terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Americano Faz Lista de Coisas que Odeia no Brasil



          Recentemente uma lista está causando buxixo na internet. Um americano casado com uma brasileira colocou na Internet uma lista de 20 coisas que ele detesta no Brasil. Logicamente, depois do buxixo, a lista foi tirada do ar. Mas como acontece na internet, uma vez publicado, o conteúdo perde a patente, mesmo os mais idiotas sabem disso. É um tal de copia e cola que não acaba mais. Dando-se o crédito, claro que não há problema de ser acusado de plágio.
     E essa lista? A lista começou com esta infeliz pessoa só escrevendo sobre suas infelicidades. Depois, o grupo "Gringões.com", criado por estrangeiros que moram no Brasil e trocam dicas e venenos entre si, continuou a lista, que me parece, está no número 60.
Eu lí a lista... 
         Querido leitor, hoje faz exatamente 4 anos que cheguei aos EUA. Se eu tivesse lido essa lista a 4 anos atrás, eu concordaria com tudo, porque, naquela época eu estava muito magoado com o Brasil. Alguns anos antes eu tive que vender minha linda casa porque a vizinha abriu um bar na garagem que não me deixava dormir por 4 anos. Prefeitura, polícia, psiu e o Diabo a quatro resolveu porcaria nenhuma. Perdi muito dinheiro e fiquei muito amargo com a situação. Hoje eu penso um pouco diferente.
          Talvez o sujeito, quando escreveu a lista, estava em um estado de espírito como o meu naquela época. Percebe-se que o fulano chegou a um ponto onde não consegue ver mais beleza ou sabor em nada que haja a etiqueta "made in Brazil", por isso, depois de uns itens, o texto se mostra "afetado".
             No entanto é interessante ler. Saber o que estrangeiros vêm no nosso país, na nossa cultura. 
          Por favor, não generalize ou tome dores. Não faça da mesma maneira que ele fez "Brasileiros são..." Sabemos que algumas coisas, a maioria pode ser assim, mas nenhuma generalização é verídica. Eu em nenhum minuto pensei em escrever uma resposta "Americanos são..." Em todo país há o bom e há o ruim. O que importa é respeitar a opinião do outro, mesmo que este tenha escrito em um momento de desilusão, como parece o caso.


Um Feliz Final de Ano para todos vocês e suas famílias!
************************************************************************************


1. Os brasileiros não têm consideração com as pessoas fora do seu círculo de amizades e muitas vezes são simplesmente rudes. Por exemplo, um vizinho que toca música alta durante toda a noite… E mesmo se você vá pedir-lhe educadamente para abaixar o volume, ele diz-lhe para você “ir se fud**”. E educação básica? Um simples “desculpe-me “, quando alguém esbarra com tudo em você na rua simplesmente não existe.
2. Os brasileiros são agressivos e oportunistas, e, geralmente, à custa de outras pessoas. É como um “instinto de sobrevivência” em alta velocidade, o tempo todo. O melhor exemplo é o transporte público. Se eles vêem uma maneira de passar por você e furar a fila, eles o farão, mesmo que isso signifique quase matá-lo, e mesmo se eles não estiverem com pressa. Então, por que eles fazem isso? É só porque eles podem, porque eles vêem a oportunidade, por que eles querem ganhar vantagem em tudo. Eles sentem que precisam sempre de tomar tudo o que podem, sempre que possível, independentemente de quem é prejudicado como resultado.
3. Os brasileiros não têm respeito por seu ambiente. Eles despejam grandes cargas de lixo em qualquer lugar e em todos os lugares, e o lixo é inacreditável. As ruas são muito sujas. Os recursos naturais abundantes, como são, estão sendo desperdiçados em uma velocidade surpreendente, com pouco ou nenhum recurso.
4. Brasileiros toleram uma quantidade incrível de corrupção nos negócios e governo. Enquanto todos os governos têm funcionários corruptos, é mais comum e desenfreado no Brasil do que na maioria dos outros países, e ainda assim a população continua a reeleger as mesmas pessoas.
5. As mulheres brasileiras são excessivamente obcecadas com seus corpos e são muito críticas (e competitivas com) as outras.
6. Os brasileiros, principalmente os homens, são altamente propensos a casos extraconjugais. A menos que o homem nunca saia de casa, as chances de que ele tenha uma amante são enormes.
7. Os brasileiros são muito expressivos de suas opiniões negativas a respeito de outras pessoas, com total desrespeito sobre a possibilidade de ferir os sentimentos de alguém.
8. Brasileiros, especialmente as pessoas que realizam serviços, são geralmente malandras, preguiçosas e quase sempre atrasadas.
9. Os brasileiros têm um sistema de classes muito proeminente. Os ricos têm um senso de direito que está além do imaginável. Eles acham que as regras não se aplicam a eles, que eles estão acima do sistema, e são muito arrogantes e insensíveis, especialmente com o próximo.
10. Brasileiros constantemente interrompem o outro para poder falar. Tentar ter uma conversa é como uma competição para ser ouvido, uma competição de gritos.
11. A polícia brasileira é essencialmente inexistente quando se trata de fazer cumprir as leis para proteger a população, como fazer cumprir as leis de trânsito, encontrar e prender os ladrões, etc. Existem Leis, mas ninguém as aplica, o sistema judicial é uma piada e não há normalmente nenhum recurso para o cidadão que é roubado, enganado ou prejudicado. As pessoas vivem com medo e constroem muros em torno de suas casas ou pagam taxas elevadas para viver em comunidades fechadas.
12. Os brasileiros fazem tudo inconveniente e difícil. Nada é simplificado ou concebido com a conveniência do cliente em mente, e os brasileiros têm uma alta tolerância para níveis surpreendentes de burocracia desnecessária e redundante. Brasileiros pagam impostos altos e taxas de importação que fazem tudo, especialmente produtos para o lar, eletrônicos e carros, incrivelmente caros. E para os empresários, seguindo as regras e pagando todos os seus impostos faz com que seja quase impossível de ser rentável. Como resultado, a corrupção e subornos em empresas e governo são comuns.
14. Está quente como o inferno durante nove meses do ano, e ar condicionado nas casas não existe aqui, porque as casas não são construídas para ser herméticamente isoladas ou incluir dutos de ar.
15. A comida pode ser mais fresca, menos processada e, geralmente, mais saudável do que o alimento americano ou europeu, mas é sem graça, repetitivo e muito inconveniente. Alimentos processados, congelados ou prontos no supermercado são poucos, caros e geralmente terríveis.
16. Os brasileiros são super sociais e raramente passam algum tempo sozinho, especialmente nas refeições e fins de semana. Isso não é necessariamente uma má qualidade, mas, pessoalmente, eu odeio isso porque eu gosto do meu espaço e privacidade, mas a expectativa cultural é que você vai assistir (ou pior, convidar amigos e família) para cada refeição e você é criticado por não se comportar “normalmente” se você optar por ficar sozinho.
17. Brasileiros ficam muito perto, emocionalmente e geograficamente, de suas famílias de origem durante toda a vida. Como no #16, isso não é necessariamente uma má qualidade, mas pessoalmente eu odeio porque me deixa desconfortável e afeta meu casamento. Adultos brasileiros nunca “cortam o cordão” emocional e sua família de origem (especialmente as mães) continuam a se envolvido em suas vidas diariamente, nos problemas, decisões, atividades, etc. Como você pode imaginar, este é um item difícil para o cônjuge de outra cultura onde geralmente vivemos em famílias nucleares e temos uma dinâmica diferente com as nossas famílias de origem.
18. Eletricidade e serviços de internet são absurdamente caros e ruins.
19. A qualidade da água é questionável. Os brasileiros bebem, mas não morrem, com certeza, mas com base na total falta de aplicação de leis e a abundância de corrupção, eu não confio no governo que diz que é totalmente seguro e não vai te fazer mal a longo prazo.
20. E, finalmente, os brasileiros só tem um tipo de cerveja (aguada) e realmente é uma porcaria, e claro, cervejas importadas são extremamente caras.
— Do Fórum —
21. A maioria dos motoristas de ônibus dirigem como se eles estivessem tentando quebrar o ônibus e todos dentro dele.
22. Calçadas no meu bairro são cobertos com mijo e coco de cães que latem dia e noite.
23. Engarrafamentos de Três horas e meia toda vez que chove .
24. Raramente as coisas são feitas corretamente da primeira vez. Você tem que voltar para o banco, consulado, escritório, mandar e-mail ou telefonar 2-10 vezes para as pessoas a fazerem o seu trabalho.
25. Qualidade do ar muito ruim. O ar muitas vezes cheira a plástico queimado.
26. Ir a Shoppings e restaurantes são as principais atividades. Não há nada pra fazer se você não gastar. Há um parque principal e está horrivelmente lotado.
27. O acabamento das casas é péssimo. Janelas, portas , dobradiças , tubos, energia elétrica, calçadas, são todos construídos com o menor esforço possível.
28. Árvores, postes, telefones, plantas e caixas de lixo são colocados no centro das calçadas, tornando-as intransitáveis.
29. Você paga o triplo para os produtos que vão quebrar dentro de 1-2 anos, talvez mais.
30. Os brasileiros amam estar bem no seu caminho. Eles não dão espaço para você passar.
31. A melhor maneira de inspirar ódio no Brasil? Educadamente recusar-se a comer alimentos oferecidos a você. Não importa o quão válida é a sua razão, este é considerado um pecado imperdoável aos olhos dos brasileiros e eles vão continuar agressivamente incomodando você para comê-lo.
32. As pessoas vão apertar e empurrar você sem pedir desculpas. No transporte público você vai tão apertado que você é incapaz de mover qualquer coisa, além da sua cabeça.
33 . O Brasil é um país de 3° mundo com preços ridiculamente inflacionados para itens de qualidade. Para se ter uma idéia, São Paulo é classificada como a 10ª cidade mais cara do mundo. (New York é a 32ª).
34. A infidelidade galopante. Este não é apenas um estereótipo, tanto quanto eu gostaria que fosse. Homens na sociedade brasileira são condicionados a acreditar que eles são mais ” virís ” por sairem com várias mulheres .
35. Zero respeito aos pedestres. Sim, eles não param para você passar. Na melhor das hipóteses, eles vão buzinar.
36. Quando calçadas estão em construção espera-se que você ande na rua. Alguns motoristas se recusam a fazer o menor desvio a sua presença, acelerando a poucos centímetros de você, mesmo quando a pista ao lado está livre.
37. Nem pense em dizer a alguém quando você estiver viajando para o EUA. Todo mundo vai pedir para você trazer iPods, X-Box, laptops, roupas, itens de mercearia, etc. em sua mala, porque eles são muito caros ou não disponíveis no Brasil.
38. A menos que você goste muito de futebol ou reality shows (ou seja, do Big Brother), não há nada muito o que conversar com os brasileiros em geral. Você pode aprender fluentemente Português, mas no final, a conversa fica muito limitada, muito rapidamente.
39. Tudo é construído para carros e motoristas, mesmo os carros sendo 3x o preço de qualquer outro país. Os ônibus intermunicipais de luxo são eficientes, mas o transporte público é inconveniente, caro e desconfortável para andar. Consequentemente, o tráfego em São Paulo e Rio é hoje considerado um dos piores da Terra (SP, possivelmente, o pior). Mesmo ao meio-dia podem ter engarrafamentos enormes que torna impossível você andar mesmo em um pequeno trajeto limitado, a menos que você tenha uma motocicleta.
40. Todas as cidades brasileiras (com exceção talvez do Rio e o antigo bairro do Pelourinho em Salvador), são feias, cheias de concreto, hiper-modernas e desprovidas de arquitetura, árvores ou charme. A maioria é monótona e completamente idênticas na aparência. Qualquer história colonial ou bela mansão antiga é rapidamente demolida para dar lugar a um estacionamento ou um shopping center.

108 comentários:

  1. Bom dia Renato!

    Muito boa essa lista, concordo com quase tudo, deve ser pq estou na fase que vc citou, de extrema revolta com o Brasil. Se me permite uma crítica, acredito que seu arrefecimento em relação ao nosso país se dá justamente por estar longe dele, assim como muitas vezes quem está aqui acaba por idolatrar demais os EUA ou outros países desenvolvidos.

