quinta-feira, 27 de junho de 2013

Optional Practical Training (OPT)



          No post anterior eu falei sobre as profissões em demanda nos EUA. Uma pergunta que ficou no ar e eu disse que explicaria em um post futuro é: Depois que o curso termina, o que acontece com o estudante? Vamos à resposta então, e vou dar como exemplo meu próprio caso, certo?

          Desde 2009 estou com o visto de estudante (F-1) que mês passado passou para o status OPT. Vou explicar esse trem direitinho. Durante o curso, o estudante estrangeiro tem o visto de estudante (dã!) o que dá direito a estudae e tirar carteira de motorista provisória, não é permitido trabalhar sob o visto F-1, somente se o estudante provar que, por causa de um revés financeiro, ficou sem condições de terminar o curso.

           O visto tem validade (ou é emitido) pelo tempo que o curso durar. Se o visto expirar e o estudante não terminou o curso não tem problema porque o que vale é o documento I-20. Se o estudante está assistindo às aulas e está pagando as mensalidades, seu I-20 está ativo mesmo que o visto esteja vencido. Se algo acontecer e um guarda parar a pessoa (como em um caso de acidente de carro ou uma briga de bar), o status do I-20 é checado na hora, se estiver ativo, sem problemas. Mas há um porém. Com o visto vencido não é possível sair do país e retornar. Tem que ficar por aqui.

           Ontem fui renovar minha carteira de motorista e fiquei apreensivo porque meu I-20 dizia que a data de expiração era 01-06-2013 (data da minha formatura). Mas, porque eu apliquei para o OPT, meu I-20 foi trocado e agora na última página está escrito assim: Status: OPT requested (Status: OPT requisitado). Quando a vagarosa funcionária acessou o sistema da USCIS (United States Citizenship and Immigration Services) ela observou que meu I-20 estava ativo e mesmo sem ter a mínima idéia do que OPT é, ela me disse : You're good! (Você está bem, que significa que não há nada de errado com meu processo). Pela primeira vez recebi a nova carteira alí imediatamente ao invés de vezes anteriores quando a carteira vinha pelo correio.

            Quando o estudante termina o curso, a escola que dá conta do I-20, de torná-lo inativo se o estudante não tiver um patrocinador ou de fazer a aplicação do estudante para o OPT. A Imigração americana proveu este programa, o OPT (Optional Practical Training) para que o estudante adquira alguma experiência depois da faculdade. Ele pode ser pedido depois do primeiro ano de faculdade e é válido por um ano. Uma vez utilizado não é possível pedir outro, usou acabou (mas se a pessoa entrar em um mestrado, ela pode pedir outro). 

          Por isso os estudantes internacionais pedem o OPT às vésperas de terminar o curso ou logo após o estágio, se a empresa decidir por ficar com o estagiário. Não é preciso ter emprego em vista para pedir o OPT, mas é preciso dele para ficar legal no país após a faculdade. Ele demora umas 4-6 semanas (teoricamente) para chegar e com ele o estudante pode trabalhar e receber salário por 12 meses. E quando acabarem os 12 mêses? Espera-se que nesse ponto o estudante já tenha ajoelhado no milho e feito mil e uma promessas para que o empregador/empresa decida ser seu patrocinador. O patrocinador, como disse em um post anterio, pede o visto H1-B e o estudante vira trabalhador dos EUA. Tira SSN (CPF daqui), e a carteira de motorista válida por 10 anos. Portadores do H1-B, são elegíveis para entrar com processo para pedir um Green Card.

