Biografia

          Olá, como vai? Bem vindo ao blog que eu escrevo desde 2010. Eu cheguei aos EUA em 2009 para cursar Arquitetura de Interiores na IADT de Orlando. Em 2010 assisti ao filme Julie & Julia e decidi escrever o blog para família e amigos saberem das minhas peripécias nos EUA. Para minha surpresa, nem a família nem os amigos liam o blog mas um incontável número de pessoas começou a ler e comentar. As 15 visitas diárias passaram para 3 mil ao dia e hoje o blog tem mais de 100 mil visitas por mês. Já contabilizando 7 milhões de visitas.

          No Brasil já trabalhei como engenheiro civil, bancário, orçamentista em uma empresa de consultoria financeira e por fim como professor de matemática da escola Carandá, na Vila Mariana em São Paulo. Fiz muitos amigos, tinha um ótimo emprego, morava em um bairro classe A no Brasil, mas algo sempre me inquietava. Eu queria romper fronteiras e conhecer outros lugares e pessoas. Durante alguns anos viajei pelos EUA e Europa, num total de 11 países e pude perceber como nós brasileiros somos maltratados pelo nosso governo. Como a qualidade de vida da classe média e dos pobres do Brasil é péssima se comparada com países mais desenvolvidos. Eu vi que, com menos dinheiro do que eu tinha no Brasil, as pessoas viviam muito melhor e tinham uma qualidade de vida muito superior à minha. Por isso em 2008, depois de visitar os EUA novamente resolvi que gostaria de voltar a estudar em outro país. Em algum lugar mais organizado e seguro. Em São Paulo eu andava sempre com medo de assalto, com muitos problemas de saúde por causa da poluição e do estilo de vida. Por uma questão financeira escolhi os EUA visto que estudar na Europa, na época, ficava o dobro do preço. A crise de 2008 e a queda nos preços de quase qualquer coisa, possibilitou a mim realizar o meu sonho de estudar fora do Brasil. 

         A princípio tentei me matricular em um curso de mestrado em matemática na UCF, mas fui negado pela banca por não possuir um bacharel em matemática. Neste momento eu pensei "Quer saber, vou então estudar o que sempre gostei...arquitetura". Como eu já tinha hospedagem em Orlando na casa de amigos e, na época, Orlando não possuía um curso de Arquitetura, eu me matriculei no curso de 4 anos em Arquitetura de Interiores na IADT Orlando (ou design de interiores). O engraçado é que agora, com meu bacharel em artes e design eu posso fazer o mestrado de matemática. Mas agora a matemática está muito longe dos meus planos. 

          Me formei com honras na faculdade no final de 2013. Mesmo antes do final da faculdade já comecei a trabalhar com projetos para brasileiros e meu primeiro trabalho foi a reforma total de uma residência em Miami. O proprietário (hoje amigo) confiou em mim e começamos o projeto. Hoje ele vive feliz da vida na sua casa maravilhosa em Miami FL. Ao término da faculdade eu já estava casado com um cidadão americano e foi um pulo até conseguir os documentos (tudo está registrado nos posts do blog) e começar a pegar outros projetos. À convite do marido de uma amiga brasileira da  faculdade, tirei minha licença de corretor de imóveis e hoje trabalho em Orlando como corretor e designer. 

Meu primeiro projeto, uma residência em Miami (antes e depois).
         Os anos difíceis de faculdade aqui, sem dinheiro, sem poder trabalhar, fazendo sub trabalhos para pagar a gasolina, material escolar, alimentação e outros foram substituídos, com muito "sangue, suor e lágrimas" por uma abundância de trabalhos e clientes. Nos últimos dois anos minha vida mudou da água para o vinho com uma abundância de trabalho, clientes, amigos. E espero que muito mais venha. 

Só eu sei o que tive que fazer para chegar a este momento...
(tudo "honesto" ok?) :)
          Lá em 2007-2008 eu pensava se já não estava velho demais para me aventurar assim. Não é fácil largar um trabalho estável, bem remunerado, a família, os amigos, um apartamento inteiro com objetos adquiridos durante anos e trasnformar tudo em 2 malas e ir para o aeroporto internacional de Guarulhos. É duro...muito duro. Mas hoje aqui estou, estabelecido e feliz. Foi um caminho longo e árduo mas se tivesse que começar tudo novamente tenha a certeza que eu faria. Afinal, como alguém já disse por aí "o mundo é muito grande para se nascer e morrer no mesmo lugar". 

             Obrigado pela visita, seja bem vindo ao blog. Boa leitura e saiba que, assim como o mundo foi mudando, eu também ao longo desses 8 anos. Muitas coisas que eu escrevi, hoje eu penso diferente. Mas deixo registrado porque faz parte da minha história. Há também no blog muita informação importante para viajantes e muito da cultura americana explicada nos detalhes por quem vive no meio deles. 

            Um grande abraço! Que Deus proteja a todos nós!

         

       

110 comentários:

  1. Ola Renato ! Vivo na Alemanha ,sou casada e minha familia sonha em conhecer Orlando,principalmente minha filha menor. Ja contactei a Leila e alem disso quero realmente te parabenizar pelo excelente blog. Super explicativo.Voce tem uma dose de paciencia invejável e uma amabilidade enorme. Continue assim ! Em breve iremos visitar Orlando. Um grande abraco da familia Kern.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Renato, adorei seu blog. Agradeço pelas informações especiais que compartilha e ajuda a todos nós, que sonhamos em um dia conhecer os EUA.
      Bem, já " conheço" NY, Miami e Key West. Fiquei apenas 15 dias
      Mas no fim do ano pretendo voltar com marido e 2 filhos e ficar 3 meses
      Por isso pensei em alugar uma casa. è possível conseguir um valor razoável. muito caro, rsr? E vc indicaria uma cidade legal, desejo fazer um curso de inglês intensivo, não muito caro :-/
      Se puder me ajudar eu agradeço muito
      Abs
      Simone

      Excluir
    2. Simone
      3 meses é o mais díficil. É menor que o aluguel de longo termo (7 meses) e maior que o de temporada que é cobrado por dia.
      Tente encontrar imóveis no www.rent.com mobiliados perto da escola que vc vai estudar.
      Eu não faço aluguéis, só venda

      Encontre no facebook as comunidades de brasileiros
      Brasileiros em Orlando
      Brasileiros na Flórida, etc tem mais de 40
      Faça perguntas que o pessoal responde.

