sábado, 25 de outubro de 2014

Reforma e Decoração de um Apartamento em Orlando

          Há alguns meses eu recebi este email:


Boa noite Renato!
Meu marido e eu estaremos em Orlando entre os dias 4 e 7 de abril.
Gostaríamos de agendar uma conversa na manhã do sábado (5/4), ou domingo a tarde (6/4), sobre reforma/decoração do apartamento que pretendemos comprar.
Você teria disponibilidade nestas datas?
Aguardo seu retorno.
Grata,
Patricia

         O casal e eu nos encontramos em Winter Park no dia 5 de abril e tomamos um café no Starbucks, enquanto conversamos sobre o projeto. Naquela época eles ainda não tinham decidido se compravam uma casa nova ou um apartamento de revenda, de propriedade de um banco. Garanti a eles que se eles precisassem de reforma, eu os ajudaria com o projeto. Dito e feito, algumas semanas depois a Patrícia me disse que eles tinham adquirido um apartamento e eles queriam iniciar a reforma assim que tivessem posse das chaves. 


O Reunion Villas vendeu os apartamentos em 2006 por mais de 600 mil dólares
Hoje ainda é possível comprar um por menos de 300 mil.
             Quando as chaves estavam em posse dos proprietários lá fui eu examinar o apartamento. Como disse em 2 posts atrás, não pude ficar mais que 10 minutos dentro do apartamento, pois tive uma crise de alergia assim que entrei. O apartamento estava fechado por muito tempo, sem luz, consequentemente sem ar condicionado. Na Flórida, com humidade de 90%, imagine como fica uma casa fechada, sem ar condicionado e com carpetes? Além disso o antigo proprietário "sacaneou" o apartamento antes de sair. Mal sabe ele que o banco nem se importou com nada que ele fez, mas eu, o Henrique e a Patrícia que pagamos o pato. Para ter uma idéia, ele jogou água nos carpetes, sabotou o ar condicionado, arrancou portas aleatórias dos gabinetes de cozinha e banheiro, arrancou os puxadores (e peças internas) dos misturadores, martelou portas, e muitas outras coisas. A reforma começou por volta da metade de Junho e cada dia era uma surpresa emocionante. As fotos abaixo não conseguem descrever o estado do apartamento. Até parece "ajeitadinho" pelas fotos. Mas havia mofo, cheiro terrível, pregos, buracos, etc. De cara deu para ver que o apartamento precisava de, como se diz por aqui, TLC (tender loving care), que significa muito amor, carinho e dinheiro (dinheiro eu acrescentei à tradução)...mas que havia potencial para ficar fantástico.


O carpete estava encharcado e fazia barulho quando andávamos.
Uma população de mofo se criou alí e o cheiro se espalhou por todo lado.
A primeira vez que entrei só consegui ficar 10 minutos e comecei a espirrar e ter
falta de ar...



Procurar uma empresa que fabricasse as portas iguais às outras dos outros banheiros
deu "um trabalho"



Eu contei e havia quase 100 furos nas paredes...




           Após iniciada a reforma, meu empreiteiro arrancou o carpete, e limpou um pouco o apartamento. A diferença foi incrível e já dava para ficar dentro dele por mais tempo. Aos poucos o apartamento foi se transformando e por email, fotos, whats app o Henrique e a Patrícia iam acompanhando tudo....






           Com a pintura finalizada, já era hora de colocar o piso laminado que escolhemos. A "história" ou melhor. a NOVELA do laminado dá para escrever um livro só sobre ela. O tal laminado veio errado da Carolina do Norte depois de 1 mês de espera. Foram trocas e brigas e retornos e papéis que iam e voltavam até que decidimos trocar por outro laminado disponível no estoque. No final, como tudo não acontece por acaso, o do estoque ficou muito melhor do que o que tínhamos escolhido anteriormente.




Conversei com a Patrícia e o Henrique e eles me autorizaram a trocar todos os
rodapés por um perfil mais alto e mais elegante, de linhas mais contemporâneas,
O laminado de 12mm ficou parecendo madeira e, na verdade é melhor do
que a madeira pois não risca.
            A Patrícia sempre disse que não gostava de cozinha escura, então decidimos por pintar os gabinetes. O Gilberto fez um serviço profissional na pintura dos gabinetes e também das portas, rodapés, molduras e guarnições de todo o apartamento.


