domingo, 20 de maio de 2018

Viver em Orlando


        Esse ano completa nove anos que eu mudei para Orlando. Em apenas nove anos eu progredi em muitos aspectos, coisa que não consegui no Brasil em 39. Mesmo com duas faculdades, bom emprego, casa própria etc, parecia que no Brasil eu patinava. O salário aumentava mas o custo de vida subia mais rápido. Eu fazia cursos, conseguia melhores empregos mas o dinheiro sempre era contado. Era tanta coisa pra pagar e tudo tão caro que um dia eu vi que, a menos que eu virasse empresário, a vida de assalariado não me levaria muito longe da maneira com que eu progredia em São Paulo. Não é à toa que o Brasil é o número 79 no Índice de Desenvolvimento Humano, estando atrás até mesmo de países menos desenvolvidos como Chile, Argentina e Uruguai e Venezuela. O Brasil está até mesmo atrás de Cuba!


  
           O índice de desenvolvimento humano mede o potencial de desenvolvimento que um indivíduo pode conseguir em um determinado país. Quanto mais baixo, mais chances e oportunidades um indivíduo tem de prosperar e adquirir melhor qualidade de vida para si e sua família. E não estamos falando somente de aspectos materiais, mas também de saúde e educação. Quanto mais alto, mais dificuldade alguém encontra, no seu país, de prosperar e adquirir qualidade de vida, saúde e eduação. Pois bem, há 78 países na frente do Brasil. Não admira a dificuldade em prosperar ou se desenvolver no Brasil. 

           Dia 24 de Dezembro de 2009 eu cheguei no aeroporto internacional de Orlando com muitos sonhos e a minha vida inteira, tudo que era importante, dentro de 3 malas. Duas delas eram roupas, a outra, fotografias, Cds, livros e objetos de valor sentimental. Foi um tiro no escuro. Eu não tinha a menor ideia do que ia acontecer comigo. Mesmo assim, estava decidido a dar o melhor de mim para tentar a vida em outro lugar. 

            O brasileiro não tem ideia da capacidade que tem. Passamos por tantas no Brasil (apagão é um exemplo) que adquirimos qualidades, jogo de cintura, garra e outras coisas que quem vive em um lugar calmo, quase sem muitos problemas sérios, não teve a oportunidade de solucionar problemas pelos quais passamos. Mesmo assim, uma preparação, estudo, planejamento e cautela sempre são necessários. Eu vejo as pessoas fazendo perguntas em sites de comunidades brasileiras nos EUA e fico até um pouco indignado. Perguntas como: "Quero morar nos EUA, como eu faço?" Como faz? Comece distrinchando a página da Embaixada Americana no Brasil para ver se se qualifica. 



             Eu estudei quase dois anos sobre como mudar, estudar e viver nos EUA antes mesmo de me matricular em uma escola aqui e não foi o suficiente. Há quase dez anos atrás não existia canais de Youtube, blogs, grupos no Facebook e Instagram. A gente se virava com a informação que conseguia. Muitos, em vez de pesquisar a fundo, acham mais fácil sair perguntando em comunidades como fazer pra mudar. E muitas vezes podem até cairem vítimas dos abutres brasileiros já instalados aqui, esperando um desinformado com dinheiro no bolso para "ajudar" tais pessoas a fazer o sonho americano se tornar realidade. 



              Eu recebo centenas de emails, mensagens em whatsapp e Instagram de pessoas que querem mudar para os EUA. Sempre incentivo a pesquisa e leitura em primeiro lugar, se depois houver ainda dúvidas, podemos conversar. Alguns diretamente pedem ajuda. Se alguém está pedindo ajuda para mudar para os EUA esta pessoa não está preparada para imigrar. Somente quando esta pessoa tiver conhecimento e dinheiro suficiente ela está preparada, ou seja, não precisa da ajuda de ninguém. Ela se vira. Sabe o que fazer e tem os meios para isso. 