    Não concordo: 7, 9, 15, 19, 31

    A parte da fidelidade do homem brasileiro se repete em duas vezes o que é absolutamente verdade, me sinto menos ET por saber que outras pessoas compartilham meu pensamento. O lance de jamais cortar o cordão umbilical é algo que me incomoda muito, assim como marmanjo de 30 anos morando com os pais. A limitação de papo do brasileiro é exatamente isso: futebol. Eu que não gosto de futebol me sinto quase sempre excluído de uma conversa.

    Como sempre, ótimo texto, Renato! Ano que vem vou te incomodar mais um pouquinho com minhas perguntas, ok?

    Feliz natal, abração!

    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Eu não estou vivendo um momento de desilusão com o Brasil e mesmo assim, concordo com tudo que ele escreveu. Ele não mentiu gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Ele não mentiu... Talvez ele tenha sido um pouco duro no modo como escreveu, mas é a pura verdade. Eu também ando muito magoada com esse País, onde eu já fui assaltada, sofri sequestro relâmpago, e sofro cada vez que vejo a casa de alguma pessoa próxima ser invadida por bandidos. O pior foi o cara que me assaltou dizendo "não olha na minha cara sua vagabunda!!!". E ele me pegou na porta de casa quando eu estava voltando do trabalho... Que perspectiva de melhora nós temos?? Isso é a falta de educação crônica do Brasil!!! Aqui só se dá bem que sabe gritar. Só consigo resolver problemas com a operadora de TV e telefonia apelando para a Anatel. Já cansei de ouvir histórias de pessoas que só conseguem autorização para cirurgias entrando com ação na justiça (mesmo essas pessoas pagando impostos e planos de saúde!!). Eu costumo dizer que esse País não é para os fracos!!!

      Excluir
    2. Kkkk ''esse pais não é para os fracos'' pelo contrário esse país é para os fracos,foi feito para os idiotas

      Excluir
  3. Grande Renato, primeiramente parabéns pelo Blog.
    Quanto a esse post especificamente, a lista não está errada, ela pode estar generalizada quanto aos comportamentos individuais, sendo que esse ponto não cabe generalização, porém o resto acho que pode ser resumido com uma palavra: Respeito. Falta respeito do governo com a população, falta respeito da população com ela mesma e com os outros a seu redor e falta educação, quela da escola, que eu acho que melhoraria um pouco do respeito, mesmo com tantos exemplos péssimos ao redor... mas a perspectiva de melhorar essa lista não é boa... moro aqui, já morei ai, e não vejo muito esforço para melhorar nem um pouco, infelizmente.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o Julio está coberto de razão! Existe de forma generalizada um pensamento involuntário de "se-dar-bem-em-tudo" aqui no Brasil. Assim se você segue regras simples de comportamento você é otário! Se respeita filas,procura fazer silêncio para não incomodar vizinhos, ou respeitar vagas de estacionamento de idosos e cadeirantes...você é ridicularizado! E se por acaso você interpelar alguém quanto a algum desrespeito a normas por menor que seja...prepare-se para ser agredido de todas as formas! Lamentável!
      Mas, o exemplo vem de cima! Quando não há moralidade nos atos políticos dos nossos governantes a massa segue igual!

      Excluir
  4. Olá Renato,eu não entendo muito o motivo para tanta polêmica,cada cultura vê as coisas de um jeito e a nós cabe a tolerância,se os franceses soubessem o que penso deles nunca mais poderia voltar à França(e eu não faço questão de voltar),mas eu acho que muitas das coisas que eles escreveram depende do lugar onde vive,na região que cresci(eu não moro mais no Brasil),o lugar era muito bom,cidade de interior,de um estado "interior" hahha(Mato Grosso do Sul),ar limpo,água com qualidade inquestionável,era até um pouco doce de tão boa,transito pesado inexistente,lixo quase nada,muitas árvores e etc,quando li a frase sobre os alimentos no Brasil eu "ri litros",como dizem,o Brasil é um dos maiores exportadores de alimentos do mundo,portanto as chances de um americano comer nos EUA uma fruta brasileira são grandes(se for suco de laranja então,é quase certo que sim),eu realmente desconheço muitas coisas que eles escreveram,acho que depende do lugar onde viveram e da cultura local,quanto a corrupção e a burocracia,acho que eles já estavam avisados quanto a isso,mas de certa forma a corrupção não é muito diferente dos EUA ou Itália,Espanha entre outros( sei que muitos não concordam) ,corrupção existe em qualquer país,o que diferencia acho que é a habilidade das autoridades em esconder melhor os seus podres,o único ponto que concordo completamente é quanto as Leis,burocracia e corrupção( por parte das autoridades),o resto não passou de conversa vaga.
    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, discordo sobre a corrupção. Claro que isso existe em todos os lugares, mas a proporção disso no Brasil é fora da realidade. Só pela relação impostos pagos X qualidade dos serviços públicos dá pra perceber isso. Onde vai todo o imposto que pagamos? Claro que não retorna pra população!

      Excluir
    2. Olá Daniel,os impostos no Brasil são muito mal administrados,diferentemente de muitos países como os EUA por exemplo,o Brasil "tenta"bancar tudo para as pessoas,educação,saúde,serviços básicos,mas não consegue por má administração,falta de organização e claro,é muita gente,não tem como bancar tratamento de qualidade para todo mundo,educação de qualidade para todos,e ainda assim fazer as obras que estão precisando ser feitas há mais de um século, o Brasil tem um atraso estrutural muito antigo é claro que existe muita corrupção,e existe em vários lugares,eu moro na Finlândia,o prefeito da cidade onde moro,em um ano de gestão,mudou de uma casa comum,para uma mansão(para os padrões da cidade),e não vendeu a antiga,e salário de prefeito aqui não é alto como no Brasil não,da onde será que ele tirou isso?Em todos os países você pode descobrir podres das autoridades,tanto politicas como do serviço público,na Finlândia os impostos são muito altos,temos o retorno disso tudo claro,mas ao mesmo tempo,a divida do país só aumenta,em um país que não necessita de muitas obras,nem tem muita gente,os impostos continuam a aumentar,não é estranho?
      No Brasil há mesmo muita corrupção,mas o principal problema é má gestão do dinheiro,você vê muitos países "desenvolvidos"por aí,e podemos pensar,que seus impostos são muito bem geridos,e por isso eles tem aquilo,mas não,a maioria dos países europeus tem dívidas que ultrapassam 100% do PIB,e os impostos só aumentam,portanto aqui(na Europa) pagamos muitos impostos e o governo ainda precisa pegar dinheiro emprestado?Why?A relação impostos x serviços não é muito útil,na UE existe o chamado bem estar social,onde o governo banca todas as necessidades básicas das pessoas,seguro desemprego pelo tempo que ficar desempregado,saúde,educação,transporte subsidiado,agricultura subsidiada,entre muitos outros subsídios,até mesmo cultura subsidiada,e o resultado disso é um bela dívida,Finlândia divida externa 215% o seu PIB,é mole?
      Até mais!

      Excluir
    3. Concordo plenamente Daniel e concordo plenamente com a lista. Este país é uma piada. Também sou completamente contra a generalização, mas neste país a proporção das coisas desfavoráveis, para não ser agressivo, é ridículo. Tive problemas com o Itaú por informações desencontradas, atendimento inadequado por gerente, cobrança indevida de taxa, desrespeito. Assim como tive problemas com o bradesco, Caixa, Santander com o gerente regional sendo extremamente mal educado com minha mãe dizendo para ela ficar a vontade para mudar de banco. Fora problemas graves com operadoras de celular que não conseguia conversar nem meia dúzia de palavras com meu pai e ele estando em São Miguel Paulista, não é interior do nordeste, é São Miguel Paulista em São Paulo, a capital da América latina. Meu primo trabalha em São Paulo como autônomo e precisa ter mais de uma linha de celular devido a inoperancia em diversas regiões. Para resolver qualquer problema com operadoras de celular, TV por assinatura, internet fixa só se resolve completamente escrevendo ou ligando para a Anatel onde tenho mais de 30 protocolos de reclamações. Meu pai foi tratado como bandido em uma ocasião onde os policiais disseram que a vítima reconheceu o carro pela cor. Perguntei da placa e o policial ficou mudo. Meu pai foi pegar passagem gratuita para viajar e foi negada. Fora o fato de roubarem uma bicicleta dentro do quintal de casa e quando nós dirigimos até a delegacia estava fechada no domingo. Você liga pra polícia e não resolve nada. Quando se tem tranqüilidade e qualidade de vida, como meu pai morou no interior de Goiás e não conseguia acessar a internet pois só existia serviços ridículos. Fora que o Brasil é o maior usuário de agrotóxicos do mundo. Um dos maiores usuários de craque. Um dos maiores pagadores de impostos são os brasileiros. Uma dos maiores cobradores de impostos e juros do mundo. Um dos mais burocráticos. Essas são as coisas maiores. Aí tem o atendimento na maioria das vezes péssimo e egoísta. Existe sim, querendo ou não um comportamento de cada um por si em tudo. Repito. Generalizar é coisa de ignorante e desinformado

      Excluir
  5. Bom, para descontrair um pouco, lhe apresento a lista de um francês vivendo no Brasil (ele mesmo escreveu em português). A lista dele não é sobre as coisas que ama ou odeia, mas sobre as diferenças e curiosidades.
    Achei extremamente bem humorada... Vale muito a pena ler, tem as verdades nuas e cruas e as admirações.
    Bem diferente da lista que você compartilhou... esse cara não entende nada de cultura e muito menos de brasileiros (sendo que já vive aqui há 3 anos...)

    Diário do Olivier : http://olivierdobrasil.blogspot.com.br/ (acho que você pode curtir)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadja
      Eu li essa lista no ano passado. Muito boa mesmo!

      Excluir
    2. O mais zoado é que tem um japonês que mora no Brasil e ele trata o Brasil como um país de 1º mundo muitas vezes

      Excluir
  6. Ah.. meu caro Renato.... eu sempre vivi no Br e concordo plenamente com tudo que ele fala..e acredite, piorou muito depois que vc saiu daqui. Sei que nenhum país é perfeito, mas o Br ta realmente passando dos limites!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleo
      Depois de 4 anos ex-patriado eu voltei ao Brasil para visitar a minha família. Cheguei aqui em 2009 e só voltei ao Brasil am 2013. Realmente muitas coisas pioraram...pioraram muito!
      Abs

      Excluir
  7. Queridos amigos
    Desculpe a falta de tempo para responder cada comentário
    Assim que puder, o farei
    Abração

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo post! Muitos aspectos eu concordo, mas o que mais me chamou atenção foi exatamente o que você falou sobre estar magoado com o Brasil, eu tive o mesmo problema que você, morava em apartamento próprio e tinha uma cominidade ao lado do condomínio e toda sexta feira fazia baile funk, o barulho era tão alto que as janelas do meu quarto vibravam e nós dormiámos só quando acabava, as seis da manhã, era um sufoco!! Vários moradores foram até o posto policial que ficava próximo e a resposta era sempre a mesma: nós não vamos entrar na favela por causa de reclamação de barulho. Aqui nos EUA tive problemas com barulho do meu vizinho de cima, ele brigava com a namorada e os dois girtavam horrores e muita música alta de madrugada, eu fui até o escritório do condomínio e reclamei, imediatamente eles enviaram uma notificação e me pedriam pra, se continuassem, ligar para a polícia pq assim poderiam despejá-los. Por essas e outras que eu nem reclamo quando falam mal do Brasil, há subsídios para isso; ainda precisamos evoluir em educação e respeito ao próximo!
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Renato, boas festas para você e se possível porque não fazer uma lista paralela a essa?? Nos Eua é melhor algumas coisas e pior outras...mas é um sugestão.....sucesso.

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente, essa questão da infidelidade do homem brasileiro é a mais pura verdade e algo que abomino totalmente. Lixo nas ruas? Também...Falta de respeito? Burocracia? Levar vantagem em tudo? É... simplesmente ele teve coragem para falar o que vivemos diariamente em nosso querido país! Que pena, pq eu amo o Brasil!

