domingo, 30 de outubro de 2016

Como é o trabalho de Interior Design nos EUA?

          

       Muitas pessoas deram ideias de posts para o blog e acredite, a que mais se repetiu foi a de como é fazer o design de interiores nos EUA. Então vou escrever sobre isso. Muitas pessoas tem o sonho de viver nos EUA e de poder exercer esse tipo de trabalho. As diferenças entre esse tipo de trabalho aqui e no Brasil eu talvez não possa dizer ao certo visto que nunca trabalhei como designer no Brasil. Após a faculdade só trabalhei mesmo em Orlando e região. Executando apenas um trabalho grande em Miami e dois menores, um no Texas e outro em Naples, FL.

         Em primeiro lugar, nos EUA, a profissão é regulamentada pelo governo diferentemente do Brasil. Ninguém pode se entitular "Designer de Interiores" sem ter feito o bacharel em 4 anos através de uma universidade ou faculdade nos EUA. Após a faculdade, se alguém desejar trabalhar com design comercial é necessário trabalhar por 2 anos para um profissional licenciado e depois prestar as provas e exames para receber a licença para trabalhar comercialmente. Porque? Por que os Americanos processam por qualquer coisa. Em caso de acidentes, incêndio, etc, é preciso que o profissional tenha suficiente experiência e cuidado nos projetos para não causar dano ao público e aos donos dos estabelecimentos. Uma vez que o designer passa nos exames, ele recebe a licença especial para trabalhar com projetos comerciais. Eu sempre disse na faculdade que iria trabalhar no design residencial que é a minha paixão.




          Qualquer pessoa pode decorar nos EUA. Não existe curso de bacharel nem sequer licença para decorar. Qualquer pessoa que acha que tem um bom senso de estética e bom gosto, pode se chamar de "decorador". No entanto, para distribuir um cartão de visitas com o título Interior Designer é preciso o curso ou então pode ser penalizado com pesadas multas ou até mesmo encarceramento é previsto por lei. 

            A diferença entre decorador e designer de interiores você pode ler neste post antigo que eu escrevi aqui. Basicamente o designer de interiores estudou 4 anos introdutórios de arquitetura. Com mais 2 ou 3 anos de curso, se tornaria arquiteto pleno. Então o designer pode executar reformas e o que for relacionado com o "interior" de uma residência ou estabelecimento comercial, hospitalar ou do governo. A profissão abrange desde reformas totais, decoração de pequenos cômodos ou uma simples consultoria de cores. E como recebe o Interior Designer pelos serviços prestados? 


Quarto projetado para uma garota com cama extra para
amigas
          O Designer de interiores recebe da maneira que ele quiser se ele tiver sua própria empresa ou se ele trabalha como autônomo. As empresas de design e arquitetura pagam salários fixos baixíssimos por sinal. Assim que eu saí da faculdade levei meu portfolio para uma das melhores empresas de Design dos EUA, senão do mundo, a famosa Marc-Michaels de Winter Park. O presidente da empresa, após ver o meu portfolio entrou em contato diretamente comigo pelo Linked In e eu passei por diversas entrevistas. Infelizmente quando fiquei sabendo que o salário era de 30 mil dólares ao ano, antes dos descontos foi como um grande balde de água fria. Depois acabei por entender porque as pessoas dentro do escritório imenso de Winter Park pareciam tão infelizes e emburradas. Ouvi várias histórias de pessoas que trabalharam lá e disseram que a experiência não foi nada agradável. Depois conto uma historinha pra vocês :-)



          O designer pode cobrar por hora trabalhada (entre 30 e 150 dólares/hora), por empreita (dá um preço fechado pelo design, que na minha opinião é a pior de todas) ou ganhar por uma porcentagem fixa sobre o que o cliente gastar. É assim que eu trabalho. A minha empresa cobra uma taxa fixa de 20% do valor que for gasto no projeto do início ao fim. Mas algumas coisas precisam ficar bem esclarecidas desde o início e vou explicar adiante. 