          Algumas pessoas como a minha amiga Daniela da faculdade já tinha arrumado patrocinador antes mesmo de terminar o curso. Foi de estagiária e a empresa quis ficar com ela, então nem mesmo o OPT ela precisou. No meu caso que não tinha emprego em vista, precisei pedir o OPT. No site do governo americano, diz para pedir com 90 dias de antecedência de quando acha que vai precisar. Isso tem uma vantagem e uma desvantagem. Se você pede assim que se forma, esses 3 meses que demoram pra chegar você ganha porque você poderá ficar no país 12 meses a partir da data de expedição do documento. Então sua faculdade terminou em julho e você pediu o OPT. Em Outubro, quando você o receber, terá 12 meses para ficar no país a partir daquela data, mas tem uma grande desvantagem. Se você arrumar emprego e não tiver o OPT, a empresa não deixa você pôr os pés lá dentro por causa das leis americana e medo de processo. Raríssimos americanos pagariam por baixo do pano (se é que exista, porque o fulano corre o risco de ter a empresa fechada). Uma saída é ficar como estagiário até o OPT chegar. A desvantagem é que muitas empresas não podem esperar 90 dias para que o estudante comece a trabalhar. Então você tem que tomar a decisão de quando pedir seu OPT durante o estágio. Na minha cabeça eu pensei que o seguinte cronograma era o melhor: Estágio no penúltimo trimestre da faculdade (se não gostar do estágio, ainda tem mais um trimestre para tentar outro), no último trimestre pede o OPT para quando sair da faculdade, já ter a possibilidade de poder trabalhar, inclusive pelo fato de que é formado, o que não era verdade durante o estágio.

Uma vez pedido, mesmo que a pessoa não encontre emprego, pode procurar por 12
meses contanto que continue reportando à escola que está a procura. Quando
conseguir o emprego, só pode trabalhar até a validade do cartão...
Sob o OPT não é bom deixar o país. Alguns vão visitar familiares e são barrados na volta.
O próprio documento diz: Não é valido para re-entrada nos EUA.

            Para pedir o OPT, o estudante tem que procurar a pessoa responsável pelos estudantes internacionais na faculdade/universidade e entrar com o pedido. Esta pessoa fornecerá a lista de documentos e quando você entregar os documentos a ela, na hora mesmo ela acessa o USCIS e emite o novo I-20. NUNCA jogue fora antigos I-20s!! Em muitas situações são exigidos todos os I-20s que você já tenha tido nos EUA. Após X meses trabalhando com o OPT, no mês de abril de cada ano, o empregado pode convencer o patrão a ser seu patrocinador (inclusive se oferecendo para pagar todas as taxas, que é o grande impecilho atualmente) e daí o receber o H1-B que tem validade de 3 anos e pode ser renovado por mais um período de 3 anos. Se aplicar para o Green Card já no primeiro mês de H1-B, antes de vencer o segundo período, o trabalhador já recebeu seu Green Card. Após 5 anos com o Green Card, aqueles que desejam, podem aplicar para a ter a Cidadania Americana, que não é trair seu país coisa nenhuma. Os que fazem isso aqui, pelo que percebi, é por pura questão legal e facilidade em uma infinidade de situações.

Abração!

Para aqueles que querem pesquisar mais sobre o assunto:

Site do USCIS

http://www.ice.gov/sevis/practical-training/

Recebi o meu 1 semana depois que escrevi o post!


79 comentários:

  1. UFA!! que maratona não é Renato? Um processo longo até chegar ao Green Card tão desejado, também se assim não fosse?! Vou torcer pra você consegui-lo, outro dia li que o Luciano Szafir,(pai da Sascha) vai morar nos EUA em definitivo e tem o Green Card, certamente como empresário, famoso, e riKo deve ter o caminho abreviado, já li algo que abrindo uma empresa/firma a coisa fica mais fácil para se obter o GC, meu sonho de consumo,rsrsrs Tudo de Bom Renato.

    ResponderExcluir
  2. Olá Renato !!!
    Meu nome é Adriana e venho acompanhando seu blog à algum tempo...(adoro seus comentários!!).Não sei se perdi alguma coisa mas, só para esclarecer, você diz que está nos EUA desde 2009 apenas estudando certo?! Então você se preparou financeiramente para ficar esses 4 anos sem trabalhar??Porque pelo que lí , você mandou vários currículos e optou pelo OPT enquanto aguarda respostas certo???Já têm algo em vista??Desculpe à indiscrição nas perguntas , estou tentando me organizar para realizar o "sonho" americano , e preciso do máximo de informações!!!
    Obrigada pela ajuda de sempre e boa sorte!!
    Um abraço
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana
      Eu vim aos EUA com 80% do dinheiro da facudade. Meu pai no Brasil pagou o resto e o resto eu me virei por aqui.
      Sim, mandei curriculos e estou aguardando o OPT
      Abs

      Excluir
  3. Renato, tudo bem ??

