quarta-feira, 25 de abril de 2012

Casas Americanas - Cozinha


            Quando morava ainda no Brasil, sempre ouvia essa expressão casa com “cozinha americana” e alguém me disse “é tudo aberto, não tem paredes”. O fato é que há mais envolvido no design das cozinhas americanas. Algumas diferenças são bem notáveis outras mais sutis. Um exemplo é o azulejo, que no Brasil cobre todas as paredes até o teto (geralmente) e aqui não. A maioria das cozinhas tem parede pintada e revestimento só na área onde estão a pia e o fogão. Outra diferença é que as cozinhas e banheiros aqui não têm ralo porque não se joga água adoidado como fazemos nós brasileiros. “Ai que nojo...” alguém pode pensar, mas o fato de não haver ralo, não significa que a cozinha fique suja. Existem mil maneiras e produtos de limpeza, que não existem no Brasil, e que fazem a limpeza bem mais fácil e eficiente. E olha, fica limpo mesmo. Como eu faço para limpar a cozinha daqui?
         Em primeiro lugar eu uso o aspirador que, convenhamos, é bem mais higiênico que a vassoura. Depois de aspirado o piso, eu uso um spray anti-gordura e um desinfetante que dá brilho. 

            Os principais itens das cozinhas americanas, e alguns deles diferem das brasileiras, são:

            - Open floor Plan
            - Island (prununcia-se áiland) e breakfast bar
            - Prep. Sink
            - Backsplash
            - Pantry
            - Floors
            Vou explicar e mostrar acada item. Vamos ao primeiro:

Open floor plan – É a cozinha que no Brasil apelidamos de “americana”, ou seja, esta cozinha não tem paredes divisórias com a family room (estar colada à cozinha que serve para entretenimento da família) ou mesmo com outros ambientes. Para visitas, usualmente usa-se a “formal living room” (sala de estar formal). Para os brasileiros esse não é um conceito novo, no entanto não é um conceito bem recebido. Por ex, meu pai, quando fiz a planta da casa dele, não quis uma cozinha americana porque disse que a casa inteira fica cheirando comida. Ou mesmo não quer o barulho da cozinha enquanto estiver assistindo TV :/ (carinha que significa aborrecimento – meu).


Open kicthen - sempre gostei


 Island­ – Ilha. A ilha não passa de um balcão que tem várias funções. Pode se usar para preparo da comida, pode ser usado como lugar principal do café da manhã e refeições informais, pode ter uma Prep Sink (mini pia só para preparos de alimentos), além da pia principal. A ilha também pode conter o fogão, no caso de proprietários que gostam de “entreter” enquanto cozinham. A vantagem é que quando se prepara a comida não fica-se de lado ou de costas para as visitas e ou familiares. A island também serve de storage (lugar para estocar/guardar). O Breakfast Bar tem formato de bar mesmo.

Exemplos de Islands (ilha)



Piso de madeira, Pia e Prep Sink do lado esquerdo da foto


Breakfast Bar

Prep Sink. Veja na foto seguinte que há
uma pia maior e a Prep Sink

Nessa foto o fogão é virado para a sala
para que o cozinheiro não fique de costas
para as visitas...
Backsplash – Backsplash é o revestimento impermeável que fica nas áreas do fogão e da pia. Seria o azulejo que colocamos nas conzinhas brasileiras, mas aqui existem diversas opções além de tile (azulejo). Pode ser de azulejo de vidro, de aço escovado, cerâmica e muitos outros tipos. Dá um destaque muito legal na cozinha e pode transformar todo o ambiente. Existem opções fantásticas de backsplash à venda. Sei que no Brasil já existem essas opções, mas não é comum vermos nas cozinhas brasileiras. Aqui quase todas as cozinhas são assim.


Backsplash de asulejos de mármore até o teto (incomum)

Glass tile backsplash

Subway tile (azulejo usado nos metrôs, principalmente NYC)

Mais comum que vc mesmo pode comprar e instalar.




Pantry – Esse talvez seja o mais parecido que temos nas cozinhas brasileiras. Trata-se da dispensa. Geralmente um quartinho para armazenamento de alimentos. Nas casas dos anos 80 e 90 vê-se muitas Pantries assim. Com porta. Atualmente uma parte dos gabinetes é usada como pantry ou dispensa.

