sexta-feira, 23 de março de 2012

Sonho de Consumo: Camas separadas (?)


            A Louise tem um filho, que mora em Las Vegas. O James veio visitar a mãe alguns meses atrás e trouxe na mala a coleção completa de “I Love Lucy”. 
         Segundo eles, a comédia era histérica, engraçadíssima, coisa que eu não poderia perder. Começamos assistir aos episódeos e de cara eu notei algo interessante. O Casal Lucy e Rick dormiam em camas separadas, aqui chamadas de twin beds (camas gêmeas) e no Brasil camas de solteiro. Imediatamente perguntei o por quê e a Louise explicou que antigamente casais eram mostrados dormindo em camas separadas.



            Fui então, à busca de informações sobre o fato e encontrei muitos textos, alguns contraditórios, a respeito do assunto. Em um dos textos, o mais completo, o autor escreveu que na década de 20, após a primeira Guerra Mundial, Hollywood, com o intuito de atrair audiências, começou a apelar nas cenas em filmes o que gerou um protesto por parte da população “puritana”. Foi então no começo da década de 30 que a MPPDA (Motion Picture Producers and Distributors of America) criou um código de moral para produtores de filmes em Hollywood e uma das restrições era de que casais deviam ser mostrados dormindo em camas separadas. Camas de casal eram consideradas apelativas e ofensivas para época. Esse código teve um profundo impacto na história do cinema dos EUA. No entanto vem a pergunta: Os casais dormiam em camas separadas?




            Assistindo a outra série, Downton Abbey, que se passa na Inglaterra, na época da primeira Guerra Mundial, em uma das cenas, o marido Lord Grantham sorrateiramente vai dormir com a esposa, que dorme não somente em sua própria cama, mas em seu próprio quarto. A filha, Lady Mary, que pega o casal dormindo juntos pela manhã, repreende os pais dizendo que a sociedade ficaria escandalizada se soubesse que o casal dormia na mesma cama e no mesmo quarto. Na realidade, na época de reis e rainhas, casais reais dormiam em quartos separados. “Visitas” aconteciam, evidentemente. Então a resposta à pergunta seria “sim”. A maioria dos casais dormiam em camas separadas. A moral e os bons costumes da época ditavam que assim se devia fazer.

Downton Abbey conta a história de uma família
de aristocratas e seus empregados

            Nesta minha busca por informações, encontrei muita coisa interessante. Desde a colonização da Nova Inglaterra (que inclui os estados de Maine, New Hampshire, Vermont, Massachussets, Rhode Island e Connecticut) pelos Pilgrims e Puritanos até a primeira série de TV americana em que um casal aparece dormindo em uma cama de casal, a saber, The Munsters, de 1960.

The Munsters
Monstro pode dormir em cama de casal :P

            Devido ao fato de os primeiros colonizadores americanos fazerem parte de grupos de pessoas que romperam com a English Church (que por sua vez havia rompido com a Igreja Católica) e que vieram para a America em busca de liberdade de religião, o início da sociedade americana teve como base esses puritanos que seguiam um estrito código de moral. Por isso se fala da sociedade americana como sendo “puritana”. Hoje, diz-se falso “puritanismo” pois é aqui que a maioria dos filmes violentos e imorais são produzidos. Mas enquanto há os que se jogam no “sex, drugs and rock&roll”, há também os que consideram offensivo e prejudicial filmes como “Duro de Matar” (que eu acho que devia se chamar “Duro de Assistir”).

Puritanos e a colonização



            Eu ouvi da “boca miúda” no Facebook que as cenas de sexo nas novelas brasileiras estão fora de controle. A única coisa que me vem à mente é que se algum programa decide apelar para este tipo estratégia para atrair audiência, é porque por si só o programa é ruim e não atrairia audiência de outra forma OU porque é o que o povo quer ver mesmo. E olha, isso é TRISTE!
            Para terminar quero dizer que não consegui assistir os 19 DVDs de  “I Love Lucy”, nem terminei o primeiro. Comédia pastel não é a minha predileta. É interessante ver a Louise e o Robert rindo de coisa que eu não vejo a mínima graça (americanos tem um humor peculiar), mas tudo tem um limite. Comédia para me fazer rir, tem que ter inteligência e ser sutil. Um ótimo exemplo é o “The Big Bang Theory” (que é sucesso aqui nos EUA). E olha, se puder, assista Downton Abbey!

