segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Reforma do Escritório

            Há aproximadamente 4 anos nós demos uma repaginada no escritório daqui de casa. Era péssimo e ficou "arrumadinho". Esses termos "bonitinho", "arrumadinho", etc nós já sabemos bem o que significa. Não é feio, mas bonito também não é. Pra sair da categoria bonitinho pra categoria lindo exige, em primeiro lugar disposição, depois inspiração, além de dinheiro, é claro. Também tempo e alguns comprimidos de Benadryl (anti-alérgico comum vendido nos EUA), porque no final é uma guerra contra a uma poeira maldita!


O escritório era assim quando eu cheguei

Depois ficou assim "arrumadinho"
Não me deixaram jogar os quadros fora... :/



               O ser humano ajunta tralha, fala a verdade? Quando se começa a tirar as coisas das gavetas, das pratileiras, dos closetes, parace areia da praia. O volume se multiplica. A gente olha para as coisas, quer jogar fora mas tem medo de precisar. Eu contei 16 carregadores de não sei o quê, talvez velhos telefones, aparelhos, etc, mais de 100 canetas e por aí vai. Sem dó, nem compaixão (porque às vezes eu tenho dó de objetos, eu sei :/ ), separei umas caixas de papelão e foi TUDO para o lixo. Afinal, "clutter" (tralha) atrasa a vida. Acredite, até no Feng Shui isso é explicado. Eu acredito que atrasa a vida sim, mas o que me incomoda é visualmente e também o pó que coleta. Difícil de limpar. 

                 Aqui em casa eu tenho algumas caixas que são pré-lixo. Essa "coisarada" fica lá por um tempo. Se eu não usar em 1 ou 2 meses aí vai para o lixo definitivamente (tem que jogar de olho fechado). O problema em se guardar tanta coisa é que, quando se precisa, sequer lembramos o que temos. Às vezes lembramos mas não sabemos onde está e acabamos comprando outro pois gasta-se menos energia do que procurar. O depósito da casa do meu pai é assim. Dá para encher um caminhão pois ele não joga nada fora, mas sempre que precisa de algo, como não sabe onde está, compra outro novo (que depois acaba indo para o depósito, ou como eu apelidei, para o "sumidouro"). Na psicologia isso tem nome, sabia? Eu hein?

                 Com o tempo, prateleiras foram adicionadas e logo logo o escritório ficou um caos de papéis, notes, livros, etc. Desde que terminei a faculdade, em 2013, nunca fizemos nada no escritório.

Parece casa de um Arquiteto de Interiores?
NÃÃÃOOOOO!!
A minha mesa é a da direita. Nem vem me criticar que essa semana
eu li que quem tem mesa bagunçada é inteligente
Rá!

                   Munido do sentimento "precisamos de poucas coisas para viver" fomos limpando e jogando fora. Algumas coisas foram direto para a lixeira. Os móveis foram comprados na Ikea. Gastamos USD 3,000.00 com os armários, luzes, mesas e gabinetes com gavetas e fichários. Incluídos nesse valor ainda estavam a entrega e a montagem (+ ou - 400.00). Acredite, não é possível alguém que não seja profissional instalar aqueles gabinetes nas paredes totalmente alinhados. Duas pessoas demoraram um dia inteiro montando e instalando os móveis. Além disso, para instalar as luzes e embutir os fios dentro do drywall, uma empresa cobrou USD 341,00. Nem tudo nos EUA é barato. Serviços são caros, ou como eu digo sempre a meus clientes, são "valorizados". 

Me diz como um construtor coloca um ponto de luz que não é no
centro do teto??? Pra quem tem TOC como eu isso faz
mal pra saúde.

Dia da instalação, pessoal da Ikea. Simpáticos Roberto e Nelson
Só para informação, tiramos o ventilador de teto.

A "tralha" em cima da mesa da sala de jantar.
E o gato alí ao lado, totalmente deslocado...
(o nome dele é puspus)

                 Agora algumas fotos do novo escritório. 


Alguns fios ainda precisam ser embutidos como pode-se ver na imagem.


Uma homenagem ao artista plástico brasileiro Gustavo Rosa que faleceu
o ano passado. Que Deus o tenha.

Móveis e molduras (quadros): Ikea
Acessórios: Hobby Lobby, Ross e Home Goods
Cortinas: Bed Bath and Beyond
Custo total do escritório: USD 3,691.00

           Agora uma conversa rápida, prometo. Ultimamente, tenho trabalhado de domingo a domingo. :-) Desde Outubro fizemos 5 casas e mais uma tem que ficar pronta até o dia 20. Por esse motivo fica difícil de postar no blog, mas prometo que assim que terminar, volto com as postagens. 

