sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Family Portrait


Antigamente a família posava para
pintores profissionais...
          Os americanos tem uma mania de cartões. Cartões postais de viagens, de feriados e os de família. Nesta época do ano, o correio dos EUA fica sobrecarregado de trabalho. Dizem que a pior época para visitar uma agência dos correios aqui, é na semana anterior ao Natal. Já recebemos, aqui em casa, cerca de 16 cartões de Natal e Family Portraits.
          Os Family Portraits são aquelas fotos de família que também existem no Brasil em menor quantidade. A diferença é que são feitos quase todos os anos e enviados pelo correio a parentes, na época das celebrações de fim de ano. E isso é assunto sério! 
          Existem empresas especializadas em Family Portraits, sendo que o custo de um deles pode ser de poucos dólares, se forem feitos em lojas tipo Target ou de milhares de dólares, se forem feitos por fotógrafos profissionais. Existe até mesmo uma competição entre as famílias pelo Portrait mais bonito.





       Pesquisando sobre o assunto, após um longo período sem postagens (a faculdade está consumindo todo o meu tempo), descobri até mesmo uma lista de “do’s and don’ts” (O que fazer e o que não fazer) para os Family Portraits.
Aqui vão algumas dicas que li neste site
Do’s (fazer):
1- Agrupe as pessoas – Deve-se ter o mesmo espaço entre os familiares. Se os avós participarão da foto, é de bom tom que eles apareçam sentados ao centro da foto.

Family Portrait da família Reagan

2- Coordene as cores das roupas – Nada de uma pessoa só com uma camisa vermelha. Todos devem combinar a roupa antes da foto. Todos de camisa branca e jeans ou outra cor escolhida pelo grupo.
todos de branco ou...
todos de preto...menos o avô mal humorado :@

3- Tenha a certeza que ninguém saiu de olho fechado – Geralmente todos fecham os olhos e ao chamado do fotógrafo, todos abrem os olhos ao mesmo tempo e a foto é tirada. Isso é especialmente difícil para grupos maiores.

Algumas pessoas nunca ouviram falar
que a superpopulação vai acabar com
o planeta...

4- Tente ser engraçado (fotógrafo) e tire do grupo sorrisos espontâneos e genuínos.

5- Tente deixar o fundo fora de foco – assim a foto ficará mais interessante.
Don’ts (evite)

6-  Não deixe os familiares inclinar as cabeças em direção aos outros – Não sei o motivo, mas pensando bem fica esquisito.

- Não soe inseguro (para o fotógrafo) – Em vez de dizer “essa ficou ruim” ou “isto não está dando certo”, seja positivo e diga “vamos tentar mais uma vez!”

8 -  Não deixe a “mãe” controlar os “show” – Até aqui as mães são controladoras. Deixe que todos participem dando idéias para uma boa foto.

          Até a família presidencial já colocou na imprensa o “Family Portrait” para o Natal 2011. Obama, Michelle e as duas filhas, aparecem felizes e sorridentes na Casa Branca – e quem não estaria, fala sério?

Obama, Michelle e as "crianças"...
          Outros famosos também fazem Family Portraits como é o caso da família Kardashians (que eu já estou cansado de ouvir falar deles). Os Kardashian eram desconhecidos do público em geral alguns anos atrás. Embora sempre foram uma família socialite dos EUA (muitos deles estavam presentes no julgamento de O.J.Simpson), eles só ficaram conhecidos depois do Reality show “Os Kardashians”, que eu consegui assistir a 1/3 de um capítulo. Infelizmente até aqui existem pessoas que adoram observar a vida dos outros, o que não é o meu caso (embora devo confessar que tenho facínio por escândalos e lavação de prato sujo...). 
         O casamento de Kim Kardashian foi uma coqueluche 4 meses atrás. A solteira mais cobiçada dos EUA, disse sim no altar para um esportista americano. A vergonha veio 72 dias depois com o pedido de divórcio, fala sério? Agora só falam da briga na justiça porque, divórcio nos EUA custa $$$$$$$$$$$, e os sangue-sugas advogados não irão perder a oportunidade de meter a mão em parte dos milhões do casal.

Kardashians...família complicada (Kim de branco)

Conto de fadas de 72 dias...

      Andando pelas ruas da cidade, observei várias famílias nos jardins, parques e gramados da cidadde fazendo Family Portraits. Inveitavelmente pensei se tratar de um constume bonito, embora o sorriso de felicidade no postal esconda uma realidade nua e crua da sociedade americana, a saber, 60% das pessoas não querem mais casar e 2 em 3 casamentos nos EUA acabam em divórcio feio. Sociedade hipócrita? E me diga qual sociedade não é?



        Como não poderia faltar humor escrachado neste blog, aqui vai uma seleção de "Bad Family Portraits", eu não me aguento...






afff....

alguns usam essas blusas
de Natal...










Eu sou normal, não acha??



Video interessante de uma empresa
que faz Family Portraits...



