Outro dia eu estava com umas bananas indo buraco abaixo, pois ninguém come aqui em casa. Também 1/2 caixa de Blueberries (mirtilo no Brasil) que precisavam de um destino certo. Claro, nada melhor que uma torta de Banana e Blueberries para dar um fim ao desperdício. Se você é como eu e cresceu ouvindo que jogar comida fora é pecado, sabe a culpa que dá quando se vê coisas estragando no balcão da cozinha ou na geladeira.
Essa receita é facílima e ficou uma delícia. A torta foi devorada em 2 dias. É uma combinação de algumas receitas que eu fiz com outras coisas e resolvi juntar tudo em uma assadeira só. Pra fazer você vai precisar:
Massa
- 60 Vanilla Wafers
- 1/4 de xícara de chá de açúcar
- 1/3 de xícara de chá de manteiga derretida
Recheio
- 1/2 litro de leite "integral" (não vem com leite desnatado!)
- 5 gemas
- 140 gr de açucar
- 50 gr de amido de milho (maizena)
Cobertura
- 3 a 4 bananas
- 1/2 caixa de blueberries ou Mirtilos
Se Mirtilos for difícil troque por morangos, amoras, etc.
Eu peguei a receita do pie crust nesse site. Ficou muito bom, mas acho que sem açucar na massa fica melhor pois o biscoito aqui nos EUA já é bastante doce.
Tenho certeza que no Brazil há similares |
O recheio eu aprendi com um chefe francês e se chama Creme Patissiere. É o mesmo que vai nas tortas de morango vendidas nas padarias do Brasil.
Misture as gemas com o açúcar e o amido. Misture a massa ainda seca. Ferva o leite e acrescente na mistura uma xícara de cada vez senão a gema cozinha e fica horrível. Vá misturando até dar a metade do leite. Coloque a mistura em uma panela e acrescente o resto do leite. Leve ao fogo médio-alto e vá misturando bem até ferver. Deixe por 30 segundos fervendo e misturando sempre. Tire do fogo e tampe para não ressecar.
Vamos fazer a massa. Coloque os biscoitos no liquidificador, bata até triturar mas não deixe virar farinha. Acrescente a manteiga e o açúcar. Coloque em uma assadeira que saia a lateral depois. Leve ao forno 180C ou 375F por 20 minutos.
Dê aos babies um biscoitinho por terem dado ajuda psicológica durante o processo |
Agora é só colocar o creme e arranjar as bananas e outras frutas em cima. Gelar e servir. Vai ser um sucesso! Vão achar que você é um verdadeiro chefe e na verdade, é mais fácil que fazer um arroz que não fique papa. Beijos!
Isso é uma crueldade sem tamanho Renato! Minha bôca nem tem água mais! Tem uma cachoeira!!! Tô igual os babies - Ansioso!!!! 'Bora prá cozinha fazer a receita! Vou te mandar uma foto prá você sofrer também!
ResponderExcluirQuero ver Galvan!!
ExcluirManda no facebook ou no email rs_alves@hotmail.com
Obrigado!
A banana é crua? Biscoito maizena substitui o Nilla?
ResponderExcluirSim, crua. Acho que qualquer biscoito né? Boa sorte
ExcluirNossa, Renato , deve ter ficado delicioso, ja pode ir para o Masterchef USA!
ResponderExcluirVou reproduzir aqui em casa(com as devidas adaptacoes) e depois digo como ficou. Grande abraço, cozinha é uma arte!!
Nossa ficou lindo,parece ser bem gostosa a sua torta.Acho que esse biscoito que vc usou parece com o Biscoito chapanhe que tem aqui no Brasil,vou tentar para ver se fica bom.Abraço!
ResponderExcluirFicou show a torta!! aqui usamos pra essa base da torta um biscoito que chamamos de biscoitos da vaquinha, ele vem na embalagem muitas vaquinhas, é de leite, tritura-se e acrescenta manteiga derretida. Usamos muito na torta de limao, muito delicia.
ResponderExcluirBoa noite Renato!
ResponderExcluirEstava procurando uma torta tipo AMERICANA de banana e a sua parece excelente!
Vou fazer ela com biscoitos de leite maltado que parecem bastante com baunilha por ter um sabor neutro.
Muito obrigado por compartilhar sua receita.