              O trabalho com design é extremamente cansativo. Há tanta coisa para dar errado e acredite, dá mesmo. São dias de 14 horas de trabalho, incontáveis idas e vindas em lojas, montagens, pinturas, etc. Às vezes, dá vontade de desistir. Principalmente quando um cliente acha que sabe mais que você que passou 4 anos estudando design em uma faculdade americana. Acredite, todo mundo acha que tem bom gosto e adora decoração, mas pouca gente consegue colocar tudo junto em um pacote só. Aliás, é por isso que se vai estudar. Há muita técnica e teoria por trás de cada pedaço de uma casa que se decora. E custa dinheiro! Os clientes vêm aos EUA, compram casas de 400, 500 mil depois querem fazer milagre com 30 mil dólares. Não existe milagre. Pra ter um "WOW" tem que ter $$$. Se não tem dinheiro suficiente para decorar a casa, compre uma propriedade mais barata. Bem decorada, a casa de veraneio aluga o ano inteiro. Às vezes, o processo é bem estressante. 

           No entanto, eu faço porque gosto. E o resultado final sempre me alegra. No começo da faculdade eu achava que deveria estudar alguma coisa em que eu trabalhasse para deixar o mundo melhor. Hoje eu reconheço que um lar seguro, confortável e bonito, melhora a qualidade de vida das pessoas. Por isso eu vou, de cômodo em cômodo, transformando a vida das pessoas e quem sabe, o mundo inteiro. :-)
Abração!



                     

                    


37 comentários:

  1. Ficou muito bom!!
    Parabéns!! Adoro o blog.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, meus parabens! Ficou lindissimo. Alias s'o podia, nao eh? Em suas maos magicas, tudo se transforma. Voce veio ao mundo para enfeitar vidas. Abracos a vcs.

    ResponderExcluir
  3. "Parece casa de um Arquiteto de Interiores? NÃÃÃOOOOO!!"

    Até porque não mora nenhum bacharel em arquitetura de interiores nesse endereço no C. Pl, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem faz curso de comissário de bordo, não é piloto.
      Cursinho de design de interiores é bem diferente de graduação em arquitetura. Onde está o compromisso com a verdade?

      Excluir
    2. Dá pra perceber que você não sabe do que está falando. Não existe nos EUA, "cursinho" de design de interiores. Existe um BACHAREL de 4 anos em tempo integral na faculdade, que eu fiz, e paguei 100 mil dólares por ele, mais material e despesas pessoais e tenho o título de BACHAREL EM ARTES E ARQUITETURA DE INTERIORES.

      Sem o bacharel não se pode trabalhar como designer ou arquiteto de interiores. Aliás, além do bacharel, para você ficar informada, precisa-se também tirar uma licença com o estado e a primeira coisa que precisa apresentar para passar pelos 3 dias de prova estadual, é o diploma.
      Cursinho de design de interiores ou decorador, deve ter, no Brasil.

      Você acha que eu não estou falando a verdade porque não sabe a diferença entre Arquiteto e Arquiteto de Interiores. São cursos similares, com graduações diferentes. Arquiteto de Interiores são 4 anos, Arquiteto pleno, são seis anos.

      Se eu quiser tirar minha licença de ARQUITETO PLENO, só preciso estudar mais 2 anos.

      É fácil, no anonimato já ir acusando alguém de não ter compromisso com a verdade, sem nem mesmo saber o básico dos fatos.

      Aliás se você fosse leitora do blog teria visto a jornada toda, os projetos, as dificuldades que passei para conseguir me graduar nos EUA.
      Abs

      Excluir
    3. Ei Cris mostra aí os teus diplomas,doutorados,bacherelados pra gente já que entrou aqui criticando a vida alheia !Leio o blog desse rapaz a muito tempo e ele sempre transparece verdade absoluta e acima de tudo educação agora
      pelo jeito vc dever ser aquele tipinho de brasileiro repugnante que não consegue aceitar ou suportar o sucesso alheio ,e nem aceitar que alguém possa ser competente o suficiente pra progredir em outro país,né?Sabia que  felicidade alheia é de difícil digestão para os invejosos?Inveja é irmã da falsidade, filha da ingratidão e mãe da baixeza viu!

      Excluir
    4. É impressionante o que a inveja faz... Não dê ouvidos a críticas sem fundamentos, com certeza ela deve ser alguém frustrada com a carreira e fica pondo olho grande no sucesso alheio... Parabéns pelo seu trabalho! Continue assim!

