domingo, 24 de abril de 2011

Páscoa nos EUA


Créditos
Uma coisa que ainda me impressiona é ver as pessoas seguindo as tradições de seus antepassados sem questioná-las em momento algum. A Páscoa é um bom exemplo disso. Por exemplo, alguém se pergunta que relação tem o ovo de Páscoa com o coelho? Bom, que eu saiba, coelho não bota ovos e ainda mais de chocolates! Porque o coelho é um dos símbolos dessa comemoração? E que tudo isto tem a ver com Jesus Cristo?

Agora entendi. É a galinha que bota ovo de chocolate!
Acho realmente que todas as pessoas deveriam pesquisar mais antes de saírem comemorando aquilo que não conhecem. Se bem, que para algumas nações, qualquer festa é um ótimo motivo para se divertir e não importa que tipo de festa seja, mesmo que seja pagã!

Crédito - Origem da festa Junina
Eu fiquei meio intrigado com a Louise outro dia quando ela me disse que na sexta feira não comeríamos carne. Claro que eu respeitei a consciência dela porque a Louise é uma pessoa que faz 99% de tudo direito. Acho digno... E quando fomos ao restaurante, comemos cogumelos e eu pedi um salmão grelhado delicioso. Mas não pude evitar de pensar nas pessoas que conscientes ou não, agem de maneira hipócrita. Respeitando esse costume da igreja mas desrespeitando todos os outros. Como por exemplo, não come carne na sexta feira santa, mas trai o marido. Ou, não come carne na sexta feira da paixão mas maltrata a esposa. Tradição?
De tudo isso talvez a coisa boa é que a família se reúne. Aqui a família se reúne nos três principais feriados para os americanos, a saber, no Thanksgiving, no Natal e na Páscoa. A cada feriado, a mesma família se reúne em uma casa diferente. Eu sinto que eles só fazem isso por causa da avó Loretta. O Robert e a Louise detestam ir à casa da tia na Páscoa que eles chamam de “nasty”.

Eu estava curioso para saber como os ovos de Páscoa dos americanos se parecem. Esta semana fui a vários supermercados e percebi que, ovos de Páscoa como existe no Brasil, aqui não tem. Não encontrei nenhum sequer em nenhuma loja da cidade! Nada de enfeites, nada de ovos. Nem na televisão ouve-se propagandas como estamos acostumados no Brasil. Nas escolas, as crianças pintam ovos de plástivo ou de verdade e os colocam em cestas ao lado de coelhinhos de pelúcia e é só!

Se eu quiser um ovo de chocolate com recheio de sonhos de valsa ou um panettone Balducco eu tenho que ir ao supermercado brasileiro o que eu me recuso fazer. Quem aceita ser mal tratado tem mesmo é que fazer terapia. E como dizem que engolir esses sapos dá câncer eu fico mesmo é longe daquela gente.

E para curar essa vontade de comer chocolates que meu cérebro brasileiro treinado me impõe eu resolvi fazer um bacalhau ao forno como minha avó fazia e testar o paladar dos americanos para este prato típico português. Graças ao Youtube, hoje nada é uma dificuldade e para meu espanto e felicidade, as duas travessas de bacalhau acabaram rapidamente pois cada pessoa repetiu 2 vezes!


Agora, um pouquinho de humor:

- Papai, o que é Páscoa?
- Ora, Páscoa é... Bem... É uma festa religiosa!
- Igual ao Natal?
- É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.
- Ressurreição?
- É, ressurreição. Marta vem cá!
- Sim?
- Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu jornal.
- Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias
depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?
- Mais ou menos... Mamãe, Jesus era um coelho?
- O que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que esse menino foi batizado! Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe! Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no catecismo!
- Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?
- É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no catecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.
- O Espírito Santo também é Deus?
- É sim.
- E Minas Gerais?
- Sacrilégio!!!
- É por isso que a ilha de Trindade fica perto do Espírito Santo?
- Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito. Mas se você perguntar no catecismo a professora explica tudinho!
- Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?
- Eu sei lá! É uma tradição. É igual a Papai Noel, só que ao invés de presente ele traz ovinhos..
- Coelho bota ovo?
- Chega! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!
- Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?
- Era... Era melhor, sim... Ou então urubu.
- Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né?
- Que dia ele morreu?
- Isso eu sei: na sexta-feira Santa.
- Que dia e que mês?
- (???) Sabe que eu nunca pensei nisso ? Eu só aprendi que ele morreu na sexta-feira Santa e ressuscitou três dias depois, no Sábado de Aleluia.
- Um dia depois!
- Não três dias depois.
- Então morreu na quarta-feira.
- Não, morreu na sexta-feira Santa... Ou terá sido na quarta-feira de Cinzas? Ah, garoto, vê se não me confunde! Morreu na sexta mesmo e ressuscitou no sábado, três dias depois! Como? Pergunte à sua professora de catecismo!
- Papai, porque amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?
- É que hoje é Sábado de Aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do Judas. Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.
- O Judas traiu Jesus no Sábado?
- Claro que não! Se Jesus morreu na sexta!!!
- Então por que eles não malham o Judas no dia certo?
- Ui...
- Papai, qual era o sobrenome de Jesus?
- Cristo. Jesus Cristo.
- Só?
- Que eu saiba sim, por quê?
- Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?
- Ai coitada!
- Coitada de quem?
- Da sua professora de catecismo!


(Luiz Fernando Veríssimo)





23 comentários:

  1. O bacalhau parece bom (embora eu ache que você deva parar de colocar fotos de comida por aqui...isso me engorda :) ). Como aqui faz frio no inverno, hoje todo mundo estava com roupa colorida, cheirando a spring...achei legal. Você esqueceu de falar que eles não comem peixe aqui e sim presunto e os ovos de pascoa são de plastico e dentro a pessoa coloca o que quiser.

    ResponderExcluir
  2. Gostei. Incrível, sem chocolates na páscoa, como guenta? hehe, Não consigo ficar um dia sem chocolate, imagine na páscoa.

    ResponderExcluir
  3. Otimo texto.... quanta diferença de cultura em alguns aspectos hein...parece formalidade, ritual, algo que não é refletido, infelizmente ha aqueles que são conscientes e sabem porque o fazem, ja outros nem tanto...
    o bacalhau devia estar muito bom,
    Feliz Páscoa...
    ótima semana pra ti,

    ResponderExcluir
  4. Renato... Boa Pascoa (atrasado)!!!
    Voce achou bacalhau salgado? Aonde meu querido?
    Estou ate meio depressiva porque nao achei.
    O ovo de chocolate, nao me importo muito... Mas queria tanto comer um bacalhau! Snif!

    ResponderExcluir
  5. Paula
    Eu vi na peixaria e também em um mercado de carnes e peixes daqui de Orlando heheh. O bacalhau chama-se Codfish mas em algumas embalagens tem nome de bacalau. Achei só canadense e não português.
    Infelizmente não achei um pedaço grande como os que a gente compra no Brasil. Só em pacotes e o Robert acabou optando pelo mais barato. Sabe né, em questão de bacalhau o preço faz muita diferença...mesmo assim ficou muito bom. Mas quem já comeu bacalhau do bom, percebe a diferença.
    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Exelente blog chapa, sempre leio seus posts.

    ResponderExcluir
  7. Deixa eu falar , então meus colegas mormons mentiam muito, eles falavam q a páscoa daí é igual a daqui , o povo se presenteia com ovos de chocolate

    ResponderExcluir
  8. Morava perto de vários americanos de uma igreja mormon, e uma coisa q todos nós percebemos q eles comem muito , gente do céu uma coca cola de 2 litros só dava pra duas pessoas , as vezes eles vinham fazer hamburguer aqui em casa e era imenso com batata e milho do lado, comem muito mais q nós brasileiros, me lembro q uma vez nao deu pra todo mundo aqui em casa.