Muito usada nos anos 80-90 a pantry (essa porta fechada do lado
direito da foto) hoje foi substituída por gabinetes.
Floors – Os pisos das cozinhas nos EUA são de tudo o que você possa imaginar. O único que eu acho que é relamente diferente das conzinhas brasileiras é o piso de madeira. Fica muito bonito e em lugares onde neva, realmente trás mais conforto térmico (se bem que é comum ter pisos cerâmicos aquecidos). A desvantagem é que qualquer vazamento que ocorra na pia ou dishwasher (lava-louças) pode arruinar o piso todo se a água ficar sobre o piso por muito tempo.

Eu gosto muito mas tenho medo :P





 Walls -  As paredes podem ser pintadas (com tinta lavável) ou podem até mesmo apresentar papel de parede. Sei que você deve ter torcido o nariz ou feito cara de “não gosto”, mas os “wall papers” e “wall coverings” (que podem ser de vinil e até tecidos) ficam bem atraentes nas cozinhas. Lembrando que os americanos não cozinham como os brasileiros. As refeições são mais rápidas, mais simples e as complicadas e sofisticadas ficam para dias especiais.

Cozinha projetada por Candice Olson
Wall paper (papel de parede) no pequeno
escritório que o cliente pediu pra ter na
cozinha.
Veja que longas cortinas nas cozinhas são comuns
Paredes pintadas e Backsplash de mármore.


      Mas olha, se decidir por papel de parede na cozinha contrate um designer porque senão você corre o perigo de deixar sua cozinha assim:


kkkkk tem cada uma que dá medo!
Muitas cozinhas estão sendo projetadas
com TV. Nós temos TV na cozinha também!
No começo acharam estranho agora, qualquer um que
está na cozinha já liga a Tv... kkk
Trust me, I'm a designer


              
            Outra coisa interessante é o microondas em cima do fogão. Estranho? Não! Trata-se de um microondas que é também exaustor. Geralmente usado em cozinhas de baixo orçamento e pequeno espaço. Não é uma solução muito higiênica, mas vê-se muito por aqui.







        Se alguém me perguntar o que eu gosto mais digo sem hesitação que é o residential design. Commercial design pode ser mais rentável, mas residential is fun!! Aqui nos EUA para ser residencial designer especializado em cozinhas e banheiros, além da faculdade de 4 anos, é necessário fazer uma prova específica para testar o conhecimento do designer (ou mesmo arquiteto) com projeto de eletricidade e encanamento. Sem essa licença nenhum designer ou arquiteto pode projetar uma cozinha ou banheiro. Decoradores não podem projetar cozinhas nos EUA. Só trocar algumas coisas como cores e revestimentos. Existe um curso preparatório para a prova de cozinhas e banheiros que eu não vejo a hora de fazer, quando a minha faculdade acabar em 2013. 

43 comentários:

  1. Oie Renato
    Nossa que post maravilhoso. Sim a cozinha americana é super diferente. Meu sonho de consumo é ter um Breakfast Bar aqui em casa.

    ResponderExcluir
  2. Você de férias o bloguinho cheio de novidade, adoro! :)
    Cozinha americana traz algo muito ruim que é espalhar o cheiro pela casa, mesmo com o "sugar", a casa fede muito, principalemnete no inverno que fica tudo fechado. Mas a cozinha, mas do que a sala de visita é o lugar de encontro nas festinhas dos americanos. No começo, achei super estranho todo mundo se concentrar na cozinha, mas agora já acostumei e acho natural.
    Fiquei feliz que você vai se especializar em cozinha e banheiro, porque meu marido sonha com uma super cozinha e eu me amarro em um banheiro bonito. E como eu te falei, quando ele for médico de verdade, você vai deixar nossa casa mais linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza! Ele vai ter a cozinha dos sonhos e vc o banheiro dos sonhos!!