      Conselho: Para aprender inglês é bom ficar em locais longe de hispanos e brasileiros. Miami e Orlando é péssimo para aprender inglês
      Vá para o norte da Flórida ou mesmo dos EUA

      Abs e boa sorte!

      Excluir
  2. Olá Renato,
    Meu nome é Adriano, gostaria de saber com quantos anos você decidiu mudar e qual era a sua formação aqui no Brasil.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano
      Esta tudo escrito nos posts do blog. Eu tinha 39 anos de idade e me formei no Brasil em Tecnologia em construcoes civis e matematica
      abs

      Excluir
  3. Olá Renato, tudo bem?
    Estou encantada com seu trabalho de arquitetura de interiores, só da mais vontade de ir morar no EUA...
    Pode me informar o seu e-mail para contato?

    Obrigada,

    Renata

    ResponderExcluir
  4. Olá Renato. Adorei seu blog e eu e meu esposo estamos nos planejando para mudarmos para os Estados Unidos. Gostaria de saber sobre visto. Vc passou de estudando para permanente? Hoje está legal? Como foi esse processo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prika
      Voce precisa consultar um advogado de imigracao ou consultar o site da embaixada americana no Brasil. Procure estudar sobre os vistos L-1 e H1B e F1
      Eu, ao termino da faculdade me casei com cidadao americano e hoje tenho greencard.
      Abs e boa sorte

      Excluir
  5. Olá Renato,meu nome é Lígia e também tenho esse sonho mas me acho velha (30 anos) para isso e ás vezes critico a mim mesma. Faço licenciatura (nem sei se existe isso aí) Letras e Literatura Inglesa , e quero saber se posso ser professora de ensino básico ( 1° grau no Brasil ) nos Estados Unidos. Gosto muito do seu blog, é o meu favorito.Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ligia
      Querida eu não tenho a mínima ideia rss
      Eu sei que com diploma brasileiro não. Tem que vir fazer mestrado daí tem que ver como ficar
      abs

      Excluir
  6. Eu leio o blog a quase um ano , e te admiro demais por ter seguido seu sonho .Quantas pessias deixam de fazer o que amam, por medo , por se acharem velhas demais ? Vc é a prova que quando a pessoa quer, ela consegue tudo, não existem obstáculos .Sempre que fico desanimada em seguir em frente, lembro de vc , e que tudo é possível quando acreditamos! Muito obrigada por compartilhar sua história. Vc me ajuda muito! Abraços!
    Mariana Assalti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Mariana! Eu também me inspirei em outras pessoas. Temos que olhar pra frente e tapar os ouvidos a quem nos desencoraja.
      Um grande abraço e boa sorte!

      Excluir
  7. Olá, boa noite !?
    Meu nome é Elton Padilha. Moro no Rio Grande do Sul.
    Tchê, teu blog é incrível!!!
    Muita informação, linguagem fácil e detalhada, meio que resumida, porém deixando clara todas as informações sendo de fácil entendimento.
    Tenho 33 anos, sou casado, tenho dois filhos e sou Técnico em Radiologia. Sonho em morar nos EUA, em Orlando de preferência (só li e ouvi belos comentários sobre este lugar). Mas ao mesmo tempo, o que me incomoda é a insegurança, medo e o "pé atrás".
    Quero manter contato com você, e quem sabe um dia, partir de "mala e cuia" para esta terra maravilhosa.
    Mais uma vez, parabéns pelo teu belo blog!!!
    Um abraço "quebra-costelas" tchê!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, boa noite !?
    Meu nome é Elton Padilha. Moro no Rio Grande do Sul.
    Tchê, teu blog é incrível!!!
    Muita informação, linguagem fácil e detalhada, meio que resumida, porém deixando clara todas as informações sendo de fácil entendimento.
    Tenho 33 anos, sou casado, tenho dois filhos e sou Técnico em Radiologia. Sonho em morar nos EUA, em Orlando de preferência (só li e ouvi belos comentários sobre este lugar). Mas ao mesmo tempo, o que me incomoda é a insegurança, medo e o "pé atrás".
    Quero manter contato com você, e quem sabe um dia, partir de "mala e cuia" para esta terra maravilhosa.
    Mais uma vez, parabéns pelo teu belo blog!!!
    Um abraço "quebra-costelas" tchê!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elton,
      Você é muito engraçado. Sim dá medo, eu sei. Mas tem que planejar muito bem. Estudar muito, ler muito, daí pode dar certo
      Abs!!

      Excluir
  9. OLá Fernando, meu nome eh carla e faço design de interiores e gostaria de saber se tem algum curso de especialização em orlando nessa área e qnto tempo dura. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Meu nome é Renato
      Especialização nos EUA só mesmo Mestrado e Doutorado. Os outros cursos rápidos nem certificados dão. Eu não sei nada sobre isso. Se quiser fazer mestrado, procure a UF de Gainsville
      Abs

      Excluir
  10. Tenho interesse em uma casa no Tapestry.
    O que acha do condominio?
    Boa localizaçāo, boas escolas etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jardel
      Sim, o condomínio é muito bom e tem boas escolas.
      Há, no entanto, lugares melhores
      envie um email pra mim renato@drimproperties.com

      abs

      Excluir
  11. Parabéns Renato, por essa pessoa confiante, batalhadora, guerreira que você é!!! Adorei sua história e seu Blog!!! Me tirou muitas duvidas.

