terça-feira, 4 de junho de 2013

Formatura nos EUA


            No ultimo post eu falei da última semana da faculdade (esses posts estão ficando com cara de diário não?) e da proposta de emprego. Um foi ótimo o outro nem tanto e vou explicar tudo. Vamos primeiro à formatura.
            Eu fiquei um pouco espantado quando fiquei sabendo que toda a formatura, inclusive a festa, seria por conta da faculdade, não pagaríamos um centavo sequer (se bem que já pagamos certo?). Minha última formatura no Brasil em 1997 custou mais de 1000 reais pagos em suaves prestações, porque naquela época, 1000 reais era bastante dinheiro. Ainda é certo? Até mesmo a Beca recebemos pelo correio com as instruções. Tinha até um capuz ao estilo Harry Potter muito complicado.

Capuz do Harry Potter

            A formatura foi em Clearwater, FL em um belo teatro. Tivemos que chegar às 8:30 enquanto as famílias foram convidadas para às 10:00 da manhã. Chegando lá, tinha até vaporizadores para passar a beca e eu fiquei no dia anterior até quase meia noite passando a minha a ferro. Tudo bem, na próxima eu já sei...(bate na madeira 3 vezes!). Tinha gente muito bem vestida e tinha gente de jeans e camiseta. Um dos formandos estava de bermudas e chinelos, pode? Na hora de receber o diploma (um livro vazio, não tinha nada dentro) ele foi descalço. Claro que fotografei. Infelizmente o Robert se precisar ser fotógrafo, morrerá de fome. As fotos dos celulares ficaram melhores que as dele. Para ser mais exato, quase nenhuma foto que ele tirou dá pra aproveitar. O filme então que ele fez, sugestão da leitora/amiga Simone Polesi dá tontura de assistir...

o Ruth Eckerd Hall onde foi a formatura.
Minha amiga do coração Daniela (esposa do Diogo Esteves)


Pera lá né?
Aqui ele descalço...

Fantásticos professores!

            Muitos discursos, aquele blá blá blá todo mas um deles me fez até chorar. Foi o discurso da Mary A. Spio CEO da Next Galaxy Media. A Mary veio da África quando tinha 16 anos fugida da guerra civil do seu país. Nos EUA fez engenharia, virou cientista, desenhou satélites americanos e tem diversas patentes que possibilitaram filmes como Star Wars, Planeta dos Macacos, Mosnters Inc. e uma centena de outros a ir para a tela do cinema. A mulher é incrível. Ela contou de como foi a despedida dela dos pais que ficaram na África (ela veio sozinha) e se emocionou ao contar. Eu também. Realmente foi muito inspiradora a história dela, mostrando que não importa de onde viemos, podemos fazer muitas coisas se nos atrevermos a fazer.

Mary A. Spio

            Tudo foi um espetáculo, a garota mais odiada da faculdade fez discurso em nome dos alunos ehehe. Engraçado ver todo mundo conversando e ela sozinha lá no canto dela. Mas olha, a moça é puro veneno...Inclusive ela não gosta de mim porque eu tirei o pódio dela, de melhor projetista da faculdade. Sorry...
            E quanto ao emprego. Então, preciso contar a vocês. Eu estava aqui quieto no meu canto quando recebi a ligação de uma empresa chamada Scan Design. Depois vim a saber, fazendo pesquisas que se trata de uma gigantesca loja de móveis modernos. Fui fazer a entrevista porque estava muito curioso e acabei por ser informado que seria contratado. Até contei aqui no blog da proposta e tudo estava certo para eu ir trabalhar lá daqui 2 semanas quando meu OPT chegasse. Até sábado quando conversei com a minha professora arquiteta Renae (pronuncia-se Renê). Ela me disse para não aceitar. Ela me disse "você é muito mais do que isso, é um em milhares, tem um talento incrível, é uma judiação você ir trabalhar vendendo móveis". No final das contas era isso mesmo, vendas. Embora haja um pouco de design (decoração, design quase nada), às vezes os designers lá fazem algumas plantas, mas nada de peso ou responsabilidade. O salário parecia bom. 1500 de salário base mais 3% de comissão + bônus, etc. Podia chegar até 4 ou 5 mil mensais. Ruim: Trabalhar aos sábados e domingos (com folgas durante a semana). Então aceitei, mas desde sábado as palavras da Renae não saíram da minha cabeça. Afinal é o meu futuro. E se eu me queimo por passar um ano trabalhando em uma loja de móveis. Tudo bem que é uma loja com preços astronômicos, mas e daí? Todas essas mais de 9 mil horas que eu gastei fazendo trabalhos e estudando para depois trabalhar de vendedor de móveis? Se bem que todos os vendedores lá são designers. Mas vale a pena? Fiquei nessa por 4 dias até que tomei a decisão de falar para o gerente que não ia mais.