          Cobrar por empreita é um tiro no pé. Você calcula mais ou menos quanto tempo vai gastar com o projeto e dá um preço para o cliente. O problema é que se o cliente não gosta de algo e você refaz e refaz e refaz e depois os clientes mudam de ideia e mudam de ideia de novo, as horas que você calculou podem acabar multiplicando por 5. Eu peguei um trabalho "online" uma vez para projetar à distância. Cobrei um valor de estudante que os clientes concordaram em pagar e não pediram desconto. Por causa de muitas indecisões e mudanças de ideia, o projeto foi mudado tantas vezes, que eu tive que refazer muitas coisas que não tinham sido previstas no contrato que eu trabalhei 3 vezes mais do que havia estimado. Um ano depois o cliente ainda estava me ligando e pedindo desenhos pra isso e pra aquilo. Dividindo o valor recebido pelo trabalho pelas horas que colcoquei no trabalho, eu ganhei menos da metade do salário mínimo da Flórida que é um dos estados que tem o menor salário do país. Sorte do cliente que teve, ao seu dispôr, por 3 dólares a hora, uma pessoa que gastou mais de 100 mil dólares em uma graduação. NUNCA MAIS! Você pode concordar comigo que se eu estivesse ganhando por hora, o casal ia ser bem mais objetivo nas escolhas e iriam pedir, pelo menos, 1/3 dos desenhos e pesquisas que pediram. No final é assim: A pessoa quer fazer valer o dinheiro que pagou achando que foi muito e o designer quer fazer o melhor trabalho no menor tempo possível pois o dinheiro não é aquelas coisas. Uma situação onde todos perdem sob meu ponto de vista. 




O Processo de Design e Decoração

         O primeiro contato do cliente comigo sempre é por email ou telefone. Clientes chegam a mim através do blog, do Facebook e ou, na maioria das vezes, por indicação de outros clientes. Na primeira reunião fico sabendo qual é o objetivo do trabalho, gostos pessoais e orçamento. Depois da conversa inicial é sempre bom enviar um questionário para tentar descobrir as reais necessidades do cliente e o "estilo" de design que mais agradam e pretendem atingir. Definido isso o projeto vai ser feito dentro do estilo do cliente, não no estilo preferido do designer. Mesmo quando clientes chegam pra mim e dizem "faça como você quiser, nem quero ver nada" eu preciso ter alguma ideia, pelo menos, do que o cliente odeia. Um projeto assim no escuro é o pior pesadelo de um designer. A cada compra a gente "se molha" de medo com a dúvida se o cliente vai gostar ou não. E como são os pagamentos?

Este cliente queria uma sala azul que não é a minha cor preferida.
No entanto o designer tem que seguir o desejo de seu cliente
e projetar da melhor maneira para que ele fique satisfeito

        Os clientes depositam uma certa quantia na conta da empresa e eu saio gastando como louco? Claro que não. Acredite, gastar dinheiro dos outros é pior que gastar o seu se você é uma pessoa responsável com o seu dinheiro. Muitos cliente me dizem: "Que delícia né? Sair nas lojas gastando o dinheiro que não é seu..." Parece não é? Mas não é não. É uma responsabilidade enorme e quanto a fazer compras, talvez foi divertido na primeira até a terceira vez. Após a décima vez e eu que já fiz mais de 30 casas, não é tão divertido assim. É mesmo parte do trabalho. 

          Um designer responsável vai usar o dinheiro do cliente como se fosse o dele. Embora eu conheça pessoas que não sabem usar nem o próprio dinheiro, o que diria o dos outros? O designer tem que fazer um orçamento aproximado e tentar, sempre que puder, ficar abaixo do orçamento. Tentar achar e comprar coisas ou contratar serviços por menos do que foi orçado porque, o telefonema ao cliente para informar que o dinheiro acabou e que você precisa de mais, não é nada agradável. Eu sempre procuro prometer menos e entregar mais. Colocar um orçamento alto aproximado e dizer ao cliente que sobrou dinheiro. Fica difícil quando um cliente quer decorar uma casa inteira de 5 dormitórios com Tvs, roupa de cama e TUDO O MAIS com 30 mil dólares. Seria preciso, neste caso, valer mão do milagre da multiplicação dos dólares. Geralmente os valores são menores do que se pratica no Brasil, mas não dá pra fazer milagres. Se o cliente quer um "wow", tem que saber que WOW custa e não é pouco. Eu guardo todas as notas e envio extratos semanais para os clientes para que eles saibam como anda o projeto e os gastos com a obra. 


