segunda-feira, 6 de maio de 2013

Bolo de Blueberries



          Blueberries se tornaram a minha fruta predileta. Eu nunca havia comido blueberries até chegar me mudar para os EUA. No Brasil, embora seja difícil de achar, há lugares que vendem e chama-se "mirtilos". Qual é o gosto da blueberry? Difícil de descrever, ainda mais se tem um gosto que você nunca provou antes, mas vou tentar ok? Blueberry tem um gosto que pode ser um misto de amora e morango. É um pouco azedinha, mas as mais maduras são bem doces. Eu uso blueberries em tudo. Faço torta de blueberries que era a predileta da Loretta, você pode ver a receita aqui. Coloco blueberries na salada, no iogurte, no cereal, e por aí vai. Aqui nos EUA, fora de época uma vasilha pequena contendo 2 xícaras de blueberries pode custar 5 dólares cada. Na época da safra, encontra-se por 2.99. Às vezes 2 por 5 também já encontrei. A safra começa em Maio e vai até depois do verão, por volta de Setembro, nos EUA. Fora da safra há a opção também de comprar congelada no supermercado.

Blueberries congeladas

Blueberries frescas


          No velório da Loretta, sua amiga de muito anos, Mary, fez o bolo preferido dela. Bolo de blueberries. Eu comi 3 pedaços do bolo. Estava uma delícia. Nunca antes, comi um bolo caseiro com gosto de bolo pullman. Fiquei sem jeito de pedir a receita, mas depois a Louise pediu pra mim, ao que Mary, deu a receita de bom grado. Segundo ela, é uma receita da sua avó, simples de ser feita e que agrada a todos. Receita de vó não tem pra ninguém certo? Por isso hoje, faz parte do meu caderninho de receitas, que já houve quem disse que vai roubar de mim um dia. Melhor eu fazer uma cópia não acha? Aqui vai a receita:


Bolo de Blueberries

Ingredientes:
1 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de sal
2 ovos grandes
1/2 xícara de manteiga
1 xícara de açúcar
1/3 de xícara de leite
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 1/2 xícaras de blueberries

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno a 180 graus Celsius (350 ºF).
Bata o açúcar, a manteiga e os ovos com a baunilha até ficar homogêneo.
Acrescente à batedeira, o restante dos ingredientes menos as blueberries e "bata na batedeira bem batido" (hehehe).
Lave as blueberries e acrescente 2 colheres de chá de farinha de trigo a elas, misture até todas ficarem "esbranquiçadas".
Misture com o creme e coloque em uma forma baixa (9 polegadas ou 22cm) untada com manteiga e farinha.
Asse no forno 180 graus por 35 minutos aproximadamente ou até que um palito de dentes saia limpo ao ser enfiado na massa.
Deixe esfriar (primeiro!!) e depois retire da forma se quiser. Uma forma com a lateral removível acredito ser bom também.


      




   
35 minutos! Vai depender também do forno, certo?
Delicioso, mas longe de perfeito. Eu acerto ainda...

          Algumas considerações precisam ser feitas. Na primeira vez que fiz o bolo, usei uma forma com furo no meio, aquela que aqui se chama "angel cake pan" e na receita fala para colocar em uma forma redonda de aproximadamente 22cm de diâmetro (9 polegadas). As blueberries desceram ao fundo e o bolo inteiro grudou na forma. Que raiva! Fiquei com vontade de jogar tudo no lixo e fazer tudo de novo. Mesmo assim comemos o bolo inteiro.

Essa foto peguei na internet. Veja que o bolo foi feito em uma forma com furo no meio.
A massa parece bem mais seca que a minha, talvez seja este o motivo de as
blueberries não irem ao fundo da forma?

          Desta vez usei a forma de 9 polegadas e coloquei as blueberries na farinha, como manda a receita. Mesmo assim as blueberries desceram ao fundo da forma. No entanto, não da maneira como no primeiro bolo. Algumas ficaram no meio. Então pesquisei no google e achei algumas explicações de o por quê que as blueberries afundam. As explicações em inglês podem ser encontradas aqui e aqui. Mas traduzindo, resumidamente diz que blueberries frescas contém muito suco e são muito pesadas. Aconselha-se deixar na farinha por um tempo para que a farinha absorva o suco da blueberry. Outra dica é usar as blueberries congeladas. Vamos ver, se eu encontrar a maneira perfeita para para as blueberries ficarem "nadando" no meio do bolo em vez de afundarem, eu volto e acrescento ao post. Acho que a melhor saída, no entanto, é ensinar as blueberries a nadar, não acha? ;-) De qualquer maneira, blueberries afogadas ou não, o bolo ficou delicioso e eu comi, para meu desespero, 1/3 dele assistindo aos meus shows preferidos Once Upon a Time, Revenge e Red Widow. Enjoy!!