            O pior é que acho que arranjei um inimigo. Ele não levou nada pro bom lado e me mandou um email mal educado. Fiquei muito chateado, ainda estou porque li o email algumas horas atrás, mas prefiro que seja assim agora do que eu começar lá e depois de 2 meses uma empresa me chamar e eu ter que falar pra ele que quero sair. Seria pior não acha? O fato é que o hóme embrabou. Acho que tão cedo não estou levando meus clientes pra comprar na Scan Design.


Scan Design de Orlando...aí não posso mais entrar... :-(
            Uma das coisas que me fizeram optar por dizer não à proposta é o fato que eu tenho 1 ano para encontrar um emprego nos EUA. Assim fico mais tranquilo e semana que vem começo a procurar. Já fiz uma lista de 20 escritórios de arquitetura e design que irei visitar pessoalmente. Duas semanas atrás levei meu Portfolio na poderosa Marc-Michaels de Orlando, a número 1 no ranking de Design na Flórida. Ano passado a empresa faturou 15 milhões de dólares. Segundo a recepcionista meu Portfolio foi o hit do dia e o presidente em pessoa pegou meu cartão e currículo e guardou com ele. Como a esperança é a última que morre, vou sonhando e rezando, quem sabe? Mas decidi apostar alto e espero não quebrar a cara. Decidi mais uma vez corajosamente (mentira tô com o (...) nas mãos) tentar ir mais alto, abrindo mão da "second best thing" (a segunda melhor opção) e tentar algo que realmente vai poder efetuar um trabalho de responsabilidade e criatividade. Aliás, trabalhando na Scan Design eu nunca poderia tirar a minha licença de Designer. Só pode tirar a licença quem provar ter trabalhado por 2 anos para uma empresa licenciada. Então me desculpe gerente da Scan Design, mas estamos falando do meu futuro. Como só fui na Scan Design e na Marc-Michaels, estou confiante para semana que vem. Enquanto isso termino um composite para uma empresa de móveis de Orlando e um projeto de um apartamento em Miami. Já meu segundo projeto em Miami para brasileiros.
Deus me ajude!

Marc-Michaels dá uma chance! :-)

66 comentários:

  1. Não vai ser mais segredo....mas eu chorei como se fosse eu a formar...PARABENS...nunca postei ,mas , acompanho teu blog!Senti um orgulho por ser um brasuca tão "SUCESSOSO"(neologismo kkk) BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu também fiquei com lágrimas nos olhos... Acompanho o blog desde que tinha uns 6 meses só, eu acho, e dá um orgulho enorme ver a evolução do seu sucesso Renato. É como se fosse com um amigo, parente, ou com a gente mesmo.
      Fiquei de cara com a sua coragem em mandar seu currículo pra MarcMichaels! É isso aí, a gente tem que mirar logo é no melhor!
      Você é a minha inspiração Renato.
      Pretendo te mandar um email futuramente contando o porquê. =)

      Abraços e sucesso sempre!
      AnaLuiza Oliveira

      Excluir
    2. Obrigado Ana Luiza!
      To esperando o email hein!
      Abração

