Uma década se passou desde que eu pus meus pés nessa cidade. Quem leu o blog desde o início sabe da trajetória. Pouca gente sabe porém, que eu moro na mesma casa desde o primeiro dia que cheguei em Orlando. E moro, consequentemente também no mesmo bairro - Audubon Park. Outro dia pensando no que eu poderia escrever para o blog (depois de 300 posts confesso que está difícil achar um assunto...) me veio a idéia de escrever sobre o bairro que eu moro desde 2009, Audubon Park.
Muita coisa mudou em 10 anos em Audubon Park. Quando cheguei, 70% da Colonial Drive, que é adjacente a Audubon parecia uma rua de cidade de velho oeste abandonada. No auge da crise imobiliária, a avenida - e também o bairro - estava com 70% dos imóveis comerciais vazios com placas de "LEASE" (aluga-se). O tempo foi passando e a economia foi se recuperando. Hoje não há sequer um imóvel comercial vazio na área e os que saem são substituídos rapidamente por outro entrepreneur. O que antes eram terrenos vazios, entulho e placas de aluga-se, hoje tornou-se um bairro vibrante, ecletico, meio Hippie, ganhador de vários prêmios locais e nacionais. Orgulho dos moradores que adoram contar que no bairro existem duas dúzias de restaurantes únicos, que não fazem parte de redes e que servem comida artezanal, criação de chefes locais e internacionais aliados a investidores e empreendedores. O bairro também conta com shops e lojas vintage, cafés, bakeries (padarias), música, livros, móveis e muitas outras lojas que não se encontra, por exemplo, em Disney Springs. Aliás, pode-se dizer que a cultura em Audubon é o completo oposto da cultura Disney-turismo. Não foi feito nem idealizado para as massas, mas sim para àqueles que primam pelo artezanal, pelo raro e único.
História e localização
Não é nada fácil encontrar material que fale sobre Audubon Park. Até mesmo no website da cidade há pouca referência sobre o assunto. Pelo que pesquisei o bairro foi originalmente projetado para dar suporte à base do exército situada onde hoje é Baldwin Park (um de meus bairros preferidos em Orlando). O bairro todo, que hoje é lar de aproximadamente 4 mil pessoas, foi idealizado e construído nos anos 50 e 60. A grande maioria das casas é no estilo Mid Century Modern Ranch que na época, acreditava-se ser o melhor tipo de construção para suportar furacões comuns no estado muito pelo fato de serem casas térreas, espaçosas com telhados quase "flat" (sem muita inclinação). Todas as casas desta época foram construídas com blocos de concreto e as divisões internas são de estruturas de madeira com drywall. O piso da casa inteira era de Terrazo.
No planejamento do bairro, aliado às construções das casas, carvalhos, magnólias e outras árvores foram plantadas por todas as ruas. Hoje Audubon Park, como o próprio nome diz, é um parque de árvores quase centenárias. Há também as centenárias que já existiam no bairro antes da construção das casas.
Típica Mid Modern Century Ranch de Audubon Park |
No planejamento do bairro, aliado às construções das casas, carvalhos, magnólias e outras árvores foram plantadas por todas as ruas. Hoje Audubon Park, como o próprio nome diz, é um parque de árvores quase centenárias. Há também as centenárias que já existiam no bairro antes da construção das casas.
Audubon Park encontra-se ao lado de Winter Park (que é uma cidade, não um bairro) e Baldwin Park. Fica a apenas 10 minutos do centro comercial de Orlando, o Downtown Orlando e também do Lake Eola, cartão postal da cidade. Atualmente um pouco menos que 5 mil pessoas vivem no bairro em aproximadamente 1450 residências.
Crise Imobiliária e Valorização
No auge da crise de 2008, mais especificamente em 2011 quando os imóveis atingiram o mais baixo ponto de desvalorização, o preço médio de uma casa em Audubon Park de 3 quartos e 2 dormitórios era de USD 140,000.00. Era possível encontrar casas de 2 dormitórios que custavam na época menos de USD 100,000.00 e apartamentos de 2 dormitórios por 60,000.00. Hoje está tudo muito diferente. Entre 2013 e 2017 os imóveis valorizaram 100%. Imóveis que custavam 150 mil em 2013 foram vendidos em 2017 acimda de 300 mil dólares. Veja como exemplo a casa onde eu moro.
