sexta-feira, 9 de março de 2012

Porque os Americanos Comem com as Mãos?

Família americana nos anos 60
            Essa pergunta sempre cai por aqui no blog e como eu não tinha experiência suficiente, sempre protelei a escrita de um post com esse assunto. Hoje, após quase 3 anos da minha chegada, além do fato de ter frequentado casas de muitos americanos, posso comentar a minha impressão sobre isso. É verdade que os americanos comem tudo com as mãos? Em primeiro lugar, precisa-se reformular a pergunta. Todos nós usamos as mãos para comer, diferente dos cachorros. A pergunta deveria ser: É verdade que os Americanos não usam talheres para comer? E a resposta?
            A resposta seria “depende”. Depende do que se come. No Brasil também comemos algumas coisas com as mãos. Na minha casa, só éramos permitidos comer coxas e outras partes do frango com as mãos. Todo o resto, tínhamos que usar os talheres, inclusive pizza e batatas fritas. Em alguns estados do Brasil pessoas comem só com a colher (que eu já vi) e em outros as pessoas usam bastante as mãos. O que é o certo? O que é o errado? Segundo a teoria do “relativismo cultural” nada é errado, é somente cultural (para algumas coisas acho que não é bem assim).




            Eu já passei dessa fase de julgar as pessoas pelo modo como estão vestidas, aparência e o modo como comem. Como se comportam ainda não cheguei lá, é verdade. Quando se visita várias culturas abre-se mais a cabeça. No entanto, algumas coisas são uma questão de higiene e pode-se dizer que comer sem lavar as mãos pode até ser perigoso. Por exemplo, eu percebo que batatas fritas, frango (é claro), sanduíches e pizzas são comidos com as mãos mesmo. Eu também como, mas uso o guardanapo. Pizza eu uso os talheres porque como já confessei meu TOC não suporto sujar as mãos com óleo. 
        Quando eu vou ao McDonald’s abro a caixa do sanduíche e coloco um guardanapo por cima. Fecho a caixa e viro-a de ponta cabeças. Abro a caixa e o guardanapo já está por baixo do sanduíche. Os Americanos? Tiram o sanduíche com as mãos mesmo. Eca?? Claro que não, porque apesar de fazer isso, eu como as batatas fritas com as mãos... (eu limpava os dedos a cada batata, mas agora já melhorei, limpo os dedos a cada 3 ou 4)

Em algumas culturas, as pessoas comem sem os
talheres mesmo. Desde que lave as mãos...
Um prato ia bem não?

            Os Ingleses encomendaram uma pesquisa para saber porque a venda de facas na Inglaterra tinha caído. A pesquisa entitulada “chupa dedo” (finger-licking) mostrou que 1/3 dos britânicos acham agora que não há mal nenhum em comer só com o garfo ou mesmo com as mãos. Um quinto inclusive considera aceitável lamber prato após uma ótima refeição. Eu não atirarei a primeira pedra, mas não faria em público jamais. Isso está na minha lista de coisas que me sinto culpado quando faço em secreto, trancado num quarto e de luz apagada.

            Para alguns pratos, os americanos não usam talheres mesmo. Por exemplo, um jantar feito de sanduíches, hamburguers ou cachorro-quentes, batatinhas e outros petiscos, quem os comeria de garfo e facas? A grande diferença eu vejo na Pizza que todos comem com as mãos (menos eu). Nós brasileiros usamos os talheres e se houver batatas fritas no prato, usamos o talher pra elas também. Aqui já é diferente. Se o americanos estiverem comendo macarrão ou arroz ele(a) usará talheres, mas a batata ele(a) provavelmente comerá com as mãos. 


Muitos restaurantes servem pratos que
os americanos comem com as mãos




         Na maioria das vezes, principalmente em restaurantes, não lanchonetes, observa-se a grande maioria das pessoas comendo com talheres. Aqui na casa, comemos de talheres todos os dias (exceto dia de sanduíches ou pizza). No Red Lobster, um restaurante com pratos de frutos do mar, observa-se as pessoas comendo mais com as mãos porque o tipo de comida permite. Camarões empanados, espetinhos, e coisas do tipo. Você jamais (será que posso dizer jamais?) verá americanos comendo arroz, massas e outras comidas que é preciso comer com talheres, usando as mãos. Mas enquanto no Brasil, em algumas lancheterias, vê-se gente comendo hamburguers de garfo e faca, aqui isso já é bem difícil. Errado? Que nada! Abra a cabeça, é só diferente. Agora vou contar um segredo sujo (literalmente) e você não conta pra ninguém. Sshhhhhhhhiiiiii. Lavar as mãos antes de comer que é bom....

