Exame TOEFL

Bem difícil! Pelo menos pra mim foi...


Mesmo que você tenha um bom inglês, seja fluente, entenda praticamente tudo, consiga se expressar e escreve razoavelmente, não pense que o TOEFL(pronuncia-se Tôfoul – não fale tófeu, é o maior mico!) está garantido. Uma pesquisa feita aqui nos EUA mostrou que muitos “americanos” não conseguem atingir os 70 pontos na prova. Não existe um “passou” ou “repetiu” no teste. Simplesmente o seu score (número de pontos adquiridos). Cada faculdade ou universidade tem o mínimo de pontos exigidos. A minha faculdade, por exemplo, exigia o mínimo 80 pontos. 80 pontos não é 80% da prova ou nota 8.

A prova possui 120 questões. Divida 80 por 120 e você obterá 0.666, ou seja, a nota mínima é 6,6. Não pense que 80 pontos é fácil conseguir no TOEFL. Lembre-se: Muitos americanos não conseguem 70 pontos, ou seja, 5,8!!!

As 120 questões são divididas em 4 seções de 30 cada. Primeiro Reading, depois listening, speaking e Integrated (lendo, ouvindo, falando e integrado, ou seja, tudo junto). A prova é de quatro horas. Custa 175 dólares. Não conseguiu os pontos que queria? Tem que pagar de novo e fazer outro teste. Durante a prova você tem 10 minutos de intervalo.
Não encha a barriguinha de água pois não vai poder ir ao banheiro. O programa no computador não tem a tecla "pause". Não pára e você vai perder tempo valioso. Durante todo o tempo da prova você vai ficar em uma cabine com fones de ouvidos, microfone, olhando diretamente para o computador. É filmado o tempo todo portanto, nem pense em colar. Só pode entrar com a roupa do corpo e o RG. Tudo o mais tem que ser deixado do lado de fora e acredite...em cima de uma mesa junto com os pertences de todo as outras 14 pessoas com você. Pelo menos foi isso o que aconteceu comigo quando fiz a prova na Cultura Inglesa.

A prova é cheia de truques e você vai precisar de treinamento específico, direcionado. Você pode conseguir isso frequentando um curso preparatório, que custa caro, ou comprando livros e estudando sozinho. Minha dica é:
Frequente um curso. Lá você vai ter a chance de usar um laboratório, ouvir sua prórpria voz e receber conselhos dos professores. Na prova do TOEFL, inclusive a pronúncia é considerada importante e vale pontos. Um forte sotaque vai prejudicá-lo na notal final.

Procure na internet cursos preparatórios. Use o nosso bendito Google. Eu cursei o Alumni e gostei muito. O volume de trabalho é insano então ajeite a sua vida pra conseguir assistir a todas as aulas e fazer todas as lições. Frequente o curso, por exemplo, nas suas ferias.

Se você decidir por não frequentar o curso aqui vai uma dica. Compre o livro na livraria do Alumni ou pela internet e estude em casa. O livro é gigante, mas tome seu tempo e estude. Vem com Cds etc...Esse livro te dá as dicas de como proceder na prova. Não vou colocar todas elas aqui porque poderia ficar dias escrevendo. Vou deixar somente um exemplo.
Nos primeiros exercícios, você tem que ler um texto consideravelmente grande, por volta de 8-10 parágrafos. Todos os textos são acadêmicos e não são fáceis de ler. O que você faz primeiro? Lê o texto, certo? Errado!!! Se você ler o texto inteiro, seu tempo se esgota e você não consegue responder as perguntas.

Eu caí nessa também! O próprio livro recomenda: Vá direto às perguntas. Leia a primeira pergunta. Localize a resposta no primeiro parágrafo. Leia a segunda pergunta. Localize a resposta no segundo parágrafo. Mesmo assim, talvez ainda não dê pra responder todas as perguntas no limite de tempo!! Isso é só um dos truques. Existem muitos outros, portanto, compre o livro e siga as instruções.

Pra ter um “dead line”, uma data limite, entre no site do TOEFL e já se inscreva pro exame. Você terá que criar uma conta. Depois do teste fica fácil olhar o seus pontos online. Também, pelo site é que você envia o resultado para a faculdade que escolheu. As faculdades não aceitam cópia do TOEFL enviada por você. Por causa do risco de fraude a escola ou faculdade só aceita que o próprio TOEFL envie o resultado. No valor que você pagou pode enviar para até 3 faculdades. Depois você paga 20 dólares extra por faculdade.

Às vezes, a fila de espera pra fazer a prova é de meses... Se você pretende viajar no fim do ano por exemplo, já vai olhando a fila pra fazer a prova em abril! Comece a estudar aos poucos.

No dia que fiz a prova, 14 pessoas estavam comigo. Como de boca fechada o “tolo passa por sábio”, pensei que todos estivessem preparados. A pompa dp pessoal aplicou um golpe em mim! Hehehe

No intervalo de 10 minutos, muita reclamação. Mais de 10 deles não haviam feito curso algum, foram com a cara e a coragem porque achavam que “sabiam” inglês. Disseram que a prova era “impossível”. :-(
Muitos estavam decepcionadissimos, mas percebi que sabiam quase nada sobre a prova.
O povo! Precisa estudar!?!
Por isso eu digo, estude especificamente pra esta prova. O resultado leva um mês pra chegar pelo correio e vem diretamente dos EUA. Mas acessando a sua conta na pagina do TOEFL você consegue ver seu score antes de receber pelo correio.

Eu recebi o meu depois de um mês. 93 pontos! Sorte!!?? Não! Eu estudei muito! Não faltei às aulas do curso e fiz quase o volume todo de lições de casa! Mas....quando peguei o papel, foi só um alívio.... ufaaa :D
Menos uma coisa pra me preocupar!!!!!!!!!!!!!

O TOELF só pode ser contratado e agendado online. Quando você selecionar o pais que vive e a cidade, a página te mostrará uma lista de escolas de inglês que aplicam o teste perto de você.

Visite a homepage do TOEFL
http://www.ets.org/toefl

Assita ao video
Video TOEFL

Você pode praticar a prova online
http://toeflpractice.ets.org/

Abs e boa sorte!

163 comentários:

  1. Oie tudo bem renato seu blog é incrivel eu tenho muita vontade de ir para estados unidos mas tenho medo por causa do preconceito com os brasileiros eu queria muito ser atriz ai nos eua sera que tem chance ou tem muito preconceito por que a gente nao ve muitos brasileiros atores famosos ai nos eua e tambem eu queria saber qual é o melhor lugar para se morar se voce poder me responder eu ficaria muito feliz mesmo bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai pro inferno, sua cadela. Tamo aqui falando de toefl e vc vomita essa merda de ser atriz.

      Excluir
    2. hahhaha, eu vim pra cá pra ser atriz, acabei dona de casa! Mas não se preocupe com o preconceito... não conheço outros lugares, mas aqui onde eu moro (costa oeste) não tem nenhum. Os americanos são muito curiosos e amigáveis com estrangeiros, querem saber tudo sobre o lugar de onde você veio. Pelo menos essa é a minha experiência, nunca sofri preconceito aqui. É mais fácil sofrer preconceito no Brasil (por qualquer motivo besta) do que aqui.

      abraço,

      Carol

      Excluir
    3. Vander Silva...um legítimo brasileiro !

      Excluir
  2. Gabriela
    O melhor lugar para morar se você quer ser atriz é na Califórnia, principalmente Los Angeles.
    Eu acho que não existem muitos atores e atrizes nao pelo fato de eles serem brasileiros mas sim pelo fato de que pouquíssimos ou quase nenhum fala bem o inglês e também por causa da competição nessa área.
    Se você for bonita e falar bem o ingles, deve ter muita oportunidade. Veja por exemplo a série V e o filme Fast 5. Ambas as atrizes principais são brasileiras e falam fluentemente portugues e ingles
    Leia o post Preconceito contra Brasileiros nos EUA, existe? Aqui no blog mesmo
    bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Renato,

    muito interessante o seu relato, obrigado por compartilhar.

    Estou me planejando para fazer o TOEFL para pedir uma bolsa de estudos. Como não tem nenhuma escola com curso específico para o exame na região onde moro vou ter de estudar por conta mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc mora ou se esconde? deve ser nordeste kkkk

      Excluir
    2. Nossa que pessoa ridícula! Vai estudar que é o melhor que você faz.