A casa que eu moro tem 3 quartos, 2 banheiros, com piscina e 145m². Em 2013 o valor de mercado dela era 156,900.00. Eu comprei a casa do Robert e da Louise em Julho de 2016 e paguei por ela o valor avaliado em USD 335,000.00. Dois anos depois, a valorização deu uma desacelerada, mas hoje a casa está avaliada em USD 410,000.00. Você pode ver a minha casa neste post aqui.
Uma boa maneira de sabermos se um bairro é bom em uma cidade é examinando a quantidade de casas à venda. Se há uma quantidade excessiva de casas à venda isso é sinal de que algo está acontecendo pois, se o bairro for bom e as pessoas estiverem felizes nele, provavelmente não sairão tão cedo. Atualmente Audubon Park só tem 5 imóveis à venda!
Localização e limites de Audubon Park |
Os 5 imóveis à venda no momento |
Tamanho, endereço e valores dos 5 imóveis à venda no momento |
Outro fator que contrubuiu para a grande valorização do bairro foi a construção de uma K-8 nota A no bairro. K-8 é uma escola pública que vai de Kindergarden (educação infantil) até 8th grade (que seria nosso Nono ano, antiga oitava série). A Audubon Park School foi construída quase atrás da minha casa em um local onde uma antiga e abandonada escola se encontrava. Em apenas 18 meses a prefeitura e o condado construíram uma escola enorme o que contribuiu para a valorização das propriedades e do bairro como um todo.
Para aqueles brasileiros que estão se mudando com suas famílias e gostariam de viver em um bairro tranquilo, tipicamente americano, próximo a Downtown e de tudo que essa proximidade pode oferecer e procuram uma escola pública nota A para seus filhos, Audubon Park é uma excelente opção. Não é comum ter em uma só escola da educação infantil até o 9 ano juntos. Geralmente são em escolas separadas. Isso é bom pois os filhos estudam na mesma escola até irem para o Ensino Médio, que no nosso caso é a Winter Park High School.
Main Street e o Comércio
Main Street significa rua principal. Toda cidade tem uma rua principal ou Main Street onde o comércio se concentra. Sabe aqueles filmes de velho oeste onde a Main Street tem o Saloon, barbearia, delegacia, hotel etc? Audubon Park tem a sua Main Street e o nome dela é "Corrine Drive".
Talvez você saiba o que é Main Street mas duvido que sabia que há um concurso anual da melhor Main Street da cidade, do estado e do país? Sim, e advinha só? Audubon Park ganhou em 2016 o "award" de melhor Main Street do país. Do país!!!
Talvez você saiba o que é Main Street mas duvido que sabia que há um concurso anual da melhor Main Street da cidade, do estado e do país? Sim, e advinha só? Audubon Park ganhou em 2016 o "award" de melhor Main Street do país. Do país!!!
Na Corrine Drive há pelo menos 2 dúzias de lojas dos mais diversos produtos. Desde American Pies (tortas) à venda de plantas e árvores. Sorvetes caseiros, discos antigos, mobília vintage, roupa usada até uma feira de produtos agrícolas locais às segundas-feiras às 9 da noite! Junto a essa feira que já fui algumas vezes, há outras barracas de artesanato, bijuterias, cerveja artesanal, comes e bebes entre outros. De vez em quando há também música ao vivo.
Audubon Park Main Street Corrine Drive, Orlando FL 32803 |
Alguns anos atrás outra jóia foi inaugurada em Audubon Park, o East End Market (3201 Corrine Drive, Orlando). O East End Market é um prédio onde funcionava uma antiga igreja e foi aberto, com ajuda da prefeitura, um espaço único e incrível. Há 12 lojas no total e uma horta que serve de jardim da fachada. Lá eles cultivam os próprios vegetais e hortaliças que os restaurantes e bares dentro do prédio usam. As lojas vão de pães exóticos, queijos do mundo inteiro, sandwiches, sucos até plantas, vasos e artesanato. Há no segundo andar um espaço para cozinha experimental onde há aulas de culinária e artezanato. Na hora do almoço e do jantar é difícil arrumar uma vaga para o carro, mas vale à pena a visita.
