segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pintando Paredes

Três anos atrás quando eu me preparava financeiramente para estudar nos EUA, sabia que no primeiro ano de estudos não poderia trabalhar e que precisava me preparar financeiramente para isso. Ao final no primeiro ano me danei pro escritório do Seguro Social para tirar a carteira de trabalho americana. A senhora gordinha de olhos azuis me informou que nem mesmo após o primeiro ano estudantes sob o visto F-1 podem trabalhar. Estes estudantes só podem aceitar algumas posições no campus da faculdade e para trabalhar, no máximo, 20 horas por semana. Tentei algumas entrevistas por lá mas nunca fui aceito. Motivo? “Over qualified for the job” foi o que eu escutei. Qualificado demais para o cargo. Postos na livraria da faculdade, na recepção, na cafeteria, todos me recusaram...Bom, tive que sacar da manga um plano B.

Plano B?
Claro que nem todos os brasileiros que por aqui vivem trabalham legalmente. Sempre tem aquele empregador que te contrata por baixo do pano “sem papéis” porém, é preciso uma boa dose de humildade ou necessidade para deixar-se explorar por um conterrâneo. E por que eu digo deixar-se explorar? Digo isso porque, enquanto o salário mínimo americano gira em torno dos 8 dólares a hora + benefícios, os brasileiros e hispânicos que contratam por baixo pano sem papéis pagam bem menos que isso e trabalha-se 12 horas por dia, no mínimo.

Outro dia mesmo um amigo meu, Ricardo negou um trabalho em um hotel de brasileiros por um salário de 260 dólares por semana para trabalhar 6 dias na semana, do meio dia à meia noite, inclusive aos domingos. Gente peraí né? E quando é que ele vai estudar e fazer os trabalhos da faculdade? Da meia noite às 6 da manhã? Situação difícil... E ainda por cima o dono do hotel ficou bravo ‘com ele’ porque ‘ele’ disse não?!

Sei que com o tempo, encontrarei algo na faculdade. Ou na época do estágio, espero conseguir arrumar uma empresa que me contrate e eu possa ficar legalmente. Por enquanto...o que eu faço? Eu não faço nada, tô aqui bunitinho esperando. Mas o Ricardo está se virando. Ele tem um outro amigo que arruma uns bicos trabalhos pra ele.

Claro que precisa-se ter humildade também afinal, os trabalhos são sujos e pesados. Sujos não em sentido moral, não me entenda errado, esse meu amigo já está muito velho pra carreira de michê. É sujo mesmo, de sujeira. Muitas vezes limpeza, pintura, tirar papel de parede, limpar apartamentos que os inquilinos deixaram em pé de miséria, etc. Eu sei que é estranho mais eu vou falar. Sabe essa moda que surgiu agora no twitter e facebook? Você fala o que quiser e bota a culpa no @prontofalei. Então vamos lá. Com todas as facilidades e produtos que se têm aqui nos EUA para limpar a casa me parece que muitos não são chegados a limpeza não. São muitos exemplos, não estou falando de 1 caso que eu observei. Aqui, quando cheguei na casa, esta não via uma faxina há 5 anos, da pra acreditar? A última vez que o pai do Robert limpou sua casa foi há 10 anos. E esse meu amigo vê cada coisa nestes apartamentos vazios.

Outro dia ele me disse que ao limpar um apartamento desses que os inquilinos saíram, a geladeira devia ter um milhão de insetos...do lado de dentro! Demorou muito tempo para ele desmontar a geladeira e lavar tim tim por tim tim. Os inquilinos viajaram um certo mês e deixaram a geladeira desligada com frutas dentro. Os insetos das frutas se reproduziram e criaram uma civilização adaptada ao escuro dentro da geladeira. Quando a família chegou, ligaram a geladeira e a civilização foi dizimada. Porém, não se incomodaram em limpar a geladeira e continuaram a usá-la com os insetos mortos dentro dela. Depois se mudaram para sujar outro apartamento @prontofalei
Mas é claro que tem americanos limpíssimos. Já visitei casas limpíssimas como da minha amiga Sarah. Porém a limpeza é diferente da do Brasil. Pode-se ver isso pelo fato que a cozinha e os banheiros não têm ralo. Uma casa inteira não tem ralo do lado de dentro, então nada dessa coisa de sair com balde jogando água, entende? Aspira e passa pano...

O Ricardo nunca teve medo de trabalhar e acredita que qualquer trabalho é trabalho contanto que seja honesto e digno. E o melhor é que paga-se bem na Terra do Tio Sam. Por exemplo, para limpar um apartamento por 3 horas ganha-se 100-150 dólares, ele me disse. Para pintar um quarto que leva-se um dia inteiro, 300 dólares. Bem melhor que os 260 por semana por 72 horas não acha? Um mês aí ele pintou um apartamento inteiro em 2 semanas e ganhou 2.800 dólares. E assim todos os que amam o “american way of life” ou o “american dream” mas que ainda não têm o passaporte da alegria (Green card) vão levando a vida.