    ResponderExcluir
  12. Olá Renato! Bom dia!
    Acabei de assistir sua entrevista no canal do Paulo Paternes... Te assistir trouxe para mim ainda mais motivação e a certeza que estou no caminho certo!
    Sou de São Paulo, tenho 41 anos , casada , 2 filhos e eu e meu marido já estamos planejando nossa ida há uns 6 meses .... Já temos muitas informações , acabei de voltar de Orlando pois fui conhecer escolas para meus filhos, regiões para morar, cursos de inglês para meu marido e etc.... Já fui muitas vezes para Orlando a passeio mas visitar é bem diferente de morar por isso achei necessário fazer essa viagem com outros olhos... Já morei muitos anos no Alabama então meu inglês é fluente e tenho faculdade de marketing e comunicado social.... Mas como resolvi mudar de área e fazer o que gosto .... Tenho paixão por designs de interiores... Apesar de não ser essa minha profissão faço casas aqui eventualmente e amo essa área.... Não pude acreditar quando ouvi e vi sua entrevista! Era tudo que eu queria ouvir pois tenho procurado em Orlando um curso como o que vc fez e não encontro .... Assim que terminei de assistir o bate papo no canal fui correndo ligar para a universidade que vc fez ... Para minha tristeza , eles estão fechando e graduando apenas os estudantes que já estão lá.... Preciso da sua ajuda ! Por favor me indique uma faculdade que tenha algum curso como o que vc fez! Aí em Orlando.
    Sua história é maravilhosa e inspiradora ....
    Parabéns por suas conquistas !
    Um abraço,
    Renata Amaral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata
      VOcê pode fazer na UF de Gainsville que é muito conceituada, ou em Orlando na Seminole Estate College que também é boa. Mas a outra tem "nome"

      É infelizmente fechou. Era uma boa escola com bons professores, mas má administração
      Abs e boa sorte!!

      Excluir
  13. Você sempre diz para olhar os posts antes de perguntar, mas rodei de cima abaixo e não encontrei nenhum post que relata como você conseguiu o green card/ cidadania, qual caminho seguiu? Obrigado e parabéns pelo blog e relatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel
      Eu estava já com um sponsor. Mas daí conheci a alma gêmea americana e me casei.
      Abs

      Excluir

  14. Olá Renato, como vai? Meu nome é Samuel...

    Você sempre diz para olhar os posts antes de perguntar, mas rodei de cima abaixo e não encontrei nenhum post que relata como você conseguiu o green card/ cidadania, qual caminho seguiu? Obrigado e parabéns pelo blog e relatos.

    ResponderExcluir
  15. Ola Renato , tudo bem?

    Meu nome é David, sou carioca casado 35 anos e tenho 2 filhos (7 e 9 anos) e um sonho, morar fora do Brasil. Assisti alguns vídeos de pessoas que moram nos EUA e fiquei completamente encantado, uma cortina se abriu em minha frente. Tenho desejo de viver uma vida melhor, dar uma educação digna para meus filhos, viver com segurança em um País que funciona. Cara.. sempre sonhei viver uma vida assim. Então tomei a decisão e me planejo para daqui a uns 3 anos no máximo ir para a América com visto de Estudante. nesse período de preparação pretendo aprender Inglês (inclusive filhos e esposa) Juntar uns dólares, e seguir rumo ao meu sonho. Tenho pensado nisso , dia e noite. E você me inspira na questão da idade, as vezes acho que é um pouco tarde demais, mas logo penso que "onde estarei daqui à 10 anos?" certamente não quero estar no Brasil, vendo meu filho pegando trem lotado e minha filha namorando funkeiro. cara.. é muita coisa na cabeça, mas essa viagem certamente vai mudar minha vida. pretendo cursar agricultura aí no EUA, mas não tenho experiencia na área, sempre trabalhei no ramo de seguros. essa falta de experiencia poderia me atrapalhar em conseguir estágio ou até mesmo um emprego?
    Hoje tenho uma padaria e Graças à Deus posso juntar um dinheiro e me programa o máximo possível. tenho também uma conhecida que mora aí, acho que isso facilitaria muito.
    bom.. no demais, quero parabenizar pelo blog, o conteúdo é muito útil prático e de uma linguagem simples e direta, te desejo todo o sucesso , um Abraço Fica com Deus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David
      Não atrapalharia não. Estágio é mesmo para quem precisa aprender. Sö no Brasil estágio é trabalho mas o salário é de estagiário. Estude muito, seja o melhor da sua classe que daí você terá boas chances de emprego.
      Boa sorte!

      Excluir
  16. Olá Renato, preciso falar com vc, negócios.
    Pode me passar seu e-Mail profissional?
    Grata,
    Delma Reyhan

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Renato,
    Meu nome e Cris , moro em Santos / SP sou corretora de seguros e imoveis e estou louca para sair daqui, e tive vendo como faz pra ser corretora de imoveis ai e me deparei com seu blog, ameiiii!!! PARABÉNS ! Tenho 41 anos e percebi lendo seu blog que isso não seria problema kkk, estou fazendo direito só pra ter uma formação ,mas no passado qdo adolescente fiz 2 anos de engenharia civil por motivos particulares nao tive como continuar, eu poderia fazer só o curso de corretora ai? Voce poderia por favor me informar se pra ir preciso fazer outro curso ou so o de corretora já me ajudaria a ficar, se tiver emprego aceito e trabalho em qualquer coisa rsrs. Obrigada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris
      Obrigado pelos elogios.
      Já escrevi sobre isso. Vou pedir que você leia
      Abração
      http://brasileirovivendonoseua.blogspot.com/2013/11/como-se-tornar-corretor-de-imoveis-nos.html

