segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Você e suas paredes brancas…


Desperate Housewives - paredes azuis
da casa da Lynette.
Foi a crítica que eu ouvi o Robert dizer a sua mãe. Embutidos nessas palavras estavam a "falta de imaginação" e o "mau gosto". Logicamente que era a opinião dele. Já vi ambientes contemporâneos muito bonitos e inteiramente brancos.
Porém, assistindo séries da TV Americana nota-se que as casas dos americanos sempre são bem coloridas. Dificilmente se encontra na TV, ou mesmo visitando a casa de americanos, por exemplo, paredes brancas. Os americanos chamam as paredes brancas de “nuas” que precisam de “uma roupa”, ou seja, a cor.

Enquanto os ingleses pegam pesado nas cores em ambientes pequenos, talvez devido ao frio ou ao fato de o céu estar quase sempre nublado (esse é um comentário da minha prima Maria Elvira que morou na Inglaterra), os americanos sabem dar um toque de cor em ambientes maiores. Já que meu desejo é ser um Designer de Interiores aqui nos EUA, preciso aprender bem a lidar com as cores, visto que esse é um segmento forte por aqui. Cor é praticamente 80% do design. Errou a cor, nada fica bom. Por isso aqui deixarei algumas dicas.
Verde e vermelho são cores complementares -
em lados opostos do circulo das cores.
(Color Scheme - can't fail)
No curso de Design de Interiores que estou matriculado atualmente estuda-se muito a cor. Aspectos que talvez nós nem imaginássemos que existissem e que vai muito além das influências psicológicas que cada cor pode inferir. Além das sensações que as cores podem proporcionar em um ambiente, existem inúmeras outros detalhes que um Designer precisa estar atento na hora de escolher a paleta de cores de um ambiente, de uma casa inteira ou mesmo da fachada. Não é dom nem questao de bom ou mau gosto e sim, um estudo. Não vou entrar em considerações extensas mas, darei um pequeno exemplo. Se você estiver decorando uma sala, precisa levar em conta as cores que vêm das janelas. Estas podem ser o verde do jardim, o cinza do asfalto ou do mar de prédios, o branco de um muro lateral ou até mesmo a paisagem do deserto.

Vários fatores influenciam na escolha da paleta e isso muda de pessoa para pessoa. Um bom lugar para se começar é o próprio guarda roupas. Algumas pessoas que nunca usariam amarelo decidem pintar uma parede ou escolher acessórios amarelos e depois de instalados descobre que não gosta nada do visual.


Antes de escolher as cores que deseja colocar no ambiente descubra primeiro qual é o seu estilo. Neutro, romântico, pacífio, moderno, frio, quente, etc...Isso você pode conseguir com um exercício simples. Pegue qualquer revista e comece a recortar imagens que acha atraente. Pode ser de qualquer coisa, paisagens, ambientes decorados, roupas, etc. Olhando depois bem de perto para esses recortes você perceberá quais são as cores que gosta. Recorte pedaços destas cores e comece, em um papel, a colocá-las todas juntas para perceber se é agradável para os olhos a combinação entre elas. Não esqueça de acrescentar ao leque as cores dos moveis já existentes no ambiente.
 
Mono tom (Color Scheme - can't fail)
O estudo da paleta de cores para um ambiente é bem complexo. O livro que tenho aqui e que estudei na faculdade tem dedicado um capítulo inteiro de 75 páginas de letras miúdas sobre o assunto. Não colocarei o conteúdo dele aqui. Mas vou deixar algumas dicas para aqueles que desejam mudar o visual da sua casa.

No site da HGVT encontrei dicas de um especialista que talvez possa te ajudar. São oito passos interessantes:

1- Escolha a paleta de cores proveniente do que você tem de maior no ambiente. Por exemplo, um tapete, um quadro, etc.

O tapete foi a inspiração para a paleta de cores
2- Comece pelas áreas mais formais da casa como a sala, sala de jantar ou corredor de entrada.

3- Decore com cores começando de baixo para cima. A natureza mostra o padrão aqui. Geralmente o solo é mais escuro, depois a paisagem mais clara até o céu que é mais claro ainda. Não é uma regra, mas você não corre o risco de sair muito errado. 


Do escuro para o claro - de baixo para cima
 (Color Scheme - can't fail)

4- Estude as cores das suas roupas.

5- Use as cores da roda das cores. Por exemplo, cores análogas (que estão lado a lado no círculo das cores) dão mais a sensação de “relax”.
6- Use a regra 60-30-10. 60% da cor dominante neutra. 30% da cor secundária um pouco mais forte e 10% da cor mais vibrante.