      Excluir
  4. Márcia V de C Souto Maior1 de janeiro de 2012 às 15:11

    Olá Renato,
    Suas informações sobre o Toefl são muito precisas. Acompanhei o processo com minha filha e posso afirmar que sua orientação é muito fidedigna. Quem se predispuser a se preparar para essa empreitada deve seguir o caminho por você traçado. Sem preparo não dá para enfrentar.
    Parabéns.
    Já sou sua admiradora.
    Atenciosamente
    Márcia Vaz de Caminha Souto Maior

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Ola Renato, Meu nome eh Ana, e acessei seu site ha uns 8 meses atras. Voltei agora e parece que mudou um pouquinho ne? Na epoca, se nao me engano, li uma informacao sua de uma faculdade/college nos EstadosUnidos que nao exigia o TOEFL. Sera que voce poderia me passar essa informacao? Me ajudaria muito essa informacao. Um abraco e tenha um bom dia!!!

      Excluir
    2. Oi renato, achei que fui um tanto vaga na minha questao acima. Acho que quando vc comentou voce estava falando em college/univ na Florida..por acaso Valencia??
      Estou pesquisando muito na Internet colleges que exijam baixo score para o Toefl.
      Meu filho esta nos EU se formando na HS agora em mai/jun e caso nao consiga continuar estudando ai tera que voltar pro Brasil. Ele tem learning Disability cognitiva. Ate agora o maximo score que ele conseguiu no Toefl foi 41, apos algumas tentativas. Nao gostaria de perder a oportunidade de ele continuar estudando nos EU uma vez que ele ja esta ai por 4 anos..acreditamos que ele tera mais qualidade de vida ai do que no Brasil devido a essa disabilidade.
      Se voce puder me ajudar com algumas dicas, ja estou agardecida. abarcos, Ana

      Excluir
    3. Ana
      Quando você comentar faça lá em baixo? É muito difícil procurar um comentário em meio a 200 já publicados.
      Faculdades particulares não vão exigir Toefl se ele já está aqui a tanto tempo. Se ele tem diplomas aqui também nao. Agora s ele quiser entrar na UCF vai precisar.
      Mas há uma saída. Se ele fizer pelo menos 6 meses de inglês na valência ele pode entrar na própria valência sem Toefl. Com o diploma da valência ele entra na UCF
      Mas lembrando que se ele tiver um diploma de high school aqui não vai precisar.
      Você tem que entrar em contato om eles ok? As pessoas argumentam comigo e eu não sou representante da faculdade.
      Outra coisa se a desabilitado dele é diagnosticada ele tem direito de fazer a prova com dicionário e um monte de outras coisas. Tem correr atras!
      Abraços

      Excluir
  6. Márcia V de C Souto Maior2 de janeiro de 2012 às 07:38

    Não desejo desincentivar ninguém. Mas tenho acompanhado seu blog e não pude deixar de perceber que 
    as pessoas buscam o sonho dourado de estudar numa universidade americana. Isso é muito bom, todos temos sonhos e é saudável lutar pela concretização deles.
    Mas devemos ser realistas. Alguém escreveu dizendo que pretende tentar uma bolsa de estudos. Vi que você nada respondeu. Deve ter seus motivos. Mas não seria bom alertá-lo sobre as dificuldades em consegui-la? Primeiro, a bolsa é difícil para o americano, e segundo, é dificílima para o brasileiro. Haveria a possibilidade de conseguir uma bolsa após o segundo ano (sophomore). Mas para se matricular como freshman, é preciso comprovar disponibilidade financeira  para custear todo o curso. Além disso, o visto de estudante só permite trabalhar dentro do campus, e tão só. Embora seja muito difícil conseguir bolsa, isto não quer dizer que alguém deva desistir dos sonhos. Mas pessoalmente penso que as pessoas precisam conhecer a realidade. O que você acha? Não precisa publicar este texto se não achar conveniente. Afinal de contas é o seu blog e você o conduz como achar melhor. Sinto simpatia por quem deseja vencer obstáculos e transpor barreiras, e fico com o coração confrangido quando elas não conseguem.
    Admiro você por ter conseguido sozinho, sem a retaguarda dos pais. Valorizo seu feito pois sei que não foi fácil, embora possa parecer simples ao leitor desavisado.
    Abraços
    Márcia V de C Souto Maior

    ResponderExcluir
  7. Márcia
    Você tem razão. É muito difícil mesmo para os americanos conseguirem uma bolsa de estudos, quanto mais para um estudante estrangeiro.
    A primeira dificuldade começa no sentido de que, se você quer estudar aqui, precisa comprovar capacidade financeira para custear os estudos. Sem essa comprovação, não consegue o I-20 da escola nem tampouco o visto de estudante.
    Depois disso, como pedir bolsa alegando incapacidade financeira se já foi comprovado "capacidade financeira"?
    É contraditório...
    Eu, mesmo sendo um dos melhores estudantes da escola, só consegui 500 dólares de bolsa de estudos por 1 ano!
    E atualmente tenho ajuda da família no Brasil. Minhas economias só me serviram de 18 meses.
    Eu concordo com você, preciso escrever um post sobre isso, porque as pessoas estão me perguntando cada vez mais como podem vir aos EUA.
    No site www.brasileirosnoseua.com eu escrevi 2 posts sobre o assunto e nos comentários alerto a todos a dificuldade que é estudar com bolsa de estudos nos EUA.
    Se puder dê uma olhada nestes posts e comentários.
    Acho que vou dizer ao Davi (dono do site) que irei copiá-los para cá, com referência ao site dele.
    E futuramente escreverei um post só sobre a cidadania americana, vistos, etc
    Adoro seus comentários!!
    Abração

    http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/estudar-nos-eua-por-onde-comecar/

    http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-calcular-o-valor-que-preciso-para-estudar-nos-eua-2/

    ResponderExcluir
  8. Márcia V de C. Souto Maior7 de janeiro de 2012 às 08:22

    Prezado Renato
    os 'sites' por você indicados acima.
    Li ambos. E os comentei. Concordo que seria oportuno transcrevê-los aqui, desde que possível.
    Esclareço que a transcrição sugerida é dos seus 'posts', não dos meus comentários.
    Penso que aqui eles serão de grande utilidade para quantos - como eu - sejam apreciadores do seu blog
    Atenciosamente
    Márcia V de C. Souto Maior

    ResponderExcluir
  9. MUITO BOM O BLOG, ALIAS BOM NÃO, M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O

    ResponderExcluir
  10. Hi dear Renato! Nice to meet you!
    My name is Breno and I wanna share here my experience about TOEFL IBT test. So let start!!!
    I am a brazilian guy who loves to learn and speak english. I am studing in a college here in Brazil and I am trying to get some chance to travel to USA and study there. So to get it I needed to make this test and I must confess guys: I thought I spoke english!! hehehe Now you can say: Ohhh my gosh but you are writing in english here...yes, you are sure !!! But can you iamgine how I was in that test??? As terrible as you can think!! Guys I am not kidding or jocking. Toefl IBT is really hard. Hard to understand and hard to control yourself in that situation. Last month I went to some place a little far from my hometown to do this test because I was in needing to get my score so faster to submit it to college I inted to go. To be accpeted in that college I needed 72. I got 60...And look to get this 60 was a little hard for me...I got 18 (reading and speaking)and 12 (writing) and 10 (yes, just 10 in listening). Why do they do it with us??? I can understand why this test is so bad!! The worst part was the listening...I could not understand anything! I have never heard some words before! Ok I confess that I was afraid and scared but I cannot understand what happened!!! I got some experience about TOEFL IBT TEST - YOU DON´T NEED TO KNOW ENGLISH - YOU NEED TO BE PREPARED TO MAKE IT RIGHT!
    Sorry to write in english (I can believe that everyone here will understand what I wrote) but it is a way I found to tell my history and I enjoy to train my english!
    I will do it again and I think that time i will get the score I need! Now I know the kind of exam...I will never give up!!!Go ahead!
    Don´t forget to fight for your wishes - someday you will win all. Life is a battlefield!!!
    Thanks for listened! God bless everybody !!
    Renato if you could help me with some info about what I need to improve my english (listenig and writing in fact) I will be so glad and thankful for your helpness!
    Your blog is amazing! Congratulations friend.

    ResponderExcluir
  11. Breno
    Muito boa a sua história. Sim, o TOEFL é muito difícil. Eu fiz o curso primeiro e só o livro era gigantesco e os exercícios muito difíceis. Te confesso que estudei muito, muito mesmo.
    Quando morava no Brasil eu assistia 30 minutos de CNN todos os dias de manhã. Minha TV do quarto despertava-me na CNN. Depois assistia filmes sem legendas. Alguns várias vezes. Lia e traduzia também muita coisa. Precisa-se ouvir o inglês todos os dias para que o cérebro acostume com os sons.
    Boa sorte pra você!!!
    Abração e obrigado por compartilhar sua experiência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De:Leonardo

      Oiá tanbem assisto muito CNN vejo alguns filmes com legendas(eu vejo oq ele disse e sei lah tento pronunciar) e vejo algumas intrevistas em ingles assisto NFL(parcialmente em ingles) e NBA(Totalmente inglês) mas ainda estou longe de fazer o TOEFL quando chegar perto vou passar meses só assistindo tudo em inglês e vou entrar em maioria site em inglês e etc....

