quarta-feira, 2 de maio de 2018

Viagem à Itália!



        A última vez que fui à Itália foi em 2006. Eu me lembro bem que fui com dinheiro contado, até as moedas. Pra ter uma idéia do tamanho do meu orçamento só deu pra comer em um restaurante italiano 1 vez só em 23 dias. O resto dos dias se passaram com pizzas aos pedaços vendidas em lanchonetes, McDonald's  e Spizzico que desta vez não vi nenhum em nenhuma das cidades que visitamos. Não entrei no Coliseu nem subi em nenhuma torre pois pagava-se e eu não tinha dinheiro. Como é bom viajar com dinheiro e poder fazer/comprar o que quiser?

         Algumas coisas foram maravilhosas outras nem tanto. Há muita pegadinha hoje em dia nos sites de venda de passagens, aluguel de carros etc. E claro, caímos em algumas. A começar pelo site da EXPEDIA que eu pretendo NUNCA mais usar para comprar passagens aéreas. Pesquisando na internet um lugar bom para viajar e eu fiquei espantado que passagens de Miami para Roma estavam somente 600 dólares pela Air France! A Air France é uma das melhores cias aéreas que eu já viajei. Não pensei duas vezes, comprei as passagens. Para minha surpresa, já no guichê do check in da Air France, descobrimos que as passagens eram com a Alitália (cuja cia eu tinha me prometido que não usaria mais). Sim a EXPEDIA anuncia Air France, mas você está comprando mesmo Alitália. Sem possibilidades de reclamar, fomos para a Alitália, que, como eu já previa, foi péssimo. Minha TV da cadeira sem som e sem conserto, sem lugar no avião e cadeira que quase não reclinava. O Alex, se sentindo muito desconfortável, ficou acordado a noite inteira e eu também jogando xadrez no meu telefone pois nem assistir um filme eu podia. Outra coisa péssima é que temos TSA pré que nos permite passar pela segurança do aeroporto sem filas e sem termos que tirar sapatos pois somos cadastrados na polícia americana e internacional. Pois bem, a Alitália não tem TSA e esse era um dos motivos que eu não queria Alitália.

O TSA pre você se cadastra, paga, eles fazem pesquisa criminal e depois
te dão a resposta se foi aceito. Na hora de comprar a passagem há um campo
para se colocar o número, coisa que fizemos, pensando que estávamos
comprando passagens da Air France. 


          Outra coisa foi o aluguel do carro para 8 dias na Itália também comprado pela EXPEDIA que eu paguei 278 dólares por um Renault Scenic. Chegando lá não tinha o carro e com o seguro, Internet Hot Spot (pois pretendíamos usar o GPS do telefone - Waze) saiu por 900 dólares, um fiat 500L MANUAL completamente sujo por dentro e por fora. Coisas de Budget. Mas, como se trata de Itália, vamos lá...

Entregaram o carro assim, sujo mesmo. É pegar ou largar
Pegamos fazer o quê?

        No roteiro estavam as cidades: Roma-Pitigliano-Montepulciano-Pienza-Siena-Monterigionni-San Gimignano-Florença-Pisa-Lucca e de volta a Roma. Tudo em 8 dias. Pode imaginar a correria? Nem foi tanto pra falar a verdade. Uma noite ou duas por cidade e algumas só passamos por algumas horas. O ponto alto da viagem foi Montepulciano uma das mais belas cidades muradas que eu já visitei. Realmente, no topo de um morro, a cidade murada tem visão 360 graus de vales toscanos. A cidade como um todo parece cenário de filmes medievais. 

Esse era nosso roteiro inicial. 


         Outra impressão diferente da última viagem em 2006. Havia sim refugiados andando pelas ruas e encarando cada carro que passava. Não se sabe ao certo o que procuravam. Andando como se estivessem sem ter o que fazer procurando confusão. Pode ser que não, mas por algum motivo não me senti confortável em volta deles. No entanto, havia também muitos refugiados africanos trabalhando, tentando reconstruir a vida em um país estrangeiro. Isso eu acho legal e até ajudei. Mas a grande maioria vende coisas na rua e são bem agressivos quando se trata de oferecer seu produto a você. 



         Outro ponto é que hoje tudo se paga. Eu entrei em diversas igrejas em 2006 sem pagar. Hoje se paga até para entrar na maioria delas. Todo estacionamento é pago. Até no meio das ruas. Em muitas igrejas, há somente um pedaço onde se pode andar. Muitos mosaicos nos chãos estão protegidos por cercas ou até mesmo cobertos com tapetes para que não se desgastem com o pisar das pessoas. Hoje pode se tirar fotos aonde quiser, menos na Capela Sistina que o segurança, muito rude, me empurrou quando eu, sem saber peguei o celular e tentei bater uma foto. Outras pessoas tiveram seus celulares tirados de suas mãos e as fotos deletadas. Dá pra arrumar uma briga boa. O Vaticano é realmente uma piada. Acho que esta foi minha última visita.