                 Orlando é uma cidade muito boa de se viver. O ar é muito bom, há muito verde, animais, boas casas, etc. Para quem vem do Brasil e mora em São Paulo em um apartamento parece até um paraíso. Quando se chega aqui é outra história. Em pouco tempo acostuma-se com as paisagens e coisas que achávamos bonito, simplesmente passam a ser cotidianas, coisas do dia a dia. Passamos por certas ruas sem mesmo observar a beleza das árvores e dos jardins. Precisamos correr, estamos atrasados ou o trabalho a frente é longo, só pensamos nisso. Pode acreditar, nesta terra se trabalha bastante. O American Dream custa dinheiro e é preciso trabalhar muito para alcançá-lo (e dependendo do que o American Dream siginifica pra cada um, às vezes nem é possível alcançar este sonho. 



             No entanto, há muitas vantagens de se viver em Orlando e nos EUA. Em primeiro lugar é uma cidade segura (em sua grande maioria) se compararmos com a violência no Brasil. O custo de vida é menor mas custa. O trânsito é mais calmo, não se vê cachorro de rua (o que me corta o coração), há um respeito maior entre as pessoas. As oportunidades são muitas, é possível prosperar e ter qualidade de vida. Eu sempre digo para os americanos que se dizem "pobres": Você tem ar condicionado, carro automático, micro-ondas, lava louças e secadora de roupas. Você não sabe o que é ser pobre.
Sim, pobres aqui têm essas coisas, mas há pobres e moradores de ruas, embora as "favelas" aqui sejam compostas de trailers ou mesmo casas com quintal, ar condicionado, água quente, secadora, etc. 

            As pessoas me perguntam se eu mudaria de Orlando. Sim, claro! Há lugares muito melhores para se viver nos EUA. O calor aqui pode ser tão cruel como o inverno no norte. Há cidades mais arrumadas e mais bonitas. Porém, meus negócios estão estabelecidos aqui, o que demorou anos para constituir. Mudar para outro lugar agora está fora de cogitação. Mas quem sabe no futuro?

            O governo Trump é uma controvérsia só. É ótimo para alguns, péssimo para outros, literalmente. Para imigrantes ilegais a vida ficou mais difícil, mas há a possibilidade que se houver uma reforma imigratória onde o indivíduo acumulará pontos e se tornará elegível para imigração, muitos talvez consigam a residência. O governo não quer pessoas desqualificadas imigrando para o país, mas sim pessoas qualificadas. Aqueles que não tem qualificação podem começar então a se preparar para se qualificar. Se achar o caminho muito longo eu aconselharia mudar-se então para Portugal. Nem uma língua nova precisa aprender. 



            A economia sem dúvida está caminhando a passos largos ao sucesso. Para quem trabalha com brasileiros, como é meu caso, não ajuda muito pois à medida que o dólar se torna forte e desvaloriza as outra moedas, pior fica para aqueles que pretendem investir nos EUA. Mas há mercado e trabalho para todos. O índice de desemprego é o menor de 5 décadas. 

             Ainda é possível imigrar por meios legais. Não é o fim, pois mesmo o governo deseja que pessoas migrem ao país, mas certas pessoas. Há o caminho do estudo, do investimento e do casamento. Se alguém é solteiro e solteiros sempre estão à procura da alma gêmea, mesmo que neguem o fato, tente encontrar a alma gêmea americana. Economize e venha estudar por um ano, quem sabe? Quem já tem família, consulte um advogado de imigração. 

            Mudar para os EUA foi a melhor decisão que eu fiz na vida. Eu posso dizer que sou realmente feliz aqui e faria tudo de novo se precisasse. Mas eu faria um planejamento melhor. Portanto se esse é seu desejo, mãos à obra. O caminho é longo, mas se alguns conseguiram, você também consegue. Não espere mudar-se mês que vem. O índice de sucesso está diretamente relacionado à quantidade de horas investida na preparação, estudo e planejamento. Pode demorar, mas vai dar certo. Boa sorte!