      Excluir
  12. Olá gostei muito deste seu relato(primeira vez que leio seu blog), me ensinou varias coisas(primeira foi a falar Tôfoul kkkk falava TOEFEU kkkkkk pqkausa da pronuncia de NFL)sou um ingles + ou -(gosto da língua mas ainda tou aprendendo)mas até lá eu aprimoro muito meu ingles tou fazendo um curso mas quando chegar a hora vou me transferir para um curso preparatório me esforça e tentar passar no TÔFOUL(kkk TOEFL)acho que não vou me sair bem de primeira pq me ferro em coisa de tempo mais como tenho afinidade com a linguagem conssigo aprender as coisas facilmente.Tenho que fazer o TÔFOUL pq quero cursar uma Law School( ou melhor fazer direiro) nos EUA. Emfim ando lendo muitos blogs gostei muito do seu assim como o da Lu o Brasileirosnosestadosunidos e etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. corrijindo sou um brasileiro não ingles sei ingles

      Excluir
    2. É isso aí! Estude bastante que o teste é difícil mas não é impossível. Quem procura acha não é mesmo?
      Abs e boa sorte!!

      Excluir
  13. Leonardo

    Renato me ajuda não sei como arranjar uma boa universidade nos EUA e acessivel para mim tava pensando no Hunter College em New York pqkausa q vi na net que é a 10ºmelhor faculdade pública dos EUA. mas mesmo assim resta muitas dúvidas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo
      Eu to muito atarefado com os serviços de consultoria e guia. Precisa fazer muita pesquisa pra isso. Por exemplo, depois que vc escolher a faculdade que quer fazer, é melhor fazer as matérias em uma communitee college e depois transferir para a Law school.
      Aqui vai um site
      Abs
      http://grad-schools.usnews.rankingsandreviews.com/best-graduate-schools/top-law-schools/law-rankings

      Excluir
    2. Leonardo

      Boa ideia desta maneira termino o curso e ainda faço economia.

      Excluir
    3. Leonardo

      cara não precisa tou achando muitas universidades públicas e colleges na arés de NY(pois minha tia mora lá e se eu morar com ela não terei que pagar moradia) vlw pela dica!

      Excluir
  14. Oi beleza Renato este dias tava listando certas cidades americanas e preciso de sua ajuda entre Chicago, Seattle ou Minneopolis qual a melhor. Sei que ainda tou meio jovem e tenho muito tempo para isso mais quero começar a me ligar agora pois quando eu tiver lá não quero ter uma sombra de dúvida tou dedicando minha vida a isso.

    ResponderExcluir
  15. Leonardo
    Infelizmente não conheço nenhuma dessas cidades. Se você você pesquisaria tudo que pudesse a respeito de todas elas. Sorte sua é que toda essa informação está de graça na internet. Quando eu tinha sua idade tínhamos que comprar livros e muitos nem mesmo estavam disponíveis!
    Boa pesquisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza! Brigado por responder. Estou entre a boa fama do Minnesota e a beleza de Chicago e Seattle.Mais como disse tou jovem tenho muito tempo para isso.Irei continuar as pesquisas

      Excluir
  16. Olá tenho 13 anos e estou na 8ª série e sempre quis ir para os EUA(estudar depois morar lá) tenho uma tia que mora em NY meu inglês é regular mais minha tia disse que eu iria aprender fácil lá(no maximo uns 6 meses) Não aguento mais estudar aqui queria fazer a High School(ensino médio) lá vale a apena?

    ResponderExcluir
  17. Renato para fazer a High School precisa ter inglês nivel Intermediate(Intermediário) e o meu inglês é Lower Intermediate (Intermediário Inferior) e se até o no final do ano eu consseguir ser Intermediate vou fazer a High School mas eu pergunto: EU POSSO SOBREVIVER NA HIGH SCHOOL COM INGLÊS INTERMEDIÁRIO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegue sim. A escola nos EUA é bem fácil se comparada com a escola particular do Brasil
      Abs

      Excluir
  18. Renato parabéns pelo blog e tudo de bom pra vc ai na terra do tio Sam! Se tudo der certo tbm estarei por ai estudando...

    ResponderExcluir
  19. Olá, Renato.
    Me chamo Esther, tenho 16 anos e estudo inglês desde meus 10 anos.Praticamente convivi com o idioma já que viajo bastante para o exterior. Achei um preparatório para o TOELF de um mês na Kaplan de NYC. O que acha?
    No mais, está de parabéns não só pelo post como pelo blog, que sanou várias dúvidas minhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer curso de línguas no país de origem da língua vai ser melhor que em um país estrangeiro. Se você pode, faça lá. Abs

      Excluir
  20. Amei este blog. Nem pensar em desistir de um Master in the EUA. Todo mundo sabe que é difícil. Minha dúvida é saber quantas horas de estudo/dia (obviamente com inglês avançado)são necessárias. Tenho trabalho de 8h, filho pequeno, moro no interior (longe de bons cursos) e consigo fazer 4h/semana de aula particular individual (há mais de 2 anos), mais 6h/semana estudando sozinha. Fiz um curso intensivo de um mês em Londres em setembro e.... o quê mais vocês sugerem?

    Parabéns a todos que tiveram coragem de insistir e contar aqui no blog.

    Joseani
    Jornalista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joseane
      Seu inglês é mais que suficiente para cursar qualquer coisa nos EUA. Vá em frente, agora só é preciso dinheiro para pagar o curso
      ABs

      Excluir
  21. Boa tarde Renato,

    vc está de parabéns. Eu já olhei todos os seus posts e não achei, então vou te perguntar. Na pagina inicial vc fala sobre o Valencia College e eu estou querendo ir estudar lar - fazer um community college na área da engenharia (sou engº mecânico), vc saberia dizer se eles exigem o TOEFL se sim qual seria a pontuação. Fiquei sabendo que é mais fácil entrar no community college e depois fazer a transferência para a university. Vc concorda?

    Mais uma vez parabéns,

    Att,

    Paulo Ney.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo
      Se vc vier fazer uns 3 meses de ingles na própria Valência, não precisa TOELF para transferir para um curso deles. Eles mesmo mudam o status do visto e tudo é mais fácil.
      Se aplicar do Brasil direto para o curso da faculdade, vai precisar do TOEFL e um mundo de documentos. Por isso fazer o ingles primeiro é mais fácil.
      A pontuação do TOEFL vc acha no site deles
      ABs
      Ah, sim, faça o community primeiro depois transfira. Quem faz Valência tem certeza de transferência para UCF porque eles tem convênio entre si

      Excluir
  22. Opa, Renato, tudo bom?
    Acompanho seu blog e já li ele todo acho que 2 vezes kkkkk muito obrigado pelas informações!
    Eis minha dúvida: Pretendo concorrer a uma bolsa do governo (CsF) porém devo fazer a prova do TOEFL somente ano que vem, porque se eu tentar agora concerteza vou ir mal. Não posso no momento pagar um curso diretamente para o TOEFL, então estou estudando muito em casa e ainda faço um curso na universidade federal de meu estado. Eu estou usando o livro "the complete guide to the toefl test ibt". Qual livro você estudou? Este livro que uso tem muito material, tem demostrações da prova e até o programa, mas por curiosidade, e pelos exercicios, gostaria de saber do livro que utilizou.
    Quando tiver tempo você me responda, por gentileza.
    Obrigado,
    Douglas Luiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas
      Infelizmente não me lembro do livro, mas acho que qualquer um que tenha a prova como vc falou é bom. Meu livro ficou no Brasil...
      Abs e boa sorte