    Interessantíssimo seu post. Já salvei nos meus favoritos para sempre que quiser consultar. Também mandei o link dele pro meu e-mail para sempre ter em mãos em qualquer lugar.

    Não tenho palavras para agradecer tamanha gentileza e atenção que vc tem para com nós seus leitores.

    Deixo aqui o meu mais profundo obrigado!!

    Espero que vc continue sendo essa pessoa atenciosa, gentil e solidária SEMPRE !!!

    Um forte abraço !!!

    Fica com Deus =D

    ResponderExcluir
  4. Oi Renato! Nem sabia que existia esse OPT, achei bem legal!
    É uma esperança para continuar aí né?!

    Você pensa em fazer mestrado ou é muito caro? Você tem noção de preço?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns mestrados são bem acessíveis mas eu ainda nem terminei de pagar a faculdade. Também preciso de um tempo porque esse curso acabou comigo.
      Quem sabe depois de 1 ano trabalhando eu ajunto algum e faço o mestrado né?
      Abs

      Excluir
  5. Olá Renato
    Essa conversa quase me deu um nó, mas sei que você é bom de estratégia então vai dar tudo certo. Me diga uma coisa, o que você acha dos planos de imigração para o Canada? Já pensou em ir para lá? Como faz tempo que leio seu blog e vejo como é difícil e metículoso conseguir ficar nos EUA (do modo correto) as vezes acho que seria mais fácil ir para o Canada, o que você acha sobre isso.
    Um abraço
    Alessandra Haak

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra
      Eu devia ter feito isso lá no comecinho. Agora que já estou estabelecido, com diploma e emprego em vista fica inviável.
      Mas pra quem começa pode ser até melhor!
      Abs

      Excluir
    2. (\_(\
      (=' :')
      (,(")(").. Sim, você já está muito bem encaminhado.

      Excluir
    3. O Renato poderia, lá em 2009, ir estudar no Canadá e enquanto estudasse aplicar para residência permanente (green card de lá) talvez como profissional qualificado. Ele é formado em engenharia, uma área onde sempre há vagas, mas aí teria que comprovar uma certa experiência e demonstrar proficiência em inglês ou francês através dos exames IELTS ou TEF. Ou, se fosse só como estudante, torcer para alguma empresa lhe oferecer emprego e patrocinar (mais ou menos como agora nos EUA).
      De fato o Canadá tem portas abertas para imigrantes, mas mesmo para os que conseguem somar os pontos necessários para o aceite, demora pra caramba!!! (o processo, que deve correr no país de origem da pessoa, tem durado entre 2 e 4 anos no Brasil. Socorro!)

      Excluir
  6. Olá Renato, tudo bem? seus posts ajudam bastante, viu? dá pra tirar muitas dúvidas... mas fiquei pensando, ainda falta bastante pelo que vi, mas você pretende tirar a cidadania americana? enfim, muita sorte com essa tua longa caminhada haha um abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suyane
      É um caminho longo mesmo. Mas é a porta da frente certo?
      Eu ainda não sei qual as vantagens de ter a cidadania, quando estiver lá na época eu pesquiso e decido. Me parece que agora pode ter as duas cidadanias aqui, mas o Brasil não permite que se mantenha a de lá. Então vamos ver né?
      Abs

      Excluir
  7. Renato, já tinha o sonho de morar nos EUA com seus posts esse sonho cresceu mais ainda.
    To com uma duvida, uma pessoa indo fazer faculdade aí, quando ela terminar, é facil conseguir um emprego???e que de o H1-B???

    Pretendo ir do mesmo jeito que você foi, juntando uma grana e indo fazr faculdade, meus pais vão me ajudar, já até falei com eles.