Eu posso dizer que me sinto muito privilegiado por ter vindo de cara parar em um dos melhores bairros de Orlando sem mesmo saber disso. Eu passei a apreciar mais e mais viver aqui depois que me tornei corretor de imóveis na cidade. Logicamente existem bairros com mansões e condomínios fechados. É outro conceito, outro estilo de vida. Eu gosto desse estilo americano de bairro sem muros, sem portarias, com as lojas de comércio locais onde o próprio dono trabalha e vende o que produz. Parece uma pequena cidade do interior dentro de uma mega cidade como Orlando. De manhã o barulho dos pássaros e o silêncio da tarde e da noite faz com que seja difícil de acreditar que estamos a menos de 10 minutos do caótico centro comercial de Orlando. E ainda bem que há pelo menos 30 km de distância do Disney World!
A minha vizinha de 10 anos se mudou outro dia e me enviou algumas mensagens de texto se despedindo. Ela e o marido se aposentaram e a casa ficou grande demais só para os dois. Com a valorização, era a chance de vender, quitar o financiamento e com o resto comprar uma casa à vista mais distante. As últimas palavras dela foram: "Ah, como eu vou sentir falta de Audubon Park..!!" E nós de vocês Nancy e Keith!
Dizem que uma imagem vale por 1000 palavras. Vai aqui então um vídeo que em 5 minutos resume tudo o que eu escrevi ;-). Após o vídeo alguns links interessantes.
Outros pontos interessantes em Audubon Park
- P is for Pie - loja de tortas americanas
- La Feme Du Fromage - loja de queijos
Esta casa está à venda na minha rua. Entre em contato comigo, compre e venha ser meu vizinho! ;-)
Precisa de uma reforma assim como fiz na minha. Mas pode ficar um espetáculo...
Que sonho de lugar!
ResponderExcluirJá viu que eu sou suspeito pra falar rsss
ExcluirAcompanho seu blog desde o post sobre placas de carros e desde então deixei no favoritos para de vez em quando ler algo legal sobre Orlando e sobre o EUA, fora daquele eixo que os outros blogs seguem de enaltecer tudo no EUA e só falar coisas boas. A primeira vez que fui em Orlando foi em Agosto de 2009 e depois até Maio de 2013 quando fui a última vez foram 9 viagens. Na terceira viagem eu já andava por Orlando sem depender do GPS, sabia me localizar muito bem, na última viagem em 2013 eu explorei cada cantinho de Orlando e região e conheci o seu bairro, não era como o descrito por você no posto, mas me trouxe uma bela lembrança. Toda sexta-feira dou uma olhadinha pra ver se tem post novo.
ResponderExcluirObrigado pelo seu comentário. INfelizmente a correria do dia a dia e tocar 3 empresas me tira o tempo de escrever. Mas vou tentar escrever pelo menos 1 vez a cada 15 dias
ExcluirGrande abraço!
Parabens Renato
ResponderExcluirSempre na espera de algum post para ler……
muito me ajudou e ajuda sempre quando leio aqui assuntos interessantes sobre os USA!
Sucesso !!!
Abracos
Vinicius
Obrigado Vinicius, pra você também!
ExcluirAbs
Mais um artigo fantástico nesse que é sem sombra de dúvidas o melhor e mais completo blog sobre a autêntica cultura norte americana, escrito em português. Através deste, tenho a oportunidade de conhecer Orlando por outro ângulo, fora do eixo turístico, tendo condições de vivenciar a tradicional cultura americana. Renato se mostra um grande escritor, designer, corretor,etc etc... e acima de tudo, um grande ser humano. Parabéns e obrigado
ResponderExcluirPuxa, obrigado você! Abs!
ResponderExcluirMais uma postagem bacana! Muito legal o post Renato! Parabéns e sucesso aí! Grande abraço....recomendo este blog para quem sabe te inspirar a fazer um novo post....trata-se de um blog de um "Designer" ILUSTRADOR que recebe cada proposta que DEUS me livre, ele rebate as "ofertas" com muito humor! kkkkkkk
ResponderExcluirhttp://divasca.blogspot.com/
Obrigado, vou olhar sim!
ExcluirBoa noite Renato. Fascinante a saga do seu bairro, tão verde, tranquilo e com tantas historias legais, e tudo isto não muito longe do alvoroço de Disney World. Acompanho o blog quase do inicio e vejo que sempre há historias interessantes que voce conta. Voce vai se reinventando cada vez, parabens!
ResponderExcluirObrigado César! Abs
Excluir