Bons móveis e acessórios de qualidade são mais baratos
que no Brasil, mesmo assim custam mais que a média
se comparados com lojas mais populares

          Decidio o estilo, as lojas, o orçamento, etc o cliente pode ir com o designer às compras ou pode deixar por conta dele. Acredite quando eu te digo. Quanto menos der opinião, melhor o resultado. Alguns projetos meus que não saíram muito bons teve o "dedo" do cliente exigindo isso ou aquilo. Às vezes já tenho em mente o design e combinação de tons e cores que vai ficar lindo. E o cliente vem com aquele sofá de couro marrom claro, quase cor de laranja que ele insiste em comprar. Resultado? Mudanças têm que ser feitas para acomodar o produto no projeto que você já imaginou. Alguns clientes não arredam o pé e é muito difícil convencê-los de que a peça não vai combinar no ambiente. Como eu sempre digo no começo de cada projeto para cada cliente "adorar decoração e achar que tem bom gosto, a maioria das pessoas acha. Colocar tudo em um pacote só e ficar bom é outra coisa completamente diferente". Se fosse assim tão fácil, não seria preciso 4 anos sentados em uma escola e 100 mil dólares pagos à uma entidade de ensino para estudar a teoria de projetar interiores seguros, funcionais e estéticamente agradáveis. Não é simplesmente uma questão de bom gosto. É 90% teoria e 10% aptidão e bom gosto. 





         Veja por exemplo este ambiente que eu tinha previsto um sofá claro para constrastar a cor das paredes e acessórios já comprados. Na última hora, depois da casa já pintada o cliente quis o sofá marrom que é exatamente da cor das paredes. Como não havia orçamento para repintar a sala, outras decisões de última hora tiveram que ser feitas e algumas coisas ser devolvidas ou trocadas. Mais trabalho que não estava previsto em contrato. 



         Atualmente estamos montando uma casa inteira em 5 dias. Programamos as entregas e instalações em um ou dois dias depois em 3, no máximo 4 dias entregamos a casa. Se for preciso pintar a casa inteira, acrescente-se a isso por volta de 1 semana ou dez dias, dependendo do tamanho da residência. 

           Mesmo que o trabalho seja somente decoração, há muitos profissionais que é preciso contratar como pintores, eletricistas, instaladores de TV, empresas de limpeza geral e de ar condicionado, por exemplo, entre outros. A comissão sobre estes serviços é o mesmo, de 20%. Se contratar americanos, o trabalho pode ser mais caro, mas geralmente é feito com muito profissionalismo. Se o orçamento é curto talvez seja preciso contratar pessoas ou empresas de "outra nacionalidade" e isso pode causar algum estresse como atrasos, faltas, má qualidade do trabalho, etc. Se é que me entende...Nos últimos 4 anos tenho trabalhado com o Gilberto da Fortal Construction anunciada aqui no blog. O trabalho dele é excelente. 




O Final Review

       Tudo pronto, montado, limpo, etc chega finalmente o tão esperado dia quando os clientes irão ver o resultado final. Graças ao bom Deus, também ao trabalho sério que venho fazendo ao longo dos anos, 99% dos clientes simplesmente amam o resultado. Já ouvi de diversos deles que a casa aqui em Orlando ficou muito melhor do que a casa que possuem no Brasil. Alguns choram de emoção e muitos se tornam amigos queridos. 