      Excluir
  3. Olá, Renato! Me apaixonei pelas fotos que você usou para exemplificar os tipos de cozinhas. E os lustres sobre as "islands", então, que luxo! Obrigada pelo post maravilhoso. Tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  4. Amo esse tipo de cozinha,nos deixa,os cozinheiros como nós,rsrsrs, em comunhão com o resto da casa. Na minha casa propria quero uma mais ou menos assim,mas menor,bem menor.
    Muito bom o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Liz
      Aqui as cozinhas são grandes (como tudo o mais dos americanos não é?) porque as festinhas e reunião se dão basicamente na cozinha
      Abs

      Excluir
  5. Amei, amei, amei !!! Amei o assunto do post, amei as fotos, amei as dicas e amei esse negócio de você explicar os termos usados em inglês prá cada coisa e suas respectivas traduções e/ou significados. Parece brincadeira, mas ontem mesmo eu estava pensando em te enviar um e-mail sugerindo isso, não que você seja um dicionário ambulante, mas certas expressões e gírias não se encontram nos dicionários por aqui. Eu sinceramente amei esse post ! Bj prá você ! Lana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lana
      É, acho que os leitores gostam quando eu coloco os termos que a gente, aí no Brasil, nunca ouviu falar.
      bjss!

      Excluir
  6. Olá Renato, tudo bem?! Fazia tempo que nao lia o seu blog.Adorei esse post. Sou apaixonada por cozinha, e acho muito interessante esta ideia de integração da cozinha americana. Aqui em casa,nao tive como integrar, mas a cozinha é praticamente nossa sala de visitas e mesmo sendo pequenininha - é uma cozinha de apartamento- gostamos tanto de ficar na cozinha preparando algumas coisas saborosas, conversando, que levamos alguns itens da sala como TV e som.
    Agora, a foto da cozinha, acima da cozinha enfeitada com papel de parede, é o meu sonho de consumo!! Grande, com um toque de casa de fazenda.
    Renato, ontem conversando com as meninas comentamos sobre o professor talentoso e dedicado que elas tiveram a sorte de conhecer. Como isso é uma caracteristica sua, não tenho duvidas quanto ao seu sucesso na nesta nova area profissional.
    Boa sorte
    beijos
    Monica Arbex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mônica
      Obrigado pelo comentário. Sim, aquela cozinha é fantástica mesmo. Um dia vc consegue, assim como eu também quero uma cozinha legal porque gosto de passar tempo na cozinha. A Bia vai projetar pra vc!!!
      Ahhh Mônica nem me fale. Não sei se foram eles que tiveram sorte ou se fui eu. Foi o melhor emprego da minha vida até o momento e eu me sinto muito abençoado por ter podido viver aqueles 10 anos lecionando.
      Um beijo para todos vocês!

      Excluir
  7. Olá Renato Estou me Organizando para ir para Flórida conhecer e ficar um tempo por ai, mais não tenho amigos nem conhecidos ai em USA então eu gostaria de uma ajudinha sua, não com dinheiro (rsrs).
    Então como você gosta de expor suas idéias e acho isso incrível, dividir conhecimentos com quem quer aprender é um ato excelente de uma pessoa inteligente.
    Gostaria que vc me ajuda-se com cidades boas para se morar por aí. exemplo como custo de vida, aluguel e empregos (bicos), então eu não confio em sites que tem listas de melhores cidades para se morar, porque quem conhece e pode falar da cidade e quem mora no local. Vou ter que fazer uns bico por ai como não tenho green card, e o circo não esta fácil para ninguém e muita gente só gosta de desanimar quem quer ir tentar a sorte.
    qualquer coisa me comunique por e-mail.
    Agradeço a Deus por ter pessoas no mundo como você.
    pessoas que lutam por seus sonhos e que são capazes de realizar o impossível.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michel
      Esse é o problema de todos os que me escrevem pedindo informações. Cidades, custo de vida, aluguel, empregos etc. Isso leva muito tempo de pesquisa e infelizmente gostaria mas não posso fazer esta pesquisa pra todos que pedem. Atualmente recebo de 3-5 emails "por dia" e eu tenho outros compromissos também. Montei um serviço de consultoria mas quando se fala em valores as pessoas dái ficam com vontade de pesquisar :)
      A informação está toda na internet. O que eu faria é o que você precisa fazer - muita pesquisa, porque eu só conheço Orlando. Aprende-se muito e é muito recompensador. Pesquise também estados onde é possível tirar a carteira de motorista mesmo não tendo documentos americanos, porque aqui na Flórida não pode.
      Abs

