quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Homecoming Dance


               Estava eu na ante sala do fabuloso PF Changs (restaurante chinês) em Winter Park esperando uma mesa para sentarmos quando de repente jovens americanos "winterparkenses" começam a aparecer muito bem vestidos e...sozinhos. Primeiro veio um casal, depois chegaram mais 2 dúzias deles. Jovens lindos, arrumados, bem vestidos, uma coisa linda de ver. As moças de vestido até os joelhos e a maioria de salto alto e cabelo solto. Os rapazes vestiam terno ou calça, camisa, gravata e sapatos. Primeiro eu pensei ser algum casamento, mas casamento à noite? Nos EUA é incomum. Acabei por perguntar ao Robert e a Louise. Eles me disseram: "É o Homecoming Dance". Homecoming Dance? O que é isso?




               O tema foi imediatamente para minha listas de posts sobre os EUA. O Homecoming Dance é um baile que acontece nas escolas do Ensino Médio americano a cada ano que se volta às aulas. Por esse motivo sempre acontece no Outono americano, por volta de Setembro/Outubro. "Home" neste caso não são as casas dos alunos e sim a "escola". Poderíamos chamar de "Baile da Volta às Aulas". Todas as Highschools (Ensino Médio) dos EUA fazem o Homecoming Dance. É diferente do "Prom" que é o Baile de formatura e acontece na primavera. Segundo as minhas pesquisas já era comum nos anos 60!



               Na noite em que vi os jovens no PF Changs, eles devem ter combinado um jantar no restaurante antes de irem para o Homecoming Dance. O Homecoming Dance pode ser feito no ginásio da própria escola ou em um local alugado. É um baile como conhecemos no Brasil. Ainda se fala "Baile"? Espero que sim. Pelo que eu percebi, é uma noite para os jovens se vestirem bem, celebrar a juventude, paquerar, namorar, flertar, experimentar a liberdade e a proximidade da vida mais adulta sem a presença dos pais.

               Segundo o que eu li, existem certas regras para o Homecoming Dance. As moças usam vestido mais curto, e cabelos soltos. Os rapazes tem que vestir social. No entanto, assistindo a alguns vídeos no Youtube, vi muitas moças de cabelo preso. Já no "Prom" o vestido é longo e os rapazes usam um smoking.




               O Homecoming Dance está associado à uma série de eventos da volta às aulas, como gincanas, jogos de futebol americano, outros esportes, competição de matemática. O Homecoming Dance (baile) é o último evento e o ponto alto da semana.

               Recentemente as escolas, tentando colocar um pouco de ordem na muvuca, proibiu o "twerking" no Homecoming Dance. Twerking é aquela dança que conhecemos no Brasil associada à música "Na boquinha da garrafa", lembra? Nem sei ao certo, se existe um nome pra essa dança em português. Se houver, o leitor, por favor me ajude. Os alunos e pais foram obrigados a assinar documentos de que não se envolveriam em danças deste tipo e quem fosse pego "twerking" seria expulso do Homecoming Dance. Recentemente a "finíssima" Miley Cyrus causou um furacão de críticas na premiação do VMA da MTV quando fez o twerking em frente à uma platéia chocada e milhões de espectadores. No dia seguinte foi completamente apedrejada pela população e pela crítica. Infelizmente eu acredito que ela não perceba como é feio uma moça dançar dessa maneira e o que é aquela língua pra fora que ela coloca a toda hora? Sabe o que eu acho? Que quem tem talento realmente não precisa fazer esse tipo de coisa para aparecer.



               No PF Changs, eu até saí da antes sala para ver os pais deixando seus filhos no estacionamento. Muito interessante os olhares de pais e mães orgulhosos de seus filhos à medida que estes saíam dos carros nos ternos, vestidos e saltos altos. Sorriso de orgulho que "meu filho está virando adulto" e vai se divertir de maneira sadia com supervisão de professores e funcionários da escola. Nem é preciso dizer que bebidas alcoólicas são proibidas no Homecoming Dance . A idade mínima que jovens podem beber nos EUA é 21 anos e isso só acontece mesmo na faculdade.


