domingo, 8 de dezembro de 2013

Pedido de Casamento Americano

          



            Eu mesmo nunca havia me dado conta que o pedido de casamento Americano era feito desta maneira. Eu vi em alguns filmes, o homem se ajoelhando perante a noiva e fazendo o pedido de casamento, mas não sabia que isso era muito comum nos EUA e que a grande maioria dos homens faz o pedido desta maneira. Eu me recordo de que a primeira vez que realmente prestei atenção a isso foi assistindo ao filme "Razão e Sensibilidade em um cinema no Brasil. Mas como é feito o pedido de casamento nos EUA?

            Existe tanta matéria disponível na internet que fica até mesmo difícil filtrar para o leitor. Mas eu vou tentar fazer um pequeno resumo. Segundo as "regras", a mulher (ela só passa a ser noiva após o pedido) tem que estar em pé (mas eu já vi a mulher sentada em uma cadeira, por exemplo, em um restaurante). O homem ajoelha-se em um joelho apenas e em primeiro lugar diz o motivo do pedido. Por exemplo: "Fulana, você fez a minha vida mudar, blá blá blá..." e em seguida pega o anel e solta a frase "Will You Marry Me?" (Quer casar-se comigo?). Daí a mulher coloca as duas mãos no rosto (não é regra, mas 99% faz) e começa a chorar e diz "YESSSSSSSSSS"!





            As origens desse pedido de casamento ninguém sabe ao certo. É um costume que veio com os imigrantes ingleses e irlandeses. Eu encontrei em um site que provavelmente há três outros costumes relacionados que provavelmente deram origem ao pedido de casamento americano, a saber:

- Religião: Ajoelhar-se é comum em várias religiões onde quem se ajoelha mostra respeito à pessoa ou entidade a que se ajoelha. O homem mostra que respeita a mulher ajoelhando-se perante ela.

- A Realeza: Cavaleiros ajoelhavam-se para receber honras de reis e rainhas. O fato de o homem ajoelhar-se perante à mulher, mostra que ele se sente honrado de entrar em tal relacionamento com ela.

- Rendição: Antigamente era comum o vencido ajoelhar-se para render-se a um inimigo poderoso. Quando o homem ajoelha-se, rende-se ao amor da mulher amada.

Origens ingleasas e irlandesas

            Há inclusive os "Dos and Dont's" (o que fazer e o que não fazer) do pedido de casamento. É claro que em um tipo de coisa como essas, alguns estrapolam na criatividade e fazem inclusive coisas meio bizarras. Alguns deles são:

(SIM)
- Faça do pedido uma "surpresa".
- Fale com os pais dela primeiro.
- Ache um lugar especial.
- Ajoelhe-se.
No website há mais alguns...

(NÃO)
- Não faça em público (embora pelo que vejo é o que mais gostam por aqui)
- Não esconda o anel na comida (em um muffim, por exemplo). Quem pensaria em uma estupidez dessas? Já pensou se a noiva quebra os dentes mastigando o anel? E se ela engole o anel? 
- Não faça o pedido em um jogo esportivo. (Já vi, feio mesmo, nada romântico)

Hummm :/
- Não faça o pedido muito cedo no relacionamento, entre outros.

Veja que ele tem um revólver apontado para o pescoço.
Ele pergunta "Que tal agora?" E ela diz não.

            E a mulher não pode fazer o pedido de casamento? Eu fico aqui pensando com meus botões se eu sou antiquado, se a sociedade machista moldou meu pensamento sobre isso ou que raio de mundo estamos vivendo. Diz a "lenda" que a cada ano bisexto, no dia 29 de fevereiro é permitido à mulher fazer o pedido de casamento. Eu realmente não sei o que eu penso disso. Eu sempre faço o exercício de me colocar no lugar do outro sabe? Se eu fosse mulher, eu ia querer que fizesse comigo (acho...). Se eu tivesse uma noiva, não acredito que gostaria que ela fizesse comigo, eu ia querer fazer o pedido! Eu também tenho a impressão de, corrija-me se estiver errado, que se o homem ainda não fez o pedido é porque não quer casar-se (ainda). Se a mulher se adiantar há grande possibilidade de ouvir um "não"como resposta. E você o que acha disso?

