Depois do post
Viagem a Las Vegas este post sobre dirigir nos EUA é o mais visitado. Muita gente tem dúvidas e curiosidades à respeito do assunto. Muitos desejam viver aqui, outros vêm para estudar e a maioria que procura o post, vêm mesmo a turismo.
Procurando pela internet, estudando muito sobre o assunto e fazendo 1000 perguntas para quem quer que eu tenha a oportunidade, consegui reunir informações importantes sobre o tema. É difícil encontrar alguém que saiba realmente o que está falando ou um site que dê informações corretas. Tem muita informação contraditoria então eu tive que garimpar as informações corretas. Se você quiser saber do não tão prazeirozo processo de tirar a carteira de habilitação da Flórida veja o post Carteira de habilitação da Flórida.
Resolvi redigir esse texto em forma de perguntas e respostas. As perguntas aqui foram retiradas do que os internautas têm digitado no Google.
Perguntas:
1- O que eu preciso para dirigir nos EUA, especialmente na Flórida?
A melhor resposta do mundo: “Depende” hehehe. Mas é verdade, depende da sua situação.
Situação 1: Turista. Se você vier como turista, vai precisar da sua habilitação brasileira válida com foto. Você pode dirigir pelo mesmo período que seu visto permite a estadia no país, ou seja, 3 meses. Algumas locadoras exigem a habilitação Internacional, algumas nao.
Situação 2: Vivendo nos EUA. Se você pretende morar nos EUA, pode dirigir com a carteira brasileira por um tempo até conseguir tirar sua habilitação. O período vai depender de cada estado. Cada estado americano tem leis próprias então o melhor a fazer é pesquisar na página do órgão responsável. Na Flórida, qualquer pessoa, pode dirigir com carteira de outro país ou estado americano por 60 dias.
2- Se eu estiver vivendo nos EUA e for pego dirigindo com carteira de habilitação que não é americana após 60 dias o que acontece?
Depende :-) Depende do motivo pelo qual você foi “pego”. Ser pego dirigindo pode incluir várias situações. Infringir uma lei de trânsito, se envolver num acidente de trânsito, uma batida policial, etc. Para a polícia da Flórida, dirigir após 60 dias sem a habilitação do estado, é a mesma coisa que dirigir sem habilitação e a punição é a cadeia. Não importa se você é americano ou estrangeiro. Recentemente eu estive em um acidente de carro e nem estava dirigindo. Um dos motoristas era americano, estava na Flórida por 6 meses e tinha habilitação de Ohio. Fiquei abismado quando colocaram as algemas nele. Ele nem era o culpado pelo acidente!? Mas não tinha a habilitação válida para o estado.
Se estiver ilegalmente no país provavelmente será deportado. Se for pego dirigindo além do limite de velocidade permitido aí a situação se complica...é considerado uma infração gravíssima dirigir acima do limite de velocidade nos EUA.
Se você for pego em uma batida policial, ou seja, você não fez nada de errado, só estava sem a habilitação americana porém “está vivendo legalmente no país” vai depender muito do seu comportamente perante os policiais. Eles farão muitas perguntas, dependendo da conversa você receberá no mínimo uma multa e no máximo o encarceramento. Por quanto tempo? Até que você pague a multa e escute todos os sermões...Pode ser algumas horas ou um ou dois dias. Nem pense em oferecer dinheiro aos policiais. É crime gravíssimo e daí você se complica. Nos EUA não tem o “jeitinho” brasileiro de resolver as coisas.
3- Se eu tiver habilitação internacional(PID), preciso da habilitação americana?
Vamos primeiro falar sobre o que é habilitação internacional. A PID (Permissao Internacional para Dirigir), habilitação internacional nada mais é que uma tradução da sua carteira de habilitação para o inglês e é reconhecida mundialmente. Só tem validade se apresentado junto com a habilitação original.
As informações não são muito precisas. Nos site da Embaixada Americana do Brasil em Recife diz que precisa da habilitação internacional. Em todas as locadoras que eu fui aqui nos EUA eles disseram que não precisa. Eu mesmo aluguei um carro em Miami com a minha habilitação brasileira. Geralmente ninguém diz absolutamente nada, mas é claro, se você se envolver num acidente, a habilitação internacional vai facilitar a leitura pelas autoridades.
De qualquer maneira mande um email para a locadora pendindo informação. Por telefone no 1-800 a atendente da "Dollar" me garantiu que só alugaria com a habilitação Internacional. Achei esquisitissimo e fui até a loja. No guichê o funcionario me disse que não precisava da habilitação internacional, pode? hrrrrrrrrrrrr
4- Eu posso viver nos EUA e dirigir com uma carteira de habilitação internacional?
