sábado, 17 de julho de 2010

Segundo email enviado ao Brasil

Este é o segundo email que eu mandei para meus amigos e familiares no Brasil. Embora seja longo, decidi postar ele aqui no blog por que tem coisas interessantes a respeito da vida nos EUA. Prometo posts mais curtos no futuro ok?


De: Renato Silveiro (rs_alves@hotmail.com)

Enviada: quinta-feira, 9 de fevereiro de 2010 10:16:31

Assunto: “Segundas” notícias – um pouco das trapalhadas por aqui...

Oi Pessoal! Tudo bem por aí? Aqui sim...

O tempo passa e eu ainda só estudanto. Duas vezes por semana!! Ainda parece férias, mas sabe que eu poderia muito bem ficar assim pro resto da vida? Sem hora pra acordar, pra comer, só me preocupo com o relógio duas vezes por semana.

Na faculdade tudo ótimo. Melhor do que eu esperava. Meus desenhos foram ficando melhores e mais sofisticados. Nem eu sabia que podia desenhar assim. A última aula do curso de “introdução ao desenho” foi na sexta feira. Nas três últimas aulas só ficamos treinando “faces”(rostos) e sabe que me saí muito bem?

Assim que cheguei à mesa da professora ela já me disse: Você sabe que tem 10 nesse curso não? Ahhh muito obrigado! – respondi. Fiquei com A em desenho. Só eu e o Dominic.

Dominic e é realmente uma figura. Muito talentoso, com o visual realmente marcante. Cabelos pintados de negro, maquiagem, sombrancelhas feitas e pintadas, tatuagem, anéis, bolsa, etc...

Cansado do meu carro que só me deu desgosto por um mês, resolvi vender e comprar outro. Demorei um pouco pra tomar a decisão porque o carro do meu amigo, o mesmo que o meu, tem quase o dobro da quilometragem e nunca quebrou. O meu, duas vezes em menos de um mês e os gastos ficaram quase em 1000 dólares.

A gota d’água foi o dia que ele não dava partida na faculdade. O carro ficou no estacionamento durante a noite e eu rezando pra que ele fosse roubado. Como não aconteceu o carro teve que ser rebocado até o mecânico. Depois de um dia inteiro sem notícias do carro, liga meu amigo Bobby e diz que o mecânico “achava” que era o motor de arranque mas que não tinha certeza.

Eles tinham que comprar o motor de arranque na autorizada, mas se não fosse esse o problema, eu tinha que pagar o motor de arranque mesmo assim, pois a autorizada não aceitava devoluções. Preço da peça: US$ 400.00 Acredita nisso?

Pensei em levar na autorizada mas meu amigo disse que seria o dobro do preço então resolvi arriscar. Sorte que o problema era o motor de arranque mesmo, mas fiquei com birra do carro.

Eu sou um doente perfeccionista. Dirigir um carro que chacoalha, que tem um monte de coisas quebradas me irrita.

Falei com meu amigo Bobby. Ele e eu fomos a uma loja de carros. Deixei meu Toyota lá, eles me pagaram um pouco menos do que eu paguei e saí de lá, depois de somente duas horas com um volkswagen Jetta 2007. Dei meu carro mais algum dinheiro e financiei o resto em 2 anos com juros de 10% ao ano!! Dá pra acreditar? Um carro que no Brasil custa 80 mil reais? Uma vergonha no Brasil pagarmos mais de 75% de imposto na compra de um carro em comparação com os 6,5% daqui.
Uma Ford Edge que aqui custa 22 mil dolares no Brasil custa 159 mil reais! Robalheira...

Eu paguei menos 1/5 do que pagaria em Sao Paulo e o melhor: Não é símbolo de status. Eu sou apaixonado por carros mas não por status. É muito bom ter um bom carro e não ter que pedir desculpas...


Mas tinha um problema. A 40 milhas por hora ele começava a sacudir. What the hell???? (que inferno é isso??)