    Obrigado por tudo. abs

    Jhonny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhonny
      Leia os posts pra trás que eles respondem suas perguntas. Se tiver alguma dúvida depois de ler, volte que eu respondo
      Abs

      Excluir
  8. Legal este post, Renato. Muito útil (como sempre).
    Eliane N

    ResponderExcluir
  9. Renato,
    Curiosidade:
    Você sabe se o seu curso é válido no Canadá? Digo, se vc um dia resolvesse ir pra lá ... já chegou a olhar isto?
    Eliane N

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi nao, mas nao pretendo ir ao Canadá

      Excluir
    2. Oi Renato,
      Ah eu vi na sua outra resposta que você quer se estabelecer ai mesmo, por isto eu disse que "se um dia vc resolvesse..." hehehehehe. Bom, eu tb preferiria os EUA, sabia... rsrsrs
      Então, andei procurando para quem também tem interesse, parece que são válidos os diplomas dos EUA no Canadá... é dificil achar esta informação de forma clara, mas pelo que pude entender com meu pobre inglês parece que é isto: apenas diplomas de fora do Canadá e EUA precisam de validação para atuar no Canadá. Bacana, não é?
      Eliane N

      Excluir
  10. Boa noite, Renato! Que legal, tem outras formas de conseguir o Green Card sem precisar casar com americano(a). PARABÉNS E SUCESSO RUMO AO GREEN CARD.

    ResponderExcluir
  11. Renato:
    Estou torcendo para que você logo consiga um bom emprego e consiga seu green card.
    Admiro muito sua coragem e perseverança. Voltei ontem de Miami e mais uma vez fiquei bem impressionada com o povo americano. Fui sozinha, andei de ônibus e de metrorail. Adorei.
    Na volta, uma decepção: minha mala foi arrombada em Guarulhos. Ainda bem que só tinha umas roupas velhas. Mostra como esta o Brasil, onde temos um governo que não nos respeita.
    Maria Herminia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria
      Obrigado e sinto muito pela sua perda. Que triste trabalhar comprar coisas com o suor do nosso trabalho e ter nossos bens roubados por essa quadrilha de aeporto
      Mas olha, quem trabalha e tem talento, consegue tudo de volta. Diferente das pessoas que te roubaram que pra conseguir as coisas que você conseguiu teem que tirar dos outros porque simplesmente não teem capacidade.
      Karma is a bitch!
      Abração

      Excluir
  12. Hi Henato, I'm going to ask you a question that there's nothing to do with the post. How the transport system in your city there? Once you said that specially in Floride the system is not good and you'd better buy a car. Even though it may be like that, I want to know how are the buses, do they get too crowded, do they come on time? Thanks for the answers and I'm just writing in English to train mine. You may answer in English too :)
    Sorry for my mistakes if there's any.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo
      Public transportation here is pretty bad. Not very crowded but the lines are a few, the buses take a long time to arrive and a ride that would take 20 minutes by car can take up to 2 hours in the bus.
      Take care
      R

      Excluir
  13. Oi Renato, escrevi um comentário a alguns dias atrás dizendo que estaria vindo pra Orlando e cá estou. Essa cidade é divina.... Estou com um carro alugado e senti muitaaaaaaa, mais muitaaaaaa diferença do transito. As pessoas respeitam, ninguem xinga ninguem (com exceção dos turistas mal educados e muitos brasileiros) Mais eu moraria aqui sem sombra de dúvidas.... é o lugar perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :)
      Visto de fora, parece perfeito mesmo. OU se comparado com o Brasil, também parece perfeito :)
      ABS E aproveite!!

      Excluir
  14. Oi, meu nome é Hebert e gostaria de saber se nos Estados Unidos tem cursos tecnicos de 1 ano e meio ou dois anos e se dá para fazer a mesma coisa ou só serve para graduação. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim
      Mas para poder aplicar para o OPT só bacharel de 3,5-4 anos
      curso técnico nao dá direitos de ficar no país

      Excluir
  15. Olá Renato adorei seu blog e sempre acompanhando. Estou nos USA com visto B1/B2 que vence permanência agora em Dez de 2013 , gostaria de prorrogar para fazer um curso de inglês . Minha duvida seria a seguinte para prorrogar é fácil, precisa de advogado. Estou com filha e marido ( marido por sinal português que deram apenas 3 meses vencendo final de Agosto) Acredito que colocando ele como F2 dependente não vai dar pq o período que entrar com visto o dele vai estar expirado. Consultei uma escola e falaram para aplicar o F1 45 dias antes da minha permanência expirar.Sinceramente estou meia perdida na melhor maneira de continuar na Flórida legalmente. Estou procurando escolas que emitem o I20 perto de onde moro Winter Haven. Não sei se vc poderia me ajudar com alguma ideia para continuar aqui. Muito obrigada Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria
      É isso mesmo o que você falou. Encontrar uma escola que emita o I-20 e aplicar para o F-1.
      Não sei como faz porque meu F-1 eu tirei no Brasil. Não sei como tira aqui, talvez a escola saiba.
      Fale com um advogado pra ver suas opções
      abs