20 comentários:

  1. Eu acho legal essa tradição, menos os sem noção do final,kkkkkkk
    Boa sorte na administração de tempo, a facu consome mesmo um tempão ,mas é bom quando faz o que se gosta.
    Beijos e Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  2. Oi Renato, quanto tempo...as fotos de família são até legais, mas essas q pretendem ser engraçadas as acho de péssimo gosto, a da família Obama ficou ótima!!

    ResponderExcluir
  3. olá Renato.
    Adorei saber de mais esse costume americano.
    Boa Sorte nos seus estudos. Recomeçei os meus para a seleção do mestrado e fico imaginando como será meu natal do ano que vem. Com certeza bem cheio, de coisas para estudar, claro.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do humor no post, parabéns e sucesso por aí!!!

    ResponderExcluir
  5. O único family portrait que ficou genuíno é o do Obama. Os Kardashians estão com cara de "comemos e não gostamos". Frios, arrogantes e pretensiosos... pois é, o family portrait deles passa uma imagem fiel do que eles são. E todos de cor escura ? Está mais parecendo uma família Adams que tomou um banho de loja.
    Tirando os muito escrachados (com chifrinhos, orelhinhas de coelhinhos, peladões e peladonas, etc.) ou extremamente produzidos e sem alma (Kardashians) há um tênuo limite entre o fino e o mau-gosto em se tratando de family portrait !

    ResponderExcluir
  6. Ana
    Os Kardashians pensam que são a família de vampiros do Twilight. Estão mais para família Addams mesmo!
    Concordo com você, tem os finos e os de mau gosto
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. hahahahahahah Renato, aqui fizemos um este ano mas porque minha step sogra (madrasta do meu marido) quis fazer com a familia dela e a familia do meu sogro juntas. Resolveu fazer com coordenacao de cores, mulheres vestindo camisa vermelha e homens preto. Mas no fim meu marido convenceu de fazer uma foto com todos usando ugly Christmas sweaters (os sweaters de Natal), mas mais pra ficar divertido mesmo, pois ninguem realmente usa por aqui. Pelo menos na nossa familia haha. Tanto que fomos corredo de ultima hora comprar esses sweater numa thrift store (loja de roupas usadas, que eu nao gosto, particularmente falando), mas como era soh para aquela ocasiao aceitei usar. E nao eh que a foto ficou bonitinha?? Depois vou postar no meu blog haha. Eu adoro mandar cartoes de Natal com fotos. Mas nao sou chegada a mandar com family portraits (apesar de este ano eu ter usado esta foto que tiramos pra mandar pra alguns amigos de cartao de natal, fiz pelo walmart, eles tem varios modelos de cartoes de fotos e fica bem legalzinho), geralmente eu gosto de fazer um que inclua varias fotos, ai coloco foto minha, do meu marido, cachorro e etc.

    ResponderExcluir
  8. Foto nesse país é assunto mais que sério! Tudo é motivo de se chamar um fotógrafo para clicar a família. Seja um membro novo que acabou de chegar, noivado etc. Bom, eu adoro esse costume de enviar cartão, acho simples e carinhoso.

    Sinceramente, não sei se gosto dessas fotos "posadas", com roupa igual e tudo milimetricamente pensado. As que tentam ser engraçada são medonhas! Vi as fotos desse ano de uma amiga aqui e achei fantástico. Eles foram para o jardim Botânico no outono, o horizonte estava amarelo, vermelho, laranja; as roupas eram de cor neutra, mas não no mesmo tom e as fotos ficaram bem naturais. Eu achei lindo!

    ResponderExcluir
  9. Nani e Lorna
    Posta a foto que eu estou curiosíssimo. Eu acho que os americanos tem bastante senso de humor, e não tem medo de passar por ridículo.
    Dá risada de si mesmo e não se importa que outros riam também. Acho que isso vem dos ingleses. Quando fui à Inglaterra notei isso nos ingleses. Sempre sorrindo e fazendo piadas, riem de si mesmos sem problema algum e nao se ofendem.
    Acho muito legal.
    A gente acha feio porque somos um povo metido a pose. Brasileiro é assim...muito preocupado com a imagem. Os americanos não, saem de pijama, pantufa etc.
    Outro dia eu fui ao posto de gasolina comprar um sorvete de pijamas. Queria ver como me sentia...Eu me senti MUITO mal, como se estivesse pelado e ninguém nem me notou, como se eu fosse invisível.
    Americanos na maioria estão preocupados com o conforto e não muito com a aparência. Eu vejo os brasileiros mais como os italianos, sabe? Pode estar super desconfortável, apertado, te matando mas se está chique e bonito, isso é o que importa.

    Meus vizinhos mandaram pra gente um family portrait de Natal engraçadíssimo. Com diversas situações e fantasias...