    ResponderExcluir
  12. Não concordo com a parte que ele fala sobre o brasileiro não ter assunto, em meu circulo de amizade e família conversamos sobre tudo menos sobre BBB e futebol kkk e obviamente eu não sou nenhuma mente brilhante ha muitos brasileiros assim tmbm, mas é aquela coisa depende da intimidade que vc tem com a pessoa, com um estranho eu não vou me aprofundar em papos mais "cabeça" né, embora eu não saiba o que o motivou ou o fez ter essa visão, vai saber né? , e tmbm a coisa da família, isso é absolutamente cultural é assim em outros países, as vezes a gente vai meio longe d+ com a síndrome de vira lata, somos diferentes isso não significa piores, essa proximidade (familiar) toda é algo que EU particularmente prezo muito, bom pelo menos é essa minha interpretação das coisas, no mais muito do que ele colocou na lista é verdade infelizmente.

    Izabel Soraia

    ResponderExcluir
  13. Um texto cheio de generalizações....já presenciei algumas coisas da lista aqui nos EUA e nem por isso vou dizer que todos são assim. Mas infelizmente concordo com muita coisa, principalmente com o n.4....agora dizer que não existe ar-condicionado nas casas?! Claro que não tem em todas...ele poderia ter dito: não conheço uma casa que tenha ar-condicionado...haha...mas ele fala como se não existisse ar-condicionado no Brasil.....ah e no 40 ele fala de todas as cidades do Brasil, ele é um sortudo hein, pois conhece o Brasil inteiro...como você falou, com certeza ele não estava num bom momento quando escreveu essa lista, e a raiva faz isso, generaliza.
    Feliz Natal Renato, você como sempre muito sensato nos seus textos. Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Renato, mais uma excelente mat'eria. Voce nao nega em nunhum momento seu estado de espirito, sempre procurando contribuir para o enriquecimento de nossa cultura. Feliz natal, e um Maravilhoso 2014 para vcs. Marciaf56@yahoo.com.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia ,Renato!
    Conheci se blog há poucos dias,e já estou viciada!!! Muito bom.
    Encontrei-o aqui na net por fruto de minhas incansáveis pesquisas sobre morar no exterior, sonho este que hei de realizar um dia. Não vou entrar no mérito de ser patriota ou anti-patriota, simplesmente me considero uma pessoa do mundo e sinto uma familiaridade incrível quando vejo fotos dos EUA e de alguns outros países também. Acho que o mundo é muito grande para que fiquemos limitados a somente um tipo de cultura.
    Infelizmente só consegui discordar dos itens 15,16 e o 40.
    Me animei muito ao ler o seu post sobre não estar morto aos 30,pois tenho esta idade e aqui encontro imensa dificuldade no mercado de trabalho, já que somente agora pude entrar num curso de graduação que já está na reta final, e já me sinto excluída deste mercado, que me considera velha. Embora eu seja madura, responsável ,comprometida e profissional, as pessoas de 20 anos têm muito mais valor .Mais um motivo para eu querer morar por aí um dia, quem sabe, pois me sinto jovem,viva e capaz de oferecer e aprender boas coisas. Não morri!!! (Desculpe o desabafo kkkk)
    O Brasil é um país bom, mas quem faz esse país são pessoas e o modo de vida, pensamento ,educação e cultura destas ,fazem dele que ele é hoje.
    Isto não pode nos impedir de enxergar o que está ruim e pode e deve ser mudado.

    ResponderExcluir
  16. Renato, li essa lista e concordo plenamente com ela. Mesmo sendo brasileiro, e tendo vivido sempre aqui, não vejo nada que não seja verdade. Infelizmente o Brasil e os brasileiros são assim mesmo, e sei, por ter desenvolvido parte de minha vida profissional no meio educacional, que isso só irá piorar. É desanimador mas é a verdade. Um grande abraço para você e tudo de bom neste Natal e Ano Novo.

    ResponderExcluir
  17. Concordo com quase tudo e digo mais o maior problema do Brasil são os brasileiros!!!Brasileiro adora dar um jeitinho em tudo,fura fila, jogar lixo nas ruas,adora fazer tudo na malandragem e ainda tem uma população de gente mal educada !!!!A cultura no Brasil vai de mal a pior de mulheres frutas, dancinha do creu,Big Brother,novelas de quinta categoria e agora dancinha de quadradinho de oito!!!!Isso tudo é parte do lixo que faz parte da sociedade brasileira!!!!Como alguém pode aplaudir e achar lindo mulheres em programas da tv com as pernas pra cima rolando a bunda no chão dançando esse lixo de quadradinho de 8????A educação vem de berço não importa se vc é pobre,rico,preto,branco,do sul ou do norte porque é na educação que deve se iniciar dentro da sua propria casa que aprendemos os princípios básicos de ética e moral .Enquanto tivermos uma população mal educada, arrogante,mesquinha,malandra iremos continuar a ser um país de quinta categoria!!!!!Como diria Legião Urbana:Que País é Esse? Nas favelas, no Senado,Sujeira pra todo lado,Ninguém respeita a Constituição mas todos acreditam no futuro da nação.Que país é esse?Pronto falei!!!

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Renato, um feliz fim de noite natalina.
    A lista dele é contra a mulher dele e a família dela, esta óbvio isso!
    Já morei em outro país a trabalho (pais de primeira linha na Europa), e sei bem o que é vc estar em um lugar contra a sua vontade, vc vê defeito em tudo e eu também via...
    Mas contudo ele não conhece Salvador/Ba, sujeira, abandono, transporte, engarrafamento, homens traindo suas mulheres, Metro de 6Km que já tem quase 20 anos em construção, praias sujas, ninguém pede ao menos licença, construiram um estádio faraônico, mas esqueceram o resto, nada funciona, muita burocracia, documento em um cartório vc tem que pegar senha (10 pela manhã e 10 pela tarde), simplesmente um caos... E tem gente aqui que acha que é a melhor lugar do mundo para se viver!

    ResponderExcluir
  19. cara chato, exagerado e nao acredito que foi um Americano que escreveu. geralmente eles adoram, pareceser frances e/ou ingles. Coisas da life. haha
    O anonimo ai de cima fala bem...poe a mao na consciencia malandro. Aposto que vc lava patente para Americano, come fast food, mora mal com roommates e ainda acha bom pque ta na America..hahah Pior que brasileiro eh brasileiro falando mal da terra dele. Senta com um iraniano, e falem mal do seu pais..

    ResponderExcluir
  20. Renato, esse moço foi extremamente lúcido em relação ao Brasil, e principalmente aos brasileiros, ele esqueceu de dizer, que o maior de todos os problemas no Brasil, é a EDUCAÇÃO, na falta dela, ocorrem a maioria dos problemas citados por ele. Nós tivemos um presidente 8 anos, que se vangloriava de ser semi analfabeto, e agora ele é o presidente oculto. Como voce esta a muito tempo fora, mesmo com todas as informações que voce tem, perdes a noção e o sentimento exato de que acontece no Brasil.Ex. a Claro esta vendendo telefone com internet 4G, na verdade, só temos a 3G a meia boca. Infelizmente esse é o País da mentira, a maioria da pessoas, não gosta de conversar sobre a verdade. Minha geração, a dos meus filhos , e dos meus netos, na minha maneira de ver estão perdidas, a conta vai ser muito alta. Queria te agradecer mais uma vez a atenção que dispensa a todos nós. tenha um Ano Novo com paz e saude. Grande abraço.Olindo

    ResponderExcluir
  21. Eu realmente odeio quando as pessoas generalizam. Principalmente quando brasileiros generalizam brasileiros.

    Exemplo: "Brasileiro adora furar fila!" Ah sério? Então você está se incluindo no pacote meu amigo! Pois você tbm é brasileiro. Na verdade, não esta apenas se incluindo como tbm deve estar incluindo seus pais mal-educados e malandros que te ensinaram a ser assim. Já que como você afirma brasileiro é um povo malandro.

    O que eu estou falando eh sobre generalizar. Pois eu sei e concordo que nesse pais ( e não somente nesse) tem muita mas muita gente mal educada, malandra, preguiçosa e porca. Simplesmente acho ridículo quando alguém joga lixo na ruas e diz que eh pra dar emprego para o gari fazendo de sua cidade um lixão a céu aberto.

    Mas eu não generalizo pois eu não sou assim nem minha família nem muita gente que eu conheço e não conheço mas sei que deve existir.

    Sem falar que, quando alguém só tem coisas negativas a dizer sobre o seu próprio país (a não ser que de fato seja TUDO um completo brejo) fico com a mesma sensação de quando eu vejo uma criança fazendo escândalo com os pais no shopping, a criança fica toda orgulhosa achando que tem moral mas na verdade todos só ficam pensando como ela eh tola e dão graças a Deus que não são seus pais.

    Gosto muito do seu blog Renato e você parece ser um cara gente boa e batalhador! Parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Li todas as observações postadas e por mais que eu tente negar a maioria está correta. Há algumas generalizações, certamente devido à raiva da pessoa que iniciou a postagem, mas, em sua grande maioria é um retrato exato da atualidade brasileira. Quanto aos preços, é batata! Tornamo-nos o país do "mais caro do mundo". Tudo aqui é do mais caro do mundo. Aquela cordialidade típicamente brasileira de há uns 30 anos atrás, evaporou-se. Todo mundo agora apressado, com medo, olhando para os lados e isso acaba tornando-se sinônimo de rudeza. A falta de educação é uma constante. Somos um país de semi-analfabetos e analfabetos funcionais. Em todos os países há corrupção, mas no Brasil o crime compensa porque a punição, quando existe, é simplesmente patética. Como brasileiro, sinto-me triste com essa realidade. Você, caro Renato, que já está longe do Brasil há 4 anos, começa a olhar com uma nova ótica, pois não está imerso na pocilga em que os últimos governos tornaram isso aqui. Nós, como a estória daquela rã, colocada na panela ao fogo lento e que acabou morrendo cozida, estamos sofrendo as consequências dos abusos tornados perenes. Quando nos dermos conta, e se isso acontecer, já estaremos literalmente fritos. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  23. Oi Renato,li a lista toda no fórum,e o que era para ser o que eles odeiam no Brasil se tornou o que eles odeiam nos brasileiros,generalizar as coisas é uma atitude leviana,geralmente é uma característica marcante da massa ignorante,vejo que muitos brasileiros também concordam com eles e pior,rasgam ainda mais "elogios"para os brasileiros,Sartre um filosofo francês dizia que a existência precede a essência,e que portanto colocar a culpa de suas fraquezas no fato de você ser brasileiro,é uma desculpa cretina e um ato covarde,um dinamarquês não é honesto só pelo fato de ser dinamarquês,se ele quiser pode tornar-se um um bandido,assim como brasileiro não é obrigado a ser "malandro",todas as pessoas tem liberdade de escolha,ser mal ou bom depende de você,e quanto a esses imigrantes,que julgam os brasileiros pessoas ruins,imagino que eles sejam pessoas do mesmo nível da maioria dos seres humanos,mas com níveis culturais diferentes pois não foi escrito por uma só pessoa,pessoas que talvez não se dão ao trabalho de analisar as coisas por vários ângulos,que talvez não querem ser realmente críticas,mas apenas perpetuam o hábito da maioria,que é jogar palavras ao vento,sem se darem conta dos efeitos que elas causam,um tópico citado é que brasileiros falam as cosias sem se importar se aquilo vai machucar alguém,mas veja que contraditório,será que nenhum deles ao destilar seus venenos a todos os brasileiros não pensaram no que poderiam causar?Chegar em casa, após um dia de trabalho e ler pessoas dizendo que você é um vagabundo(preguiçoso,para quem gosta de eufemismo),é no mínimo revoltante.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  24. Tenho que admitir que a maior parte dos itens estão corretos, é por isso que me sinto frustrada aqui!
    A questão do som alto, da falta de respeito com os pedestres, passar na frente no transporte público, lixo nas ruas e corrupção, são os mais gritantes e verdadeiros.