Tudo bem, comer com as mãos...mas chupar o dedo??
"This to my eyes quite a radical solution makes complete sense once you use it.
 You still eat the meat with your hands as the shape encourages you to, 
yet makes you worry less about your hand sanitary, or the grease on your hands
 that might prevent you from eating other dishes requiring chopsticks."

49 comentários:

  1. Hahaha, que ótimo post, Renato! Já vi uma pessoa defender o seguinte ponto de vista: a SUA mão vc sabe aonde esteve e sabe se foi lavada; já o garfo pode não ter sido lavado, e além do mais ESTEVE na boca de varias outras pessoas...
    Abs,
    Robson K

    ResponderExcluir
  2. Robson, porque você me falou isso?????
    Agora toda vez que eu for ao restaurante vou ficar pensando nisso...kkkkkkkkkkkk
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Nossa Renato que post legal! Muito bom conhecer os modos - e as manias - dos americanos . Sobre isso que o Robson disse , vou ficar com a pulga atrás da orelha viu ? Que coisa !:) BJ Lana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma ótima ideia levar talheres descartáveis para o restaurante !!!!kkkkkkkkkkkk
      ótimo post esse seu renato parabéns,

      Excluir
  4. Ótimo post Renato... Só uma coisa ainda ficou piscando em neon com letras garrafais dentro de minha cabeça. Embora seja comum comer algumas coisas com as mãos, à pergunta que vem é “Ok! Mas eles sempre lavam as mãos, né?”

    Ex: Eu quando vou a um Drive Thru (Mc Donalds, Burger King, etc. ) após pegar o meu lanche vou até o interior da loja para lavar minhas mãos ou uso um frasco com álcool em gel que sempre tenho dentro da bolsa.

    Porém o que faz desse hábito mais contraditório ainda para os americanos, é o fato que eles simplesmente têm pavor a vírus, WTF! (Como quando alguém espirra perto deles, diz os bons blogs que faltam pouco sair correndo).

    Mesmo assim acho esse uma mania comum, quando feita com a higiene necessária... Além de entrar na lista de contradições dos americanos, junto com a de gastar milhares de dólares por mês com a aparência, mas não estar nem ai para sair de pijamas ou roupas manchadas na rua...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, tem muitas contradições sim. Mas não é como o povo pensa que eles comem tudo com as mãos. Hoje no restaurante com a família, nem falei nada mas eles comeram tudo com talheres e as batatas fritas com as mãos, então eu estava certo né?!
      Abs

      Excluir
  5. olá Renato.
    Confesso que tb limpo as mãos a cada 3 ou 4 batatas fritas que eu como.
    Não consigo comer pizza com a mão. Minha irmã casada com um paulista, faz isso. Eu, cearense não consigo. Só com garfo e faca.
    Concordo com vc, os talheres devem ser usados de acordo com o tipo de comida, o restaurante e até a cultura.
    Parabéns pelo excelente texto e pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. OI Renato, faz tempo que não faço um comentário!!
    Adorei o comentário do Robson e é bem por aí mesmo.. Ontem mesmo fui a um restaurante conceituado aqui na minha cidade e o garfo estava com aspecto duvidoso um pouco melado e não pensei duas vezes em pedir para trocar, pois comer com a mão não era o caso!rsrs
    Renato a comida aí no geral eles capricham na pimenta, né! E as semi-prontas que vendem no supermercado também são assim?
    Outra coisa, aqui no Brasil vemos em alguns programas que há muitos trailers que vendem diferentes tipos de comida/ sobremesa, como um restaurante móvel aí nos EUA e esse negócio está crescendo, tem aí na Flórida? Caso positivo rola escrever um post sobre isso?
    Abç,
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Ana
      Até na minha faculdade tem esse trailler e tem de tudo, até pratos grandes, vou fazer um post futuramente sobre isso
      Abs