      Excluir
  23. Ola, meu sobrenome e da Silva, e uma pena voce nao publicar todos os comentarios, isso so mostra o quanto voce e um ex-brasileiro tambem, nao usa de democracia e nao sabe responder ou suportar comentarios contrarios a sua opiniao, e otimo fazer um blog e se esperar apenas elogias e palmas e nao suportar criticas, ou pior nao saber responder a altura e ter medo de postar. Escrevi varios comentarios e voce nao quis postar, ou teve medo de responder, talvez nao tinha resposta? Voce aprendeu muito bem usar a ditadura americana de colonizacao, o meu e o certo e imponho o resto a gente abafa. Pra voce uuuuuuuuuuuuu...Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da Silva
      Existe uma grande diferença entre expressar a sua opinião com educação e ofensa e baixaria. Pelo que parece você despercebe essa diferença. Por este motivo não publiquei seus comentários e vou explicar pra você o por quê.
      Se você leu os comentários no post "Você volta para o Brasil?" pôde perceber que eu publiquei vários comentários que discordam do meu ponto de vista. A diferença é que todas aquelas pessoas o fizeram com classe e educação. Em momento algum no post eu ofendi alguém se quer no Brasil. Minhas críticas são ao governo e à administração do Brasil. É claro que lá exite uma ralé que dá tristeza em qualquer brasileiro educado, mas em qualquer país tem, inclusive aqui. A única diferença é que aqui estes estão sob controle e sabem que a qualquer deslize a lei funciona, diferentemente do Brasil.
      Quer ver seus comentários publicados?
      Primeiro, identifique-se, porque ofender outra pessoa no anonimato já fala muito sobre sua pessoa.
      Segundo, não ofenda ninguém, nem a mim nem aos outros comentaristas. Deixe sua opinião com classe e educação e eu até responderei.
      Agora baixaria guarde para sua casa, sua família e seus amigos. Aqui no meu blog NÃO...entendeu?
      Não perca seu tempo...e nem pense que qualquer coisa que você diga, em tom de ofensa, me atinge ou tira o humor do meu dia, porque eu não te dei esse poder.
      Em terceiro, todas as ofensas que você me dirigiu, fale-as para seus antepassados portugueses (os "da Silva") que também tiveram a coragem de deixar sua Terra e tentar uma vida em um outro país. Tudo o que estou fazendo agora, eles também fizeram e não os criticamos por isso.
      Abra a sua mente e veja o estado de calamidade em que o Brasil se encontra e ao invés de defendê-lo até a morte, revolte-se como eu, porque "quem ama o Brasil" se revolta. Não há nada mais digno do que reconhecer o que há de malígno nas suas próprias origens. Pena que poucos o percebem....a maioria corre na estrada das massas onde você se encontra.

      Excluir
  24. Fiquei curiosa para ler o comentario, por que para ter uma resposta dessa desse ter sido muito ruim,rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas pessoas Ana tomam as dores do Brasil e literalmente me xingam. Esse ou essa daí por ex falou um monte de baixarias e eu não vou ficar batendo boca com quem não tem educação. No final ele(a) mandou um comentário reclamando que eu não publiquei as ofensas dele(a). E nem publicarei. Quer discutir, eu topo, mas com respeito.
      Abração

      Excluir
  25. Eu nao sei o que esse da Silva disse, mas se foi para defender o Brasil eu assino em baixo, por que se nos brasileiros nao defendermos o Brasil, quem e que vai. E nunca saberemos se ele usou baixaria ou nao pois voce nao publicou o comentario apenas a tua resposta, e sua palavra contra nada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos
      Defenda o que é certo e critique o que está errado, seja o quê ou quem for.
      Não publiquei e não publicarei...aliás, não pedi ajuda nem opinião de ninguém, certo?

      Excluir
  26. Bom dia Renato!

    Tenho um duvida sobre o TOEFL. Sei que nas secoes de Listening, Speaking e Writting podemos fazer anotacoes. O papel e a caneta sao fornecidos ou devemos levar de casa?

    Parabens pelo blog.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aonde eu fiz foi fornecido, mas se fosse você não contava com isso, levava de casa um bloco pequeno e algo para escrever.
      Abs

      Excluir
  27. Ola Renato,

    Adorei seu blog !!Me da uma dica? que livro vc usou pra estudar para o TOEFL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior eh que eu nao me lembro. Ficou no Brasil...
      Mas acredito que qualquer um deve ser bom contanto que seja simulacao do teste. Ligue na lojinha do alumni, eles tem o livro la

      Excluir
  28. Ola Renato, estou querendo ir no começo do anos para Florida tenho familia lá, eu praticamente vi todo seu blog hoje, pelo menos as coisas mais importante para a viajem, e vi uma coisa interessante sobre seminole state college / valencia college, o que é preciso para estudar la? é necessário o visto de estudante ou com o de turista posso estudar la? Já que você descreveu que nem precisar passar pelo TOEFL caso e me forme la.
    Eu fui em junho/2012 nas férias, fique 1 mês, dessa vez quero ir pra estudar, na imigração me deram 6 meses pra ficar la como turista. Aguardo Contatos Muito Obrigado. Pretendo fazer um blog assim tbm quando eu estiver la, pretendo ficar por la um bom tempo.
    ats Junior Matos/22 anos.

    ResponderExcluir
  29. Olá Renato, tudo bem?
    Meu nome é Caio e queria tirar uma dúvida em relação a prova com você: Quando você diz que nós agendamos um "dead line" no site quer dizer que eu tenho até aquele dia para realizar a prova? Ou seja, posso realiza-la antes daquele dia?

    Um grande abraço e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio
      A prova é agendada e só pode ser feita naquele dia, se perder perde o dinheiro e a remarcação so pode ser feita para meses a frente.
      Abs

      Excluir
    2. Olá Renato,

      Tenho uma dúvida, iria fazer o exame esse fim de semana (02/02) só que eles alteraram a data para o fim de semana anterior (26/01) só que o e-mail foi para o Spam da minha caixa. Eu perco meu dinheiro? Não tem como remarcar?

      Você sabe se tem alguma coisa que posso fazer?

      Abs

      Excluir
    3. Primeiro aprenda a lição. Cheque sua caixa de spam TODOS OS DIAS e certifique-se que coisas importantes não foram pra lá. Delete diariamente emails spams.
      Pronto, acabou o sermão.
      Agora você tem que entrar em contato com o lugar que você ia fazer o exame. Eles agendarão outro exame pra você. INSISTA e fale a verdade.
      Abs

      Excluir
  30. Ola Renato! Me chamo Gabriela, sou fisioterapeuta e pretendo ir morar no Alabama nos proximos meses. Estou com muitas duvidas e muito ansiosa! Sera que voce poderia me ajudar?? Desde ja te agradeco, pois seu blog ja me esclareceu algumas coisas! Bom, primeiramente eu gostaria de saber se voce sabe como faco pra validar meu diploma ai! E se existe a possibilidade de fazer outro curso de saude, como enfemagem ou medicina. Te adianto que ja tenho um mestrado concluido, nao.sei.se isso ajuda em alguma coisa... Ahhh outra coisa!!! Como faco pra me legalizar nos estados unidos??? Muitissimo obrigada!! Ass: Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela
      Para responder sua pergunta teu teria que digitar folhas e folhas. A resposta tem toda na internet, vc só tem que procurar e "ler".
      Consulte os dois textos que eu fiz sobre o assunto no site brasileirosnoseua.com
      No site da embaixada americana no Brasil, leia tudo sobre imigração mas já te adianto. Se legalizar só casando ou arrumando um emprego aqui "estando no Brasil".
      Abs

      Excluir
    2. Leia o blog na Lorna. Aventuras na Magic City

      Excluir
  31. Ola Renato... bom, eu estudei inglês por cinco anos e meio na FISK, após concluir, eu cursei o proficiency, eu não sei se você já ouviu falar, por mais um ano. Estou agora interessada em fazer o toefl, mas gostaria de saber se ele só serve para ingressar em alguma universidade, ou se seria bom para curriculum, etc. Não tenho muito interesse em morar fora do país, mas tenho vontade de fazer algum curso, especialização e passear para praticar a língua, claro. Ah, também tenho um grande problema com praticar, porque infelizmente não temos muitas chances por aqui, e a maioria dos sites de bate-papo é voltado para pornografias, então... você não tem alguma dica sobre onde posso encontrar pessoas pra falar, etc?

    ResponderExcluir
  32. Olá Renato... eu fiz curso de inglês por cinco anos e meio na FISK, e ao concluir fiz o proficiency, não sei se você conhece, por mais um ano. Agora estou interessada no toefl, mas gostaria de saber se a única finalidade dele é ingressar em uma universidade ou se também seria bom a nivel de curriculum. Não tenho interesse em estudar integralmente no exterior, apenas de fazer cursos, especializações, e viajar a fim de praticar o idioma. Outro detalhe é: tenho um grande problema com pratica... infelizemente, não conheço muitas pessoas que falem, ou que falem bem, também não tenho oportunidade por aqui e os sites de bate-papo na maioria das vezes é voltado para pornografia. Assim, você pode me dar alguma dica sobre onde encontrar pessoas para praticar etc? Obrigada desde já e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  33. Olá Renato... eu fiz curso de inglês por cinco anos e meio na FISK, e ao concluir fiz o proficiency, não sei se você conhece, por mais um ano. Agora estou interessada no toefl, mas gostaria de saber se a única finalidade dele é ingressar em uma universidade ou se também seria bom a nivel de curriculum. Não tenho interesse em estudar integralmente no exterior, apenas de fazer cursos, especializações, e viajar a fim de praticar o idioma. Outro detalhe é: tenho um grande problema com pratica... infelizemente, não conheço muitas pessoas que falem, ou que falem bem, também não tenho oportunidade por aqui e os sites de bate-papo na maioria das vezes é voltado para pornografia. Assim, você pode me dar alguma dica sobre onde encontrar pessoas para praticar etc? Obrigada desde já e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorena
      A única maneira que eu conheço é fazendo amizade pela internet e conversando no MSN ou Skype.
      Posso te perguntar, porque você comentou 3 vezes? Deu algum problema no blog?
      Abs

      Excluir
  34. OiRenato, o resultado do TOEFL demorou quanto tempo mais ou menos para aparecer na sua conta do iBT?
    eu fiz a prova no dia 16 de nov mas até agora não recebi nada

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Não lembro, já fazem quase 5 anos...mas acredito que demorou umas 2 semanas, pelo menos.

