sábado, 18 de dezembro de 2010

As melhores músicas de Natal

Uma coisa eu tenho que admitir com respeito aos americanos. Eles capricham muito em tudo o que fazem. Esqueça a "gambiarra" e o “meia boca”, entende? Tudo é feito com muito capricho. Principalmente se for para uma comemoração. Seja o Halloween, Thanksgiven, Páscoa ou Natal. Isso acontece também com as canções de Natal.

O americano vive mesmo estas comemorações. Percebi bem isso no Halloween e no Thanksgiven. Eles decoram a casa por dentro e por fora. Por isso em programas de househunters (à caça de casas) percebe-se uma grande importância ao “storage” (depósito) ou lugar para armazenar ou guardar as tranqueiras  destas festas.

Eu já tinha ficado impressionado com as decorações de Halloween aqui do bairro. Até coloquei um post sobre isso aqui. Agora, estou ainda mais com as decorações de Natal. Não que eu ache que se deva dar tanta importância para essa comemoração. Mas que é bonito é! E o que eu acho mais interessante é como o americano vive essas comemorações. No Brasil, por exemplo, também se comemora o Natal, mas vêem-se poucas casas decoradas interna e externamente para isso. Agora uma coisa me chamou muito à atenção. As canções natalinas que tocam nas rádios. Quase qualquer rádio que se ouça, tocam-se, desde duas semanas atrás, canções natalinas. Não estou falando de Jingle Bells não! Canções interpretadas por astros como Mariah Carey, Whitney Houston, Carrie Underwood , Air Supply, Karen Carpenter, Frank Sinatra entre outros.
É muito interessante entrar na casa de um americano, e desde o lado de fora, já observar a decoração de feriados. Dentro da casa acontece mesma coisa. Decoração de Natal. Se houver música, é bem provável que esta seja também uma dessas que você verá a seguir.

Como nunca tinha ouvido a maioria destas belas e tradicionais canções, resolvi colocar aqui no blog um post sobre isso.

Mas antes disso, deixa eu compartilhar com você uma curiosidade que me deu o que pensar. Fiquei muito tempo pensando como o americano é bonzinho. Alguns que lerão isso aqui podem estar pensando: “Sim, santos!!” Mas eu não estou falando disso, do governo ou da política externa dos EUA. Estou falando do americano comum, aquele que a gente encontra no supermercado, trabalha junto com ele, etc. Pois bem, agora aqui na TV, no supermercado, nas escolas não se pode mais falar “Feliz Natal” e somente se diz “Happy Hollydays” (Feliz Feriado), e por quê? Porque o americano não quer ofender pessoas que não comemoram o Natal e que, quando ouvem essa saudação, sentem-se na obrigação de responder alguma coisa. Por causa da consciência do outro e por causa do desconforto que a saudação traz, não se fala mais “Feliz Natal”.

É claro que alguns ficaram revoltados com isso. Eu também ficaria se o Natal fosse importante para mim. Se eu tivesse crescido e aprendido que essa data deve ser comemorada, ficaria P... da vida. Nesse ponto acho até que o americano que não diz mais “Feliz Natal” para não ofender a consciência do outro é até melhor pessoa do que eu. Eu, por exemplo, coisa ruim que eu sou, eu diria: “Olha aqui, se você não gostou, por favor, tape seu ouvido ou, se quiser, pegue um avião e volte para sua Terra Natal onde não se comemora o Natal. Aqui no “nosso” país é assim que fazemos...” :@ (para aqueles que reclamaram entende?)

Deixa pra lá que essa briga não é minha. Vamos às belas canções que tenho ouvido nas rádios todos os dias. Enjoy!

O primeiro video e a minha preferida. Mariah Carey "All I want for Christmas is you"



Air Supply tambem tem uma musica que não para de tocar...



Carrie Underwood, vencedora do Amerian Idol, canta uma linda canção antiga "Do You Hear What I Hear". Carrie virou namoradinha dos EUA...


Uma linda canção "Merry Christmas Darling" em uma das mais belas vozes de todos os tempos...Karen Carpenter.
Gene Autry. "Rudolph the red-nosed reindeer" (Rodolfo, o a hena de nariz vermelho - alguma coisa assim :)


Muito divertida! "Rockin around the Christmas tree". :-)


Bobby Helms - "Jingle Bell Rock"


Burl Ives - "Holly Jolly Christmas".



Nat King Cole "Christmas Song" uma das mais conhecidas e tocadas nas radios


Dolly Parton cantando a famosa "Walking in the Winter Wonderland".