      Excluir
  7. hahaha, você lambe o prato?! Eu imaginei a cena no quarto escuro.
    Uma coisa que noto aqui é que os americanos não sabem usar faca, simples assim. Eles tentam cortar tudo com o próprio garfo e as vezes é uma briga danada. Em boa parte dos restaurantes, a carne já vem cortada, então a faca está em desuso! Vejo gente colocando o dedão no prato para conseguir apoiar a comida no garfo, uma lindeza! Bom, eu vi um programa sobre etiqueta aqui nos EUA e de fato, em teoria, seria necessário o uso da faca, mas por essas bandas é um instrumento que existe, mas ninguém usa!
    Algo que me chamou atenção foi paquistanês e indiano, eles simplesmente não sabem usar vaca. Os indianos que conheço, são vegetarianos e usam o garfo e a colher (para pegar o molho e apoiar a comida para o garfo pegar, sabe?), o paquistanês come carne, mas não sabe usar a faca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava lendo sobre o assunto e vi que os americanos são conhecidos como talheres cruzados, porque eles cortam cam a faca na mão direita, depois trocam o garfo de mãos e pegam o alimento com o garfo na mão direita. Em Londres li que é diferente. Corta-se com a faca na mão esquerda assim como eu faço.
      Eu acho que é preguiça mesmo. Aqui o Robert já me falou várias vezes: "Porque vc não já corta a carne em pedacinhos que não precisam ser cortados no prato?"
      ô preguiça!!

      Excluir
  8. Adorei o post Renato ! Pensei que só eu tinha TOC de limpar a mão a cada 3 ou 4 batatas, mas que bom não estar sozinha. Também tenho outras manias em relação a comida, meus amigos falaram mas eu mesmo nunca tinha reparado,quando a comida chega até a mim eu separo tudo no prato ou então se estou comendo um biscoito mesmo,tiro a quantidade que quero do pacote e dou o que sobrou pra outras pessoas que queiram. Apesar disso me sinto muito normal hehehehe, fiquei curiosa a respeito do uso da faca já que eu sempre uso a faca com a mão direita e depois troco de mão pra comer... ninguem faz isso além de mim e dos Americanos ?! rs fiquei curiosa.
    Um beijo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica
      Eu tenho muitas outras manias e adoro viver com elas. Algumas me sufocavam então parei hehehe
      Pelo que eu li os Americanos que começaram com essa etiqueta de trocar a faca de mãos. Parece que no Brasil é assim também porque minha mãe tentou ensinar isso pra gente quando éramos crianças. Eu achei que dava muito trabalho...
      Bjs!

      Excluir
    2. No Brasil também se troca os talheres de mão e apesar de achar deselegante, eu tenho o mesmo hábito, é díficil desacostumar, mas pior é quem come só com garfo, como meu marido, já chamei a atenção diversas vezes, mas ele não se liga.

      Comer com as mãos acho estranho, acho que só batatas fritas e pizza e olhe lá, mesmo assim só na privacidade da casa, sanduiches claro que como sem talheres, acharia bizarro o contrário, mas uso guardanapo sempre e troco de guardanapo várias vezes durante, porém é sempre válido sim citar o relativismo cultural, o que é estranho para nós para eles pode ser comum e vice versa.

      Excelente blog, conheci ontem e estou lendo sem parar.

      Excluir
    3. Oi !
      Seja bem vinda. Aqui também se como demais só com o garfo, eu acho feio demais, mas como você disse, é a cultura né?
      Os Europeus metem o pau nos americanos, acham eles uns porcos por comerem com as mãos mas e a questão do banho não é muito pior????
      Abração

      Excluir
  9. ADOREI Renato. Outro topico ótimo! Olha, primeiro, gostei de voce ter lembrado que no Brasil tb tem gente que come com as maos. Minha avoh, que eh Nordestina sempre comeu com a mao, inclusive arroz, feijao, com farinha, embola tudo e taca pra dentro com a mao mesmo. Mas ela eh limpinha, lava as maos antes de comer hehe. No Brasil eu tb colocava guardanapo em tudo, costume, cultura, como voce falou. Aqui levei um tempo pra me acostumar com essa coisa de pizza, batata frita, e sanduiches serem comidos com a mao (sem guardanapo). Mas confesso que com o tempo acostumei e fui me adaptando a comer certas coisas com a mao. Soh nao consigo comer Pizza com as maos, tem que ter talher. Jah a batata frita eu aprendi a comer com as maos rapidinho. haha. Quando conto pra Americanos que no Brasil o povo come batata frita com garfo ou com palitinhos de dente eles ficam surpresos haha. Olha, eu nunca vi ateh hoje um Americano NAO lavar as maos antes de comer. Todos que conheco lavam. Meu marido eh um deles. Nao consegue comer se nao tiver lavado as maos antes. Jah eu, carrego minha garrafinha de gel na bolsa pra qualquer eventualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nani eu também acabei me adaptando a algumas coisas. Agora também como batatas fritas com as mãos e sanfuíches em casa sem guardanapo, às vezes. Pra mim o guardanapo serve para eu não sujar as minhas mãos. Não suporto minhas mãos sujas de gordura e outras coisas ehehehehehe
      Agora, todos os americanos que eu conheço, vamos ao restaurante, NINGUEM vai lavar as mãos e assim que a comida chega "taca" a mãozona na comida hehehe
      Aqui na casa é a mesma coisa!
      Bjs