      Excluir
  8. Oi Renato, tudo bem? Vou me mudar para os EUA em agosto e estou pesquisando tudo que posso. O blog tem me ajudado muito. Parabéns pelo material! Falando em cozinhas, me diz uma coisa: aí não tem vassoura (eu sei que de palha não tem né, porque enfim... hahaha) ou vc que escolheu comprar um aspirador de pó? Tenho anotado tudo que preciso comprar para montar meu apartamento, por isso a pergunta. Obrigada desde já pela sua atenção. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, claro que tem, mas a vassoura só espalha...não tira muito bem o pó. Leia o post "limpando a casa nos EUA" eu tenho um Swiffer Vac que uso quando não quero arrastar o trambolho do aspirador de pó. É a bateria, suga tudo e também passa pano. Eu acho ótimo!
      Abs

      Excluir
  9. Renato, venho aqui dizer com orgulho que minha cozinha foi projetada por mim mesma e que eu tenho piso de madeira! haha Na epoca fiquei muito em duvida com relacao ao piso, mas como a cozinha eh aberta pra outros comodos da casa, eu achei que ficaria estranho a transicao do piso pros outros comodos e resolvi colocar a madeira mesmo. Ainda nao tive problemas… acho ate melhor porque as pessoas sabem que eh um revestimento caro entao respeitam mais seu espaco. Outra coisa que eu fiquei super em duvida foi se colocava o microondas como exaustor ou se colocava um exaustor daqueles bem grandoes de metal. Acabei optando por colocar o microondas como exaustor mesmo pra facilitar a logistica da cozinha e tambem por questoes de custo (mais por custo do que logistica neh, deixa eu falar a verdade). E outro detalhe: minha cozinha eh toda escura! Piso de madeira escura e armarios escuros. Foi a maneira que eu consegui deixar a casa mais elegante e moderna porque a construcao eh bem estilo texano mesmo e eu achei que ficaria super estranho colocar algo modernissimo sendo que o restante da casa nao eh. Modestia a parte ficou muito bonito, os americanos sempre elogiam. Ja os brasileiros que vem visitar…. Hahaha eh sempre assim: cozinha escura? Aparece muita poeira! Piso de madeira? Credo, voce nao joga agua com rodo! Tudo aberto? Nossa, sua casa deve ficar um fedor quando voce faz fritura! HAHAHAHA Eu dou risada neh… Agora so falta colocar o puxador nos armarios, mas eu to com medo de furar eu mesma e estragar tudo. As vezes eu ate acho que a ausencia de puxador da um charme. kkk Qq dia desses te mando uma foto e vc me diz o que acha do meu design! kkkk Mas na minha proxima casa, eu vou contratar o designer Renato Alves. Nao precisa ter diploma e ser registrado em nada nao… seu bom gosto eh que conta.

    Mudando de assunto mas permanecendo no mesmo tema: vc ja assistiu ao reality show Design Star da HGTV? Nao ta passando agora, mas eu assisti a temporada completa ano passado e gostei muito. Procura saber se vai ter outro e se inscreve! Imagina vc na TV!! 

    Adorei o post. Faz um de cada comodo! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina!
      Vc é um exemplo de coragem e determinação. Minha professora tem piso de bambu na cozinha e é simplesmente lindo. Reflete as luzes que ela colocou e caiu bem com os balcões em granito preto. Nossa, me manda uma foto da sua cozinha? Acho que puxadores elegantes em stainless steel ia ficar de babar. Sim, é bem diferente do estilo e cultura brasileiros que tudo deve ser de azulejo, paredes fechadas e água pra todo lugar. Não sei em quantas casas a minha mãe estragou os gabinetes jogando água e sabão no piso. lavávamos a cozinha do chão ao teto toda sexta-feira. Que absurdo. Dá pra deixar limpo de outras maneiras. E além do mais, fritura não é saldável então aqui em casa é abolido mesmo. Por causa do ar condicionado a casa, depois de 2 horas já não cheira mais a comida. E mesmo que cheirasse eu não me importo. Em uma festinha nada mais legal que ter uma cozinha linda, aberta em que todos interagem, não acha? Parabéns e tenho certeza que sua cozinha é um luxo, estou esperando as fotos.
      Adorei a idéia!! Vou fazer um de cada cômodo. O próximo será sobre lavanderias, depois banheiros, family room, master bedroom e proches. Ai que bom ter leitoras como vc, já tenho programação do blog pra 2 meses heheheheheh
      Bjs

      Ps.Só poderei participar do Design Star quando tiver Green Card. Vou com certeza! Sou fã, assisti todas as seasons e assisto HGTV todos os dias!!

