terça-feira, 22 de junho de 2010

Carteira de habilitação da Flórida

           No dia 7 de junho eu fui tentar tirar a minha carteira de habilitação da Flórida. Um estrangeiro pode dirigir na Flórida se for turista. Brasileiro com habilitação brasileira pode! Mas só turista, ou seja, com carro "alugado" e pelo mesmo tempo do visto. Os vistos de turista permitem estadia de 3 meses. Então voce pode dirigir por 3 meses. Não precisa de habilitação internacional, segundo me disse um guarda de trânsito. Se der pra entender o nome, a data de validade e tiver uma fotografia, tudo bem. O que não pode é vir aqui dirigir com uma habilitação escrita em chines ou árabe. Aí não dá né? É por isso que quando você aluga um carro nos EUA, a locadora aceita sua habilitação brasileira e nem fala nada. A habilitação Internacional que é vendida no Brasil pelos olhos da cara é simplesmente uma "tradução da carteira de habilitação o ingles". Ela não serve para dirigir apos 3 meses de turismo ou se você vier morar aqui. Se você não for turista e for pego pela policia dirigindo apos 2 meses na Florida vai preso. Não importa se é brasileiro ou americano. Eu vi um americano com carteira de motorista de Ohio ser algemado. Bateram no carro dele. Nem foi culpa dele, mas ele estava dirigindo na Florida já por 6 meses com carteira de Ohio. Foi preso.

          O lugar da prova é longíncuo. Já tinha ido lá buscar o livro das leis de trânsito e sinais pra estudar em casa. O livro tem 50 páginas com letras bem pequenas. Lí umas duas vezes mas achei que ainda não estava bem entendido. Fiz um moooonte de perguntas pra família aqui. Algumas coisas são bem interessantes. Por exemplo, eles tem um cuidado imenso com os ônibus escolares e as ruas ao redor de uma escola. Os ônibus escolares aqui são pagos pelo governo e qualquer estudante que more mais de 1,6km da escola tem direito. Se morar perto vai à pé, de bicicleta, etc. Quando um ônibus escolar pára para pegar ou descarregar crianças uma luz na parte superior do ônibus acende e os carros são obrigados a parar. É proibido ultrapassar o ônibus e carros que vêm na direção oposta também têm que parar. No horário de entrada e saída dos estudantes (8 da manhã geralmente e 3 da tarde), as ruas em volta das escolas têm um poste que pisca uma luz amarela – isso significa que você tem que diminuir a velocidade para 20 milhas por hora, ou seja, 30 km/h. E se não tiver nenhuma criança por perto? Não intereeeessssa! Lei é lei, tem que cumprir.

Outra coisa: é proibido dirigir no ponto cego do outro motorista. Isso mesmo, pense um pouco onde é o ponto cego do outro motorista e sai dalí! Pode-se também virar à direita no sinal vermelho, mas com cuidado (eu sempre esqueço e levo uma businada!). Olha, tem uma infinidade de coisas...


         Sabe como é, estudei geral, assim por cima, achei que quase tudo era meio semelhante. Ok, me ‘danei’ pro lugar. Chegando lá (você tem que marcar um agendamento pela internet ou pessoalmente) em cima da hora peguei a fila do “check in”. Peguei uma senha e fiquei esperando. Assim que meu número apareceu no painel me dirigi para a mesa selecionada. Chegando lá um americano gordinho simpático me pergunta: “what can I help you?” Como assim what can I help you? Tô aqui como todo mundo pra tirar a carteira de habilitação – só pensei não falei. Educadamente falei que queria uma carteira de habilitação. “Seguro Social, por favor...” ele disse. “Eu não tenho seguro social...” Bom, explicando que era estudante precisei apresentar:

1- O formuário I-20 (que a faculdade fornece pra você ir à embaixada no Brasil tirar o visto),

2- minha carteira de habilitação brasileira,

3- passaporte com visto de estudante

4- comprovantes de endereço em meu nome (peguei um extrato do banco em meu nome e uma carta da faculdade)

5- Documentos do seguro do carro!? (sem seguro, você não pode tirar a habilitação! Porque no exame voce usa seu proprio carro)

O pior, não achava o cartão do seguro. Quando achei, o cartão estava vencido!! Já estava indo embora quando encontrei o cartão novo. Voltei lá correndo e o Zé fez cara feia quando me viu novamente. Hrrrrrr “Hey, achei o cartão!” já furando a fila...

