segunda-feira, 27 de maio de 2019

Investimento para Aposentadoria

          Minha mãe, falecida, que Deus a tenha, nos preparou muito bem para vida. Ensinou-nos desde pequenos a limpar, cozinhar, lavar roupa, faxinar, pintar, consertar, etc. E olha que não é tarefa fácil manter uma casa esterilizada com 4 filhos pequenos, mas ela sabia ser persuasiva. Também havia uma coisa que hoje já não se usa mais, a chamada "cinta", muito convincente por sinal. No entanto minha mãe era bipolar, diagnosticada somente no final da vida. Se alguém é ou conhece alguém que seja sabe o quão difícil é viver com uma pessoa assim. Duro pra pessoa, duro pra quem vive com ela. A vida é uma montanha russa. Uma hora tem-se o bastante mas o bipolar dá cabo dos recursos rapidamente e outras horas tem-se nada, absolutamente nada e, por diversar, nem o que comer.

             Essa infância saudável, inseriu em mim um medo (e não sei até que ponto saudável) do futuro. Eu sempre acho que "pode ser que falte". E como eu tenho esse medo dentro de mim, há aquela desconfiança de que eu não vou receber meu cheque da aposentadoria quando chegar a hora. Veja a Louise por exemplo (minha ex-sogra). Trabalhou a vida inteiro em bancos. Se aposentou aqui nos EUA aos 70 anos e recebe um cheque do Seguro Social (INSS aqui) de 1000 dólares mensais. Se não fosse por mim e este cheque nem casa para morar ela tinha. Por esse motivo, eu quero investir por mais esse resto de anos que me sobra até a aposentadoria para poder complementar esse cheque maravilhoso de 1000 dólares que eu também vou receber, se é que vou. 

            Resolvemos comprar um apartamento para alugar em um condomínio super concorrido aqui no bairro que eu moro. Não por ser chique nem nada. Na verdade é bem simples, mas a tranquilidade e os vizinhos são excelentes. Compramos um mais estragadinho pois conseguimos um desconto bom, porém sabíamos que precisávamos reformar pois estava do mesmo jeito desde a década de 80. Veja as fotos:

















          São 2 quartos, 2 banheiros, sala, cozinha, lavanderia e varanda em 90m². A planta original é muito esquisita e mal distribuída. Tínhamos a opção de simplesmente trocar tudo por coisas novas mas quem me conhece sabe que eu não faço nada pela metade. Se vamos reformar, vamos reformar. Mal sabia eu o que estava prestes a acontecer com minhas lindas noites de sono...

Aqui a planta original do apartamento:

Planta original fornecida pelo condomínio
            Veja o banheiro do quarto master por exemplo. O chuveiro tina 60cmx60cm. Uma pessoa gorda não entrava dentro dele. E aquele closet e pequeno corredor dentro do banheiro, pra quê? O quarto gigante e um banheiro apertadíssimo. Aqui as fotos:

O quarto tão grande que tem espaço morto

Não dá pra por um secador de cabelos nessa pia

Esse chuveio foi a piada do ano, da década não é?
         Depois de queimar bastante meus neurônios cheguei a uma planta que eu gostei e que era possível fazer:

1- Remover a parede da cozinha, mover a geladeira, transformar o closet de casacos (quem usa casaco na Flórida?) em dispensa, suspender o teto da cozinha.

2- Diminuir o quarto master (mas manter espaço para caber uma cama king com dois criados) e aumentar o banheiro e closet eliminando pequenos closets dos dois banheiros.

3- Mover o aquecedor de água para um dos closets do segundo banheiro para criar um chuveiro digno de master bathroom.

4- Trocar pisos, eletrodomesticos, portas e janelas.

         Fácil não é? Sim se não fosse a HOA (Homo Owners Association). Quando apresentamos essa planta para a associação dos moradores eles disseram: "Não PODE..." Não pode o quê? "Não pode tirar a parede da cozinha, não pode aumentar o chuveiro, não pode mover o boiler, não pode, não pode, não pode".

            Bom quem me conhece sabe que eu não aceito não como resposta sem justificativa. Não pode porque? Ah, vá falar com o comitê de arquitetura. E eu fui. Mas só depois de 3 semanas eles se reuniam para decidir os pedidos de projetos. Fui na reunião. Mostrei minha planta e disse o que queria fazer. Me identifiquei com Interior Designer licenseado na Flórida que até deu um "ar" de respeito, mas eles disseram: No entanto precisa de um engenheiro, isso está acima das suas capacidades. Porém, o bando de ignorantes do comitê não contavam com essa. Eu sou engenheiro formado no Brasil. 

             "Eu sou engenheiro também" - ao que todos olharam com cara de espanto. "No entanto, minha licença é do Brasil, não tenho licença na Flórida, mas posso dizer que a reforma é totalmente possível", ao que eles responderam: "Precisamos de um laudo de um engenheiro estrutural americano". ok...