    ResponderExcluir
  9. Uma sugestão:

    Gostaria q vc falasse do dia a dia deles, dos jovens americanos, o que eles fazem , eles gostam de bater papo na frente de casa? eles gostam de ficar em casa assistindo tv , eles gostam de sair com os amigos , ou eles sao mais calados, ou gostam só de estudar .

    ResponderExcluir
  10. Lucas a Páscoa daqui é BEM diferente. Eu acho que muitas comidas americanas são saudáveis, sem muito tempero.O problema como você disse é a quantidade. Come-se demais!
    Obrigado pela sugestão. Nunca prestei muito atenção a esse aspecto. Vou observar e logo publico algo
    Abs!

    ResponderExcluir
  11. Oi Renato estou sempre por aqui, adoro ler o que escreve, fico rindo como louca com seus roupantes de humor,muito bom!!! Parece q chocolate na Páscoa não é muito comum pelo mundo, este ano troquei meu ovo por uma linda "bijuteria", hahaha me enfeita e não me engorda, chocolate só quando vem áquela vontade,q felizmente cada vez mais rara. Como o Lucas também quero ouvi de você a respeito, afinal se eles compram tudo pronto, o que fazem com o tempo que não vão pra cozinha? Vão pro mercado?rsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Wilma hehehe
    Eu já escrevi sobre o que eles comem e como preparam os alimentos no post "o que come o americano". Acho que o Lucas quer saber sobre o que os jovens americanos fazem...o que eu não tenho muita idéia no momento hehehe
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Renato, nem tente ficar querendo entender as pessoas. O SER HUMANO NAO TEM LOGICA. Quando aceitei isso fiquei mais relaxada. Agora, essas tradicoes todas... uma se sobrepos a outra. O ritual de passagem dos judeus se sobrepos a crucificacao e morte de Cristo, que se sobrepos a rituais pagaos na Europa (deusa Eastre, da fertilidade e primavera). Vai um ritual canibalizando o outro, virando tudo uma festa antropofagica do escambau. Nao tente entender a logica, vai pirar ficar com pedras no figado. DESOPILE !

    ResponderExcluir
  14. kkkkkk Eu sabia porque já estudei sobre isso...
    Very funy your comment
    abs

    ResponderExcluir
  15. Oi Renato!

    Gostei bastante do seu blog!

    Tenho uma sugestao, vc pode me mandar o seu email?

    Abs,
    Ligia
    (ligia_natalia@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  16. Obrigado Ligia
    Meu email está lá no perfil, de qq maneira aí vai
    rs_alves@hotmail.com
    abs

    ResponderExcluir
  17. Ola. Descobri o seu blog hoje e fartei-me de rir com este post..na verdade ja tinha comentado com uns amigos americanos que relacao havia entre Jesus, a Pascoa e o coelho e a caca aos ovos?! Muito engracado. Sou portuguesa e vim para os EUA ha uns meses, gostei muito do que li aqui. Parabens.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado Dina
    Ano que vem vou conhecer Portugal. Meus avós são portugueses e nunca tive a chance de conhecer, acredita?
    Um abraço

    ResponderExcluir
  19. Renato,
    Vai adorar Portugal, e lindo em cada esquina! Eu vivi nos Acores, nas ilhas e depois fui para Lisboa uns anos antes de vir para San Jose. E um paraiso, tem que la ir :)

    Dina

    ResponderExcluir
  20. Mal posso esperar. Quero experimentar tudo, pastéis de nata, bacalhau, etc!
    Hummmm
    abs

    ResponderExcluir
  21. huuuuuuuuuuum sem chocolates,sem ovos de pascoa!!eu preciso ir embora do Brasil eu tenho certeza de que nasci no lugar erradO!!!

    ResponderExcluir
  22. Hummmmmmmmmm ...sem chocolates ,sem ovos de pascoa!!mais que beleza, eu preciso ir embora do Brasil !!tenho certeza de que nasci no lugar errado!!!

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...