           É muito gratificante este tipo de trabalho onde um projeto bem executado irá fazer uma família construir memórias para uma vida em ambientes que foram imaginados e executados por você. Quando o cliente te diz que ficou muito além das expectativas que ele tinha, não há melhor pagamento que isso. Mas como não se vive só de elogios, eu preciso receber também. ;-)      


A Historinha

          Lembra da minha tentativa de entrar na empresa Marc-Michaels? Então, depois de 4 entrevistas e quase tudo certo eu fui chamado para a última entrevista que seria com a pessoa que seria minha chefe no departamento. Uma moça nova, aparentemente de uns 35 anos chamou-me para juntar-se a ela na sala de reuniões da empresa. Sorridente e muito simpática ela pediu o meu portfolio e começou a me fazer muitas perguntas. Já na metade do meu portfolio, virando as páginas relativamente devagar e analisando cada detalhe o humor da moça começou a mudar até que, no final do portfolio, ela já havia mudado seu humor da água para o vinho. Ficou muito séria e já não me olhava nos olhos quando falava comigo. De cara eu percebi que ela sentiu-se intimidada pelo meu trabalho e talvez pensou que seria um risco ter alguém como eu no mesmo departamento que ela. Duas semanas depois, quando eu liguei para a empresa, fiquei sabendo que uma garota de 22 anos recém saída da Seminole State College foi contratada para a posição. Fiquei chateado é obvio, mas depois disso resolvi pensar que algo melhor estava reservado para mim. Comecei a minha empresa e toquei meus trabalhos. Aqui vai o link para meu portfolio da faculdade

          Certo dia, uma cliente brasileiro milionário entrou em contato querendo comprar uma casa de férias nos EUA, disse que tinha orçamento de 500 mil dólares e perguntou se era possível adquirir uma propriedade neste valor em Orlando. Claro que 500 mil dólares é mais que suficiente para comprar uma propriedade de férias em Orlando. No entanto, ao visitarmos as propriedades nesta faixa de preço, nenhuma supriu as expectativas do cliente e depois de vermos juntos, mais de 40 propriedades ele acabou por comprar uma residência no famoso Keenne's Point por 2 milhões de dólares. Mal pegou as chaves já queria reformar a casa que tinha acabado de ser construída. 

         Naquela época eu estava realmente abarrotado de trabalho e não foi possível aceitar a decoração da residência. Eu estava trabalhando domingo à domingo em outros 3 projetos e com as vendas. Não havia jeito de pegar o projeto desse cliente que era enorme! O cliente me perguntou qual era a melhor empresa de design da cidade. Eu respondi, a Marc Michaels, porque eu acho que é mesmo. Ele pediu para que eu entrasse em contato para o pedido de orçamento. No dia marcado, chegando eu à residência na hora marcada com meu Audi Q7, bem vestido, etc com quem me deparo esperando em pé, na porta da residência? O presidente da Marc Michaels com "a moça" que me entrevistou. Os dois me reconheceram e arregalaram os olhos quando me viram. Imediatamente me perguntaram se eu estava alí como concorrente deles ao que eu disse que não, que havia sido eu quem os chamara para o orçamento. Expliquei que eu tinha minha própria empresa de design e que não poderia acomodar o projeto do cliente ao qual eu também vendi o imóvel. A cara da moça vai ficar eternamente na minha memória. Ela tinha razão, provavelmente eu iria tomar a posição dela na empresa e foi a decisão correta em não me contratar e contratar alguém realmente inexperiente que fosse fácil de manipular. A moral da história é que, algumas portas se fecham e precisamos estar atentos pois outras se abrirão com perspectivas melhores se nós não ficarmos tão absortos e decepcionados que não possamos enxergar as outras oportunidades. Com as minhas novas atividades e somente com a venda daquela casa eu ganhei de uma só vez, um ano e meio de salário daquela moça e 3 anos de salário que a Marc Michaels iria me pagar. 

          Eu fiquei com vontade de abraçar a moça e agradecer de coração por ela não ter me contratado. Se não fosse o que ela fez, independentemente da motivação, eu não teria minha própria empresa e não estaria talvez onde estou hoje. Sem saber ela me fez um bem enorme e eu sou muito grato a ela. Mesmo assim fico pensando que eu teria aprendido muita coisa por trabalhar com eles nem que fosse por um pequeno período. Mas como diz o "sábio" Zeca Pagodinho..."deixa a vida me levar, vida leva eu..."

Um abraço a todos!