         Fiquei pensando onde eu ia fazer o exame de vista. Não vi nenhum médico ou sala, mas... “Põe a cara aí e leia a linha número 5!” Caramba! Uma maquininha do lado do balcão é o exame de vista. Você põe sua cara lá, as letras aparecem. A linha número cinco é bem pequena. Esse é o exame! Tudo certo ele me disse: “Vá para o computador número quatro e faça o exame, depois volte aqui”. Fui pro computador. Comecei o teste. De cara a primeira questão eu já não sabia! Só podia errar 5 das 20 primeiras. “Qual é o valor da multa que tem que se pagar quando um motorista é pego dirigindo DUI (driving under influence, ou seja bêbado)?”...E eu sei lá?????? Nem tinha estudado esse capitulo porque a família disse que não caía??!! What the hell!!?? Opções: 500 dólares, 1000 dólares, 1500 dólares ou 2000 dolares....ai caramba...uhmmm pera aí.....eu acho que é 1500 dólares. Vai!! Cliquei e.........
ERRADO! Anjo Cipriano eu vou repetir!!? Já em pânico na primeira questão....

      Daí veio a segunda: “Quantos meses e quantos dias de trabalho comunitário tem que cumprir alguém que é pego dirigindo DUI?” Não, voce tá brincando comigo né? E eu é que sei???? Taaaaaa.... ERRADO de novo! Fiquei ate mole....Fui assim até a questão número 13 quando o computador me disse assim em letras garrafais:

VOCÊ NÃO PASSOU NO EXAME, DIRIJA-SE PARA O BALCÃO DE ATENDIMENTO!

Senti um frio na barriga...uma sensação horrível de derrota.“Ai que vergonha...o que eu vou dizer? Bom, quer saber, bombei mesmo...já era. Vergonha coisa nenhuma...” Fui pra lá expliquei pro moço que eu não tinha passado. Ele me perguntou: “Nos dois?” Eu disse: “Como assim nos dois? Só fiz um...”. Daí ele me mandou de volta para o computador pra fazer o segundo exame que era das placas de trânsito. Voltei lá e acertei 19 de 20!!!!!! Passei!!!!!! Hehehehe. Bom, mas e agora? E o primeiro exame? Ele olha pra minha cara e pergunta: “Quer fazer de novo?” “Claro que sim, por favor!”. Voltei lá e claro, era um exame diferente. Cada questão eu pensei muuuuuuito antes de responder. Mas acabei acertando 16!! Yahoooooo!!! Media 6, passei!! Nem acreditei. Passei nos dois...

       Voltei todo contente e disse: Hey! Passei!!! Friamente ele olha pra mim e me diz assim num tom bem grave: “Ok, volte para o lobby e espere seu nome ser chamado para o exame de direção...” Percebi que a minha vitória não significava absolutamente nada pra ele....  :-(

        No lobby, 95% das pessoas eram latinas. Atendentes inclusive. Tinha uns dois ou três com cara de americanos. Espanhol é o que eu mais ouvia. Olha, desculpe, mas ô gente mau e-du-ca-da! Muito espaçosos. Não sei qual é o problema daquela gente. Fique pensando de quê buraco aquele povo saiu... Muito pior que o Poupa Tempo do Largo 13 de Maio em São Paulo...

        Os atendentes tambem. Não sei  se nasceram nos EUA ou se legalizaram depois, nem sei qual o problema deles, só sei que estavam lá trabalhando. Gros-sei-ros, mau e-du-ca-dos, sem paciência nenhuma, ô gente mal amada!? Falam tudo numa velocidade tremenda e você entenda se for capaz! Se pedir pra repetir já alteram o tom da voz. Felizmente (pensava eu) minha última ida ao balcão caiu com um americano muito educado.

