domingo, 12 de fevereiro de 2012

Adeus Whitney Houston


          Ontem à noite, voltando do show do B-52's eu ouvi a notícia da morte de Whitney Houston. Eu particularmente fiquei muito chateado com a morte da cantora. Boa parte da minha adolescência passei escutando as músicas dela nas rádios no Brasil,  aguardando que a TV falasse alguma coisa sobre ela ou que o Fantástico passasse algum vídeo clipe da nova canção. Depois que tínhamos a MTV (que naquela época a programação era musical) podíamos ver Whitney Houston sempre na TV.
          Eu me lembro de tê-la visto cantando “One Moment in Time” ao vivo na entrega do Grammy e fiquei simplesmente abismado com a potente voz. Também no Live Aid Africa, lembro de ter ficado decepcionado por ela ter cantado “Didn’t We Almost Have it All” diferente da versão de Studio.
          Hoje não se fala em outra coisa por aqui. As pessoas estão muito chateadas e chocadas com a sua morte, da maneira que aconteceu, aos 48 anos de idade. Todos dizem “Whitney se foi, descanse em paz...” Mas eu digo que a Whitney que a gente conheceu nos anos 80 e 90 já tinha ido há muito tempo. Eu não me lembro de ter ouvido praticamente nada sobre ela no Brasil desde 2000. Aqui nos EUA foi um pouco diferente.
          A vida atribulada que a cantora vinha levando desde o final dos anos 90 sempre esteve presente na mídia. Fotos da Whitney drogada e decadente estamparam a capa dos tablóides por anos a fio. Problemas com a polícia, prisão em aeroporto, comportamento agressivo e outras coisas acabaram com a imagem da garota de ouro da indústria da música americana. Eu fiquei chocado com as fotos que vi na internet mostrando Whitney acabada pelas drogas. 




inacreditável... :(


Algumas fotos foram feitas por Paparazzis quando ela estava
em clínicas de recuperação :(





         Em 2009, ainda no Brasil vi a entrevista que ela deu pra Opra e ela parecia saudável e recuperada. Fiquei contente. Chegando aqui, logo após ela iniciar sua turnê mundial, só se ouvia comentários negativos de como ela perdeu a voz e a beleza e como as pessoas estavam abandonando os shows logo após o princípio. Triste... 
          Vendo alguns vídeos no Youtube, não tem como não perceber que ela realmente perdeu a voz. Em seu último álbum, no vídeo “I Look to You” dá pra ver que a voz dela mudou completamente e as “high notes” não eram mais possíveis para ela.

Compare estes dois vídeos e você verá o que eu estou falando...

 One Moment in Time  - Grammy 1989

I Look to You - 2009
A voz lembra a da tia Dionne Warwick

        Hoje ouvi Gladys knight falar que uma voz (mais o rosto e corpo) como o dela não mais aparecerão nesta geração. “Claro que não”, pensei. As pessoas são únicas. Mas entendi o que ela quis dizer. Talvez nessa geração não aparecerá uma negra tão linda, com voz espetacular que vai encantar o mundo inteiro...


           Eu acho que nós brasileiros desculpamos muito mais o comportamento dos nossos artistas do que os americanos. Por exemplo, desde que cheguei, nunca ouvi um comentário positivo sobre Madonna, Mariah Carey e Whitney Houston. As duas primeiras são taxadas de “White trash” enquanto Whitney as pessoas chamam de “louca drogada”. Até um tempo atrás eu disse para o Robert “você devia se orgulhar de estes símbolos da música são da sua nacionalidade” e ele disse “I don’t give a shit!”. Nisso vejo um pouco do falso puritanismo americano. Um escândalo envolvendo drogas ou sexo pode acabar com a carreira de décadas de um artista, esportista (como Tiger Woods) ou de um político (desde que cheguei, 3 políticos tiveram a carreira encerrada por escândalo sexual). Enquanto na vida privada, qualquer um faz o que bem quiser.Quando ele morre "Ai, estamos de luto..." Sei...

             A última aparição de Whitney Houston foi na última quinta feira quando ela foi a um bar e foi fotografada na saída, com o braço e joelhos sangrando e meio descabelada. Segundo se fala na TV, ela estaria presente na entrega do Grammy hoje à noite. Agora, tributos de improviso estão sendo adicionados à programação. Cantoras famosas prestarão homenagem a ela. Vai ser um Grammy de luto com certeza...

