sábado, 19 de fevereiro de 2011

Meu Reino por uma Peruca

Jamais!
Não, não. Não pense que a peruca é para mim. Eu estou muito bem com meu penteado calvo total. Anos atrás ao invés de comprar uma peruca, resolvi investir em terapia. Mais digno, menos ridículo e hoje sou imune à comentários, piadas e brincadeiras de mau gosto. Infelizmente ainda existem pessoas que não sabem a diferença entre “rir comigo” e “rir de mim”. Meus amigos e as pessoas que eu gosto riem comigo, os que se sentem inferiores tentam rir de mim.

Aprendi cedo em casa, que não se faz brincadeiras e comentários negativos a respeito da aparência das pessoas. É rude. Mas uma coisa que eu aprendi em anos de terapia foi que, uma pessoa tenta colocar para baixo justamente pelo fato que ela se sente por baixo, ameaçada ou inferior. Quando a piadinha vem, lembro me imediatamente disso e sinto até uma compaixão pela pessoa.

Bom mas eu não vim aqui falar das desconveniências ou não da minha calvice e sim de perucas. Perucas? Sim, já recebi vários emails pedindo que eu explicasse porque as mulheres negras americanas tem esses cabelos maravilhosos. Sempre respondi educadamente que não tinha a menor idéia e nem vontade de falar sobre o assunto até outro dia quando me dirigi para a aula de Speech (falar em público). Fiquei de boca aberta e queixo caído com o que vi e ouvi. 

Uma garota afro-americana chamada Marilyn, que tem um “cabelo” de Marilyn, se dirigiu à frente da sala para fazer seu discurso informativo. Todos tivemos 5 minutos para essa tarefa. O tema dela: Perucas, Hair extention e uma outra coisa que não consigo lembrar o que é. Marilyn tem um salão de tratamento capilar para afro-americanas ou não. Lá eles trabalham com hair extention (estensão de cabelo?), perucas, alisamentos, etc. Por meio de slides de Power Point ela nos explicou a diferença entre todas elas e o processo de colocação. Mostrou-nos também fotos das celebridades e de suas perucas. Eu fiquei de boca aberta. Pensei que tudo aquilo era alisante do bom, mas não. Inclusive mostrou a coqueluxe do momento, o “Lace Front Wig” que as famosas como Beyonce usam.

Beyonce créditos
 O lace front wig tem uma pele que e colada na frente (na testa) fazendo parecer que o cabelo é realmente da pessoa. O slide passou também por inúmeras fotos de todos os tipos, estilos, cortes, etc. Fiquei contente de saber que as negras americanas tem essa opção e podem também ter cabelo liso, loiro, cacheado, vermelho, etc. Porém, imediatamente perguntas começaram a me atormentar, mas ainda não era hora para as perguntas. Fiquei esperando pacientemente e quando surgiu a oportunidade levantei a mão. Mas e, se minha pergunta ofendesse? Bom, mas eu tenho que perguntar. Não queria também colocar ela e a “professora” em uma sai justa porque, depois daquela palestra ficou evidente que a professora, Ms. Peterson, que é afro-americana, usava também, uma peruca. Lá vou eu: “Eu queria saber como se faz para tomar banho com a peruca?”. Ao que ela me respondeu que poderia usar uma toca de plástico. Mas claro que não era essa a minha dúvida. Lá vou eu de novo: “Não! Como faz para lavar a cabeça? Você descola o lace, ou lava tudo debaixo do chuveiro?” Tive uma sensação de que esse não era o tipo de pergunta que se fizesse. Era como ter perguntado a um francês quantas vezes por mês ele tomava banho. Todos se calaram, um silêncio desconfortante tomou conta da classe, alguns abaixaram a cabeça, e o sorriso no rosto da moça amarelou. Ai...eu e minha boca grande... Afinal ela respondeu: “Você precisa ir a um salão de beleza para lavar a cabeça, se tentar lavá-lo você mesmo pode estragar o lace e a peruca”. Xí....pensei, mas já me veio outra pergunta: “E custa caro para lavar a peruca em um salão de belezas como o seu?” e ela respondeu: “A manutenção do lace fica caro se você quiser lava-lo 3 vezes por semana”. Só três vezes por semana? Instantaneamente comecei a sentir uma coceira na minha cabeça ao que eu disfarcei, é óbvio.