         Agora só faltava o exame de direção. Quando ouço o funcionário dizer com sotaque mexicano “Rrrrenato!” Olho pra cara dele...um mexicano de 2 metros de altura, gordão com cara de que não estava nem um pouco satisfeito...com nada. Meu teste de direção era com ele....ai ai ai...

To be coninued...






62 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    não aguento os "me danei para..." e o "anjo cipriano"...me ra-cho...pq será?

    ResponderExcluir
  2. A Mila, se so vc ler eu ja fico contente de escrever. Agora vou me "danar pra faculdade" Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu li também. Interessante. Estudar nos EUA é uma grande experiência. Boa, Renato!!!

    ResponderExcluir
  4. Renato, pretendo estudar em Orlando pro três meses, pode me informar se neste período eu posso trabalhar? estou perdida em relação a isso..........

    ResponderExcluir
  5. Oi Amanda
    Voce pode sim trabalhar no campus da escola. Fora da escola "legalmente" so depois do primeiro ano. Mesmo assim vc pode arrumar alguma coisa como baby sitter, lavanderia, loja de eletronicos (de brasileiros), restaurante brasileiro. Mas olha, infelizmente os patroes "brasileiros" pagam mal e exploram nas horas de trabalho:(
    Meu conselho eh: arrume algo na escola...
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Renato,

    Os vistos de turista permitem estadia de 3 meses?
    Quando fui pros EUA (Out/Nov/2010) eles escreveram no meu cartão lá da imigração que eu poderia ficar até Abril/2011, ou seja 6 meses.

    Isso muda? Tem alguma matéria aqui sobre isso?
    Estou querendo voltar em abril agora e ficar 5 meses, e obviamente dirigindo um carro comprado aí.

    ResponderExcluir
  7. Hardcore Pride Feijão (?) :-)
    O tempo de permanência nos EUA como turista é de, no máximo, 6 mêses. No momento da entrevista é que o oficial decide quanto vai te dar. Algumas pessoas recebem 6 meses como você, mas eu já ví pessoas que receberam somente 15 dias (o período das passagens aéreas). Depende muito da conversa na sua chegada no aeroporto. Se forem com a sua cara, se você já entrou e saiu várias vezes, provavelmente vai conseguir os seis meses.
    Abs

    ResponderExcluir
  8. Desculpe, não me apresentei... esse perfil é da minha produtora de eventos.. hehe

    Meu nome é Bruno!
    Bom saber, pelo menos foram com a minha "cara" da primeira vez. Espero que eles vão com ela novamente em Abril, pois pretendo ficar até Setembro. rs

    Depois disso, vou tentar entrar com o de estudante.

    Obrigado Renato e parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Bruno
    Se gostou do blog, não esqueça de votar nele no concurso ok?? Detalhes na primeira pg
    Obrigadao!

    ResponderExcluir
  10. Renato,

    Você tem algum outro e-mail da Fabiana da kofflerinternational ? Enviei algumas mensagens pelos e-mails que constavam no site e ainda não obtive resposta.


    Grato

    ResponderExcluir
  11. O único que eu tenho é esse aqui
    fabiana@kofflerinternational.com

    espera que ela responde, às vezes ela tá muito ocupada. Mas vai tentando que ela responde.
    Abs

    ResponderExcluir
  12. Hoje mesmo ela me respondeu e disse que o email funciona sem problemas mas pediu para escrever também para este
    fabiana@miamiorlandoaluga.com

    Abs

    ResponderExcluir
  13. E eu que só reclamava do DMV da California! Aff na Florida é muuuuito pior!! Sem contar as leis dai, gente! Ser preso se a carteira estiver vencida? Se fosse assim na California já era para eu estar na cadeia então! rs

    ResponderExcluir
  14. Renato sou novo no seu blog e adorei ele !
    Eu estou conversando com meus pais se tem como eu ir morar e estudar nos Eua. Como todo brasileiro quando termina o ensino médio quer engressar em uma boa faculdade. Qual é a sua Universidade ? E o custo?
    Muito Obrigado.
    Joseph Frederico

