terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A síndrome do ex-namorado

Quando eu tinha quatro anos aproximadamente minha mãe divorciou-se de meu pai e um ano depois casou-se com um dentista. Não demorou muito e estávamos de mudança para o Rio de Janeiro (1976) onde, o marido da minha mãe, arrumou um novo emprego. Somente um ano depois já estávamos de mudança novamente. E desse jeito vivemos pelos próximos 10 anos aproximadamente. Moramos em 6 cidades diferentes e dentro dessas cidades mudamos de casa duas ou três vezes!
Eu sempre perdi todos meus amigos que fiz na escola e no bairro. Em uma época em que se tinha que ir ao correio comprar selo, envelope, se quisesse se comunicar com alguém, foram poucos os amigos que mantive contato por um tempo. Sempre vivi com saudades. Acho que se fosse hoje, com internet, correio eletronico, google earth, tudo seria diferente.
Por sempre viver montando ou desfazendo a mudança, não foi difícil mais uma vez largar tudo no Brasil e novamente começar do zero em outro lugar. Parece que eu já nasci “dando tchau” sabe? Não fico muito tempo num lugar só.

Mas recentemente, tenho me sentido confuso com respeito ao Brasil. Sempre falo a todos que amo o Brasil (me referindo ao povo brasileiro e a alguns lugares) mas que o Brasil não me ama (me referindo ao governo brasileiro que trata mal o povo brasileiro). E ontem eu li um texto muito interessante no site Brasil com Z. O texto é da Cláudia Lordao que vive em Adelaide-Austrália. O texto chama-se "A sindrome do ex-namorado". Ela conseguiu, em poucas linhas, explicar o sentimento de alguém que, insatisfeito com as condições de vida no Brasil, resolve dar as costas à "pátria amada" e tentar a vida em um lugar melhor. Mas o sentimento sempre fica. Abaixo vai o texto na íntegra:

********************************************************************************

A síndrome do ex-namorado
“Este mês vai completar 3 anos que vim morar na Austrália. Ainda não fui visitar o Brasil e volta e meia sofro o que chamo de síndrome do ex-namorado.

Você que terminou o namoro, mas agora não lembra direito o porquê. Só consegue pensar em como o seu ex era divertido. E sexy. E bonito. Resolve ligar pra ele, pede pra voltar e em menos de 1 semana – putz – você lembra perfeitamente a razão de ter terminado. Você sabe! Com ele, nunca vai dar certo!

É assim que às vezes me sinto em relação ao Brasil. Porque estou longe, porque sinto saudades, volta e meia esqueço porquê decidi ir embora do meu próprio país.

Quando a síndrome do ex-namorado bate, não consigo me lembrar do pânico que sentia ao dirigir pelas ruas do Rio. Esqueço que não parava mais em sinal de trânsito, pois podia ser assaltada. Esqueço que não aguentava mais a corrupção e a impunidade que infelizmente assola o nosso país. Não lembro das crianças dormindo nas ruas, dos tiroteios… esqueço totalmente como a desigualdade social é gigantesca no Brasil. Esqueço como vivia estressada e correndo e com medo o tempo inteiro.

A síndrome do ex-namorado é um fenômeno real, que assola muitas das brasileiras que vivem por aqui. Fazer o quê?

A verdade é que, pra mim, o Brasil será sempre meu eterno namorado, o meu primeiro amor. Mas não adianta fantasiar. Eu sei muito bem porque “terminei” com ele.”

*******************************************************************************

Eu ainda estou com raiva da ex-namorada (Brasil) e encantado com a nova namorada (EUA). Ainda não consigo esquecer-me da violência, do medo constante de assalto, das grades nas janelas e dos altos impostos que levavam quase todo meu dinheiro no final do mês. Mesmo assim, como disse bem a Cláudia, o Brasil está dentro de mim, mesmo contra minha vontade, mesmo sabendo bem porque eu “terminei” com ele...


