Para quem não é nascido neste país, o "date", a forma como os americanos cortejam é algo meio confuso. Vê-se nos filmes fulano vai convidar a fulana para um "date". "Did you ask her on a date yet?"(já convidou ela para um date?). Ou, "first you have to ask me on a date baby" (essa frase é clássica s significa, antes "daquilo" tem que me convidar para um date, pode ser um jantar). Mas o que é realmente o date e qual a diferença do date ou simplesmente sair?
Date pode significar sair com a pessoa que se tem interesse romântico por uma, duas ou mais vezes. Quando se diz que alguém está "dating" pode significar que a pessoa está namorando. Eu tenho dificuldade de saber se o dating é namorando ou "se encontrando" e os americanos também. Fazendo uma pesquisa na qual eu li 6 artigos percebi que não sou só eu. Até os americanos não sabem muito a diferença e os "experts" dão as pistas. Por exemplo, se alguém receber flores, é claro que é um date. Se a pessoa vem te buscar em casa e abre a porta do carro, é um date também (no caso dos homens convidando).
Algumas coisas são óbvias e muito parecidas. Em um primeiro date, é claro, não se vai desarrumado, sem tomar banho, não se fala dos "exs" (ex-marido, ex-namorado, ex-emprego), de política, de religião, etc e principalmente de doenças. Eu fui a um date onde o rapaz me disse que a mochila que carregava continha os medicamentos que ele tomava diariamente, inclusive instruções caso ele tivesse um súbito ataque epilético, sem mencionar o cabelo ensebado, a barba suja, dentes e dedos manchados de nicotina e o fato de ele viver com a ex transgender do falecido marido. Muito complicado pra mim, que nem sequer entendi se a transgender do falecido era mulher que virou homem ou o contrário. Quase todo mundo tem um caso de date do inferno para contar.
Quando alguém conhece outra pessoa e se interessa por ela, depois de alguns "clues" (insights, pistas) geralmente quem está interessado pede a pessoa em um date (ask on a date). O date pode ser um jantar, uma caminhada no parque, basicamente é um encontro onde as pessoas irão se conhecer. Famosos hoje estão os websites de "online dating" onde a pessoa faz um perfil e sai para conhecer outros com o objetivo de encontrar a pessoa para namorar e casar.
Nos EUA o date é coisa séria, mas a juventude já se encarregou de estragar um pouco, informalizando bastante o processo. Hoje alguns definem conhecer e transar no primeiro dia como date, embora a melhor palavra para isso seja "hook-up". Mas para quem é romântico, pelo menos um pouco, o "date" é algo bem esperado. Após o primeiro date, quem convidou é quem toma a iniciativa de convidar para um segundo date. O convidado tem que deixar claro no final do primeiro date que gostou muito do encontro. Essa é a "deixa" que quem convidou espera para convidar para o segundo date. Se quem convidou para o primeiro date não ligar e não convidar para o segundo date daí quem convidou não gostou e provavelmente o segundo, terceiro, etc até o namoro não irão acontecer. Se conforme!! O melhor a fazer é partir para outra. Se humilhar e correr atrás da pessoa só tem o efeito contrário, mostra falta de amor próprio e quem trata disso é psicólogo. E quando é que passa de date para namoro?
Em primeiro lugar a palavra usada para namorando é "dating", por isso a confusão. Depois de 10 dates, já está namorando ou não? Ninguém sabe, é preciso prestar atenção a algumas coisas. Diferente de nós brasileiros, alguém só apresenta a família e amigos para a pessoa a quem se está dating, quando o negócio ficou sério. Geralmente quando se apresenta à família, daí virou namoro. Se alguém que você foi a vários dates diz que quer te apresentar para a família, vá mas sem nenhuma pressão. Talvez ele ou ela te apresente como "namorado(a)" ou não, mas neste ponto, todo mundo já sabe quem você é, pode ter certeza. De acordo com o feedback da família, na maioria das vezes a "coisa" avança ou termina alí mesmo!
Em algum ponto vai surgir a conversa sobre namoro, monogamia, etc. Se a conversa for aberta, essas coisas podem ser decididas e talvez as pessoas decidam já dizer a todos que têm um namorado ou namorada. Mas antes de oficializado o namoro, é preciso passar pelos dates. Alguns se perguntam o que fazer e o que não fazer em um date. Eu nem devia falar pois isso deveria ser senso comum, mas entre os americanos aqui vão as estatísticas:
- Beber mais que 1-2 drinks é "faux pass", ou seja erro clássico (ficar embriagado no primeiro date é o fim para 72% dos entrevistados)
- Higiêne, cigarro e peso são os obstáculos para os homens convidar para um segundo date. Para as mulheres é higiêne, cigarro e bebida.
- Para a maioria dos entrevistados, ter bom humor é a qualidade mais atraente (porém saiba que palhaços não são levados a sério)
- Quem convida deve estar preparado para pagar, quem é convidado deve estar preparado para dividir. Se não tem dinheiro diga já na hora do convite e talvez seja melhor ficar em casa. Se a pessoa te disser "we go on dutch" - vamos tipo dutch, significa que cada um vai pagar a sua.
Alguns outros fatores que impedem um segundo date são o fato de alguém ainda morar com os pais depois dos 25, desemprego, fumo, animais de estimação exóticos como cobras e lagartos, má vestimenta, maus hábitos sobre a mesa (aquilo né? Comer de boca aberta, usar palitos de dente, etc), entre outros.
A Arte do cortejo e namoro existe desde que o mundo é mundo. A sociedade está muito diferente mas há ainda aqueles que acreditam em dates, namoro sério e casamento de Cinderela e após o casamento, morar no castelo da Cinderela e serem felizes para sempre. Em primeiro lugar o castelo não é da Cinderela, é o do Principe e provavelmente se fosse hoje, ele pediria para fazer um "marriage agreement" onde seria estipulado que a Cinderela não vai ser dona de 50% do que ele tem, nada romântico por sinal.
Uma brasileira chegou pra mim e disse que achava que o cara que chamou ela para um date era gay pois não quis ir pra cama com ela naquela noite (dã?). Se ele convidou para um date é porque ele provavelmente é sério e não vai acontecer até talvez o terceiro ou quarto date, eu disse pra ela. Alguns americanos jovens só querem ter relações sexuais após o casamento, mesmo não sendo religiosos - ainda existe isso aqui.
Uma brasileira chegou pra mim e disse que achava que o cara que chamou ela para um date era gay pois não quis ir pra cama com ela naquela noite (dã?). Se ele convidou para um date é porque ele provavelmente é sério e não vai acontecer até talvez o terceiro ou quarto date, eu disse pra ela. Alguns americanos jovens só querem ter relações sexuais após o casamento, mesmo não sendo religiosos - ainda existe isso aqui.
Talvez a minha mente mais "careta" tenha a percepção de que um homem não vá querer casar com uma mulher que já no primeiro encontro vai para cama com ele. Talvez ele pense que ela seja fácil ou mesmo que faz o mesmo com todos. Infelizmente a mulher que sai com muitos homens é mau vista enquanto para o homem é diferente - vivemos em uma sociedade machista, é verdade. Uma coisa é certa, a natureza humana não muda e não mudou em 6 mil anos. Há uma certa magia na conquista. Tanto homens como mulheres gostam de achar que o companheiro ou companheira é especial. Os "dates" vão deixar isso bem claro.
Última dica: Se quiser "estragar" com o date é só ficar no telefone celular na maior parte do tempo. ;-)
E você? Tem uma história engraçada ou terrível de um date para compartilhar com a gente? :-D