sábado, 2 de abril de 2011

Alerta de Tornado

Tudo começou na aula de História do Design na quarta feira de manhã. Mr. Ringhousen quase no fim da aula veio nos dar a noticia de que, no final da tarde esperaríamos uma tempestade em Orlando. Ele disse: “Be sure you stay at home around 5 o’clock”(certifique-se de estar em casa por volta das cinco da tarde). Os alunos da tarde seriam dispensados às 3:30 por conta da tempestade. Nesse dia porém, eu tinha combinado de ajudar a minha amiga Gina a limpar o apartamento para o qual ela muda na semana que vem. Dito e feito! Por volta das 4:45 a tempestade chegou e nós, dentro do pequeno apartamento, observamos o céu negro. Gina perguntou: “Você acha que devemos ir embora?” e eu respondi: “Agora não dá mais, vamos ficar por aqui mesmo”. A chuva caiu pesada e os ventos de 80km/h sacudiram as árvores que deu medo de ver. A luz caiu e voltou diversas vezes mas TV e as estações de rádio anuncioaram que pior viria no dia seguinte, pois no golfo do México uma tempestade maior e mais violenta aproximava-se rapidamente.

Foto tirada por um turista na manhã de 31 de Março de 2011
Chegando em casa às sete da noite, a Louise falou: “Nato (como eles me chamam, porque é difícil pra eles pronunciar RE-nato, então Nato é mais fácil, eles dizem narôu), o guarda sol foi parar em cima da palmeira no quintal. Pensei...of course, duvidando. Chegando no quintal realmente o guarda sol, que estava aberto e usa haste que vai dentro de uma mesa de ferro tinha literalmente voado para a palmeira. Tirei ele de lá com a ajuda da haste de limpar a piscina. Todas as cadeiras da piscina estavam dentro d’água e algumas no meio do gramado uns 10 metros de distância. Coloquei tudo no seu lugar e limpei os filtros da piscina que deviam ter um milhão de folhas.

Na manhã do dia seguinte, 31 de Março (ontem) o Bobby entra no meu quarto e diz: “Don’t get your ass out of the house today” (não bote a ‘cara’ pra fora da casa hoje) e eu, ainda esfregando os olhos achei que ele estivesse brincando. O barulho da chuva no telhado era alto, visto que raramente as casas têm laje de concreto. Levantei, fiz café e liguei a televisão. Tive que acender as luzes por causa da escuridão. No primeiro canal que liguei o Jornal já dizia: “Alerta de Tornado”. Mudei o canal e a mesma coisa, quase todos os canais da TV falavam da tempestade que estava por toda Flórida Central mas que o pico ainda estava no golfo do México. O que isso queria dizer? Que o pior estava se aproximando.

Orlando 10:30 da manhã.

Orlando 11:25 da manhã.
Fiquei realmente impressionado com o sistema de meteorologia. Na TV aparecia, minuto a minuto, a posição da pior parte da tempestade, velocidade de deslocamento de 80km/h e a lista das cidades a quais a tempestade se aproximava e o tempo que cada cidade tinha antes do pior chegar. Instruções eram dadas a todo momento como por exemplo: “Vá com sua família para o centro da casa ou em alguma parte onde o maior número de paredes te separe do lado de fora da casa” ou “esconda-se dentro do closet”. As casas na Flórida raramente possuem “bacement” (porão) por causa do custo da construção. O solo todo da Flórida é areia e a poucos metros da superfície água já aparece então precisaria de um sistema de drenagem e paredes de concreto à prova d’água.

No painel azul à direita a lista das cidades e tempo de chegada da tempestade
Na TV os alertas de tornado expiravam e voltavam a aparecer. Os meteorologistas observavam a tempestade de satélites e ao menor sinal de giro nas nuvens (spining) os alertas de tornado voltavam a aparecer. A tempestade estava a 19 minutos de Orlando e as ruas da cidade estavam desertas. Comecei a ficar com medo. Na cidade de Lakeland, uma hora distante daqui um tornado foi observado “hitting the ground” como eles disseram (atingir o chão) perto de um pequeno aeroporto. O tornado destruiu 40 pequenos aviões no pequeno aeroporto. Milhares de pessoas em várias cidades já estavam sem luz, mas como as temperaturas estavam em torno dos 19 graus ninguém precisou do bendito ar condicionado ou mesmo aquecimento.

Pequeno aeroporto na cidade de Lakeland
O pico da tempestade chegou a Orlando por volta das 11:30 da manhã. Os postes acenderam as luzes e não pareceia que era ainda de manhã e sim 6 horas da tarde. Escuro. Trovões, relâmpagos, luz caindo e voltando e um barulho horrível. O vento fazia um barulho sinistro e as árvores sacudim tanto que eu achei que não suportariam. Como as intruções pela TV diziam “fique longe das janelas” eu realmente fiquei com medo de ficar olhando e de repente um tronco voador me atingisse hehehe Eu sou medroso mesmo! Ou mesmo uma árvore podia cair em cima da casa como aconteceu em várias casas na cidade.