      Excluir
  10. Olá Renato , realmente tomei um susto ao náo ver ralos, mais como toda boa manica por limpeza , me vi em apuros fui correndo ao mercado brasileiro comprar um rodo, por pasme, $7 q absurdo, porém depois de conversar c brasileiros descobri q nem pode jogar muita aguá pois as paredes em sua maioria são drywall, ou seja eu quase derrubei o prédio rsrsrsr. Foi então q eu descobri as maravilhas das maravilhas o desengordurante em spray o q é isso , é realmente maravilhoso eu nunca vi nada semelhante no Brasil... É vivendo e aprendendo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, dá pra ficar limpíssimo não? Do jeito dos brasileiros! O que eu não achei aqui é cera líquida...vc achou?
      Abs

      Excluir
    2. Não achei mais assim q encontrar eu te aviso, o q é muito legal , q tem no Brazil também , é a esponja magica ela é todinha branca, no walmart vem em caixinhas, para limpar as banheiras é uma otíma opção, tira todinha a sujeira...não sei se tenho toc de limpeza igual vc mais q eu gosto de tudo limpinho não há como negar abçs

      Excluir
  11. Nossa, Renato, já vai terminar o curso ano que vem? Como o tempo passa rápido!

    Há um tempinho fui estudar no Canadá e a casa era assim também, open floor plan, mas sem o balcão (nem tinha espaço para isso) no meio para separar os ambientes. Achei mega esquisita aquela casa, para falar a verdade, porque em uma parede era a cozinha, a outra lavanderia e no canto tinha a "sala" de jantar. Tenho até foto, porque nunca tinha visto algo assim, tão sem divisória. Fora que o piso era de madeira, não sei se tem aí produtos desengordurantes para esse tipo de material. Soma-se a isso o fato de a dona da casa ser porca, aí já viu a limpeza que era o lugar em que eu fiquei, tudo sujo de gordura e pó, um horror. Outra coisa que me chamou a atenção é que a casa carecia de janelas; no banheiro não tinha nenhuma e mesmo com uma ventoinha, ficava úmido após os banhos.

    Gostei bastante dessas cozinhas que você mostrou, com um balcão no meio como forma de separar os ambientes e sem descaracterizar a cozinha e a sala de jantar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Thais, fiquei curioso de ver a casa. Vc gostou do Canadá? Aqui também muitos banheiros não têm janelas mas o ar condicionado e aquecimento central não deixam ficar úmidos por muito tempo
      Abs

      Excluir
  12. Adorei o post!!! Lindas cozinhas, bem grandes e espaçosas. Essas ilhas são bem charmosas, mas fico com uma pergunta, será que são bem utilizadas essas cozinhas, ou fica lá vazia enfeitando o lar doce lar? Aqui pelo que li, chamam de cozinha americana os aptos que tem o Breakfastbar, ou seja um balcão entre a cozinha e a sala e você fica nos dois ambientes ao mesmo tempo. É uma solução para pequenos espaços e tem alguns charmosos, mas há que ser bem arrumadinho, do contrário vira uma zorra!! pra mim não dá certo não,kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilma
      Eu acredito que se a família tem crianças, as cozinhas são utilizadas sim. Para casais sem filhos ou que os filhos já saíram de casa, eu acho que fica mais nos lanches e comidas compradas fora de casa. Mas no fim de semana com certeza eles devem usar porque, pelo que parece pela TV e pelo que ouço por aí, os americanos adoram receber e dar umas de "chefe" para as visitas. Nas fotos a gente vê muita cozinha com 2 fornos embutidos porque no "thanksgiving" em deles fica assando o Peru por horas enquanto o outro assa todo o resto. Feriados os americanos cozinham mesmo. O supermercado fica lotado. Então acho que as cozinhas são usadas sim
      Bjs

      Excluir
  13. Renato, amei! Eu amo cozinha porque eu adoro cozinhar. Como diz minha mãe, tudo acaba na cozinha. Não importa aonde começa a conversa na casa dos meus pais, a conversa termina na cozinha, com uma mesa cheia de coisas engordantes e muito assunto.