E nesse caso o anel é de Diamantes?? 



Esse filme é sensacional :)
            Outra curiosidade é com respeito ao anel. No Brasil, homem e mulher usam alianças de ouro. Aqui nos EUA é diferente. O homem usa uma aliança de ouro e a mulher usa um anel de diamantes. Esses aneis podem custar muito caro, até mesmo 1 milhão de dólares ou mais. E olha, quem ganhou um exibe sem pudor...logicamente. Por esse motivo há também leis que protegem a "transação". Claro que você deve concordar comigo que onde há pessoas, há problemas. Romper o noivado não é nada incomum e se isso acontecer o que acontece com o anel, principalmente se ele custou 50 mil dólares ou 250 mil dólares?


            A lei diz: Se o homem rompeu o noivado, a noiva fica com o anel e faz dele o que bem entender. Se a noiva rompeu o noivado ela está obrigada a devolver o anel ao noivo. Se os dois chegaram a um acordo e decidiram terminar o noivado, o anel é vendido e o dinheiro é dividido entre os dois. Interessante não?

Quem tem exibe sem pudor. A controversa Kim Kardashian exibindo o "anelzinho"
            Se você tem um, já vai treinando o gesto estratégico de arrumar os cabelos com a mão esquerda, afinal não é todo dia que se ganha uma pedra preciosa e a concorrência "tem que saber".

Mariah Carey em gesto estratégico de arrumar o cabelo e mostrar a "pedra"

Cantora Country e vencedora do American Idol Carry Underwood

Catherine Zeta Jones

Demi Moore

Beyonce

Penelope Cruz

Jennifer Aniston


            No Youtube, você pode passar o dia inteiro assistindo a esses pedidos, visto que, quem faz, geralmente gosta de filmar. Tem uns muito legais, tem outros "fail" (falhou). Inclusive eu vi um em que foi feito em um jogo de futebol americano e as cameras focalizaram o casal e o estádio inteiro assitia. A noiva disse NÃO!! Mico total...Outros são bem criativos. 

           Abaixo deixo um deles que é bem interessante. A música do Bruno Mars "Marry You" virou o hino nacional do Pedido de Casamento nos EUA. Preste atenção na reação da noiva, sensacional! Assista com lençol às mãos...



Se quiser ver o vídeo maior, clique no link abaixo:


Fontes:

29 comentários:

  1. Renato vou adota-lo! E coloca-lo dentro de uma caixinha de vidro, para preserva-lo para sempre! Ja que vc 'e uma especie em extincao "voce encherga a vida com o coracao". Por essas e outras gostaria muito de conhece-los. Cada dia eu te respeito mais, Fico muito feliz com suas conquistas, desejo milhoes felicidades e muito sucesso. Beijos. marciaf56@yahoo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia
      Você é um amor. Quando vier a Orlando, tomamos um café e discutimos a "adoção"
      :)
      Bjs!!

      Excluir
  2. Renato, sempre tive curiosidade em saber o que acontece com esse anel depois que se casam. A mulher usa a aliança convencional + esse anel é isso?

    Izabel Soraia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Izabel
      A noiva casa e continuar usando o anel pro resto da vida. Quando você vê uma mulher e ela tem o anel ela pode ser noiva ou casada. O marido usa a aliança e a esposa o anel. Geralmente com 10 anos o marido compra outro para ela. Todas as bodas a esposa, se o marido tiver condições, ganha um novo anel.
      A esposa não usa aliança
      ABS!

      Excluir
    2. Oi…sou americana quem morou no Brasil e estou gostando demais desse blog!! Muito engracado mesmo! Muitas vezes a gente usa outro anel com o anel de diamante depois do dia de casamento.