Lindo, porém o azulejo detrás já não combinava mais com o novo gabinete
e novos eletrodomésticos...precisávamos trocar por um mais elegante.

Os "subway" de vidro ficaram ótimos e combinaram tanto com os gabinetes
como com os eletrodomésticos.
           Alguns clientes pensam que, assim como nos programas de TV, os designers irão apresentar desenhos fantásticos, ilustrações, para comunicar idéias aos clientes. Esses desenhos e ilustrações demoram muito tempo para serem feitos e custam muito caro. Uma ilustração digital (como as que eu já mostrei aqui que fiz na faculdade) custa por volta de 400 dólares cada uma. O computador demora por volta de 72 horas só para ilustrar! Por meio de quick sketches (desenhos rápidos) eu comunicava minhas idéias ao casal que rapidamente, por mensagem de texto, aprovavam ou não.




         Na última semana, pra variar, foi aquela correria. Muitas coisas para montar, muitos quadros, muitas cortinas, muita devolução, mas no final foi muito "enriquecedor" ver a reação do Henrique e da Patrícia quando entraram no apartamento "novo" deles. Foi uma emoção só...nas palavras da Patrícia "as fotos não mostram a realidade. É muito mais bonito ao vivo!"

               Depois que eles chegaram, ainda compramos coisas juntos e terminamos alguns dos acessórios de decoração. Aproximadamente 3 mêses, foi o tempo que levou para o extreme makeover do apartamento do casal. Eu posso dizer que foi uma experiência agradável trabalhar com o Henrique e a Patrícia. Um casal extremamente educado, compreensível. Eles sabiam no que se meteram e sabiam que estávamos todos trabalhando aqui para atingir o mesmo objetivo. Imprevistos aconteceram mas nós encaramos e resolvemos todos os problemas, um a um, com cooperação, honestidade e educação, acima de tudo. O resultado fala por si. Apresento a vocês o novo apartamento do Henrique e da Patrícia e que está, a partir deste mês, disponível para locação no espetacular condomínio Reunion.





O apartamento é composto de 3 suites. 




















Os pisos da cozinha e corredores receberam limpeza profissional com máquinas e pintura dos rejuntes. Ficou como novo.


































Saindo pela porta de vidro da sala, tem-se este terraço agradável...


           Interessados em alugar o apartamento de 3 suites do casal por favor entrar em contato com eles pelo email abaixo:

                Se quiser saber mais sobre o Reunion visite o site abaixo:


http://www.reunionresort.com



            Se desejar adquirir um imóvel de férias e para locação assim como o Henrique e a Patrícia, ou mesmo reformar e decorar, entre em contato comigo pelo email renato@drimproperties.com

Abraços e até a próxima aventura!

Agradecimentos:

Daniella Almeida (assistente)
Gilberto Braga (Marcenaria e pintura)
Denise (limpeza)
Montadores, encanadores, eletricistas e outras várias empresas de serviços em Orlando


Como não podia faltar, o testemunho dos clientes:

"Era dezembro de 2013, estávamos com viagem marcada para janeiro e eu buscava na internet informações sobre programas na região de Orlando, além dos parques. Queria achar um blog de um “insider”, alguém que vivesse lá e me desse dicas incríveis!
Acabei chegando ao blog do Renato e percebi que era o que eu buscava: ele morava ali e elaborava posts inteligentes e recheados de humor sincero, fora do lugar comum.
Acho que devo ter lido todos os posts do blog. Sabia tanto sobre ele, que já o considerava meu velho amigo...ainda que ele não me conhecesse...
Após a viagem a Orlando em janeiro/2014, começamos a avaliar a real possibilidade de adquirir um imóvel na região, como investimento. Escolhemos o condomínio Reunion e compramos nosso apartamento em um leilão de banco, bem abaixo do valor de mercado, mas também em condições “lamentáveis”, como portas de gabinete faltando, carpete estragado, etc. A idéia era comprar o imóvel mais barato e investir a diferença na reforma e decoração.
Eu não tive dúvidas: o Renato era a pessoa certa para cuidar de tudo.
Foi uma aventura. Após um breve encontro para um café, num Starbucks, conversamos apenas umas duas vezes por Skype e o resto era o dia todo no whatsapp e emails. Até cor de tinta de parede foi resolvido assim! E consumiu horas e mais horas de pesquisas na internet em sites de lojas de material de construção e decoração.
O respeito e confiança mútuos foram primordiais para que o trabalho fosse bem sucedido. Até mesmo nos momentos em que surgiam dificuldades e impasses, tudo se resolveu da melhor forma.
Em três meses estava tudo terminado, a casa reformada e mobiliada, dentro do limite financeiro preestabelecido!
Quando chegamos ao apartamento, no início de outubro, o Renato nos esperava, abriu a porta e disse: “Entra, vem ver a sua casa!”. Eu nem sabia por onde começar: queria ver cada detalhe escolhido com tanto carinho por nós! Eu já conhecia tudo, eu mesma tinha escolhido cada item da casa, mas só tinha visto por fotos.....e estar lá era emocionante! Este era o “wow factor”!
As fotos e filmes trazem apenas o que sua visão capta. O “entrar na casa” ativa os outros sentidos, o olfato, o tato, a audição. É o cheiro da madeira nova dos móveis, das paredes pintadas, do gramado molhado de orvalho ao amanhecer, a textura do veludo das almofadas e do couro do sofá, o canto dos pássaros que vem da reserva florestal...
A experiência de “criar” uma casa nova foi maravilhosa e gratificante, ficou tudo tão lindo e aconchegante. E agora podemos compartilhar essa alegria com nossos amigos, recebendo-os no nosso apartamento no Reunion!

Obrigada, Renato!!"
Obrigado Henrique e Patrícia, foi um prazer trabalhar com vocês!
                

39 comentários:

  1. Uma graça, um doce na medida certa. E parece harmonioso na distribuição dos móveis, eficiente, sem clutter. Nota 10 Renato !

    ResponderExcluir
  2. GRANDE Renato, você conseguiu transformar um cenário de devastação numa joia, hein?
    Espero que o investimento de compra do imóvel + extreme makeover valha a pena para o Henrique e a Patrícia, com muito retorno!
    E espero um dia realizar o sonho de ter aquele imóvel bonito no Canadá com interior design by Renato! Abraço aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Alex, obrigado!
      Olha que aqui no blog sonhos se tornam realidade hein!
      :)
      Abs

      Excluir
    2. Ah Renato, esqueci de dizer que eu e minha família ficamos num apartamento do Windsor Hills em Orlando (8-14 de setembro) e foi maravilhoso. Tentamos ficar no da Leila mas como ele já estava reservado nesta data, ficamos em outro. O condomínio é fantástico! Super indico. Heloisa

      Excluir
    3. Alex
      Hoje vale quase 1 vez e meia o que eles pagaram. 150 mil a mais do que pagaram + o que gastaram na reforma!

      Excluir
  3. Maravilhoso, ficou muito elegante e perfeito! Parabéns pelo lindo trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Você mesmo tirou as fotos? Parece feito por fotógrafo profissional. Aí vcs não tem nada parecido com o Promob para fazer projetos?

    ResponderExcluir
  5. Olá Renato, parabéns pelo seu trabalho!!! Sou arquiteta em São paulo, e trabalho nesta área de interiores, é muito gratificante quando os clientes ficam satisfeitos!! Nem parece o mesmo apartamento!! Gostaria de saber algumas informações, tenho muita vontade de ir morar nos eua, como funciona este tipo de trabalho ai? Posso abrir meu próprio escritório? Há possibilidades de emprego para brasileiros nesta área? Eu teria que fazer algum tipo de curso para poder exercer esta profissão? Obrigada!! Aproveitando, adoro seu blog, me ajudou muito ao planejar minha viagem para a Flórida!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana,

