http://www.fleaworld.com/ |
Esqueça Celebration. Esqueça Baldwin Park, Winter Park, Dr. Phillips e Windermere. Orlando não é composta somente do glamour da Disney World e dos bairros citados acima, que mais parecem cenários do seriado Desperate Housewives.
Outro dia li um princípio que me tocou muito em um dos livros que estou lendo no momento. Um rei chama seus sábios e faz um pedido: "Necessito que vocês trabalhem juntos para conseguir um remédio, uma poção ou uma palavra mágica que me ajude a não ser tão absurdamente otimista que não enxergue os fatos, nem tão ridiculamente pessimista que oprima e prejudique aqueles de quem eu gosto."(Deixa eu te Contar uma História, Jorge Bucay, pag 27). Otimismo é bom, mas é fundamental ser realista. Não tenha medo, ser um não anula o outro. Afinal, como já aprendi de um professor mestre na UNESP-SP "estatística é como biquini, mostra tudo mas 'esconde' o essencial." Cabe a quem tem discernimento, descobrir o que está escondido. E bairros pobres e feios em Orlando, não se encontra sequer "bad" fotos no google. Eles estão escondidos do público, assim o turista pensa, na sua ingenuidade e ignorância (do verbo ignorar; não conhecer), que Orlando é feita de conto de fadas...acorda Alice, isso aqui não é o país das Maravilhas.
A terra da magia também tem uma "porta dos fundos" |
Uma prova disso é o Mercado de Pulgas de Orlando (o nome em inglês seria Mundo das Pulgas). Se há turistas estrangeiros no Brasil que desejam ver as favelas porque você, turista brasileiro, não vai incluir o Mercado das Pulgas no roteiro? Mesmo que você não compre absolutamente nada (e eu duvido), pode ser muito bem um passeio cultural. Uma ótima oportunidade de observar "o bom, o mau e o feio" da sociedade americana e ver que aqui também existem coisas que no Brasil sabemos exatamente o que são. Lembra do post que escrevi sobre "white trash e red necks"? No mercado das pulgas de Orlando é o que mais se vê. Mas tem também figuras interessantíssimas como, por exemplo, autênticos cowboys (que vão à cavalo, vestidos com a roupa e o maço de cigarro do comercial da Marlboro!) e bonitos rapazes e moças de fazenda (que depois dos 40, provavelmente não terão a maioria dos dentes, infelizmente).
Add caption |
O lugar é imenso, gigantesco, um labirinto difícil de entender e que me fez andar em círculos por mais de uma vez. Tudo é descartável, lixo? Absolutamente. Há coisas que eu compraria, algumas barganhas, mas 80% é lixo descartável, o mesmo das lojas de 1 dólar. Tem quase tudo o que se possa imaginar. De absorvente feminino a armas de fogo, de bijouterias a peças de carro. Por exemplo, encontrei uma loja de quadros pintados e posters bem interessantes em molduras consideravelmente boas por 1/5 do preço das lojas de Orlando. Tudo novo, nada de segunda mão. Tendo olho bom e paciência, dá para garimpar coisa boa.
Loja de quadros interessantes. Este grande da foto custava apenas 139 dólares No shopping ou no centro de Orlando já vi similares por 750. |
Eu gostei muito de uma loja que tem demosntração de todos os produtos tipo "polishop". Dava para tocar e ver se funciona mesmo. Gostei de uma loja de posters só de comerciais americanos antigos. Outra de fotos de antigas celebridades (Elvis, Marilyn, James Dean, etc), discos de vinil, e por aí vai.
Loja dos produtos anunciados na TV |
Dá um desconto vai? Pelo menos não é frito e boa parte da gordura sai no cozimento. Pensei que para preparar pratos que usam bacon, seria bom para tirar boa parte da gordura. |
E comer por lá é uma boa ideia? Olha, uma boa ideia é você comer na sua casa! Digamos que o risco de você pegar uma infecção se comer um daqueles salgadinhos, deve ser parecido ao de você comer um bolinho de bacalhau na Rodoviária do Tietê em SP. Embora, olhando por cima eu achei tudo muito limpo (limpo mesmo!), não me arrisquei. Mas para não morrer de fome depois de umas 3 horas de bate-perna (saí de casa sem café da manhã) comprei uma pizza congelada que foi assada na hora. Joguei fora os peperones e comi só a massa com o queijo e o molho.
Nem pensar... |
Meu sonho de consumo é ter um tapete "Shena Rainha Guerreira" na sala daqui de casa...né? |
Add caption |
Carros interessantes no estacionamento |
Endereço: 4311 South Orlando Drive, Sanford, FL 32773
Aberto de Terça a Domingo e paga-se 10 dólares por carro.