      Excluir
    3. Oi…sou americana quem morou no Brasil e estou gostando demais desse blog!! Muito engracado mesmo! Muitas vezes a gente usa outro anel com o anel de diamante depois do dia de casamento. Esse anel parece com aliança. Entao muitas mulheres usam dois aneis juntos depois do casamento. Pode ver na imagem la encima de Catherine Zeta Jones. :)

      Excluir
    4. Obrigado Jennifer pelo esclarecimento!!
      Bjs

      Excluir
  3. Oh, q lindo!!! Por aqui acho q as coisas ficaram meio banalizadas né... Eu mesma nem fiquei noiva, fiz o processo meio ao inverso... primeiro morei junto por 5 anos e dps me casei. Nunca fiquei noiva. Mas acho lindo, e sempre via nos filmes esses pedidos, mas não tinha ideia de era uma tradição.
    :)

    ResponderExcluir
  4. Hellooo, e aquela conversa que tivemos, como fica? Estou sentada esperando! marcia

    ResponderExcluir
  5. Eu já vi um pedido na pista patinação do Rockefeller Center. Eles iam fechar a pista para limpar, o homem e a mulher deram umas duas voltas sozinhos de mãos dadas. Aí eles pararam no meio da pista e ele fez o pedido. Claro que a min ha máquina tinha que acabar com a pilha bem na hora.

    Uma amiga minha americana casou recentemente. No pedido dela a sogra e a cunhada ficaram escondidas tirando fotos do pedido.

    Do que eu saiba, o sistema de alianças funciona mais ou menos assim, baseado nos meus amigos e nos chick lits que li: Quando noivos, só a mulher usa o anel, na mão esquerda. No dia do casamento apenas o anel passa para a mão direita para que a esquerda possa receber a aliança, mas isto não é regra.
    Nesta foto da confiável Wikipedia dá para ver o noivo colocando a aliança na mão esquerda e o anel de noivado na direita: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Weddingring-JH.jpg

    Os dois usam aliança. Depois de casada, a mão da mulher fica assim:
    http://topstylediamonds.com/blog/wp-content/uploads/2012/02/Engagement-Ring-Wedding-Band-Sets.jpg
    O anel mais próximo a mão é a aliança - porque fica mais perto do coração, diz a lenda fofinha.

    Um hábito que eu já reparei nas minhas amigas é usar só a aliança dentro de casa. Mas para sair colocam o anel de noivado. Algumas não sei o motivo, mas uma aconteceu de perder o anel em casa. O marido comprou outro e meses depois acharam. Para evitar que isso aconteça de novo ela não usa o anel em casa.

    Agora encerro meu livro de comentários. hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo belo comentário!
      Acrescentou ao post
      Abs!!

      Excluir
    2. Que ano foi isso, pois também vi no inverno de 2007.

      Excluir
    3. Foi em Janeiro de 2010. Mas pelo Youtube vi que é até um pouco comum fazer pedidos na pista de patinação do Rockefeller Center.

      Excluir
  6. Oi, Renato!

    Muito legal o post. Adorei o vídeo! Apesar de não fazer parte de nossa cultura, sempre falei pro meu noivo que queria um anel de noivado como presente, pois acho lindo... Eu sempre falava: "amor, quero um pedido diferente. Você pode se "inspirar" (copiar) de algum filme, não tem problema... Ah! e não se esqueça do meu anel!".
    Ficamos noivos ano passado, marcamos de sair e ele me levou em um restaurante à beira do lago. No meio do jantar, ele saiu e voltou com um buquê de rosas vermelhas e nossas alianças e fez o pedido... Foi muito singelo e bonito! E só depois de uns meses é que eu senti falta do tal anel.... Malandrinho! :P

    ResponderExcluir
  7. Vou responder de outra " forma". Um grande abraco. marciaf56@yahoo.com

    ResponderExcluir
  8. Grande Renato! Acho q meu comentário feito pelo celular acabou não indo (maldito 3g brasileiro!). Só vc mesmo pra nos trazer esse tipo de conteúdo, achei muito interessante! Acho q sou um dos poucos homens que se emocionam com um vídeo desses!

