Se existe uma coisa que os americanos gostam de fazer é comemorar. E quem não gosta de uma festa não é mesmo? Mas o 4th of July (4 de Julho), data da Independência dos EUA, é um dia memorável para quem vive na Terra do Tio Sam. Esqueça o tédio dos desfiles do 7 de Setembro no Brasil. No feriado do 4 de Julho os americanos “vestem” o país inteiro de vermelho e azul e em todas as cidades, famílias irão fazer o barbecue (churrasco), saborear as tortas de maçãs, os bolos e cup cakes enfeitados de vermelho e azul. Ah, e não esqueça da queima de fogos!
Créditos |
Eu realmente acho digno válido. Eis aqui um bom motivo para comemorar. O dia em que os Estados Unidos se livrou da tirania e da exploração britânicos. Lendo um pouco sobre a Independência dos EUA, coisa que com certeza eu devo ter estudado na escola em uma época que para mim não deve ter feito o menor sentido, aprendi algumas coisas interessantes. Por exemplo, não sabia que a independência havia sido adquirida sob guerra da população contra os exércitos britânicos. Outro ponto interessante e um dos motivos da guerra foram as altas taxas de impostos cobrados pela coroa para financiar as guerras em outras terras e colônias. Fiquei pensando... Se esse é um motivo válido, cada brasileiro devia ter o direito de se declarar “independente” do governo brasileiro porque, fala sério, se existe um país que explora a população na questão dos impostos esse país é o Brasil. 10 mil brasileiros no ano de 2010 fizeram isso ao se naturalizarem americanos segundo informações da imigração dos EUA. Não deixa de ser uma declaração de independência, não acha? E certamente outros milhares de brasileiros que aqui vivem fariam o mesmo, se pudessem.
Em todas as mídeas vemos e ouvimos falar dos preparativos para o 4 de Julho. Até minha professora me perguntou ontem quais são meus planos para o feriado da segunda feira. Os jornais das lojas e supermercados que recebemos pelo correio estão enfeitados de vermelho e azul com promoções para a compra dos “pratos típicos” do feriado. E tem de tudo viu? Pratos, copos, bandeirinhas, enfeites para o carro, para casa, etc. Assim como americano enfeita tudo para o Halloween e Natal, assim também faz para o 4 de Julho.
Edicício em Miami com iluminação para o feriado de 4 de Julho |
O folheto do "Publix" veio vestido de vermelho e azul com frases e comentários a respeito do feriado. |
E não é somente as estrelas da bandeira que vão brilhar na segunda feira. As estrelas Pop também terão seu lugar de destaque. Beyonce, Dolly Parton, Justin Bieber e um apanhado de outros cantores e artistas já anunciaram shows na noite da queima de fogos. A obcessão dos americanos para com a perfeição em tudo faz com que esses shows e apresentações sejam realmente um espetáculo para os olhos e ouvidos. Deixam a Ivete Sangalo em cima do trio elétrico parecendo a índia Jupira da República das Bananas.
Não gosto da Ivete nem de Trio elétrico... |
E já que eu estou na Terra do Tio Sam vivendo com uma família americana entrei na dança também. Amanhã vamos ao supermercado comprar alguns itens para o churrasco do feriado e eu, é claro, irei fazer uma torta vermelha e azul composta de morangos e blueberries. Para aqueles que estão torcendo o nariz saibam que eu não vou comemorar o 4 de Julho porque, afinal não sou americano. Mas perder a oportunidade de preparar e saborear algo delicioso, em companhia de boas pessoas que gostam de mim, ah isso eu não perco!
Tudo azul e vermelho, assim como a bandeira americana. |
Até o Google entra na dança |
Os fogos são realmente fantásticos...veja o vídeo do Youtube
Ps. Fiz a brincadeira com a Ivete por pura vingança. No Criança Esperança de 2007, ela abraçava e beijava as crianças na frente das câmeras. Na saída do prédio, centenas de crianças esperavam o momento de ver Ivete. Ivete saiu, de cara fechada, sem sorriso e embora todas as crianças gritavam seu nome e ascenavam para a "estrela" ela sequer dirigiu o olhar para eles, preferiu ignorar... Eu queria ser criança nessa hora com um tomate podre na minha mão :@
.
.
.
.