      Excluir
  35. Olá renato, grandes dúvidas surgem na mente de um adolescente de 16 anos... né, e qual vc aconselharia fazer, IELTS OU TOEFL? no caso entra numa faculdade pra cursar direito ou história. Por qual caminhos vc me indica e tudo mais, eespero que tenha entendido.att. Jaffé VZ
    abçs

    ResponderExcluir
  36. Sensacional seu Blog....parabéns!
    Estou indo para Orlando em 2013 para estudar Inglês! Ficarei um ano por lá...
    me diga uma coisa...eu posso fazer a prova TOEFL lá em Orlando???
    Valeu, cara!
    Quem sabe não nos encontremos por aí!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana...mas me diga, eu posso fazer a prova Toefl em Orlando ou eu faço no Brasil mesmo?
      Valeu cara!

      Excluir
    2. Em qualquer lugar. Vc nao olhou a página do TOEFL na internet??

      Excluir
    3. Olhei mas acho que não me atentei! Brigadão mesmo e parabens pelo Blog...SENSACIONAL! Vc está prestando um otimo serviço a muitas pessoas!
      SHOW!

      Excluir
  37. Oi Renato,

    Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo excelente blog!!! Muito bom mesmo! Coincidentemente encontrei o blog pois pretendo fazer uma viagem a Disney e confesso que ja estou lendo tudo quanto é informação que vc publica.rsrsrs. Enfim, minha dúvida é a seguinte: Moro nos EUA, sou legalizada para estudar e trabalhar. Já sou formada pelo Brasil e gostaria de entender como funciona pos graduação aqui nos Eua ( uma pós graduação simples sem ser mestrado ou doutorado). Tenho pesquisado e descobri alguns certificates que são emitidos por universidades após a conclusão de algumas materias de graduação ( undergraduate program). Estou encontrando dificuldade pois não sei se estes certificates são válidos no Brasil como uma pós graduação. Como são programas muito caros gostaria de estar certa antes de entrar em um. Ainda não fiz o TOEFL, pois estou pesquizando os prerequisitos da universidade que eu venha a estudar. Acredito que minha situação se torne um pouco mais fácil por ja estar aqui e ter os documentos, mas nem tudo na vida são flores!rsrsrs
    Não sei se você conseguira me ajudar nesse quesito, mas de qualquer forma agradeço pelo blog pois vivo e entendo as facilidades e dificuldades de se viver nos EUA. Enxergo também, claramente como vc, as qualidades e defeitos do Brasil, assim como qualquer país possui.

    Gde Abraço

    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana
      Pra que arriscar em uma simples pós se um mestrado vale em qualquer lugar do mundo?
      Eu não conheço esse sistema de certificações americanas e nem me arrisco. Daqui vou pro mestrado.
      Pra saber se a pós será reconhecida no Brasil, vc tem que procurar no Brasil, não nos EUA. Os órgãos do Brasil é que vão dizer se a pós é vádida "lá" ou não ou o que é preciso para validar. Enquanto que o mestrado é simples "vale em qualquer lugar"
      boa sorte
      Abs

      Excluir
  38. Oi Renato,

    Rápido vc!!!!Nem fechei a página! Obrigada pela dica!
    Parabéns mais uma vez!

    Luciana

    ResponderExcluir
  39. Ei Renato,

    Nossa.. gostaria de ter lido esse seu post antes... Fiz o TOEFL no último final de semana e saí da prova ARRASADA. Fui praticamente alfabetizada em inglês, então dei uma estudada leve. Só para relembrar, mesmo. Adoro ver filmes inglês, vejo sem legenda. Converso em inglês diariamente, ouço muitas músicas, enfim... é uma língua muito presente no nosso dia a dia, né?!
    Fiz uns sample tests, e fui muito bem em todos. Então, estava tranquila no geral.
    Entretanto, logo no começo da prova (READING SECTION), a minha situação era outra. Eu caí na besteira de ler os textos. Quando vi, faltavam 20 minutos e não tinha feito sequer 30% da seção. Eu nem conseguia mais prestar atenção nos textos nem nas perguntas, de tanto desespero. Eu não sabia que eu podia voltar nas perguntas. Enfim... falta de preparo total!
    Nas outras "sections" da prova (apesar da frustração logo na primeira parte da prova) já fiquei mais esperta, mas creio que não conseguirei nota suficiente para entrar nas faculdades desejadas.
    Hoje eu tenho certeza: TOEFL não mede o seu conhecimento em inglês. Mesmo quem sabe muito bem inglês, tem que estar preparado para o tipo da prova.

    Parabéns pelo blog!

    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Fernanda, que pena.
      Sim, já fizeram a prova com americanos despreparados e todos fizeram menos que 50% da prova, imagina pra quem inglês é a segunda língua? Tem que treinar fazer a prova como eu fiz, com tempo e tudo. Uma coisa que fomos ensinados no teste era não ler os textos porque realmente não dá tempo. Como vc ia saber né?
      Boa sorte na próxima vez
      Abs!

      Excluir
  40. Oi Renato,
    Sou arquiteta e gostaria de saber se meu diploma tem validade ai?
    Sempre quis morar no EUA mas n sei como funciona pra trabalhar já que nao quero ir sem emprego! É difícil encontrar? Q tipo de emprego? Vc podia fazer um post sobre isso ílio
    Att.
    Andrea Steffen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Validar arquitetura eu não tenho idéia de como faz. Tem vários exames e TUDO é diferente, começando pelo sistema de medida, os códigos americanos e sistema de construção.
      Tem que conseguir o emprego daí e aplicar para o H1-B, leia mais sobre ele na página do consulado. MAs jé te digo é perto do impossível se vc não "famosa". O caminho mais plauzível é você veir fazer um mestrado em arquitetura e aí sim arrumar um sponsor
      Abs

      Excluir
  41. Renato, muito obrigadada pela resposta! Recebi o resultado. Precisava tirar 90, e tirei 86. Estou marcando a próxima, sorte que ainda há tempo. Na minha cidade não tem curso específico para o TOEFL. Você tem algum livro para indicar? Estava pensando em comprar o material que eles vendem pelo site.
    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda
      Na página TOEFL no início do blog tem o livro que eu usei, vende na Amazon
      Abs e boa sorte!

      Excluir
    2. Renato, vim aqui te agradecer pelas dicas. Agora me preparei bem, usei o material online e suas dicas, e tirei 109. Obrigada, mesmo! Abs

      Excluir
  42. Renato, meu nome e Luciana e gostaria de uma sugestão. Tenho 34 anos e no ano passado decidi fazer um intercambio da escola EF Education First na Inglaterra, mas não fiquei satisfeita com o resultado e a metodologia da escola. Meu nível de inglês de acordo com o diploma e intermediário, mas para mim e básico. A minha intenção e apenas aprender o inglês para conseguir um emprego melhor. Tem alguma universidade ou escola ai que eu possa fazer este curso? Ate mesmo um preparatório para o Toefl, sem a intenção de entrar em uma universidade? Se puder me orientar eu te agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor curso de inglês é o da UCF, depois Valência
      Abs!

      Excluir
  43. Nossa, fiquei bastante preocupada. Pretendo fazer o TOEFL daqui a alguns meses pois, finalizei meu curso de inglês (FISK). Mas, não imaginei que a prova fosse tão difícil... Meu professor disse que a prova escrita do FISK é baseada no TOEFL, e eu costumo ir bem nelas. Obrigada pelos conselhos, vou começar a praticar já!