      Excluir
  18. Olá , meu nome é Maiara e eu tenho 17 anos ano que vem (2016) vou começar a fazer faculdade , pra ser sincera eu sempre quis fazer arquitetura, mas foi passando os anos e vi que não queria, ate que me decidir e coloquei na minha cabeça que eu queria fazer Relações Internacionais, e com muita pesquisa eu vi que não era pra mim ja que essa area não é muito grande no Brasil e pra mim poder crescer na area era muito esforço pra pouco mérito. então fui em uma feira das profissões aqui da minha cidade e me apaixonei por arquitetura. Eu meio que ja tenho tudo planejado na minha cabaça tudo que eu quero fazer, mas as duvidas são grandes bom queria sua opiniao pois você fez arquitetura nos EUA e enfim ... eu quero muito começar minha faculdade aqui mas penso muito em tentar uma bolsa sei la pra fazer faculdade nos EUA na sua opinião você acharia melhor eu terminar aqui a faculdade e depois fazer uma pós nos EUA ou fazer um ou 2 anos aqui e depois ir pra la mas ja ir tentando uma bolsa, pois sei que é muito caro, e as coisas aqui no Brasil não estão muito boas ne haha . adorei sua história e o fato de você ja ter uma vida boa aqui no brasil e ir se aventurar nos EUA é incrivel !!! OBG e-mail: mayaramellovon@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maiara
      É quase impossível conseguir uma bolsa para estudar sem pagar nos EUA.
      Mas existem alunos brasileiros que conseguem. Se este é seu sonho pesquise como eles fizeram e veja se ainda é possível no seu caso. Senão, faça uma FEDERAL no Brasil e depois tente uma bolsa de mestrado ou doutorado nos EUA.
      As Universidades americanas não costumam dar bolsas para alunos que fizeram faculdades particulares simples. Eles preferem os que fizeram Federais.
      Abs

      Excluir
  19. Ola, Renato. Parabens pelo blog! Muito bom ver como foi sua experiencia desde a tomada de decisao, preparacao e efetiva imigracao para os USA.
    Eu venho pensando bastante em imigrar, mas, assim como voce tinha na epoca, ja tenho uma vida estavel, um emprego muito bom, apartamento etc... E' bastante dificil a decisao de deixar tudo pra tras. Estive na Florida ha duas semanas e ja fiz um intercambio em LA em 2009. Um dos meus receios em imigrar e' a idade (tenho 29 anos). Voce imigrou para os USA com quantos anos?

    ResponderExcluir
  20. Olá, Renato!! Mal posso explicar o quanto adorei o seu blog e o quanto de identifiquei!! Acabei de formar em Arquitetura aqui no Brasil e a ideia de fazer um curso de Design de Interiores nos Estados Unidos muito me atiça! Já visitei o país algumas vezes e, como sempre, volto para o Brasil com "aquela sensação" que vc também teve! Gostaria de saber de vc, como foi o processo seletivo para ingressar na IADT em Orlando. Antes de eu me aplicar gostaria de ter mais informações de quem sentiu na pele! Muito obrigada e bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara
      Está tudo escrito aqui no blog.
      No entanto a IADT não existe mais. A única escola de design de Orlando chama-se Seminole State College e lá deve estar escrito como e o processo de admissão
      Abs e boa sorte!

      Excluir
  21. Oi Renato, meu nome é Caroline!
    Gostei muito do seu blog! Parabéns pela coragem de mudar oq estava te incomodando na vida e pelo sucesso que conseguiu!
    Cheguei até você pq estava fazendo uma pesquisa sobre corretores nosEUA.
    Tenho um apartamento de sistema timeshare em Orlando, no Westgate Lake Resort an Spa (10000 Turkey lake rd) e estou interessada em vender. No momento em que comprei foi um ótimo investimento mas a recente alta do dólar e desemprego no Brasil está me forçando a repensar os investimentos e os gastos, por isso gostaria de vender.
    Achei um site que só vende timeshare mas não gostei do trato deles ... Nao sei, mas não me passou confiança.
    Gostaria de saber se vc poderia me ajudar com sua experiência de corretor me dando algumas dicas ou conselhos de como conseguir vender ou então até vendendo pra mim. Não sei como funciona o trabalho do corretor aí ... É como aqui no Brasil? Acho que não né? Será que vc pode me ajudar?
    Se puder, me envie um email para nos comunicarmos e passar mais detalhes pra vc! carolzinhah_a@hotmail.com
    Obrigada,
    Caroline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline
      É perto do impossível vender um time-share. Pra vc ter uma idéia, as pessoas deixam até de herança pra se livrar disso.
      No caso dos americanos o cancelamento suja o crédito. Nem doação as pessoas aceitam.
      Simplesmente pare de pagar e dê como prejuízo. Não afetará em nada sua entrada ou saída do país, visto que a imigração não vincula dívidas à autorização de entrada
      Abs

      Excluir
  22. Oi Renato, meu nome é Elba e queria te parabenizar pela coragem e desprendimento, vontade não falta de fazer o mesmo, mas...
    Bom, eu e meu marido estamos planejando uma viagem de 5 dias em Orlando e 5 em Miami, vc acha conveniente alugamos uma casa nesse 2 lugares ou é melhor o hotel, por ser um tempo curto? Adorei seu blog. Abraços, aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elba
      Por serem somente duas pessoas em tempo curto é melhor e mais barato o hotel mesmo
      Abs!!