Caiu tanta água que fiquei imginando como as ruas da cidade estariam. Após uma hora mais ou menos, o pior já havia passado por aqui e dirigia-se para o oceano atlântico. Choveu o dia inteiro sem parar até às 8 horas da noite. No dia seguinte, nenhuma nuvem no céu, um dia lindo. As pessoas limparam rapidamente a frente de suas casas e recolheram qualquer pedaço de árvore que porventura tivesse caído. Quarta feira a vida voltou ao normal como se nada tivesse acontecido.

Fiquei imaginando se o motivo disso é porque os americanos estão acostumados a viver em um país em que a mãe natureza não dá a menor moleza e conscientes disso, criaram sofisticados sistemas de prevenção para se proteger. Meu próximo pensamento foi “se isso foi só uma tempestade, como será um furacão?”
Achei esse vídeo do furacão Charlie que passou por Orlando em 2004. É assustador!



32 comentários:

  1. Hhahhaha eu to correndo!!!
    Mas gostei do post, Renato... Vc está escrevendo bem melhor que antes (o que já não era ruim) ;)

    ResponderExcluir
  2. O céu aqui ganha tons de verde quando tem um furacão por perto. E desesperador! Também fico impressionada com o serviço de meteorologia aqui. Americano nãe sae de casa sem dar uma chacada no clima e quando algo ruim se aproxima, as pessoas são liberadas do trabalho/escola para se protegerem. O sistema de drenagem aqui é fantástico, chove sem parar por dias e nada fica alagado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era exatamente o que eu ia perguntar...
      Chovendo o dia inteiro não ficou nada alagado?
      Mas a Lorna já respondeu.

      Excluir
  3. Aqui na Georgia tbem acontece!!

    A unica coisa que passa pela minha cabeca ee lembrar o classico : wizard of oz ...( o magico de oz )

    sim sim.. a cena seria IGUALZINHA ..posso imaginar eu na casa, dentro do tornado ....vendo a tipica cena : galinha vaca cavalo e fazendeiros ..haha um unica curiosidade ee saber onde irei parar ??? algum lugar da florida ?? ou sei laa ...vai que da azar passo a fronteira do mexico neh :( com essa cara de latina - boliviana que eu tenho ..pronto :D Ateeee provar que sou legal haha !!

    Mais enfim...o jeito ee encarar naturalmente como eles fazem: dont worry its soooo normal ..lol

    aww Renato na proxima vez tenta ficar dentro da banheira ..e a dica que eu vi na CNN e alguns gringos confirmaram tbem ...eu vou tentar aqui ..:0)

    ^^

    ResponderExcluir
  4. Hehehe
    Eu ví em um dos episódeos finais de Desperate Housewives quando a Linette se esconde na banheira com um colchão de solteiro por cima quando o tornado varre Wisteria Lane...
    Mas...aqui na casa não tem banheira...na próxima fico no closet!
    Abs

    ResponderExcluir
  5. OI! Descobri seu blog semana passada e o li todo. Muito legal mesmo. Pontos positivo do seu blog na minha vida:
    1. Repita sempre para se mesmo que você é merecedor.
    2. É possivel estudar nos EUA, me fez sonhar em terminar a minha graduação na área de I.T. e tentar mestrado nos Eua.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Luciano!
    Quando eu dizia para as pessoas que queria morar e estudar em outro país elas diziam que era quase impossivel se você não é rico. Não dei ouvidos e aqui estou...
    Boa sorte pra você!
    abs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Renato, tudo certinho?
    Encontrei o seu blog no ‘Mundo Pequeno’ e vim fazer uma visitinha!
    Interessantíssimo o post e as fotos! Mãe natureza é assim...

    Também sou expatriada; sai do Brasil em 2000 e fui para os EUA, Boston, para estudar na Harvard, onde estudei até 2002. Desde 2003, moro na Holanda.
    O choque cultural existe e acaba sendo benéfico - de uma maneira ou de outra -. Sou da opinão que existem coisas boas e ruins em qualquer lugar do planeta! Nós é que temos que ressignificá-las à nossa moda!

    Será uma alegria se visitar o meu cantinho virtual, que é: http://josanemary.wordpress.com/mevrouw-jane/

    E será uma outra alegria, se quiser ler o prefácio do meu livro: Mevrouw Jane (o prefácio não foi feito por mim, mas por um outro escritor, um já reconhecido no mundo literário). Se gostar – ou não - por favor, deixe um comentário; vou adorar ler a sua opinião!