      Excluir
    2. Verdade Renato, eu tava me referindo as pessoas que conheco, essas sempre vi lavarem as maos antes de comer. Mas realmente, lembrando agora, na epoca que eu trabalhava no IHOP, raramente via alguem levantar pra ir ao banheiro lavar as maos. hahahahahahaah Aff.. outra coisa que esqueci de comentar... muitos americanos tb (nao apenas os britanicos) comem apenas com o garfo SEM FACA. Eu nao consigo. Eu tenho que ter a faca pra poder manejar a comida em conjuncao com o garfo. Eles dao risada da minha cara. Mas nao tem jeito, tenho que comer com um garfo numa mao e a faca na outra senao nao consigo! Meu marido soh come de garfo, corta com o garfo, eu nao consigo de jeito nenhum. haha

      Excluir
    3. A mesma coisa aqui Nani!! Tudo só com o garfo! Eu só consigo cortar com a faca mesmo, acostumei assim
      Eu até conseguiria cortar as coisas com o garfo mas acho MUITO FEIO kkkkkkkkkkkkkkkk
      Bjs

      Excluir
  10. Ei, pessoal, desculpe colocar cismas nas cabeças de vocês! A conhecida que me contou esse negocio costumava levar seus próprios talheres em uma necessaire, mas eu achava um exagero. Eu, que almoço em restaurante quase sempre, fiquei cismado uns dois dias, depois chutei o balde.
    Acho que certos mesmos estão os orientais, já que os palitinhos costumam ser descartavieis. Bem mais pratico, né?
    Abs, Robson K

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei fantástico Robson. Guardei na manga para uma ocasião especial. Uma vez a Louise me falou que não sentava em vaso sanitário que não era o dela. Essa de comer com garfo que já foi na boca de outra pessoa HAHAHAHA
      Abs

      Excluir
  11. Pior gente é que eu fui ao restaurante ontem com a família e fiquei olhando para o garfo e pensando nas bocas que este já teria entrado...
    kkkk

    ResponderExcluir
  12. Hahahaha, que engraçado!! Renato, eu sou como você, não consigo comer pizza sem guardanapo, por causa do óleo, não gosto dessa sensação de ter óleo nos dedos, uii! Meu marido morre de rir que como batata frita com garfo, e uso guardanapo pra tudo, cada um, cada um, né? =p
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tacia
      Parece que todos os brasileiros por aqui têm a mesma opinião, ou posso dizer criação, de usar talheres, é difícil mesmo pra gente acostumar né?
      Continuo com meus talheres
      eheheh
      Abs!

      Excluir
  13. Renato,

    Muito bom esse post. Sou muito garfo e faca, mesmo no Brasil. Meu esposo se diverte comigo. Às vezes, até torrada eu corto com o garfo e a faca. Já fiz isso em restaurante aqui. Meu esposo se diverte comigo, e rimos juntos.
    Meus pais são do interior, nordestinos, e às vezes, inventam de misturar feijão, arroz, farinha e comer com a mão. Ou também o frango. Tive minha fase de quando criança, achar uma diversão, comer com a mão. Mas, a partir da adolescência, só garfo e faca, porque não queria minha mão cheia de óleo e tal. ATé hoje sou assim. Aqui meu esposo, já me levou nesses restaurantes em que comemos frango a mão...e no início, eu lá, colocando um guardanapo prá pegar o frango e não sujar minha mão. rsrsrs Claro, lavei a mão antes também. Como você pode imaginar, ele se diverte. Tipo, comer com a mão em casa, até vai. Mas,. em público....hmmm não me sinto confortável.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth
      Eu não consigo comer frango com as mãos de jeito nenhum porque me irrita o óleo nos dedos. Como tudo de garfo e faca e batatas fritas de vez enquando com as mãos. Guardanapo sempre em volta do sanduíche
      hehehe
      Abs

