segunda-feira, 16 de julho de 2012

Estudante sofre...literalmente.



            Em uma conversa com meu pai pelo telefone eu disse: "Pai, se eu inventar uma outra faculdade, me dá um tiro, por favor?" Onde que eu estava com a cabeça para entrar novamente neste esquema assistir aula-lições e trabalhos-provas e trabalhos finais? Me desculpem os pedagogos de plantão, mas este sistema estressante de escola está totalmente ultrapassado e não há um desgraçado sequer que tem a coragem de mudar. É estressante e encurta a nossa vida. Tudo bem, alguém dirá "mas vai valer a pena". Eu sei que vai, mas até chegar lá eu é que me mato, certo?
            Meu sumisso aqui do blog se deve a dois fatores. Primeiro os trabalhos finais da faculdade, depois a visita do meu irmão novamente, que já virou fã de Orlando, o Chefe André Meana. Imagina uma casa com 5 pessoas, um cachorro, um gato, 3 trabalhos da faculdade, malas de viagens e infinitas sacolas de compras? Que delícia, compras...eu nem sei mais o que é isso. E não é porque virei, de repente, ambientalista e desejo parar de consumir e criticar quem consume não! É algo muito mais simples, quem não trabalha, tampouco coma (ou compre), já diz a Bíblia. Mas tem coisa melhor do que chegar em Orlando com 3 mil dólares e se danar pro outlet comprar tudo o que no Brasil custaria 5 vezes mais? Acho que a graça é essa, passar a perna no Brasil, nos 70 e tantos por cento de impostos, etc. Porque os brasileiros compram aqui nos EUA como se as coisas fossem de graça. É uma corrida contra o relógio, compre o quanto conseguir! Pagar o que comprou é assunto pós férias, depois a gente vê.


Dilma, de nada adiantou aumetar o imposto das compras
internacionais no cartão para 6.38%. O povo tá
comprando com cash, verdinhas kkkk
            Mas deixa eu contar um pouco do sufoco da faculdade. Seis meses atrás eu mudei da IADT Orlando para a IADT Tampa (que fica só 160 km da minha casa). A IADT Orlando perdeu a certificação (o que afetaria em muito meu diploma), os melhores professores foram demitidos ou saíram e a situação estava um caos. Pois bem, mudei ou mudamos. Eu e mais 30 outros alunos. Além de a filial de Tampa ser considerada uma das melhores escolas de Design do País, o nível de ensino e dos alunos é MUITO diferente de Orlando. Enquanto em Orlando mais de 80% da escola era composta de hispânicos e negros (que vieram de escolas ruins e baixavam o nível de ensino da escola, porque como toda instituição particular, se reprovar demais, perde todos os alunos), Tampa tem 90% de americanos que vieram de boas escolas, brancos ou negros, mas com ótimo nível escolar. Percebe-se na maneira de falar, vestir e nos trabalhos. Enquanto eu era a última Coca-Cola do deserto em Orlando, em Tampa eu sou mais uma bolacha do pacote, em meio a centenas. Pior, os alunos de Tampa estão muito mais avançados do que nós de Orlando. Enquanto ainda fazíamos pranchas de apresentação à mão, eles já estão nas digitas há muito tempo. E tudo isso nós teríamos que aprender sozinhos, porque essas matérias já tivemos há muito tempo e pouco nos foi ensinado.

Prachas de apresentação feitas à mão


            Então faltando 2 semanas para os trabalhos finais. "Dez" pranchas para montar eu me vi em frente do computador atolado com o photoshop, revit e outros programas de ilustrar. Estava totalmente em apuros e minha professora me disse: "Faça o que der Renato, não se mate" o que entrou literalmente por um ouvido e saiu por outro, porque eu, perfeccionista que sou, altamente competitivo não sei fazer ou entregar algo ruim ou pela metade. Foram noites, madrugadas inteiras (até 5am) assistindo a tutoriais do Youtube (Graças ao Youtube!!) sobre os programas que eu não conhecia. O pior foi a maldita cadeira em tamanho real feita de papelão que tínhamos que entregar e demorou somente 30 horas para ficar pronta e realmente, eu não compraria, não pagava dez reais nela...hahaha. A cadeira fizemos em dupla, mas não teve como fazer algo melhor. Depois no dia da apresentação, descobrimos que fomos os únicos que fizeram de papelão, o resto "roubou" e fez de madeira...pode? Eu nunca acreditei em karma, acredito mais no "aqui se faz, aqui se paga" e como sempre fui um professor exigente, agora é hora do troco, tenho certeza, só pode ser...