Algumas opções para decoração do bolo de blueberries:










41 comentários:

  1. Oi Renato,
    ficou com um aspecto maravilhoso, a grande sacada para as frutas nao descerem é passar no amido de milho, ele forma quase que uma cápsula nas frutas e elas nao descem de jeito nenhum.
    Bjs Elo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm
      Em vez das duas colheres de farinha então usar as duas colheres de amido de milho...vou tentar depois te falo, bjss

      Excluir
  2. Hum... adoro mirtilos... e fazem tão bem também.
    Eliane

    ResponderExcluir
  3. Ver essas fotos depois do almoço é maldade!!!

    ResponderExcluir
  4. Oh Senhor, também quero uma chance de provar essas delícias, por favor,me ajuuude!eu também queeeroooo!rsrs

    ResponderExcluir
  5. Oi Renato!
    Só de olhar essas fotos , o alien da fome que habita meu estomago se manifestou , hahaha !
    Qualquer dia desses vou tentar fazer aqui em casa. Parece tão gostoso ...
    Bj
    Lana

    ResponderExcluir
  6. Me deu agua na boca Renato. Olha eu amo o gosto de blueberry mas nao gosto de comer a frutinha em si, por causa da textura. Nao gosto de casca na boca, ai me da agonia. Entao a unica maneira que como eh em bolos e muffins porque ela meio que "derrete" um pouco e nao fica com a conscistencia de casca, ADORO!!! Mas nunca fiz um bolo de blueberry assim "from scratch" (faco outros bolos from scratch mas nunca um de blueberry), o que geralmente uso eh a mistura pronta de muffins de blueberry de caixinha que vende no mercado, o da Betty Crocker "wild Blueberry Muffins", vem com a mistura do bolo e uma latinha com blueberries mesmo (tem uns que tem blueberries artificiais, tipo bolinhas azuis de acucar e sabor artificial de blueberry mas esta da Betty Crocker eh blueberry mesmo que vem). Eh uma delicia!
    MAs a textura do bolo nao eh assim como o que voce descreveu de "bolo pullman, vou ter que fazer sua receita qualquer dia desses!!!!
    Obrigada por compartilhar!
    beijoss

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, obrigado por comentar
    Eu estou com uma tonelada de trabalhos da faculdade. Só faltam 4 semanaaaaaaaaaaaaaasssssssssss
    Can you believe it?
    Hugs and Kisses!

    ResponderExcluir
  8. Oi Renato, bom dia!!!
    Apesar de não ter conseguido meu visto de estudante e ido para aos EUA (ainda) eu continuo vendo seu blog viu, agradeço por tudo e hoje vou comentar.

    Tem um amigo que tem uma empresa familiar de produção organica destas frutinhas, segue o site se você quiser divulgar, já comi geléias e frutas de lá e são muito boas!!!

    www.hortelafrutas.com.br

    Grande Abraço.

    Andre Fernandes

    ResponderExcluir
  9. ai Renato
    Que maldade!! Eu adoro bolo. Lá vou eu atrás de MIRTILO aqui no Brasil, para fazer.

    ResponderExcluir
  10. Ê, Renato, essas berries aí são tentação para a brasileirada que vê pela internet, quer também e só encontra pelos olhos da cara em delicatessens ou supermercados finos e caros!
    A chefa aqui em casa é fissurada nessas berries e fez a festa aí nos States. Melhor que isso só o suco de maçã em refill no Olive Garden. Enfim... americano é bom de bolo e doce. Como resistir? Será que isso contribui para a obesidade endêmica do povo aí somado à cultura fast food e à ditadura do carro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex
      Eu acredito que a obesidade americana se deve mesmo ao fast food e junk food que se compra no supermercado. As pessoas de antigas gerações faziam essas receitas e poucos eram obesos. Sabia que 3/4 dos obesos são afro-americanos e entre as mulheres negras 4 em 5 são obesas? Alguns artigos atribuem à genética e à cultura afro-americana com respeito à culinária. Elas comem frango frito no café da manhã!!
      Valha-me Deus!

      Excluir
  11. Que receita simples de fazer! Vou tentar um dia. O seu irmão chefe não sabe explicar o motivo de as berries descerem para o fundo da forma?

    ResponderExcluir
  12. Boa Noite Renato !
    Esse bolo deu uma agitada aqui no buraco do estomago, viu , outro bolo gostoso que americano (os de que cozinham mesmo) tem o dom de fazer es o Brownie, que bolo maravilhoso e dos céus é esse, na terra do Índio e do carro caro , é difícil de achar e fazer, é um bolo que não precisa ser bem feito e condimentado, lá na terra das cataratas brasileiras , a confeitaria Marias&Marias fazem brownie , mas do jeito iguassuense , minha terrinha

    http://www.mariasemaria.com.br/historia_full.php



    ResponderExcluir
  13. Renato,

    Fiquei com água na boca... Acho que o dom da culinária tá no sangue da sua família.
    Parabéns.