      Excluir
  2. Renato, parabéns mais uma vez pela colação de grau. Muito linda e charmosa a beca! Adorei o capuz! Fiquei curioso pra saber se em algum momento da cerimônia vocês cobrem a cabeça com ele! rs... Cara, quanto ao seu primeiro emprego aí, conheço uma frase ótima para esse momento: "Às vezes você tem que dar um passo para trás para poder dar dois para a frente". Foi isso o que você fez ao recusar o emprego na Scan-Design. Aliás, não chegou nem a ser um passo para trás. Digamos que foi uma recuadinha pra dar impulso para o grande pulo que dará em breve. Tenho certeza que você vai ser chamado para trabalhar na Marc-Michaels e eu vou pular de felicidade aqui no Brasil quando você contar a boa notícia. O sucesso está no seu caminho, meu caro, e é isso que desejo pra você! Um abração

    ResponderExcluir
  3. Renato , vc com seu talento , o qual tdos os seus leitores conhecem, irá longe...vc deve e pode sonhar alto pois vc conseguirá...conheço a scan ..tem uma perto da minha rua daí..os móveis são lindos mais p meu ap um pouco carinhos rsr....um forte abç e boa sorte..logo logo estarei por aí ..estou contando os dias rs Renata

    ResponderExcluir
  4. Nossa, fico muito feliz de vc estar realizando seus sonhos! Leio assiduamente seu blog, e creio que você tem uma legião de pessoas torcendo que você nem conhece... Pessoas como você inspiram a gente! Fico muito feliz mesmo em você ter dado esta guinada em sua vida, ter se dado a oportunidade de sonhar, e o direito de ser audacioso em realizar seus sonhos... É como diz o velho ditado (mentira, eu é que inventei - eu acho, rs): "É possível viver várias vidas em uma só... Mas somente para quem se dá conta disso." É isso aí, parabéns, e rumo ao emprego chique! Por TUDO, você merece!!! ;)

    ResponderExcluir
  5. Renato parabéns pelo esforço, dedicação e trabalho...você vai longe, fico na torcida para que consiga o que realmente deseja. bj

    ResponderExcluir
  6. Renato, você está certo em negar a Scan Design. Pense que você não passou por tudo isso por tão pouco. Quando eu me formei, fui convidada para trabalhar em um grande banco aqui do Brasil, mas em regime de escravidão! kkkk
    Fiquei com medo de negar a proposta, mas não tinha como eu aceitar, eu queria mais. Fiz concurso, passei e hoje estou em uma posição confortável, tudo isso em menos de 1 ano. No mais, parabéns pela nova formatura!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bianca. Dá um medo mais vamos ver. Eu também fiquei chateado porque não consigo suportar a ideia de que tem alguem bravo comigo, mas fazer o que né?
      Abs

      Excluir
    2. People pleaser...rsrsrs, até nisso me identifico com vc no "não consigo suportar a ideia de que tem alguem bravo comigo", rsrs,torcendo por vc, orgulhosa pela sua formatura, q todos os brasileiros no exterior sejam tão bons qto vc!Parabéns! e muito sucesso pra vc!!!

      Excluir
    3. Renato, já imaginou se vc tivesse aceitado trabalhar na Scan e depois, ao sair para uma outro emprego, como esse cara poderia ter te prejudicado?
      Pelo visto ele é bem pouco profissional por ter-lhe enviado um email mal educado e, portanto, bem capaz de dar no futuro referências ruins ao seu respeito devido à sua "traição".
      Além de tudo é burro, pois vc poderia como designer trazer clientes à loja.
      Enfim, vc ouviu seu coração e só pela reação dele (sem falar da sua competência) tenha a certeza de que vc fez a coisa certa. Seria furada do início ao fim.
      Sou leitora antiga e fico mto feliz por vc! Sei que daqui a pouco teremos post falando do seu novo trabalho! Boa sorte e sucesso sempre! Beijos, Paula

      Excluir
    4. Você tem razão Paula, não tinha pensado nisso. Se ele ficou bravo agora imagina depois?
      Beijão!