      Excluir
  14. KKKKKKkkkkkk, Renato, não se preocupe, que na terceira ou quarta ida no restaurante vc nem se lembra mais desse negócio! (foi o que aconteceu comigo).
    Falando em restaurante, tive uma curiosidade: no post de restaurante vc diz que sempre sobra muita comida, porque as porções são gigantes. Os restaurantes daí se incomodam de embrulhar as sobras? Pq aqui no Brasil, ainda tem restaurante que faz uma cara...
    Abs,
    RobsonK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De maneira nenhuma Robson. Aqui é certo que quando vc não termina pede a "box" e eles te dão. Geralmente você mesmo coloca a comida dentro da box de isopor, plástico ou papelão duro. Às vezes o garçon se oferece para colocar pra você mas não é comum não. Aqui quase tudo é self hehehe
      Eu sempre trago comida na box, quase todas as vezes. Como no outro dia no almoço ou no mesmo dia bem tarde da noite
      Abração

      Excluir
    2. Ei, Renato!
      Obrigado pela informação! Já aqui em BH já teve vez de eu ter que levar a box de casa, viu! Espero que aqui tb se conscientizem que é um desperdício!
      Abs, Robson K

      Excluir
    3. Não só isso, a comida é sua você pagou por isso!!!
      ABs

      Excluir
  15. Renato, querido, continue a comer sua pizza com talheres e a usar o guardanapo para pegar seu sanduíche. Tudo bem quanto ao lance ser cultural, mas se continuar com seus hábitos, pode ter certeza que estará ingerindo milhões de bactérias a menos do que seus amigos americanos. Comer com garfo também diminui consideravelmente a porção que você põe na boca de cada vez, o que faz a mastigação e digestão serem melhores (sem contar que é mais "bonito", né?). Muito obrigada mais uma vez pela ótima postagem! Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone não sei se é mais bonito ou uma fabricação da nossa cultura porque, pense bem, pessoas que comem com as mãos não vêm essa beleza que eu e você vemos, não é? Confesso estou em conflito kkkk
      Mas como detesto sujar as mãos continuo com meus talheres eheheh
      Abs!

      Excluir
  16. Olha acho que sou muito desligada, pois eu nunca havia me perguntado sobre o que se comer ou nao com as maos. Como com as maos o que eh mais facil e se o lugar for mais despojado. Por exemplo se eu estiver no Mac Donalds faco como voce coloco um guardanapo no sanduiche mais pelo fato de nao correr o risco de cair ketchup nas minhas maos, mas como as batatas fritas com as maos. Porem se eu estiver comendo um bife com fritas, usarei garfo e faca para o bife e comerei as batatas com o garfo. MInha mae tbm nunca deixou que usasse muito aos maos na hora de comer, a nao ser que fosse algo dificil de se comer de garfo e faca.

    No caso da pizza, eu gosto mais de comer de garfo e faca ate pq adoro comer pizza com maionese, meu marido acha doideira. Mas, voltando ao assunto acho que os brasileiro comem a pizza com garfo e faca tbm pelo fato que as pizzas brasileira tem muitos toppings: ovos, ervilhas, milho, cebola, bacon, etc. Eu tbm nao me incomodo de ver ninguem comendo com as maos. O que me irrita mesmo na parte de comida eh quando a pessoa ta cozinhando, ela pega a colher coloca na panela, depois coloca na boca depois coloca na panela de novo. Isso quase me mata, ai meu Deus. Tenho vontade de gritar. Ou no caso o meu sogro, ele come cereal pela manha, o resto de leite do fundo do pote ele da pro cachorro lamber no mesmo pote que ele come. Eu evito o maximo comer na casa dele por isso, imagino o que ele nao deixa os cachorros fazerem na cozinha sem eu ver. Aff...

    ResponderExcluir
  17. Thabata
    Eu como as batatas fritas com maioneze. Acho uma delícia! Melhor que com Catch up. É verdade, a pizza brasileira tem muita coisa em cima, ficaria difícil de comer com as mãos, ia fazer uma sujeira danada
    Mas olha, aqui eu lavo as tigelas do cachorro na lava louças junto com as nossas louças porque, vamos ser racionais, a temperatura da água e a soda cáustica do sabão da lava-louças, matam 100% de bactérias e virus. Uma amiga minha disse "MESMO ASSIM, TENHO NOJO" Daí eu já acho bobeira, coisa de impressão sabe?? Se me provar que tá limpo, pra mim beleza...
    Abs!!