350 dólares para pintar sobre o papel de parede. Para tirar o papel de parede
o valor seria pelo menos, o dobro...e o tempo também!

Décadas atrás era um sucesso...



Bem melhor sem o papel de paredes não?

E nem parece que foi pintado sobre o papel de paredes.

7 comentários:

  1. Complicada essa questão de não ter ralo, pra mim sempre fica a sensação de que não está limpo. Certeza que pelo que vi aqui, a nossa limpeza é LIMPEZA. Que nojo essa história dos bichos na geladeira! Eca!!!! Eu sofro um pouco com a higiene até em restaurante e afins, a moça do caixa que pega em dinheiro, pega nos copos... ainda bem que aqui não tem verme! Espero que esse seu amigo consiga! Conheço uma pessoa que teve que trabalhar ilegalmente por um tempo, mas ela conseguiu o green card e está se formando mês que vem em matemática. Em 1 ano e meio vai poder aplicar para a cidadania. Eu não trabalharia ilegalmente porque sou medrosa e também não preciso (claro que dinheiro é bem vindo...), mas não julgo quem o faz. Sei que o trabalho é pesado mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Na america ee tudo pratico .. eu como uma dona de casa ..adoro os produtos de limpeza e coisitas para casa ..facil e rapido .. nao precisa pegar no pesado como se pega no BR ...O chao da cozinha tbem ..feito de madeiras de tabuas finas ..nao sei o nome tbem eee uma bencao ..so passar produtos especiais ta tudo pronto ...No Br precisa passar a cera ..depois enceradeira depois o venis depois um pano de la ...bla bla bla ..kkkkkk ....

    Em relacao a higiene depende muito da educacao que vc teve . Fui em casa de brasileiros que moram aqui ha anos e de boa ...QUENOJOOOO :( ....a garota aqui ao meu lado me convidou para jantar e tal ..porem ela tem gatos ...e nao ee que os gatos ficaram andado nos meios dos pratos ...perdi a fome na hora ....e ela nem ai : kitty vem lamber o franguinhu ...dizia a loka .. e em seguida comia o pedaco do frango lambido ...tem dooo vai ....Amo pets ...maiss pessoal aqui la acola ..por favor sejam convenientes ^^

    Ja o lance do trabalho ...olha aqui na Georgia ..estao pegando no pe dos sem lencos e nem documentos ..chato a situacao ..porem as leis e regras aqui sao rigidas e respeitas ..para alegria de uns e a tristeza de outros

    Renato espero de coracao que vc encontre um caminho ou uma solucao para que vc possa sim ficar por aqui .....LEGALMENTE ..Vc ee uma cara genial. autentico, simpatico e super FUNNY ....

    e isso ^^

    ResponderExcluir
  3. kkkk
    Verdade, acho que depende da esducação sim. Mesmo no Brasil tem muita gente que não tem noção de limpeza mas sabe que a impressão que eu tenho é que é o contrário. Algumas casas que eu entrava no Brasil eram sujas. Aqui algumas que eu entro são limpas!
    Obrigado pelos elogios, adorei seu comentário!!
    Bj!

    ResponderExcluir
  4. Oi Renato,
    Voce tem muitos talentos. Eu gostaria de ter alguma criatividade pelo menos pra cores. Quero mudar as cores da minha sala de jantar e de estar, mas nao consigo visualizar. Ate um programa de "interior design" eu comprei no ano passado, mas nao adiantou muito. Ja li os teus "posts" sobre cores e aprendi umas coisas. Vamos ver no que da.
    Ah!!!! ja ia esquecendo...
    Roubei a receita da tua "blueberry pie" e vou fazer pra Pascoa pra minha familia americana.
    Depois eu conto como ficou.
    Abracos!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Eliane!
    Obrigado! Olha, quanto às cores, vá de neutro que não tem erro. Se quiser mande uma foto de cada ambiente pro meu email que eu dou umas sugestões.
    Me conte sobre a torta!!
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Olhe, confesso que eu fico chocada em ver como eles conseguem viver num abiente tão sujo e sem a menor cerimônia. Porque lá na minha terra, a gente costuma dizer que pobreza não é sinônimo de sujeira. E de fato não é. Trabalhando, já entrei em casas extremamente pobres, mas limpinhas. Aqui, mansões com teias de aranha logo na entrada. Um horror! Mudei recentemente de apt e as persianas (de plásctico) estavam tão, tão sujas que eu passei o dia inteiro pra conseguir limpar a de um quarto. Um horror! Em compensação, o apt que entregamos, parecia que niguém nem tinha morado nele de tão bem cuidado.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Você disse tudo "sem a menor cerimônia". Parece que é comum e as donas de casa não ligam não para a sujeira. Em contraste fui em uma festa outro dia que a americana encerou o piso e poliu para a festa. A casa estava impecável...vai saber!
    bjs!

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...