Bom, falei com meu amigo e ele ligou para a loja. Imediatamente a loja respondeu que era problema de alinhamento e que era pra eu levar o carro lá pra alinhar sem custo algum.

Chegando na loja eles disseram:

- Pois não? Em que posso ajudar?

Como assim, em que posso ajudar?? Pensei...O cara parecia que nunca tinhan me visto antes?? Comprei um carro aqui no sábado, lembra de mim? Precisa alinhar...

Aí o cara disse: - Ahhhh é verdade! Pode sentar-se no sofá, vai demorar em torno de 1 hora.

Sentei-me no sofá, catei meu livro de desenho e comecei a estudá-lo. Cada parágrafo do livro eu tenho que abrir o dicionário umas 3 vezes. Só tem palavra que eu não conheço. Daí eu tive a brilhante idéia de colocar um dicionário no meu I-phone. O problema é que só achei inglês-inglês. Então, quando procuro uma palavra, o dicionário me dá 10 sinônimos que eu não tenho absolutamente idéia alguma do que significa. Voltei a usar meu pequeno dicinário Collins que comprei na quinta série em 1985!

Após 4 ou 5 parágrafos lidos, o que significa uns 45 minutos o vendedor veio até onde eu estava e disse:

- Olha, como estamos muito ocupados, será que você poderia levar o carro até a oficina?

- Claro que posso, respondi, se não for muito complicado, por que não conheço nada por aqui.

- Não, é aqui mesmo nessa avenida. O lugar chama-se ADISS

- Ok

Peguei o carro e fui até o lugar mas não pude acreditar, a princípio, que era o lugar que ele havia falado.

Sabe aquelas borracharias no Brasil bem, mas bem pobres mesmo? Um lugar caindo aos pedaços. Só gente mau encarada e aparentemente nenhum aparelho. Só macacos e pneus velhos, numa bocada terrível. Sujeira pra todo lado.

Enquanto todos eles me encaravam, cochichavam olhando pra mim dos pés à cabeça e eu ia sentindo um frio na barriga, peguei meu cel e já estava quase digitando 911 quando parei e fingi que tudo estava completamente normal. Comecei a falar com quem parecia o chefe da bocada:

- O pessoal da Winter Park Automall (demorei umas duas horas pra decorar esse nome) me mandou aqui. Eles falaram com vocês a respeito?

- Não, ele respondeu.

Afffff... :@ (significa bravo – uma carinha deitada com a boca como se estivesse gritando)

Expliquei toda a história pra ele.

Com um sotaque árabe ele me explicou que, alí eles não alinhavam, mas somente faziam balancemento dos pneus. Examinando meus pneus (carequíssimos como a minha pessoa) o ajudande disse algo para o “chefe” do tipo:

- Halamala malahalababá malahalabababá!!

Chefe: - Malahabababá?? Ohhhh Malahalababá is not good!

What the hell???? (adoro essa frase....!!!)

O chefe veio e me disse: - Olha, seus pneus estão deformados e não há como consertá-los, você precisa de novos pneus..

Dei graças a Deus que ele disse isso. - Ok, muito obrigado!! Rapidamente entrei no carro e fugi do lugar.

No caminho, liguei pro meu amigo e expliquei pra ele a situação. Mas eu estava aliviado que ia colocar pneus novos em um lugar “novo”.

Já em casa ele me liga e diz:

- Volte lá, falei com o pessoal da loja e eles vão colocar pneus novos no carro sem custo pra você!!!

- Oh MY GOD! Porque você não disse antes? O lugar é longínquo! :@

Me troquei e fui lá na pocilga novamente. Chegando lá o árabe olha pra mim e me diz:

- Em que posso ajudá-lo?

O que? (pensei)

Ô Meu Deus, porque todo mundo faz isso aqui???? Acabei de sair dessa loja?? :@:

Comecei:

- O Pessoal da Winter Park Auto Mall não falou com você?

- Não, ele respondeu. (what the hell???)

Expliquei tudo e ele disse:

- Está bem, mas não temos esses pneus aqui. Você terá que voltar amanhã ao meio dia. (Caçamba!)