            O trimestre acabou, sobrevivi. Alguns alunos de Orlando reprovaram ou desistiram, mas eu fiquei firme até o fim e fechei com 3 A's. Olhando pelo lado positivo, como já sou careca, não dá pra perder mais cabelos e pressão alta tem remédio graças a Deus. Nos próximos 15 dias, fico em casa fazendo P* nenhuma porque eu também sou filho de Deus!
Restaurante Tucano Brasilian Cuisine que eu projetei e escolhi como
cliente meu irmão Chefe André. O estudo do restaurante tem
120 páginas de pesquisa...

As pranchas foram feitas em Photoshop e impressas em papel
fotográfico na escola. 

O trabalho teve a nota mais alta da classe :)

Nossa cadeira que teve como inspiração o caracol do mar (?)

Deu um trabalho....

Projeto de iluminação completo de uma residência na Califórnia





56 comentários:

  1. Caramba O.O Ta de parabéns Renato, ficou muito bom os seus trabalhos! Vida de estudante é triste mesmo, mas acredito (eu tenho que acreditar!!) que com muito esforço vale a pena, porque futuramente seremos recompensados ($$$$) kkk... e que esforço vc fez! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. oie Renato.
    Parabéns!!!
    Concordo com vc. Os pedagogos podiam inventar uma forma nova de avaliar o que se aprende. E sim esse esquema é basicamente o mesmo desde a Idade Média (o final dela) quando aparecem as universidades na Europa.
    Que bom saber que voce agora está numa faculdade melhor. Isso com certeza vai contribuir e muito para seus estudos.
    Um grande abraço. E boas férias.
    ps: estou aproveitando as minhas nesse exato momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É aquilo né Regina, faculdade melhor, mais puxada, mais trabalho...mas eu gosto. Já passou uma semana e eu estou com saudades...pode?
      Abs

      Excluir
  3. Renato!!!! Parabéns!! Amei seus trabalhos e fico muito feliz por estar em um ambiente com melhor qualidade de ensino. Aproveita as férias e a visita da família!!!!! Abraços!!!1

    ResponderExcluir
  4. Renato aproveitando o gancho no assunto estudo, eu estou em um dilema, queria sua opinião já que vc estuda aqui. Eu vou entrar em um college, eu sempre quis fazer sistemas de informação (Cheguei á iniciar no BR, mas tranquei por conta de $tempo$), eu sou bem fissurada em tecnologia, mas eu sou mto ruim em matemática (até li um post seu sobre a mat.), to aqui na net relendo frações e minha cabeça da um nó, com tantas regras. Eu sou melhor em humanas. Vc acha que a matemática daqui é mto difícil pra degree or certificate, ou melhor é pior ainda de entender em inglês professor explicando os infinitos, naturais, + com -, menos, hahahaa QUe tu acha, é melhor não se aventurar que vai ser mta DP na certa, aliás como é o termo Dependência de matéria na universidade aqui, pesquisei e não achei. hahahaha Obrigada e parabéns pelo o resultado do esforço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, aqui não tem esse nome DP. É reprovação mesmo. E se for como na minha escola, não pode fazer as matérias à frente se a que vc reprovou é pré requisito. Mas olha, fica tranquila, nada é muito pesado como no Brasil, é bem mais lite. Mas TI precisa de muita matemática??
      Abs

      Excluir
  5. Renato!!! Nossa!! Primeiramente, meus parabéns pela dedicação, persistencia e pelos A´s. Segundamente (rsrsrs): como eu pude pensar em cursar uma faculdade nos EUA??? É a minha ânsia de achar um jeito de ficar morando aí por um tempo. Sinceramente, já passei dessa fase (2 vezes) e certamente não quero a terceira. Mas, por outro lado, estou sempre querendo aprender e fazer coisas novas (tipo, comprar o apartamento e gerenciar as locações hehehe) e ainda não tirei totalmente da cabeça a idéia de fazer um curso (não uma faculdade) por aí. Quem sabe, né? Qdo me aposentar (estou perto) vou pensar melhor nisso. Beijos e bom descanso, que vc merece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Leila!
      Eu já to com saudades, eu sei que depois de uns anos eu vou acabar inventando um mestrado ehehe
      bjs

      Excluir
  6. Renato

    Eu sinto nas suas palavras a satisfação do trabalho bem feito, parabéns, adorei os projetos.