Museu do Vaticano

Trabalho inigualável, nunca superado do mestre Michelangelo na
Capela Cistina




Tchau Vaticano, até nunca mais. 3 vezes está bom demais!

          Os italianos falam muito mais o inglês do que antigamente. A Itália estava repleta de turistas e algumas cidades realmente difícil até de visitar como Florença. Uma multidão de pessoas estavam em todas as praças. Tinha fila pra tudo até para entrar em restaurantes. O Uber foi uma ótima solução em Roma onde não queríamos usar o carro. Mas em cidades como Siena, não havia Uber e andamos mesmo para todo lado. Só pegamos o carro para ir para Monteriggionni e San Gimignano.

             Outra coisa que eu não faço NUNCA mais é passar pelo aeroporto de Miami. Que confusão! Tanto para sair de Miami como para entrar nos EUA a experiência foi péssima. Funcionários de mau humor, uma quantidade enorme de pessoas mal educadas, etc. É muito diferente de qualquer aeroporto dos EUA que eu já frequentei. Ruim também é o de Newark em NJ, mas nem se compara com Miami. 

             Para a próxima viagem já vimos que o bom mesmo é reservar um hotel perto dos pontos do ônibus Red Bus que faz o tour. Você visita tudo por 2 dias e sempre sai e volta perto do hotel. Alguns hotéis que reservamos, as fotos dos quartos eram diferentes dos quartos que ficamos. Outros superaram nossas expectativas. 

           Na Itália não se come mal em lugar nenhum. Em todos os restaurantes que comemos (olha a diferença, fui em restaurantes todos os dias!), a comida era maravilhosa, as sobremesas muito bem feitas. Tudo maravilhoso!

Spaghetti Carbonara


O melhor Tiramissu do mundo

        Algumas das 300 fotos que eu tirei durante a viagem. Há mais fotos no meu Instagram renato_s_alves
Um grande abraço a todos!!

Montepulciano




















Siena maravilhosa














Essa foto foi tirada da torre do palácio na praça Del Campo

Monteriggionni








San Gimignano















Florença estava uma muvuca. Algumas fotos













Pisa.
Subimos na Torre. O tempo todo eu orei "Senhor, não deixe tombar agora, por favor, tem misericórdia de mim" Ao entrar na torre você já é empurrado para o lado esquerdo pois esquece que o piso também é torto. Os degraus são desgastados do lado inclinado. Precisa ter preparo físico para subir, a força da gravidade te empurra para as paredes o tempo todo. Uma hora de um lado e quando se vai para outro, é empurrado para o lado oposto. Lá em cima é difícil de acreditar que um dia não havia cerca. Despencar de lá de cima só com a força dos ventos devia ser algo fácil. 






























Lucca, nossa última parada. Uma graça de cidade. Deixamos o carro ao lado de fora da muralha e alugamos bicicletas. Demos a volta de bicicleta em cima das muralhas e andamos dentro da cidade também. Tudo em apenas 3 horas. 








Ciclovia construída em cima da muralha. 

        E pra você que deve estar imaginando vou dizer. O total gasto com a viagem para 2 com passagens, aluguel de carro, hotéis, pedágios, entradas, restaurantes, vinho e alguns presentes saiu por 5,450.00 dólares! Didividos por 2 dá 2,725 por pessoa. Minha última viagem à Itália que eu fiz 1/3 do que fiz agora por falta de dinheiro saiu por 4,500 reais.
Viage, vale a pena, mesmo que for caro...As coisas vão embora, estragam, desvalorizam e os ladrões roubam. Uma viagem nunca ninguém tira de você!
;-)

27 comentários:

  1. Adoro seu modo de escrever, fluído, fácil e cheio de personalidade. Dá para viajar com vc! Bom demais saber que vcs se divertiram apesar dos percalços e foram felizes. São momentos maravilhosos assim q ficam na lembrança. Muitas felicidades aos dois e muitas mais viagens. ;-) Beijos, Carina.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional! Incrível poder conhecer lugares pelos olhos e coração de outras pessoas. Triste saber que cias tentam "enrolar turistas" mas, que bom que você "tirou de letra". Hoje, concordo plenamente com você...mesmo que seja caro, mesmo que quase sem dinheiro, mesmo que tenha medo, o essencial é viver, não desistir de tentar!
    Obrigada por mais um post inspirador e frsafiador! Bjos, Andréa.

    ResponderExcluir
  3. Fotos lindas.
    Dúvida qual época do ano? Era alta temporada?
    Nelton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nelton, foi a duas semanas atrás

      Excluir
    2. Nossa, Renato.
      Abril não é baixa temporada? Estava cheio assim?

      Come-se bem na Itália mas sempre achei os garçons italianos meio chatinhos.