    ResponderExcluir
  18. Sua própria mão no sanduba ainda vai, mas pior é ver seu sanduíche sendo preparado com a mesma mão que manipula o dinheiro! Ui, me dá calafrios!! Mas fazer o que né? na europa é que mais tem é isso e eles acham super normal. Sinceramente, nós brasileiros, somos um povo muito evoluído! Bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá Renato! Como vai?
    Sou nova por aqui... que interessante o seu blog... encontrei pesquisando sobre brasileiros que moram no exterior. Estou com uma grande procura desse publico pelos meus serviços de orientação psicológica on line www.psicoterapiavirtual.com.br
    Aqui, no seu blog tem bastante informações que me serão úteis!
    abraços e boa sorte pra você!
    Regina
    www.psicologaregina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Ah comer um sanduba com as mãos é até mais gostoso,né não?? até o guardanapo atrapalha,rs, mas sempre lavar as mãos antes de comer!!!

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Adorei o seu blog!!!!
    Muito bacana mesmo!
    Mais interessante ainda encontrar pessoas que tinham uma profissão legal no Brasil, mas que abriram mão disso pra viver em outro país :)
    Já morei nos EUA e sei que não é tão fácil quanto parece ...

    AH, depois me faz uma visitinha tb!

    Beijos

    juju-cardoso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Recebi essa reportagem e divido com você, ÒH:http://colunistas.ig.com.br/diretodemiami/2012/03/20/brasileiro-e-escolhido-melhor-professor-do-ano-de-todo-condado-de-miami-dade/
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei Wilma! Já coloquei na Página do blog no Facebook
      Bjs!!

      Excluir
  23. Oi Renato !
    Você deveria fazer um texto sobre o seu toc , eu tenho tbm , tenho mania de achar que nunca fechei as portas de casa ou do trabalho, teve momentos que chegando em casa algo na minha cabeça dizia que eu nao tinha fechada a porta do trabalho , tive que voltar pra ver se a porta tava aberta e tava fechada , e tbm contar dinheiro várias , acho que sempre conto errado. Quanto a comer com a mao , dizem que os indianos comem quase tudo com as maos6
    bye bye

    lucas

    ResponderExcluir
  24. Se o garfo foi lavado, nao tem problema, até pq o vírus ou algo nao duraria muito alí por causa da temperatura do ambiente e etc , pior seria a comida que a pessoa nem sabe como foi feita , se caiu algum bichinho e a cozinheira tirou rapidinho , pq ninguém viu , se caiu cabelo , se alguém espirrou alí dentro, se colocoram algum tempero vencido ... isso eu tenho mais medo ,
    abs Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas
      TOC é assunto sério. Eu comecei com alguns que consegui reprimir mas tenho outros sim kkkk
      Quem sabe um dia escrevo sobre isso
      Abração

      Excluir
  25. Renato,falo tudo.

    Diferença cultural e tem que ser respeitada(assim como as nossas.Isso deve ser reciproco para as coisas boas).E claro,as vezes esse papo de diferença cultural nao rola.Nem tudo é e deve ser tolerado por ser ¨cultura¨.
    Penso do mesmo modo.

    Abraçao.

    ResponderExcluir
  26. A primeira vez em que viajei ao exterior, no início dos anos 80, a trabalho, cheguei a Nova York, procedente de Paris, a bordo do saudoso Concorde. Logo na imigração, notei uma certa irritação dos agentes pois sendo eu brasileiro, embora bem nascido, estava ¨ostentando ao viajar de uma maneira que os locais não realizavam¨. E eu estava certo ao ter aquela primeira impressão ao dizer aos agentes, em resposta a suas perguntas, que não tinha a menor intenção de estabelecer-me naquele país. Tenho certeza de que não fui arrogante (não fui educado para tanto). Falo fluentemente o inglês desde os 8 anos de idade, com formação britânica. Acho que isso ¨azedou ainda mais o caldo¨. Pergunto-lhe: os americanos em geral sentem-se humilhados quando se deparam com estrangeiros que não precisam deles para nada? Porque não sabem comer e deixam tanta comida no prato sem pensar naqueles que, muitas vezes, são por eles ¨amparados¨ e mesmo assim passam tanta fome. Na Europa, paga-se taxa de desperdício. Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...