Quem eu mato primeiro? O vendedor da “Winter droga auto que se dane”? O Bobby? Ou o árabe, que fica falando com os assistentes em árabe pra que não entenda?

Voltei pra casa.

No dia seguinte, ao meio dia cheguei lá. Olhei pra ele e advinha o que ele me disse??

Você ganha um prêmio se adivinhar...

- “Em que posso ajudá-lo???”

(Vai tomar.........banho.....seu árabe filho ......da mãe!) Claro que não disse isso, pois sou uma pessoa fina, esses palavrões só passaram pela minha mente. hehehe

- Eu vim aqui ontem pra trocar os pneus, você lembra?

- Ahhhhhhhhh!!! Ol-ri-te!! disse ele

Os pneus estavam lá. Depois de trocados os pneus ele me diz:

- 140 dólares, vai pagar com dinheiro ou cartão?

- O quê??? O pessoal da winter...... %$^%^&^^%$##@!!!!(já com dor na língua) não falou com você? Perguntei

- Não, disse ele. :@:@

- Eles me disseram que eles que irão pagar pelos pneus, falei.

- Ahhh essa não! Eles nunca pagam! Nem me venha com essa história...o homem ficou bravo.

Bom, parei por um momento e já imaginei ele tirando uma espada enorme igual ao que ví no filme Laurence da Arábia pra espetar na minha barriga.

- Espere um momento “Aladin”, eu disse.(ele não entendeu a piada)

Liguei pro meu amigo, ele ligou na loja, a loja ligou pra lá, meu amigo ligou pra mim. Pelo tom da discussão no telefone, que eu não entendi quase nada, parecia que a coisa não estava nada boa. Daí ele passa o telefone pra mim e o cara da loja Winter “vai pros infernos” disse:

- Renato, quem te disse que íamos colocar pneus novos no seu carro?

- O Bobby, disse que você disse pra ele que ia colocar pneus novos no meu carro, falei.

- Não... Eu não disse isso. Eu disse pra ele que ia colocar novos pneus no carro, não que os pneus seriam novos...

- WHAT THE HELLLLLLLLLLLLLLLLLL??????????????? :@:@:@:@:@::@:@:@:@:@

Daí eu fiquei puto. Fiquei macho e disse no telefone:

- Olha aqui rapaz, quer saber de uma coisa, eu já estou cansado de ir pra lá e pra cá e de lidar com o descaso de vocês. Vocês não são profissionais. Eu pago essa droga desse pneu!!!! Nem vou discutir. Quanto é????

No final das contas, acabamos acordando em eu pagar 90 e a loja pagar 50.

Todo mundo contente, peguei meu carro(agora sem sacudir nada – beautiful!) e fui pra casa.

30 minutos depois liga o Bobby:

- E aí? Tudo certo lá na loja??

Afffff $#@@!@#$%$%%!!

Heheheh

Mas estou muito contente. Isso é o tipo de coisa que aconteceria em qualquer lugar, mas num país que não é o seu e com uma língua que não é a sua fica bem difícil negociar, conversar, reclamar, principalmente brigar pelo telefone!

Todo dia tem um pequeno desafio. Até quando o telefone toca e eu estou sozinho em casa fico pensando, será que eu atendo?

Ontem fui abrir uma conta corrente no banco BB&T. As exigências são intermináveis. Cartas do Banco no Brasil, carta da faculdade, carta de pessoas que me conhecem no USA, documentos, passaporte, visto, tanta coisa... No final consegui abrir a conta e imediatamente me deram 10 folhas de talão de cheques em branco sem nome nenhum mas com os numeros da minha conta. Pensei, como é fácil falsificar qualquer coisa aqui. O Bobby me disse porém:

- Well, se você for pego, o que provavelmente vai acontecer, você vai pra cadeia e fica lá bastante tempo.

E aqui vai mesmo. Eu ainda não consegui descobrir exatamente se a sociedade é realmente organizada ou se o povo tem mesmo é medo de ir pra cadeia.