    Tenha um ótimo dia!
    Grande abraço.
    Josane Mary

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela visita Joseane! Vou passar lá sim e ler o prefácio! A Holanda parece um país maravilhos mas tenho uma idéia de que é também um pouco permissivo. Nunca fui a fundo pesquisar, é só uma idéia que tenho de ouvir os outros falar. Quero ver sim!
    Abração e sucesso pra você!

    ResponderExcluir
  9. Oi Renato,
    Estou lendo o teu blog. E muito divertido, ja dei muita risada sozinha aqui que meu marido chegou a pensar que eu estava tendo um ataque de loucura. Ler blogs dos brazucas perdidos pelo mundo e um dos meus passatempos favoritos.
    Com relacao a esse ultimo post, nao e a toa que meu marido vive tentando tirar da minha cabeca a ideia de mudarmos para o sul dos EUA. Eu adoraria viver na Florida, mas o idioma falado la nao me atrai, sem falar na pessima educacao dos hispanos. Pensei que so eu que achava o "pueblito" espacoso...
    Um abraco e continuo aqui tomando cafe com meu almoco...(Yummy!!!!!!)

    ResponderExcluir
  10. hahaha
    Olha eu tô quase mudando pro norte por conta disso. Atualmente só frequento supermercado "americanos" e outros estabelecimentos sem os "pueblitos". Ainda bem que estou em um bairro de americanos e não hispânico por que vou te falar viu...de que buraco essa gente saiu?
    Abs!

    ResponderExcluir
  11. Ah renato, tenho pavor dessas tempestades. Já peguei uma no meio da estrada com raios caindo do meu lado, ventos de quase 100Km/h e eu em pãnico, tentato encontrar um lugar pra estacionar. Foi o pior momento da minha vida aqui. O carro balanaçava tanto, tanto! Eu sem enxergar quase nada com a chuva. Nossa! Hoje, tem quem faça eu sair de casa quando tem esses avisos de tornado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Sei do medo que você sente. Aqui no Missouri na primavera é comum o alerta de tornado. No final de semana passada tivemos chuva de granizo. Eu sou de SP sei bem como é chuva de granizo, quer dizer eu achava que sabia... Quando vi aquelas "bolas de golf" em forma de gelo voando na direção da casa eu me assustei, coloquei meu braço pra fora da garagem para pegar uma e tomei foi "pedrada" no braço que ficou super dolorido. O vidro da janela do nosso quarto de hospedes quebrou.
    A "mãe natureza" aqui é de personalidade bem forte, me assusta.
    Take care!

    ResponderExcluir
  13. Eu vi na TV as pessoas com as pedras de granizo do tamanho de bolas de golf, incrível...
    Take care you too!
    Abs

    ResponderExcluir
  14. pq em sá consiencia uma pessoa resolve ajeitar ou seja la o que for um apatamento no meio da tempestade?e ainda tem a ousadia de querrer sair no meio da tempestade..E eu que pensava que toda essa COISA DE AUTO DESTRUIÇÃO ERA SÓ PASSATEMPO..rssrsr é nesse momento que eu rezava e dizia :não faço mais isso..faço mais aquilo...perdou isso ...não mecho naquilo..rsrsrsre nem precisavam me pedir pra fica exposta que eu não me voluraiava...heheheh e tinha mesmo que fica com medo,cara sei não sei o que faria no seu lugar ou sei não chegar perto de tudo isso.uau mesmo:mais que bom que ta vivo pra continuar escrevendo.heheheh

    ResponderExcluir
  15. Ola irmao brasileiro, vc postou as fotos do tornado, eu estava na feira de Sun N Fun...e vi tudo...foi horrivel...vc disse que vive ai ha 1 ano...me desculpe a curiosidade, mas gostaria muito de ir morar ai nos estados Unidos, mas tenho muitas duvidas, e nao tenho amizades que moram ai p/ eu saber como e, e como funciona...Se puder me dar algumas dicas..ficarei muito agradecida...Obrigada e Fique com Deus...

    ResponderExcluir
  16. Valdiany
    O site brasileirosnoseua.com tem milhares de dicas importantes. Dá uma passada la. Se quiser algo específico mande um email que eu respondo ok?
    Abs

    ResponderExcluir
  17. Olá Renato
    Gosto muito do seu blog, estarei aí no começo de maio e fiquei preocupada com a tempestade, quando eu ai estiver como saber se devo sair ou se tem algum alerta?
    Um abraço
    Alessandra

    ResponderExcluir
  18. Obrigado Alessandra
    Não se preocupe, anúncios são dados na TV, nas rádios mesmo com 1 dia de antecedência. E no dia, todas as pessoas comentam umas com as outras e as ruas ficam vazias. Se estiver em hotel, o hotel avisa os hóspedes e os parques têm anúncios também. Não tem como não ficar sabendo. Depois é só ficar em um lugar seguro, dentro de casa, no shooping, qualquer lugar abrigado.
    Abs