7- Trabalhe junto com a arquitetura do ambiente. Não pinte ambientes pequenos para parecerem maiores, use cores para torná-lo aconchegante.


Color Scheme - can't fail
8- Siga o seu estilo. Se você não usa roupas vermelhas ou laranjas, não as use em sua casa.


Outro modo bem simples, para aqueles que têm medo de errar, é o de copiar a paleta de cores de ambientes já desenhados. Eu comprei um livro na Amazon.com que gosto muito. Chama-se “Color Scheme - cain’t fail” Esquema de cores – sem erro (fica melhor do que a tradução literal). Ambientes de todos os gostos são mostrados no livro. Escrevi para a editora pedindo autorização para colocar as fotos do livro aqui. Eles gentilmente autorizaram desde que eu coloque os devidos créditos.

Algo interessante que ajuda na escolha da cor para o ambiente estudar o "color scheme" - os esquemas de cores. São 5 os principais esquemas de cores:
- Monocromático
- Análogo
- Complementar
- Tríade
- Tetrad (arranjo de quatro)

Vejamos um exemplo de ambiente para cada esquema de cores acima. Veja qual prefere.

- Monocromático - Vários tons de uma só cor. O mais popular por ser o mais seguro de todos, difícil errar.
foto sem direitos autorais de www.mybrainstorm.com
- Análogo - Sequência de 3 cores adjacentes (uma ao lado da outra) no círculo das cores

creditos
- Complementar - Cores diretamente opostas no círculo das cores.



credito
O Robert não queria mudar as cores das pareces então trabalhei aqui com o desejo
do "cliente" usando cores complementares.

- Tríade - Cores que juntas formam um triângulo no círculo das cores
Veja que pode usar qualquer tom


creditos
- Tetrad - Arranjo de quatro cores no circulo das cores. O mais difícil de fazer e o mais difícil de encontrar exemplos na internet.



creditos
Algumas fotos do livro Color Scheme - can't fail:

Color Scheme - can't fail

Dinamico! Tem gente que gosta...
(Color Scheme - can't fail)
Acrescentar cor a um ambiente pode parecer uma tarefa difícil e frustrante. Eu mesmo, antes de estudar, tentei muitas vezes em minha casa e em algumas delas, tive que pintar tudo novamente. Mas seguindo algumas dicas e pesquisando bastante sobre o assunto qualquer um pode ter, na sua casa, um ambiente que parece ter saído de um livro como este.


Esse parágrafo final ficou de matar - parece extraído de uma revista de "Faça fácil"

Que tal esse?

Sempre gostei de cores nos ambientes, tentei várias vezes e deu tudo errado. Pensava por meses que cor colocar nas paredes. Vinha feliz do Leroy com minhas latas de tintas. Pintava e depois odiava, pintava tudo de novo e dava tudo errado novamente. Sentia uma frustação enorme. Minha impressão era que somente pessoas talentosas e com excelente bom gosto conseguiam usar as cores de maneira correta. Que nada! "bullshit"! Tudo uma questão de estudo! Hoje eu sei disso e aqui na casa já coloquei várias vezes em prática e todos adoraram! Agora são eles que acham que eu sou "talentoso" :-)

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Fazendo Kibe nos EUA

Eu pensei que seria fácil…afinal é só pegar a receita na internet e me “danar” para o supermercado.
Pesquisando na rede encontrei várias receitas de Kibe e até mesmo um ótimo video em inglês no Youtube de um brasileiro descendente de libaneses que vive na europa. Esse vídeo você pode encontrar aqui.
Das receitas que ví, acabei por optar por esta daqui enviada ao site pela Bel Rezende

Ingredientes:
- 250 g de trigo para kibe
- 500 g de carne bovina moída duas vezes (patinho)
- 1 cebola grande
- 4 dentes de alho
- folhas de hortelã fresca (cerca de 12 galhinhos)
- 3 colheres (chá) de pimenta síria
- 4 colheres (chá) de sal

Carne moída duas vezes? Eu não tinha tempo nem vontade de visitar um açougue aqui em Orlando. Quase todas as pessoas compram a carne no supermercado como está acontecendo no Brasil. Então, achei que podia pedir para que a carne fosse moída duas vezes no supermercado mesmo. Chegando lá descobri que o supermercado não fazia este tipo operação para os clientes. Pensei em ir falar com o gerente, comprar uma máquina de moer carne e muitas outras coisas mais. Bobagem, pega a carne assim mesmo.