créditos
 
Talvez não seja uma boa idéia cantar altas notas usando lace :(
 crétidos
Marilyn finalizou sua palestra e eu fiquei pensando que ela é uma garota corajosa. Não somente por admitir que não gosta do cabelo que a mãe natureza lhe deu (o que, me parece é o sentimento da maioria das mulheres negras ou não) mas também por admitir que usa perucas e nos mostrou todo o processo e trabalho que dá usar uma. Agora, toda aula ela aparece com uma diferente, uma mais bonita que a outra. Good for her!
Também não paro de reparar em todas as afro-americanas que encontro pelas ruas, no supermercados, nos shoppings, etc. Elas sabem realmente se cuidar. Sempre bem vestidas, unhas feitas, e “cabelo” impecável. Estar descontente com seu cabelo é algo que já ouvi de muitas mulheres de todas as raças. Uma amiga minha que é loira de cabelo liso escorrido sonha em ter cabelo crespo. Para todas essas que discordam com o que a natureza lhes deu a tecnologia veio em auxílio para que estas, também possam ter cabelos lisos, cacheados e por que não loiros?

Créditos

Em nenhum lugar encontrei algo falando se os cabelos da Opra são naturais, alisados, laces, etc. E importa? Como já dizia a TV Pirata. O que importa é beleza exterior, quem gosta de interior é decorador!! :-)


Créditos

Veja aqui quanto custa uma.
 
 

30 comentários:

  1. Tai uma coisa que eu ainda não conhecia. Mas afinal, qual mulher se contenta com o cabelo que a natureza lhe deu? Pintura, alisamento, permanente... poucas são as que nunca experimentaram nenhum processo químico para mudar de cara, ops, de cabelo. Fora aquela história do Mega Hair, quer coisa mais nojenta que ter cabelo de outra pessoa colado na sua cabeça? Isso sim é bem pior que a peruca!

    E Renato, pelo visto vc é careca, né? Lavar a cabeça 3 vezes por semana é super normal para quem tem cabelos longos... e ainda mais se forem cacheados!

    ResponderExcluir
  2. Wow! Eu lavo todo dia minha cabeça e às vezes duas vezes por dia!
    Algumas meninas na faculdade acho que talvez lavem 1x por semana. Dá pra fritar um ovo no óleo das raízes, além do que, elas se coçam o tempo todo hehehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renato.
      Meu nome é Karla e já estava acompanhando a alguns dias seu blog. Vou para Los Angeles mês que vem fazer um rápido intercâmbio e por isso cheguei ao seu blog, que apesar de não dar dicas de Los Angeles achei muito interessante e vou continuar acompanhando.
      Apenas uma opinião sobre cabelos, aqui no Brasil não é diferente. Por incrível que pareça tenho o cabelo muito encaracolado e adoro (isso é raro, sei). Inclusive faço natação e surf e todos os dias lavo o cabelo, não consigo ficar mais que um dia inteiro sem lavar e queria contar sobre a falta de sentido da mulherada de hoje, pois para manter o cabelo liso passam realmente 1 semana ou mais sem lavar. Outro dia estava na praia e uma colega que não via a muito tempo veio falar comigo, quando a cumprimentei tive que prender a respiração devido o odor do cabelo sujo. Acho isso surreal e pior, isso é mais comum do que se imagina. Eca!!!!
      Parabéns mais uma vez pelo. Blog

      Excluir
    2. Karla
      Eu não tenho cabelos compridos kkk então não posso dar pitaca, mas lavar o cabelo todos os dias deve estragar também né?
      Mas hoje com os produtos e shampoos, acho que talvez não
      Boa sorte no seu intercâmbio!
      Abs

      Excluir
  3. Que saudade das suas histórias :)

    Bom, adorei!

    Acho bárbaro o cabelo das negras americanas. Tem de tudo que é cor, estilo, jeito e muda bastante. Sabia que 80% dos produtos de cabelo vendido nos EUA são mulheres negras que compram? O Chris Rock lançou um documentário legal "Good hair" sobre esse assunto. Ele diz que pegar no cabelo de uma negra americana é algo impossível (claro, pra mim também seria se eu gastasse horas cuidando deles, como elas fazem). O valor que a negra americana gasta com seus cabelos (perucas, relaxamentos, cuidados no salão etc) ao longo da vida gira em torno de 50.000,00 (eu não escrevi errado, cinquenta mil dólares mesmo).

    Quanto a lavar o cabelo 3 vezes por semana, isso é comum entre as mulheres. Depois de lavar, hidratar, a gente tem de secar, as vezes passar chapinha e é um processo demorado. Não tem como perder tanto tempo todo dia.