Lucille Ball com seus Cocker Spaniels
            Nesta busca de informações, encontrei vários sites e defensores de casais dormindo não somente em camas separadas mas em quartos separados. Alguns até afirmam que isso pode salvar o casamento. Você concorda?

43 comentários:

  1. Muito bom o texto, é bem interessante porque nos mostra uma visão divergente do norte americano, já que pelo menos em certas regiões aqui do Brasil têm-se a visão de que os EUA são meros escravos da futilidade etc...
    Muito bom Renato e obrigodo por compartilhar conosco suas experiências, espero que um dia possa estar fazendo o mesmo que você, esse é o meu objetivo... até mais...

    ResponderExcluir
  2. Olá Renato tudo bem? Olha, esse post me trouxe gratas recordações, lembro de mtos filmes onde essas cenas eram mostradas e eu q na época era mto novinha e ñ entedia pq meus pais dormiam em cama de casal vivia fazendo perguntas mas nunca obtive resposta, LOL. Lembro de um filme da Doris Day q mostrava uma cena "de cama" e pq no local só tinha uma cama de casal ela e o Rock Hudson improvisaram uma cortininha, separando os lados mas, isso eu entendi apesar de q na época eu ñ sabia nem o q era puritanismo mas como eles ñ eram casados, ñ poderiam dormir juntos. Doces anos... Renato, eu pouco vejo TV (além das news)mas sei q as novelas estão já há algum tempo mto apelativas. Vc disse bem, por falta de conteúdo eles mostram sexo. E a Globo é campeã. Os tais BBBs tb são nojentos e passo reto. Respondendo à sua pergunta, acho sinceramente q as camas Kings de hoje são uma boa opção p/ os casais q ñ curtem dormir grudados. Agora, p/ casais idosos recomendo camas separadas por N razões mas ñ vou detalhar, rsrsrs. Bjsss amigo e obrigada pelo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero saber as N razões ehehe
      Uma será pipi na cama??
      kkk
      bjss!

      Excluir
    2. Renato, contei pra Vana algumas razões, vai lá checar, rsrsrs
      Mas, pipi na cama por certo q ñ é pq se uma pessoa já está c/incontinência pode usar diapers e se o casal se ama isso ñ precisa ser problema mas camas separadas mantém a privacidade certo?

      Excluir
    3. Interessantissimo!
      Acho sim que dormir em quartos separados salvaria casamentos depois de ler um conceito que o quarto de um casal é um local de ara se discutir decisões...

      Sou louca pra assistir a série inteira! Adoro!

      Marcella.

      Excluir
  3. Interessante essa moral de antigamente.
    Em relação a pergunta do final do texto, acho que depende do casal, no meu caso, meu marido é praticamente uma figura invisível aqui em casa (sei que ele existe, mas nunca vejo), então nos dias que ele está aqui, acho fundamental dormirmos juntos. Acho que é um momento do casal "bond", sabe. Rir, contar do dia, fazer carinho também, enfim, ser um casal. Mas essa é a minha realidade.
    Eu gosto de seriado de comédia, mas I love Lucy é muito bestão, não tenho paciência!

    ResponderExcluir
  4. Olá Renato

    Concordo com a Lorna,hoje em dia cada um passa o dia de um lado e acho importante ter uns momentos juntos mas confesso que acho bem atraente a idéia de ter um quarto só para mim.
    Alessandra Haak

    ResponderExcluir
  5. Oi Rê, acho que há momentos que todos precisam de um pouco de privacidade...há dias que um quarto extra pode salvar um relacionamento sim. Mas há outros dias que tudo que a gente precisa é do aconchego do parceiro...Engraçado como a sociedade como um todo sempre se preocupou com a vida alheia...essa coisa de dormir em camas separadas no passado, e de todo mundo vigiar!!! Que coisa, né? Tem uma música do Caetano que ele fala assim: " todo mundo quer saber com quem você se deita, nada pode prosperar!!!"
    A tv aberta no Brasil está mesmo muito decadente...sinto falta do romantismo nas novelas, do bom exemplo...A prosmicuidade é aplaudida e incentivada. E o povo copia sem parar!!!Uma pena. Beijão pra você! Simone