    Alessandra Haak

    ResponderExcluir
  7. Oi Renato! Achei esse post muito engraçado mas não fica bravo , não tenho o hábito de rir das desgraças alheias . E quanto a fazer @#$%&* nenhuma ... Você pode! Depois de todo esse perrengue é o mínimo que você pode fazer né ? Liga o dane-se e seja feliz ! Bj Lana (ex balaio)

    ResponderExcluir
  8. Eu só acho um absurdo esse tipo de post faltando menos de 1 mês para as aulas começarem! E lá vou eu para meu segundo mestrado...coisa de gente completamente doida!
    Bom, parabéns pelos trabalhos e bom descanso. Estou gostando de ver seu empenho :)
    Ps: em outubro irei passar 1 semana em algum lugar, meu marido quer Orlando, então, se eu for mesmo, te aviso. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai se arrepender, depois que acabar vai ficar pensando no doutorado, tenho certeza hahahah
      Vc me avisa quando vier hein que eu vou fazer uma jantinha brasileira de chefe pra vcs. Só não convido para ficar aqui na casa do Robert e da Louise porque só tem o escritório de quarto de hóspedes e não tem banheiro hahaha, mas um dia que eu tiver a minha casa de designer com quarto de hóspedes, considerarei uma ofensa se vc vir e ficar no hotel hein? kkk
      Porque vc não fica no apto da Leila? Ela acabou de comprar e é uma gracinha. Tem um anúncio na barra lateral do blog.
      Quando estiver aqui não fique só em parques hein? ORlando é linda e tem muitos lugares fantásticos!
      Bjss!

      Excluir
    2. A gente achou um pacote ótimo com as passagens e o hotel (a passagem daqui do mato para aí é um absurdo de cara!). Pode ter certeza que eu não ficarei só nos parques, mesmo porque não tenho tanta paciência para fazer as mesmas coisas todo dia. Eu adoro ir nos lugares que os moradores vão. Outra coisa, estamos tentando explorar as cidades para escolher direitinho o próximo destino. E sim, se tudo ocorrer como planejado, vou cobrar o jantar de chefe :)

      Ps: eu só não fiz o doutorado agora por questões de visto, mas quando terminar o mestrado, farei :)

      Excluir
  9. Parabensssss pelo otimo final de semestre, Renato!!!!

    Realmente, essa nossa vida de estudante, nao eh facil! Mas a recompensa sera pra nos mesmos... Pensar nisso, eh o que me motiva!
    Adorei os seus projetos, faz jus a nota mais alta da sala. Ainda mais por vc ter feito praticamente como auto-didata. Quem sabe o projeto de restaurante nao vira realidade??

    Aproveita seus 15 dias de descanso, pois tu merece!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Fernanda.
      Hoje acordei às 10 da manhã, que delícia!
      Bjs

      Excluir
  10. oi renato,
    parabéns pelas últimas conquistas. fruto de sua enorme dedicação.
    dias atrás, assisti a um documentário muito bom e caso tenha interesse em ver. talvez já tenha assistido.
    descobri que tem no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=66MQFNMjW6I
    grande abraço e ótimos dias de férias.
    att. ronaldo.

    ResponderExcluir
  11. Renato.
    Você não existe.
    Que estresse.
    Sobrevivente.
    Parabéns.
    Eu aqui já estou quase estafada também com trabalho e obrigações pessoais. Seu blog é um dos poucos que ainda visito.
    Essa sua cadeira Nautilus é muy loca.
    Me lembrou muito a casa do Bob Esponja e o caracol de estimação dele, o Gary.
    Muito lúdica.

    Descanse bem, para o cérebro não entrar em curto circuito.
    Beijooo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigado Ana
      Se a gente soubesse que podia "roubar" e fazer de madeira, teria saído uma cadeira fantástica. Mas de papelão foi fogo.
      Bjsssssss

      Excluir
  12. Renato, bom dia!

    Parabéns pelos trabalhos são lindos, e aproveite as merecidas férias! rsrs.