Somente por um tempo determinado. Na Flórida somente por 60 dias. Depois vai ter que tirar a carteira de habilitação da Flórida. Cada estado muda, tem que consultar o órgão responsável.
Lembre-se que, mesmo americanos com habilitação de outros estados precisam tirar a habilitação do estado para o qual estão se mudando num período máximo de 60 dias. Isso porque nos EUA a carteira de habilitação é considerado o principal documento de identificação. Tem não somente sua foto, data de nascimento, mas também o seu endereço. O governo quer saber onde você mora. É uma questão de segurança nacional.
Ao contrário do que dizem as empresas que vendem a carteira internacional no Brasil, ela não é um documento obrigatório para poder se dirigir nos EUA pelo período de férias. Você pode dirigir com a habilitação brasileira mesmo. Em uma locadora de carros por exemplo, você apresenta a carteira de habilitação brasileira e ninguém questiona. No Brasil pra variar, ganha-se muito dinheiro com isso. Nos EUA pra tirar uma habilitação internacional (que é simplesmente uma tradução da sua habilitação) custa 15 dólares. No Brasil, em Sao Paulo de 150-399 reais.
Veja o
video da picaretagem da PID no Brasil...
5- Qual é a vantagem então da carteira de habilitação internacional?
Você vai precisar dela se for dirigir em um país em que o alfabeto é muito diferente do nosso. Como os exemplos que eu já citei, Japão, Grécia, etc. Outra vantagem é que em alguns países turistas só podem dirigir com habilitação internacional. Em abril de 2000 estive na Itália e resolvi alugar um carro inesperadamente. Eu me informei no consulado italiano e a minha habilitação brasileira não me permitia dirigir no país. Tive que pagar uma autorização para dirigir. Paguei 200 euros mas a autorização durou 10 anos. Sinceramente não sei se ainda é assim.
6- Se um guarda me parar, que documentos eu precisarei apresentar?
Se for turista: Passaporte, carteira de habilitação válida e os documentos do carro.
Se for residente: Só a carteira de habilitação. Algumas vezes os documentos do carro. Isso porque os carros de polícia americanos tem um computador onde o oficial checa sua placa na hora.
Nos dois casos se for um acidente, os documentos acima serao exigidos mais o cartão da cia de seguro em casos de acidentes que causem um prejuízo superior 500 dólares.
7- Como faço para tirar a carteira de habilitação americana?
Bom, deu pra entender não é? Você so pode fazer isso se estiver legalmente no país.
Você vai ter que prestar os exames teórico, de vista e de direção (prático). Mesmo que tenha habilitação de outro país.
a- Primeiramente vá ao órgão responsável (procure no google) e pegue o folheto das leis de trânsito para estudar para o exame teórico. E gratis. Agende pela internet o dia e hora em que pretende fazer o exame. Agende para uma hora depois o exame prático.
b- Estude! Estude bem o folheto porque no teste caem detalhes pequenos como por exemplo tempo de encarceramento se for pego DUI (driving under influence – alcoolizado), o valor da multa, a que distância do carro que vem na contra mão tem-se abaixar o farol, limites de velocidade, procedimentos perante um onibus escolar, etc.
c- Compareça pra fazer o exame com 15 minutos de antecedência com todos os documentos (você pode imprimir a lista no site do órgão responsável).
d- Faça os exames e espere a habilitação chegar pelo correio. Eles te darão um documento provisório que você poderá apresentar se for parado pela polícia.
|
Manual do transito - estude! |
8- Como é o exame teórico e prático?
O exame teórico é composto de duas baterias de 20 questões. As primeiras 20 são sobre leis(dificil!), as seguintes, as placas de trânsito (bem fácil). O exame é feito num computador e é de múltipla escolha. Você só pode errar 5 questões em cada.
O exame teórico é feito com seu próprio carro. Se não tiver carro, alguém tem que te emprestar um carro. O órgão não tem carros disponíveis para o exame prático. Mais uma coisa, se o carro não tiver seguro você não faz o exame. As seguradoras enviam um cartão com os dados do carro e a data de validade do seguro. Tem que apresentar esse cartão antes do exame prático. Não tem jeitinho nenhum ouviu?
9- O que acontece se eu não passar no exame teórico?
Você pode fazer outro em seguida. Pode fazer quantas vezes quiser, mas se tiver muita gente eles sugerirão que você estude mais e volte outro dia. Leia no meu post
Carteira de habilitação da Flórida como foi minha experiência nesse dia.
|
letras miudas e muito conteudo |
10- O que acontece se eu não passar no exame prático?