      Excluir
  16. Olá Renato, gostei muito do que escreveu. Fiquei com uma dúvida. Se eu for fazer um curso de 1 ano, eu irei ter que pedir o OPT com antecedência, mas não tem problema, já que o mínimo é um ano e eu ainda não acabei esse um ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não leu direito. O OPT é só pra quem faz faculdade de 4 anos ou mais...
      Abs

      Excluir
    2. Olá Renato e Blog do Tiago, venho me "meter um pouquinho" e atrasada (risos), estou me formando no Brasil em Bacharel, e sei que a possibilidade de fazer Extensão Universitária, que normalmente vão de 9 meses a 3 anos, e pode aplicar o OPT, mas vale lembrar que vou chegar lá ja com um curso de 4 anos. Espero ter ajudado!

      Excluir
  17. olá Renato! Meu nome é Camila, Sou dentista, especialista. Estou com todas minhas forças querendo ir morar nos EUA, tu sabe como faz para eu trabalhar na minha area ai? Quais são os passos... se é que é possível né?! hehe te agradeço!!

    ResponderExcluir
  18. Camila
    Eu não sei como faz, mas conheço dentistas aqui brasileiros que disseram que é quase impossível. Veja no site do DBPR
    abs

    ResponderExcluir
  19. Oi vi que vc trabalha como corretor ne? Com esse emprego nao teria como pedir o h1b? Ou para conseguir esse visto tem quer ter alguma ligacao com o curso que vc fez na faculdade? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu escrevi no post. O emprego só pode ser relacionado ao que se estudou.

      Excluir
  20. Oi Renato! Muito legal seu post! Parabéns! Já faz algumas semanas que estou lendo muitas coisas sobre o OPT, e não consigo tirar minha duvida completamente! Cada pessoa fala uma coisa. No meu caso, ja apliquei para o OPT e fui aprovado! Mas acabei precisando voltar para o Brasil, e preciso renovar o visto. Voce poderia me dar mais informações sobre esse processo? Neste caso, teria que renovar o visto de F-1, correto?

    Obrigado, boa sorte! Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você voltou ao Brasil não sei te informar Marcelo. Acho melhor você consultar um advogado de imigração ok?
      Abs

      Excluir
  21. Olá Renato, tudo bem?!
    Não sei se vc vai se lembrar, mas nos conhecemos na SSC com a Dr. Steeves.
    Gostaria de saber uma coisa de vc. Vc tem idéia sobre o real valor (ou percentual sobre salário) que uma empresa paga a mais por empregar um estrangeiro.
    Pergunto pois fiz meu CPT neste summer e a empresa quer achar uma forma de me contratar mas estão meio perdudos no assunto...rsrsrsr
    Vc tem alguma idéia?
    Grande abraço e sucesso.
    Joao Macchi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João
      Não tenho ideia. Consulte um advogado de imigração
      O Sérgio anunciado aqui no blog faz este serviço. Mande um email pra ele e diga que eu o recomendei para você
      Abs

      Excluir
  22. Oi, Renato! Já acompanho seu blog faz tempo. Sempre posts informativos e bem humorados. Só quero te dar os parabéns por este post especificamente. Acho que eu nunca vi uma pessoa escrever algo tão otimista sobre o caminho à residência permanente nos EUA! Você explicou de forma tão clara e simples que passei a acreditar que todos podem seguir este caminho se se dedicarem!