Adoro esse supermercado!
Já de cara me deparei alguns problemas. Pesquisando na internet em sites de tradução ou mesmo pesquisando na Wikipedia em português e depois clicando no link “english” para saber os nomes dos produtos em inglês, descobri que o trigo se chama “bulgur cracked wheat” e a pimenta síria “syrian pepper”.


Setor de produtos étnicos
Com meu papelzinho em mãos lá no “Publix” começo a caçada aos ingredientes como de costume. Como todo bom exemplar do sexo masculino, eu também não gosto de perguntar. Tentei achar eu mesmo. Fui nas farinhas, fui nos temperos , rodei o supermercado e não encontrei NADA. Na seção de temperos, entre as centenas que havia alí (nunca ví tantos!) conhecia poucos nomes mas, nenhuma “syrian pepper” eu encontrei. Era melhor perguntar então...

Uma funcionária muito gentil tentou me ajudar mas a jovem entendia de culinária o mesmo que eu entendo de química. Chamou o gerente. Muito atencioso o homem alto de olhos azuis leu meu papelzinho e me perguntou o que eu queria preparar. “Kibe” eu falei. Ele: “O quê??” Tentei explicar que era um “snack” (petisco) famoso no Brasil de origem libanesa. Ele não entendeu nada mas estava disposto a ajudar.

Rodamos o supermercado até que ele pediu desculpas por não ter os produtos que eu procurava. Dam! Agora me restava comprar pães para um delicioso “cachorro quente”. :-(  Já lá com os pães nas mãos, o gerente me aparece com uma caixa pequena e me diz: “Este produto é usado para fazer “tabule” será que não é isso o que você quer?” Bingo! Encontrei o trigo! Com o mesmo nome do meu papelzinho porém estava na seção dos “cereais” junto ao Sucrilhos etc. “What the hell?” Mas a pimenta síria nem pensar. 

O trigo
Chegando eu a casa tive a brilhante idéia de fazer uma pimenta síria caseira. Bendita internet! Em poucos minutos já tinha a receita que eu achei aqui.

• 2 colheres (sopa) de pimenta da jamaica
• 1 colher (chá) de cravos da índia
• 1 colher (sopa) de pimenta do reino preta
• 1/2 colher (chá) de noz moscada ralada
• 1 colher (chá) de canela em pó

Pimenta da jamaica, que diabo é isso? Prato libanes com pimenta da Jamaica? Whatever... Descobri que se chama “Allspice”, cravos da índia se chamam “Cloves”, pimenta do reino “Black Pepper”(que eu tinha em casa), noz moscada (ralada??) se chama “Nutmeg”, a canela em pó, a famosa “Cinnamon” também aqui na despensa (pentry) e para terminar a Hortelã que se chama “Spear Mint”. 

Pimenta da Jamaica
De volta ao 'sumercado' fui atrás da Nutmeg, Allspice, Spear Mint e Cloves. Fiquei mais ou menos uns dez minutos procurando entre dezenas de nomes de temperos que eu não tenho a mínima idéia da tradução para o português. Achei tudo. A conta? 15 dólares pelos temperos e trigo, 7 dólares pela carne que já tinha comprado antes. O total foi uns 25 dólares. Que absurdo, dava para comer em um restaurante árabe daqui de Orlando mas eu não desisto. Quero fazer eu mesmo meu Kibe. É melhor que eles gostem ou então...



Em um dos sites que eu pesquisei, achei uma receita que tinha amêndoas e resolvi usar as amêndoas que temos aqui na casa.

Avisei a todos que o jantar seria especial. Afinal eu sou o cozinheiro oficial da casa durante a semana e, nos finais de semana, a Louise faz as comidas americanas que às vezes são deliciosas mas na maioria...(sem comentários)

Cheguei da faculdade atrasado para o jantar e perguntei se eles esperariam mais ou menos uma hora para o preparo e eles concordaram. Comecei colocando o trigo de molho em água. Se na receita dizia uma hora em água fria, meia hora em água quente dava conta do recado. Enquanto isso fui preparando a pimenta e já comecei a espirrar. Pimenta síria pronta fui para o processador ralar a cebola e a hortelã, que no final, percebi que teria sido melhor usar mesmo o bom liquidificador(blender). Aqui nos EUA, como em todas as casas que eu conheço no Brasil, as pessoas tem um monte de aparelhos mas o que funciona mesmo é a batedeira e o liquidificador. :-)

Amassei, amassei e amassei

Kibe assado ou Kibe frito? Assado fica um pouco seco e demora...vai frito mesmo. Preparei uma salada maravilhosa, com folhas, blue cheese, amêndoas, gotas de chocolate, alguns legumes e esse seria o acompanhamento do Kibe.
O Kibe frito, ficou lindo mas preciso aperfeiçoar a motagem. Mesa posta, cheiro maravilhoso das especiarias pela casa, suco de limão para ajudar na digestão, vamos devorar.