      Excluir
  7. Parabéns por sua Formatura... em breve veremos você no Discovery Home & Health... no lugar da Candice Olson... bjos e muitas felicidades... É isso domine a America com seu talento e sua perseverança!!! Você merece!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabens, admiro muito voce pela sua persistencia, perseverança, franqueza... Sao tantas qualidades...voce e daquelas pessoas que nao conhecemos mas torcemos bastante. Força e boa sorte. Irinaldo de brasilia

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Renato! Você é um exemplo de perseverança, talvez muitos leitores aqui do blog não acompanhem desde o inicio e não sabem tudo o que você largou aqui no Brasil, mas eu acompanho e imagino o quão difícil foi e sei o tanto que você será recompensado pela sua coragem.
    Tenho certeza que em breve estaremos lendo um post sobre a sua contratação pela Marc-Michaels, ou outra melhor. ;)
    Abraços e muito sucesso para você!

    ResponderExcluir
  10. Renato, parabéns pela tua formatura. Sei quanto você se esforçou para chegar a colher esse canudo, que até pode vir vazio na solenidade mas tenho certeza que teu aprendizado foi bastante completo e merecedor.
    Você tomou a medida acertada em recusar o emprego na Scandesign. Já imaginou se após 2 anos não conseguise a licença? Vá em frente, tenha calma, quem é competente sempre encontra o lugar certo.
    Eu sou Adérito Valente e estou contanto os dias para tomar café aí com você. Até breve!

    ResponderExcluir
  11. Renato,

    Estou felicíssima por você!! Meus parabéns e que sua estrela brilhe cada vez mais! Tenho certeza que em breve terá novidades quanto ao emprego, quem sabe até algum escritório no tão sonhado norte dos EUA.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Oi Renato !
    Sinceramente acho que você está com o &%@$ na mão à toa . Tudo o que sua professora te falou é a mais pura verdade , tenho certeza de que você tira de letra , mas em todo o caso vou torcer em dobro . Parabéns pelo seu talento , pelo seu jeitão e pela sua força de vontade . Nunca desista dos seus sonhos , nunca !
    Bj
    Lana

    ResponderExcluir
  13. Fique tranquilo, Renato, porque daí você não sai, e daí ninguém te tira.
    Se ninguém te oferecer uma oferta de emprego adequada ao seu talento - só se a garota mais chata for uma macumbeira de primeira categoria e por ter perdido o prêmio deixou galinha, cachaça e outros trabalhinhos na esquina da sua casa e você nem viu, ahahahaha -, como descreveu a professora Renae, é simples: entre para um mestrado e faça carreira acadêmica! Até porque você tem muita experiência como professor! Quem sabe a própria IADT não te contrata para dar aulas?
    Mestrado + doutorado, por mais "boring" que possam ser para quem realmente não quer essa vida, garantem mais seis anos por aí e enquanto isso você vai fazendo seus projetos como self-employed e ganhando seu dinheiro.
    Numa dessas você recebe seu Green Card é pela categoria EB-1!!!!
    Straight ahead, man! abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente idéia!!!!!!!
      Estava pensando nisso também
      Abração e obg!!

      Excluir
  14. Nossa, vc é realmente muito corajoso! Eu me lembro que assim que cheguei na Austrália estava num desespero tão grande de arrumar emprego (eu e meu marido) que topávamos qualquer coisa.
    Meu marido é arquiteto e o primeiro emprego dele foi meio furada, como contractor (tipo um autônomo), mas acabou durando só 2 semanas porque o arquiteto que o contratou (e trabalhava sozinho) brigou com o cliente e desistiu do projeto. Na época ficamos super mal, já tinha sido difícil arrumar o primeiro (uns 5 meses, bem mais do que esperávamos), aí perder em 2 semanas? Mas o destino tem seus caminhos tortuosos, e algumas semanas depois ele conseguiu outro emprego muito melhor, dessa vez permanente e numa grande empresa de arquitetura. Ainda não é o ideal em termos de salario, mas deu a ele estabilidade e confiança, pois em menos de 1 ano já foi promovido e agora atua como manager de Revit, o que vai ser de grande ajuda no currículo quando ele for buscar o próximo.
    Enfim, isso tudo pra dizer que o esforço recompensa, sua coragem e dedicação certamente serão recompensadas. O que vc já alcançou aí é surpreendente (mas nada que não fosse merecido, claro) e tenho certeza que em breve vc vai receber uma proposta irrecusável. :-)
    Boa sorte! (sorte em controlar a ansiedade, esclareça-se, não em conseguir algo, pois isso nao se trata de sorte mas de reflexo do seu esforco e será só uma questão de (pouco) tempo)
    Abs,
    Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Denise
      Lendo sua experiencia me fez ficar um pouco mais calmo, vamos esperar (trabalhando para o melhor), certo?
      Tudo de bom pra vocês!!!!!!!!!!
      Abs

      Excluir
  15. Oi, Renato!!!