    ResponderExcluir
  4. mutiiiiiio bom,um amigo meu disse que a Beyonce usava perucA.vi fotos mais numca percebi nada...ai falava pra ele que só pq o cabelo dele era ruin ele não pudia sair por ai colocando quebrate no dos outros.hushsuhushs
    tbm achei super engraçado esse post,PQ MINHA MAMA TAVA AQUI E FICAVA PERGUNTANDO O QUE VC TINHA PERGUNTADO COMO ELA REAGIU E TAL E EU NÃO PARAVA DE RIR;ATÉ, ELA ME CHAMAR DE IENA...KKKKKKKsabe se eu tivesse no seu lugar faria as mesmas perguntas,tipo ela não foi falar sobre isso?ela tinha que saber que irriam perguntar.Mas se eu fosse ela..eu teria perguntado a professora se tinha brasileiro na sala,pq cai entre nos brasileiro são um bando de curiosos.AHAHAAAHA...mas é assim mesmo mulher gosta de novas coisas e nunca se sabe se é seu mesmo ou fake..hehe pelo menos o de minha mama não é.
    até mais Renato contiua.

    ResponderExcluir
  5. Lorna
    Eu também acho que as negras americanas se cuidam muito. É muito bonito de ver, sempre muito bem arrumadas. As que trabalhand e têm dinheiro né? Por que as que andam pelas ruas desempregadas tem penteado como o das negras brasileiras...
    Karol
    Você é uma piada hehehe

    Bjs!
    Amanha tem mais e vai ser ainda mais engracado. Vou ficar HORAS scaneando imagens.... urgh!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato. Gosto muito do seu blog. Gosto dos Estados Unidos sem mesmo morar ai e sei que pela minha condição social nunca poderei morar... Aprendo muito. No entanto, pelo seus comentários e "posts" vejo que você apesar do esforço tem seus preconceitos e opiniões enraizadas e não vividas.
      Uma dessas opiniões foi essa ai de cima: "penteado como o das negras brasileiras..." não entendi. A cultura, como você bem sabe, é muito diferente, não se pode generalizar. O que seria um penteado de negra brasileira?
      Outros pontos que eu observei em você é seu preconceito e generalização com as classes pobres brasileiras e especialmente o povo nordestino (assim como a maioria dos paulistas, não é?). Nem todo mundo que gosta do PT e da presidente Dilma é analfabeto e vive de bolsa família ou às custas do governo. Apesar de ser negra e da classe baixa nunca recebi nada do governo. Tenho 40 anos e estudei em escola pública e faculdade pública. Nunca recebi nem um livro.
      Ao contrário do que muitos pessimistas e elitistas dizem as coisas melhoram muito em relação à minha época. Não sinto nem um pouco de saudade.
      A diferença da classe média brasileira, que se considera rica e mais importante que os outros, dos da classe média americana é que a americana , como você disse em outras postagens, se esforça para ser politicamente correta.
      Eles receberam educação e querem mostrar que são educados. A classe média e rica do Brasil tem educação teórica. Mas na prática, como um país colonizado, querem explorar os outros. Se dizem paladinos da justiça e da honestidade, quando na verdade são preconceituosos, machistas, racistas, homofóbicos. A classe média e rica são os que mais falam palavrões na internet, xingam a presidente , fazem coisas com a imagem dela que não condizem com a educação que dizem ter. É uma vergonha o machismo que aflora. Machismo que é corroborado por muitas mulheres. Querem um governo diferente do que ai está , mas um governo que continue com as benesses que sempre foram oferecidas aos ricos.
      Todo mês inventam algo, inventam não, copiam. Agora tem o "panelaço". Acham bonito bater panela das janelas de seus apartamentos. Fora de moda é quem não tem panela 'pra' bater. Aqui virou moda reclamar de tudo o que se faz a favor dos menos favorecidos. Parece que nos Estados Unidos as pessoas pensam mais em ajudar os outros. É conversa fiada falar que brasileiro é hospitaleiro e amistoso. É mentira. Hoje, no Brasil, de um modo geral ninguém se importa mais com outro ou com a dor de outro. Reclama-se de tudo. As políticas afirmativas e inclusivas aqui são tão combatidas. Nos EUA, parece que essa fase já passou... Infelizmente o brasileiro não quer evoluir. Dizem que querem uma sociedade mais justa, menos corrupta, mais igualitária, da boca para fora. Por dentro querem que as coisas continuem como sempre foram: homens mandando, mulheres submissas, negros subservientes e escravizados, gays no "armário", bruxas queimadas, políticos fazendo leis que beneficiem suas classes e de seus parentes, juízes corruptos, cadeias cheias de pobres e negros, grandes mídias formando a opinião. O Brasil é um fracasso em todos os sentidos e não parece que irá mudar em tão curto prazo. Bem comum aqui não existe. As pessoas estudam, se formam mas mesmo assim pensam com a cabeça de um coletivo que as apoiam. Se formam em áreas humanas mas vivem pior do que animais. Quem dera se eu tivesse condições de sair do Brasil, assim como você teve. Também só passaria aqui para uma visita.
      Desculpe, se o comentário foi longo. Se você se sentiu ofendido com algo que escrevi. Foi mais um desabafo. Continue tendo sucesso.