Hummm, ficou um pouco apimentado demais para o meu gosto. Para os americanos não é nada demais visto quase tudo aqui ter bastante pimenta. Mas achei delicioso, como um kibe do Almanara. E os americanos?

Louise: “It’s not that I didn’t like it, it’s different...” (Não é que eu não gostei, é diferente...)
Renato: “Aceita mais um?”
Louise: “No thank you” :-(

Não acredito, depois de tanto trabalho? Mas, gosto é gosto. Pelo menos adquiri experiência.
O Robert gostou, comeu uns cinco e colocou o resto em uma vasilha para o almoço no trabalho. Eu, sentei no sofá de meias e calças de pijama, cruzei as pernas sobre a mesa e terminei a tigela de kibes assistindo “Glee”. Engraçado...fiquei pensando na Louise... Se 99 pessoas entre 100 gostarem do que eu fiz e uma não, eu só consigo me lembrar daquela não gostou. Louise me aguarde, vou te impressionar na próxima receita...


Excluindo-se as minhas fotos, todas as imagens foram extraidas do www.mybrainstorm.com - Site para download de imagens sem direitos autorais.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Documentação exigida para se estudar nos EUA

Muitas pessoas quando vêm a lista de documentos exigidos pelas universidades americanas para estudantes internacionais já desistem do sonho. Eu também passei por isso mas posso dizer com certeza: Não desista, não é impossível. Outros conseguiram, eu consegui e se você assim o desejar vai conseguir também.

No geral as universidades americanas exigem:


Livro que eu usei no curso
- Certificado TOEFL maior que 80 pontos ( nota 6,66) – veja o post TOEFL (enviado para a universidade pelo prórpio TOEFL) – Quando você faz o teste pode enviar gratuitamente para 3 faculdades. Cada extra custa 20 dólares.

- Certificado GRE – O GRE é um exame difícil de compreensão, leitura, interpretação etc. O teste é muito bem feito e consegue avaliar seu potencial em várias áreas como humanas e exatas. Muitas faculdades estão abolindo a exigência desse certificado pelo grau de dificuldade que apresenta. Principalmente quando a economia americana ia de mal a pior e as escolas estavam desesperadas por alunos, muitas faculdades deixaram de exigir...temporariamente. Precisa consultar. Se for exigido, faça um curso porque o teste é difícil e precisa-se de treinamento. Eu fui sem fazer curso nenhum e não passei. :-( Minha sorte é que acabei mudando o curso e a faculdade que eu escolhi não exigia.

- Copia do certificado de conclusão do 1 grau e histórico escolar (tradução juramentada) – Não se assuste, o tradutor vai “carimbar” seu diploma original!

- Copia do certificado de conclusão do 2 grau e histórico escolar (tradução juramentada)

- Extratos bancários ou extrato da poupança originais assinados pela gerência do banco comprovando que possui o valor necessário para cubrir os custos dos primeiros 12 meses de estudo (do estudante ou do responsável)

- Declaração de rendimentos (imposto de renda) cópia original e cópia traduzida (não precisa ser juramentada)  do aluno ou dos responsáveis – em vez da cópia eu imprimi a declaração com o código de recibo da Receita Federal.

- Cópia do passaporte do aluno (nesta etapa ainda não é necessário o visto de estudante)

- Comprovantes de endereço do aluno ou do responsável.

- Cópia do RG (o passaporte já serve como identificação mas algumas faculdades exigem ainda outro documento como RG)

- Personal Statement – A minha faculdade não exigiu mas, por exemplo a UCF exige. O personal statement é uma carta de uma página onde você explica porque acha que a faculdade deveria aceitar você como aluno.

- Resumè – (Curriculum Vitae) Algumas faculdades exigem, principalmente para mestrado. Como meu curso é de graduação não foi preciso.

- Cartas de recomendação – Para mestrados e faculdades hiper-importantes como Harvard. Pode ser redigida por empregadores ou antigos professores. Precisa-se da copia com tradução juramentada.

- Atestados de vacinação – Isso é ridículo. A UCF exige 24 atestados! Como eu não tinha nenhum dos comprovantes de vacinação de quando era criança teria que tomar as vacinas todas novamente. Algumas pedem outras não, tem que consultar também.
Faça uma lista!