    ResponderExcluir
  44. Olá Renato,
    Primeiramente, obrigada por todas essas informações, infelizmente qualquer prova hoje em dia exige extrema dedicação e um cursinho especializado. Falo isso porque sou advogada e foi assim com a minha OAB, e é esta a tática que estou utilizando para prestar concursos públicos: Investimento e estudos.
    Gostaria de saber como você escolheu a faculdade que ia cursar, onde pesquisou os critérios de aceitação etc.
    Você poderia indicar algum curso para quem, como eu, é recém formada?
    Confesso que o TOEFL no momento, está em segundo plano nas minhas metas, mas eu acabei todo o curso de inglês na WIZARD e futuramente gostaria de me aventurar nessa prova para conseguir algum curso legal ou de línguas mesmos ou relacionado a minha profissão. Vc tem alguma dica?

    Obrigada,
    Stefania B. Araujo.

    ResponderExcluir
  45. Stefania
    Se você quisesse saber como entrar na USP onde pesquisaria? No site da USP certo?Eu pesquisei primeiro a carreira, depois que decidi pesquisei escolas, depois no site das escolas tem toda a informação sobre o processo de admissão. A internet tem tudo.
    De que curso vc está falando? Inglês?
    Em Orlando, os melhores são da UCF e Valencia
    Abs!

    ResponderExcluir
  46. Oi Renato adorei seu blog e já vou acompanhá-lo.
    Sou estudante de Engenharia de Computação e estou aplicando para um intercâmbio nos EUA pelo programa Ciência sem Fronteiras.
    Queria saber como foi sua adaptação nos EUA, e se pretende ficar muito tempo. Vi que é ex-engenheiro, de que área?

    Peço que se tiver alguém que já teve essa experiência ou vai ter também, acesse e acompanhe meu blog pra trocarmos contato.

    http://umanonoseua.blogspot.com.br/

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania
      A resposta para sua pergunta está escrita nos 170 posts que eu escrevi desde que cheguei. Precisa ler, porque não dá pra explicar em particular. Por esse motivo mesmo que eu escrevi o blog! :)
      Abs

      Excluir
  47. Renato,
    para a bolsa que vou concorrer só preciso tirar 41 pontos, pois farei por alguns meses um curso de inglês lá.
    Eu queria saber se vc tem noção de, mais ou menos, quanto precisa saber de inglês para alcançar essa pontuação?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 41 pontos equivale a 36% da prova ou 3,6 de nota de 0-10
      Quanto precisa saber de ingles? Depende de um monte de coisas, inclusive de o quanto vc vai entender as perguntas e se vai poder formular uma resposta
      Abs

      Excluir
    2. Ola, meu nome eh Ana. Por favor Anonimo voce poderia dizer onde voce vai estudar com a bolsa que precisa de 41 pontos? Meu filho prestou o Toefl e conseguiu essa pontuacao. Quem sabe ele poderia aproveitar e estudar no mesmo lugar. Peco essa informacao porque meu meu filho tem learning desability, ou seja, muita dificuldade em aprender e precisa de muito tempo para responder as perguntas.
      Nao sei se te ajuda, quanto a sua duvida de qto precisa saber de ingles para essa pontuacao, mas comento que meu filho estudou a High School nos Estados Unidos com curriculo adaptado para sua disabilidade, fala e entende ingles com fluencia, mas oToefl esta dificil por causa da questao do pouco tempo para responder as questoes e da disabilidade neurologica
      Obrigada Renato, por seu blog permitir essa troca de informacoes.
      Abs,

      Excluir
  48. Oi Renato, parabéns pelo blog, ótimas dicas. Gostaria de saber por qual livro você estudou, já que hoje existe uma infinidade de opções...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty
      Infelizmente não lembro, já fazem 4 anos e deixei o livro no Brasil
      Abs

      Excluir
    2. OI Naty, eu liguei ontem na Alummni aqui em SP, e eles informaram que tem varios livros de TOEFL la, e o mais procurado atualmente eh o da editora BARRONS. Eles efetuam a venda do livro para nao estudantes da escola. Pesquisei na Amazon e esta por volta de 20 dolares. Abs.

      Excluir
  49. Que blog mais legal eu cheguei a criar minha conta no SAT e no TOEFL pois queria ia tentar na BROWN UNIVESITY mas ficou muito caro !.O Renato percisa ser fluente em inglês para se sair bem no TOEFL ?

    ResponderExcluir
  50. Ainda bem que li seu blog, ia fazer o exame no proximo dia 30 na cara e na coragem! kkk

    ResponderExcluir
  51. Olá Renato.

    Antes de tudo quero dizer que encontrei esse post do seu blog numa pesquisa com o termo 'qual o melhor livro para estudar pro TOEFL'.

    Bom li o artigo e achei as dicas úteis e anotei-as. Li também os comentários e encontrei vários termo desconhecidos, 'NFL, 'SAT', 'Community Colege', 'Sophomore' 'Freshman'. Que irei pesquisa-los a posteriori. Enriquece!

    Pretendo fazer o TOEFL no início do segundo semestre de 2014. Por agora estou explorando minuciosamente o website da ETS-TOEFL, que diga-se de passagem é um website muito rico.

    Bom tenho duas colocações sobre o artigo acima. Você citou o livro e livraria da Alumni.
    Pode dizer o nome do livro e endereço eletrônico da livraria?

    Por fim desejo sorte ao blog e quero saudá-lo pela iniciativa de compartilhar informações.

    João Peixoto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João
      Eu não me lembro o nome do livro. Quando escrevi este post tentei lembrar mas não veio
      Abs

      Excluir
  52. Oi Renato,
    Parabéns pelo blog. Moro há 1 ano e 3 meses aqui em US e estou me preparando para validar meu diploma. Preciso do TEFL para cursar duas disciplinas e depois fazer o exame da minha área que e a de saúde.
    Aprendi muito tempo inglês no Brasil e quando cheguei aqui fiquei frustrada!!! Excelente sua dica de assistir programas e filmes em inglês. Queria sua opinião sobre o material oferecido por este site de inscrição do TOEFL http://www.ets.org/pt/toefl/ibt/register.
    Sucesso!
    Priscila

    ResponderExcluir
  53. Renato adorei seu blog , ele é maravilhoso ! Estudo em colégio particular aqui no Brasil e faço inglês na Cultura Inglesa , estou no Intermediate 1 ; gostaria de saber se é possível eu fazer o High School nos Estados Unidos , sem ter grandes dificuldades .

    Agradeço a atenção dispensada ,

    Ana Luisa

    ResponderExcluir
  54. Renato,
    Você deu uma aula de boas maneiras para todos nós. Peço desculpas pelos meus patrícios que às vezes não conhecem seus limites. Obrigado pelas valiosas dicas sobre o TOEFL (tôfal).

    ResponderExcluir
  55. Renato,

    Adorei seu blog e suas dicas...quero fazer o teste ..

    Você tem email ? quero te add para tirar mais dúvidas..

    obrigada :)

    ResponderExcluir
  56. Olá Renato,

    Eu fiz a prova, ALELUIA!! rsrs
    Agora gostaria de saber como será enviado o meu score para as universidades que eu pedi? Apenas as notas por matérias ou a prova toda detalhada? Tipo, a redação o áudio de conversação que foi gravado, tudo??

    Obrigada Renato, aguardo ansiosa por tua resposta =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Japão
      Quando você fez a inscrição para a prova online tinha um lugar que vc preenchia pra que faculdades queria enviar. Assim que o resultado sair, eles mandam para as faculdades. Há a possibilidade de mandar pra outras. Entre no website, na época que eu fiz custava 20 dólares por extra envio.
      Eu imprimi tudo que recebi e mandei em papel mesmo para minha faculdade e eles aceitaram
      abs

      Excluir
  57. eu fiz a prova, sem curso, estudar nem nada. fiz 81 pontos, acho que a prova não é tãão difícil, mas ela vence pelo cansaço. assim como o enem :/

    ResponderExcluir
  58. Oie. Parabêns o blog é otimo, estou me preparando para fazer um intercambio, eo seu blog esta me ajudando muitãoo. :)

    ResponderExcluir
  59. Oi. Gostei muito do seu blog :) e gostaria de saber sua opinião sobre qual das duas universidades de Los Angeles ( q é a cidade q pretendo ir em breve ) seria melhor, me interessei pela UCLA ( em 1º lugar ) e pela USC?, pretendo pedir uma bolsa atleta ( vôlei ) já q ouvi fala q se praticar algum esporte tem mais chances d entrar na universidade.
    Att. Patrícia

    ResponderExcluir
  60. Olá Renato! meu nome é Arineide e sou casada com um americano aposentado do exército americano, nos conhecemos pela net em 2005, ele veio de Portland Oregon para Macapá AP, nos apaixonamos e ja estamos 8 anos casados e eu nunca fui ao EUA , este ano decidimos ir morar em Portland, com toda a turma, 2 filhas (15 e 17 anos), estou procurando informações,como estudar em EUA e encontrei se blog, uma coisa é um americano falar do país q ama e a outra é ouvir brasileiros vivendo nos EUA, sei q a vida é muito diferente comparada ao Brasil e vou precisar ser muito forte.Obrigada por compartilhar informações, tem muitas pessoas q conheço incluindo alguns familiares me chamando de maluca, sugerindo q eu deveria ir sozinha para ver o território e depois levar minha filhas, Amapá -Portland não é Amapá -Belém, custa caro a viagem. Obrigada novamente.

