Decorar uma casa não é tarefa fácil. Quando eu ainda vivia no Brasil tentei sozinho escolher umas cores, comprar mobília jogar aqui e alí e na maioria das vezes deu errado. O que eu não sabia na época é que o me faltava era conhecimento teórico. É claro que o olhar, bom gosto, tudo acrescenta, mas só isso não é suficiente para ter sucesso no design e decoração de uma casa. Não é à toa que se estuda cores na faculdade de arquitetura de interiores (ou designer de interiores) por 6 meses! Imagine o que se aprende na faculdade então em um bacharel de 4 anos como o que eu fiz.? Mas isso também não é garantia de sucesso infelizmente e eu digo o por quê.
Mesmo na faculdade, em uma turma de 40 alunos, talvez 10 pessoas tinham bons projetos para apresentar no final de cada semestre. A maioria dos alunos aspirava ser um designer acima da média, com um senso de estilo acima do normal ou fora do comum. A maioria queria ser diferente, único, exótico, etc. Mas na verdade a maioria era bem abaixo da média e os projetos eram horríveis. Uma das alunas eu me lembro bem, apresentou como projeto final para quartos de um hotel na Flórida Keys, uma decoração totalmente preta e vermelha. Essa nem a professora perdoou.
O que um designer pode fazer por uma família é algo extraordinário. O prazer de viver em uma casa segura, funcional e aconchegante traz uma melhora na qualidade de vida que poucos se dão conta. E pegar uma casa pelada e transformar em um lar é algo que exige estudo, conhecimento, planejamento, uma dose de bom gosto, empatia para entender o que o cliente quer e por último experiência. Eu sequer gosto dos primeiro projetos que eu fiz.
Este final de ano, trabalhamos muito em 3 grandes projetos. Trabalhamos muito mesmo, quer ter uma ideia de quanto? Do dia 17 de Novembro de 2018 ao dia 31 de Dezembro não tivemos sequer 1 dia de folga. Trabalhamos de domingo à domingo, na véspera e no dia do Natal inclusive. Tudo porque tínhamos um prazo apertadíssimo e 3 casas grandes para fazer do zero até a entrega das chaves, onde os proprietários viriam somente com as suas malas. Os 3 imóveis teriam que conter tudo para as famílias ficarem por mês de férias nos EUA. No dia 31 fomos convidados para uma festa de Ano Novo e não fomos porque estávamos exaustos.
E este último imóvel que terminamos no dia 31 de Dezembro é o de número 50 na minha carreira de Designer de interiores até o momento. Sim, 50 residências desde 2014 quando abri a empresa. Nem eu acredito que fizemos tantas casas para tantos clientes!
Há empresas em Orlando que oferecem o sistema "pacote fechado" ou "turn key solution" para casa de férias. Nesse sistema, o cliente escolhe os móveis e todos os artigos de decoração, paga um preço fechado e a loja monta a casa inteira. É uma boa solução em primeiro lugar porque sai mais barato do que, por exemplo, me contratar. Se o cliente tem várias casas (e isso é muito comum) e não está interessado em uma decoração única, voltada para a família, ou tem um orçamento pequeno, é uma boa opção. Do contrário, a maioria dos meus clientes me procuram pois não gostaram de nenhum dos pacotes apresentados por essas empresas. Não se importam de gastar mais para ter a tão sonhada casa de férias do jeito deles e também com um nível de sofisticação maior. Por se tratar de uma máquina de decoração muito bem engrenada, os pacotes saem muito rápido, a casa é montada em 1 só dia, mas acabam ficando bem parecidas. É comum ouvir de clientes "essa casa é de pacote".
Do jeito que eu trabalho, o cliente me dá as diretrizes e a linha geral do estilo de decoração que procura. Escolhe ou não os móveis comigo nas lojas da cidade ou mesmo por catálogos e o toque final com acessórios ele não vê. É a surpresa da chegada. O dia da revelação! Eu vou colocar algumas fotos que mostram o estado da casa quando entramos pela primeira vez e logo em seguida as fotos profissionais que são tiradas alguns dias ou até mesmo no mesmo dia da chegada dos clientes para o "review".
A casa foi pintada, cortinas na porta |
A cliente não gostou da cor dos gabinetes então todos foram pintados profissionalmente, inclusive nos 8 banheiros |
Painel, cortinas lustre etc |
Na sala, fechamos a segunda porta que dava para a sala de entretenimento que viraria um cinema completo e adicionamos nas paredes o chiplap como detalhe arquitetônico |
Sala de entretenimento que iria se transformar em cinema |
Aqui vemos que o cinema agora só tem a porta do lado esquerdo |
É muito gratificante esse trabalho. Eu fico muito ansioso no dia do Review, sempre muito preocupado se o cliente vai gostar do produto final. É um investimento alto para se deparar com algo que não gostou, não é verdade? Eles ficam mais ansiosos ainda! Graças a Deus nunca tive um cliente que não gostou da decoração, somente alguns, quiseram mudar uma coisa ou outra e sinceramente, faz parte. Eu trabalho com eles até ficarem 100% satisfeitos. E vamos seguindo trabalhando!
Studio R Interior Design Inc
Emails:
rs_alves@hotmail.com ou
studiorinteriordesign@gmail.com
Tel/Whats para contato +1-407-808-1878