Consultanto o site da escola que você pretende se matricular precisa-se ler direitinho todas as exigências e fazer uma lista. Vá checando a lista assim que consegue cada documento e vá colocando tudo em uma pasta. Muitas coisas eu só entendi depois de ler umas tres vezes. Minha faculdade tinha um documento próprio para preencher com os dados etc, que eu imprimi e preenchi. Anexei todos os documentos e mandei o envelope para a faculdade. Neste ponto, muitos emails entre eu e os representantes da faculdade já tinham sido trocados então eu sabia exatamente para onde devia envia-los e para quem.  

Com todos esses documentos em mãos você faz o big envelope – não esqueça de fazer cópia de tudo! - e envia para a faculdade com confirmação de recebimento. A escola te enviará uma carta de aceitação e o formulário I-20 (da imigração americana). Essa carta e esse formulário é o que você vai levar ao consulado americano no Brasil.

A documentação necessária para o cunsulado você precisa entrar no site da embaixada e ler (mais de uma vez!) as instruções. Você pode ver aqui os documentos necessários para tirar o visto de estudante. Precisa-se também pagar a taxa SEVIS (Student and Exchange Visitor Program) antes de se dirigir ao consulado que custa 200 dólares, além da taxa do visto de 140,00 dólares e mais 40 dólares se o visto foi emitido.

Na lista de documentos para a embaixada, além dos comuns ao visto de turista (comprovantes de renda, endereço, etc), tem também os documentos referentes ao seu curso como o I-20, a comprovação de fundos para o primeiro ano(extratos de conta ou poupança + IR). No site e também algumas pessoas que gostam de “assustar” te dizem que você tem que “comprovar que vai voltar”. Como é que se comprova isso hein? Jurando sobre a Biblia? Eu levei tudo que pudesse comprovar algum vinculo com o Brasil. Fotos de parentes, cachorro, gato, documento do carro, contrato de aluguel da minha casa, etc. A oficial que me atendeu conversou comigo por 2 minutos ou menos e não olhou nada disso. As perguntas que ela me fez foram:

O que você vai estudar?

Você é professor de matemática, porque agora vai cursar Interior Design? (e nem ouviu minha resposta!)

Cadê o dinheiro?? Não foi assim, é claro, foi mais polido: “Quem está pagando por isso? Tem os comprovantes bancarios?"

Boa viagem! :-/ (sem nenhuma demonstração de alegria. Realmente ela não tinha ideia do meu sentimento)

E só. Eu estava uma pilha de nervos porque achei que, pela minha idade (nem pergunte...), ia ter problemas para explicar porque essa mudança radical de vida. Ela nem ouviu minha resposta. Metade da conversa foi em português mas depois que ela teve problemas com o português dela falamos em inglês.

A Sra me desejou boa viagem e mandou-me pagar os 40 dólares na outra cabine. A duração da entrevista não foi suficiente para acalmar-me. Não durou 2 minutos.

Acho que eu estava nervoso porque depois de tanto trabalho e dinheiro gastos, ficaria arrasado se me negassem o visto. Mas deu tudo certo. O que o consulado deseja evitar são pessoas que vão com desculpa para estudar mas desejando imigrar para os EUA. Cursam o primeiro mês da escola e nunca mais aparecem. Mas se você terminar o curso nos EUA tem grande chances de ser contratado por uma empresa americana...melhor do que viver ilegalmente. Embora eu entendo aqueles que, assim como eu, sentiam-se deslocados, injustiçados e revoltados no Brasil. Para muitos destes, e pode acreditar, é verdade, viver ilegalmente nos EUA é mais fácil que ser um cidadão honesto que paga seus impostos no Brasil.

Saindo do consulado “me danei” para uma loja da TAM. Queria me presentear com  uma passagem só de ida para fora do Brasil e queria ir sem escalas (o preço de uma passagem ida-volta). Saí de São Paulo no dia 24 de Dezembro de 2009 às 11:30 da manhã e cheguei em Orlando, sem escalas em Miami, às 5:30 da tarde, 8:40 minutos de viagem. Se quiser saber um pouco das aventuras do começo das aulas, leia os primeiros posts do blog.

Mas isso não foi o fim e sim o começo de uma grande aventura que tenho tido aqui nos EUA. Eu tinha uma carreira estabelecida no Brasil e exigiu coragem para voltar a estaca zero. Mas preferi isso do que me arrepender no futuro por não ter tentado. Se não fosse por isso nunca nem teria pensado em escrever um blog. Tive muita dificuldade de encontrar informações por parte de quem foi ou de quem está aqui estudando. Por isso resolvi escrever e partilhar...e isso tem se mostrado uma outra aventura!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Aos Leitores do blog - BOAS NOTICIAS!