Na última quinta feira (será fuck you??)



22 comentários:

  1. Foi também uma homenagem da sua parte, Renato !

    Aqui entre nós: a pobre até que viveu muito - porque tinha muito dinheiro. O mesmo com muitos outros famosos (Michael Jackson, Amy Whinehouse, etc, etc.). Eles tem como "pagar" (mesmo se estiverem financeiramente quebrados) gente para limpar o vômito, a casa, pegar os filhos na escola, amparar na saída de uma bebedeira, refazer o pancake da cara, jogar um laquê no cabelo, dar suquinho na boca, etc.. Porque eles tem a estrutura de grandes gravadoras por trás. O cidadão comum que se droga muito morre cedo, depois de um par de anos.
    Descanse em paz Whitney. Essa Terra tem uma densidade muito pesada para algumas almas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Ana
      Ela se envolveu em tanto escândalo no ano passado que não deveria ser surpresa mas mesmo assim fiquei chocado e triste, gostava muito dela...da old Whitney
      Bjs

      Excluir
  2. Ola Renato tudo bem? Achei muito digno seu post,de fato uma pena alguem que contribuiu tanto para a qualidade da musica americana terminar assim.Aliás muito oportuno o seu comentario sobre a hipocrisia dos americanos com relaçao a certas coisas.Afinal o país com a maior industria pornografica do mundo nao devia atirar pedras em ninguem.De qualquer forma um grande abraço e bom domingo!

    ResponderExcluir
  3. Eu comecei a gostar de música internacional romântica com "I Will Always Love You", entre outras, lá por 1993. Whitney talvez seja a melhor cantora de todos os tempos analisando apenas o vocal.

    Realmente, perdeu sua potência vocal há alguns anos, mas gostei dos três singles do CD "I Look To You"... acho que ela mandou bem. Porém, foi uma falsa impressão que tinha se livrado dos problemas com drogas. Também assisti na Oprah!

    Eu tinha planos para fazer algumas coisinhas ontem à noite mas com essa notícia perdi o ânimo.

    Baaah mas que pena que os americanos condenam seriamente os artistas pelos defeitos. Eu tentaria ajudá-los, se eles quisessem :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um falso puritanismo sabe? Do tipo, faz mas se for pego...
      Eu também fiquei chateado
      Abs!

      Excluir
  4. Você está certíssimo sobre o desdém com que o americano trata aquele que não se comporta da maneira que ele quer.
    Acho tão hipocrita esse puritanismo quando todo mundo tem um esqueleto no armário.
    Nós somos muito mais solidários, temos mais compaixão. As pessoas aqui deixam que os erros ofusquem o talento daqueles que contribuem e contribuiram com a cultura ou o esporte.
    A imprensa marrom americana é muito mais agressiva. Sempre olho as capas dos tablóides e revistas de fofocas enquanto espero na fila do mercado e muitas vezes acho um absurdo as matérias. Afinal celebridades e artistas tem direito a privacidade e sabe-se lá se essas histórias são de fato verdadeiras.

    No caso da Whitney Houston é uma grande perda para a industria musical. Mesmo não sendo mais aquela cantora com um tom naturalmente alto (muitas das cantoras na atualidade não tem esse tom, elas gritam,na minha modesta opinião), ela ainda conseguia cantar a ponto de emocionar quem a ouvia. Eu simplesmente amo I look to you.

    Meu marido diz que tinha um "crush on her" nos anos 80 (risos). Sempre achei a voz dela doce, delicada, cheia de energia. Aquela coisa que toca o seu coração, que te emociona. As músicas dançantes eram maravilhosas. Lembro de dançar I wanna dance with somebody com minhas irmãs.

    Como diz meu sobrinho psicologo, falta estrutura para pessoas que são exposta a fama e dinheiro, nem todo mundo sabe lidar com as coisas e pessoas que isso atrai.

    Beijos e boa semana.
    Pipa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Pipa, deve ser uma coisa de virar a cabeça mesmo. Imagine você ser adorado no mundo inteiro, ir a um aeroporto e ter milhares de pessoas te esperando. Ter um rio de dinheiro e ver sua foto em revistas e na TV? Muita gente deve é enlouquecer...
      Bjs amiga!