Espero que tenha gostado da seleção. Se tiver alguma dica de algum classico (que nao seja a musica do Lenon ou George Michael que essas todos conhecemos) coloque aqui que eu acrescento. Abs!

20 comentários:

  1. Ei, Renato, você tem problemas para acentuar no seu teclado?

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriel
    Tenho sim! Aqui nos EUA o teclado do meu laptop eh diferente do teclado brasileiro. Ainda pior eh que quando digito direto no blogger o programa nao aceita acentos. Entao tenho que fazer o texto todo no word e trazer pra ca. Mas para editar pequenas correcoes tenho que copiar cada acento e colar em cada palavra. Um trabalhao...
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Cristina de Portugal21 de dezembro de 2010 07:52

    Olá Renato,

    Tomei a liberdade de lhe escrever um mail para dizer que adoro o seu blogue! Sou uma apaixonadíssima pelos Estados Unidos da América! Não pelo sonho da fama, nada disso, apaixonada sim pela história, pelas pessoas, pela cultura, pelo país! Não sei explicar quando e como começou essa paixão, mas já vem desde muito pequenininha e o porquê não sei!

    Nunca estive aí nos EUA, mas é a viagem dos meus sonhos que espero realizar um dia... costumo dizer "nem que seja a ultima viagem que faça na minha vida" ahahaha, se tiver que ser, que seja, mas desejo muito visitar os EUA, descobrir os estados, a cultura, as gentes...!

    Foi ontem numa pesquisa através do google que descobri o seu blogue e já o li de uma ponta à outra! Que sorte que você tem! :) Quero pedir-lhe que não deixe de escrever, pois ganhou mais uma fãzérrima do seu blogue e leitora super-hiper assidua, pode acreditar!

    Muita sorte para sua vida e para o seu curso!
    Cá de Portugal eu acompanharei a sua escrita com muita atenção!

    Beijinhos e tudo de bom Renato!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Cristina!
    Muito obrigado pela visita e pelos elogios
    Nao desista do seu sonho. A America, o Canada ainda precisam de gente boa de todas as partes do planeta!
    Beijinhos (como dizem os portugueses)!!
    Sucesso
    R

    ResponderExcluir
  5. Renato, desculpa pela demora!
    Eu pensei que você teria problemas com o teclado (mesmo não vendo tantos erros em seus textos). A questão é que, muitos não sabem, mas o layout do teclado não tem nada a ver com a acentuação. Você habilita assim: Se tiver windows 7, abra no "Control panel" a opção "Region and Language". Abra a 3ª aba ("Keyboard and Languages"), clique em "change keyboard" e clique em "Add". Procure "United States-International" que fica dentro de "English (United States)", e dê OK. Agora troque na lista que fica mais no topo da janela (dentro do campo "Default imput language") para o "United States-International". Aperte OK, e voilà! Lembrando que todas as teclas continuam as mesmas, mas agora os acentos funcionam. Por exemplo: acento circunflexo + "c" vira "ç". Descobri isso depois de tanto instalar o Windows em notebooks vindos do exterior ;)
    Para outras versões do windows, basta achar as "Language options" dentro do "control panel", que é tudo a mesma coisa.

    Se por um milagre algo der errado (o que é mais improvável do que homem engravidar pelo umbigo), basta voltar para "United States-US" na lista.

    Espero ter ajudado, e qualquer coisa, me manda um email (gabpalves at gmail dot com) que resolvemos ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabriel
    Primeiramente MUITO OBRIGADO pelo tempo que você dispensou escrevendo esse email. Agora só preciso desobrir alguns acentos que não estão funcionando ou que eu acostumei tanto do outro jeito que não lembro mais. Vê agora está tudo acentuadíssimo! Woohoooo!!! êêêêê!!! úúúúúúúú áááááá'eheheheheh meu que felicidade! Que alívio
    Mas tenho uma outra missão para você:

    Será que você consegue descobrir porque no Windows live mail no meu laptop windows 7 ou mesmo na página do hotmail, quando escrevo daqui do EUA os acentos não funcionam. Nem mesmo agora com essas mudanças que eu fiz.
    No Brasil os acentos funcionam perfeitamente nos computadores da casa do meu pai acessando a página do Hotmail.com. Assim que chego aos EUA acesso a mesma página e os acentos não funcionam mais.
    Não deveriam funcionar agora que fiz todas essas mudanças?
    O_BRI_GA_DO_!