    Hoje li uma notícia no G1 dizendo que um professor brasileiro foi eleito o melhor entre 180 mil professores do estado da Flórida.
    Fiquei curiosa em saber se aí eles dão os merecido créditos aos brasileiros que fazem a diferença!
    Segue link da noticia:
    http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/07/brasileiro-concorre-ao-premio-de-melhor-professor-dos-eua.html

    Obrigada, Bjus e boa sorte, sempre¹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer um, de qualquer nacionalidade que se destaque os americanos adoram. Eu vi essa notícia e postei no facebook do blog.
      Curte lá! :P
      Bjs e obrigado!!

      Excluir
  13. Os brasileiros que vão pros EUA fazer compras pra passar a perna no Brasil, deveriam ser proibidos de voltar pro Brasil, já que eles amam tanto os EUA, a ponto de prefirirem ajudar a economia americana a se reerguer do que ajudar a economia brasileira a continuar a crescer, comprando produtos brasileiros e aqui no Brasil. Márcio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio
      Não acho que os brasileiros preferem ajudar a economia dos EUA. Eles simplesmente preferem pagar um imposto justo por produtos, seja lá onde for. No mundo inteiro é sabido que os impostos no Brasil são um ultraje.

      Excluir
    2. Olha Renato, eu não acho que os impostos sejam o maior problema. Acho que mesmo se os impostos sobre os produtos aqui no Brasil fossem menores que nos EUA, muita iria continuar fazendo um monte de compras nos EUA, pra dizer que tem produtos ´´ dos States ``, e o pior é que muitos desses produtos nem são fabricados nos EUA e sim na China. Márcio.

      Excluir
    3. Márcio
      Entendo o que você diz, mas no caso do meu irmão não é pra dizer que comprou aqui ou alí. Ele tem possibilidades de comprar no Brasil. Ele gosta de roupas de marca porque a maioria tem muita qualidade. E os 2 mil reais que ele gastou com roupas aqui teriam custado 5 mil no Brasil. Todos nós já compramos uma hora ou outra coisas sem impostos, coisas do paraguai, pedimos para alguém trazer algo na viagem, ou até mesmo uma coisa pirata. Download de música é a mesma coisa. Então eu não julgo, quem tem possibilidade, que faça mesmo porque não é ilegal. O governo brasileiro deixa trazer roupas à vontade e 500 dólares em eletrônicos.

      Excluir
    4. Gente, desculpem a metida aqui, mas não pude deixar de comentar nessa "conversa". hehe
      Concordo com vc, Renato. Por exemplo:
      VC sabia q os impostos (nem um pouco razoáveis) cobrados pelos produtos da Apple fabricados no Brasil não diminuiram (como prometido)?

      Essa é a realidade do Brasil, passar a perna no consumidor.

      Pois acho mais do que justo para os brasileiros que podem viajar fazerem compras nos outlets da vida, dos EUA.

      E quando vou pro Brasil (moro nos EUA) levo tudo que me pedem! haha
      Meus amigos e família merecem pagar MIL REAIS a menos por um iPhone, por exemplo!

      Quem tem que "acordar" são os governantes brasileiros. Vamos baixar os impostos para a economia melhorar, né??

      Respeito o patriotismo do Márcio, mas quem paga 300 reais numa camisa quando se pode pagar 60?!

      É triste...

      Att,
      Rebeca
      xoxo

      Excluir
    5. Pode se meter na conversa à vontade Rebeca.
      Eu também aprecio o amor do Marcio pelo nosso país, no entanto, acho que temos que tomar cuidado em defendê-lo cegamente, porque o Brasil (os governantes) não correspondem ao nosso amor. Eita amor bandido!!
      Abs

      Excluir
  14. Rê, parabéns pela dedicação!!! Posso te falar? Já consigo visualizar no ano que vem você de cabeça quente com os clientes de verdade!!!!
    É isso aí, meu amigo, quem é bom no que faz, se dedica, capricha e fica doido mesmo para que tudo fique perfeito!!!!
    Mil beijos, adorei o post( pra variar, né?)
    Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala amiga, é o que eu mais quero. Trabalhar e ganhar um salário justo....voltar ao mercado de trabalho.
      Bjs e bom final de semana ok?
      R

      Excluir
  15. Renato,

    Força aí nos estudos! Você já está na reta final do curso. Aí tem TCC para fazer? Isso é um inferno para fazer!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tem um trabalho final, mas só vou pensar nisso quando a hora chegar!
      Abs!!