Agradeco pelo suporte e compreensao de todos. O Google reconheceu minha inocencia e me tirou do castigo!! Agora o blog esta aparecendo novamente nas pesquisas do soberano google.
Abraco a todos!

*************************************************************************

 Recentemente percebi uma queda absurda nas visitas do site. Investigando a respeito descobri que fazia parte de uma punição por parte do google que desindexou meu blog dos mecanismos de busca. Pesquisando e estudando mais sobre o assunto descobri que existem inúmeros motivos pelos quais um blog pode ser punido. Todas as transgressões cometidas por mim não foram intencionais afinal, eu não tinha conhecimento, assim como muitos, de que existiam regras para um site ser usado pelo googlee e punições aos trangressores de tais regras. Desde já peço desculpas por algum inconveniente que tais transgressões tenham causado mencionando novamente que nenhuma delas foi intencional.

O que acontece agora é que, quando uma pessoa que digita palavras de busca no google, meu blog não aparece mais como resultado de pesquisa, diminuindo assim, 90% das visitas. Porém, nem tudo está perdido. Depois de resolvidas todas as pendências do blog, preenchi o formulário de pedido de reconsideração de site ao Google. “Ele” já respondeu e disse para eu aguardar a análise que em algumas semanas tudo pode ser que volte ao normal.

Agradeço a compreensão de todos e torçam por mim!

Abraços

Renato

Quais os melhores parques de Orlando?

Dá para acreditar que eu tenho que escrever esta mensagem no início do post porque as pessoas não lêem tudo e AINDA CONTINUAM MANDANDO COMENTÁRIOS E PERGUNTAS?
Leia até o final - este post não aceita mais comentários, o blogger não publica mais que 200 e eu não respondo mais perguntas sobre parques de Orlando. 200 já está de bom tamanho!
Abs

************************************************************************
Magic Kingdom
 A primeira vez que eu vim a Orlando já me veio essa dúvida na mente. Quais parques devemos escolher? Nossa viagem tinha sido dividida em duas etapas. A primeira etapa era Miami por 6 dias e a segunda Orlando por 8 dias. Quais são os melhores parques de Orlando? Quais não podemos deixar de visitar? Com tantas opções ficava difícil escolher quais os parques que visitaríamos. Sem falar nas atrações. O número de parques multiplicados pelo número de atrações em cada parque parecia um problema de análise combinatória onde o resultado era uma centena de decisões a tomar.

Logicamente não queríamos somente ver os parques. Outras coisas também estavam no nosso roteiro como compras, visitar a cidade, livrarias e “outros” parques mais naturais. De modo que sobraram-nos 5 dias para desfrutarmos da diversão artificial dos parques temáticos.

Conversando com muita gente que já tinha ido, lendo blogs e sites na internet e ainda consultando um guia da Flórida que eu comprei, deu para ter uma idéia do que queríamos visitar. Terminada a viagem tínhamos o conhecimento e a experiência necessária para partilhar com outros. Também já podíamos dizer qual parque gostamos mais. Porém, as preferências não se mostraram iguais no grupo, claro...

O que eu vou colocar aqui é a minha preferência. Cada pessoa tem um gosto diferente. Algumas adoram montanhas russas outras detestam. Eu decidi colocar em uma ordem do que se deve fazer primeiro entende? Por exemplo, Magic Kingdom não é o meu preferido porém quando se fala em “Disney” pensa-se no parque com o Castelo da Cinderela, o Mickey, etc. Esse é o Magic Kingdom. Simplesmente tem que ver, pelo menos uma vez. Se você for no Epcot Center foi na Disney também porque o Epcot pertence ao Disney World (Disneylandia) que é formado por 4 grandes parques e dois parques aquáticos.

Vamos primeiro a uma lista geral. Depois falaremos o que é melhor fazer se você vem por 3 dias, 5 ou uma semana.

Os parques são:

Disney World
- Magic Kingdom
- Epcot
- Hollywood Studios (antigo MGM studios)
- Animal Kingdom
- Blizzard Beach
- Disney's Typhoon Lagoon
- Disney Quest (video games)

Outros
- Wet'n Wild
- Sea World
- Aquática
- Universal Studios
- Island of Adventure
- Busch Gardens (em Tampa, uma cidade 1,5 horas de Orlando)
- Cirque Du Soleil La Nouba
- Discovery Cove
- Kennedy Space Center


Parques menos conhecidos e pouco visitados
- Cypress Garden Adventure Park
- Silver Springs
- Gatorland

Fale a verdade, é parque que não acaba mais. Com tantos assim, fica difícil escolher qual visitar. Nem mesmo eu que moro em Orlando conheço todos eles. Não conheço ninguém que vive aqui que conheça todos os parques também. Os americanos conhecem os principais e mais famosos.