      Eu fiz faculdade de design por 4 anos. Para responder um pouco das suas perguntas, leia essa matéria do blog abaixo, pode ser que consiga tirar algumas dúvida. Tudo que eu sei está lá.

      http://brasileirovivendonoseua.blogspot.com/2013/02/como-imigrar-para-os-eua_16.html

      Abs,

      Excluir
  6. Oi Renato
    Sempre fico maravilhada com seu bom gosto, ficou magnífico. Parabéns e que Deus continue te dando muita paciência para essas reformas.
    Bjs
    Alessandra Haak

    ResponderExcluir
  7. Você é um artista! Não deve em nada aos blogs de decoração que visito diariamente, tipo House of Turquoise, Design Chic ou The Decorista.
    Beijos da fã!

    ResponderExcluir
  8. Renato e proprietários, meus parabéns! Ficou muito lindo o apartamento. A reforma ótima e a decoração de extremo bom gosto. Um abraço. Heloisa

    ResponderExcluir
  9. Renato, conseguisse outra vez!!! Ficou muito, muito, muito bom. Parabéns!! Queria que você morasse no Colorado pra eu poder reformar toda a casa!

    ResponderExcluir
  10. Renato, como faz para transferir uma grande quantidade de dinheiro (U$500,000) do BR para os EUA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use a operadora Money Corp. Pegue o telefone da sede Orlando e fale com a Ligia ou qualquer outra brasileira do grupo.
      Abs

      Excluir
  11. O apartamento ficou muito mais aconchegante e agradável! Deu vontade de conhecer!
    A troca do piso da sala e rodapé fizeram toda a diferença! Gostei muito do resultado.

    ResponderExcluir
  12. Complementanto o comentário anterior, aluguei 4 casas para temporada em Orlando. Este apartamento que você idealizou, nos agrada muito pela cozinha e paredes com cores claras.

    ResponderExcluir
  13. Renato, parabéns pela obra de arte!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Alguém aqui para compartilhar conosco a experiência de ter alugado o apartamento da Patrícia?

    ResponderExcluir
  16. Que show Renato! Coisa mais linda de se ver! Apaixonante!
    Abraços! Juliana Assreuy

    ResponderExcluir
  17. Oi Renato!
    Adorei como ficou a reforma. Parabéns. Tenho muita vontade de investir em imóveis e reformar para locação e venda em Orlando. Adoro fazer isso!!! No momento atuo em uma área totalmente diferente dessa no Brasil. Mas confesso que tenho esse desejo no meu coração. É muito difícil conseguir visto para realizar esse tipo de trabalho ai?
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta
      Só mesmo fazendo a faculdade aqui e depois tentando conseguir um sponsor
      Abs!

      Excluir
  18. Renato, muito bom seu trabalho!

    Tenho um questionamento...será q vc poderia esclarecer? Pq nos EUA a grande maioria das casas e hotéis possuem cortinas no banheiro em vez de box de vidro? Aqui no Brasil isso é considerado coisa de pobre rsrs

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta
      O vidro além de ser mais perigoso dá mais trabalho. A cortina é só colocar na máquina e ela sai nova. Quando estragar compra outra. Coloquei box de vidro no meu banheiro e sinto falta de quando tinha a cortina e não tinha trabalho de limpar o vidro :(
      Agora, quem liga para o que os outros acham?
      ;-)
      Abs

      Excluir
  19. Parabens Renato, ficou lindo e aconchegante... Deu voltade de morar neste apartamento.
    Estamos pensando em morar pelo menos um ano ai e as suas informações estão nos ajudando muito.

    Bons trabalhos
    Abraços
    Tatiana

    ResponderExcluir
  20. Legal Renato,
    Estou pensando em morar um tempo aí e seu artigo me ajudou bastante!

    Continue escrevendo!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Como funciona a parte de pintura dos móveis exemplo a laca tem pintura nas marcenarias ou existe empresas que executam de forma tercerizado este trabalho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empresas fazem terceirizado. Mas como fica mais caro do que comprar um móvel novo, quase não existe este serviço aqui
      Eu nunca vi

      Excluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...