      Excluir
  23. Olá, Renato, acabo de ler a sua biografia e confesso que, sem exagero, me emocionei. Sempre fui um tanto aventureiro e tenho que lutar com minha família todos os dias da minha vida pois são pessoas que estão muito enraizadas à velhos preceitos. Sempre tive vontade de conhecer os EUA e tive a oportunidade de viajar duas vezes à esse lindo país, não que o nosso não seja, mas vamos combinar, as coisas aqui vão de mal à pior.
    Eu estou no 9º semestre de Direito e estou meio perdido quanto ao que vou fazer. Mas um post sobre um advogado brasileiro morando nos EUA me chamou muito a atenção. Minha pergunta é bem simples, tenho uma fonte de renda no Brasil que convertido ao dólar chega a US$ 2.000 / mês, você acha que dá pra viver, nem que seja durante um período com essa renda?
    Agradeço a atenção e parabéns pelo Blog, pela paciência, pelo sucesso, pelo empenho, pela presença de espírito que você tem. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre
      Sim, dá pra viver com esse dinheiro por um tempo.
      Obrigado pelos elogios!
      Boa sorte!!!
      Abração

      Excluir
  24. Renato, Boa Noite!
    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo seu Blog!
    Meu nome é Gilson, sou de São Paulo/Capital, tenho lojas de Pisos onde trabalho á 30 anos com fornecimento e instalação de Pisos de Madeiras, Laminados, Deck's e pergolados, atendendo arquitetos, construtoras em obras residências e comerciais a nível nacional.
    Estou pensando seriamente em sair do Brasil e gostaria da sua opinião se na Flórida seria um mercado promissor nesse segmento? ou você teria alguma outra sugestão de outra região?
    Desde já agradeço, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilson
      Sempre há mercado para quem não tem preguiça e vontade de trabalhar. No entanto a documentação e legalização não é um processo fácil. Você precisa consultar um advogado de imigração pra ver quais suas chances reais de imigrar.
      Sem documentos provavelmente você não consiga trabalhar na sua área e somente fazer trabalhos de forma informal.
      Abs!

      Excluir
  25. Olá Renato
    Meu nome é Raquel, li o seu o seu blog e fiquei muito entusiasmada pelo fato de saber que você fez faculdade nos EUA aos 39 anos. Eu estou com 27, tive trancar a faculdade aqui no Brasil mas tenho muita vontade de fazer faculdade nos EUA na área de química ou matemática. Gostaria de saber se você sabe como posso conseguir uma bolsa de estudos ou como é feito o financiamento dos estudos nos EUA. Desde já agradeço. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Financiamento só para americanos. Bolsa de estudos vc tem que perguntar na faculdade que escolher. Cada uma tem um processo diferente e para estrangeiros é difícil e somente uma pequena porcentagem, nunca 100%
      Abs

      Excluir
  26. Boa noite, Renato,
    Lembra-se de mim, soi o medico que estava a pesquisar uma casa de aluguel com voce há alguns meses. Estou em Kissimmee, de férias até 30/03/2016, estou com meu cunhado e gostaria de visitar um daqueles resorts que voce indicou, como o Lucaia, se possivel, ates de voltar,
    desde ja agradeço a atenção
    Carlos Eduardo

    ResponderExcluir
  27. bom dia, esqueci de colocar contatos
    cae1964@terra.com.br
    tel brasil: 27 998441618, tenho whatszapp

    ResponderExcluir
  28. Olá Renato,

    Como está?

    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo blog, é ótimo e muito completo!!
    Sou uma recém formada na área de interiores, cursei em uma das melhores faculdades de SP e a unica que oferece graduação de Design.Sempre procuro fazer cursos e me atualizar referente na área.
    Estou muuuuuito triste e insatisfeita com o nosso país e estou ja faz um tempo pensando em ir embora, para fazer uma pós e viver melhor. Gostaria de saber se para nossa área vale a pena, para onde poderia ir, se existe vagas em empresas e escritórios e projetos para se trabalhar.

    Agradeço desde já se poder me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphaela
      Tem vagas de trabalhos, mas precisa de documentos americanos. Muito difícil contratar estrangeiros, só mesmo os que ou estão em destaque ou tem muitos anos de experiência pois gente jovem formada tem aqui aos montes.
      Vc precisaria percorrer todo o caminho que eu fiz que está escrito aqui no blog
      abs

      Excluir
  29. Olá Renato,

    Descobri seu blog ao acaso nesses dias e queria te parabenizar pela escrita clara, objetiva e muito amável, sempre respondendo a todos, explicando as coisas e, principalmente, se dedicando a nos brindar com ótimos e explicativos posts.

    Tenho 45 anos, casado, pai de um lindo menino de 6 anos. Moro em São Paulo, num ótimo bairro "A", tenho uma pequena empresa, situação econômica estável, sem dívidas e minhas coisas conquistadas com trabalho. Acho que você já viu essa história em algum lugar né? :-)

    Apesar de tudo, tenho vontade de ir embora desse país e tentar algo nos Estados Unidos, dar um futuro melhor ao meu filho e à minha esposa. Nosso governo e as instituições nos tratam mal, não nos valorizam e não vejo esperanças que isso irá mudar. Além dos motivos que você muito bem relatou em outro pot quando se referiu a uma cidade poluída, violenta, caríssima e em meio a pessoas mal educadas. Definição triste porém perfeita.

    Já estive em Orlando ano passado e agora, dia 30, estamos indo de novo passear um pouco, porém vou aproveitar para ver imóveis e conhecer os bairros (cidades na verdade) que você citou em seus posts.

    Muito obrigado pelo seu blog e parabéns pela virada de vida e de qualidade. Boa sorte e, quem sabe, nossos caminhos se cruzem no futuro caso eu preciso comprar um imóvel e decora-lo?

    Abraços e felicidades.

    Miguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Miguel pelo comentário. Concordo com tudo o que você falou e acho que chega uma hora que a gente tem que ver o que é melhor pra nós e esquecer lutas, nacionalidades, etc. Viver no Brasil brigando e tentando se defender é muito desgastante. É como dar murros em ponta de prego. Faça o que julgar ser melhor para vocês. Planeje bem que tudo dá certo. Ficarei lisonjeado se me escolher como corretor.
      Grande abraço e boa sorte!
      Renato

      Excluir
    2. Renato, muito obrigado pela gentil resposta. Mandei uma mensagem em sua caixa postal renato@drimproperties.com. Peço que leia e veja se lhe interessa o assunto.

      Obrigado e felicidades

      Excluir
    3. Miguel
      Este email não funciona mais. Saí desta imobiliária na sexta feira.
      envie para rs_alves@hotmail.com
      Abs!

      Excluir
    4. Augusto Fonseca/Marli22 de agosto de 2016 às 23:30

      Saiu da Drim? Mas não era lá o único lugar onde as pessoas eram legais e não queriam te passar a perna? Que você sentia-se bem? O que houve?

      Excluir
    5. Augusto
      Pelo seu tom não acreito que você esteja bem intencionado ou mesmo que mereça uma satisfação ou explicação. Em outras palavras, não é da sua conta. Entendeu?

      Excluir
  30. Olá Renato, Me chamo Tércio, sempre tive o sonho de morar nos EUA e estabelecer meus sonhos baseados no modo de vida dai, porém meu curso é meio divergente e não se aplica tanto ai, curso Direito. Gostaria de saber se vocÊ tem alguma dica para mim, pretendo, quando terminar meu curso e me estabilizar ir cursar Direito por ai pra poder exercer em solo americano, porém as universidades são muito caras, e não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tercio
      Eu não sei direito como um advogado brasileiro pode vir aqui trabalhar, vc tem que fazer muitas pesquisas. Quanto ao dinheiro para o curso, tem que economizar como eu e muitos outros fizeram.
      Abs!

      Excluir
  31. Inspirador Renato! Hoje sou formada em pedagogia e quero muito me especializar em alguma área nos EUA.

    ResponderExcluir
  32. Oi Renato, bom dia, tudo bem?!

    Inicialmente, parabéns pelo blog. Ótimas informações e realmente inspirador E encorajador.
    Encontrei seu blog fazendo pesquisas sobre as hipóteses de imigração legal para os EUA e gostaria de saber como faço para contactar o Dr. Sérgio que trabalha como advogado de imigração. Sou advogada no Brasil e gostaria muito de continuar exercendo a profissão em outro país. Sem contar que tenho algumas dúvidas tb acerca do departamento de imigração pois tive problema com meu último visto.Poderia, por favor, me informar se o e-mail dele permanece o mesmo?
    Muitíssimo obrigada!

    Ingrid

    ResponderExcluir
  33. Poxa Renato, Olhei o seu blog hoje depois de ver o seu vídeo no vlog do Paulo Paternes que também descobri a pouco tempo. Sua historia é inspiradora e me deixou muito feliz e cheio de esperança, pois, eu hoje com 40 anos sonho em realizar uma mudança drástica na minha vida e recomeçar em um País como os Estados Unidos. Estou iniciando a fase de planejamento para quem sabe colocar este projeto em pratica realmente e a sua história só me deu mais força. Parabéns e ainda mais sucesso para você!

    ResponderExcluir
  34. Nossa, que agradável ler o seu blog! Você escreve bem (e olha que sou professora de língua portuguesa) e de forma leve, descontraída. Parabéns pela luta e persistência. Certamente você é, foi e será exemplo para muitas pessoas. Um grande abraço. Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cristina
      É muito difícil escrever, mas deixei um pouco de lado as regras e tento me expressar o melhor possível.
      Muito obrigado!

      Excluir
  35. Olá, Renato, tudo bem?

    Pesquisando pela Internet achei seu blog, que contem informações preciosas para quem quer viajar ou morar nos EUA, como é o meu caso.

    Já há algum tempo penso em sair do Brasil com destino aos EUA, mas não queria fazer nada ilegal. Sou formado em jornalismo e no momento estou terminando a faculdade de Direito.

    Estou interessado em sair do Brasil e viver nos EUA, mas gostaria de saber, caso saiba responder, se os meus diplomas nestas faculdades são aceitos por aí. Ando meio perdido com as informações que encontro, pois cada site diz uma coisa e o seu é o que mais me passou confiança. Eu posso atuar como jornalista por aí? E meu diploma como advogado, com a carteira da OAB, me habilita a advogar?

    São questões que tenho muitas dúvidas.

    Obrigado pela sua atenção!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando
      Acho que o melhor é você consultar um advogado de imigração aqui na Flórida. Sim há possibilidade de fazer um curso de paralegal e atuar no mercado americano. Mas eu não sei detalhe nenhum
      Aqui vai o email da Erika
      Vc precisa pagar a consultoria via skype, ela não responde emails com perguntas
      paralegal1@btlimmigration.com
      Abs!

      Excluir
  36. Boa tarde, Renato! Desculpe se deixei a informação passar, mas com qual idade vc resolveu recomeçar sua carreira do zero? Sou jornalista, 32 anos, trabalho na área, mas sonho em morar na Europa. Tbm gostaria de fazer o que vc fez, mas me sinto muito velha para fazer uma nova graduação, até pq no Brasil existe um certo preconceito com gente mais velha recém-formada, não se consegue estágio etc. Tenho planos de ir para a Alemanha, mas ainda não estou muito certa sobre o que fazer profissionalmente, pq, apesar de falar inglês e alemão, sei que minha formação não serve muito em qualquer outra língua. Vc sentiu algum preconceito pela idade? Obrigada! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Eu tinha 39 anos. Só no Brasil há esse preconceito. Aqui vemos velhinhos de 70 anos trabalhando em diversos lugares. Toda minha história está descrita no blog
      Abs e boa sorte!