      Excluir
  16. Parabéns Renato!! que capricho e dedicaçã! adorei o restaurante, a inspiração da cadeira e as cores dela. Bom que você trocou a tempo para uma escola melhor, mudar é sempre bom, apesar que ficou bem longe. Estou torcendo para que logo você encontre um empreo com um bom salário,rsrsrs, você merece!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Renato parabéns pelos belos trabalhos e merecidas notas, vc é um orgulho desse nosso Br tão carente de bons alunos... bjs e boas férias

    ResponderExcluir
  18. Oi Renato!
    Voce foi atras do que queria e conseguiu... Parabens. Agora os merecidos
    dias de descanso. Bom fim de semana. bjos

    ResponderExcluir
  19. Renato, qnt tempo vc passa no trânsito pra chegar na faculdade? Menino, que força de vontade!
    Parabéns!!!

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rebeca
      Se estiver chovendo, 1:45. Com Chuva 2:00-2:30
      Na volta com chuva pode chegar a 3 horas. Mas é só por mais 10 meses!!
      Abs!

      Excluir
  20. Parabéns, adoro gente que faz por merecer. Com ralação ao papo lá de cima, tb qdo vou aí me defendo porém tenho consciência q não sao só os impostos mas tb a raça de nossos empresários os culpados dos altos preços . Onde mais existe o raciocínio de ganhar cem por cento sobre uma venda como nos brasileiros?
    Bjs
    Soraya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soraya
      Isso é uma das coisas que poucos brasileiros percebem. Existe uma margem de lucro que é pornográfica não acha??
      100% de lucro aqui é considerado uma ofensa muito grande, desonestidade e coisa do tipo
      Bjs

      Excluir
  21. HAHHAHAHAHAH!! Adorei o tom "raivoso" do post! O "p.. nenhuma", a interrogação depois da "inspiração no caracol do mar"... ahuahauhauahu!!
    Ana Luíza Oliveira

    ResponderExcluir
  22. Nossa adorei seu blog! (1º vez aqui) Sobre o comentário sobre os impostos eu acho um absurdo, comprei um Iphone4s paguei R$1,900 enquanto ai nos EUA está relativamente barato quando se compara com o BR.
    Abraço!
    Victor.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Parabéns pelos trabalhos e pelo blog!
    Eu como arquiteta não vou poder deixar de perguntar que softwares você usa? :D

    ResponderExcluir
  24. Renato,
    Encontrei o seu blog e adorei, li quase tudo. Parabens!
    Na verdade eu queria um conselho, rs.
    Sou estudante de arquitetura na UFRJ e estou no quarto periodo, a minha faculdade e uma das melhores do pais e estou "satisfeita" com o ensino (se comparado com o Brasil. Mas a pouco tempo fui para os EUA e fiquei 3 meses, me encantei com tudo, com a qualidade de vida, com a educacao, enfim.
    Eu estava pensando em lardar a minha faculdade aqui que nao e paga e tentar ingressar em uma faculdade ai.
    Acho que para a minha carreira estudar com a qualidade que vcs tem ai, seria muito melhor para mim.
    Somente tenho duvida se eles poderiam cortar algumas materias que eu ja fiz e em quantos anos vc consegue terminar a graduacao ai. Porque aqui eu nao tenho a opcao de adiantar o curso nas ferias, como fiquei sabendo q podem ai.
    E no momento o meu ingles tambem nao e dos melhores, talvez eu teria problemas com isso e teria q estudar bastante para fazer o toefl.
    Tambem existe a questao da distancia dos amigos e familia, mas nada que eu nao possa construir por ai.
    O que vc me aconselha? vc acha q eu iria me atrasar ou eu estaria investindo para um futuro mais bem sucedido?
    Arquitetura e a minha vida e seria tudo para mim ter uma boa formacao e futuramente ser reconhecida.

    Abs.
    Diana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diana
      Se o curso vai atrasar, quanto tempo vai demorar e quais matérias eles aceitarão para eliminar só você entrando mesmo em contato com as escolas. Só eles podem te dizer, eu não sei como é a grade de arquitetura.
      Precisa sim ser proficiente em ingles e ter um resultado do TOEFL maior que 80 pontos (que deve ser 6,6 de 10) Por isso tem que estudar ingles e depois fazer um preparatório para o TOEFL. Mas nada que vc não consiga.
      Agora se vale a pena, é uma questão muito pessoal. Por várias razões eu decidi sair do Brasil. Se você pensa em estudar aqui pra depois voltar ao Brasil é uma má idéia porque o processo de construção, medidas e tudo mais é diferente e não sei como você faria para validar seu diploma aí. Mas se a idéia é viver nos EUA então é boa, porque se formando aqui é bem provável que você possa ficar definitivamente. Embora haja o risco de não conseguir emprego e ter que voltar. Por isso tem que planejar muito, conversar com muitas pessoas, pesquisar o mercado de trabalho, ver quantas vagas de arquitetura existem atualmente, etc.
      Boa pesquisa!
      Abração

