segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Meu Canal no Youtube

             


                Um dos meus queridos amigos um dia me disse, talvez em 2014: "Você deveria fazer um canal do Youtube". Na época isso pra mim estava fora de cogitação. eu nunca gostei de aparecer em vídeos, até mesmo fotos porque nunca me achei realmente fotogênico e além do mais, pode não parecer, mas sou uma pessoa muito tímida que não gosta muito de falar em público. Outras coisas também estavam envolvidas na minha decisão de não abrir um canal no Youtube como excesso de trabalho (realmente não tinha tempo), falta de conhecimento, falta de suporte e muitas outras "desculpas". Infelizmente o meu estado de espírito naquela época não me permitiu iniciar um projeto assim. 

            Hoje em dia é muito comum anunciar nas redes sociais e pode alavancar carreiras e negócios. É uma ferramenta fundamental e a razão do sucesso de muitos profissionais e negócios. Há inúmeros exemplos de pessoas que adquiriram muito sucesso através das redes sociais e também inúmeros exemplos de pessoas que ainda estão patinando em suas profissões, ou simplesmente estagnados porque ainda não entraram nas redes sociais. 

        Se você acompanha o blog há muito tempo sabe que, em momento algum eu comecei a escrever para ficar famoso, para ganhar dinheiro ou algo do gênero. O objetivo do blog sempre foi informar, registrar, entreter, documentar minha história e ajudar aqueles que tinham o mesmo sonho que eu de viver em um país onde não se nasceu. O sucesso, o dinheiro se viesse seria bem vindo, mas não era e não é o objetivo principal. Dito isso ao longo dos anos eu comecei a perceber uma tendência negativa pelo fato de eu não possuir uma presença maior nas redes sociais. Vou te contar. 

            Esse ano eu faço dez anos de carreira como Corretor de Imóveis e Designer de Interiores, profissões que eu comecei quase que simultaneamente. Eu já vendi por volta de 180 imóveis, decorei e reformei algo em torno de 80 propriedades. Pelas minhas contas de Instagram é possível ver que eu sei o que estou fazendo, tenho domínio dos processos, conheço empreiteiros, lojas etc. No entanto, mesmo com toda essa experiência, eu comecei a perder clientes para as "estrelas" das redes sociais. Me parece que as pessoas não estão mais confiando em recomendações e procuram mesmo os profissionais no Youtub e no Instagram, onde estes sabem muito bem marquetear suas habilidades. Alguns, nem formados, sem experiência alguma já estavam muito à minha frente por causa da exposição que essas redes permitem. Alguns até mesmo, que na vida real, são péssimos profissionais que jamais leram em inglês o contrato de compra e vende e não têm licença para fazer reforma ou decoração. Intitulam-se "designers de interiores" sem diploma o que, na Flórida é considerado crime e a pena pode incorrer em multa e prisão. 



 
            Há muita mentira nesse mundo virtual. Eu vejo algumas contas de Instagram que se dizem "Top Producer" (que seria o corretor primeiro), vendas de milhões! Por ser broker na Flórida, a mais alta classificação na área da corretagem de imóveis, eu consigo ver a produção anual desses indivíduos e quer saber? Venderam 2 a 3 imóveis de 500 mil ou mais no inteiro ano de 2022. Top Producer? Infelizmente alguns não têm escrúpulos mesmo. E acredite, são vários...não somente 1 pessoa. Há bons profissionais que são estrelas também e para estes eu bato palmas pois vejo que trabalham muito para estarem aonde estão sem prejudicar ninguém. 

            Um outro problema que eu vejo nos "corretores celebridade" é que estes vendem praticamente tudo em qualquer lugar, com exceção de poucos indivíduos. Não é possível que 100% dos lugares sejam bons investimentos, porém estes só estão mesmo interessados na sua comissão. Não há um filtro que proteja o investidor brasileiro, o cliente a quem o corretor tem o dever de defender. Alguns condomínios por exemplo, são a maior furada do planeta e estão anunciados nas páginas destas pessoas. Embora experientes, são profissionais que estão do lado deles mesmos e não do lado do cliente que mora a milhares de kilômetros em outro país. 


            Eu tinha que me convencer que o canal traria um benefício nobre à população. Criar um canal somente para meu próprio benefício e com objetivo de enriquecer não faz parte da minha natureza e nunca daria certo pra mim. Assim como o blog, tem que ser algo com um objetivo real que me faça sentir bem em fazer. Vendas, clientes, etc teria que ser a consequência natural e não o objetivo principal. 