    ResponderExcluir
  25. Para os dois anonimos ai que se sentiram ofendindos com meu comentario.Primeiro respeite meus pais porque eles não me ensinaram a viver na malandragem,a fura filas e muito menos a ser mal educado como vc e outro anonimo ai ofendido.O que eu escreve e penso é a realidade que acontece no dia a dia no Brasil!!!!e segundo meu caro amigo eu não lavo prato para americano, não babo ovo de americano e não vivo com roomates porque meu caro amigo isso eu posso lhe afirmar entrei pela porta da frente na america com tudo conforme a lei porque foi isso que meus pais me ensinaram a ter honestidade e ter educação coisa que pelo visto vc e seu outro amigo anonimo não conhece o que te enquandra na fila de gentinha grossa e mal educada do Brasil!!!!o texto esta falando sobre o ponto de vista de um americano sobre o Brasil e não para vc falar isso ou aquilo da minha pessoa sem antes me conhecer e atacar meus pais mas pelo jeito a carapuça te serviu hein??Não adianta falar em mudança se a mudança não está em você. Não adianta ser hipócrita e falar que ama e defende o Brasil mas não dispensa um jeitinho brasileiro!!!!!! Falar a verdade dói hein mas ser hipocrita é pior ainda !!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esta faltando um pouco de interpretação de texto da sua parte. O que eu quis dizer é que quando um brasileiro generaliza seu povo tbm está se incluindo na generalização, afinal tbm é brasileiro (Não conheço vc nem sua família foi apenas um exemplo já você estava generalizando).

      Como havia citado, tbm concordo com alguns aspectos da lista e outros são puro veneno. E não defendo o "jeitinho brasileiro" que tbm não é exclusividade do nosso povo.

      Sobre a lista, acho que qualquer um que muda de país tem conhecer o mínimo do mesmo e estar preparado para todo tipo de choque cultural.

      Para mim, este assunto morre aqui.

      Excluir
    2. Tem um ditado Iuguslavo (já nem existe mais esse País): DIGA A VERDADE E SAIA CORRENDO.
      Ser Anônimo aqui, já e um péssimo sinal.

      Excluir
  26. Moro no Brasil, sou brasileiro e consigo concordar com a lista, as coisas por aqui estão feias, educação, respeito e gentileza entraram em extinção, é duro, mas tenho que concordar.
    Abraços Renato e bom ano novo!

    ResponderExcluir
  27. Queridos leitores
    Obrigado pelos comentários. Eu estou em uma correria danada por aqui para terminar um trabalho de design até dia 30. Não tenho tido tempo nem de ler emails, mas li todos os comentários. Logo logo escrevo mais sobre o trabalho por aqui.
    Feliz ano novo para todos nós!!
    Abração

    ResponderExcluir
  28. Concordo com Tudo e mais um pouco.
    Brasil, um pais de trouxas.
    Vergonha de ser brasileiro!!

    ResponderExcluir
  29. Olá Renato, como vai? Também ando sem tempo de postar comentários. Tenho saudades de estar interagindo com você e os demais.
    Mas sendo bem rápido, o texto generaliza bastante, mas de certa forma não diz grandes mentiras. Um ou outro item que pode muito ocorrer também no primeiro mundo (o que me faz supor que alguns itens estão elencados pelos próprios brasileiros, brasileiros estes que conhecem muito pouca coisa fora do Brasil ou conhecem o primeiro mundo só como turistas), mas a maioria dos itens cabe muito bem por aqui (no popular: "carapuça serviu").
    Não generalizaria dessa forma, mas vários dos itens citados há um bom tempo estão se tornando regra e não mais exceção, o que muitas vezes me faz supor que não existe mais salvação para o nosso país. Muitas vezes penso que apenas uma bomba atômica que obrigaria a criação de uma nova civilização por aqui resolveria substancialmente o nosso problema. Infelizmente, eu e minha família e muita gente de bem que ainda vive por aqui seríamos dizimados juntos com os demais. Resta apenas o consolo que esse sacrifício não seria assim tão inútil.

    ResponderExcluir
  30. Oi Renato, tudo bem? Sou a esposa do Fábio...

    Olha, faço minhas essas palavras....

    Grande abraço, um ótimo 2014 pra vc! Espero nos vermos em breve!!!!

    ResponderExcluir
  31. O nivel civilizatorio de nós brasileiros é muito baixo. Nesta observação me incluo. Temos que nos policiar a todo momento para poder melhorar. Toda nacao tem os politicos que merece.
    Este país é o melhor do mundo para viver se você for rico e influente. Assim voce consegue fechar o bar que foi aberto no lugar indevido (área residencial. se é que existe essa separação no país).
    Não vejo solução em prazo nenhum. So descobrindo o Brasil de novo. so que agora nao por Pedro ÁLVARES Cabral e sim por alguém da scandinavia ou outro viking daquela região.

    ResponderExcluir
  32. Renato tive um problema parecido com o seu. É incrível como a questão do barulho sempre aparece...e em SP ultimamente são os carros nas ruas com som MUITO alto e músicas que fazem apologia ao crime e a violência (sexual especialmente) às muheres. Terrível! Mas quanto ao resto da lista concordo 100% com o que vc escreveu no post.

    ResponderExcluir
  33. Renato tive um problema parecido com o seu. É incrível como a questão do barulho sempre aparece...e em SP ultimamente são os carros nas ruas com som MUITO alto e músicas que fazem apologia ao crime e a violência (sexual especialmente) às muheres. Terrível! Mas quanto ao resto da lista concordo 100% com o que vc escreveu no post.

    ResponderExcluir
  34. Falando assim tão mal do Brasil, nós vamos querer invadir a praia deles. Será que foi uma das razões de retirarem a lista?kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  35. Concordo com praticamente tudo, só a parte da comida que ele disse não ser saborosa. A minha é bem temperadinha...kkkk
    E ler (e relembrar) tudo que passamos diariamente só me faz querer ir embora logo daqui.

    Patricia

    ResponderExcluir
  36. Caro Renato, tudo bem? Meu nome é Rogério, faz um bom tempo que não comento nada, pela correira do dia a dia, etc .... Bastante interessante e também polemico esse post. Não sei se foi a sua intensão, mas deixando de lado a parte onde o autor generaliza os tópicos, pois existem bons e maus em qualquer parte do mundo, texto e os consequentes tópicos, fazem com que pensemos bem como estamos nos comportando e agindo .... concordo com a maioria das colocações e penso que se não evoluirmos no sentido de nos tornarmos uma nação completa, educada, trabalhadora e baseada em valores que remetem a fazer o bem ao próximo, dificilmente seremos uma nação desenvolvida, quer seja no âmbito econômico ou social. Parabéns pelo belo trabalho que você faz por aí, estou indo dia 02/01 ao dia 19/01 aí para os USA, vou a San Francisco, Los Angeles e Las Vegas .... Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  37. Eu moro no Canada, nao por escolha, mas por uma serie de fatores.que acabaram sendo escolhas,..mas continuo amando meu Brasil, sentindo falta dos meus amigos brasileiros, minha familia, minha casa na praia sendo invadida por muitos amigos dos amigos e menos eu podendo estar junto, nao eh bem saudade , eh uma coisa que nao sei falar com palavras.. Okay, vamos ao ponto, lista por lista, sempre tem uma nova sendo inventada e pessoas postando aqui e acola.Eu sou seletiva ate nos canais de TV que assisto, quer dizer, pouco me importa o que Americano diz e escreve ou brasileiro fala e pensa estando expatriado, pque parace que querem vender o passé caro, querem se prevalecer que estao fora para falar bobagem e se for verdade, tudo bem. O mundo online esta ai para sabermos tudo em todas as linguas, cameras filmando e registrando fatos e acoes, entao...qual eh o point? Os brasileiros aqui na minha area sao respeitados, formam ate um zum zum de gringas e gringos querendo conhecer e de todas as idades..haha Sao geralmente educados, olham nos olhos, puxam assunto e sabem sorrir. Brasileiro tem uma simpatia natural que atrai atencao de muitos fechadoes de olhos azuis e cabelos claros aqui desta terra. Alguem em cima falou como um dinamarques pode ser bandido e ordinario, entao nao sao todos que serao. Achei otimo exemplo. Ele disse tudo, pque claro que existe outros que falam sobre brasileiros isto e aQUILO, MAS O ENGRACADO EH QUE SO BRASILEIRO responde , manda recado, apoia o dono do blog e depois concorda com o texto!! Nao vi nenhum sueco, indiano, chines,americano e canadense escrevendo, a nao ser que eles saibam escrever muito bem o portugues. Alias, todos aqui sabem escrever muito bem, sinal que a educacao formal ta boa por ai...bjos em todos estes queridos brazucas que ate das discussoes eu sinto falta. PS: adorei o comentarios dos anonimos e do outro anonimo meio ofendido e outro anonimo respondeu. hahaha
    Moral da estoria: voces brasileiros expatriados sao umas gracinhas..continuem assim, e parem de falar mal dos outros viu? Voces tem que serem unidos pque um povo unido jamas sera vencido..

    ResponderExcluir
  38. Oi Renato, sei que anda sem tempo, mas gostaria de perguntar: o green card é como a nossa carteira de identidade? Tem que carregar pra todo lado? Nele vem escrito o lugar onde a pessoa nasceu ou diz que a pessoa é americana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não
      O único documento que se carrega e serve como identificação é a carteira de identidade.
      Se for comprar uma casa, por exemplo, aí precisa apresentar o Green Card
      abs

      Excluir
  39. Todas as pessoas, no caso todos os brasileiros precisam entender uma coisa, pessoas ruins existem no mundo todo, e é claro no Brasil existe muitas! Tem pessoas que vieram ao mundo para ser felizes, outras vieram ao mundo para não ser feliz, e não querem eu os outros sejam felizes. O Brasil sempre foi e sempre será 8 (oito) ou 80 (oitenta). No tempo da ditadura militar, ninguém podia fazer nada de errado, na verdade não podia fazer nada! Que democracia é essa? Hoje, o Brasil virou uma zona, desde criança eu não entendo porque temos que morar presos, presos? É isso mesmo, nós somos os injustiçados o tempo todo, pagamos impostos caros, para ter isso em troca. Hoje a maioria das casas parece uma prisão, tem cerca elétrica, grades e muros altos, alarme, empresa de segurança, etc... E você acha que com tudo isso esta protegido? Nem com carro blindado estamos protegidos nessa selva que se chama Brasil. Se algum brasileiro não concorda, não gostou do que estou escrevendo, me desculpa meu amigo, mas você ou vocês são os grandes incentivadores e apoiadores dessa malandragem, arrogância, ladroagem que a cada dia aumenta mais nesse país. Não adianta, dizer que é patriota, ir no jogo do Brasil, tomar cerveja em bar, dizer que pega a mulherada e ficar o ano todo ocupando a mente pensando só no carnaval, que isso não é ser patriota! Brasileiro de verdade é aquele que não aceita e não perde tempo com esse vício de bundões. Se um americano escreveu essa lista, ou alemão, ou um brasileiro de verdade, ele não escreveu nada de errado, a maioria dos brasileiros são arrogantes, mal-educados, mal- intencionados, agressivos, etc... E sabe porque são assim? Porque não tem uma lei igual ou parecida com outros países, por isso esses bundões fazem isso, estou sendo mal-educado? Não! Estou falando a verdade. Quero ver esse tipo de gente sobreviver em outro País, seja como turista, como estudante, trabalhador. Brasileiro precisa aprender a ter educação, não importa se o outro esteja errado ou fez errado, brasileiro precisa aprender a respeitar o próximo e perdoar também, uma das coisas que brasileiro não sabe, por causa que a arrogância não deixa. Um dia quero ver as casas sem muros altos, cerca elétrica, grades, empresa de segurança, etc... Doa a quem doer. Se não, sempre vai existir o imigrante chateado ou revoltado com o Brasil. Abs.

