domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Nice Lady

Da primeira vez que ouvi a palavra Deltona pensei se tratar da cidade de Daytona ao que Robert me explicou que Deltona é uma cidadezinha no centro da Flórida onde Loretta, sua avó de 88 anos morava. Desde o primeiro dia que conheci Loretta me encantei com usa vitalidade, bom humor e histórias. Muitas histórias.


Loretta, que completa 89 anos esse ano mora sozinha em uma casa que parece de bonecas. Miniaturas para os padrões americanos, mas com muito charme. Segundo ela, após a aposentadoria dela e do marido há 25 anos atrás, eles decidiram fazer como muitos americanos. Fugir do frio de New Jersei e curtir o tempo de descanso em um lugar mais quente como a Flórida. E para Deltona vieram depois de morar um tempo em Orlando. Foram seguidos pelos filhos e netos que também se mudaram para a Flórida depois de um tempo.

Rua da cidade de Deltona onde vive Loretta

Casa onde vive Loretta
 Loretta é descendente de Irlandeses. Dá pra dizer pela cor da pele e olhos azuis. Seu marido, facelido há 8 anos, era descendente de imigrantes italianos que vieram aos EUA na década de 30. Antes de completar 21 anos Loretta casou-se com Sam e com ele viveu 61 anos em um feliz casamento segundo conta. Teve duas filhas, Louise e Cindy. Estas após casadas, presentearam Loretta com 5 netos e Loretta agora tem 2 bisnetos.

Loretta e Sam

Filhas e Netos

Bisnetos
Quase todos os meses vamos visitar Loretta. Sempre fico pensando em uma visita de encorajamento mas quando saímos de lá, nós é que nos sentimos encorajados. Esse ano e o ano passado têm sido difíceis para ela. Entre intermináveis idas e vindas ao hospital, internações e semana passada uma cirurgia, Loretta não perde o bom humor e hoje não foi diferente. Riu, contou histórias, falou sobre política, TV, talk shows, livros, gatos etc. 
O casal idoso do centro é a mãe e pai de Sam que emigraram da Itália na década de 20
Desde pequeno eu aprecio ouvir histórias da vida das pessoas e quando estou perto de Loretta não perco a oportunidade! Fico imaginando que vida interessante ela deve ter tido em um país desenvolvido como este enquanto contemplo as dezenas de porta-retratos e álbuns de família. Não deixo de perceber que Loretta foi, e continua sendo uma pessoa fina, que não gosta de linguagem baixa. Nas fotos de família, Loretta está sempre bem vestida, sua casa sempre organizada e o sorriso sempre estampado no rosto.

Living room - sala de estar
  
Dining Room - sala de jantar


Cozinha


Quarto de leitura

Mesmo agora que vive sozinha e se move com dificuldade, a casa ainda é limpa e organizada. Um sistema de ajuda a “seniors” aqui nos EUA trás almoço todos os dias para ela e uma pessoa vem uma vez por semana limpar a casa, lavar a roupa, secar e guardar. Talvez por esse motivo Loretta deseja ainda viver sozinha no sossego do seu lar, no aconchego da sua casinha. Quando chegamos hoje ela contemplava fotos antigas e disse que estava se entretendo com as boas memórias. Ainda disse “we had such a great time at the beach...we were young and healthy” (nós tivemos tantos momentos ótimos na praia, nós éramos jovens e saudáveis), e eu não duvido disso.

Por esse motivo resolvi escrever este post em homenagem a ela. Quando disse a ela que possuía um blog ela me perguntou: “O que é blog? Já ouvi essa palavra antes”. Eu sorri e expliquei a ela o que era um blog.

Cada vez que visito Loretta fico tentando descobrir seu segredo. O segredo de viver bem sozinha, de se entreter com diversas coisas, de contemplar o silêncio e achar bom. Em meio a livros, TV e fotografias, Loretta passa seus dias. Já negou três vezes o pedido dos netos de se mudar para casa deles. Disse que só vai quando a vida estiver difícil de viver. Se eu tivesse uma poção de rejuvenecimento minha escolhida seria Loretta. Porque sinceramente o mundo precisa de pessoas boas como essa senhora que me chama de “neto postiço”.
 :-)

Loretta e seu neto Robert - Dez 2010


10 comentários:

  1. Oi!!! Eu tb moro nos Estados Unidos. Achei seu blog pesquisando nos blogs dos outros. Gostei bastante, até me inspirei pra escrever sobre alguns temas no meu. Vou acompanhar sus histórias.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Nossa viajei aqui pensando em Loretta,como vc teve sorte de ter encontrado uma pessoa assim,vendo a foto dela e a casa dela lembro de meus amados livros e como ela e minhas ''vovós''personagens se batem,rsrsrss..ela é lindinha e conhece-la deve ser como abrir um livro de contos,seu modo de ver as coisas deve distrai-lo por muito tempo eu ficaria ouvindo sobre suas loucuras de juventude tbm,e o tempo que levasse eu tivese...kkkkkkkkkk
    que presente deve ser ter ela por perto.
    continue falando de suas aventuras ai!é pra isso que estou aqui,que estamos aqui.
    bjs de sua fã.:P

    ResponderExcluir
  3. Karol!
    A Loretta é realmente um presente...
    Obg por me lembrar!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que linda essa homenagem!! Fico imaginando que interior rico Loretta deve possuir pra adorar a sua própria companhia, dentro da sua casa com tantas lembranças , e com sorrisos e histórias pra apresentar a quem chega!! Que sorte a sua. A casa é enorme!!rsrsrs Adorei a cozinha com flores, aliás adorei tudo, a foto dela novinha no casamento...que bom deve ser envelhecer tendo essa estrutura disponível. Qual percentual dos americanos pode ter essa escolha? Já ouvi falar de condomínios com estruturas para idosos em Boca Raton, mas carésimos...

    ResponderExcluir
  5. Wilma
    Meals on Wheels é o programa americano de ajuda a idosos. Basta ter mais de 60 anos e incapacidade de preparar os próprios alimentos. Eles trazem na porta de casa TODOS os dias, incrível não?
    De vez enquando eu limpos os vidros pra ela, porque mesmo a pessoa indo toda semana limpar, faxina mesmo não faz...e os vidros ficam sujos.
    Ela é uma graça de senhora!
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Uma curiosidade q ninguém nunca me respondeu.Os funcionários públicos dos EUA fazem concurso público? Existe concurso público aí?

    ResponderExcluir
  7. Lucas
    Perguntei pra meu amigo e ele não sabe. O que significa que não tem porque ele é muito informado e sabe de tudo. Se tivesse concurso público aqui ele saberia com certeza. O que se tem são pequenos exames de habilidade só pra ver se vc não é retardado e consegue trabalhar. Entrevistas, etc
    Abs

    ResponderExcluir
  8. Meus sinceros pesames , para familia do robert e para vc que faz parte dela Renato , força este é o ciclo natural da vida.

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...