    ResponderExcluir
  6. Oi Renato!! Acho que seria uma otima se eu tivesse um quarto separado do meu marido, nao pelo puritano, nada disso hehehe, mas tem certas coisas que acontecem enquanto dormimos, que nao deveriam ser compartilhados rsrsrs Aja amor!! Outra coisa, nao sei quanto aos outros casais, mas, morando em Salvador (terra queeente) um aconchego na hora de dormir, nao me atrai em nada, quero mais eh me esparramar na cama, de calor humano, jah basta o meu!!
    Tambem aprecio muito um humor inteligente, nao sou de rir sozinha em frente a TV, mas um nos programas que me fazem rir como doida eh o The Big Bang Theory, sou fanzassa, o Sheldon esta cada vez melhor!! Two and a Half Man jah foi melhor, mas ainda dou boas risadas com a Berta!!

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que eh valido dormir em camas separadas se o casal acha que assim sera melhor pra eles. Mas aviso logo que comigo nao daria certo... passamos tanto tempo separados que dormir junto do meu marido eh um momento de cumplicidade mesmo, como a Lorna disse. Mas acho super importante ter uma camona bem grandona!! :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Renato! Q pesquisa interessante essa q vc fez! Acho que I love Lucy mostra o utópico "American way of life" acho lindo, mas não sou fã! :)
    Minha resposta a sua pergunta do final do post é:
    acho que depende do casal. Tem marido que ronca muito, que dorme assistindo TV, tem insônia e isso pode atrapalhar o sono da esposa, sei lá
    O meu ronca, mas mesmo assim prefiro dormir com ele. :)

    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Eu, tem dias que gostaria de um quarto so pra mim,rsrsrs. Mas confesso que dormir sozinha não faz minha cabeça, é muito vazio,rsrsrs.
    Bjs e apareça mais frequentemente.;)

    ResponderExcluir
  10. Judy Kennedy, fiquei curiosa pelas razões que recomenda casais idosos dormirem em camas separadas...
    Eu não gostava da idéia de dormir na mesma cama mas como meu marido dorme como uma pedra, tanto faz, posso me mexer e levantar á vontade que ele não se incomoda(não exagero tb, mas tenho meus dias difíceis em que levanto de hora em hora,ansiedade,aff)se fosse dormir separado além de ter que lavar mais roupas de cama, sentiria mais frio e meu casamento ainda iria por agua abaixo por falta de contato que acaba estimulando etc...então, no way pra mim,rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vana, vou matar sua curiosidade e do Renato tb. Como já entrei na 3ªidade, posso falar. Tem coisas q incomodam mais nessa idade. Cheiros, roncos, suor, dores na coluna e por aí vai. O aconchego acaba c/ o romantismo. Pode até ser q alguns casais mais velhos ñ se incomodem c/ esses detalhes mas conversando c/ amigos posso concluir q embora alguns casais continuem dormindo na mesma cama, eles gostariam mesmo de ter mais privacidade... conchinha é bom qdo se é jovem! Dormir separado ñ é o fim do amor, pelo contrário, preserva o sentimento!

      Excluir
    2. Super concordo c/ a última frase, mas em qualquer idade!!!

      Excluir
    3. Judy, ao ler seu post lembrei de minha Vó Melane falando algo parecido, realmente faz sentido! Com certeza futuramente talvez eu reveja meus conceitos,rs
      Abrejos!

      Excluir
  11. Aqui na Holanda é comuníssimo dois colchoes (de mola) de solteiro colocados numa caixa que forma a cama de casal. A minha cama de casal é assim, acho que de todo mundo. Claro que é muito melhor casais dormirem em camas de casal. Mas se eu fosse rycah eu teria um quarto só para mim, uma espécie de escritório/atelier/espaço de meditação. Isso além do quarto de dormir e de um walk in closet par minhas bolsas, roupitchas e sapatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui agora tem uns colchões individuais que levantam, ficam mais duros, mais macios e independentes um de cada lado. Mas parece a mesma coisa...

      Excluir
  12. Pelo jeito a mulherada é contra a cama separada não? E os homens o que dizem? Pessoal, obrigado por comentar!!
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então eu fujo da regra rss, pois adoraria dormir em cama separada!
      Odeio dormir de conchinha, detesto que toque em mim enquanto durmo, tenho o sono super leve e qualquer encostadinha, pronto, já era meu sono...
      Acho q não é falta de romantismo, será???