    ResponderExcluir
  40. Oi Renato! Eu li essa lista. Concordo com tudo que esse cara falou! Um dia cortei a frente de um cara no trânsito, foi sem querer, fiz sinal de positivo, ele parou do meu lado pedi desculpas e disse que não vi ele. O cara me ofendeu, ameaçou, disse tudo que era palavrão! Imagina se eu mandasse o cara tomar naquele lugar? E ainda ele falou que eu comprei a carteira, eu deveria processar ele por todas essas ofensas. Se alguém corta a minha frente ou bate no meu carro, como já aconteceu, eu nem quero saber se o motorista esta errado, eu resolvo da melhor maneira possível. Não entendo como um cara desse consegue tirar carteira para dirigir! Ele deve ser outra pessoa quando faz o exame psicotécnico. Outro dia meu amigo foi agredido numa loja, ele estava vendo alguma roupa e foi se virar e bateu em um cara ele pediu desculpa, o cara como era forte ''bombado'' se achou e começou a ofender o meu amigo, o meu amigo novamente pediu desculpas, e o cara disse bem assim: Tu tá me tirando? A sorte que o meu amigo é policial e falou que iria prender ele. Imagina se uma pessoa que não sabe se defender pega um brutamontes desses pela frente, um senhor, enfim. Outra coisa que eu não suporto, é quando alguém te força a comer alguma coisa, poxa se eu não gosto de doce ou sei lá o que, não precisa ficar bravo, e ficar empurrando nas pessoas aquilo que elas não gostam. Por educação quando alguém vem na sua casa, ok, você oferece alguma água, refrigerante, alguma comida, mas não fica insistindo isso é falta de educação pô! A questão do barulho, tenho vizinhos que fazem festa seguido, eles não colocam música alta, mas gritam, dão risada alta, falar alto é uma coisa mas gritar já passa dos limites! Eles se acham os donos da rua, e se vc vai reclamar eles te metem os pés! Tu liga pra policia, eles dizem que não podem fazer nada! O que? Esta brincando comigo? Outra coisa que eu não suporto é festa, você vai numa festa e sempre tem um bêbado que não pega ninguém querendo arrumar briga com os outros, quer brigar vai lutar MMA então! Mas vai brigar no ringue não nas festas, nas ruas! Os seguranças dessa festa também são outros valentões, na cabeça deles todo mundo que vai numa festa merece apanhar, eles tem que ser treinados para proteger as pessoas e colocar para fora da festa o que arrumou a briga, já vi muita gente que não tinha nada a ver com a briga ser colocada pra fora da festa e ser agredida também. Que país é esse? Continua...

    ResponderExcluir
  41. As vezes nós tentamos entender, os espíritas falam que isso é coisa de vidas passadas, que ficou mal resolvido, pra mim é sem-vergonhice mesmo! Esse jeitinho brasileiro de fazer as coisas não me agrada, essa expressão muito conhecida ''não da nada", me irrita! Também tenho os meus erros, mas tento melhorar e mudo pra melhor a cada dia. Não sou perfeito, ninguém é! O problema é que e maioria se acha os donos da verdade e não reconhecem os próprios erros, não querem mudar e melhorar e a única coisa que sabem é criticar, brigar. Também tem uma situação que já deve ter acontecido com muitas pessoas, eu sei que existe a lei do idoso, mas tem muito idoso que se aproveita dessa lei, e querem arrumar briga com os outros, como assim quer dizer que porque é idoso e a lei protege pode sair xingando e querer bater nos outros? A mesma coisa acontece com muitas mulheres, elas brigam, batem no marido, brigam, ofendem os outros no trânsito e não da nada! Elas se julgam as maiorais? Depois dizem que homem é machista! Já vi muitos senhores e senhoras que não pedem com educação para passar na sua frente, apenas furam a fila e muitos são agressivos! Que lei bonita essa, ok? Não adianta nada, nós tomamos naquele lugar e temos que ficar quieto. Isso já vemos desde a escola, da creche, do primário, ensino médio, aqueles valentões que batem em todo mundo que se julgam os reis da escola, aquelas crianças que são egoístas serão os adultos rebeldes, violentos que vivem nessa sociedade hoje em dia. Que país é esse? Renato Alves. Não vejo a hora de sair desse país que a cada dia me deixa mais triste e envergonhado. Ótimo blog Renato! Abraços!

    ResponderExcluir
  42. Eu nao entendi o que tem a ver a pessoa oferecer algo para comer, ser culpa de ser brasileiro? tambem nao entendi o que tem a ver o cidadao ser provocado por alguem no transito? isto virou PA-LHA-CA-DA! A moda eh protestar, , ler bobagem eh para quem quiser. Eu fora, fui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendeu porque vc é um bundão! Só por isso!

      Excluir
  43. Iai galera! Vcs não tem nada pra fazer? Eu sou brasileiro, moro no Rio, tenho uma Ferrari. Eu amo o Brasil! Já fui pros states, França, Londres... E outros lugares nesse mundão véio, e pra mim o melhor lugar é o Brasil!!! Vcs ouvem muito os outros, se fosse tão bom assim eu estaria nos states. Brasileiro tem que morar no Brasil, vão dormir! Vão lavar as cuecas dos gringos hahaha! E vai pegar na enchada, fica fazendo blog pra puxa o saco desses gringos bixonas! Hehehe. Abs... Meu querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo
      Pelo que você descreve você não sofre como a maioria dos brasileiros sofre. Digo maioria, 90% da população sofre com as condições do Brasil. Me admira muito, você morar no Rio, rodeado de favelas, violência, etc e achar que é o melhor lugar do mundo?! Que absurdo!!
      Tenho certeza que você se rodeia de segurança. Eu aqui, durmo de janelas abertas.
      Há uma grande diferença de mentalidade em um lugar mais desenvolvido, e você é um belo exemplo disso. No seu comentário percebe-se que você despreza trabalhos como limpeza, manuais, como enchada e é ainda por cima preconceituoso "xingando" as pessoas pela opção sexual delas. Típico de brasileiro, que a mente não vai além do seu ciclo social. Aqui todo trabalho é respeitado e as pessoas que fazem trabalhos simples são muito valorizadas. Se você come a sua salada com seu tomate é porque alguém pegou na enxada pra você. Por isso você devia ter um pouco mais de respeito por essas pessoas e por essas profissões, mas acredito que você não vá entender.
      Sabe porque? Porque você sequer teve a capacidade de entender o objtivo do blog e do post!?
      Não sou seu querido

      Excluir
    2. Esse anônimo aí deve ser o rei do camarote.

      Excluir
    3. Esse tal de Anônimo tem uma Ferrari? Ah, tá bom. Pelo jeito dele escrever parece mesmo que ele foi para todos esse lugares. Só se ele foi como marinheiro ou tripulante de algum navio de cruzeiro como empregado (acho que nem isso, pois mal e mal sabe a língua pátria dele). Ele tem mais jeito de quem mora na baixada fluminense, pega 3 conduções para chegar no trabalho todo dia e tá tirando uma de playboy só para polemizar. O máximo que ele deve dirigir (se tiver carta) é um Uno 1994 soltando fumaça. Um verdadeiro troll.

      Excluir
    4. Eu tentei me segurar e não comentar nesse post novamente mas eu não posso deixar passar a cafonice extrema desse anonimo da Ferrari!!!Meu senhor primeiro o post esta falando a visão de um americano sobre o Brasil mas isso não significa que os outros paises não tenha problema ou que o Brasil seja o pior lugar so mundo .O povo brasileiro tem que entender uma coisa que a verdade tem que ser dita e o Brasil não vai pra frente porque o povo adora tampar o sol com a peneira em vez de encarar a verdade na cara.O Brasil é país lindo,rico,abençoado e claro que tem muita gente trabalhadora mas o Brasil tem muito chão pela frente para se tornar um país exemplar!!!De que adianta tem um carro importando mas tem que ser blidando ,do que adianta tem lixeiras nas ruas quando o povo joga lixo chão e do que adianta tem uma ferrari se não tem educacao , elegância e respeito pelo proximo hein??????????qual o problema de uma pessoa lavar prato,servir a comida em algum restaurante,ou trabalhar na lavoura hein meu senhor??????tudo isso é reconhecido dignamente como trabalho porque é muito melhor ver um cidadão trabalhando honestamente do que viver as custas do governo ou roubado nas ruas!!!!!!! Eu estou achando mesmo meu senhor que a sua pessoa é daquelas tipicamente ignorante que come repolho mais arrota caviar e por isso que a ONU afirmou que o Brasil é um país corrupto, violento e racista.

      Excluir
    5. Renato gostaria somente de corrigir ai meus erros de digitação. eu quiz dizer ter.De que adianta ter um carro importando mas tem que ser blidando ,do que adianta ter lixeiras nas ruas quando o povo joga lixo chão e do que adianta ter uma ferrari .Obrigada

      Excluir
  44. Oi Renato! Eu escrevi uma lista aqui no seu blog criticando o Brasil e outra defendendo o Brasil. Só para ver o que iria acontecer! Poxa, vocês levam a sério mesmo os problemas que tem no Brasil. Uma coisa nós precisamos entender com inteligência, todos os países do mundo tem algum problema, ou muitos problemas! E muitos desses países tem muitas qualidades também, as vezes mais qualidades do que defeitos, problemas, seja na parte do governo ou das próprias pessoas que vivem em tal país. Eu particularmente gosto muito do Brasil, um dos motivos que ainda não fui viajar para lugar nenhum no exterior. Outro ponto, como citei acima, vejo que muitos defendem o Brasil, mas muitos criticam também. Eu acho que todas as pessoas tem direito de morar onde bem entenderem e fazer aquilo que gostamos. Claro, nem sempre é possível. Mas, o mais importante é que devemos parar de falar mal, criticar, defender ou falar muito bem de um país que não conhecemos direito. Isso serve para brasileiros, americanos, cubanos, franceses, italianos, etc... As pessoas precisam ser agradecidas pelo o que tem mesmo que seja o mínimo possível. Precisamos agradecer todos os dias por ter nascido em um país seja Brasil, seja Estados Unidos, seja Iraque, seja onde for. O que as pessoas precisam é aceitar a felicidade e serem felizes! Todos tem sonhos, desejos, um dia podem se realizar e mesmo que não se realizem não devemos ficar tristes, devemos nos orgulhar de estar nesse planeta terra e nesse universo tão fantástico e maravilhoso. Eu desejo muita paz, saúde, amor, felicidades e muita sabedoria para todos os leitores desse blog e para você Renato. Feliz 2014 para todos vocês! Um grande Abraço!

    ResponderExcluir
  45. Olá Renato, tudo bem? Sou obrigada a concordar com quase tudo, infelizmente. Feliz Ano Novo! Abraços. Heloisa

    ResponderExcluir
  46. Olá Renato. Feliz Ano novo para vc. Gostei do texto e concordo com quase tudo. Moro em Lauro de Freitas, Ba, cidade vizinha a Salvador, mas frequento a capital baiana frequentemente porque é onde trabalho. Salvador hoje em dia me parece o pior lugar do mundo para se frequentar apesar da propaganda do governo lançar aqui como o melhor lugar do mundo.Uma parte da população aqui acredita que a cidade é um lixão a céu aberto.. Jogam na rua todo tipo de lixo, cospem e etc..Limpeza e higiene só dentro de casa. Aqui as palavras, licença, obrigado, por favor soam estranhas para algumas pessoas, e isso independentemente de "classe social". Dos mais humildes você até ouve um bom dia, boa tarde e boa noite, mas os mais poderosos acreditam que essas são palavras que nem todos merecem ouvir. O transporte público é o pior do Brasil, ônibus pequenos, fétidos e que não comportam mais a população atual. Não temos metrô. Os homens baianos se sentem os mais viris do mundo. Segundo pesquisa Salvador é a capital onde os homens mais traem. Então, não tem como não concordar com esse texto. Outro aspecto abordado que me deixa furiosa é em relação a conversas. As vezes parece até uma competição, a não ser que você assista novelas e reality shows todos os dias..como eu não assisto, me sinto um peixinho fora d'água as vezes com alguns amigos. As vezes são pessoas com boa formação, mas falta uma percepção crítica da realidade. Sinto que a maioria aqui não está muito preocupada com o todo e sim com sua parte. E se você elogia alguns aspectos da cultura estrangeira, e americana, principalmente, eles falam que você é alienado, idiota e etc...Abraços.