    Luciana

    ResponderExcluir
  14. Oi Renato, que receita bacana! Já anotei aqui, vou tentar :)
    Adorei quando você falou de Revenge, assisto também (aqui no Brasil, baixando pela internet infelizmente) e amooo! Em qual episódio vc está?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eva
      Estamos terminando de ver a terceira temporada!!
      Está passando no Brasil não?
      Eu adoro!

      Excluir
    2. Está passando na Globo, mas começou agora (deve tá no 4° episódio, por aí...). Muito atrasado haha!

      Excluir
    3. REVENGE:
      - passa na Sony - canal 49 - toda 4feira as 22:00 acho e passa tb a meia noite de 2f a 6f no momento. legendado

      -passa na globo dublado no domingo

      -vc pode comprar o box da serie tb pela internet

      Excluir
  15. OI Renato!
    Obrigada por dividir a receita com teus leitores. Ja anotei e vou
    fazer, tomara que de certo. Depois venho aqui contar.
    bjos

    ResponderExcluir
  16. A-D-O-R-O blueberries ! Mas nunca acho no Brasil . Vou tentar trocar por morango pra ver como fica. Obrigada por compartilhar a receita

    ResponderExcluir
  17. Oi Renato, quanto tempo? não tenho comentado mas não perco um post seu. Esse bolo deve ser aquele que é impossível comer comedidamente, lindo e gostoso!! Adoro bolo com frutas, faço muito aquele com maçãs. Por aqui só vejo blueberries em geléias. Um ótimo domingo!!!

    ResponderExcluir
  18. Ai que delícia!Os olhos e o paladar agradecem. Abraços. Heloisa

    ResponderExcluir
  19. Mudando completamente de saco pra mala rrsrsr... já que vc está cursando arquitetura de interiores aí nos EUA, talvez saiba... de que materiais são feitos os móveis de marcenaria aí nos EUA (como os armários de cozinha, por exemplo). Aqui no Brasil se usa MDF, mas vendo programas de design na tv parece que o móveis aí são feitos em madeira mesmo ou algo com aspecto de ser mais durável, que permita uma pintura e tal.... poderia fazer um post sobre isso né... abraços... adoro o seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pocahontas
      Na maioria das vezes 90% dos casos os gabinetes são de madeira maciça. Nunca vi de MDF. Usa-se todo tipo de madeira até brasileiras da amazônia (como vi na propaganda) Infelizmente
      Vou escrever sim!

      abs

      Excluir
    2. Obrigado a todos que comentaram
      Tá uma correria danada aqui!!
      Abs!!

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. oioi Renato,

    Adorei a receita!! Fiz o bolo e ficou mucho bom!! vc me inspirou a voltar a escrever meu blog, ja que eu tb moro fora do Brasil!! e dediquei meu primeiro re-post ao seu bolo (postei seu endereço na minha postagem) e coloquei fotos do MEU bolo de blueberry!!

    keep up with the good job =0)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloca o endereço do blog!
      Os que eu vi associado ao seu nome a última postagem foi de 2012
      Estou curioso :)
      Abs

      Excluir
  22. Oioi Renato,
    postei algumas vezes desde que passei aqui...
    o endereço é http://paulamadeincanada.blogspot.ca/2013/09/verao-em-vancouver.html
    Depois me diz o que achou....vc tem mais experiencia do que eu nesse departamente e uma opiniao é sempre bem-vinda =0)
    abss

    ResponderExcluir
  23. Oi, Renato!

    Uma dica para você nas suas próximas receitas de bolo: unte apenas o fundo da forma e seu bolo crescerá uniformemente. Depois que eu descobri isso, meus bolos ficaram mais bonitos!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Oi Renato, depois de mais de 1 ano namorando essa receita eu fiz o bolo. Segui as instrucoes exatamente como manda a receita. Bati o acucar, a manteiga, os ovos e a baunilha bem batido, rs. Ficou aquele bolo bem cremoso, hummm. Utilizei as blueberries congeladas, elas ficaram espalhadas uniformemente pelo bolo. Meu bolo parece com o da primeira foto no seu post.
    Cobri com chantilly e coloquei uma calda de blueberries por cima, nao sobrou nem pra tirar a foto, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh!!!! Mas eu vou fazer novamente, hehehehehe, e pretendo fazer um post. Quando eu escrever, eu posto aqui pra voce conferir :)

      Excluir
  25. Olá, não te conheço mas obrigada por postar a receita, vou tentar fazer...

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...