    Também queria dizer que sou arquiteta e que achei seu portfólio muito bom! Parabéns e boa sorte nessa jornada que parece não ter fim!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oi Renato, muito bom o post, boas dicas.
    Tenho uma duvida, é possível obter o OPT após/durante um curso de inglês nos EUA (com I-20 e visto F-1 , tudo certinho) ou só é possível após uma graduação em faculdade/universidade?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  24. Oi Renato, muito bom o post, boas dicas.
    Tenho uma duvida, é possível obter o OPT após - durante um curso de inglês (com I-20, visto F-1, tudo certinho) ou só é possível após uma graduação em faculdade/Universidade?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  25. Oi Renato, eu posso aplicar para o OPT considerando meu curso de graduacao do Brasil?
    Existe algum tipo de equivalencia?

    No meu caso, eu ja tenho uma vaga em mente que exige conhecimentos bem especificos de portugues e normas contabeis brasileiras, nas quais eu me enquadro. Se eu tentasse aplicar para direto para o HB1, qual seria o custo para a empresa?

    Eu li em alguns posts que esse HB1 e um tipo de loteria, pois ha um certo limite de quantidade de vistos para emitir. Quais sao as probabilidades?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  26. Oi Renato, eu posso aplicar para o OPT considerando meu curso de graduacao do Brasil?
    Existe algum tipo de equivalencia?

    No meu caso, eu ja tenho uma vaga em mente que exige conhecimentos bem especificos de portugues e normas contabeis brasileiras, nas quais eu me enquadro. Se eu tentasse aplicar para direto para o HB1, qual seria o custo para a empresa?

    Eu li em alguns posts que esse HB1 e um tipo de loteria, pois ha um certo limite de quantidade de vistos para emitir. Quais sao as probabilidades?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina
      Para aplicar parao OPT tem que estar cursando uma graduação nos EUA. É um programa de visto para praticar o que se aprendeu nos EUA não para cursos feitos fora dos EUA.
      A empresa é quem aplica para você não você entende?
      Eu não sei o custo você precisa perguntar para uma advogado de imigração.
      Marque uma conversa com o Sérgio anunciado no blog.

      Abs

      Excluir
  27. Oi Renato,
    Parabéns pelo seu Blog,muito interessante!!!Vc saberia me dizer,se fazendo mestrado aí nos EUA,eu consigo aplicar o OPT?Mestrado entra como graduação?Muito obrigada

    ResponderExcluir
  28. Olá Renato,
    parabéns pelo seu blog,muito interessante!!!Vc saberia me informar se fazendo um mestrado ai nos EUA eu consigo aplicar o OPT?Mestrado conta como graduação?Muito obrigada

    ResponderExcluir
  29. OI Renato td bem ??? Ja tinha lido esse assunto, mas voltei nele, pois meu marido vai dar entrada no OPT e vamos ver o que vai dar... E logico q seu blog é sempre uma referencia para mim.
    Renato, a parte da Driver's license é bem interessante, pois meu marido sempre recebeu a dele na hora tendo visto F1 e a minha sempre veio pelo correio com visto F2 e sempre tiramos no mesmo dia e local, perguntamos e o atendente não soube explicar o motivo. Acho q eles nao tem uma regra especifica para isso.

    ResponderExcluir
  30. Olá Renato!
    Como vai?
    Eu sou a Ana Maria ,e gostaria de tirar uma dúvida.
    Eu posso fazer estagio assim que começar a faculdade?
    E seria remunerado?
    Desde já agradeço sua atenção!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode facil o nao remunerado.
      Pra ser remunerado, teria que ser o CPT, que conta como credito escolar.

      Excluir
  31. Oi Renato, meu nome é Cristina. Existe alguma possibilidade de ir ao Brasil enquanto aguardo meu OPT? Obrigada

    ResponderExcluir
  32. Oi Renato, estou nesse processo ai que tu descreveu!
    Altos e baixos mas muita força e coragem pra enfrentar tudo isso!
    Meu OPT termina em junho. Vou aplicar pro H-1B, que vai permitir que eu trabalhe ate Outubro (quando sai o resultado). Ok, ate ai ok.
    A pergunta é: Quero ir pro Brasil por uma semana em Março, porem meu visto esta vencido no passaporte, tenho o I-20 valido pelo OPT. Como funciona pra renovar o visto de estudante, tenho o OPT valido ate Junho?
    Tranquilo ou tenso?
    To com receio que eles não renovem meu visto de estudante por mais 3 meses.
    Alguma opinião?
    Grata,
    Julia