    ResponderExcluir
  7. Claro, fico feliz em ajudar ;)

    O problema é que, por mais irônico que seja, aquelas opções ficam disponíveis para todos os programas usarem se quiserem, mas a própria Microsoft não os usa em tudo.
    Não garanto que funcionará, pois não uso nem o Hotmail nem o Live Mail. Mas vamos ver...
    No site do Hotmail, não sei o que pode estar causando o problema. Mas não custa tentar: presumo que seu Hotmail seja apresentado em inglês. Vamos tentar mudar para português, clicando, com a sua caixa de entrada aberta, em “options”, que fica debaixo do seu nome, no canto superior direito. Clique em “More options”, e depois em “Language”, que fica na ultima coluna. Selecione “Português (Brasil)” e dê “save”. Agora, é só testar. Se quiser, pode me mandar um email testando os acentos, que te respondo se está aparecendo tudo OK.
    No Live Mail, aperte, pausadamente sem mexer no mouse, tecla por tecla: “alt”, “F”, “O”, “S”. Abra a aba “International”, clique em “Block Encoding List”, e deixe tudo DESmarcado, clicando em “clear all”. OK e OK, para fechar. Agora, aperte novamente, pausadamente, “alt”, “F”, “O”, “M” (veja que agora a ultima tecla é “M”, e não “S”). Vai abrir outra janela de opções. Na aba “Send”, clique no botão “International Settings” e deixe na lista “Western European (Windows)” (se no final não der, volte aqui e tente “Latin 9”, lembrando de anotar qual a opção que estava desde o início). Agora vá na aba “Spelling” e, na lista no final da janela, procure “Portuguese (Portugal)” (se tiver o “Brazil”, que não vi no meu, selecione ele) e clique nele. Clique no botão “Install”, agora no botão “Set default”, dê “apply” (o que deve fazer o “In queue” que aparece na frente do “Portuguese (Portugal)” mudar para “Available”). OK.
    Faça outro teste de email.

    Agora, os acentos:
    O acento agudo fica, como já deve ter visto, do lado do enter (tinha falado errado). Também serve para colocar o cedilha do Ç. O acento circunflexo (^) fica no número 6. Têm que apertar “shift” + “6”, e depois, a vogal. Já a crase é o apóstrofe (se apertar o apostofe + vogal, vira acento. Senão, o próprio apóstrofe). O til também fica no apóstrofe. E para fazer o ª e o º, faça o seguinte: SE você tiver teclado numérico (no notebook ou no teclado externo), que é aquele com 3 colunas e 3 linhas, e não os números em sequência que ficam acima das letras, basta segurar “alt” e digitar no teclado numérico os números 166 e 167. Caso você não tenha teclado numérico físico, tem que ativá-lo através da tecla “Num Lock”, que muitas vezes é acessível apenas segurando “FN” (essa tecla só tem em notebooks, e fica perto do “ctrl” esquerdo). Após ativar, a tecla “J” vira “1”, a tecla “K” vira “2”, assim por diante. Veja que esses números estão nas teclas correspondentes, mas muitas vezes bem pequeno. Para que essas teclas voltem a ser letras, desative o “Num Lock” com o “FN” novamente. ("FN" + "Num lock")
    É complicado mas é uma mão na roda ;)

    Se não der, pode me perguntar por email ou no MSN (gm.billye@gmail.com).

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Antes que eu me esqueça: Feliz natal pra você e pra sua família!!!

    ResponderExcluir
  9. "Do You Hear What I Hear" na voz de Carrie Underwood ficou fantástica!

    ResponderExcluir
  10. Nunca fui aos EUA e nunca tive um Natal como os americanos, cheio de luzes, músicas natalinas, neve, Papai Noel... nunca tive essa magia.

    Mesmo assim, sinto como se já tivesse presenciado um Natal assim. Difícil de explicar.

    Sabe que o amor não se explica, né? É isso que admiro nos americanos no Natal, eles possuem um amor por essa data.

    Moro em Floripa e aqui o Natal é quente e contém apenas uma simples entrega de presentes logo depois da meia-noite. Depois, os mais velhos vão dormir e os mais jovens vão correndo para as boates... e eu acabo ficando sozinho no computador vendo vídeos de americanos no Natal.

    Se sou louco eu não sei, só sei que o que sinto é sincero.