      Excluir
    2. Vaza, sua militante do PT ASQUEROSA!
      Deve estar chorando porque a sua "Presidenta" foi enxotada do poder!
      Chora!

      Excluir
  6. adoroooooo
    quero mais...fiku fissurada...
    nossa olha quem fala o cara que faz eu assustar meu cachorro.hehhehhehe

    ResponderExcluir
  7. Acho bem interessante o post, concordo que as americanas se cuidam e muito , no entanto não gostei nem um pouco dessas frase: " A natureza pode ter desfavorecido essas afro-americanas neste pequeno aspecto".
    Penso que ninguém é desfavorecido por ter cabelo crespo, cabelo crespo só é diferente e pode ser bem tratado e bonito ao natural também.

    ResponderExcluir
  8. Awwwwwwwwwww Renato finalmente um assunto feminino LOL..

    Moro na Georgia e precisa ver essa negada linda em Atlanta ...MAIS SAO MUITO LINDAASSSS ..
    Cara ..Tais Araujo fica longe de ser uma delas rsrsrs ...Netinhu do ex negritude ..afff quem disse que aquele ser e bonito Jesus ?? ... NONONO...precisa ver um Brian McKnight( que homem eee esse ??? parece um Deus egipcio ..sei la ..mil vezes lindo pessoalmente mulherada heheh ..serio elegante, alterrimo chiquerrimo..lindo sem palavras )
    Os negros com grana sao realmente como vimos na tv ou em clip de hiphop ou coisas do genero..se arrumam superbem, elas ; muito bem maquiadas..( colocam cilios posticos, unhas posticas etc ..ai escrevi certo ??) .percebo que muitas nao usam muita grife porem..sao masterrrrrr arrumadas ..mais do que as madames ..da paulista ou uma socialite de Copacabana ...seriooo ..sao lindos ..

    Agora como vc mencionou ..os que nao tem grana ..aww lembra a turma do netinhu heheh .. ^^ ..

    PS: ja que mencionou um topico feminino sugiro aaveriguar nosso mundo honey
    Ja reparou nas Unhas dessa negada ?? hehehe ...e a depilacao?? hmm

    Awwwwwwww por falar em depilacao ...aqui ha mulheres muito bigodudas ....serioooo ...fiquei espantada de ver as vendedoras do MAC e da Sephora...de Atlanta ..sao lindas mais a maioria que me atendeu ..dava vontade de falar ..: VAI UMA DEPILACAO AI ??? ..gente ....elas tem pelo mesmoooooooooo...fora de brincadeira...fiquei passada ...reparei nas pernas ..sorry ...coisa de brasuca ..rsrs ...e uma vendedora de cosmetico de bigode ..alias as vendedoras ..hehe ...sei la vai que elas tem alergia neh .kkkk

    Aww se tiver coragem Renato pergunta de onde sai tanta grana .....o POVORICO ..hehehe

    Abracos

    ResponderExcluir
  9. Vampira!
    Você tem razão! Por exemplo, o cabelo da Vanessa da Mata é demais e é natural e bem tratado. Mudei o post porque seu comentário me fez lembrar que, mesmo as que têm cabelos lisos queriam ter cabelos crespos. Quisera eu ter um ou outro!! Hehehe
    Obg e abs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Renato,

    Li seu post e acho esse assunto muito interessante. Nao acho que as
    afro-americanas ou brasileiras queiram ter cabelo de branca.Pelo
    contrario.

    Outro dia inclusive assistindo ao The View, as aprensentadoras estavam
    discutindo sobre isso, algumas delas dizendo que elas nao entendem por
    que as afro-americanas querem tanto ter cabelo de brancas. Whooppi
    Goldberg, que tambem apresenta o programa disse que as coisas nao sao
    bem assim. Segundo ela o que as afro-americanas realmente querem nao e
    um cabelo de Barbie mas so um cabelo mais maleavel.