    ResponderExcluir
  19. Renato, que bom que esta tudo bem contigo. Adoro a maneira que você escreve, de um jeito descomplicado... Teoricamente a epoca dos tornados são de junho a novembro, será que esse ano virá com mais intensidade???
    Abraço,
    Boa sorte
    Fernanda

    ResponderExcluir
  20. Obrigado Fernanda
    Sabe eu acho que nós brasileiros que fazemos esse dramalhão. Os americanos, no dia seguinte parece que nada aconteceu.
    Ano passado não aconteceu NADA por aqui, nem uma chuvinha mais forte, então acho que o período de trégua acabou, talvez esse ano tenhamos até mesmo furacões. Eu queria ver um mas só se ninguém morresse né?
    :P
    Abs

    ResponderExcluir
  21. Sei que agora você vai falar, mais vai pro hell... Mas o fato é que isso é algo que me atrai muita na Flórida, pois sou apaixonado por tempestades, aqui mesmo quando da um temporal daqueles, amo sempre que possível pegar o carro da minha mãe, ir para um lugar mais aberto e ficar ali olhando (não é muito fácil achar), porém para minha decepção as chuvas aqui são extremamente fracas, só teve uma vez que realmente foi D+, durante minha estadia de férias na casa do meu pai. Por quê D+?
    Meu pai mora no litoral paranaense em uma cobertura pra ser mais especifico, ai ele tinha ido até outra cidade (Paranaguá) e eu fiquei sozinho, como o tempo estava meio feio resolvi ficar ali mesmo, meia hora depois que ele saiu, começou um temporal dos brabos, o mais show é que eu estava com uma capa de chuva na varanda, fascinado com os raios no meio do oceano, derrepente começa a descer um funil do muito das nuvens até o mar, era um tornado pequeno, ele passou a duas quadras do prédio em que eu estava, foi até o morro da serra, bateu e voltou (isso porque o litoral paranaense é super baixo em relação a Curitiba e também porque Caioba é cercado pelos morros da serra). Confesso que fiquei apaixonado por aquilo que vi, pois para mim a tempestade é o melhor manifesto de autoridade da mãe natureza

    ResponderExcluir
  22. Max
    Eu acho as tempestades facinantes. Eu queria ver um tornado e furacão embora as pessoas me chamem de louco. Existem muitos americanos assim como nós, caçadores de tempestades. Acho que eu gostaria de ser, também, meteorologista!
    Abs!

    ResponderExcluir
  23. Oi Renato, tudo bem??? Parabéns pelo Blog, tenho lido aos poucos e tem muita informação importante, principalmente para quem não conhece nada!!! Meu nome é Ana e estou planejando minha viagem para abril. Ao ler esse post sobre as tempestades, fiquei preocupada. Como é o clima ai em abril?? É um período de tempestades?? Aproveitando, esse período também é bom para compras e passeios?
    Muito obrigada e mais uma vez parabéns!!!
    Abs,

    ResponderExcluir
  24. Ana
    Abril é bem tranquilo. Clima agradável, não é cheio e dá pra fazer tudo com calma e sem trânsito. Eu acho o melhor mês pra vir pra cá!
    Abs

    ResponderExcluir
  25. Oi Renato, muito obrigada pelo retorno!!! Espero conseguir aproveitar ao máximo as suas dicas ai em Orlando!!! Parabéns mais uma vez para sua iniciativa e Boas Festas!!!

    ResponderExcluir
  26. Olá Renato, meu nome é Viviane pretendo ir para Orlando em Setembro desse ano... porém vi que é o mês de maior probabilidade de furacões... é caso para cancelar a viagem? Qual a sua opinião?
    Abraço e parabéns pelo blog.
    Viviane
    tecidoepapel@yahoo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane
      Nunca dá pra saber quando aparecerá um furacão. Ano passado mesmo não teve nenhum...
      Não cancele a viagem, mesmo que haja furacões exatamente na semana que vc estará aqui, o anúncio é feito com uma semana de antecedência e a cidade é bem protegida contra furacões, não haverá problemas
      Abs

      Excluir
  27. Boa tarde Renato , depois que o furacão passa , a destruição por toda parte , as casas , carros , imoveis comerciais, todos tem seguro ou não.
    o seguro é obrigatorio ou opcional. e custa caro ? não tenha pressa de responder, as vezes vc esta super atarefado , e fica eu aqui direto do tatuapé sem ter o que fazer , enchendo vc de perguntas. abraço amigão e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tom, incomoda não...
      Olha, se for financiar é obrigatório. Se a casa for paga é por sua conta, mas é tão barato que não compensa correr o risco. Coisa de 35-50 por mês.
      Abs!!

      Excluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...