      Excluir
  25. Fala Renato!!
    Excelentes trabalhos! O restaurante ficou show.
    Olhando o seu perfil vi que é ex-engenheiro e ex-matemático. Vc com essa qualificação sentiu muita dificuldade ao iniciar o curso de Interior Design com relação ao sistema métrico americano, materiais e sistemas construtivos? Aí é tudo muito diferente do que temos no Brasil e mesmo com o seu inglês avançado deve ter sido barra.
    Esses trabalhos mostram que vc aprendeu e já tem um bom domíniosobre conceito e softwares de trabalho.
    Qual seria sua opinião para uma pessoa que quer iniciar um curso como o seu e não tem a sua bagagem de vida e nem um inglês tão fluente?!?
    É claro que a ralação e a persistência são a alma do aprendizado, mas qual sua opinião para o caso?

    mais uma vez parabens! e sucesso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo
      No começo é um pouco complicado. Até hoje eu tenho uma idéia mental de quanto é um milímetro, mas não tenho a mesma idéia mental de quanto é 3/8 de polegada que é bem comum aqui. É claro que se eu desenhasse e colocasse na frente da minha mesa acabaria mentalizando as medidas. Mas percebi que poucos americanos sabem também. Se precisar, eu uso uma trena ou um escalímetro. Mas tem que estudar um pouco as frações.
      Eu acho que qualquer pessoa pode aprender desde que se empenhe. Em Orlando havia muitos portoriquenhos que nem inglês falavam, mas como são cidadãos americanos, entravam na faculdade sem TOEFL nem nada. E depois se viram.
      Então acredito que qualquer um consiga.
      Abs

      Excluir
  26. Oi Renato, seu trabalho foi lindo!! Realmente qnd comparamos um projeto feito a mão( fiz isso por 2 anos e meio de faculdade de arquitetura) e depois o projeto feito com os programas salvadores da pátria, só ficamos nos perguntando, o que eu tinha na cabeça que nao fazia isso antes?!? O tempo que gastamos pintando, desenhando, calibrando linhas mais grossas de parede para linhas mais finas de mobiliário! Nossa, que sufoco! Fora a dor nas costas na bendita prancheta!
    Depois de tanto esforço, nossa maior chateação, é ver gente diminuindo nossa profissão, ou achando que são arquitetos, sem ter sentado numa cadeira ou numa prancheta por 3horas sequer!!!
    Admiro muito sua dedicação, e concordo que a cobrança é maior também!
    Acho que já deixei comentário para você! Sou arquiteta, e pós graduada em design de produto!
    Estou indo passar um mês em NY, em janeiro. To indo estudar, fazer uns cursos, mas no fundo sinto que essa viagem, vai ampliar horizontes e tenho até medo de gostar do negocio e querer ficar de vez! Rsrsrs
    É uma vontade minha e do meu marido! Se Deus quiser ainda farei meu mestrado ou doutorado por aí!!

    Continue determinado a ser o melhor, ou no mínimo se igualar aos que são!

    P.s - senti saudade de fazer esses trabalhos tão trabalhosos com o perdão da redundância!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neyva
      Puxa, vc sabe então o quanto sofre alguém que faz esses trabalhos à mão. Olha mesmo no computador eu tenho tido muitas dores nas pernas por ficar sentado horas e horas e horas.
      Acho que prancheta é coisa do passado. Dá muito trabalho e sinceramente eu não fico satisfeito com o resultado. Acho que demoraria anos e anos até que eu atingisse um nível de ilustração a mão que eu ficasse satisfeito e sinceramente, há coisas mais importantes, não é?
      Só fico P da vida quando alguém me chama de decorador
      Aff :@
      Depois de tudo o que eu estudo e ralo, decorador?????
      Se fizer seu mestrado ou doutorado, pode dar aula em escolas de design ou arquitetura, já pensou??
      Abração

      Excluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...