Vamos então ao que eu recomendaria. Mas lembre-se é só uma recomendação baseada em uma opinião pessoal. Se você vem pela primeira vez pergunte o máximo que puder para pessoas que já vieram e veja o que acha que gosta mais. Mas para a primeira vez, se for visitar 3 parques veja:

- Magic Kingdom
- Epcot Center
- Universal

Se você vem para visitar 5 parques acrescente a estes:

- Island of Adventure (ao lado do Universal)
- Sea World

Se vai visitar 7 parques acrescente:

- Aquática ou Wet & Wild
- Bush Gardens

Em uma segunda vez visite os preferidos e acrescente:

- Animal Kingdom
- Discovery Cove

Disney World - Magic Kingdom

Zebras no Bush Gardens

O Kraken do Sea World - olha eu ai no canto

Veja o esse video no Youtube

Universal - The Simpsons

Epcot - China
Outros fatores também podem influir na escolha do parque. Por exemplo se você vem em Dezembro que é bem frio em Orlando, mesmo com as piscinas aquecidas talvez decida não ir a um parque aquático. Se vem no verão talvez deseje visitar todos os parques aquáticos. A seguir vou colocar a lista dos parques segundo a minha preferência e que atração não perder em cada um.

Universal – Eu não me canso de ir ao Universal. As melhores atrações são o Harry Potter, Múmia, Os Simpsons e Twister.

A grande familia no Universal!
Epcot Center – Depois o Universal, esse é o segundo da minha lista. Não perca o Soarin(simulador de voo) e o Mission Space. Se puder vá dois dias. Em um dia veja somente os brinquedos e a parte científica. Vai ficar o dia todo neles! No segundo dia visite os países que são: México, Noruega, China, Alemanha, Itália, EUA, Japão, Marrocos, França, Reino Unido e Canadá. Realmente é muita coisa pra ver em um dia só. Nos países Noruega, China, EUA, França e Canadá pode-se assitir um filme "Impressions of..." Impressoes do...(país) Na China, França e Canada o cinema  é 360 graus. Mesmo que tenha que esperar vale a pena! As imagens são incriveis! 
Epcot - Reino Unido
Epcot - Estados Unidos - Nao perca o show The American Adventure!
Epcot - Canada
Epcot - Alice nao me escreva aquela carta de amor...

Island of Adventure – Para muitos, o melhor parque de Orlando. Realmente o nome já diz tudo. Ilha da aventura. As montanhas russas são espetaculares. Não perca por nada a atração do Homem Aranha, um simulador. Parece que estamos voando com o Homem Aranha entre os prédios de Nova Iorque. Durante o duelo que o Homem Aranha trava com seus inimigos você cai dos prédios(não literalmente é claro) e o Homem Aranha te salva segundos antes de voce atingir o solo. Um espetáculo!
Jurassic Park no Island of Adventure
 Sea World – Muito emocionante esse parque. Veja tudo! Não perca nada! Principalmente a Shamu.

Sea World - Shamu Believe



Nao sente nas primeiras fileiras se nao quiser ficar cheirando agua salgada - um banho so!

Bush Gardens – As pessoas falam muito de montanhas russas quando se referem ao Bush Gardens. O que eu gostei mesmo no Bush Gardens foram os animais. As montanhas russas são muito boas também. Não vá em uma que é toda de madeira. Por causa do envelhecimento da madeira os carrinhos tremem tanto que se cérebro chacoalha dentro da cabeça. Saí de lá com uma dor de cabeça que quase estragou meu dia.



Eu juro, foi so um copo...

Girafas e visitantes
Magic Kingdom – Se vem à Disney tem que conhecer. Claro que para mim que tenho mais de 8 anos de idade o Mickey já não interessa mais. Mas a criançada adora. O parque é o que mais tem crianças. Fique o dia inteiro e não perca o show com desfile e queima de fogos sincronizados no final. Maravilhoso!


Discovery Cove – Economize porque é o parque mais caro daqui. Mas também, em qual outro você pode nadar com os golfinhos? Emocionante...

foto sem direitos autorais extraido de http://www.mybrainstorm.com/
Wet & Wild – Os toboáguas são gigantescos. De lá de cima dá vontade de desistir e descer as escadas. Mas por causa do vexame, acaba-se encarando a descida. Dá um engasgo horrível na garganta e um revertrés no estômago mas assim que se cai na água, a gente pensa em ir de novo :-) O ser humano é masoquista mesmo...