          Se quiser entrar em contato para um orçamento de design e decoração envie um email para studiorinteriordesign@gmail.com

              Se desejar adquirir uma propriedade em Orlando e região envie um email para rs_alves@hotmail.com

Acompanhe os projetos no Instagram: renato_s_alves

Ps. Eu estou cada vez mais aborrecido com a qualidade das fotos na plataforma blogger que é deste blog. Em um futuro próximo o blog vai mudar a plataforma e espero que a qualidade das fotos melhore...

           

      

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

O Furacão Matthew

   

       Este é o ano que ficará na história como o ano em que o furacão Matthew atingiu a costa da Flórida. Faz quase uma década que a Flórida não era atingida por um furacão. Todos os anos, no início da temporada que vai de Junho a Novembro, os repórteres e meteorologistas dizem, "pode ser esse ano". E esse ano chegou.

          Os americanos estão monitorando essa tempestade por volta de 20 dias. Todos os dias no noticiário alguma notícia da tempestade era transmitida ao público mas, somente na semana passada é que chegaram à triste constatação que a tempestade se organizou à categoria de Furacão e a Flórida está na rota do furacão Matthew. Alguns ficam curiosos de saber o que está se passando por aqui no momento. 




          Em primeiro lugar eu queria dizer que eu fico abismado com a falta de informação (e de interesse) de muitos brasileios que moram em Orlando. Segunda feira muitos sequer sabiam que havia um furacão em nossa direção. Outros diziam que não iriam comprar nada (água, velas, comida em lata, etc). Uma desinformação total e por que? Por que não assistem ao noticiário. Muitos porque não entendem a língua e outros desinteresse mesmo. Estão mais preocupados com o que passa no Instagram!

          A qualquer hora do dia, só se fala nisso. O governador da Flórida Rick Scott deu várias entrevistas durante a semana dizendo que, se realmente essa tempestade viesse em nossa direção, as consequências seriam devastadoras. Principalmente para quem vive no litoral. 


Rick Scott disse: "Fuja! Fuja agora!!"

           A situação no momento é tensa, muito tensa. Uma expectativa incerta terrível, principalmente para mim que nunca enfrentei um furacão e já na minha primeira vez, estarei sozinho em casa com 3 cachorros. 

No começo pensava-se que Matthew iria mais para o oceâno
Pressões atmosféricas empurraram Mathew para a
esquerda trazendo a tempestade mais próxima da
costa da Flórida
 - Os noticiários fornecem a todo momento telefones e endereços de abrigos, abrigos que aceitam animais de estimação, abrigos para animais de estimação, horária de evacuação, obrigatoriedade de evacuação para certas áreas, rotas, listas do que comprar e uma infinidade de outras informações. 

 - É incrível a organização dos americanos. As soluções, o apoio das autoridades, os voluntários, as provisões sem custo. É muito bonito de ver a união, que não é de última hora, tem sido tudo planejado desde que se constatou que o risco era grande, há mais de 10 dias. 

 - Os supermercados e postos de gasolina estavam um caos para quem deixou para a última hora. Já na segunda feira eu fiz a minha lista e me danei para o supermercado. Quem deixou para ontem não encontrou água, comida em lata, nem mesmo gasolina nos postos. Ou filas de até 2 milhas para abastecer. E porque abastecer? Para fugir? Não amigo, quem tiver que fugir já devia ter fugido, o tanque cheio é porque se a luz acabar por uma semana as bombas dos postos não funcionam.




 - Quem tem que evacuar? Basicamente quem está no litoral e em áreas de alagamento. Repórteres e autoridades estão implorando para as pessoas reconsiderarem pois muitos estão se negando a evacuar. São esses que geralmente viram as vítimas do Furacão. As autoridades já avisaram que se algo acontecer a estes durante a tempestade, estes não receberão ajuda até que a tempestade passe. Estão por conta própria. É realmente assustador se pensar que pode haver ondas e alagamento de até 3 metros de altura. Me corta o coração pensar nos animais de estimação dessas pessoas que não têm a mínima idéia da decisão que seus donos estão tomando.



 - Nós que não estamos na costa não precisamos evacuar mas há muitas coisas que devemos fazer. Recolher tudo no quintal que possa sair voando. Cadeiras, mesas, vasos leves, etc. Se preparar com água e mantimentos, também baterias, pilhas, velas, etc. Carregar todos os telefones celulares, pads, etc. 