      Excluir
  5. Oi Renato! Visitando uns blogs por ai, acabei parando aqui :-). Também fiquei triste e chateada com a morte da Whitney, como ela foi talentosa!!Fiquei triste também por alguns comentários que li hoje no face sobre a morte dela, alguns dizendo que ela iria para o inferno porque cresceu na igreja e "abandonou" Deus, outros fazendo piada que ela ia encontrar com Wando em breve... aff, é muita falta de respeito!! Enfim, que ela possa descansar em paz. Um abraço
    ps: vou passar sempre por aqui :-).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda Sandra!
      É, isso é uma coisa que não vejo muito por aqui. Depois de alguns dias as pessoas fazendo piada. Sabe que eu me ofendia quando as pessoas faziam piada sobre a morte do Airton Senna depois de 2 dias que ele morreu.
      Abração!

      Excluir
  6. Então Renato, passei o domingo perplexa com a notícia da Whitney, me perguntando como alguém com uma voz linda, com tanto sucesso, magra,rsrsrs, linda, se acabar assim aos 48 anos!! Aqui ao contrário desse seu amigo, a morte dela foi muito sentida e ela é tratada como Diva, uma Artista que nos anos oitenta nunca apelou pelas formas perfeitas, sempre foi Elegante e Inspirou no seu modo de vestir a moda, sempre lindamente vestida!! era uma Diva mesmo no seu estilo de se apresentar ao Público. Fico muito triste quando vejo alguém assim vencida pelas intempéries da vida, a última notícia q soube dela é que ela tinha áquela Síndrome de Diógenes, vivia catando lixo nas ruas, e por fim drogada e tal. Muito triste mesmo ver alguém chegar nesse fim do poço e não encontrar a mola!! Mas assim é a vida...Lamentável.

    ResponderExcluir
  7. Renato, revendo o vídeo I Look to you, achei lindo e nem tinha visto esse vídeo antes, me parece mais recente, talvez década de 90 ou mais. Encontrei relacionado no you tube uma música dela com Michael Jackson,mas está bloqueada, será que aí também não dá pra assistir? Aprecio tanto a música americana q quando um artista bom se vai, fico preplexa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilma
      I look to you é de 2009, foi o vídeo da canção carro chefe do último CD. É o mais recente.
      Como eu ouvi ela mesma dizer na TV "Eu ainda consigo cantar" sim...e a voz é bonita também. Não tinha mais a potência e glamour mas ela ainda podia ter feito muita coisa.
      Estão dizendo na TV que não foi encontrado nenhuma droga no quarto dela. Só remédios para ansiedade e outros tipos de remédio...
      Bjs e boa semana

      Excluir
  8. Oi Renato! Concordo plenamente com tudo o que vc disse nesse post. O que aconteceu foi o popular 'ascensão e queda de uma estrela'. E sabe o que é pior? Saber que revistas sensacionalistas se aproveitam das misérias humanas prá encher o cofre de dinheiro . Isso é lamentável... Estender a mão é tão mais nobre e tão mais digno ... Infelizmente, a indústria da fofoca não pensa assim, parece que ficam torcendo prá que aconteça essas coisas prá se beneficiar. Uó! E mais uó ainda é as pessoas gastarem dinheiro prá comprar esse tipo de lixo . Uó duplo!!!! Até mais. ABS.

    ResponderExcluir
  9. Lembro que vi uma entrevista dela com a Oprah há pouco tempo e ela dizia que estava 'limpa'. Também falou que o seu vício começou na época de O Guarda Costas, quando a pressão aumentou. É preciso de um psicológico muito bom para enfrentar esse meio.

    É realmente uma pena que mais uma se vá dessa maneira. Poderia ter tido a chance de um verdadeiro comeback em alguns anos - ao menos para os fans.