    É assim com vocês também??
    Bjssss

    ResponderExcluir
  10. Oi Renato.
    Achei engraçado e já vi isso com colegas mormons que frequentavam minha casa.
    Uma coisa que percebi é que tem natal que é mais comemorado do que outro, por exemplo esse natal no Brasil tá fraquíssimo nem parece natal e outra coisa que percebi é que os americanos comemoram o natal bem diferente dos brasileiros , eles curtem o Natal , tocam músicas de natal nas rádios o povo se enfeita na rua e etc. Já os brasileiros comemoram de um jeito diferente tbm , observo que aqui nao tem o " espírito de natal" que os americanos fazem tao bem.
    bye .
    Lucas

    ResponderExcluir
  11. Renato, verdade sobre os italianos e brasileiros serem muito parecidos neste sentido. Meu cunhado morou na Italia por um ano quando era adolescente e viu muito isso, e esteve lah recentemente por 4 meses novamente visitando a host family dele e voltou falando que nao conseguiu ficar lah mais do que isso (os planos dele eram de ficar por lah mais tempo), ele disse que eh ateh triste, que eles nao sabem aproveitar um por do sol, nao gostam de acampar, fazer coisas simples que americanos fazem e dao o maior valor. Lah na Italia ateh os homens soh se preocupam na marca das roupas, quanto custou e eh soh isso que conversam, mostrando quem tem o melhor isso, melhor aqui, onde comprou, quanto pagou (quanto mais caro melhor)... chega dar nojo. Eu tb prefiro mil vezes o estilo meio silly dos americanos, simples mas divertido. Tanto que nosso cartao de Natal era pre ter sido silly, esse foi a intencao de tirarmos com casacos de natal, mas no fim acabou ficando bonitinho haha. E tem outras fotos que tiramos no mesmo dia, mas que nao ficaram muito boas pro cartao, ficaram otimas pra porta-retratos pois algumas foram bem expontaneas quando um dos cachorros veio correndo e lambuzou a cara do dono toda, foi um aue soh. Depois vou postar as outras fotos do dia hahhaah.

    ResponderExcluir
  12. Oi Renato!
    Li o teu comentário la no blog da Nani, que por sinal concordo completamente..rs e vim aqui conhecer o teu espaço!!! Bem cool....adorei!!!
    Também moro na Florida, em Boca Raton!!!
    Quanto aos cartões, como comentei la na Nani, ha anos que não mando um pra alguém...que horror...e como eu disse la também...com razão nunca recebo...rs.
    Mas acho fofo, morri de rir com vários ai acima....eita coragem daqueles Adaos e Evas natalinos...rs!!!
    Adorei ter vindo aqui!!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  13. Nani
    É assim mesmo com os italianos. E como a maioria dos paulistas sao descendentes de italianos agimos da mesma maneira. Eu adoro esse jeito silly/informal dos americanos. Acho mais humano... :)

    Tati
    Seja bem vinda. Coloquei o eu blog na minha lista do google reader e pretendo ler mais textos seus
    Bjs a todas

    ResponderExcluir
  14. Renato tive que rir com esse post. Não me leve a mal, mas li primeiro o post sobre o pão e vi a sua foto lá, então por um momento achei que a foto do cara sozinho com o ridículo sweater de Natal fosse vc fazendo graça... Só depois me toquei que não poderia ser vc...rs

    À propósito, na Holanda eles tb tem essa mania de enviar cartão postal para todas as ocasiões. Nascimento, morte, parabenização das mais diversas coisas, como mudança de casa, por ir morar junto e até por conseguir tirar a carteira de habilitação (tarefa árdua por lá!). Por se divorciar também! Brincadeira, essa última! ;)

    Nascimento é informado quase que unicamente por cartão, que é personalizado com o nome do bb, dia em q nasceu, peso, etc e mtas vezes até a hora de entrada e saída (!!!) em que visitantes são benvindos (não sem prévio agendamento, é claro). Ou seja, até a gráfica fazer o cartão e vc receber, vão uns belos dias aí.

    Acho bonitinho e adoro receber cartão, mas acredito que seja um tanto antiquado num mundo mega online avisar amigos sobre nascimento e morte desta forma...

    bjs

    ResponderExcluir
  15. kkkkkkkkkkkk
    Paula
    O ano que vem eu vou fazer um Family Portrait Fail com a Annabelle (minha cachorra). Vai ser muito engraçado kkkk
    Você tem razão, com o mundo online...
    E também quem é que guarda tudo isso? Mas acho legal as pessoas manterem esse tipo de contato. Acho que a tendência é mesmo acabar...quando as pessoas de idade (que nao usam computador) falecerem, acho que as novas gerações só mandarão mesmo online
    Sera?
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Renato, eu adoro esse costume americano. Esse ano até pensei em fazer um, mas faltou tempo. Próximo ano eu faço e envio ao povo. Beijos e feliz natal!

    ResponderExcluir
  17. Oi Renato sou de Juiz de Fora, Minas Gerais. Estou acompanhando o blog faz pouco tempo, mas estou gostando muito, você escreve muito bem esta de parabéns. Achei esse post muito bom, ate lembrei-me de um episodio de Desperate Housewives em que o Padrasto da linette morre no sofá fazendo uma dessas fotos. Hilário! Um grande abraço. Espero ver novidades em breve. Tudo de bom! Feliz natal!

    ResponderExcluir
  18. Karol
    Faz sim e não se esqueça de mandar um pra mim!!!
    Bjs, pra vc também!

    João
    Obrigado! Eu lembro desse episódeo, ilário mesmo!!
    Abração, pra vc também!

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...