    Abração!

    Daniel

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Renato, você podia fazer 1 artigo sobre o uso da garagem pelo americano, ou melhor pelo não uso dela. Um outro que seria interessante é a escolha do material de construção das casas americanas. Enquanto que aqui no Brasil a alvenaria reina absoluta eu só vejo casas americanas de madeira, claro excetuando as casas mais antigas estilo vitorianas. Eu assisto muitos programas de reformas e construção e nunca vi uma casa nova de alvenaria. São sempre construídas de madeiras.

    ResponderExcluir
  11. Renato,

    Esse post me fez lembrar de um video de um pedido. O cara arrumou para pedir a mulher em casamento no meio do jogo de baseball, foram para o meio do gramado e tudo mais, até o mascote do time tava do lado "animando" o pedido.

    A mulher respondeu "I'm sorry, I can't" e saiu, o estadio INTEIRO soltou aquele tradicional "ohhhhhh"

    Imagina o constrangimento do rapaz?

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Renato,

    Esse post me fez lembrar de um video de um pedido. O cara arrumou para pedir a mulher em casamento no meio do jogo de baseball, foram para o meio do gramado e tudo mais, até o mascote do time tava do lado "animando" o pedido.

    A mulher respondeu "I'm sorry, I can't" e saiu, o estadio INTEIRO soltou aquele tradicional "ohhhhhh"

    Imagina o constrangimento do rapaz?

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Renato,

    Me fez lembrar de um pedido que vi na internet. O cara fez o pedido no meio de um jogo de Baseball, ele e a mulher foram para o centro do gramado, o mascote do time estava junto "animando" o pedido.

    a mulher respondeu "I'm sorry, I can't" e saiu, na mesma hora o estadio INTEIRO soltou aquele tradicional "Ohhhhhhhhh"

    Imagina o constrangimento do rapaz?

    Abaços

    ResponderExcluir
  14. hahahaha ADOREI o post!!!!
    Super divertido! E as seleções de fotos... o máximo! :)

    Sou noiva de um americano... infelizmente o pedido de casamento foi feito sem ele se ajoelhar no chão...rsrssr (fiquei um pouquinho decepcionada, pois esperava muito para vivenciar aquela cena de filme americano kkkk) mas não posso reclamar de nadica de nada porque foi mega romântico!!!! Uma das noites mais lindas que já passei com ele :)

    Abs!!! :)

    ResponderExcluir
  15. Muito legal,Renato Li todo o blog ! Parabéns ! ¨Brasileiro que é Brasileiro mesmo não desiste nunca ! e quem não tenta já perdeu ! ¨
    Pois estou planejando me transferir exatamente para FL.
    Sou corretor aqui no Brasil - RJ e formado em Publicidade e Marketing
    Foi muito interessante para minha pesquisa as informações do Blog !
    Me tira uma duvida !
    Tenho patrimônio aqui em imoveis em torno de 800mil
    e uma renda de alugueis em torno de 10 mil reais !
    Você acha que possível viver sem trabalhar ai na FL ! com uma renda de + ou - 5 Mil dólares sem trabalhar ! só me preparando para o exame de corretor !
    e se vendendo meu imóvel consigo comprar uma boa casa num bairro de classe media ai
    após me tornar corretor com licença ai sim trazer minha esposa e filha !
    Ha já ia me esquecendo minha esposa trabalha na área medica
    especialista em TM ( TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA )
    e minha filha é aluna de universidade Federal !
    mas... elas só iriam num segundo momento depois que tirar a licença de corretor e de estar trabalhando ...

    Meu interesse não é só financeiro e sim qualidade de vida como um todo !

    Forte Abraço !

    Edson

    PS
    Se precisar resolver qualquer coisa aqui no Brasil no Rio de Janeiro é só pedir !

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...