    ResponderExcluir
  33. GOSTARIA DE MIGRAR PARA USA E GOSTARIA DE AJUDA TENHO 60 ANOSDesenvolvedor de produtos com vasta experiência na área de mecânica, máquinas e equipamentos industriais, automação, moldes e ferramentas para
    injeção de plástico e alumínio, dispositivos de aferição, solda e outros. Mais de 40 patentes registradas em diversas áreas, incluindo máquinas e móveis
    para escritório e equipamentos ergonômicos.
    Experiência de mais de 35 anos na área de mineração, siderurgia, usina açucareira; desenvolvendo equipamentos de manuseio tais como pontes
    rolantes, transportadores de correia; layout industrial, britadores, moinhos, máquinas de pátio; equipamentos e máquinas especiais para manutenção,
    incluíndo planejamento e diligenciamento de projetos de grande porte.
    Acompanhamento e intermediação de negociações de aquisição de máquinas e equipamentos nacionais e internacionais, especificações técnicas e
    análises periciais.
    Profissional criativo e inovador com bom relacionamento interpessoal e intrapessoal, perfil de liderança e pro-atividade.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde tudo bem? Queria tirar uma dúvida...estou indo para UCLA faze rum curso de extensão por 9 meses e eles vão me conceder o OPT..queria sbaer se é facil conseguir emprego com o opt? você conseguiu? Depois é comum a empresa financiar o H1b ? sabe o valor que se paga para tirar esse visto? No caso de eu resolver arcar com os custos e não a empresa...muito obrigada pela ajuda!Danielle

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde tudo bem? Queria tirar uma dúvida...estou indo para UCLA faze rum curso de extensão por 9 meses e eles vão me conceder o OPT..queria sbaer se é facil conseguir emprego com o opt? você conseguiu? Depois é comum a empresa financiar o H1b ? sabe o valor que se paga para tirar esse visto? No caso de eu resolver arcar com os custos e não a empresa...muito obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual é a sua área nem mesmo o mercado na Califórnia.
      Vai depender de você
      Abs e boa sorte! Exciting!!

      Excluir
  36. Oi Renato tudo bem? Namoro a 8 anos, e gostaria de saber se consigo tirar um visto com extensão maior que o de turista, para morar na califórnia com meu namorado que tem o opt? Sou advogada e mediadora, então não sei se consigo atuar nos eua! Por acaso, saberia me dizer como atuar legalmente como advogada ou conciliadora nos eua durante o período de opt do meu namorado? Por acaso existem escritórios de advocacia brasileira nos eua?
    Conhece alguém que tenha essas informações?
    Obrigada,
    Daniela

    ResponderExcluir
  37. Olá Renato,
    Namoro a 8 anos e gostaria de saber se é possível tirar um visto maior em extensão do que o de turismo para que eu possa morar com meu namorado na Califórnia, já que ele tem opt e pretende ficar mais um ano nos eua? Sou advogada e mediadora, seria possível durante esse tempo atuar nessas áreas legalmente? Conhece alguém que tenha essas informações? Será que preciso necessariamente fazer pós graduação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há maneira de trabalhar legalmente nos EUA sem casar, fazer faculdade ou abrir uma empresa.
      Além do visto de turista o de estudante
      abs

      Excluir
  38. Você é um anjoooo!
    Obrigada pelos esclarecimentos desse post lindoo! hehe
    Só gostaria de saber se pode me ajudar em uma coisa... no Brasil sou formada em logística, faculdade de apenas 2 anos, e sei que aqui eles só consideram faculdade de 4 anos.
    Sabe se existe algum tipo de curso de extensão que eu poderia fazer mesmo com a minha faculdade de só 2 anos, ou algum outro tipo de curso que eu poderia fazer que me de o OPT????
    Moro em Atlanta e sou intercambista ainda, estou guardando uma grana mas fazer faculdadade aqui é fora de possibilidade ($$$$$), já procurei de tudo que é jeito na internet e não encontro nada que fale sobre os cursos que posso fazer pra ter o OPT.
    Obrigadaaa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ingrid
      Eu infelizmente não sei se cursos de extensão dão o OPT talvez o Associates (que seria o técnico), a própria escola tem um funcionário que cuida somente disso. Seria bom você ir falar com ele
      Grande abraço!

