![]() |
Créditos |
Uma coisa que ainda me impressiona é ver as pessoas seguindo as tradições de seus antepassados sem questioná-las em momento algum. A Páscoa é um bom exemplo disso. Por exemplo, alguém se pergunta que relação tem o ovo de Páscoa com o coelho? Bom, que eu saiba, coelho não bota ovos e ainda mais de chocolates! Porque o coelho é um dos símbolos dessa comemoração? E que tudo isto tem a ver com Jesus Cristo?
Acho realmente que todas as pessoas deveriam pesquisar mais antes de saírem comemorando aquilo que não conhecem. Se bem, que para algumas nações, qualquer festa é um ótimo motivo para se divertir e não importa que tipo de festa seja, mesmo que seja pagã!
![]() |
Agora entendi. É a galinha que bota ovo de chocolate! |
![]() |
Crédito - Origem da festa Junina |
Eu fiquei meio intrigado com a Louise outro dia quando ela me disse que na sexta feira não comeríamos carne. Claro que eu respeitei a consciência dela porque a Louise é uma pessoa que faz 99% de tudo direito. Acho digno... E quando fomos ao restaurante, comemos cogumelos e eu pedi um salmão grelhado delicioso. Mas não pude evitar de pensar nas pessoas que conscientes ou não, agem de maneira hipócrita. Respeitando esse costume da igreja mas desrespeitando todos os outros. Como por exemplo, não come carne na sexta feira santa, mas trai o marido. Ou, não come carne na sexta feira da paixão mas maltrata a esposa. Tradição?
De tudo isso talvez a coisa boa é que a família se reúne. Aqui a família se reúne nos três principais feriados para os americanos, a saber, no Thanksgiving, no Natal e na Páscoa. A cada feriado, a mesma família se reúne em uma casa diferente. Eu sinto que eles só fazem isso por causa da avó Loretta. O Robert e a Louise detestam ir à casa da tia na Páscoa que eles chamam de “nasty”.
Eu estava curioso para saber como os ovos de Páscoa dos americanos se parecem. Esta semana fui a vários supermercados e percebi que, ovos de Páscoa como existe no Brasil, aqui não tem. Não encontrei nenhum sequer em nenhuma loja da cidade! Nada de enfeites, nada de ovos. Nem na televisão ouve-se propagandas como estamos acostumados no Brasil. Nas escolas, as crianças pintam ovos de plástivo ou de verdade e os colocam em cestas ao lado de coelhinhos de pelúcia e é só!
Se eu quiser um ovo de chocolate com recheio de sonhos de valsa ou um panettone Balducco eu tenho que ir ao supermercado brasileiro o que eu me recuso fazer. Quem aceita ser mal tratado tem mesmo é que fazer terapia. E como dizem que engolir esses sapos dá câncer eu fico mesmo é longe daquela gente.
E para curar essa vontade de comer chocolates que meu cérebro brasileiro treinado me impõe eu resolvi fazer um bacalhau ao forno como minha avó fazia e testar o paladar dos americanos para este prato típico português. Graças ao Youtube, hoje nada é uma dificuldade e para meu espanto e felicidade, as duas travessas de bacalhau acabaram rapidamente pois cada pessoa repetiu 2 vezes!
Agora, um pouquinho de humor:
- Papai, o que é Páscoa?
- Ora, Páscoa é... Bem... É uma festa religiosa!
- Igual ao Natal?
- É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.
- Ressurreição?
- É, ressurreição. Marta vem cá!
- Sim?
- Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu jornal.
- Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias
depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?
- Mais ou menos... Mamãe, Jesus era um coelho?
- O que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que esse menino foi batizado! Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe! Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no catecismo!
- Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?
- É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no catecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.
- O Espírito Santo também é Deus?
- É sim.
- E Minas Gerais?
- Sacrilégio!!!
- É por isso que a ilha de Trindade fica perto do Espírito Santo?
- Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito. Mas se você perguntar no catecismo a professora explica tudinho!
- Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?
- Eu sei lá! É uma tradição. É igual a Papai Noel, só que ao invés de presente ele traz ovinhos..
- Coelho bota ovo?
- Chega! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!
- Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?
- Era... Era melhor, sim... Ou então urubu.
- Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né?
- Que dia ele morreu?
- Isso eu sei: na sexta-feira Santa.
- Que dia e que mês?
- (???) Sabe que eu nunca pensei nisso ? Eu só aprendi que ele morreu na sexta-feira Santa e ressuscitou três dias depois, no Sábado de Aleluia.
- Um dia depois!
- Não três dias depois.
- Então morreu na quarta-feira.
- Não, morreu na sexta-feira Santa... Ou terá sido na quarta-feira de Cinzas? Ah, garoto, vê se não me confunde! Morreu na sexta mesmo e ressuscitou no sábado, três dias depois! Como? Pergunte à sua professora de catecismo!
- Papai, porque amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?
- É que hoje é Sábado de Aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do Judas. Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.
- O Judas traiu Jesus no Sábado?
- Claro que não! Se Jesus morreu na sexta!!!
- Então por que eles não malham o Judas no dia certo?
- Ui...
- Papai, qual era o sobrenome de Jesus?
- Cristo. Jesus Cristo.
- Só?
- Que eu saiba sim, por quê?
- Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?
- Ai coitada!
- Coitada de quem?
- Da sua professora de catecismo!
(Luiz Fernando Veríssimo)