Dicas:

- Vá aos parques com uma mochila e coloque-a nos armários do parque. Na mochila leve uma outra muda de roupas, sapatos ou chinelos. Temporais caem todos os dias no verão. Também se você molhar seus tênis em um brinquedo e estiver frio tem a opção de trocar por um seco. Compre boas capas de chuva destas que dá pra levar dentro da bolsa. A que vende dentro do parque é uma porcaria e custa 5 dólares!

- Compre os ingressos na porta do parque. É mais barato? Pode ser que sim, pode ser que não. Você que tem que pesquisar os preços e descobrir, não eu pra você, certo? Pelo menos, comprando no parque você não vai ficar com as 200 dúvidas: É verdadeiro? Fiz bom negócio? Onde estão os ingressos? Vai expirar? E se alguém roubar? etc etc etc

-Pesquise o que deseja ver no parque pela internet antes, assim não fica perdido dentro do parque. Assim que chegar ao parque, pegue o mapa, sente-se um pouco e trace o plano do dia. Aproveita-se muito mais.

- Deixe um dia de descanso entre 2 parques ou seja, não coloque 3 parques em seguida. Vá em dois, um em cada dia, depois descanse um dia fazendo compras ou conhecendo a cidade. Vá em mais dois e descanse por mais um dia. No terceiro dia de parque você está exausto com dor nos pés e não vai aproveitar. Foi o que aconteceu conosco no Epcot. Justo o parque em que se anda mais. Às 5 da tarde eu já queria morrer enconstado num banco de cimento em frente ao Japão.

- Vá com roupas e sapatos confortáveis. Nada de colocar o sapato ou o tênis novo. Vai criar bolha de tanto andar. Não vá na pedicure no Brasil no dia anterior a viagem. Se algo acontecer você vai ficar mancando a viagem inteira (isso não e ficção, aconteceu com uma amiga!)

- Leve protetor solar, use óculos de sol e bonés. O sol da Flórida é muito forte, muita gente sai de lá à noite com cara de palhaço, pinta de palhaço - o rosto vermelho pimentão. Use roupas claras no verão.

- Não queria mencionar mas vamos lá. Após as refeições no parque não ande nos brinquedos malucos. Dê um tempo antes de entrar em uma montanha russa.

- Leve analgésico e remédios para o estômago, enjoo, etc. Comprar lá é difícil e bem caro.

- Faça seguro saúde com prêmio maior que 10 mil dólares. Uma amiga minha teve um acidente com o cunhado aqui em Orlando e a conta do hospital ficou em 64 mil dólares.

-Eleja uma pessoa para dirigir o tempo todo. Pagar por um segundo motorista quando aluga um carro pode chegar a 20 dólares por dia.

- Lembre-se que, uma vez nos EUA, todas as vezes que atender o celular você também paga a conta e não somente quem ligou. Nos EUA não tem ligações a cobrar como no Brasil: “Após o sinal, diga seu nome, e a cidade de onde está falando: Pííííííí.... Hey aqui é o Pobre de Pobrelândia!” :-)

-Troque o hotel por uma casa perto dos parques. A economia pode ser de até 70% do valor da diária de um hotel na Disney sem contar a liberdade e o conforto que as casas americanas proporcionam. Aqui no blog existem 4 imóveis anunciados. Entre em contato com os proprietários para consulta. Eu não sei nada sobre datas e preços e olha, eu não conheço imóvel em Miami, ok?

- Programe sua viagem com bastante antecedência. A TAM vende passagens SP-Orlando sem escalas com um ano de antecedência pelo mesmo preço das outras cias que fazem escala em Miami.

E você? Tem alguma dica interessante? Deixe um comentário!

Abs e boa Viagem!! :-)

24-2-2012 Assim que este post completar 200 comentários acredito não ser mais necessário responder nenhuma pergunta sobre o assunto. 200 perguntas e respostas é mais que suficiente. As perguntas se repetem vez após vez.
Por favor, leia ESTE post. Obrigado!

25-02-2012 Quer dicas de Turismo? Existem ótimos sites para isso. Eu recomendo esses dois:

Wazari
Viajando para Orlando

***********************27-02-2012 - LEIAAAAA**************************
O post já conta com 203 comentários. Neste ponto o blogger trava e não é possível ver comentários a partir do 200 e nem eu consigo responder. Acho mais do que suficiente 200 perguntas e respostas. Aviso ao leitor querido que não responderei mais perguntas sobre os parques de Orlando. Se quiser tirar mais dúvidas vá ao Viajando para Orlando e ao Wazari
Abs a todos! 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...