         Só nos resta agora esperar. Eu, por incrível que pareça, tenho um cliente agora de manhã que veio a Orlando somente para ver um condomínio e volta ao Brasil no sábado. Tem que ser agora de manhã ou esquece. Depois vou dormir porque durante a noite tenho certeza que vai ser difícil pregar o olho. Além do barulho e do fato que meu cachorro Dexter vai surtar, é bom ficar acordado e de olho, pois se algo acontecer há como tomar alguma providência. Uma janela quebrada, um barulho de árvore rachando (pessoas relatam que ouvem) e outros. Vai ser uma longa noite e que Deus ajude a todos. Principalmente que as pessoas ajam com responsabilidade e protejam-se pois o estado está provendo tudo a seu dispor para que ninguém saia machucado ou perca sua vida por conta do Matthew.

A última previsão é que Matthew pode inclusive rotacionar
e voltar novamente em nossa direção.
Um outro furacão Nicole está se formando no Atlântico e
pode também atingir a Flórida

domingo, 18 de setembro de 2016

Design de Interiores nos EUA

          Muitas pessoas ao decorrer deste ano mesmo me pediram para escrever sobre Design nos EUA e quais as principais diferenças entre os EUA e o Brasil em termos de Design. Em primeiro lugar, eu tenho uma ideia de como é projetar no Brasil mas não saberia dizer exatamente como funciona pois, afinal de contas, nunca trabalhei como designer no Brasil. No Brasil, meu último emprego, como os leitores sabem, foi de professor de matemática na Escola Carandá em São Paulo. No entanto, é possível ver claramente as diferenças entre esses dois países com respeito ao estilo e também quanto às lojas, sem falar no custo de decorar uma casa aqui e uma no Brasil. Mas não vamos partir para esse assunto depressivo, não é mesmo?

          Vale dizer que as construções variam também, assim como o estilo. No Brasil percebo já por muitos anos uma tendência moderna nas construções e também no design e decoração. O brasileiro gosta muito de branco. Vários clientes meus, ao primeiro contato pronunciam as palavras "moderno" e "branco", muito associado com o termo "clean" e "minimalista" que significa o mínimo necessário dentro de um ambiente. Se formos traduzir este parágrafo em uma imagem externa e interna, seria mais ou menos assim:




          E isso é ruim? Logicamente que não. Cada um de nós tem um estilo que nos atrai e que gosta mais do que outros e isso se deve por vários fatores como a casa em que cresceu, bem como a época em que viveu. Dito isso não é muito comum ver, nos EUA casas modernas com interiores modernos também, principalmente na Flórida. Há bairros e cidades onde esse tipo de arquitetura e design são mais comuns e mesmo em Orlando, aqui vizinho a mim, em Winter Park, várias casas antigas foram demolidas e no lugar, construíram-se casas modernas como essa. Na Califórnia esse tipo de construção é bem comum e no Brasil também. E a minha opinião qual é? Gosto deste estilo? Sem dúvida nenhuma é um estilo muito bonito, mas mesmo nesse ambiente acima, podemos detectar alguns pontos ou falhas em termos de "design". Vamos primeiro deixar claro que decorador não é designer e arquiteto, embora seja "designer" pois o termo traduzido seria "projetista", este não tem, no curso de arquitetura nem aqui, nem no Brasil, um estudo aprofundado sobre design de interiores, princípios do design, história do interior design, mesmo dentro das cavernas que foi o primeiro tipo de design na história da civilização. O curso de design oferece em 4 anos, um estudo aprofundado do interior das construções, desde casa até hospitais e como o ser humano se comporta e sente as características do ambiente ao seu redor.