              Lá fui eu atrás de um engenheiro estrutural pois nem em um milhão de anos eu ia deixar eles ganharem essa. Achei o engenheiro, ele foi lá e chegou às mesmas conclusões que eu. Pagamos 600 dólares para ele fazer um laudo que eu "esfreguei" na cara do comitê de arquitetura. Nem preciso dizer que a este ponto, tanto a HOA como o comitê, sentiam um profundo desprezo por mim e pelo Alex. Com um nó na garganta, na reunião da HOA, em frente diversos outros proprietários eles tiveram que dizer "Ok, você pode dar início à reforma". 

              Começamos a demolição só para sermos autuados pela HOA em 2 infrações: Colocamos um "dumpster" caixa de entulho no estacionamento (que é proíbido) e não tínhamos as licenças de demolição. Licença de demolição? Oi? Sim, porque duas paredes iam ser movidas, precisávamos da licença de demolição (que absolutamente ninguém tira). Porém a HOA ligou para a prefeitura e nos denunciou. Em dois dias tínhamos um inspetor da prefeitura dentro do apartamento e eu tive que me fazer de desinformado. Disse pra ele que não sabia ao que ele respondeu que tudo bem, tire uma amanhã na prefeitura, não vou te multar por isso. 

              Qualquer coisa que se pede à HOA eles são extremamente lentos em responder e providenciar. Mas para ligar na prefeitura, perguntar se tínhamos as licenças e nos denunciar, foi coisa de horas.

                Tiramos nós mesmos todas as licenças na prefeitura (que demorou 1 mês) e começamos os trabalhos depois de 60 dias aproximadamente.

Aqui vão algumas fotos do apartamento demolido:






Aqui já se vê onde a nova parede do quarto seria aumentando o banheiro e o closet



         Entre problemas comuns a obra, orçamentos altíssimos pra coisas como mudar o boiler de lugar. Atrasos, gente que fala que vem trabalhar e não vem, coisa mal feita, refazer outras conseguimos terminar e reforma em 60 dias e 45 mil dólares depois. No orçamento original eu achei que gastaria por volta de 35 mil, porém já sabemos como são as reformas. 

           Optamos por pintar os gabinetes originais em vez de gastar mais 10 mil em novos gabinetes. Com o dinheiro que economizamos colocamos quartz na cozinha em vez de granito e tudo foi trocado, inclusive ar condicionado. Valeu a pena?

            Sim, o censo de realização, de ter vencido a briga contra a HOA e o comitê de idiotas, posso dizer que valeu à pena. Talvez financeiramente não. Em alguns anos talvez. No momento ele vale o que gastamos, se vendêssemos agora não tiraríamos um centavo de lucro, mas quem sabe em alguns anos. Porém vender nunca foi o obtjetivo. Também no valor do aluguel talvez não tenha valido tanto a pena. Meu cliente porém disse que sim. Do jeito que estava conseguíamos alugar por USD 1,300.00 no máximo USD 1,350.00. Com muito receio eu coloquei ele no mercado para alugar por 1,700.00 e já tem 7 pessoas na fila para alugar. Agora tem que passar pelo processo da HOA pois a HOA não aceita no condomínio pessoas:

- Ilegais.
- Que têm antecedente criminal, mesmo se resolvido.
- Com histórico de despejo.
- Com Credit Score menor que 650 pontos.

Mas estamos no caminho. Em até 2 semanas já vai estar alguém morando no nosso apartamento e quem sabe, quando eu aposentar, vou poder contar com um cheque a mais. Agora vamos economizar por mais um tempo para comprar outro e tudo começa outra vez. Porém como uma reforma menos ambiciosa...



A planta antes e depois


Aqui vão as fotos do apartamento reformado:
























Aqui o novo master, novo closet e novo banheiro





















Quarto n. 2, banheiro e lavanderia






















Um grande abraço a todos!

Se quiser adquirir um apto desses para investimento entre em contato. Se quiser reformar ou decorar posso te ajudar também.

Renato Alves

Studio R Interior Design Inc
Uno Realty Group
emails:

renato@unorealtygroup.com
studiorinteriordesign@gmail.com
tel whats: +1-407-808-1878

26 comentários:

  1. Ficou lindo, parabéns pela briga e pela vitória em cima de pessoas que só existem para atrapalhar e não ajudar!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o uso de madeira e drywall nas construções. Poderia falar mais sobre técnicas de construção usadas no EUA, suas vantagens e desvantagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... nossa é tão extenso isso. Acho que você vai conseguir respostas mais rápidas e até mais interessantes do que meus textos no Youtube
      Abs!

      Excluir
  3. Gente que fala que vai trabalhar e não aparece?
    Parece meus pedreiros qdo estava construindo minha casa.

    Vc tem 401k, Renato?

    Minha impressão, os americanos meio que vivem da mão para boca. Na classe média pelo menos, o máximo que os caras investem é no 401k e pagam o mortage das casas deles.

    Aí na velhice, vendem a casa maior e vão para um apto ou casa menor, embolsam a diferença e vivem do Social Security, de algum renda que o 401k proporciona e enqto tem saúde fazem "part time" algumas vezes por semana.