Nas férias passadas meu pai comprou 1000 dolares em peças de computador e pediu pra entregar aqui pelo correio. Como não estávamos em casa as peças ficaram o dia inteiro na porta de entrada à vista de todas as pessoas que passam na rua. Incrivelmente ninguém tocou em nada. De novo a pergunta: Não tocaram porque a sociedade é organizada ou porque as pessoas tem medo de ir pra cadeia? Eu acho que a grande maioria respeita mesmo o próximo. Os que "querem levar vantagem" são a minoria e geralmente latinos (infelizmente).

A mentalidade é muito diferente. No Brasil, quando alguém compra uma casa a primeira coisa que ele pensa em fazer é cunstruir um muro enorme que proverá segurança e privacidade. Muitas vezes coloca grades, fecha a garagem, etc. Uma casa assim nos EUA não venderia. A mentalidade é outra.

O americano quer ver a rua, quer gramado, quer ver o vizinho e não se incomoda de ser visto também. Não quer muro de separação. Não quer que sua casa pareça uma prisão. Se tiver cachorro, tem uma cerca no quintal atrás. E ninguém invade o espaço de ninguém. Mesmo quem passa na rua não olha pra dentro da sua casa. Muro alto não é simbolo de riqueza e sim de uma mentalidade a ser evitada.

Eu sei que muitos brasileiros esperam que eu escreva que a vida aqui é um sofrimento, uma ilusão, que os americanos são arrogantes, etc. Bom, pra mim não está sendo. Eu adoro a educação das pessoas aqui e sinto que a maioria faz as coisas pensando no bem de todos, não somente no seu próprio bem o que acho que é o pior defeito do brasileiro.

Estou passando dias maravilhosos na cozinha. Cozinhando, receitas novas e antigas. Até ir ao supermercado se tornou um prazer.

Noite passada acordamos todos às 4:30 da manhã pra ver o foguete/nave espacial sair da base da NASA há somente uma hora de distância daqui.

Aqui vai o Link
foguete

Observamos do quintal o clarão luminoso subir no escuro até se perder no espaço, no céu negro e estrelado. Lembrei do filme "Céu de Outubro", uma historia real, um dos filmes mais lindos que já vi. (alugue)

De tarde, pegamos nossas bicicletas. O dia estava lindo, sem nenhuma nuvem no céu. Com temperatura nos 18 graus, andamos por cerca de duas horas por entre os lagos, árvores e casas que parecem de brinquedo.

Pensei como a vida é extremamente interessante e que, quanta coisa nova ainda podemos fazer e experimentar se tivermos a possibilidade, e diria até mesmo um pouco de coragem de sair de nossas tocas.

Até mesmo simples prazeres como deitar no sofá e assistir Discovery Channel numa segunda-feira após o café da manhã tornaram-se possíveis. As 12-14 horas de trabalho dos últimos dois anos estão possibilitando isso no momento.

Por enquanto ainda tenho a sensação de férias. Mas com certeza elas estão a caminho do fim ao passo que o mesmo acontece com os números na minha conta corrente. Enquanto isso não acontece, fico aqui, nessa vida de estudante, como se tivesse voltado aos meus anos da escola...


Abraço pra todos!

Fotos: As casas da New Brodway Street  - Baldwin Park - Orlando


 


4 comentários:

  1. A parte do "Eu sou uma pessoa fina..." me deu cãibras... ri muito e te revi em frente de mim de novo..

    abraço migo
    Gabriel KJ

    ResponderExcluir
  2. Estou dando mais uma lida nos seus posts hehe

    Na parte que voce diz que deu o seu carro, mais uma grana e o restante financinou, pelo Jetta, voce financiou no seu nome ou no do seu amigo?

    Grande abraço
    Leo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo
      Financiei no nome do Robert porque eu não tinha histórico de crédito ou renda. Mas já foi quitado em fevereiro. Ufa...
      abs

      Excluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...