14 comentários:

  1. Renato, bom dia , Sempre sonhei viver na America, desde criança. Passei muita dificuldade no Brasil, muito tempo desempregado, mesmo fluente em ingles. Hoje sou servidor publico com excelente salario mas sou infeliz no Brasil, aqui o povo é sem educação e o governo você ja conhece bem. Tenho 52 anos , será se ainda poderia ir atraves de estudo, uma faculdade, pois não tenho dinheiro para investir. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cesar
      Sim, claro. Aqui idade não é um impecilho. Porém você precisa fazer um curso que haja bastante necessidade de trabalhador estrangeiro e que fale português pois, depois que o curso acabar, as chances de conseguir um emprego são maiores.
      Eu diria, contador, TI
      O resto você precisa pesquisar. Abs

      Excluir
  2. Parabens Renato....
    Muito sucesso....e o segredo e este: planejamento!!!
    Muito li seu blog, suas dicas e me ajudaram muito...estou fazendo 6 meses de USA..... e aind ame adaptando!
    Abracos e sorte ae
    Vinicius

    ResponderExcluir
  3. Olá Renato, sou Camila. Descobri seu blogo há pouco e gosto muito do que acho aqui. Você inspira uma sinceridade rara nos dias de hoje. E com isso uma confiança tão rara quanto.
    Você disse nesse seu post que não se arrepende de ter ido, que foi a melhor decisão que tomou na vida. Mas que faria um planejamento melhor. O que você faria diferente? Talvez o que você fizesse diferente possa me ajudar no meu planejamento.

    Desde já agradeço e parabenizo pelo blog. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Camila
      Eu teria pesquisado muito sobre investimentos. Por exemplo, se eu tivesse comprado um imóvel/apto assim que cheguei com o aluguel eu teria pago a faculdade e ainda teria ele hoje.
      Outras coisas eu comi bola também, como trasnferência de dinheiro, possibilidade de negócios etc.
      Obrigado e abs!

      Excluir
  4. Olá Renato, tudo bem?
    Tenho me planejado bastante para ir pros EUA, toda vez que penso nisso, que procuro na internet informações daí me dá um mix de animação, ansiedade e até certa tristeza, pq embora seja um sonho meu, eu sei que nossa terrinha não é de tudo ruim, tem lá suas coisas positivas (mesmo que muitos achem difícil de acreditar)...
    Concordo 100% que a chave de tudo é o planejamento, não me sentiria nem um pouco segura se tivesse que ir na cara e na coragem kkk.
    Enfim... Fico feliz que as coisas estejam dando certo pra você e te desejo ainda mais sucesso!
    Quem sabe ainda não nos encontramos na terra do tio sam?! kkk
    Abç

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelas conquistas, Renato! E, tão importante quanto, pelo caminho trilhado!

    Adorei essa parte: "Eu sempre digo para os americanos que se dizem "pobres": Você tem ar condicionado, carro automático, micro-ondas, lava louças e secadora de roupas. Você não sabe o que é ser pobre."

    Isso aqui no Brasil é vida de classe média pra cima.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Você diz q se ficasse no Brasil precisaria virar empresário para ganhar mais. Mas você não virou empresário nos eua? Virasse empresário no br, q pelo q você disse resolveria sua situação, sem mudar de país

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não entendeu. Eu precisaria virar empresário no Brasil pra ter uma vida decente. Aqui, carteiro tem casa com piscina. Eu não esperava ser empresário nos EUA, pois sempre vi que a classe média assalariada aqui vive muito bem. Não só materialmente mas em muitos outros aspectos.
      E por último eu não saí do Brasil por causa de bens materiais e salários. Eu saí do Brasil por causa da violência, criminalidade, corrupção, roubalheira e falta de educação da população em geral.
      Abs

      Excluir
  7. Balela. Como se houvesse algum lugar perfeito no mundo. Quem faz o mundo somos nós. Se você é infeliz aqui, vai ser infeliz em qualquer lugar... O problema do ser humano é o orgulho . Para não falar que "quebrou a cara" fica vendendo pedra banhada a ouro. Depois que o banho sair vai continuar sendo o que é : pedra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus já disse há 2 mil anos, é da abundância do coração que a boca fala. Dá pra ver o que você tem no coração, infelizmente. Pode ser difícil pra você acreditar mas eu sou tão feliz aqui...e tem tantos brasileiros bem sucedidos e felizes assim como eu. Abraços!

      Excluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...