    Como sempre adorei o post, vc é D+. Fiquei emocionada ao ler como foi e imaginando a formatura. Amei o capuz!!! Confia na vida e faço o seu melhor, que o melhor vem para vc. Torcendo muito aqui!!!

    Boa semana,
    Beijos

    Taís

    ResponderExcluir
  16. SEU BLOG É PERFEITO PARABENS E MUITO SUCESSO
    Desculpas invadir aqui um pouco do seu espaço , mais é por uma boa causa, lhe apresentar a minha Fanpage relacionado ao Brasil caso possa me ajudar nas divulgaçoes agradecerei :) aqui o
    No twitter e instagram é @BrasilBr55
    link da fanpage : https://www.facebook.com/BrasilBr55?ref=hl

    ResponderExcluir
  17. Como faco para entrar em contato com o editor do Blog?
    Meu e-mail é carlosandre.castroo@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Vendo essas fotos e lendo seu relato me enchi de alegria e emoção. Acompanho seu blog a pouco mais de um ano e durante a leitura me senti como se um parente próximo estivesse passando por esse momento maravilhoso.
    Tenha certeza que você será muito recompensando por todo esforço.
    O meu parabéns anterior pelo seu "novo emprego" continua de pé. Analisando a sua narrativa, eu teria tomado a mesma decisão que você.
    De que adianta trabalhar em um lugar, mas pensando que poderia estar em outro melhor?! Torço para que você consiga algo muitíssimo melhor (MarcMichaels) o mais rápido possível, totalmente compatível com seu anseio e seu merecimento!!!
    Boa sorte

    Grande abraço,
    Maicon

    ResponderExcluir
  19. Parabéns Renato , você merece , desejo tudo de bom , e um ótimo emprego , eu torço por você ,não esqueça do blog quando tiver bambam rsrsrs

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pela formatura! Voce tem muito talento para ficar vendendo móveis. Seu vôo é muito mais alto. Meu filho, quando se formou em Arquitetura também recebeu muitas propostas e quando ia ver a fundo era para vender móveis. Aqui no Brasil a Arquitetura não é tão valorizada como nos E.U. Um grande abraço. Continue nos contando as novidades. Heloisa

    ResponderExcluir
  21. E ELE há de ajudar!! concordo com sua professora, no final das contas esse moço da loja é um esperto, como são normalmente os vendedores, só olhou o lado dele...tendo você se formado com todo esse talento e respeito, ele deveria ser humilde e se colocar a disposição, mas jamais ficar aborrecido por você querer um pouco mais ou mesmo algo mais focado no seu objetivo, oras!!! Muita calma nessa hora!! Parabéns!!Sucesso Sempre!! Wilma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Wilma, as pessoas são egoístas, ele ficou muito bravo mesmo. Mas é o meu futuro certo?
      Bjs

      Excluir
  22. mas com certeza o cara da scan ia ficar nervoso. imagina, arrumar um vendedor q manja de arquitetura de interiores e, ainda por cima, brasileiro. sabia q a maior loja da artefacto não é no brasil, mas em miami? vendem MUITO nos eua.

    o gerente da scan estava feito, achando q com vc ia vender horrores para os brazucas interessados em comprar móveis por aí, por isso ficou tão atacado. ele vai se acalmar e vai fazer uma proposta ainda melhor. e vc, pode recusar, pq depois dessa formação e dos trabalhos q apresentou, tem condições de entrar em qquer escritório de arquitetura em qquer país do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Maurício, obg!
      Depois dessa vou com confiança nas entrevistas !
      :)
      Abração!

