbranquiçadas".
Misture com o creme e coloque em uma forma baixa (9 polegadas ou 22cm) untada com manteiga e farinha.
Asse no forno 180 graus por 35 minutos aproximadamente ou até que um palito de dentes saia limpo ao ser enfiado na massa.
Deixe esfriar (primeiro!!) e depois retire da forma se quiser. Uma forma com a lateral removível acredito ser bom também.


      




   
35 minutos! Vai depender também do forno, certo?
Delicioso, mas longe de perfeito. Eu acerto ainda...

          Algumas considerações precisam ser feitas. Na primeira vez que fiz o bolo, usei uma forma com furo no meio, aquela que aqui se chama "angel cake pan" e na receita fala para colocar em uma forma redonda de aproximadamente 22cm de diâmetro (9 polegadas). As blueberries desceram ao fundo e o bolo inteiro grudou na forma. Que raiva! Fiquei com vontade de jogar tudo no lixo e fazer tudo de novo. Mesmo assim comemos o bolo inteiro.

Essa foto peguei na internet. Veja que o bolo foi feito em uma forma com furo no meio.
A massa parece bem mais seca que a minha, talvez seja este o motivo de as
blueberries não irem ao fundo da forma?

          Desta vez usei a forma de 9 polegadas e coloquei as blueberries na farinha, como manda a receita. Mesmo assim as blueberries desceram ao fundo da forma. No entanto, não da maneira como no primeiro bolo. Algumas ficaram no meio. Então pesquisei no google e achei algumas explicações de o por quê que as blueberries afundam. As explicações em inglês podem ser encontradas aqui e aqui. Mas traduzindo, resumidamente diz que blueberries frescas contém muito suco e são muito pesadas. Aconselha-se deixar na farinha por um tempo para que a farinha absorva o suco da blueberry. Outra dica é usar as blueberries congeladas. Vamos ver, se eu encontrar a maneira perfeita para para as blueberries ficarem "nadando" no meio do bolo em vez de afundarem, eu volto e acrescento ao post. Acho que a melhor saída, no entanto, é ensinar as blueberries a nadar, não acha? ;-) De qualquer maneira, blueberries afogadas ou não, o bolo ficou delicioso e eu comi, para meu desespero, 1/3 dele assistindo aos meus shows preferidos Once Upon a Time, Revenge e Red Widow. Enjoy!!


Algumas opções para decoração do bolo de blueberries:










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...