    Aqui, a unica coisa que não gosto é o piso de madeira na cozinha. Meu marido que morou que foi criao na Alemanha e morou na Italia, gostou da idéia de ter piso de ceramica na cozinha, quando ele reformou a cozinha aqui de casa, ele retirou todo o piso de vinil (7 camadas, cada vez q colocavam um novo vinil, não retiravam o debaixo, passavam cola e mais uma camada de vinil) e colocou ceramica. Eu me mudei no meio da reforma da cozinha agora só falta o backsplash, e eu fazer uma cortina nova.
    A unica coisa que sinto falta na minha cozinha é uma ilha.
    Bjks
    Pipa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pipa
      Acho que na casa de todo mundo viu. Eu fui em uma festa em uma casa com open floor plan. A maioria das pessoas ficou na cozinha. O legal é que ficam todos juntos não é?
      Eu quero uma ilha!! hehehe
      Bjs

      Excluir
  14. Olá, Renato! Ainda sobre essa postagem maravilhosa sobre cozinhas, notei poucas coifas nas fotos. Aqui no Brasil coifa é uma febre, e os preços vão nas alturas! Os americanos usam bastante esse tipo de eletrodoméstico na cozinha? Como eles chamam as coifas? Qual sua opinião pessoal sobre a estética e utilidade das mesmas? Mais uma vez, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone
      Aqui também é mais caro. Por exemplo, aqui na casa temos um exaustor que joga a fumaça dentro da cozinha de novo. Como mostrei nas fotos, tem o microondas exaustor que é bem comum. As casas mais ricas, em algumas fotos você pode ver, tem coifas sim. Mas as coifas tem que jogar a fumaça pra fora da casa e nem sempre a planta da casa permite. Algumas cozinhas são projetadas no meio da casa aí só se o projeto previr tubos de ventilação para as coifas.
      Eu acho ótimo e muito útil. No Brasil eu tinha na minha cozinha e fazia muita diferença. Recomendo
      Abs

      Excluir
  15. Pode deixar que eu te mando fotos! Chegando em casa hj eu tiro fotos com o telefone mesmo e te mando. Sem staging ta? Tudo de verdade com a minha bagunca organizada a mostra.
    Isso... faz um de cada comodo mesmo. haha

    ResponderExcluir
  16. Ave, como amante do design que sou, babei nessas fotos Renato!
    Nào sabia que para projetar cozinhas e banheiros precisava dessa prova específica. Interessante não? Dá mais confiança em confiar sua cozinha em um profissional assim...
    Meu sonho trabalhar com interior design... =//
    Ana Luiza Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindas as cozinhas não? Mais lindo é ver uma ao vivo
      kkk
      Bjs

      Excluir
  17. Olá me chamo Gabriel Oliveira, estava a procura de um Blog em que havia o máximo de informações no cotidiano dos americanos, principalmente na cozinha...Em fim, encontrei seu Blog, muito legal, adoraria que estivesse em inglês...rsrsrs, mas de qualquer forma o parabenizo pelo trabalho e pelo profissionalismo Residential Designer...is fun. Farei novas visitas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Renato, em qual cidade/condado/estado você mora da América? Adoro seu blog, abraço.

    ResponderExcluir
  19. Renato, seu blog é fantástico!
    Em qual cidade/condado/estado da América você mora? Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Você adora o blog e não sabe?!
    Está escrito em todo lugar, inclusive no meu perfil ao lado!
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Essas cozinhas americanas são lindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato tudo bem. Qual é o software que você usa para fazer projetos? Me perdoe tomar seu tempo. Um abraço que Deus continue te abençoando.

      Excluir
  22. Olá Renato, e sobre os fogões, porque são assim diferentes do Brasil? Qual a necessidade desse painel atrás, todos são assim ou tem parecidos como do Brasil? Um abraço!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Renato, minha casa e no Brasil, construcao finalizada em 2002 e sempre tive tv na cozinha. E incrivel mas sempre disseaasmonhas amigas quereclamam de cicarem sos na cozinha e que trouxessem uma Tv para a cozinha que rapidinho ela estaria de fora do balcao e o maridode dentro cozinhando, e servindo deliciosostira gostos, pra elas. E nao da outra. Claro isso e pra homens que nao vao aa cozinha e nem sabem se gostam e um teste que finciona sempre. 10X

    ResponderExcluir
  24. Aqui no Brasil e possivel achar esse microondas com exautor?? pq sinceramente e um espaço a mais na cozinha com esse 2 em 1

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...