          Na foto acima, um ambiente monocromático (monotone em inglês) dá para perceber que o sofá da sala não é confortável. O assento está deveras longe do encosto o que fará com que o corpo fique quase deitado no sofá, com a coluna encurvada e o pescoço virado para frente. A não ser que você tenha mais de 1,90m de altura e somente menos de 10% da população tem, essa é a posição que irá sentar neste sofá. Os dois assentos, mesmo o sofá como as cadeiras estão posicionados um à frente do outro. Se quiser assistir TV terá que virar sua cabeça 90 graus ou 45 graus o corpo e 45 graus a cabeça. A Tv está posicionada distante dos assentos. Para cada tamanho de TV há a distância mínima e máxima para assistir confortavelmente, bem como a altura em que é posicionada. Outro fator é que sem o auxílio de cortinas e black outs, a luz das grandes janelas torna difícil visualizar o que há na TV, a não ser que seja noite. Percebeu? É bonito na foto, mas não é "functional". Não é funcional, não funciona para o objetivo proposto. Uma outra palavra que não combina com esse interior e que quase todos nós buscamos é a palavra "aconchegante". Aliás o branco tem pouco de "aconchegante". Também a palavra monotone (um só tom) tem uma derivada monótono que você sabe bem o que é. 

          Outro fator a considerar é que esse tipo de ambiente "casa" com o estilo arquitetônico da propriedade. Mas seria um erro fazer um ambiente desses dentro de uma casa com estilo arquitetônico tradicional. Ao entrar na residência sentiríamos que algo está errado e não saberíamos dizer o quê.

Em uma casa no estilo American Colonial seria um
erro fazer ambientes ultra modernos

       Nos EUA, há diversos estilos de construção e o moderno deve ser o menos construído. Principalmente pelo custo. Casas modernas custam, pelo menos, o dobro do valor por pé quadrado, do que uma construção tradicional quase em qualquer estilo. Mas o moderno dá status, dá idéia de caro, de "riqueza", de sucesso, de bom gosto, etc, claro, primeiramente difundido pelos filmes de Hollywood. Por esse motivo muitos desejam ter este tipo de construção e design, não tanto pelo conforto, mas pela beleza e pelo status. Casas ultra modernas têm mais a ver com o status que proporciona do que com o aconhego que a família sentirá dentro da residência. Dá uma impressão que o proprietário é no mínimo uma pessoa sofisticada, inteligente, acima da maioria. Será?

           Até este ponto conseguimos definir a principal diferença. A grande maioria dos brasileiros gosta do moderno e branco enquanto a grande maioria dos americanos, agora, opta pelo tradicional contemporâneo. O que seria o tradicional contemporâneo? Aqui vão algumas fotos:





          Há alguma dúvida de que estes ambientes são aconchegantes? Sim, é o tipo de design que faz você não querer sair de casa. Sua casa é o melhor lugar do mundo e a pessoa deriva prazer da beleza, funcionalidade e "aconchegância" (inventei agora rss). Os som são abafados e absorvidos pelos diversos tipos de tecido e texturas. Cortinas filtram a luz externa e não agridem a visão. Não há contraste e seu rosto não franze por causa do excesso de luz. As camas, cadeiras e sofás são confortáveis e o design feito para estatura da maior parte da população. Tudo foi pensado inclusive aonde sentar para amarrar os sapatos. As pessoas só percebem a falta de um banco ou cadeira quando têm que sentar em uma cama alta para calçar os sapatos.

          Não fica nada barato fazer ambientes assim. Dá para ser criativo e economizar em muitos pontos, mas projetar tetos, paredes, molduras, lareiras, janelas etc pode custar caro pois a m-d-o nos EUA não é cara e sim "valorizada". Quem trabalha bem e é profissional quer receber bem pelo que faz e merece mesmo. Se achar que um profissional é caro, imagine quanto custará um amador depois do resultado imperfeito?

         Por esse motivo há uma diferença principal entre Brasil e EUA. As lojas tem móveis tradicionais, tradicionais contemporâneos e quase nada de moderno. Há pessoas que vão até Miami para poder visitar lojas e comprar móveis modernos para suas casas. Como eu já disse antes aqui no blog e repito sempre para meus clientes, "gostar de decoração e achar que tem bom gosto, todo mundo acha". Mas colocar tudo junto em uma casa só é preciso um pouco de teoria aprendida em cursos específicos. Há inúmeras coisas a considerar, a saber, cor, luz natural, artificial (há 5 tipos), circulação, segurança, funcionalidade e por aí vai. Uma contagem simples dos livros sobre design que tenho nas prateleiras da minha sala e que tivemos que estudar na faculdade são pelo menos 30. Há sim o fator bom gosto e talento, mas grande parte é teoria mesmo. 

