quarta-feira, 24 de abril de 2019

O Melhor Bolo de Chocolate - EVER!




         Primeiramente deixe-me pedir desculpas pela longa ausência. Imagine só, decorando 2 casas, reformando um apartamento, conduzinho um "flip" (reforma para venda), atender clientes de corretagem e ainda cuidar de uma casa e 3 cachorros. Às vezes eu trabalho de 8am à meia noite. Graças a Deus muitas coisas já se resolveram, o apartamento ficou pronto (vou postar a reforma aqui) e as decorações acabaram. Por isso tenho algum tempo para escrever. Não planejo ficar tanto tempo sem escrever e obrigado àqueles que enviaram emails perguntando "Cadê o novo post?". Este post é para dizer que estou vivo, o blog continua ativo e também para compartilhar um "achado" no ramo da culinária, o bolo de chocolate que eu já fiz 3 vezes. 

            É difícil encontrar uma receita que a gente goste de verdade. Minha falecida Tia Dolores fazia o mesmo bolo de chocolate há décadas e era uma verdadeira delícia. No final da vida ela esqueceu a receita e depois faleceu e levou com ela a receita perdida em sua mente. 

            Eu tentei por anos fazer bolo de chocolate caseiro. Quase sempre ficava duro, o gosto também não era bom. Tentei diversas receitas, com diversos tipos de cobertura. Uma vez ficou tão seco que não dava nem para cortar. Experimentei o bolo de caixinha do "Publix" e foi um sucesso. Macio, fofinho, com gosto bom e úmido. Mas daí as pessoas perguntavam: "Você quem fez o bolo ou é de caixa?" Que raiva que me dava admitir o meu fracasso, o bolo era de caixinha hehehe

            Outro dia procurando, assisti a um video do Youtube intitulado "O melhor bolo de Chocolate". Resolvi tentar. E não é que o título estava certo mesmo?? Já fiz 3 vezes e brasileiros e americanos aprovaram. Agora essa receita eu não levo pro meu túmulo não, vai ficar registrado aqui pra quem quiser arrasar na sobremesa. É muito fácil, inclusive, a moça era bem amadora mesmo. Em vez de processos complicados ela pôs tudo na batadeira e mandou pro forno.
Vamos lá?

O Melhor Bolo de Chocolate

Ingredientes:

- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 1 xícara de leite
- 2 ovos
- 1/2 xícara de óleo vegetal
- 2 colheres de chá de baunilha
- 1 e 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de café de sal
- 1 colher de chá de café instantâneo
- 3/4 de xícara de chocolate em pó. (eu usei o Hershey's)
- 1 xícara de água fervente

Recheio
- 1 lata de doce de leite Nestle (aqui se chama Letchera)

Cobertura
- 500gr de chocolate ao leite derretido
- 1 lata de creme de leite

(A cobertura que ela sugere é feita de manteiga com chocolate em pó. Eu DETESTO, tem gosto de manteiga e chocolate em pó mesmo, super engordurado por isso coloquei o Ganache que é chocolate de verdade)

Modo de fazer (agora é difícil ;-))

Coloque todos os ingredientes secos na batedeira e misture em baixa velocidade. Coloque todos os outros ingredientes menos a água fervendo e bata em velocidade média até a massa ficar lisa (por volta de 2 min). Adicione aos poucos a água fervente. Acabou!

A massa vai ficar aguada parecendo líquido e você vai achar que errou na receita. Não se preocupe, é assim mesmo.

Eu coloquei em duas formas redondas com papel no fundo para não grudar. Asse em forno 190C ou 375F por 25-30 min se for em duas formas.

Agora vão os truques para ficar bom mesmo:

1- Ao colocar a massa no fogo derreta o chocolate e misture bem o creme de leite sem soro e deixe esfriar enquanto o bolo assa. 

2- Ao tirar a massa do fogo coloque as assadeiras em uma superfície fria e cubra com 3 panos de pratos para evitar a evaporação excessiva. Desforme tão logo consiga tocar nas assadeiras (5-10 min)

- 3 acerte as superfícies da massa (eu corto e jogo fora a parte do meio que cresce e fica como uma montanha). Ponha o doce de leite, a outra parte da massa por cima virada de cabeça para baixo (pois a parte lisa que ficou em contato com a assadeira é mais fácil de colocar a cobertura)

- 4 coloque a cobertura imediatamente e leve à geladeira por 15 min para evitar que derreta e escorra. Guarde o bolo fora da geladeira coberto com uma tampa dessas de vidro ou aqueles tapawares gigantes de bolo.


Eu tenho uma dessas de plástico


       Fazendo rápido assim você evita que a água (vapor) saia do bolo e ele fica macio, fofinho e úmido. Se deixar o bolo secar e esfriar completamente a massa vai ficar seca. A mesma técnica é usada para pães e bolos. Já bolo para café eu deixo fora porque fica com uma casca mais cOcrante ;-)

        Daí é só saborear. Você não vai mais querer usar outra receita. Desmancha na boca. Enjoy!



O post abaixo tem 8 mil comentários!

Aqui vai um deles:

WOW!!!! I’m lost for words. This Chocolate cake is literally the best Chocolate cake I have ever had in my life and that Is a huge compliment coming from me who absolutely LOVES chocolate cake!! Will be making this for my sons 6th birthday party so everyone will think I’m an amazing Baker haha now I’m going to get my 4th piece of cake because it’s so good I cant stop eating it, good thing there’s 2. Thank you!!


6 comentários:

  1. Fiquei feliz com sua volta!! Adorei a receita ... abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Renato estávamos com saudade dos seus posts.
    Vou tentar fazer esse bolo.
    Valeu pelandica!

    ResponderExcluir
  3. Olá Renato, há quanto tempo! Vamos por parte, como diria o Jack the Ripper, se eu fizer essa receita e abrir mão do recheio de doce de leite, o bolo vai ficar seco? Gostei da receita, mas não gosto de doce de leite e nem de bolo muito doce. Gosto muito de bolo de chocolate, mas bolo pra mim tem que ser bem úmido (mais úmido que doce) e os últimos de chocolate não deram muito certo. Para se ter uma ideia do meu gosto de bolo úmido, eu adoro o Tres Leches Cake, que fora do México, só encontrei algumas vezes em Orlando na 'proibitiva' Churrascaria Fogo de Chão, e agora aqui no Brasil porque eu mesmo que faço pra mim (rsrsrs), com a calda que é vendida por uma empresa americana por aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, a receita original tem aquele glassê de manteiga que eu detesto e eu acrescentei o creme de leite. Sim ele é muito úmido, uma delícia. Me conta depois ok Alberto?
      Abs!

      Excluir
  4. ola...tb so consegui ler hoje (correria por aqui!)! Legal fazer um bolo assim, porque aqui nos USA....o doce e as sobremesas nao sao como os nossos ( questao de cultiura? desconhecimento de ingredientes? gosto mesmo????)!
    As vezes voce olha, da aquela sensacao que sera muito bom ou parecido...e quando experimenta...... nao era como o esperado! paciencia, nao se da pra ter tudo! Vou tentar este bolo ae!
    Abracos e no aguardo do proximo post!
    Vinicius, Chapel Hill, NC!

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...