Tem que agendar um novo e fazer de novo. Não é preciso fazer o teórico novamente. Não tem exame psicotécnico e o exame de vista é feito la na hora em uma pequena máquina que você coloca seu rosto e lê uma das pequenas linhas da borda. É feito pelo atendente mesmo, nada de médico oftalmologista.
11- Quais os documentos necessários para eu tirar a habilitação na Flórida?
Tem que consultar o órgao para casos mais específicos. Mas para residente tem que levar a habilitação atual válida (brasileira pode ser), o número de seguro social, 2 contas em seu nome(celular, luz, etc), passaporte com visto e cartão do seguro do carro. As fotos são tiradas lá mesmo.
No caso de estudante é preciso o passaporte com visto, habilitação brasileira válida, o I-20 (documento que a escola/faculdade te forneceu – é como um atestado de matrícula porém bem mais detralhado), 2 contas como a acima e cartão do seguro do carro. Estudande não tem SSN (social security number).
Turista nao pode tirar carteira de habilitacao da Florida.
12- Por quanto tempo é válida essa habilitação?
Ela é válida pelo mesmo tempo do seu visto. Porém vem escrito “temporary” na habilitação. Uma vez por ano tem que voltar lá e renovar. Não é preciso fazer os exames novamente.
12- Que carros os brasileiros podem dirigir nos EUA?
Os brasileiros podem dirigir qualquer carro de passeio, caminhonete, SUVs e Vans de até 15 passageiros com a habilitação brasileira comum. Nada de categorias especiais... Se o condutor for menor de 25 anos o seguro sai mais caro, mas pode dirigir assim mesmo. Não convem ter mais que um motorista por carro. Paga-se por volta de 16 dolares por dia pelo segundo condutor.
14- É difícil dirigir nos EUA?
Não, mas é preciso tomar alguns cuidados. Para alguém que viveu a maior parte da vida em São Paulo como eu, é preciso tomar “muito” cuidado. A diferença principal que eu vejo entre o modo de dirigir do brasileiro e do americano é a seguinte: O americano toma muito cuidado. O carro é considerado uma arma. Por exemplo, no Brasil as pessoas páram para os carros, nos EUA os carros páram para as pessoas. Precisa tomar muito cuidado porque a pessoa abaixa a cabeça e atravessa. Se você atropelar alguém é cadeia certamente. Brasileiro ou americano, não importa.
O limite de velocidade nas ruas entre casas é de 30 milhas por hora. 90% respeita e eu também. No princípio parece muito devagar. Depois acostuma-se.
Perto das escolas existe uma placa com luzes no topo. Quando as luzes estiverem piscando(horario de entrada e saida das escolas) tem-se que reduzir a velocidade para 20 milhas por hora. Nestes pontos existe fiscalização pesada para seguranca das crianças.
|
Reduza a velocidade se a luz estiver piscando |
Tem que se parar em TODOS os sinais de STOP. Mesmo que não tenha carro algum ou mesmo se o carro a sua frente parou e você também. Quando ele sai você não pode sair atrás dele sem parar. Avança um pouco até a faixa e pára novamente. O carro de trás faz a mesma coisa.
Num cruzamento sem farol com sinais de STOP sai primeiro quem parou primeiro. Depois um a um os carros vão saindo. É impressionante a organização.
Outra coisa é que existe faixas específicas para virar à direita ou à esquerda. Uma vez nelas, não se pode trocar de faixa. A lei é rigorosa. Tambem nao se pode trocar de faixa em meio a um cruzamento. Troque de faixa antes ou depois do cruzamento, nunca no meio dele.
Ao mudar de faixa precisa-se ligar o pisca. Uma amiga minha brasileira foi parada por um policial porque trocou de faixa sem sinalizar. Meu primo teve que chorar pra não ser preso pois estava muito acima do limite de velocidade permitido, coisa que muitos brasileiros e paulistanos parecem que tem orgulho em fazer.
Em todos os farois é permitido virar
à direita no sinal vermelho, exceto aqueles que tem o sinal de proibido virar
à direita "On Red". Eu sempre esqueco e fico parado, até alguem me lembrar com uma businada que eu posso virar
à direita no farol vermelho. Mas tem que se parar por um momento e olhar pra esquerda pra ver se nao tem carros. Se estiver livre voce pode virar.
Tomando cuidado e dirigindo sem pressa qualquer brasileiro vai se dar bem no trânsito americano.
Espero ter respondido as perguntas dos que têm visitado o blog. Qualquer dúvida, por favor deixe um comentário que eu adiciono a resposta no post.
Abs!