      Excluir
  37. Adoro ler....e estou no lugar certo...adoro seus posts...pois vc é maravilhoso, culto e alto astral! Obrigada por todas as dicas...
    Descobri que nasci no país errado....rsrsr...mas ainda dá tempo de arrumar isso...rsrs...Beijosss...Luz e paz!

    ResponderExcluir
  38. renato, parabems muito bom aeu blog. Uma duvida que surgiu: como vc conseguiu morar ai legalmente? vc tem visto de residencia ou green card? aguardo! abraco!

    ResponderExcluir
  39. Ola Renato, como nao conheci seu blog antes??.. Que legal sua historia! muito inspirador. Sou Técnica em Design de interiores aqui no Brasil, recem formada.. Mas, de Verdade me sinto longe da profissão, o curso nunca nos possibilitou vivencia, o que me causa insegurança, planejando logo logo ir pra Califórnia fazer intercambio de Ingles, você sabe dizer se existe cursos de Decoração de curto prazo???? se conhece, poderia escrever um artigo falando de escolas e valores???? ahh, parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
  40. Olá Renato, primeiramente obrigado pelas informações que disponibiliza em seu blog. Meu nome é Fernando, conheci ontem e ele tem sido muito útil. estou planejando morar na Flórida com minha esposa e filha. Porém, li em um outro blog alguns comentários negativos sobre Orlando, dizendo que as escolas são umas das piores dos EUA e a segurança tbm. Qual seu ponto de vista sobre estas questões? Obrigado e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  41. Renato, como faço pra entrar em contato com vc?

    ResponderExcluir
  42. Olá Renato, estou amando seu blog, ele me abre muito a mente. Também sou apaixonada por arquitetura e é esse o meu curso. Se Deus quiser ano que vem vou cursar ai.
    Que Deus te abençoe e continue fazendo os posts !

    ResponderExcluir
  43. Olá Renato. Teu blog é fantástico e sou um aluno aplicado que esta lendo todos seus posts, repito TODOS, antes de fazer qualquer pergunta sem sentido. Muita pesquisa e planejamento antes de ir ai pessoalmente conhecer e contratar você. Obrigado de todo coração por todas as informações claras e precisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Fernando, que bom. Fico contente que tenha gostado
      Abraços!

      Excluir
  44. Olá Renato bom dia, me Chamo Carlos Leitão, se possível gostaria de tirar uma dúvida com você. Nos EUA existe alguma lei que proíbe o proprietário vender imóveis que não seja através de um corretor de imóveis? Aqui no Brasil estamos sofrendo muito por não existir essa lei, eu tenho um acesso direto com um deputado, mas gostaria de saber e levar para ele algum exemplo de países que proíbem esse tipo de postura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos
      Nos EUA eh permitido vender o imovel voce mesmo. Chama-se Venda atrav'es do proprietario.
      No entanto eh obrigatorio o uso do cartorio.
      Abs

      Excluir
  45. Oi Renato! te enviei um email! ficarei feliz em receber teu retorno. Grande abraço!

    Att
    Jorge Schardosim

    ResponderExcluir
  46. Não te conheço pessoalmente... mas me sinto tão a vontade em ler seus post, que me sinto como parte de sua vida... com as suas palavras sempre me animo cada vez mais para ir embora do Brasil... os planos estão a todo vapor...

    ResponderExcluir
  47. Obrigado Karina!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Boa sorte!
    Bj

    ResponderExcluir
  48. Renato, boa tarde!

    Meu nome é Jeferson, trabalho em uma grande empresa especializada em formaturas em São Paulo. Por isso, minha pergunta é sobre sua experiência neste processo.

    No post que em que menciona sobre sua formatura, você fala não ter "pago nada", nem mesmo para festa.

    Perguntas:

    Além da cerimônia oficial (com beca, capelo, e discurso) houve a realização de baile de formatura? Se sim, você foi?

    Posteriormente ao(s) evento(s), você teve acesso as fotos oficiais? tinham fotógrafo exclusivos? A organização da formatura ofereceu de alguma forma o serviço de fotógrafo?

    E por último, você conhece alguma empresa especializada no negócio de formatura no EUA.

    Saúde e paz.

    Jeferson Marques

    ResponderExcluir
  49. Olá Renato.
    Saudações.
    Meu nome é Luís Carlos e temos algo em comum. Também sou Arquiteto, mas não exerço a função no momento.
    Pesquisando na NET, encontrei o seu blog e fiquei contente por você ter conseguido viver fora do Brasil e realizar seu sonho. Eu ainda não consegui realizar o meu, mas, estou trabalhando para isso, portanto, neste ínterim, eu curto viagens à medida
    possível.
    Você poderia me dar informação se é possível viajar pelos US com um veículo registrado em nome de outra pessoa e também sair do país? Minha intenção é comprar com pagamento a vista uma moto nos US viajar para o Canadá e México. Caso seja possível, eu economizarei um bom dinheiro, pois não precisarei de um visto de estudante para tirar a habilitação americana e consequentemente transferir o titulo da moto para meu nome.
    Antecipadamente agradeço vossa atenção.
    Parabéns pelo Blog.
    Atenciosamente
    Luis Carlos Pimentel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis
      Se você pode viajar para fora do país com uma moto que não está em seu nome eu não sei. Acredito que não te deixarão passar
      No entanto, você está enganado. Não precisa de visto de estudante para tirar a carteira de motorista. O de turista mesmo serve.
      E outra, não precisa ter carteira americana para registrar a moto em seu nome. Com o passaporte mesmo você transfere
      abs