      Excluir
  23. Olá Renato, eu sou a Samira, irmã da sua amiga Leila. Apesar de nunca ter postado um comentário, eu queria te dizer que sou leitora assídua do seu blog e me incluo no extenso rol dos seus fãs. Eu não poderia deixar de te cumprimentar pela sua formatura, pois acompanhei o relato de tudo que você passou para que finalmente você conseguisse o seu tão sonhado diploma, desde noites mal dormidas para aprender a utilizar programas de computador até as suas viagens diárias à Tampa para assistir aula. Mais uma vez, vale o ditado “No pain, no gain” , que você, brilhantemente, exemplificou! Parabéns e muito sucesso na sua vida profissional! Beijos
    Samira

    ResponderExcluir
  24. hahah, dei risada do rapaz de chinelos!!!

    Mas falando sobre o emprego! Nao se preocupe com o que o cara te escreveu Renato. Esse tipo de gente quer pessoas com qualificacoes otimas pra fazer algo "mais ou menos" e voce nao eh nada "mais ou menos". Voce, como disse no post anterior, correu atras, se esforcou pra estudar numa Universidade otima, deu o melhor de si, aprendeu, gastou dinheiro (investiu), cresceu profissionalmente, pra trabalhar de vendedor de moveis??? Nao tenho nada contra, afinal, como voce falou o salario tb eh bom. Mas voce tem outras prioridades agora, voce nao quer apenas um emprego, voce quer dar o ponta peh inicial na sua carreira, e como vendedor de moveis seria muito dificil de avancar naquilo que voce quer fazer. Eu te dou a maior forca. Voce tem que se dar valor. Se estivesse precisando de um trabalho urgente e precisando do dinheiro, ateh aih tudo bem, mas como disse, eh questao de prioridades.
    Boa sorte. Torcendo por voce!!!
    Beijo Grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nani amiga!
      Vamos torcer e fazer acontecer né?
      Bjs

      Excluir
  25. Olá Renato,
    Parabéns pela formatura, com certeza lhe trará ótimos frutos.
    Sobre o emprego, acho que ninguém gosta de ouvir besteiras, ainda mais de um ser que não te conhece e não sabe quem você é. Não foi o só BIG Boss do escritório milionário que ficou babando no seu portifólio. Sou estudante de arquitetura e mostrei pra umas amigas que babaram também. Você com certeza tem um futuro brilhante que vai muito além de vender móveis para um mal educado. Muito sucesso na sua caminhada! Estou torcendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fran
      Bate aquela incerteza ainda mais procurando emprego agora, mas seu comentário me deixou contente e otimista!
      Obrigado mesmo
      Bjs

      Excluir
  26. Oi Renato!
    Parabens atrasado pela tua conquista. O teu sucesso comecou quando voce
    decidiu seguir tua meta, e a primeira parte voce ja venceu. Um abraco
    e felicidade nas proximas conquistas.
    Beijos.
    ( Acompanho voce no Face}

    ResponderExcluir
  27. Opa tudo bem? me tire uma duvida, procurei, procurei o procurei mais e não achei nada sobre exame de admissão, você não precisou fazer nenhum deles (SAT, GRE e por ai vai) pra entrar na sua faculdade? eu vi que você fez o Toefl mais ele é só pra proficiência do inglês e não um exame admimissional de uma faculdade. obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Murilo
      O único exame que precisei fazer foi o TOEFL
      Uma universidade vai exigir outros exames
      abs

      Excluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Murilo
      É uma faculdade particular
      IADT TAMPA. O Proceso de admissão você pode ver no website deles.
      abs e boa sorte!

      Excluir
  29. "Deus me ajude!"

    Já está ajudando meu caro, pois você está fazendo a sua parte com competência. Parabéns!

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Renato,
    como fica a sua licença se vc trabalha na sua ppria empresa? Vale igual depois de 2 anos? E vc pode trabalhar sem a licença?
    Abs,
    Maurício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu posso fazer design para residências sem problemas. Para comercial precisa a assinatura de um arquiteto ou designer licenciado. Depois de 6 anos praticando na própria empresa, pode fazer a prova pra receber a licença para comercial
      abs!

      Excluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...