    ResponderExcluir
  47. Olá Renato. Meu nome é Patrícia. Feliz Ano novo para vc. Gostei do texto e concordo com quase tudo. Moro em Lauro de Freitas, Ba, cidade vizinha a Salvador, mas frequento a capital baiana frequentemente porque é onde trabalho. Salvador hoje em dia me parece o pior lugar do mundo para se frequentar apesar da propaganda do governo lançar aqui como o melhor lugar do mundo.Uma parte da população aqui acredita que a cidade é um lixão a céu aberto.. Jogam na rua todo tipo de lixo, cospem e etc..Limpeza e higiene só dentro de casa. Aqui as palavras, licença, obrigado, por favor soam estranhas para algumas pessoas, e isso independentemente de "classe social". Dos mais humildes você até ouve um bom dia, boa tarde e boa noite, mas os mais poderosos acreditam que essas são palavras que nem todos merecem ouvir. O transporte público é o pior do Brasil, ônibus pequenos, fétidos e que não comportam mais a população atual. Não temos metrô. Os homens baianos se sentem os mais viris do mundo. Segundo pesquisa Salvador é a capital onde os homens mais traem. Então, não tem como não concordar com esse texto. Outro aspecto abordado que me deixa furiosa é em relação a conversas. As vezes parece até uma competição, a não ser que você assista novelas e reality shows todos os dias..como eu não assisto, me sinto um peixinho fora d'água as vezes com alguns amigos. As vezes são pessoas com boa formação, mas falta uma percepção crítica da realidade. Sinto que a maioria aqui não está muito preocupada com o todo e sim com sua parte. E se você elogia alguns aspectos da cultura estrangeira, e americana, principalmente, eles falam que você é alienado, idiota e etc...Abraços.

    ResponderExcluir
  48. Há muitos problemas na crítica do suposto americano.
    Primeiro, ele não mencionou em que lugar de São Paulo ficou. Que me perdoe quem mora na periferia, mas uma coisa é ficar hospedado em uma casa ou hotel no bairro dos Jardins, por exemplo, outra, é ficar numa casa ou hotel em Capão Redondo ou Guaianazes. As condições serão bem distintas e as impressões causadas também.
    Se eu fosse para New York, uma coisa seria se eu ficasse em algum lugar bom em Manhattan, outra, se eu ficasse no distrito do Bronx, por exemplo, e passasse a definir toda a cidade, o país e seu povo tomando como base apenas o que eu vi no Bronx.
    Isso vale também para os passeios e lugares frequentados. Não sabemos onde ele costumava ir. Uma coisa é ir para o Shopping Tatuapé, por ex, outra, é ir para o Shopping Iguatemi ou Cidade Jardim. Uma coisa é ir para um baile funk, outra, é ir para o Teatro Municipal ou para a Sala de Concertos São Paulo (é até chato escrever isso, sei que é elitista, mas é verdade).
    Em suma, além de não sabermos onde o suposto americano ficou supostamente hospedado, também não sabemos que tipo de lugares frequentou.
    E é fato que São Paulo e o Brasil não têm só coisas ruins, como ele deixou transparecer. Por isso, me parece que ele talvez tenha ficado nos piores lugares e que tenha frequentado também os piores lugares.
    Ou talvez, mesmo estando correto em algumas observações, o problema esteja nele mesmo, em alguma neurose ou idiossincrasia nada agradável.
    E é só uma suposição, mas pelo que li me parece que esse gringo é meio duro em relação a dinheiro. Se for o caso, a realidade é cruel em qualquer lugar do mundo para pessoas com pouca grana. Talvez aqui seja mais que em outros lugares, mas para qualquer cidade em que for, se tiver pouca grana sofrerá.
    E me parece também que é do tipo que não sabe aproveitar o que uma cidade tem de bom.
    Marcelo Jacobucci - São Paulo/SP

    ResponderExcluir
  49. continuação:
    Mas vamos para a lista dele, item a item:
    1 - concordo.
    2 - Uso transporte público todos os dias em SP há mais de 30 anos, e ele exagerou. Há pessoas mal educadas e algumas que furam fila sim, mas são exceções.
    3 - Americanos também não, mas lá quem jogar lixo no chão pagará multa, e apenas por isso as ruas não são tão sujas. Os cinemas americanos, em compensação, onde é permitido jogar lixo, são imundos, o que mostra que só não jogam lixo nas ruas por medo da multa, e não por educação.
    4 - Concordo, mas os americanos também toleram a corrupção e em níveis bastante altos. Vide o casal Clinton, que continua aí com a corda toda, com apoio do povo de lá... Mas aqui é bem pior, concordo.
    5 -Ah ta! São só as brasileiras que são assim, e as mulheres americanas não, né? E a onda de colocar aquelas bolas de silicone nos peitos, que veio dos EUA e varreu aquele país?
    Demais, a competitividade entre as mulheres é fenômeno universal, e o que ocorre por lá não fica nada a dever ao Brasil.
    6 - Ah, vá cagar!
    Já os homens americanos são como as vestais não? Ou ao menos não são tão devassos como os brasileiros, né? E isso na sociedade americana, notória pelo seu hedonismo desenfreado?
    Bill Clinton que o diga, um americano típico, homem que é um exemplo de fidelidade conjugal, de monogamia cristã, e que o povo de lá colocou na presidência.
    7 - Concordo.
    8 - As pessoas daqui de São Paulo não são geralmente assim. Dizer que paulistanos são preguiçosos é uma crítica injusta.
    9 - Nos EUA o sistema de classes também não é muito proeminente?
    Lá a corrupção tornou-se mais sofisticada, é muito comum nos meios corporativos, e praticada por indivíduos que se consideram acima das leis. Isso também não indica um sistema de classes muito proeminente, segundo esse modo de classificação?
    10 - Concordo.
    11 - Concordo. E a culpa por isso não é só da polícia, mas também do governo e da população.
    12 - Concordo.
    14 - São Paulo é quente como o inferno? De onde esse cara veio, da Sibéria?
    Quente como o inferno é Las Vegas, onde estive, e nem por isso fiquei reclamando. Que cara mala!
    15 - Discordo. Já estive em diversas cidades americanas, comi diferentes congelados e achei os de lá a mesma bosta.
    E a comida, de um modo geral, é bem melhor aqui do que lá. É uma das poucas coisas boas do Brasil.
    16 - Subjetivo, cada um na sua. Não faz sentido incluir isso numa lista de críticas.
    17 - Idem.
    18 - Concordo.
    19 - Nos EUA, a qualidade da água também é questionável. Quando estou nos EUA também não bebo água da torneira, e aqui no Brasil também não. E isso porque não confio no que NENHUM governo diz.
    A propósito, não foi nos EUA que algumas pessoas morreram por ingestão de água contaminada por substâncias que causavam até câncer, naquele caso verídico que inspirou o filme Erin Brockovich, com a Julia Roberts?
    É... a água aí dos EUA é que é boa e confiável, né? Só passarinho que não bebe...
    20 - A má qualidade das cervejas é algo que temos em comum. As cervejas americanas também são ruins (salvo algumas artesanais ou mais elaboradas, que no Brasil também existem).
    E não acho todas as importadas "extremamente caras". Depende. Nessa semana mesmo comprei uma Paulaner, de meio litro, por 12 reais. E a Erdinger sai pelo mesmo preço.
    Se doze reais por uma cerveja alemã é "extremamente caro", então você que é muito pobre, cara, e eu lamento pela sua má condição financeira e espero que você venha a melhorar no futuro.

    Marcelo Jacobucci - São Paulo/SP

    ResponderExcluir
  50. Olha algumas coisas são verdades, mas pelo que eu entendi do texto, foi escrito por alguém com um profundo ódio no coração pelo nosso país.Críticas injustas esta pessoa para defender o país dela está difamando o Brasil.Água ruim de má má qualidade?! Temos um dos melhores sistemas de tratamento de água do mundo, uma injustiça! Se fosse assim milhões de pessoas morreriam todos os dias de virose.Todo lugar tem gente ruim e gente boa, esta pessoa generalizou.Sabe eu fico revoltada também com pessoas que vão morar fora do Brasil, brasileiros e depois ficam falando mal do nosso país.

    ResponderExcluir
  51. Eu acho que educação é muito relativo e cultural, por exemplo, americano acha feio quando brasileiros falam alto e para nós brasileiros é medonho ver americano arrotando alto e solta pum?! Isso não é bem pior.Teve alguém que falou que somos porcos porque jogamos lixo na rua, eu concordo é horrível isso, mas sem preconceito, essas coisas são de pessoas que moram em favelas, pessoas sem noção.E os americanos que não limpam suas casas na maioria, isso não é porquice?!

    ResponderExcluir
  52. RESUMO DA ÓPERA: o cara supostamente vive nos EUA, mas escreve como se vivesse na Suíça!
    No mais, quanto ao Brasil, nos EUA usualmente consomem as piores coisas daqui.
    Temos Carlos Gomes, Villa Lobos e Camargo Guarnieri, mas eles ouvem nosso funk, axé e pagode, e depois muitos saem dizendo que na cultura brasileira não existe música boa…
    Temos Machado de Assis, Euclides da Cunha e Graciliano Ramos (e traduzidos em inglês), mas eles leem Paulo Coelho…
    Por ex, posso dizer que nosso Teatro Municipal de São Paulo não fica nada a dever aos melhores teatros europeus que conheci. Será que esse sujeito esteve lá para assistir a alguma ópera regida por John Neschling? (e ver uma peça lá, num lugar razoável, não custa tão caro)
    Temos o MASP, com obras de Bosch, Renoir, Monet, Van Gogh, será que o cara esteve lá?
    Temos a Sala de Concertos São Paulo, reconhecida no exterior como tendo uma das melhores acústicas do mundo. Será que ele esteve lá?
    Temos o Parque Burle Marx, por exemplo, reconhecido pelo seu belo paisagismo e que não é nada lotado, entrada gratuita… será que ele esteve lá?
    Temos o Jockey Club São Paulo, que, apesar de decadente, ainda conserva as belas esculturas de Victor Brechret e a visão dos cavalos de corridas é linda! E a entrada é gratuita. Será que o americano esteve lá?
    Temos o Centro Cultural São Paulo, com uma excelente biblioteca, onde já consegui acesso até mesmo a partituras raras de música barroca, e tudo gratuitamente. Será que ele esteve lá?
    Temos a Livraria Cultura, na av. Paulista, uma das maiores do mundo e onde se pode encontrar qualquer livro…
    Vou parar para não me perder numa lista muito longa. E todos estes lugares que mencionei são geralmente frequentados por pessoas educadas e possuem bons serviços. E olhem que só estou falando de São Paulo.
    Enfim, a visão deste suposto americano é muito simplista. Tive a humildade de admitir que ele estava correto em alguns pontos, mas tenho certeza de que ele não teria a mesma humildade se fizéssemos uma lista sobre os problemas de lá. E creio que não teve interesse de conhecer o que a cidade tem de melhor, antes de tentar enquadrar numa lista a uma cidade, um país e seu povo, e também que nunca mirou este mesmo senso crítico em relação a seu próprio país, senão, teria mais comedimento ao escrever.
    O Brasil é bem mais complexo do que muitos pensam. Aqui há coisas de primeiro mundo (e muitas disponíveis gratuitamente ou por preços bem acessíveis) convivendo ao lado de coisas de terceiro mundo.
    Não sou admirador de Sartre (autor que justificava o terrorismo), mas devo admitir que foi ele quem melhor definiu o Brasil: “É um país surreal! Quanto mais tento entendê-lo, menos o entendo”.

    Marcelo Jacobucci - São Paulo/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Marcelo, já fui em quase todos esses pontos do Brasil que você citou. Como eu disse ele estava, no mínimo, amargurado quando escreveu a lista. E como você bem observou, a própria cultura e educação dele não foram suficientes para ele perceber tudo de bom que há no Brasil, apesar dos pesares...