            Pensando nisso então eu comecei há quase 2 anos esse projeto do canal. Tentei gravar vários vídeos com amigos e a gravação e edição mostraram ser algo realmente muito difícil e demorado de fazer. Em 10 meses fizemos uns 4 somente. Daí então que eu me dei conta do que eu sempre falo a meus clientes "cada macaco no seu galho". Eu sou profissional de outra área, preciso de um profissional que me ajude a desenvolver esse projeto. Foi daí que caiu do céu um video maker que me ofereceu a possibilidade de conversar sobre o assunto. Nos encontramos e acertamos os detalhes. E assim nasceu o Canal que já tem 9 vídeos e 76 seguidores! :-) Comparado com alguns que têm centenas de milhares é um bebezinho recém nascido. 


            Seguidores, curtidas, tráfego, tudo isso é ótimo, mas novamente, não é o objetivo principal. Qual é o objetivo do canal então? O Objetivo do canal é Informar e Entreter basicamente. Informar o quê? Como? Onde? Para que aqueles que desejam investir ou imigrar. E também para aqueles que desejam se entreter e saber mais sobre diversas coisas. Uma fonte confiável de informação para informar e entreter as mentes curiosas à respeito de como é a vida nos EUA e as possibilidades que existe para uma vida melhor e feliz. 

                O conteúdo será algo muito parecido com o blog. Porém, no blog, há 95% de assuntos diversos e 5% de assuntos relacionados à corretagem de imóveis. Neste caso o canal será diferente. Haverá mais conteúdo referente ao mercado de imóveis, porém irei gravar muitos vídeos sobre entretenimento, culinária, design e decoração entre outros.

            Portanto convido você a se inscrever no canal Renato Alves Corretor. Espero que você goste e divirta-se com as engasgadas, palavras inventadas, erros de pronúncia e tudo o mais que vem com o pacote de quem é imigrante há mais de uma década nos EUA. Acima de tudo saiba que o canal terá a mesma diretriz do blog no sentido de ser um lugar seguro, saudável, com informações e entretenimento para quase todas as idades. Te vejo por lá! 

Um grande abraço!

Renato Alves

Instagram

Pessoal: @renato_s_alves

Corretor: @renatoalves_corretor

Design e Decoração: @renatoalvesdesign

Whatsapp +1-407-808-1878


Aqui uma prévia pra você!




           

13 comentários:

  1. Amei essa prévia. Ficou muito bem feita. Que você tenha sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Que legal!!!! Com certeza irei me inscrever. Gosto muito do seu blog, seus stories e agora vídeos no YouTube. Sucesso sempre. Um abraço. Luteng classicatng

    ResponderExcluir
  3. Com certeza vou acompanhar! Te acompanho aqui desde 2010 e você não tem ideia do quanto me ajudou em relação a mentalidade, planejamento e execusão! Estava sentindo falta de suas postagens! A gente se vê no YouTube! Grande abraço Renato!

    ResponderExcluir
  4. Eu acompanho seu canal desde 2015, estava decidido a ir embora, muitas coisas aconteceram e eu não fui. Mesmo assim gosto de acompanhar suas resenhas e histórias, me divirto pra caramba. Tenho vontade ainda de imigrar, para os EUA especificamente, um dia realizo esse sonho, com certeza vou acompanhar seu canal.

    ResponderExcluir
  5. Que saudade dos seus textos! Amei que agora teremos um canal. Já estou inscrito. Sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Oi ,Renato , Feliz Ano Novo! Sou seguidor do blog desde 2010. Se eu fosse voce não criaria um canal no Youtube , e direi por que. Em redes sociais nos expomos muito e , infelizmente, há pessoas sem educação e os haters , que é pior ainda . Vejo muito ódio no Twitter e tambem no Youtube. Voce fez ate agora um tremendo sucesso sem o Youtube , acho que devideria continuar sem ele . Voce é inteligente , determinado e bem humorado , não precisa de Yotube , mas é só minha opinião. Sucesso e muita saude, abração de seu fã!!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite , Renato! APenas completando meu outro post. Eu que nem canal tenho no Youtube, as vezes posto uma opinião sobre politica ou economia no Youtube e recebo replicas bem grosseiras , haters , pessoas sem nenhumconhecimento politico ou economico. São gente sem educação que se escondem no anonimato da web. Por isso que sugeri que voce não criasse um canal Youtube, como amigo. Voce já é um sucesso profissional e principalmente como ser humano. Take care dude!

    ResponderExcluir

  8. Olá, !  Conheço seu blog já faz vários anos, e visitei hoje despretensiosamente. Que surpresa ver um post tão recente seu! Por favor, continue postando!  Bom final de semana

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...