    ResponderExcluir
  11. Alessandro
    Aqui é bem diferente. As pessoas enfeitam as casas por dentro e por fora. A cidade fica toda enfeitada e todo mundo parece que fica babando com o Natal. As rádios tocam na maior parte do tempo músicas de Natal e não se fala de outra coisa até o dia 25 de Dezembro.
    Esse amor dos americanos se estende para o país deles e os outros feriados como o 4 de Julho, Thanksgiving, Halloween, etc. Nada de loucura, só um romantismo no ar. Eu admiro também...
    ;-)
    Abraço e obrigado pelo comentário

    ResponderExcluir
  12. Renato, parabéns pelo blog, muito bacana. A seleção das musicas de natal estão ótimas. Estive em Orlando em dezembro/2010 e havia uma rádio que tocava musicas de natal 24hs. Voce poderia me passar qual é esta rádio, para ver se consigo sintonizar pela web.

    Obrigado e Feliz Natal.

    Ronaldo

    ResponderExcluir
  13. Ronaldo
    Procure no google a rádio 107.7 de Orlando. Passa 24hs de músicas natalinas
    Obrigado pelos elogios e Abs!!

    ResponderExcluir
  14. OlaUma grande musica é esta a versao "please come home for christmas" dos Bon Jovi... grande blog amigo Renato... abraço desde Portugal

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pela dica Márcio!
    E abraços aos irmãos portugueses
    ABS!!

    ResponderExcluir
  16. Olá Renato!
    Adoro seu blog e sua dicas, já me ajudaram bastante.
    Tenho uma amiga que vai pela 1ª vez para os EUA (Miami e Orlando), vai sozinha e não dirige. Ela não conhecia seu blog e não pesquisou muito antes de comprar a viagem e fechar os hotéis… Acabou fazendo escolhas não muito boas…
    Minha dúvida hoje é: Ela tem 25 anos, não é baladeira e vai passar Natal e Reveillon em Orlando. Vc tem alguma dica de lugares pra ela passar essas datas já que estará sozinha? Ela escolheu um hotel em Kissimmee (longe de tudo). Vc conhece alguém que faz traslado ou passeios?
    Se vc puder ajudar eu agradeço muito, pois ela vai ficar 10 dias em Kissimmee, taxi sai muito caro e ônibus não é muito eficiente…
    Help!!!!
    Desde já agradeço.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila,

      Obrigado pelo contato e por seguir o blog.
      Eu sempre passo o Reveillon em casa ou na casa de amigos, muitos turista vai para a Disney, Universal Studios, agora se ela quiser estar perto de Brasileiros é só ela ir na Internacional Dr, tem vários lugares brasileiros. Sobre o translado, no momento não conheço nenhuma empresa que poderia indicar, mas posso recomendar um dos jornal brasileiro aqui de Orlando, quem sabe ela encontra algo por lá.

      http://www.nossagente.net/classificados

      Espero ter ajudado!

      Abraços,

      Excluir
  17. Parabens pelo blog, muito bom! e util tb.
    Estamos ha quase 4 meses aqui em Michigan e concordo com voce que eles capricham em tudo e nao tem nada meia boca. Mas sinto uma pressao nessa coisa de decorar a casa, comprar coisas da epoca... as pessoas perguntam: vc ja decorou sua casa?? para o Natal ainda na semana do Halloween...rsrs...tivemos um treinamento cultural qdo chegamos e me ensinaram a comprar aromas da estacao... e curtir td isso!! rsrs concordo... eh bom...fica td lindo!! mas rola muiiito consumo desnecessario! desperdicio!!!
    e qto a ser bonzinhos.... acho que sao superficiais nesses cumprimentos e cautelosos tambem... a lei funciona ate demais. Aqui se o seu cachorro latir para alguem vc pode ser processado por causar um suposto mal-subito.E processam mesmo!!! Entao...penso que Gracas a Deus, nada eh perfeito! e americanos nao sao melhores que brasileiros nem que mexicanos ou ingleses!
    Espero que nao me leve a mal. Um abraco e Feliz Natal a vc e sua familia

    ResponderExcluir
  18. Ainn quero muito conhecer o EUA nesta data, adoro Natal, e tenho certeza de que essa data aí deve ser um sonho!

    ResponderExcluir
  19. Meu maior sonho foi realizado. Passei o natal com neve nos Estados Unidos. É uma experiência que quero viver sempre, todos os natal que eu poder. Natal, neve, casas decoradas. Quando acordei, estava nevando e coloquei umas músicas natalinas para tocar e depois sai para caminhar na neve.

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...