      Excluir
  4. Olá Renato, lamento você ter sido mais um a cair no "conto do vigário" dos sites de reservas. Se vale como dica para uma próxima oportunidade, para passagens faça pesquisa pelo Google Flights, escolha o vôo que mais lhe interessa e no próprio site eles te transferem para o site da cia aérea onde você poderá fazer suas reservas. O fato de você ter pensado comprar Air France e receber Alitália pode ser pela conveniência de vôo direto e compartilhamento de passageiros entre as cias aéreas. Pode ser... Quanto ao aluguel de carro, sugiro fazer sempre diretamente com a locadora. Se der problema, não haverá intermediário dizendo não ser responsável por nada. O mesmo se aplica a hotéis. De qualquer forma, fiquei bastante feliz em ter aproveitado bem a viagem. Não há nada nessa vida melhor para se fazer do que viajar, com algum dinheiro, sem necessariamente ser perdulário, melhor ainda. Na Europa, particularmente na Itália que conheço um pouco, também existe a ótima opção de se utilizar trens com opção de se utilizar entre as cidades maiores os trens de alta velocidade, extremamente confortáveis e com passagens bem em conta se compradas com boa antecedência, que até te permitem ir e voltar no mesmo dia dependendo de onde está e de para onde vai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo
      Obrigado pelas dicas, com certeza usarei na prózima viagem. Eu já fui à Itália 3 vezes, sempre usei o trem, mas perde-se bastante tempo, mesmo o trem sendo rápido. Com o carro tivemos maior liberdade e entrávamos na cidade que queríamos.
      Mas para o Alex faltou a experiência do trem rss
      Abs!

      Excluir
  5. Oi Renato. ...comecei a visitar seu blog ontem....hj entre um intervalo e outro no meu serviço e não consigo mais parar de ler kkkk....ja chorei com algumas coisas que eu li...Mto emocionada com sua história. ..eu meu marido e meu filho acabamos de tirar o visto e estamos cada vez mais decididos a ir embora desde país (Brasil). ..queremos algo novo pra nossa família...entrei no google pra pesquisar sobre comunidade brasileira em Orlando e te encontrei kkkk, queria mto poder falar com alguem de vdd e esclarecer mtas dúvidas que eu tenho....e cada post q eu leio seu fico com medo. ...coisa que até agora era novidade pra mim....que no entanto era Ső coragem. ...sem dinheiro porém com coragem e mtaaaaa vontade....enfim Parabéns Renato por tdo de vdd ...não te conheço mas te admiro demais. ...bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não deixou seu nome. Obrigado pelos elogios
      A chave é a preparação. Você precisa de pelo menos 1 ano de pesquisa profunda e preparação pra não cometer os erros de quem vem na pressa comete. Tudo tem na internet
      Abs!

      Excluir
  6. Ola , Renato, parabens pela viagem , sensacional , apesar dos percalços.Viajar para o exterior é a melhor coisa do mundo. Hoje vi um anuncio na Realtor de uma casa a venda em Audubon Park, parecida demais com a sua casa. É a sua casa a venda?

    ResponderExcluir
  7. Ola , Renato, parabens pela viagem , sensacional , apesar dos percalços.Viajar para o exterior é a melhor coisa do mundo. Hoje vi um anuncio na Realtor de uma casa a venda em Audubon Park, parecida demais com a sua casa. É a sua casa a venda? Cesar , grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi César
      Obrigado! Não, a minha casa eu não vendo não hehehe
      As casas em Audubon Park parecem mesmo umas com as outras.
      Abs!

      Excluir
  8. Muito legal as fotos Renato! A Itália é linda mesmo! Qual seria o próximo destino? Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah...vai demorar, não gosto muito de sair de casa. Quem sabe ano que vem Portugal...Abs

      Excluir
  9. Oi Renato,amei suas fotos e seu blog,quero muito conhecer a Italia,fiquei mais fascinado ainda com o gasto que não e tanto,aqui no Brasil para uma familia sai mais caro ir para o Nordeste que para a Italia,amei suas observações e suas ideias de viagens,vc disse tudo,a vida passa ,mas as memorias e as viagens não,vc ganhou mais um fã!!

    ResponderExcluir
  10. Renato, já pensou em abrir um canal no youtube e fazer uns videos? Acho que vc teria um público bacana, poderia publicar mais conteúdos, quem sabe até mesmo divulgar mais seus trabalhos e ter mais parcerias, vi seu video no canal perguntas e vc se comunica muito bem, ou seja, nos prende na frente da telinha! Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex
      Já pensei sim, no entanto me falta tempo até para escrever para o blog. Não teria o tempo e disposição destes Youtubers pra fazer video toda semana!
      Abs

      Excluir
  11. Olá..., meu nome é Karoline! : D
    Achei seu blog por acaso e dando uma espiadinha adorei o conteúdo. Abraço!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Renato. Bela viagem. Gostaria de visitar a Itália também mas penso que em matéria de alimentação seria um pouco complicado para mim pois sou diabética. Lá devem comer muita massa. o que você acha? Um abraço. Heloisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles comem de tudo e vc pode pedir só saladas ou o que quer que estiver acostumada a comer. Se ficar em um Bed and breakfast pode até cozinhar
      Ab

      Excluir
    2. Obrigada. Um abraço.

      Excluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...