23 comentários:

  1. Será que ainda terei o privilégio de morar em outro país como vocês???
    Heheheh!
    Muito legal o texto, e eu, que ainda estou aqui, sinto essa sensação, de viver no país que amo, mas não ser valorizado por ele. Por isso, toda a minha trajetória de vida tem sido com base para uma mudança para o exterior... Se Deus permitir, em breve!
    Abraço,

    ResponderExcluir
  2. Andre,
    As grandes realizacoes da historia sempre comecaram com um sonho. 3 milhoes de brasileiros vivem no exterior. Nao desista que voce consegue
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Renato, adorei o post. Sinto exatamente isso...mas a falta maior é da minha família, queria todos aqui comigo.

    ResponderExcluir
  4. Tudo bem Renato, só tenho uma coisa a dizer sobre esse post...TOCANTE E REFLEXISIVO.

    Parabéns a autora por esse escrito interessante e a voce tbm por repassar esse post que tem tanto cara de poesia dramática.

    ResponderExcluir
  5. Olá Renato, tudo bem?

    Adoro seus textos e gostaria de fazer uma pergunta: Por que escolheu os EUA? Há uma grande restrição para vistos de trabalho, e ficar por aí está ficando cada vez mais complicado =/

    Li que no Canadá as universidades também são ótimas e bem mais baratas, além de que depois da faculdade você pode permanecer no país.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. João Carlos
    A única coisa que me fez preferir os EUA foi que eu tinha acomodação na casa de amigos. Aqui também é possível ficar depois da faculdade. Empresas já estão de olho nos formandos, mesmo se forem alunos internacionais. Se fosse para o Canadá ainda teria que economizar por mais uns anos. Também não sei se me acostumaria com um inverno tão rigoroso e tão longo...
    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Oii Renato, como vc está?

    Queria saber o que você acha da University of Central Florida, já que vc vive em Orlando. É uma universidade conhecida por aí? Já ouviu algum americano falando bem/mal dela?

    Obrigada, abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Juliana
    A UCF é a USP de SP. Todos dizem se tratar da melhor, tem um status sabe? É difícil de entrar e é difícil de sair. Puxado...claro que indico, se eu pudesse, estudaria lá também
    Abs!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Renato meu nome é Caio.
    O que vc está achando de morar ai? Vc sabe se a maioria dos brasileiros gosta de morar aí mesmo, ou se so vao para ganhar dinheiro e depois voltar?
    Gostaria de saber mais sobre a vida aí(Florida), vc pode me contar alguma coisa ou me indicar algum website?
    Aguardo sua resposta.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Caio
    Eu gosto muito de morar aqui. Gosto da cultura brasileira mas não dava mais para conviver com algumas coisas que nunca mudam. Aqui pelo menos, as pessoas não incomodam umas às outras, a maioria tem civilidade e repeito.
    Muitos brasileiros já chegam falando do dia que querem ir embora. Só vêm mesmo pra tentar ganhar dinheiro (que no Brasil é difícil) e voltar, mas percebem que não é bem assim. Não se adaptam, querem fazer as mesmas coisas que faziam no Brasil e muitos acabam se dando muito mal.
    Para saber da vida aqui leia os artigos daqui do blog, eu conto tudo neles, não tem necessidade de repetir. Leia também outros blogs de brasileiros que moram na Flórida e nos EUA.
    Procure os endereços dos blogs de brasileiros no site do mundopequeno
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado! Ajudou bastante.
    Vc é um desses brasileiros que quer continuar nos EUA? Só por curiosidade..

    ResponderExcluir
  12. Oi, meu nome é Felipe e tenho 17 anos.
    Tenho uma condição muito boa(financeira) no Brasil, mas pretendo morar nos EUA. Meus pais me perguntaram se eu quero fazer faculdade nos EUA, e falaram que pagariam caso eu quisesse, então resolvi procurar por brasileiros que fazem facul aí pra ver como é.
    Vc acha que no meu caso, que quero construir minha vida nos EUA, é melhor fazer a faculdade aí? Não seria melhor se eu fizesse faculdade no Brasil e depois uma pós nos EUA?