    ResponderExcluir
  15. Joseph
    Está tudo escrito no blog.
    Só tem que ler os posts ok?
    Abs

    ResponderExcluir
  16. Me lembrou do filme License to Drive kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  17. Renato, oi meu nome é Carla, e to com algumas duvidas, se fosse possível você poderia me esclarecer?
    Assim, to indo morar na casa de um conhecido meu, com o visto de turismo, pois já tenho ele e não queria mudar para o de estudante. Porque me informei que o visto de estudante é necessário você já ter vinculo com a escola. E só vou ver a escola quando chegar lá.
    E também queria tirar minha permissão para dirigir. O que você sugere?
    Li seus posts mais ainda estou com um pouco de duvidas.

    Aguardo uma resposta sua.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha
      Vc não poderá estudar nos EUA com visto de turista e não sei se é possível mudar o status do seu visto aqui ou se você terá que voltar ao Brasil. Peça para o seu conhecido perguntar na escola se depois que você estiver aqui você pode alterar de turista para estudante mas eu acredito que não! Cuidado hein...
      Carteira de motorista só pode tirar estudantes e cidadãos. Turistas não podem. Vc com visto de turista não poderá
      Abs

      Excluir
  18. Renato, tal site fala sobre o preconceito também. Diz, "viver nos estados unidos". Então ele diz que nós temos que nós preparar pros preconceitos, e que não devemos acreditar em muitos posts e blogs que postam, como seu. Então o que você acha ? séra mesmo que eu chegar nos eua, vou ter que sofrer esse preconceito ? Ou como você disse, respeitar e eles me respeitarão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo
      Onde foi que você viu o post? Gostaria de ler.
      Olha eu posso te dizer por experiencia pessoal que em 3 anos não sofri NENHUMA forma de preconceito, muito pelo contrário. Mas vem aqui viver ilegalmente e fazer bagunça como muitos fazem que com verteza você será discriminado, não pela nacionalidade, mas pelo comportamento

      Excluir
  19. http://passaportebrasilusa.com/2010/03/mitos-sobre-brasileiros-eua/

    Aqui está Renato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que você não leu direito. Esse blog é da Lu, nos conhecemos via internet. No terçeiro parágrafo, debaixo do primeiro subtítulo ela diz: O preconceito virá por parte dos próprios brasileiros e NÃO POR PARTE DOS AMERICANOS, ao contrário do que se diz por aí em muitos blogs. Veja que ela falou que a pessoa provalvelmente não sofrerá preconceito de americanos...a menos que vá para lugares isolados e muito pequenos, onde até no Brasil, sofremos preconceito por sermos "forasteiros".
      Eu não havia lido esse texto mas mais uma vez confirma o que eu disse

      Excluir
  20. Renato, É verdade que os americanos homens mesmo, Gostam muito ta mulher brasileira ? Você também considera que as Brasileiras são mais belas doque as americanas ? Tire-me essa dúvida. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim nem as brasileiras nem as americanas. Bonitas mesmo são as venezuelanas. Tem americanas lindas e brasileiras lindas, mas acredito que no Brasil é uma pequena minoria, assim como aqui.
      Sim, americanos gostam de brasileiras bonitas, assim como também venezuelanas, portoriquenhas, chilenas, argentinas, qualquer mulher bonita vai ser cobiçada nos EUA. Mas só por ser brasileira não...

      Excluir
  21. & o que é mulher bonita pros americanos lá ? Pelo que eu vejo aqui sabe, eles gostam de mulher de olho azul, eles tem preconceito com mulheres de olhos castanhos ? (risos). pois é, afinal eles gostam de mulheres ? .. ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eles gostassem de mulheres de olhos azuis ficavam com as americanas. Homem é tudo igual, gosta de mulher bonita. Arrume um pra vc que olhe pro coração ao invés da beleza
      bjs

      Excluir
  22. Cara e se eu não tiver a carteira de habilitação basileira?
    Me add no msn: joaomaggio@hotmail.com
    Ou Skype: joaovictoram1
    Ook
    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc nao tem nem a carteira brasileira vai ter que pegar onibus porque nunca vai conseguir alugar um carro aqui. Se a policia te para, vc vai preso.