      Excluir
    2. Olá Renato.
      Muito obrigado pela informação.
      Pretendo viajar para os USA a passeio no segundo semestre deste ano e também, pesquisar a compra de um imóvel para férias. Poderíamos agendar uma data para uma reunião visando falar sobre o procedimento de compra? A data da minha viagem, ainda não está definida, porém, em setembro ou outubro embarcarei. Quinze dias antes, posso entrar em contato para agendar a data?
      Mais uma vez, parabéns pelo Blog.
      Atenciosamente
      Luis Carlos

      Excluir
    3. Oi Luis
      Claro. Mas você quer saber sobre procedimento da compra da moto ou compra de imóveis?
      Se for para falar de imóveis tudo bem. Mande um email para renato@unorealtygroup.com
      Obrigado

      Excluir
  50. Olá, Renato!
    Meu nome é Cida Ramos, de São Paulo, capital, tenho 42 anos, formada em Matemática e Arquitetura. Imagina como fiquei ontem ao assistir à sua entrevista no canal do Paulo Paternes?
    Assim como você, dei aulas de Matemática durante 7 anos (2002 a 2009). Como eu tinha cursado Edificações, desejava estudar Arquitetura, mas por falta de recursos, adiei o meu sonho que se realizou em 2011, aos 36 anos. Hoje sou autônoma e faço reformas há 4 anos, graças a Deus sou bem indicada.
    Estou planejando sair do país e, ao procurar vídeos sobre o assunto, me deparei com a sua linda história. Quanta determinação e coragem!
    Bem, tenho planos de estudar inglês e morar na Flórida com o meu marido e dois filhos de 12 e 9 anos.
    Me programei para viajar para a Flórida por 15 dias em abril para planejar melhor a nossa ida, pretendo conhecer escolas de inglês, escolas para as crianças, possibilidades de negócios etc. Você me indicaria alguma assessoria de confiança? Indicaria também alguma escola de inglês?
    Agradeço desde já.
    Parabéns pelo blog e pela pessoa que é, Renato! Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida
      Obrigado!
      Mande um email pra mim por favor. rs_alves@hotmail.com
      Abs

      Excluir
  51. Olá Renato !

    Pretendo viajar com o meu esposo para Dembury, num período de 02 meses. Vou ficar em casa de amigos. Essa cidade fica perto de NY facilitando passeios. Tenho 55 anos e meu esposo 77. Não estou indo para compras, mas simplesmente para conhecer e passar um tempo com esses amigos. Eles estão legais aí . Temos visto, mas saberia me dizer quanto teria que comprovar para essa viagem. Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  52. Me desculpa, meu nome é Emilia e parabéns pelo seu blog. Espero que continue sempre,com essa disponibilidade de esclarecer nossas dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emília
      Eu não sei responder a sua pergunta. Traga o que o bom senso te disser. A imigração adora bom senso.
      Isso significa, se você vai passar dois meses, vai gastar em dois meses, o que acha que vai gastar é o que deve trazer
      Abs

      Excluir
  53. Oi Renato!

    Aqui é a Emilia novamente!
    Obrigada pela gentileza de ter respondido. Mas só mais uma pergunta:o máximo que posso levar, sem precisar declarar, é 10.000 dólares. Essa quantia é por pessoa?

    Obrigada,desde já!

    ResponderExcluir
  54. Oi Renato!

    Aqui é a Emilia novamente!
    Obrigada pela gentileza de ter respondido. Mas só mais uma pergunta:o máximo que posso levar, sem precisar declarar, é 10.000 dólares. Essa quantia é por pessoa?

    Obrigada,desde já!

    ResponderExcluir
  55. Sim, mas se é um casal eu não sei são 10 cada. Não parece coerente. Por isso te disse que eu não sei. É melhor você pesquisas no site da embaixada americana

    ResponderExcluir
  56. Oi Renato, tudo bem?
    Incrível sua histórias!!!
    Sou designer de interiores no Brasil e estou me formando em arquitetura. Tenho família nos EUA e tbm tenho o sonho de me aventurar na terra do tio Sam. Pode ter certeza que sua história ja é uma inspiração pra mim, Obrigada por compartilhar. Grande abraço. Amanda Pontes.

    ResponderExcluir
  57. OI Renato tudo bem? Sou Chris preciso fazer tratamento de saude em Jacksonville, sou cadeirante, lado direito paralizado, então dificil, para sentar na cadeira, entrar no carro, será que vc teria algum rapaz que pudesse me ajudar em termo de locomocão também sair para restaurante enfim me assistir os 10 dias que irei ficar aí. ok muito obrigado e desejo muito lhe conhecer. parabens pelo blog e-mail egeris@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Cris
      Jacksonville é bem distante daqui. Tente achar no Facebook comunidades de brasileiros em Jacksonville, tenho certeza que deve ter. Daí na comunidade você coloca seu pedido, tenho certeza que alguém vai aparecer.
      Abs e boa sorte!

      Excluir
  58. Prezado Renato. Me tornei corretor no Brasil, após os 59 anos. Temos muita vontade de imigrar para a Flórida. Minha esposa é Médica, e adora a área de Design de Interiores. Sucesso, meu caro. Fico as ordens por aqui. pjduarteimoveis@gmail.com

    ResponderExcluir
  59. Olá! Sua esposa pode exercer a profissão aqui embora não sei como é o processo. De qualquer maneira há inúmeras possibilidades de imigração legal para você e sua família. Se um dia tomar a decisão de imigrar estarei à disposição para ajudar no que for preciso. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  60. Olá querido Renato, comecei a seguir seus blogs há uns meses , estou amando, uma que temos algumas coincidências de vida, somos virginianos , estudo Arquitetura e Urbanismo, sonho em morar em Orlando FL , hoje moro na Vila Mariana… Enfim, seus vídeos me inspiram cada vez mais, te desejo sempre muito sucesso e muitas felicidades.

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...