      Excluir
  39. Olá Renato, tudo bem?

    Tenho 25 anos e estou prestes a tirar meu visto de estudante para me mudar no final do ano se Deus quiser. Obrigada pelo post, foi muito esclarecedor...Só tenho uma dúvida quanto ao greencard, após ganhar o OPT, conseguir patrocinador, trabalhar por 3 anos, renovar para mais 3... Você falou que dá pra pedir o GreenCard, como seria isso? Com quais argumentos é possível solicitar cidadania ou o GreenCard?


    Obrigada!! Seu blog é mara :)

    ResponderExcluir
  40. Não sei se minha pergunta é meio idiota, mas.. Como faz pra fazer uma faculdade nos EUA?

    ResponderExcluir
  41. Boa noite Renato, por favor veja se pode esclarecer uma duvida. Meu filho faz faculdade nos EUA e no seu I20 esta a data ate maio/2017, porem ele termina o curso agora em Dez/16 pois ele iniciou em jan/13. Minha pergunta: qual a data ele deve solicitar o OPT , em dez16 qdo termina a faculdade ou em mai17 qdo ocorrera a formatura. Agradeço seu comentário.

    ResponderExcluir
  42. Ola Renato, então eu vou como au pair mas depois pretendo aplicar para uma Community College e depois College para arquitetura. Amei seu post e tal.
    Mas queria fazer algumas perguntas. Bom lí em algum lugar, não lembro onde, que é bem complicado para um empregador americano contratar um estrangeiro. Por ele ter que comprovar que tem que ser aquele candidato ali, e também porque o visto de trabalho é caro. Sabe me dizer mais ou menos quanto um empregador desembolsa para o governo por um funcionário ?
    E também sobre as vagas para arquitetura são muitas ?
    E as architecture colleges, são caras?

    ResponderExcluir
  43. Renato, tudo bem?
    Meu nome e Camila e tenho 28 anos.
    Muito obrigada por esse blog. Faz duas horas que stou aqui lendo tudo o que posso rs
    Fui au pair durante dois anos e voltei a 10 meses.
    Voltarei (se Deus quiser!) para cursar pos graduacao. Sou formada em ADM.
    Minha pergunta, na verdade queria sua opiniao, qual curso, area, o senhor acreditar ser mais promissoras/faceis para seguir carreira nos Eua?
    Muito ovrigada, beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  44. Meu amigo, sabe me dizer se quem faz associates pode aplicar opt? Associates geralmente são 2 anos.

    ResponderExcluir
  45. Isso não é verdade. Eu moro nos EUA a quase 3 anos estudando em um college que o máximo de duração e 2 anos dependendo do seu nível de inglês. Continuando se vc fizer o college que é o nosso curso técnico vc tem direito ao OPT sim mais acredito que depende do college. Acabei de me formar no college estou aplicando pro OPT mais só pretendo ficar com este status por 6 meses ou menos pq vou continuar meu curso por mais 2 anos em uma universidade de 4 anos e quando eu termine eu posso aplicar mais uma vez pro OPT.

    ResponderExcluir
  46. Tenho uma duvida, bem nao sei se sabera responder mas ando lendo muito seu blog.
    Estou indo no final de julho estudar quase um ano de ingles, ja possuo faculdade, e preciso do toelf pra pos graduacao.
    OPT sere tambem para pos e mestrados? como fuinciona fiquei meio perdida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim você tem direito a pedir um OPT para qualquer curso de faculdade. Antigamente era só bacharel, mas hoje em dia até Associates tem direito

      Excluir
  47. Muito útil e muito bom o seu blog.
    Meu filho acabou a faculdade nos EUA em 2017 e começou a trabalhar com opt. Seu visto F1 venceu qd terminou a faculdade. Ele acabou de renovar o opt por mais 2 anos e continua trabalhando. O i-20 vale até 2020. Ele gostaria de ir ao brasil de férias. O que ele deve fazer? Como vai conseguir entrar de volta nos EUA? Deve tirar outro F1?
    Desde já agradeço.
    Patrícia

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...