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Renato....fiquei muito triste ao saber de Whitney Houston......estamos vivendo uma época cínica, em que as pessoas se esquecem daqueles que foram e fizeram coisas especiais....como uma artista como aquela pode ser humilhada e mal tratada pela mídia dessa forma??? Todo mundo esqueceu das músicas, dos momentos que ela proporcionou pra todo mundo??? Se ela depois entrou em decadência, resta a quem a respeita - nem que seja pelo fato de ser humana - tentar lembra que ela não era só uma preta drogada....ela era uma grande artista....com uma voz linda....um repertório romântico que faria qualquer sujeito por mais realista que fosse cair em sonhos.....
    Acho que quando diminuímos e desrespeitamnos nossos artistas - que afinal são o que de melhor podemos produzir - estamos na verdade mostrando nossa natureza mesquinha e invejosa...parece que só queremos ver mesmo é artistas bêbados e drogados, brigando e xingando....como disse antes...estamos num momento muito trist e do mundo.....
    Whitney Houston me proporcionou um dos momentos mais bonitos da minha vida com minha mãe...já lhe falei dela não é? com Alzheimer em estado avançado....já não fala, mal se move...mas foi uma mulher que amava a música.....mesmo sabendo que vou te cansar e te atrapalhar vou dividir com você essa minha lembrança...
    Eu morava em Curitiba e minha mãe em São José dos Campos - interior de São Paulo. Ela sempre vinha me visitar...nas férias do trabalho....e numa ocasião, ela tinha acabado de chegar e me disse que queria muito ver o filme novo do Kevin Costner -de quem ela era fã- e eu....como era jovem e bobo disse que aquele filme devia ser um saco e blablabla....mas claro que fui....chegando lá....fomos num lindo cinema que havia em Curitiba e que nem existe mais.. .daqueles com teto decorado, poltronas e bomboniére.....e pra minha surpresa eu gostei do filme...mas o melhor de tudo...foi no final....quando começou a tocar a música tema ( o filme era: O GUARDA -COSTAS - com a Whitney Houston, claro) minha mãe foi cantando junto.....a letra certinha...a voz afinadinha....fiquei meio surpreso....só olhando ela se deleitando com aquela música e com aquela história tão boba e melosa - mas quem não gosta????
    Sendo assim, a Whitney Houston....sem saber....vivendo em outra dimensão...me proporciopnou uma das minha melhores memórias....com minha mãe ainda saudável.......como não respeitar e amar uma artista que de tão luminosa leva emoção à lugares e distâncias que ela nunca nem soube existir? Como olhar para aquela pessoa e ser tão sem respeito ao ponto de enxergar somente uma pessao bêbada e perdida ao invés de uma artista conflituosa ???
    Serei sempre grato à ela por esse momento mágico....ela n � �o cantava o tipo de música que costumo ouvir ....o filme que fui ver estava longe de ser daqueles que recomendo para alguém....mas foi ela que me nutriu com esse momento...e por isso a respeito e enxergo nela uma artista incrível....como poucos são....o que veio depois....são as sujeiras desse mundo escuro....
    Desculpe o desabafo, mas como lhe disse antes, considero você já um amigo.....]
    Estou sempre aqui.....lendo o que você escreve.......um super abraço do teu amigo distante....e vou te mandar aquele momento tão especial pra mim....é bobo, sei que você ja deve ter visto zilhões de vezes....mas ainda me emociona.....e me faz ainda respeitar um pouco os seres humaos...ao menos alguns deles...e desculpe meu palavreado apaixonado,. mas a morte dela me tocou mesmo.....


    http://www.youtube.com/watch?v=3JWTaaS7LdU&ob=av2n

    ResponderExcluir
  11. Jefferson
    Concordo com tudo o que você falou. Eu sempre olhei pra ela com muita adimiração. Mesmo depois que ela perdeu a voz, teve problemas com drogas, etc. Pra mim ela ainda tinha muita coisa boa. Nunca ouvi falar de escandalos sexuais com ela. Ela só teve um marido e ninguém via ela desfilando com namorados. Agora a Madonna (que eu gosto mais ou menos agora hehehe) já teve zilhões de homens, escândalos, 9 abortos e taí, sendo idolatrada pelos americanos mesmo depois de dublar o Super Bowl...pode?
    Abração pra vc

    ResponderExcluir
  12. Oi Renato ,

    Eu gostaria de saber como Madonna é vista aí , pq participo de foruns relacionados a ela e gostaria de saber se os americanos gostam dela e se toca ou passa algum especial dela na tv , e teve o superbowl com ela , gostaria de saber .
    abraços Lucas

    ResponderExcluir
  13. Lucas
    As pessoas mais novas, de cabeça mais aberta gostam. As de mais idade ou mais conservadoras não gostam por toda a confusão que a Madonna causou com aqueles escândalos sexuais da década de 90.
    A apresentação da Madonna no Super Bowl foi o envento mais assistido da história da TV no mundo INTEIRO. 111 milhões de espectadores somente nos EUA!!
    Veja aqui como foi:
    http://www.youtube.com/watch?v=VGbdRVgOzws&feature=related
    abração!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado !!!

    Eu vi essa apresentação, ela lançou até single novo, ruim por sinal .

    Lucas.

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...