      Excluir
  4. Oi Renato, o drywall aguenta o peso da tv? ou tem que ficar parafusado no vigamento da casa?
    Eu disse naquele post do apartamento sobre você ter um programa na tv só faltava um bordão.... Faltava => "de cômodo em cômodo, transformando a vida das pessoas". Já pode começar a gravar. :)
    Um abração e mais sucesso.
    Marcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, obrigado!
      Atrás do Drywall, há o que chamamos de Studs. Os Studs são a armação que vai por trás dos drywalls. Quando o especialista vem colocar as Tvs ele tem um aparelho que localiza os studs por trás do Drywall e parafusa o suporte nos Studs. Se for parafusado somente no Drywall ele vai cair.
      Abração pra vc também!!

      Excluir
  5. Ficou mto Lindo Renato!!!
    Parabens!!
    E isso que vc diz "Por isso eu vou, de cômodo em cômodo, transformando a vida das pessoas e quem sabe, o mundo inteiro. :-)" , pra mim é Muito Verdadeiro!!
    Nada como a tranquilidade e a harmonia no lar, para termos uma vida melhor!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ficou muito bom, saber jogar com a iluminação é tudo... Parabéns... Está lindo!

    ResponderExcluir
  7. Ficou lindo e harmonioso. Amei! Parabens! Rê.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Renato! O novo escritório ficou lindo! Abraços, Daniel

    ResponderExcluir
  9. É mais fácil reformar nos EUA. Tudo já é vendido pronto, basta encaixar. Ficou bonitinho

    ResponderExcluir
  10. Cara, sou seu fã! Acompanho seu blog faz 1 ano, acompanho voçe no Facebook tambem e vi voçe no 78 CENTAVOS! Adoro seu trabalho e admiro muito a pessoa que voçe é, simpatico, atencioso, alegre, trabalhador e etc. Uma pessoa com um coração grande e bondoso! Sempre que alguem me pergunta algo sobre o EUA eu falo para entrar no seu blog e investir horas e horas de leitura e aprendizado! Enfim, adoro seu trabalho e um dia quero ser uma pessoa como voçe, me inspiro em voçe e na sua historia, e continue mostrando o seu trabalho que é lindo, clean, sofisticado! Parabéns Renato, forte abraço.

    ResponderExcluir
  11. Lindo! O que o bom uso da cor e a boa iluminação não fazem não é mesmo? Uma pergunta: você trabalha também em Miami? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marisa
      Posso fazer o projeto mas deixo para o cliente executar. É muito longe para ir visitar obra em Miami
      Abs

      Excluir
    2. Oi Renato,
      Tem algum email onde poderia falar com vc ?
      Abs!

      Excluir
  12. Ficou muito bonito. E uma coisa eu tirei dessa história, tralha realmente atrasa a vida, vou começar a reformar aqui em casa e haja lixeira.

    Parabéns Renato!

    PS: Quase fechei uma parceria com o Diogo de uma franquia da Drim..mas o dólar me quebrou! Vou esperar um pouco mais. ABS

    ResponderExcluir
  13. Uma pena vc n trabalhar em Boca, me identifico MUITO com o seu estilo de decoração. Parabéns, ficou lindíssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina
      Eu posso fazer uma visita e o projeto, mas a execução fica por sua conta.
      Abs!!

      Excluir
  14. KKKKKKKKKKK
    Ri muito me imaginando no seu lugar..
    Tb sou um expert em juntar tralhas e o mais impressionante é que as vezes jogos uns 10 sacos de lixos grandes cheios fora e meu quartinho de artesanato não aumenta o espaço nem meio metro quadrado... mas o pior é que quando eu jogo algo fora, no mais tardar um mês depois, estou precisando daquilo. Sou a prova viva que os astrólogos erraram feio quando disseram que virginianos são organizados... Eu queria tirar uma duvida que talvez seja de muita gente... qualquer pessoa que tem dinheiro pra comprar uma casa na terra do tio Sam, pode ir morar lá? Como fica a coisa do visto? Um abraço e parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Dinho
      Aquisição de imóvel não ajuda nem atrapalha em processos de imigração.
      Leia o post abaixo
      http://brasileirovivendonoseua.blogspot.com/2013/02/como-imigrar-para-os-eua_16.html

      Abração!!

      Excluir
  15. Ficou lindo e embora eu fique feliz com seu progresso o número crescente de trabalhos confesso que tmbm quero mais posts pois amo seu jeito de escrever rs.

    É sério que tem gente que se dá ao trabalho de entrar no blog para comentar avacalhando, chamando de mentiroso??!! Nossa! deve ter uma vida muito feliz e ocupada esta pessoa.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izabel
      Obrigado! Pra você ver e olha que tem comentários agressivos que eu nem me dou ao trabalho de publicar
      Abração e obrigado!

      Excluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...