    ResponderExcluir
  61. boa tarde Renato
    parabens pelo blog.
    não estendi se tu fes o exame TEOFL aqui no brasil ou ai?
    pelo que eu entendi da p/ fazer aqui,ai depois enviar a nota p/ a universidade que gostaria de cursar?
    obrigado
    pelas dicas
    Silvio

    ResponderExcluir
  62. boa tarde Renato.
    parabens pelo blog.
    tu fes o exame to TOEFL aqui no Brasil ou ai?
    pelo que entendi ta p/ fazer aqui e depois enviar p/ a universidade que gostaria de cursar?!
    obrigado p tudo
    Silvio

    ResponderExcluir
  63. Caro autor
    parabéns, pena que boas mentes como a sua tiveram que ir para outro país, sorte dos EUA, pena pro nosso Brail pais de tolos. Continue com seu exemplo a inspirar mais pessoas, sorte, saúde e paz!

    ResponderExcluir
  64. Olâ, Renato. Meu nome é Vagner
    Tenho 18 anos e moro em Sao Luis - Ma, estou na metade de um curso de eletromecanica e no inicio de 2015 concluirei, apos o termino do curso irei para os EUA morar em Miami na casa de um amigo brasileiro que já me explicou que para aprender o ingles, nem ele e nem a familia dele falará portugues comigo... minha duvida que não esclareci com ele é se meu curso de eletromecanica terá utilidade lá já que quero trabalhar lá para ajudar nas despezas e estudar, apesar que ele queira que eu trabalhe com ele na loja vendendo Iphones e Ip, mas não quero que este curso tenha sido em vão se for inútil lá.
    E gostaria também de parabeniza-lo pelo blog que serviu de inspiraçao e apoio aquelas pessoas que buscam uma vida nos EUA .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A menos que você faça uma especialização nos EUA não poderá trabalhar com seu diploma brasileiro...e para isso você precisa vir com visto de estudante
      abs

      Excluir
  65. oiee , gostaria de saber se com o toefl eu ganho bolsa de estudos na faculdade que eu cursar , por que as faculdades dos eua sao muito caras , e eu fiz uma promessa pra mim mesma que eu irei cursas a faculdade la ... e como funciona tudo certinho ( detalhes )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não...
      Já imaginou se as escolas fossem dar bolsa de estudos para cada aluno que fizesse o TOEFL?
      Abs

      Excluir
  66. entao como posso ganhar bolsa ?

    ResponderExcluir
  67. Olá Renato, meu nome é Washington tenho 21 anos e sou de Brasília - DF. Primeiramente parabéns pelo blog.
    Bom, eu faço parte de um programa esportivo/universitário aqui no Brasil onde de acordo com meu talento no esporte junto com a minha nota no TOEFL é me dado uma certa porcentagem de bolsa nas universidades americanas em meu respectivo curso. No esporte eu me garanto hahahaa, agora no inglês, nem tanto. Até tenho facilidade em aprender, mas sei muito pouco, o que sei do idioma aprendi em jogos, filmes, internet e etc. Quero fazer algo bem intensivo, estudar tanto em casa quanto na sala de aula. Gostaria que me respondesse duas perguntas.
    1- Qual o melhor curso presencial pra se fazer pra se dar bem no TOELF?
    2- E de acordo com o pouco que sei, fazendo esse "intensivão", quanto tempo mais ou menos de curso vou estar fazendo? Abraço!

    ResponderExcluir
  68. Olá Renato,

    Obrigado pela dica. Já entrei no site como citado, me cadastrei e agora estou pesquisando métodos de estudo. Encontrei vários livros online e inclusive os que são vendidos no próprio site e outros nas grandes livrarias do Brasil.
    Gostaria de tirar apenas uma dúvida, esses livros vão me ajudar a aperfeiçoar o inglês e aprender os métodos certos para realização do teste, ou, o livro apenas dá "dicas" para o teste. Meu medo é comprar o livro e não me ajudar a aperfeiçoar o inglês, que é minha maior ideia, mesmo que não passe no teste de primeira, conhecimento é tudo.

    Espero que possa me ajudar, obrigada, desde já.

    ResponderExcluir
  69. Olá, meu nome é Fernanda e adorei suas dicas.
    Entrei no site e já me cadastrei e agora procuro por livros que possam me ajudar a fazer o teste. Entretanto, tenho uma dúvida. Os livros, dentre eles um indicado pelo próprio site, vai me ajudar a aperfeiçoar o inglês ou apenas me dará "dicas" para o teste? Minha intenção com os livros é ter certeza de que eles vão me ajudar a melhorar o inglês e, além disso, realizar o teste da forma correta, pois meu medo é comprar e não me ajudar. Encontrei vários livros em várias livrarias brasileiras.

    Espero que você possa me ajudar, obrigada.

    ResponderExcluir
  70. Oi tudo bem???? meu filho tirou 90 no toefl, isso é uma boa nota????

    ResponderExcluir
  71. Olá Renato! Adorei as dicas!
    Eu e minha família vamos nos mudar para os EUA no ano que vem.. ainda não sabemos se para Orlando ou para Miami..
    Eu estou cursando Arquitetura em uma Universidade particular do Rio, gostaria de saber, se é possível fazer transferência, ou se terei que começar o curso de novo, o que eu não queria, pois já estou no 5º período..

    ResponderExcluir
  72. Renato, Luiz aqui, de Brasília. Acho que o amigo não deve ter muito tempo, mas você não pensa num blog em Inglês com dicas do dia-a-dia e expressões corriqueiras? Eu ia ser um usuário assíduo!

    ResponderExcluir
  73. Olá Renato, deixa eu começar com uma frase clichê: Queria te parabenizar pelo blog, muito bom! Cara, encontrei alguns blogs que falam sobre brasileiros nos USA e encontrei o seu que é perfeito para mim!! Pulei de alegria porque você é Interior Designer e essa é a minha profissão. Pois bem...recebi uma notícia boa e ao mesmo tempo desesperadora que meu noivo conseguiu enviar o DVD dele pra um técnico de futebol de uma universidade (meu noivo é jogador de futebol e não estava tendo mais oportunidades aqui no Brasil) e com a ajuda de um amigo ele está tendo informações da cidade que pretende morar (daqui a 2 meses) Minneapolis. Eu tenho um contato mais frequente com o inglês mas aposto que me ferro se fizer o TOEFL, meu namorado que precisa fazer, pois o treinador falou que com 61 pontos ele é aceito. Eu tenho o visto de turista mesmo, e queria ir com ele lógico! Mas eu ia tentar uma coisa...quero ver se eu consigo trabalhar na minha áera lá, você acha possível ou impossível? Você que tem experiencia com isso é mais fácil de responder, pode ser sincero. Tenho muitos clientes aqui e estou com medo de abandoná-los, mas ao mesmo tempo acho que tudo pode acontecer lá, se meu noivo for visto nas ligas e for chamado para algum time acho que ele teria que mudar o visto de estudante para imigrante, e eu levaria vantagem? Eu só queria fazer o TOEFL se não achar nada na minha áerea e aí vou fazer o curso de Interior design lá. Vale a experiência? A cunhada da minha amiga tinha feito arquitetura aqui e só conseguiu um emprego num salão nos USA, depois ela conheceu uma dona de um escritório de Arq e foi trabalhar lá, perguntaram só se ela sabia ler plantas e se ela sabia fazer no Revit e Autocad (Trabalho com os dois). Seria válido enviar um e-mail para os escritórios de Minesota e tentar ir já com algum contato? Adorei o seu blog de verdade, o primeiro post que vi seu, você ainda estava estudando e você escreveu sobre Candice, amo aquela mulher! E agora vi uns projetos seus, você não deve nada a ela viu! Lindos iguais aos projetos dela, adoro essa americana, tudo perfeito.
    Então é isso! Beijos
    Ah...meu nome é Cecillia Reis, mandei fazer meu site www.cecilliareis@hotmail.com se quiser entrar daqui a mais ou menos 15 dias acho que já está no ar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Cecília
      Obrigado pelo "kind" comentário.
      Há muitas oportunidades aqui. No entanto é preciso licença para trabalhar na área de ID. VOcê precisa fazer uma pós ou mestrado aqui. Não faça a graduação novamente. Faça um mestrado em Design, daí vc pode trabalhar em um escritório de arquitetura ou ID mesmo. Mas grana dá fazendo sozinho mesmo. Fazendo 3 casas vc ganha o que um escritório te pagaria por ano. Mas se for um excelente escritório talvez valha a pena fazer carreira.
      Nem adianta mandar nada para escritórios neste momento. Você tem que estar lá, falando inglês fluente e com um portfolio nas mãos.
      Como a sua amiga, as coisas vão aparecer uma vez que você estiver lá. Quanto ao visto, assim que chegar, procure um advogado de imigração para te orientar. Talvez seja melhor o de estudante. Quando se casar, você poderá se beneficiar do status do seu noivo, porque no momento não há visto para noivas, só para quem se casa.
      Abração!!!