               Já falei com a Anabel e o Dexter: "Nada de Homecoming Dance pra vocês!".


Na hora de danças, as moças tiram os sapatos de
salto alto e dançam descalças



13 comentários:

  1. Um dos objetivos do homecoming é receber os ex-alunos (alumni) e mostrar como a escola/faculdade deles está uma maravilha, assim eles se sentem movidos a fazer uma boa doação à associação dos alumni - e em algumas escolas/faculdades a renda da associação é bem grande. Tem um blog que eu leio que a mulher é doida pelo homecoming, todo ano ela vai, por isso eu aprendi umas coisas. Mas não consegui achar o post que mais gostei sobre homecoming no blog dela.

    O que eu mais gosto do homecoming são as camisetas que a minha tia mandava para a gente da universidade dela. Pena que ela formou e não vai mais na festa. hahaha

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Renato!

    Que legal! Igualzinho aqui onde, twerking seria coisa de crianças no berçário, a molecada aqui curte mesmo "funk" ostentação, bebidas, drogas e sacanagem. Quanta diferença! Bem que eu queria ficar escandalizado com twerking...

    Abração!

    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Daniel, infelizmente tem até gente chique que não vê problema nisso. Mas não deixa a filha fazer...
      Abs!

      Excluir
  3. Renato,
    Para ter uma ideia de como esta o Brasil, quando comecei a ler o seu post falando de vários jovens chegando no restaurante... eu achei que se tratava de um ROLEZINHO. Credo!
    Gostei muito deste post, aprendo muito com você sobre os habitos americanos.
    obrigada por compartilhar o seu tempo e conhecimento.
    abraços
    clarissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Clarissa! Fico contente e animado com comentários assim
      Abração

      Excluir
  4. Os alunos são obrigados a irem nesses eventos?

    ResponderExcluir
  5. Oi Renato,

    Tudo bem??
    Estou para comentar aqui há tempos.Primeiro quero te parabenizar pelo blog e dizer que já dei inúmeras boas risadas lendo o que você escreve e também algumas histórias deixadas pelos leitores. Em segundo lugar e mais importante quero agradecer a atenção dada a meu marido em Orlando quando se encontraram (chegamos a você pelo blog) no mês de setembro na DRIM, você nos tirou muitas dúvidas e estamos organizando (amadurecendo) a ideia da vida nos EUA, para nosso filho estudar.

    Deixo aqui nosso abraço e sinceros votos de muito sucesso na sua jornada,

    Cyntia Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Oi Renato,

    Tudo bem??
    Estou para comentar aqui há tempos.Primeiro quero te parabenizar pelo blog e dizer que já dei inúmeras boas risadas lendo o que você escreve e também algumas histórias deixadas pelos leitores. Em segundo lugar e mais importante quero agradecer a atenção dada a meu marido em Orlando quando se encontraram (chegamos a você pelo blog) no mês de setembro na DRIM, você nos tirou muitas dúvidas e estamos organizando (amadurecendo) a ideia da vida nos EUA, para nosso filho estudar.

    Deixo aqui nosso abraço e sinceros votos de muito sucesso na sua jornada,

    Cyntia Oliveira

    ResponderExcluir
  7. De nada Cyntia! Nos encontramos na Drim? Como é o nome do seu marido?
    Abração e precisando estamos aqui!

    ResponderExcluir
  8. Oi Renato,
    Vocês se encontraram na Drim , o nome dele é Martius, e eu conheci você rapidamente no estacionamento. Meu comentário ficou duplicado, desculpa.
    A proposito acabo de ler seu novo post sobre os alertas, muito bom!

    Abraços,

    Cyntia

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...