quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Furacão Sandy



            Desde do dia 22 de Outubro a imprensa já anunciava na TV que uma tempestade se formava no oceano e esta recebeu o nome de Sandy. Pra quem não sabe, os furacões são nomeados em ordem alfabética e a lista já está pronta até o ano de 2017. É incrível como o sistema de meteorologia se desenvolveu. Até eu chegar aqui nos EUA, nunca tinha prestado muita atenção no noticiário do Brasil então não me lembro, mas o fato é que aqui o negócio é sério, eles tentam prever TUDO. E desta vez acertaram na mosca! Com 5-6 dias de antecedência os computadores, programas e especialistas da área preveram a rota, a velocidade e até a hora em que o furacão chegaria em terra firme. É claro que a natureza não é tão previsível assim, então todos estávamos preocupados se o Sandy passaria mesmo ao lado da Flórida ou se na última hora decidiria dar uma "aparecida" por aqui.


Nomes para furacões até 2017


Rota prevista

            No dia 26 de Outubro, sexta-feira, Sandy já tinha feito um bom estrago nas Bahamas, Cuba e Jamaica e estava passando ao lado da Flórida, 200 milhas (aprox 320km) ao leste no oceâno Atlântico. Já tínhamos sido avisados para nos protegermos dos fortes ventos que a extremidade da tempestade de 1600 km de diâmetro produziria na nossa área. Aqui em casa dava medo de sair no quintal. As árvores entortavam, sacudiam, as cadeiras da piscina saíram voando e o barulho era muito estranho. Saí diversas vezes com a Annabelle e ela ficava olhando para as árvores com uma cara de curiosidade tentando entender o que estava acontecendo. No dia seguinte, sábado, tudo já tinha voltado ao normal embora ainda houvesse vento. Agora bastava limpar o estrago no quintal. Galhos, troncos, folhas e a piscina lotada de sujeira.


            Acompanhando de perto a tempestade ouvi que no norte as pessoas já estavam evacuando porque havia algo muito único com respeito a esta tempestade. Por isso ela estava sendo chamada de "The Perfect Storm" (A tempestade perfeita) e por quê? Em primeiro lugar porque é um pouco difícil ter furacões grandes como esse no final da temporada (abril-novembro). Em segundo lugar Sandy iria se chocar com dois outros fenômenos meteorológicos ao norte o que faria a tempestade como que "explodir" (nas palavras dos especialistas). Eu fiquei espantado pela curva à esquerda que a tempestade faria logo quando chegasse ao limite no Norte. Um fenômeno meteorológico impediria Sandy de ir para a direita como quase todos os furacões que passam nesse corredor do Atlântico vão. Esse fenômeno empurraria Sandy para a esquerda em direção à costa leste dos EUA especialmente em Washington, Nova Jersey e Nova Iorque. Uma vez em terra firme a tempestade se chocaria com outro fenômeno vindo do oeste e aí aumentaria de tamanho e poder de destruição. E foi exatamente o que aconteceu.



            Milhões de olhos atentos observavam Sandy quando pareceia que o furacão estava "sentado" no oceâno a espera de alguma coisa. Girando alí parado, as esperanças de que ele diminuísse em poder e se dissipasse começaram a surgir mas duraram pouco tempo. Em poucas horas ele começou a se dirigir à costa leste dos EUA. Um especialista do Weather Channel disse algo que me deu um frio na espinha: "this is the point of no return…it's time to run" (a partir daqui não tem mais volta, é hora de fugir!). Boa parte, já estava completamente evacuada. Na TV os repórteres mostravam Nova Iorque totalmente vazia. Nenhuma pessoa sequer nas ruas. Todos dentro de casa esperando a tempestade na segunda feira à noite. Na verdade, os preparativos para essa tempestade já tinham sido feitos com muitos dias de antecedência. Já se previa que a tempestade afetaria por volta 60 milhões de pessoas. Pode uma coisa dessas??? Talvez demore semanas até que a energia elétrica volte aos 8 milhões de lares. E imagine que o aquecimento das casas, em uma área extremamente fria, depende básicamente da energia elétrica.


            Me comove as histórias de heroísmo mostradas na TV como no caso dos doentes e bebês (em incubadoras) que tiveram que ser evacuados em meio a tempestade por equipes médicas, bombeiros e o exército, de um hospital que ficou sem energia elétrica. Todos tiveram que ser carregados em macass e em alguns casos, por mais de 15 andares de escadaria "no escuro". Todos foram deslocados em segurança para outro hospital. Deus abençoe o espírito e abnegação dessas pessoas.







Essa imagem não saía da TV. Uma enfermeira segurava um recém nascido nos braços
no estacionamento subterrâneo do hospital.

            Como não são somente os brasileiros que têm humor sarcástico, na internet, dezenas de fake photos (fotos falsas) foram publicadas, algumas até engraçadas. Eu caí em uma dessas e publiquei no facebook hehehe Veja mais fotos aqui.










Godzila???


            E que as eleições cheguem rápido porque eu não aguento mais essa briga na TV entre o Obama e o Romney L


           Este vídeo explica mais sobre a Perfect Storm e como Sandy iria colidir com outros dois fenômenos meteorológicos.


21 comentários:

  1. Nessas horas u me pergunto: "- Como seria se essa tragédia fosse no Brasil ?" ; Veriamos mais mortes, masi feridos mais destruição. E infelizmente essa é a realidade, como dissea sábia Rachel Sherazad (âncora do Jornal SBT Brasil), "- Mesmo com toda tecnologia a seu favor, capaz de prever cataclismos como o Sandy, mesmo com os planos de prevenção de danos, a interrupção dos transportes públicos, com o fechamento de escolas e do comercio, mesmo com o esquema de evacuação das pessoas para abrigos públicos, mesmo assim os Estados Unidos foram abalados, mais uma vez, por uma catástrofe natural. O furacão destruiu cidades e deixou um rastro de morte por onde passou. Eu fico imaginando qual seria o efeito de um evento como esse aqui no Brasil. Mas, para que furacões, vulcões, maremotos...se temos a violência nossa de cada dia, que devasta a população? Se sofremos de uma corrupção crônica que assola os cofres públicos? Sem querer minimizar o sofrimento alheio, mas nossas catástrofes cotidianas são mais devastadoras que um furacão, que chega, mas passa. "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renato!!!