      Excluir
    2. Aí é ruim hein!
      Eu acho que quartos separados preserva um pouco do mistério e romantismo. Pode dormir junto de vez em quando também né?
      hehe

      Excluir
  13. Acho q nem um homem ainda respondeu, fiquei curiosa. Eu nunquinha tinha prestado atenção de casais dormirem no mesmo quarto em camas separadas,acho estranho imaginar, porém sempre ouvi que os ingleses dormiam em quartos separados o que eu simpatizo, embora meio complicado na prática, MAS um banheiro para cada um do casal, salva casamento!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui é muito comum ter duas pias...EU acho o fim da picada a esposa fazer popo na frente do marido de porta aberta. Mulherada, pudera né???
      kkk

      Excluir
    2. ARGH!!!

      mas 2 banheiros é mto melhor q 2 quartos!

      Excluir
  14. Ei, Renato!
    Eu estava em viagem e só agora li o post. Muito bem escrito, por sinal, vc tem o dom de observar o cotidiano de modo literário.
    Bom, não sei se posso falar por todos os homens, mas posso falar da minha experiência. Eu tenho o sono super pesado! E acho que, de um modo geral, homens têm sono mais pesado que as mulheres. Então, confesso: depois que eu durmo, não dou noticia de nada! Não faz muita diferença juntos/separados. Como a minha mulher faz questão de juntos, então dormimos juntos. Durante um tempo ela insistiu inclusive em um lençol e um edredon para os dois; mas como eu roubava tudo, nesse ponto ela acabou desistindo. Rsrs.
    Abs,
    Robson K

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson
      Você é engraçado. Fico imaginando uma cama de casal com dois edredons - mas são de solteiro não? As mulheres fazem questão de dormir juntos mesmo não é? Parece que aqui é o conceito geral com poucas exceções...
      Abs!!

      Excluir
    2. Hehehe. Obrigado pelo engraçado! Mas vc imaginou errado: continuamos usando um edredon e um lençol, de casal, mas como ela sabe que eu vou roubar tudo, me cobre com o edredon e fica com o lençol. Quando está frio, aí sim, ela usa uma colcha da época dela de solteira! Não sei o porquê dessa preferencia, mas parece que ela existe, sim! Masnão que eu me importe...
      Abs,
      Robson K

      Excluir
  15. Prefiro dormir junto. Quanto as novelas, podem até ser apelativas mas as séries americanas tam bém são e ninguém fala nada. E por falar em humor, Renato não sei se você já sabe mas o grande Chico Anysio morreu. O Brasil perde um dos seus maiores gênios do humor, criador de mais de 200 personagens, cada um com suas próprias caracteristicas. Descanse em paz,Chico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chico
      Os shows americanos tem isso mesmo que você falou, mas os picantes só em emissoras como a Show Time. Antes das 10 da noite só show comportado ehehe
      Abs!

      Excluir
  16. Oi! Adoro seu blog! Sou uma grande fa da Cultura Americana e adoro seus posts tao bons e diferentes de outros blogs! Continue assim!

    Sobre este post, acho q dormir em camas separadas eh otimo, pois eu tenho quase certeza que isto reduziria algumas briguinhas. Se meu futuro marido topasse, eu teria as tais "Twin Beds" no quarto.
    Uma coisa que me incomoda para dormir eh ronco de alguem, eu nao consigo pegar no sono, ou demoro a dormir. Meu pai, sempre foi roncador, nao sei como minha mae aguenta.
    Por isso, marido q ronca, nem "Twin Beds", seria quarto separado msm, se desse, ou tratamento do ronco no medico o mais rapido possivel, rsrsr....

    Alguem comentou sobre uma dica de post para vc, eu achei interessante e tbm tenho curiosidade. As Food Trucks...Aqui no Brasil passam dois programas mto bons na fox life (fico soh babando): The Great Food Truck Race, e Eat Street...
    Pro meu azar, fui p/ NY ano passado, e nao encontrei esses caminhoezinhos.... da rua soh comi aquele cachorro quente e um pretzel q nao achei nada de mais, alias, acho q eh padronizado, pois todo carrinho tem o mesmo cartaz com as fotos das comidas, entao, comi os 2 uma vez soh...o pretzel eh muito duro e artificial rsrsrsrs..
    Se puder escrever sobre isso, Obrigada!
    Ass: Be!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado
      Sabe, acho que a maioria dos blogs conta o dia a dia da pessoa. Tem gente que adora ler, eu gosto de vez enquando ou se a pessoa é realmente engraçada como a Karine do Ká entre Nós.
      Acho que então já tenho que pensar nesse post do caminhão que tem na minha faculdade!
      Abração

      Excluir
    2. Oi, Obrigada por responder!
      Entao, sobre o seu blog, gosto da sensibilidade como escreve as coisas... muitas vezes as pessoas associam viajar com "coisa chique", "comprar comprar comprar", essas coisas. E vc tem suas opinioes sobre uma viagem ao exterior parecidas com as minhas.