Somente este livro, tem 700 páginas e estuda
em detalhes a circulação dos ambientes

          Há em Orlando uma loja de móveis modernos chamada Scan Design. Um sofá nesta loja pode custar 10 mil dólares. Uma cadeira, 3 a 4 mil. Com orçamento pequeno (geralmente é o caso) fica inviável comprar móveis nessa loja. É claro que ao adquirir um imóvel em Orlando, os brasileiros tentam comprar o melhor imóvel possível que podem pagar, mas quando chega na hora do Design e decoração, praticamente o dinheiro já acabou o orçamento é muito pequeno. Uma boa decoração e design deveria ser entre 15 e 20% do valor do imóvel para fazer algo médio-alto padrão. Mas a maioria que compra um imóvel de 450 a 500 mil dólares quer decorar uma casa toda com 35 a 40 mil que é menos de 10% do valor do imóvel. E não dá pra fazer? Sim, claro que dá, mas não vai ficar do jeito que a pessoa "imagina". 

Na Scan Design de Orlando dá pra comprar móveis
para se montar uma casa igualzinha a dos Jetsons

          Especialmente para as casas de locação de temporada, o que são 90% dos casos em que minha empresa é contratada, é preciso fazer algo que a maioria gosta, não especialmente o cliente. Se o cliente só vai usar a casa dele 10% do ano, então o seu gosto deveria ser 10% do design e 90% dos outros clientes que usarão a casa, se a finalidade é alugar e fazer com que o imóvel se pague e ainda sobre um pouco para a família vir passar as férias nos EUA. Na prática é o contrário. O cliente deseja 90% do seu gosto e não quer se importar com o que a maioria gosta. Por exemplo, americanos e europeus não alugam casas modernas e brancas, que é o que o brasileiro quer. E os brasileiros querem casas brancas e modernas o que não há muitas disponíveis no setor de locação. Se fizer uma decoração para um tipo específico, perde-se o resto da clientela em potencial. Por isso é bom fazer neutro. 

         Por esse motivo, sempre que inicio um projeto, converso bastante com os clientes e os faço entender que o melhor projeto para uma casa de locação e férias é o tradicional contemporâneo aliado ao estilo "boutique hotel" que qualquer um pode pesquisar na internet. O estilo boutique hotel é o que vemos nos hotéis mais caros do mundo. Há o mínimo de estampas, não é masculino nem feminino e não vai a nenhum extremo. Agora se a casa é só de férias da família, pode-se então fazer o que quiser. Sempre pensando numa futura venda da propriedade é sábio não ir à extremos. As tendências são em quase sua maioria um erro enquanto a elegância nunca cai de moda. Um exemplo é o uso de papel de paredes. Enquanto no Brasil é moda, nos EUA é fato que casas que têm papel de parede são mais difíceis de vender pois além de ser muito pessoal é trabalhoso e custoso retirá-los de paredes feitas de drywall e quase sempre com texturas. Em termos simples o papel de parede "espanta" os possíveis compradores. O objetivo de todo designer, nos tempos atuais onde o dinheiro é curto, é criar um ambiente "timeless", não está associado a nenhuma época e também jamais parecerá velho ou ultrapassado. 

          Pouca gente sabe mas, o design e decoração de uma residência pode melhorar a qualidade de vida da família de uma maneira jamais pensada. A segurança, funcionalidade e beleza pode fazer que os proprietários não só tenham uma vida repleta de boas sensações dentro de sua casa, mas também um lar que dá orgulho em receber amigos e parentes. Eu acredito que o próximo post, pedido por muitos, será como funciona na prática fazer um projeto aqui nos EUA em detalhes. Desde a conversa com os clientes até a montagem da casa.

           Seguem algumas fotos de ambientes que eu projetei e montei junto com minha equipe. Não são necessariamente o meu estilo, mas o melhor dentro do estilo e gosto de cada cliente.






O quarto da Juju ;-)



















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