      Como o comentário acima, eu também comecei a pensar se isso acontecesse no Brasil e então eu parei .... pq do jeito que as coisas acontecem aqui, a tragédia seria imensa, já que todo ano, ocorrem chuvas que matam mais que 20 pessoas como aconteceu no estado de NY. Muita tristeza, isso.

      Fico admirada com a competência, a capacidade de previsão e o respeito com a vida humana que os EUA demonstram principalmente nessa hora. Aqui, é basicamente desprezo pela vida de tantas pessoas .... Eu tenho VERGONHA e TRISTEZA.

      Beijos

      Thaisa

      Excluir
  2. Ao ler esse post fiquei pensando que o Brasil precisa muito dessa tecnologia capaz de prever fenômenos da natureza com tanta antecedência assim. Estamos chegando na época das chuvas fortes e isso me preocupa muito porque a região sul fica totalmente debaixo d'água, sem falar nas enchentes em São Paulo e nos desastres no Rio. Parece que a natureza está em fúria!
    Não posso encerrar esse comentário sem mencionar a foto com o Godzila, eu ri demais, sensacional! Rs... ABS Lana

    ResponderExcluir
  3. Olá Renato, tudo bem?
    Aqui no Brasil estamos acompanhando pelo noticiário os estragos.
    Os contrastes que estamos presenciando mostram que o planeta está em rápida evolução.
    Aí essa tempestade e no nordeste brasileiro a chuva que não chega, provocando muitas mortes também.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Renato, então já está tudo bem por aí né?! Estou no Missouri, mas muita gente pergunta se vai passar por aqui. Pelo que vi ela chega até o estado vizinho mas não vem pra cá, ainda bem! :)

    ResponderExcluir
  5. A minha pergunta não tem relação com esse post, mas como você proibiu de fazer pergunta no post adequando (carne de pescoço você, hein?!), vou perguntar aqui na cara dura: tirando parque de diversão e toda aquelas coisas que a gente vê sobre orlando, o que tem para fazer na cidade na semana do natal? ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorna vc é uma figurassa...
      O problema é que depois de 200 comentários o blogger nao vira mais a pagina e as pessoas ficavam perguntando a mesma coisa veze apos vez e eu nem podia responder. As pessoas nao viam o comentario delas e achavam que eu nao publiquei, por isso bloqueei
      Olha tem:
      Passear com o Renato e o irmão dele Chefe
      Jantar na casa do Renato
      Ir às compras com Renato
      e muito mais!
      kkkk
      Serio
      Vc leu o post "o que fazer em Orlando"?
      Vamos bater um papo no facebook ok?
      Ai te respondo
      Bjs

      Excluir
    2. Renato querido, não precisa se explicar não (eu tinha entendido as questões dos comentários e te entendo perfeitamente ter de responder infinitas vezes a mesma pergunta). A mensagem foi para ver se voc6e me chamava para jantar, rá! Brincadeira, deixa eu fechar nosso destino de final de ano que confirmo com você e a gente conversa melhor. Thanks :)

      Excluir
    3. Adoro acompanhar o blogs de vcs dois!!! Obrigada por compartilharem. Beijos

      Thaisa

      Excluir
  6. Oi Renato
    O mais impressionante p/mim foi ver NY as escuras em meio ao caos mas completamente pacifica, estabelecimentos comercias devassados porem intocados...O prefeito a postos dando informacoes e orientacoes periodicas, todos fazendo a sua parte! Automaticamente pensei em SP, estamos numa guerra civil mas...beleza, mais um feriadinho, deixa p/ la,poe a cerveja p/ gelar,o PCC esta tomando conta, agora exterminando a POLICIA, salve-se quem puder!!!
    Deixa eu ir embora agora que tenho um congestionamento monstro p/ curtir...
    ABS
    MARCIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ouvi falar disso aqui, um policial me escreveu dizendo que morre de medo. Muito triste essa situação e pensar que o governo poderia acabar com isso se quisesse
      Abs!!

      Excluir
  7. E depois nenhum Estado quer se comprometer com acordos climáticos...

    ResponderExcluir
  8. Olha, seu blog sem dúvidas é o melhor do seguimento pelo menos para mim.
    o mais próximo da minha realidade também. meus parabéns, vc nos ajuda muito. continue postando porque é muito bom ler coisas reais. tirei duvidas de absolutamente TUDO aqui. muito sucesso !! você ARRASA ;)

    ResponderExcluir
  9. Re, que medaaaaa!! Eu tenho pavor de tornado, furacão, tsunami... Mesmo prevendo, infelizmente os estragos causam dor e sofrimento! Só Deus pra dar jeito!
    Que tal se na sua programação de segunda, vc colocar 5 minutinhos pra mim???kkkkkkkk
    Só podia ser você!! Eu não teria a menor paciência em responder a algumas perguntas, veja a ironia, pq tenho de ler né? Mas enfim, coloque lá por favor e obrigada, com licença!! Eu podia estar matando, roubando, mas veja, estou aqui, humildemente pedindo sua atenção!!kkkkk to parecendo a carência em pessoa.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk
      me adiciona no msn, rs_alves@hotmail.com
      segunda feira então? Q horas
      bjsssss

      Excluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...