      Excluir
  23. Ola Renato,adoro seus posts . Parabens pela iniciativa !
    Gostaria muito de tirar uma duvida...
    Meu nome e Laiss,tenho 20 anos e acabei de tirar minha PPD(permissao para dirigir)/provisoria.
    Meu pai mora em Miami,e estou indo ficar durante 3 meses p matar a saudade...
    Quero saber se vou poder dirigir o carro do meu pai legalmente com a provisoria...
    Muiito obrigadoo !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode porque é uma carteira de habilitação. Mas seu pai terá que ligar para o seguro e dizer que vc vai dirigir o carro pelo período porque se algo acontecer ele é totalmente responsável. Eles provavelmente aumentarao o seguro pelo período...
      Abs!

      Excluir
  24. amigo, estou com visto de estudante, e nunca tirei carteira de habilitação aqui no brasil. posso tirar a minha primeira nos eua?

    e esta muito cara pra tirar a carteira hoje em dia? aqui esta em quase 2000

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve poder assim que vc tiver todos os documentos. Mas daí tem que fazer aula (obrigatória) e outras coisas mais. informe-se no DPV da cidade que vc vai
      Abs

      Excluir
  25. Oi renato

    me diz uma coisa. quanto tirei minha carteira de motorista aqui no brasil, eu consegui um atestado dizendo que nao precisava usar oculos, ja prevendo que teria problemas no exame de vista. e o pior é que é verdade mesmo, o oculos nao adianta nada pra mim. nada de jeitinho brasileiro.

    quando eu for renovar a carteira ai, acha interessante eu levar um atestado traduzido ou é melhor eu ir em um oftamologista dai e fazer uma consulta?

    Vlaeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não enxerga nem com óculos e está dirigindo? Humm
      Aqui não se faz exame no médico. É na hora com um aparelho. Se não conseguir ler NA HORA não sei o que acontecerá. Acredito que os americanos não te deixarão dirigir se vc não enxerga bem mesmo com óculos. Vc vai ter que conversar lá com eles...O que eles querem é proteger a população "deles".
      Abs

      Excluir
    2. nao, hehehe.. deixa eu explicar

      uma vista eu enxergo "110%" como diz o meu medico, na outra 25%. o que nao adianta pra mim é usar oculos pra tentar melhorar os 25%.

      abracao

      Excluir
    3. Ah ok
      Então vc nao vai ter problema no exame 10 segundos do Detran daqui!
      :)
      Nem fala nada, só se não passar
      Abs

      Excluir
  26. Oi Renato!

    Gostaria de saber se e necessario falar ingles para tirar a carteira?

    Obriada.

    ResponderExcluir
  27. Olá Renato, obrigado pelas "luzes" dirigidas aos brasileiros.
    Meu nome é Adérito e embora você já tenha falado muito sobre habilitação e dirigir na Flórida, ainda tenho uma dúvida:
    Eu possuo uma casa em Orlando e vou para lá de vez em quando como turista (com Passaporte, CNH + PID). Posso comprar um carro para deixar na casa e dirigi-lo quando lá for? Se positivo, os meus parentes também o podem dirigir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode mas o seguro é mais caro para carro de turistas pois com visto de turista não pode tirar carteira de habilitação. Com a dinheirada toda que vc vai gastar só de seguro por ano talvez compense alugar um carro a cada vez. Tem que verificar
      Abs

      Excluir
  28. Olá, eu faço um curso técnico em automação aqui no brasil, e estou louco pra morar nos eua :). Queria fazer engenharia aí, é muito burocrático conseguir visto para estudar e trabalhar nos estados unidos? Se eu conseguir de estudante(creio que seja mais fácil) eu posso trabalhar de técnico em automação para bancar a faculdade?