      Gosto de varios blogs sobre brasileiros no exterior, gosto do assunto, eu acho enriquecedor....

      bjos! Legal q vai escrever sobre os Food Trucks!!
      Ass. Be!

      Excluir
  17. Olá, Renato! Ah, vou a favor do romantismo e votar por dormir juntos, mesmo... Camas separadas, na minha opinião, soa tão "encontro sexual com data marcada"... Gostei do post, obrigada, mais uma vez! Mil beijinhos, tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  18. Bem,acho que naquela época,o puritanismo era mundial.Falando com o meu avo quando era garoto,ele dizia que para beijar a namorada era um parto.A sociedade ja foi conservadora demais e isso acho que variava muito de pais para pais.

    Aqui dois poréns:
    -os conservadores de hoje nos EUA ou aqui na Italia ao veram uma mulata sambando,alguem dançando um hip-hop pegado nao se fazem de santos.O ex governador da California,o Arnold exterminador possui um video seu no Brasil,olhem no youtube,que o tal conservadorismo dança ao ver uma mulata.Na boa,homem é homem em qualquer lugar.
    -concordo com o Renato sobre as novelas,apesar de aqui na TV italiana a baixaria pegar facil com striper tirando a roupa enquanto os caras ligam para a TV e deixam a ligaçao cair enquanto se masturbam(sim,bizarro).Acho que o tal equilibrio seria a dica,mas hoje todo mundo parece desequilibrado e a baixaria esta mundial.

    Pior é que aqui entra o extereotio de brasileiro e mulher brasileira e quem da corda para isso?

    ResponderExcluir
  19. Ola Renato! Olha nao sei se dormir em camas separadas salva casamento, mas que da um sono mais saudavel isso da! Pelo menos no meu caso...amo meu maridinho mas ele adora ir para a cama super tarde e eu durmo com as galinhas! Ele nao para, resultado eu nao durmo direito. Ja ate cheguei a sugerir em dormimos em quartos separados, mas ouvi um sonoro "nope". :). Ainda estou a procura de uma solucao...LOL. Abracos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Re
      Acho que eu dormiria em camas separadas sem problemas
      Abs

      Excluir
  20. Detesto essas pessoas que falam que se o casal dorme separado e por que tem problemas.Que analise mais idiota e superficial.Se,por motivos de bem estar ou que seja,o casal prefere dormir em camas,quartos ou ate mesmo em residencias separadas,quem somos nos para dar palpite moralista.Cada um cuida da sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheço vários casais que dormem em quartos separados e são muito felizes...
      Abs

      Excluir
  21. Já se passaram alguns anos deste post, mas eu quero poder comentar agora que o vi.
    Pq os brasileiros q moram nos EUA nunca usam a palavra protestante ou evangélicos como se diz por aqui.
    A realidade é que por ser 90% da população norte americana evangélica, prega-se q o sexo só deve ser feito para gerar filhos,então não podiam mostrar casais dormindo na mesma cama, juntinhos.
    Da mesma forma que hoje, os homens vão a praia ou piscinas usando as horrorosas bermudas que usavam meus bisavós, pois as religiões protestantes ou evangélicas, pregam que o corpo pertence a Deus e não deve ser mostrado ou sensualizado. É simplesmente isso e nada mais: RELIGIÃO. Será q os brasileiros que moram por lá (ou por aí) não querem passar a imagem q moram num país de moral mais caótica que o nosso?!

    ResponderExcluir
  22. Oi. Renato. Sempre foi meu sonho ter a coleção da I love Lucy. Já que VC não viu graça será que pode doar pra mim? Meu email é jmonalisa@bol.com.br.

    ResponderExcluir
  23. Oi. Renato. Sempre foi meu sonho ter a coleção da I love Lucy. Já que VC não viu graça será que pode doar pra mim? Meu email é jmonalisa@bol.com.br.

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...