    Pelo menos foi essa a impressão que eu tive.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão, é assim mesmo. Muita gente tem o 401. Mas eu prefiro investir em algo meu que eu tenha certeza que vai estar aí. O medo do futuro novamente. Vai saber se o 401k quebra e deixa todo mundo na mão? Além do que, pelo que me parece, e quase sempre é verdade, eles ficarem com nosso dinheiro, é melhor pra eles do que pra nós.
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Renato, so poderia ser você e o Alex, ficou dos sonhos, parece um cantinho do Ceu, Parabéns, já sei, quando necessitar volto a te procurar. Muita Paz.

    ResponderExcluir
  5. Ola Renato, parabéns. Fica a pergunta, não era pra ser menos burocrático que no
    Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogéria
      Até é menos burocrático no sentido que vamos à prefeitura, colocamos o pedido de licença nós mesmos e sai no mesmo dia. Mas a HOA, o comitê de arquitetura e a empresa de administração são um bando de incompetentes, por isso deu trabalho.
      Abs!

      Excluir
  6. Renato, o consulado americano me denunciou para PF porque mandei msgs falando que ia transar com as mulheres do consulado, que ia fraudar todos os processos de imigração, que ia tacar bombas lá, que ia pagar para uma americana casar-se comigo, e xingando funcionários do consulados. Aí fui convidado a prestar esclarecimentos ao delegado da PF onde ele achou que estava mentindo, ele achou que eu era um terrorista. Só não fui preso porque mostrei um laudo que tenho esquizofrenia. Será que ainda tenho chances de ter visto americano aprovado?
    Abraço Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto dizer, mas tenho a impressão que não. Com a neurose agora por causa de atentados e terroristas, alguém que fez declarações abertas como as suas não acredito que jamais te deixarão entrar nos EUA.
      Abs

      Excluir
  7. Entendi tudo quando falou da sua mãe. como demorei a entender a minha, se fosse hoje , ela teria acesso a terapias, à época ela procurou, mas não existiam os recursos de hoje. E como me fez sofrer e sofreu. Era uma pessoa maravilhosa, poderia ter sido mais feliz. Sorte a minha, não herdei essa tendência, a não ser a preocupação com o futuro. Mas espere só o tempo, quando perceberem a maravilha que você fez, irão te procurar para fazer no ap deles. Aí você cobra o que gastou a mais no seu por conta dos atrasos. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tem alguém que entende perfeitamente o que passamos com nossa mãe. Isso mesmo que vc falou, nos anos 70 ninguém sabia direito disso e ela, não diagnosticada, aprontava e nunca tínhamos dinheiro nem conhecimento pra saber o que se passava. Achávamos que ela era temperalmental, meio imprevisível, etc. Se fosse hoje tudo seria diferente. Tinha um bom coração mas tomava todas as decisões erradas por impulsão e sofria e fazia outros sofrer com as consequências.
      Grande abraço e obrigado pelo seu comentário.

      Excluir
  8. Good evening, Master Renato! Cara , a sua determinação é algo assombroso , sempre boto fé em você , por isso voce venceu Na América. O apartamento ficou uma graça , estes tons cinza , vejo muito nesse programas aí dos USA e do Canadá, bonito demais. Que trabalheira você teve , né? A gente pensa que só no Brasil tem burocracia (lógico , aqui é bem mais , isto é) mas por ái também há à vezes uns percalços também. Parabéns pelo investimento. Mas você não vai morar no apt não , né? É para investir , certo? Sua casa é linda demais. Abraçaõ e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado César! Sim não vou morar lá não. Com 3 cachorros não só fica apertado mas teria que sair com eles 3x ao dia para necessidades e é muito difícil andar com 3 cachorros ao mesmo tempo.
      Além do mais aqui eles adoram o quintal, a piscina, etc. Mas quem sabe no futuro?
      Obrigado pelos elogios! Grande abraço meu amigo

      Excluir
  9. Agora os outros moradores irão qurer reformar com vc!!! ficou lindo o apartamento!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos torcer que sim! Parece que já temos um cliente que quer fazer a reforma igual a nossa! ;-)
      Abs!

      Excluir
  10. Vocês estão indo morar em que bairro agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jetro, nós continuamos morando no mesmo lugar, Audubon Park, não pretendo mudar não. Abs

      Excluir
  11. Renato, parabéns. Apartamento de excelente bom gosto. Dá vontade de morar nele. rsrsrs. Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Renato, aí onde vc mora é comum ver mulheres dirigindo carros de luxo?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito comum pois o conceito de carro de luxo é diferente. Você vê BMW que aqui é comum. Você vê americanas negras de Mercedez, BMW, Audi. Aqui carro pra ser status tem que ser de Land Rover pra cima
      Abs

      Excluir
  13. A reforma ficou LINDA!!! Assisto sempre aos programas de reformas, mas estas sempre são feitas em casas e ver uma reforma em apartamento foi muito legal...

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...