Desperate Housewives - paredes azuis da casa da Lynette. |
Porém, assistindo séries da TV Americana nota-se que as casas dos americanos sempre são bem coloridas. Dificilmente se encontra na TV, ou mesmo visitando a casa de americanos, por exemplo, paredes brancas. Os americanos chamam as paredes brancas de “nuas” que precisam de “uma roupa”, ou seja, a cor.
Enquanto os ingleses pegam pesado nas cores em ambientes pequenos, talvez devido ao frio ou ao fato de o céu estar quase sempre nublado (esse é um comentário da minha prima Maria Elvira que morou na Inglaterra), os americanos sabem dar um toque de cor em ambientes maiores. Já que meu desejo é ser um Designer de Interiores aqui nos EUA, preciso aprender bem a lidar com as cores, visto que esse é um segmento forte por aqui. Cor é praticamente 80% do design. Errou a cor, nada fica bom. Por isso aqui deixarei algumas dicas.
Verde e vermelho são cores complementares - em lados opostos do circulo das cores. (Color Scheme - can't fail) |
No curso de Design de Interiores que estou matriculado atualmente estuda-se muito a cor. Aspectos que talvez nós nem imaginássemos que existissem e que vai muito além das influências psicológicas que cada cor pode inferir. Além das sensações que as cores podem proporcionar em um ambiente, existem inúmeras outros detalhes que um Designer precisa estar atento na hora de escolher a paleta de cores de um ambiente, de uma casa inteira ou mesmo da fachada. Não é dom nem questao de bom ou mau gosto e sim, um estudo. Não vou entrar em considerações extensas mas, darei um pequeno exemplo. Se você estiver decorando uma sala, precisa levar em conta as cores que vêm das janelas. Estas podem ser o verde do jardim, o cinza do asfalto ou do mar de prédios, o branco de um muro lateral ou até mesmo a paisagem do deserto.
Vários fatores influenciam na escolha da paleta e isso muda de pessoa para pessoa. Um bom lugar para se começar é o próprio guarda roupas. Algumas pessoas que nunca usariam amarelo decidem pintar uma parede ou escolher acessórios amarelos e depois de instalados descobre que não gosta nada do visual.
Antes de escolher as cores que deseja colocar no ambiente descubra primeiro qual é o seu estilo. Neutro, romântico, pacífio, moderno, frio, quente, etc...Isso você pode conseguir com um exercício simples. Pegue qualquer revista e comece a recortar imagens que acha atraente. Pode ser de qualquer coisa, paisagens, ambientes decorados, roupas, etc. Olhando depois bem de perto para esses recortes você perceberá quais são as cores que gosta. Recorte pedaços destas cores e comece, em um papel, a colocá-las todas juntas para perceber se é agradável para os olhos a combinação entre elas. Não esqueça de acrescentar ao leque as cores dos moveis já existentes no ambiente.
Mono tom (Color Scheme - can't fail) |
O estudo da paleta de cores para um ambiente é bem complexo. O livro que tenho aqui e que estudei na faculdade tem dedicado um capítulo inteiro de 75 páginas de letras miúdas sobre o assunto. Não colocarei o conteúdo dele aqui. Mas vou deixar algumas dicas para aqueles que desejam mudar o visual da sua casa.
No site da HGVT encontrei dicas de um especialista que talvez possa te ajudar. São oito passos interessantes:
1- Escolha a paleta de cores proveniente do que você tem de maior no ambiente. Por exemplo, um tapete, um quadro, etc.
O tapete foi a inspiração para a paleta de cores |
3- Decore com cores começando de baixo para cima. A natureza mostra o padrão aqui. Geralmente o solo é mais escuro, depois a paisagem mais clara até o céu que é mais claro ainda. Não é uma regra, mas você não corre o risco de sair muito errado.
Do escuro para o claro - de baixo para cima (Color Scheme - can't fail) |
4- Estude as cores das suas roupas.
5- Use as cores da roda das cores. Por exemplo, cores análogas (que estão lado a lado no círculo das cores) dão mais a sensação de “relax”.
6- Use a regra 60-30-10. 60% da cor dominante neutra. 30% da cor secundária um pouco mais forte e 10% da cor mais vibrante.
7- Trabalhe junto com a arquitetura do ambiente. Não pinte ambientes pequenos para parecerem maiores, use cores para torná-lo aconchegante.
Color Scheme - can't fail |
8- Siga o seu estilo. Se você não usa roupas vermelhas ou laranjas, não as use em sua casa.
Outro modo bem simples, para aqueles que têm medo de errar, é o de copiar a paleta de cores de ambientes já desenhados. Eu comprei um livro na Amazon.com que gosto muito. Chama-se “Color Scheme - cain’t fail” Esquema de cores – sem erro (fica melhor do que a tradução literal). Ambientes de todos os gostos são mostrados no livro. Escrevi para a editora pedindo autorização para colocar as fotos do livro aqui. Eles gentilmente autorizaram desde que eu coloque os devidos créditos.
Algo interessante que ajuda na escolha da cor para o ambiente estudar o "color scheme" - os esquemas de cores. São 5 os principais esquemas de cores:
- Monocromático
- Análogo
- Complementar
- Tríade
- Tetrad (arranjo de quatro)
Algo interessante que ajuda na escolha da cor para o ambiente estudar o "color scheme" - os esquemas de cores. São 5 os principais esquemas de cores:
- Monocromático
- Análogo
- Complementar
- Tríade
- Tetrad (arranjo de quatro)
Vejamos um exemplo de ambiente para cada esquema de cores acima. Veja qual prefere.
- Monocromático - Vários tons de uma só cor. O mais popular por ser o mais seguro de todos, difícil errar.
foto sem direitos autorais de www.mybrainstorm.com |
creditos |
credito |
O Robert não queria mudar as cores das pareces então trabalhei aqui com o desejo do "cliente" usando cores complementares. |
- Tríade - Cores que juntas formam um triângulo no círculo das cores
Veja que pode usar qualquer tom |
creditos |
creditos |
Color Scheme - can't fail |
Dinamico! Tem gente que gosta... (Color Scheme - can't fail) |
Esse parágrafo final ficou de matar - parece extraído de uma revista de "Faça fácil"
Que tal esse?
Sempre gostei de cores nos ambientes, tentei várias vezes e deu tudo errado. Pensava por meses que cor colocar nas paredes. Vinha feliz do Leroy com minhas latas de tintas. Pintava e depois odiava, pintava tudo de novo e dava tudo errado novamente. Sentia uma frustação enorme. Minha impressão era que somente pessoas talentosas e com excelente bom gosto conseguiam usar as cores de maneira correta. Que nada! "bullshit"! Tudo uma questão de estudo! Hoje eu sei disso e aqui na casa já coloquei várias vezes em prática e todos adoraram! Agora são eles que acham que eu sou "talentoso" :-)