    Obrigado.
    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  13. Felipe
    Se você fizer a faculdade no Brasil depois tem toda a burocracia para validar o diploma (e alguns nem dá pra validar) e mesmo fazendo a pós aqui, é mais difícil de ficar. Uma amiga minha fez pós e nunca conseguiu um emprego, acabou entrando no doutorado pra ficar e mesmo assim nao conseguiu uma empresa que a contratasse.
    Fazer a faculdade aqui é a melhor opção. É quase certeza que vc fica, pois o próprio governo quer esse tipo de pessoa no país.
    Como você tem condição, maravilha. Faça uma boa faculdade aqui, é a melhor maneira na minha opinião. Futuramente, pode trazer seus pais quando eles se aposentarem.
    Abração

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigado pela resposta!!!
    Vc sabe me dizer como é a fama das universidades estaduais da Califórnia por aí para engenharia? (San Jose State University e San Diego State University)
    O nome da faculdade conta muito e faz muita diferença para conseguir um emprego depois? (Tipo Harvard,Yale,Princeton...)
    Só estou perguntando isso porque não consigo achar este tipo de informação aqui no Brasil, e pagar uma dessas faculdades super reconhecidas ficaria bem caro. (Para mim ficaria mais em conta uma faculdade até 37,000 dólares o total da anuidade)

    Agradeço a sua disponibilidade para tirar dúvidas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Felipe
    Não sei dizer. Isso é uma coisa que você precisa pesquisar. O diploma de uma faculdade de nome faz diferença em qualquer lugar do mundo, mas os EUA não é feito só de Harvards, etc.
    Já que vc tem condição, contrate uma assessoria/empresa para fazer a procura e mediação para você, como por ex STB ou outra.
    Abs

    ResponderExcluir
  16. sobre o cometario acima:
    pq vc fala que quem faz faculdade aí é quase certeza que consegue ficar? baseado no que?

    Nao entendi tambem direito a parte que vc disse que o governo quer esse tipo de pessoa no país, poderia me explicar mais ou menos?

    Muito obrigado e abracos (seu site é demais)

    ResponderExcluir
  17. Maicon
    Além de existir um programa de extensão da estadia do estrangeiro após a faculdade (1 ano e 7 meses), existem muitos campos carentes de profissionais nos EUA. Tendo um bacharel americano, você pode ser contratado por uma empresa para trabalhar aqui, porque não tem toda a burocracia de validar o diploma brasileiro que, às vezes, é até impossível.
    Quanto à segunda pergunta, os EUA valoriza a diversidade cultural e tem programas e vistos para que pessoas com habilidades possam ficar no país. A loteria de vistos tem como pré-requisito, ter uma faculdade. Então você percebe que os americanos não avessos à imigração de pessoas formadas, profissionais, que trabalharão para o desenvolvimento da sociedade aqui. Entendeu?
    O que eles não querem é esse imigrante que, às vezes, nem terminou o Ensino Médio, não tem qualificação nenhuma e muitas vezes, acaba entrando para o mundo do crime, porque vive ilegalmente, não paga imposto, etc. Para esses é que alguns estados estão criando essas leis imigratórias.
    Ano passado 390 mil imigrantes ilegais foram deportados por terem cometido crimes nos EUA
    Abração

    ResponderExcluir
  18. Esqueci de dizer
    Os EUA está muito carente de professores (principalmente matemática) e enfermeiros.
    Se você fizer enfermagem aqui eles farão de tudo para que você fique...
    Abs

    ResponderExcluir
  19. Olha Renato, achei o seu blog e estou lego ele dês do começo... Ja vi que eramos vizinho kkkk moro atualmente na Chácara Sto Antonio... Estou procurando informações de como é a melhor maneira de se fazer isso.. Quando falo para as pessoas o que eu quero me chamam de louco que sou bem sucedido etc etc etc, mas é exatamente o sentimento deste post que me fazem planejar pra ir embora... Cansei.. ao poucos vou comentando e você vai ficando mais a par da situação.. Difícil sair da zona de conforto, mas é por um bem maior.. Planejamento pra 2 3 anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Ricardo
      Fique surdo para comentários negativos.
      Planeje e faça o que for melhor pra você. A vida é muito curta pra ser mal vivida

      Excluir
  20. Muito bacana esse texto, tudo haver.
    Beijos

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...