      Excluir
    2. Também gostei do seu texto, Renato. Muito bem escrito, e achei válido você publicar a tal lista do suposto americano. Sou contra suprimi-la da net. Não deveria ter sido censurada, mas rebatida com argumentos naquilo que possuísse de falso.
      Lamento apenas que muitos de seus leitores não tenham a sua prudência e discernimento. Até compreendo que muitas pessoas tenham passado tantos desgostos aqui no Brasil, e sofrido tantas injustiças, que tenham se tornado irascíveis em relação a este país. E torço para que sejam bem sucedidas aí nos EUA, país que, apesar de suas falhas, ainda é melhor e mais seguro para se viver do que o Brasil. As coisas estão mesmo muito ruins por aqui, não tenho problemas em admitir isso.
      Mas a ira nunca é um bom sentimento, obscurece a inteligência e nos leva a cometer injustiças.
      Sou muito auto-crítico e com boa vontade comecei a ler a lista feita pelo suposto americano. Mas quando li que ele, que havia ficado em São Paulo, dissera que o povo daqui é vagabundo, que não há nada na cultura daqui, que não há lugares bons para ir , que a água daqui é ruim, que a comida brasileira também é ruim, que o clima daqui "é infernal" (a temperatura média anual em São Paulo é de 19, 25° C!!), ficou evidente para mim e creio que para qualquer pessoa esclarecida, que o sujeito não estava a dizer aquelas coisas para criticar aos brasileiros, mas para esculhambar, e que sua lista possuía não apenas algumas verdades e muitos exageros, mas também muitas mentiras! (você, Renato, conhece São Paulo, e sabe que dizer que os paulistanos são vagabundos é algo injusto, é MENTIRA!).
      Outro dia li um filósofo brasileiro que falava dos terríveis índices de criminalidade no Brasil e criticava a população. E embasava seus argumentos com estatísticas. Eu não brigo contra fatos e concordei com ele. Mas ele disse isso de forma embasada, e para ajudar ao povo brasileiro, e o que ele fez é uma CRÍTICA, o que é bem diferente da ESCULHAMBAÇÃO que fizera o suposto americano em sua listinha.
      E não sou contra toda e qualquer generalização. Às vezes ela pode até ser feita, mas não do modo como o cara fez, sem nenhum dado ou embasamento sérios.
      Tenho um irmão, Renato, que é médico e exímio enxadrista nas horas vagas. Costuma jogar xadrez pela internet com pessoas do mundo inteiro. Contou-me que nunca teve problemas ao derrotar jogadores da América do Sul, que reconhecem com galhardia a derrota. Nunca os teve também com os da Ásia e poucas vezes com os Europeus. Mas, ao jogar com enxadristas dos EUA e derrotá-los, já ouviu por diversas vezes frases do seguinte tipo, em razão de sua nacionalidade brasileira:
      "- Você teve sorte! Você é um macaco!"
      "- Volte para a selva."
      Noutra vez, lhe escreveram exatamente isso (lembro-me bem, por ter ficado chocado):
      "- Como posso perder para um macaco num jogo que envolve raciocínio?"
      Se eu utilizasse a mesma prática desse suposto americano, e considerando que vários americanos já disseram isso para meu irmão, poderia levianamente concluir então que "os americanos são mal educados, prepotentes e sem classe para assumir a derrota".
      Evidentemente que eu estaria sendo injusto, pois sei que o povo de lá não é isso.
      Outro caso. Recentemente, num dia em memória do Holocausto, perpetrado por um monstro psicopata, e que vitimou também vários judeus americanos, fizeram uma enquete junto à população americana perguntando "quem foi Adolf Hitler".
      E a maioria dos americanos entrevistados, pessoas adultas e outras em avançada idade escolar, pasmem!, não sabiam quem ele era!
      Se fizesse exatamente o que este americano fez, poderia então passar a dizer que "os americanos são boçais e incultos"? Claro que não, pois seria igualmente injusto.

      (Continua)

      Marcelo Jacobucci - São Paulo/SP

      Excluir
    3. (continuação)
      Muitos leitores, porém, que concordaram integralmente ou quase integralmente com a lista, movidos por um sentimento de vaidade (o que é natural, é humano) devem, em seu íntimo, ter tido um pensamento com o seguinte teor:
      "Ah... mas essa lista não se refere a mim! Sou brasileiro, mas EU sou especial, os OUTROS é que são do jeito que está na lista... "
      Caro leitor, se pensa assim, lamento dizer, mas essa lista também é para VOCÊ ! E vou além! O suposto americano está a dizer não só que você é vagabundo, mas que seu pai e sua mãe também são vagabundos, seus irmãos são vagabundos, os filhos que você vier a ter serão vagabundos, que o Renato, que além de seus afazeres comuns também trabalha para organizar um blog para ajudar as pessoas, é vagabundo, e eu também.
      Ou vocês não perceberam o forte pré-determinismo implícito naquela lista? Lógica elementar que cabe numa simples proposição aristotélica: "Brasileiros são vagabundos. EU sou brasileiro, logo, eu sou vagabundo". Ou não é assim?
      "Ah, você está exagerando, isso não é comigo! Sou brasileiro, mas meu caso é diferente, porque sou especial... ". Perante os olhos do cara que fez essa lista, não! E além de preguiçoso, depreende-se daquela lista que VOCÊ também é boçal, fútil, burro, que o lugar de onde você veio é um lixo e que todos os seus valores também são um lixo, afinal, VOCÊ tem o jeitinho brasileiro. Não estou a exagerar, está tudo na lista dele e posso demonstrar ponto por ponto do que acabei de escrever aqui.
      E se você insistir:
      "Ah, mas EU sou especial... ". Bem, nesse caso desisto. Então faça o seguinte: pare de ler meu texto e vá imprimir a tal lista. Coloque-lhe uma modura e fixe na parede da sua sala, ou no banheiro, e em seguida fique repetindo para si mesmo, todos os dias, que essa lista não se refere a você mas somente aos outros. E quem sabe um dia venha a acreditar em suas próprias palavras.

      (continua)

      Marcelo Jacobucci - São Paulo/SP

      Excluir
    4. (continuação)
      Para quem continuou a ler meu texto, quero compartilhar algo especial:
      Durante meu curso de Direito, tive um ano de Ciências Sociais com uma professora que, além de conhecimentos teóricos, tinha aquela sabedoria extraída da vivência. Muitos alunos não levavam a sério sua disciplina, por considerarem a matéria dela supérflua. Mas eu não! Sempre fui atento, e guardei em meu coração uma das lições, dentre outras tantas.
      Tentarei citar de memória, foi há muito tempo. Mas a essência do que ela disse é esta:
      "Quando estiverem aqui convivendo com estrangeiros, ou quando forem ao exterior, nunca deixem que as pessoas de lá os coloquem para baixo, nunca deixem que incutam em vocês um sentimento de inferioridade, porque é justamente isso o que muitos querem que vocês sintam!".
      Pensem sobre isso. E essa professora que tive não era comunista, não era antiamericana, coisas que eu também não sou! Pelo contrário, gosto de lá (EUA), lugar onde conheci pessoas excelentes.
      E creio que há uma questão mais profunda nisso tudo ( e aqui vai uma reflexão por minha conta, não sei se correta...). Durante toda a história humana, da qual sempre fui leitor ávido, pude ver que não existem nações amigas - isso é balela. Todos os países são muito competitivos, e, em verdade, inimigos entre si. E, com a escassez de recursos naturais a aumentar no futuro, essa inimizade e competitividade aumentarão ainda mais!
      Por isso, sempre haverá nos governos de países avançados, o interesse de que os povos de países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos, se vejam como inferiores, e acreditem piamente nisso, e que se conformem mais facilmente com eventuais perdas que venham a ter. E creio ser este o desdobramento do que minha antiga professora me dissera.
      Não estou aqui a dizer que tudo isso tenha passado pela cabeça de camarão do suposto americano da listinha. Mas sim que, nos sistemas educacionais desses países, essas ideias são inculcadas nos alunos e podem aflorar depois de forma até inconsciente, automática. Soube, por ex, por fontes fidedignas, que há escolas americanas que ensinam aos alunos que a Amazônia não é brasileira, mas internacional. Ou seja, aprendem desde cedo a menosprezar até mesmo a nossa soberania! E isso não é teoria da conspiração, pesquisem!, pois é fato.
      E muitas pessoas aqui no Brasil, infelizmente, aceitam também quase automaticamente essa condição de inferioridade que tentam lhes imputar.
      "Ah... mas eu não aceito! Apenas concordei com uma lista... "
      Meu caro, ao concordar com uma lista, feita claramente para colocar você para baixo, seu moral para baixo, uma lista que diz, trocando em miúdos, que você, o legado de seus antepassados, sua própria identidade, são tudo um lixo!, sim, meu caro, você está aceitando que não passa de um ser inferior.
      Por derradeiro, a propósito da ira e amargor (que o Renato soube tão bem perceber no suposto americano, mas seu alerta passou despercebido) vejam o que tem a dizer esta ópera de Mozart, com legendas, na altura do 2:08:00 (são só três minutinhos, vale à pena).
      http://www.youtube.com/watch?v=-uQ0Ti9GF_U
      Guardem isso em seus corações. Confesso que também sou muitas vezes irascível e amargurado (preciso ouvir mais Mozart!).
      Despeço-me aqui.

      Marcelo Jacobucci - São Paulo/SP (orgulho de ser paulistano).

      Excluir
    5. Com relação a Amazonia, não é que já estão dizendo isso no Brasil também?

      Excluir
    6. SOMOS SUB-RAÇA E CONTINUAREMOS A SER ...UM PAÍS DE MERDA E COVARDE...E NÃO ADIANTA FICAR PUTINHO COM A LISTA ...É A PURA REALIDADE...E VAI PIORAR A CADA DIA...E SEREMOS SEMPRE QUINTAL DOS AMERICANOS E DOMINADOS...SÓ UMA VIOLENTA REVOLUÇÃO MUDARÁ OS RUMOS DESTA PSEUDO NAÇÃO TROPICAL...

      Excluir
    7. DEIXEM DE XENOFOBIA TOSCA WE ASSUMAM...O BRASIL É UMA MERDA...E TENHO QUASE SETENTA ANOS E SEMPRE ACREDITEI NESTA MERDA DE PAÍS,VÍ AMIGOS SEREM TORTURADOS E MORTOS PARA MELHORAR ESSA JOSTA,LUTAMOS PELA TAL DEMOCRACIA E DEU NA ELEIÇÃO DESSE PULHAS,NOSSOS FILHOS SÃO UNS IDIOTAS UNIVERSITÁRIOS E EXECUTIVOS DE MULTINACIONAIS E NEM SABEM NADA DE ECONOMIA ...A JUVENTUDE UM BLACK BOCK DE BUTIQUIM,E NEM SABEM QUEM FOI LUIS CARLOS PRESTE OU ARAGUAIA,NA MUSICA UNS IMBECIS FUNKEIROS E SERTANEJOS DE GUADALAJARA E QUE MUTANTES SÃO PERSONAGENS DE UM FILME DA MARVEL,SEM CONTAR ESSAS MERDAS DE ANITTA,NALDO,GUSTAVO LIMA E OUTROS...ESTAMOS NO FIM DA FILA E LADEIRA ABAIXO...

      Excluir
  53. É claro q em alguns itens tem um pouco de exagero... mas concordo com praticamente tudo. Infelizmente é nossa realidade... Uma pena... Mas por outro lado, cabe a nós mudarmos essa realidade... E discordo do amigo ai de cima q diz q quem joga lixo é gente da favela. Já ví muito "carrão" jogando lixo pela janela. Edução e respeito não está ligado a condição financeira não.

    ResponderExcluir
  54. Eu acho que nem o céu nem o inferno, o cara apontou alguns problemas, mas exagerou ridiculamente. E muitos destes problemas encontramos nos EUA tbem, burocracia, péssimo atendimento, dentre outros. E ele foi muito errado em generalizar e vomitar os defeitos de uma fatia, pois aqui nos USA temos muito AMERICAN TRASH sim. Um exemplo simples que eu dou. Eu tenho que utilizar o trem para ir ao trabalho, e na volta, geralmente no horário de maior circulação, 90% dos americanos colocam suas bolsas no assento ao lado, ou as pernas para sentar sozinho. E vc fica que nem um IDIOTA procurando uma alma que deixa o outro assento livre, isso é no mínimo falta de educação. Da mta vontade de perguntar se a bolsa ta cansada ou se ela pagou a tarifa? Eh inegável que a justiça nos USA eh melhor que a Brasileira, assim como a segurança e doutros avanços, mas as pessoas geralmente são arrogantes, e muitas vezes ignorantes, ñ enxergam alem do eixo americano, isso pra mim eh pobreza de intelectualidade. Eu quando morava no Brasil criticava demais, mas hoje eu sinto mta falta da fatia Brasileira que é honesta, educada, carismática, viva e espontânea. Isso a gente ñ consegue comprar aqui nos USA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SEM ESSA DE SAUDADE DO BRASIL...NÃO ADIANTA QUERER TAPAR O SOL COM A PENEIRA...O MODO DE VIDA EM OUTROS PAÍSES E BEM DIFERENTE E POR ISSO OS BRASILEIROS SENTEM FALTA DESSA MERDA DESORGANIZADA...CORRUPTA E SUJA...ASSUMAM QUE SOMOS SUB-RAÇA ...