    Elas so queriam que o cabelo delas fosse mais facil de cuidar. E ca
    entre nos, mulheres nao lavam o cabelo todos os dias devido a coisas
    tais quais tratamentos quimicos como tintura e etc (afinal de contas
    nos nao queremos jogar a cor do cabelo e o dinheiro literalmente pelo
    ralo :D )... A nao ser que ela seja uma atleta.

    Varios hair stylists concordam que nao se deve lavar a cabeca todos os
    dias, mas e claro que isso depende do tipo de cabelo que a pessoa tem,
    se a mulher tem cabelos oleosos e claro que lavara todos os dias,
    porem negras em sua maioria possuem cabelos secos o que nao faz
    necessario lavar a cabeca todos os dias.

    Alem do mais hoje em dia ha shampoos a seco, voce ja deve ter visto a
    propagando de alguns deles por aqui. E depois, ca entre nos, nao ha
    aquele poeirao todo aqui que existe em certas partes do Brasil.

    E quanto a depilacao, ha muitas brasileiras que so descolorem! Um
    horror... parecendo blond caterpillars! Geez! (inclusive ja comentei
    sobre isso em um de meus posts hehe) Vou te confidenciar uma coisa,
    americanas costumam depilar tudo...tudo mesmo e e por isso que o
    brazilian wax e tao famoso por aqui.Acho que ate mais famoso do que no
    Brasil... ironico nao? E os homens americanos (sei que voce deve estar
    pensando "ewww" lol) costumam depilar tudo, os que nao depilam tudo
    pelo menos "aparam", o que e bem mais do que muitos brasileiros fazem.

    Abcs
    Lu

    ResponderExcluir
  11. Nossa quem diria que de um simples post eu ia aprender tanta coisa hein?
    Lu, já ouvi na TV falar muito da brazilian wax e no Brasil nunca ouvi falar, você tem razão.
    Quanto à depilação dos homens isso eu não sabia, será que eles depilam 'lá' também? Nossa deve doer...
    Obg pelo comentário e explicações
    Abs

    ResponderExcluir
  12. Adorei o seu blog!! Todos os posts são bem escritos de uma forma leve e divertida. Parabens,

    Mariana

    ResponderExcluir
  13. Renato, esse mundo do show bizz so tem fingimento. Tuuudo falso. Olha, soube que a maioria de extensões feitas de cabelo natural vem da India, pois e'um cabelo maleável que "pega" tinturas e tem as escamas dos fios arredondadas (diferente dos cabelos orientais que que escamas "quadradas"). E como conseguem obet tanta matéria prima farta ? Ora, inventaram uma deusa há pouco tempo, com templo e tudo que aceita oferendas de cabelos humanos. As indianas fazem as ofertas dos próprios cabelos nos templos. Nos fundos do templo as madeixas são recolhidss, tratadas, lavadas, pintadas e cortadas para venderem as mechas e muito $$$$ no Ocidente. Imagina !

    ResponderExcluir
  14. Wow, nem acredito. Outro dia eu vi no cinema uma afro americana com uma peruca igual a da Beyonce. Linda...não sei se eu usaria o cabelo de uma outra pessoa...eca
    hehehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Pois é Renato, há uns 20 anos atrás não tinha secador e chapinha barato igual hoje(graças a Deus!) e já vi gente passar até 15 dias sem lavar o cabelo pra 'aproveitar' a escovinha que era cara nessa época. Meu máximo foi uma semana, confesso,kkkkk, mas hoje só de lembrar minha cabeça coça,rsrsrs, e ainda era no centro oeste que morávamos, num dos lugares mais quentes, rsrs Ceres-GO e Porto Nacional-To.Agora moro em Brasília que é bem mais fresco e mesmo assim não dá mais pra ficar tanto tempo sem lavar o cabelo,rsrsrs
    Eu rí demais com esse post e o dos pelos do cachorro há anos embaixo da cama, fiquei só imaginando quando limpava minha própria casa e rindo,hahahaha!