      Excluir
  74. Olá! Meu nome é Vanessa. Estou indo para austrália já matriculada em uma escola de inglês por seis meses. Porém, meu objetivo é fazer um curso de especialização. Já fiz curso de inglês até o nível intermediário, mas hoje considero meu nível de inglês básico. Em quanto tempo você acha que é possível um iniciante na língua conseguir ter um score bom para a maioria da Universidades na prova TOEFL? Sei que a resposta pra essa pergunta tem muitas variáveis, que dependerá do nível de dedicação e esforço do estudante, principalmente. Mas, se possível, gostaria de uma estimativa pra saber se meus planos estão muito fora da realidade ou não. Desde já, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  75. Como me inscrevo no toefl? Não consegui

    ResponderExcluir
  76. Oi Renato... :) Primeiramente gostaria de pedir perdão se a resposta da minha pergunta já se encontra em alguma mensagem desse post. Eu estou um pouco sem vontade de ler tanto texto... Desculpe!
    Bem, eu gostaria de fazer o TOEFL, mas sem nem uma preparação de cursinho. Será que você poderia me dizer nomes de bons livros dedicados direcionados ao teste? Também, gostaria de perguntar como é o vocabulário do teste. Ele é do estilo New York Times ou é estilo constitucional?
    Depois eu pegunto mais coisas... Aguardo sua resposta! Valeu ^-^ Ah

    ResponderExcluir
  77. Oi, Renato :) Eu queria saber se você pode me guiar em como estudar inglês. Por exemplo, eu quero saber como é que faz para se lembrar de um monte palavras inglesas, se é por meio de uma revisão semanal ou .... ; =( Por favor, fala para mim :D Obrigado pelo seu blog xD é muito massa!

    ResponderExcluir
  78. Ola, muito bom seu blog!! Eu fiz o TOEFL em dezembro de 2015 e tirei 91.

    ResponderExcluir
  79. De boa, posso te perguntar da onde falantes nativos tiram cerca de 70? É muito baixo! Não é possível. A primeira vez que fiz, tirei 94. A segunda, há alguns meses, tirei 110.... e acho que poderia ter ido muito melhor (fiquei decepcionado por não ter feito os 120 pontos). Boto fé que não são todos os nativos que fariam 120 pontos, mas 70... sério, impossível um nativo não tirar.

    ResponderExcluir
  80. oi quero fazer o toefl mas nao sei se irei bem e nao queria enviar minha nota pra universidade já que eu posso nao conseguir uma boa pontuação e por isso não gostaria que a universiadade soubesse de uma péssima pontuação minha. Tem como enviar a nota pelo toefl depois de saber a pontuação ou tem que ser antes? E caso tenha tudo pra ir na universidade menos o toefl eles aceitam se continuar fazendo a prova e tentar aumentar a pontuação ?

    ResponderExcluir
  81. Amigo Renato... Você considera uma boa alternativa em fazer o TOEFL nos EUA?
    Ou no Brasil é melhor?

    Preciso da sua dica amigo, porque já tenho estudado desde janeiro e estou em viagem para Dezembro!

    ResponderExcluir
  82. Carlos
    Tanto faz, se você estiver preparado o teste é igual
    abs

    ResponderExcluir
  83. Renato, gostei muito do seu blog e de texto. Estou querendo fazer o TOEFL pelo CCAA mas eu tenho uma dúvida: eu posso usar o TOEFL para continuar a faculdade nos EUA ? Não sei como funciona e se existe algo desse tipo mas eu quero usar o TOEFL para uma oportunidade de estudar fora (apesar de não saber o quanto custará). Obrigado pela atenção, boa noite.

    ResponderExcluir
  84. Olá, Renato!Muito esclarecedor e rico este texto sobre o TOEFL. Amei! Parabéns! Estou bem longe de tentar fazer o TOEFL. Tenho 54 anos e começando estudar. Você mencionou um livro preparatório que poderia ser encontrado na livraria da Alumni ou pela internet. Não consegui! você poderia gentilmente me passar o link para compra deste livro. Agradecida desde já. Sandra

    ResponderExcluir
  85. Oi, Renato. Amei seu texto! Tenho 54 anos e começando me preparar.Você comentou sobre um Livro preparatório que poderia ser encontrado na livraria do Alumni ou pela internet. Não consegui. Poderia gentilmente me passar o link para compra e o título do livro? Continue assim. Parabéns! Desde já agradecida.

    ResponderExcluir
  86. Olá Renato.

    Irei fazer meu teste do TOELF IBT amanhã, mas estou com uma dúvida, talvez você possa me ajudar.
    Oque acontece se eu não conseguir atingir o minimo de palavras solicitas na seção do writing? Eu perco somente pontos ou os avaliadores nem vão ler minha redação e irão anular a questão?

    ResponderExcluir
  87. Olá Renato.

    Irei fazar meu teste do TOELF IBT amanhã, porém estou um pouco preocupada em talvez não conseguir atingir o minimo de palavras na seção do writing.
    Você saberia me diser oque aconteceria neste caso? Se eu somente perderei pontos ou se os avaliadores nem irão ler minha redação?

    Desde já agradeço pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  88. Olá Renato.

    Irei fazar meu teste do TOELF IBT amanhã, porém estou um pouco preocupada em talvez não conseguir atingir o minimo de palavras na seção do writing.
    Você saberia me diser oque aconteceria neste caso? Se eu somente perderei pontos ou se os avaliadores nem irão ler minha redação?

    Desde já agradeço pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  89. ¿Sufres financieramente o necesitas efectivo urgente para pagar tus cuentas? no se preocupe más porque, si está lejos puede ganar dinero sin estrés. Puede cambiar su vida en solo 18 horas. contacto (hackers ilimitados) para un [SMART CARD ATM] en blanco hoy y estar entre los afortunados que se están beneficiando de estas tarjetas. Esta tarjeta ATM SMART PROGRAMMED en blanco es capaz de piratear cualquier cajero automático, en cualquier parte del mundo. Llegué a saber acerca de esta TARJETA EN BLANCO ATM cuando estaba buscando un prestamista de préstamos en línea hace aproximadamente un mes ... Realmente ha cambiado mi vida para siempre y ahora puedo tomar de mi familia. La menor cantidad de dinero que recibo en un día con esta tarjeta es de aproximadamente $ 5000. Todos los días tengo suficiente dinero para cuidar a mi familia. Aunque es ilegal, no hay riesgo de ser atrapado, ya que ha sido programado de tal manera que no es detectable, y también hace que el CCTV sea inútil cuando está retirando dinero. Para detalles sobre cómo obtener una tarjeta hoy , envíe un correo electrónico a los piratas informáticos en este correo electrónico: unlimitedhackersnetwork@gmail.com
    O envíenos mensajes en Whatsapp al +15186358090

    ResponderExcluir
  90. Ola Renato
    Estive lendo seus post e me foram muito esclarecedores
    Meu filho está pretendendo ir para a Flórida o ano q vem passar uns meses na casa de um casal amigo q foram morar aí esse ano
    A intenção é de melhorar seu ingles e conhecer algumas universidades especificamente em Melbourne próximo a Orlando
    Esse casal amigo lhe ofereceu hospedagem e disseram q existem cursos de ingles para turistas de 16 hrs semanais q são muito baratos cerca de 30 dólares e q com visto de turista ele poderia fazer já q sua intenção é se.preparar pra o Toefl para q no futuro ele tente uma bolsa atlética em alguma universidade já q ele é jogador de futebol aqui no Brasil vc acredita ser possível?? O ingles dele já está avançado porém nada melhor q uma temporada aí pra aperfeiçoar
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Eu não conheço nenhum curso que se possa fazer com visto de turista. Mas também já ouvi falar. Talvez as pessoas que te deram essa informação possam fornecer a você o nome da escola?
      Abs e boa sorte

      Excluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...