      Excluir
  55. Quanto que tá a passagem aérea para os USA? FUI.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TODO BRASILEIRO DEVIA SAIR DESTA JOSTA DE PAÍS E VIAJAR PELO MUNDO...E VER COMO SOMOS SUB-RAÇA E HIPÓCRITA...

      Excluir
  56. Exagerou e muito!!! Não se pode generalizar tanto. Só concordo com a razão de numero 4, pois realmente a corrupção no Brasil é algo assustador e é culpa da população que sempre vota nos mesmos corruptos. Mas pessoas desonestas, malandras, traidoras, sem compromisso, e mal educadas existem no mundo inteiro (inclusive nos Estados Unidos), isso é uma questão de caratér e não de nacionalidade! Quanto a comida brasileira, posso garantir que é muito mais saborosa, e tem mais variedades doque fast food! E mais: Este homem com certeza não conhece BH!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SEM ESSA DE EXAGERO,A LISTA FOI ATÉ MUITO COMPLACENTE COM O POVO E O BRASIL...

      Excluir
  57. Ele esqueceu de falar que:
    O IPVA "imposto anual sobre veiculos" se paga 1/3 do valor do carro. ao invés de 100 uds como nos eua.

    ResponderExcluir
  58. Na prática, o gringo não mentiu, exagerou em generalizar e não expor as qualidades de grande parte do povo brasileiro. No mais, realmente estamos longe de sermos uma nação equânime e de povo íntegro, devido a desgraça do "jeitinho" brasileiro e da quase endêmica corrupção em todas as esferas de poder, de Brasília às favelas. Ms que nossa comida é infinitamente mais saudável que os lixos enlatados dos EUA , isso é sim...

    ResponderExcluir
  59. infelizmente tenho q concordar com o q foi escrito,acho q ainda falta muita educacao posso falar por mim,me senti envergonhada !!! eu concordo com o lance da familia eu tbm nao tenho esse costume de comer em familia,gosto de privacidade,mas tbm tenho em mente q os estados unidos nao e perfeito,mas mesmo assim e o sonho de muitos brasileiros ir embora do brasil !!! estamos vivendo uma fase de caos !!! aonde ate rir esta causando emcomodo a alguem.

    ResponderExcluir
  60. Otário, ridicularizado nós nunca seremos. Eu respeito as vagas. faço sempre a campanha da boa vizinhança e nem por isso me sinto assim. Em Londres, quando eu achei que todo mundo era educado, passei por uma situação em que as pessoas fularam fila e eu reclamei e consegui reverter a situação. Aqui no Brasil, dependendo da Cidade e da situação isto pode ser comum, mas nós temos sempre que fazer nossa parte!1

    ResponderExcluir
  61. Quem faz um negócio desses e ainda tem coragem de escrever o que escreveu na 7, não tem meu respeito

    ResponderExcluir
  62. Brasil - Ame-o ou deixe-o !

    ResponderExcluir
  63. Não é tão simples assim. Nunca se deixa de amar, mas chega um ponto que é insuportável. Não é simples assim, que deixa de amar e vai embora

    ResponderExcluir
  64. Olá Renato! Todos aqui tem o direito de concordar ou não com essa lista! Isso depende muito do contexto com o qual estamos inseridos. Sou Brasileira, nunca fui assaltada e nunca vi alguém sofrendo. Isso é raro? pode ser! Mas é minha atual realidade. Tive acesso a escola pública de qualidade, isso é raro no Brasil? Pode ser, mas existem boas escolas.É Fácil apontar os erros do outro, as dificuldades de um país, ele enquanto americano deve achar o país dele perfeito!!! Eu sinceramente não tenho vergonha de viver no BRASIL, NÃO TENHO VERGONHA DOS MEUS AMIGOS E AMO PASSAR NATAL,DIA DAS MÃES E FERIADOS COM MINHA FAMÍLIA.....não acho que isso seja motivo de vergonha. Ele precisa avaliar as pessoas com quem ele conversava, o que eu menos faço com pessoas que conheço é falar sobre futebol e televisão. Contestar as belezas naturais do BRASIL , parece brincadeira, colocar que as cidades são iguais? Ele só deve tá louco. O que mais marca esse país é sua diversidade cultural de norte a sul. As pessoas mudam, o sotaque, a cultura, a musica, a comida. Enquanto muitos aqui concordaram com toda a lista, eu já discordo amplamente dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi...
      Eu não concordo com toda lista como disse no post. Infelizmente algumas pessoas não enxergam claro como no caso do dono da lista.
      E como eu disse enquanto estava magoado com o Brasil, também não
      O importante é cada um ser feliz não acha?
      Abs

      Excluir
    2. ONDES TU VIVES AMIGA!?A LISTA É ATÉ MUITO PEQUENA EM COMPARAÇÃO AO QUE ESTA MERDA DE PAÍS OFERECE AOS SEUS..EU PODERIA FAZER MIL ITENS BEM PIORES E SÓ MORAR EM ALGUM BAIRRO DA PERIFERIA OU FAVELA NO BRASIL...E SER BISCATEIRO...

      Excluir
    3. Concordo contigo. Não acho que o Brasil seja o melhor país do mundo, mas discordo dessa lista totalmente... Pois eles generalizam demais!

      Excluir
  65. Olá! Infelizmente dos 40 itens, só discordo do ultimo. Não acho que as únicas cidades bonitas são Rio de Janeiro e Salvador, acho que elas também não são bonitas! Podem ter sido, hoje não mais. Algumas cidades de interior também são bonitas, algumas capitais como palmas, Porto Alegre e etc., Não concordo também que mansões estão sendo demolidas para nada, muitas estão tombadas pelo patrimônio histórico e nem que tivessem sendo demolidas não seira contra, afinal isso é desenvolvimento, Mas... o pior é ter que concordar com as 39 citações.

    ResponderExcluir
  66. Afora os exageros cometidos muita coisa realmente acontece em nosso país, principalmente o egoísmo. Somos a terra do EU primeiro, DEPOIS o resto... Bem, por sua vez os americanos são péssimos em geografia, não enxergam um palmo além do Rio Grande e exacerbam no quesito patriotismo, Só enxergam o próprio país, invadiram o Vietnã a troco de nada, causando muito terror e mortes. A bandeira do país é hasteada em muitas portas e janelas das casas, convenhamos, é muita babaquice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E POR ISSO QUE SÃO O MAIOR PAÍS DO MUNDO...SÃO O S NOVOS ROMANOS!E NÓS OS DOMINADOS POVOS BÁRBAROS!

      Excluir
  67. A QUESTÃO NÃO É CONCORDAR OU NÃO COM A LISTA!A QUESTÃO É COMO SABEMOS DISSO TUDO E NÃO FAZEMOS NADA PARA MELHORAR ESTA MERDA DE PAÍS QUE MUITOS TEM ORGULHO ...ESSA MERDA DE PAÍS NOS ENVERGONHA ,NOS HUMILHA,DESTRÓI NOSSO SONHOS,ESMAGA NOSSA CIDADANIA E NOS TRANSFORMA EM SUB-RAÇA...UM PAÍS LINDO COM LUGARES MARAVILHOSOS E ALGUMAS PESSOAS ESPECIAIS...ENTRETANTO ,DOMINADO POR UMA ESCÓRIA DE SUB-RAÇA DE MISERÁVEIS E GRUPOS DE BANDIDOS INSTITUCIONALIZADOS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São tudo corruptos. querem mudar o Brasil em 4 anos o que não fizeram em 500.
      Eu acho que o que mudaria realmente são leis e punições mais severas.
      Deveria ter uma revolução , uma mudança geral , mas como ta todo mundo achando que está confortável como está , isso nunca vai mudar.
      Principalmente se continuarem votando nos mesmos.
      Pra mim a solução é votar em partidos revolucionários, mas o povo brasileiro tem medo disso ( pois não quer perder o bolça família ) ( que é uma piada ).

      Excluir
    2. Escreveu, escreveu e não disse nada. Seu texto é um monte de lugares-comuns de gente de classe média revoltada. Não tem, entretanto, uma única proposta. Só generalizações.

      Excluir
  68. Bom dia a todos, meu nome é João Paulo, eu já estou a muito tempo na fase da revolta...me sinto cada dia que passa mais sobrecarregado, é tanta coisa errada que tenho nojo de tanta corrupção...mais não dá para mudar esse país quando a maioria gritante de pessoas não se interessam por politica e em saber seus deveres, porque os seus direitos todos sabemos na ponta da língua. E vamos falar um pouco da "cultura musical"...isso não existe mais, cantores que são reconhecidos por fazerem um lixo musical poluindo as nossas casas, influenciando crianças a terem interesse muitas vezes pelo crime e sexualidade. Realmente não sei oque estou fazendo aqui ainda, foi sitado sobre cortar o cordão umbilical...esse cordão não se rompe porque muitas vezes os pais querem adquirir vantagens encima do próprio filho, vejam exemplo de famosos como Neymar Jr....desculpe se estou sendo rude, mas a verdade é que a grande maioria gosta de se vitimizar e apontar o defeito dos outros. A ignorância da população é a maior alegria dos políticos, porque se todos tivéssemos a consciência do quanto estamos errados em deixar pessoal que deveriam "NOS" proporcionar a segurança, saúde e educação e ao invés disso esses direitos se voltam apenas para eles os políticos. UM PAÍS QUE GASTA TRILHÕES PARA ERGUER ESTÁDIOS PARA OLIMPÍADAS E COPA DO MUNDO...para melhor acolher os estrangeiros enquanto o seu povo passa fome, sede, raiva, ódio....mata e atropela qualquer um ou coisa que ameace a sua sobrevivência. Não vivemos no Brasil, sobrevivemos e esse é o motivo de tanta falta de educação. Cresci em uma favela, tive a mesma educação que muitos de meus colegas, felizmente sou uma falha nesse sistema pois não sou viciado em nenhuma droga, nunca fumei um cigarro de maconha ou o normal, boa parte de meus amigos estão mortos, por não lutarem por uma vida melhor simplesmente porque é mais fácil apontar uma arma do que pegar um livro ou procurar um empregos e conseguir as coisas com a dignidade do trabalho....tenho vontade de falar mais, mas meu tempo não permite, tenham um bom dia.

    ResponderExcluir
  69. É exatamente assim mesmo, e não venham dizer que não é, claro que tem exceções,mas a maioria é assim!

    ResponderExcluir
  70. Olha, sinceramente, eles me vem com "os brasileiros são..." "o Brasil é..." mas me poupe né, sinto muito por ter acontecido com eles, mas eles estão generalizando e até nos ofendendo (pelo menos a mim) não somos o melhor país nem a melhor população, então eu acho que eles pegaram pesado... É óbvio que eles não vão aprovar 100%, somos pessoas com costumes e hábitos diferentes, o que eles queriam?

    ResponderExcluir
  71. Muitos brasileiros têm complexo de inferioridade, isto é fato!
    Qual a importância da opinião de estrangeiros sobre uma cultura ou sociedade ? Nenhuma praticamente.
    Perder tempo se preocupando com o que os outros pensam sobre você ou seu país é coisa de gente complexada.
    Só para lembrar: O EUA lançou bombas atômicas sobre cidades indefesas só para testar o efeito delas sobre pessoas e construções, e depois vendeu a mensagem que o tinha feito para abreviar a guerra e poupar vidas humanas. O país da tal pessoa opiniática promoveu mais guerras e intervenções neste século em países mais fracos militarmente do que a Alemanha Nazista durante seus doze anos de existência.
    No entanto, o estadunidense médio caga e anda para a opinião dos outros sobre estes fatos.

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...