    ResponderExcluir
  16. Vana
    kkkk
    uma semana? Ai Meu Deus...Quando eu estive na França a garota filha do casal onde fiquei hospedado lavou a cabeça 3 vezes em um mês kkk
    Vc ri mas no dia que eu limpei aqueles pêlos...
    Abs

    ResponderExcluir
  17. Sério estou apaixonado por esse blog, muitos assuntos que são ótimos de ser questionados, mas nunca achamos as respostas. Sem falar que suas perguntas foram melhores ainda, mesmo que nunca se deve falar sobre os cabelos de uma mulher, a não ser que você seja cabeleireiro ou para elogiá-las.
    Também fico pasmo com a praticidade norte americana, até para ter os cabelos dos sonhos.
    Entrei no site Black Hairspay e fiquei boquiaberto com o valor das perucas... Por quê? Simples, tenho dois amigos que são Drag Queen, há algumas semanas atrás estávamos no centro de Curitiba, ai eles perguntaram se teria algum problema passarmos em um lugar antes de irmos embora, fiz sinal que não com a cabeça e em seguimos fomos para um escritório em um refinado edifício da região. Adivinha!!!
    Estávamos em uma loja de Perucas e Megahair, eles foram buscar duas perucas que tinham reservado, mas o que realmente me deixou bobo, foi que cada peruca custa 2 mil reais. Quase tive um infarto... Porém no site que você me mostrou aqui, tem uma peruca muito parecida com a deles e custa $179,99 Dólares...
    Novamente parabéns pelo blog, você é simplesmente A+. (kkkkk)

    ResponderExcluir
  18. Obrigado Max!!!!!
    Que coisa hein, um peruca 2000 reais? Como tudo no Brasil uma exploração!
    Abração!!

    ResponderExcluir
  19. sobre esse negocio de que as americanas usam peruca eu aprendi no seriado Todo mundo odeia o Chris. Todo mundo acha a maior idiotice, mas eu adoro.
    Sobre as criticas, já sofri muito com isso, sofri bullying, mas na minha época, aquele tipo de comportamento não tinha nome. O fato é que apesar de eu ter ficado com trauma, hoje superei e aprendi com isso. Pode parecer loucura, mas acho que todas as pessoas deveriam sofrer bullying pelo menos uma vez na vida, assim elas seriam mais humanas e saberiam bem como uma pessoa que sofreu bullying se senti e não fariam mais isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sofri bullyng na escola por muito tempo. Como você disse, moldou a minha personalidade hoje.
      Eu adoro as perucas das americanas negras. Acho que tem mesmo é que por o que quiser!
      Bjs

      Excluir
    2. tambem acho, elas ficam bem bonitas

      Excluir
  20. Para o "anônimo" que mandou o comentário mal educado

    O motivo de eu ter ido à terapia não foi por causa da queda de cabelos, foi por causa de traumas de infância que começaram 2 anos antes da separação dos meus pais e seguiram até a adolescência.
    Muita gente não dá crédito para terapia porque não entende o processo e o que ela pode fazer para o indivíduo.
    O processo é longo e demorado, mas aos poucos a gente vai percebendo porque repete os mesmos erros, porque faz sempre as mesmas escolhas, entende cada aspecto do seu próprio comportamento e "dos outros" também. Com o tempo você consegue perceber padrões de comportamento até mesmo em outras pessoas.
    Tudo já foi estudado, quer você acredite ou não e com certeza, foi o melhor investimenton que eu fiz em mim mesmo, ao contrátio do que você disse que foi dinheiro jogado no lixo.
    Se eu não tivesse feito terapia acho que nem aqui estaria. Eu agradeço a Deus por ter colocado a Doutora Márcia no meu caminho em um momento de pura depressão. Ela me salvou de muitas angústias passadas e me ensinou a evitar outras no futuro. Foram 7 anos maravilhosos e eu faria tudo de novo. Me livrei inclusive de mals físicos como ela havia predito. Sinto muita falta de conversar com ela...
    Eu não sei o que você leu ou viu aqui que fez você se sentir mal a ponto de querer me ofender. Se foi algo errado que eu disse, peço desculpas e saiba que não fiquei ofendido de maneira nenhuma (mais uma das vantagens da terapia)
    Abs

    ResponderExcluir
  21. Cara que bacana seu post
    eu sou produtor de perucas e estou indo aos USA para ensinar minha profissão, se voce souber de alguém que queira aprender ou me dar uma oportunidade de mostrar o que faço me de um hello meu face é perucas marcelo shatsu
    parabens

    ResponderExcluir
  22. vou para Orlando, onde encontro a lace para comprar?

    ResponderExcluir
  23. Ótimo post, parabéns! Eu tinha um cabelo bem farto, mas devido a tricotilomania perdi um pouco, e ainda tive anemia e ansiedade, o que fez cair ainda mais. Agora que estou recuperando, cuidando primeiro do meu interior... Um abraço fique com Deus :-)

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...