    ResponderExcluir
  29. Olá renato, queria comentar sobre os custos dos carros USA x BR, que o Brasil não é o pior país para se ter um carro, Indonésia e Singapura, países onde a taxa sobre veículos é de 250%. Porém, são países onde o dinheiro é administrado corretamente, muito bem aplicado etc, mas ainda sim é triste. Abraço, sucesso! to fazendo negócios para vazar do Brasil, vou tentar a vida aí.

    ResponderExcluir
  30. Renato, não endenti a parte do (nós dois??) pq ele disse isso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é nós dois e sim Nos dois. Nos dois exames que tinha pra fazer

      Excluir
  31. Se eu estiver dentro do carro ( nao dirigindo) e for parado pela policia e o motorista estiver bebado, o acompanhante tambem vai preso??
    Acontece alguma coisa com as pessoas que estiverem no carro, ou apenas com o motorista??

    Muito obrigado
    Abs

    Saulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só com o motorista. Mas se tiver drogas no carro, vai todo mundo preso
      abs

      Excluir
  32. Ola, se eu tiver 16 anos e não tenho carteira de motorista no Brasil(avá) eu posso tirar nos eua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se seus pais estiverem nos EUA para se responsabilizar por vc

      Excluir
  33. Boa noite amigo, apenas uma pergunta: no item 5 vc diz "5- Documentos do seguro do carro!? (sem seguro, você não pode tirar a habilitação! Porque no exame voce usa seu proprio carro) " . Quer dizer que tenho que comprar o carro antes de tirar a habilitação? Abraço e parabéns pelo ótimo blog!

    ResponderExcluir
  34. nao acreditei em nada...........todos os brasilleiros que vivem nos EUA, ilegais, vao a florida tirar carteira de moiorista...........balela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não acreditou em nada porque:

      1- não me conhece. Não sabe que eu não seria estúpido ao ponto de sentar por mais de quatro horas para tentar escrever um post explicando como tirar a carteira de motorista. Coisa que eu precisei muito e nunca consegui.

      2- Está completamente desinformado e repete o que lhe dizem sem ter feito pesquisa. Os brasileiros ilegais na Flórida estão com um problema sério já há quase 10 anos quando o governo estadual proibiu a carteira de habilitação para quem não tem SSN (ou é ilegal). Os que estão ilegais, dirigem sem carteira e são presos todos os dias. Esta em todas as notícias dos jornais brasileiros diariamente.

      Esta seu conhecimento desatualizado que você repete é coisa que acontecia na década de 90!!
      Vá estudar rapaz!!

      Excluir
  35. Ola renato meu nome é lucas tenho 18 anos e moro no rio de janeiro atualmente .
    O que eu tenho que fazer para legalizar a imigraçao para orlando e de quanto que eu preciso em media para sair do brasil ?
    Aguardando a resposta e desde ja agradeço ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo

      Abaixo está um artigo do Blog explicando como Imigrar para os EUA:

      http://brasileirovivendonoseua.blogspot.com/2013/02/como-imigrar-para-os-eua_16.html

      Quanto irá precisar para sair do Brasil, não saberia te responder. Tudo depende de como será a sua entrada no país, o tipo de visto e etc...

      Excluir
  36. Oi Renato, adorei seu post mas ainda ficou uma duvida, talvez nao tenha lido com atençao.
    Bom moro em Chicago e tenho o visto de estudante. Eu quero comprar um carro e para ele estar no meu nome preciso do SSN?
    Se sim, posso tirar o SSN so para comprar o carro?
    E por ultimo, voce tem algum post sobre plano de saude?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  37. O carro não tem que, necessariamente, ser alugado. Eu tirei a minha como turista usando o carro da minha amiga que já é cidadã americana.

    ResponderExcluir
  38. Cara, sensacional o seu blog, objetivo e explica de uma maneira simples, parabéns. Só fiquei com uma dúvida, a habilitação americana não serve para o país todo, se ficar por mais de 3 meses em um estado precisa tirar habilitação daquele estado?

    ResponderExcluir
  39. HAHAHAHA....nossa, segundo post que leio e já me identifiquei com o largo 13! q mundo pequeno! nem sei se o blog ainda tá ativo, acabei de chegar, vou dar umas olhadas aqui! mas já to adorando!

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...