quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ultimo Dia na Faculdade (e post sem acentos)

          Me perguntaram: Voce nao vai sentir falta da faculdade? Claro que nao! Foi o primeiro pensamento. No entanto, hoje aqui terminando o projeto final de Sustainable Design eu ja estou sentindo um pouco de saudades. Porem, deixe-me contar minha saga ate aqui mais uma vez, pra quem nao sabe. Minha casa fica exatamente 166km de onde eu assisto aulas. A IADT de Orlando foi pro buraco (eu tenho o dom de entrar em barcos furados, sabia?) entao a melhor opcao foi transferir a faculdade para a IADT de Tampa que eh considerada uma das melhores escolas de Design do Pais. IADT Tampa tambem tem a certificacao necessaria (CIDA) para que os formados possam ingressar no mestrado. Formado por Orlando nao me levaria longe, por isso a decisao de assistir aulas em Tampa foi acertada...mas custosa. Em alguns trismestres eu tive aulas 3x por semana e foi duro dirigir e voltar todos os dias. Pagar hotel e ficar em Tampa estava fora de cogitacao embora tive que usar o hotel para o estagio.
 
          Neste ultimo trimestre me colocaram em uma materia de manha (dai que eu tenho que acordar as 5 pra viajar pra ca) e em uma a noite. Tenho que ficar ate as 10:50 e depois dirigir duas horas aproximadamente ate Orlando. Dureza viu! Mas quem disse que seria facil? Quer moleza, senta no pudim...Mas eu nao me arrependo. Tive a melhor educacao que uma escola da Florida podia ter me dado. Tres semanas atras, em um evento sobre revisoes de portfolios patrocinado por um escritorio de arquitetura em Baldwin Park, fiquei impressionado com os portfolios terriveis dos alunos da temida Seminole State College. Pareciam trabalhos de crianca perto do meu Portfolio (com P maiusculo). No comeco, os alunos olharam torto pra mim que vinha da IADT e empinaram o nariz, porque estudar em uma escola publica aqui tambem tem status. POREM depois de verem meu portfolio, ficaram literalmente "embarassados" (embarrassed). Brincadeiras a parte, eles pagam 1/3 do que eu pago, mas tem 1/3 da educacao e da tecnologia que temosna IADT em Tampa. Inclusive os designers do evento me disseram que eu deveria fazer revisao dos Portfolios, acredita?
Voce pode ver meu Portfolio na internet AQUI
 
          Enquanto eu estava aqui digitando este post o diretor da faculdade me chamou e disse para acompanha-lo. Eu perguntei " Am I in trouble?" (Estou em apuros?) Ao que ele disse SIM!! O James eh um americano sensacional. Formado em Artes e com MBA me levou a sua sala para me presentear com um exemplar do programa Photoshop CS6. Fiquei super contente. Esse programa deve custar uns 900 dolares.
 
          Agora sao 2:52, cheguei aqui as 6:35 para estudar para o exame final de Psicologia e a professora me deu meu projeto final com nota 100%. Aqui esta o recadinho carinhoso que ela deixou no meu "final paper".
 
Traduzindo: "Renato, este eh a unica nota perfeita que eu dei neste trimestre
Voce deveria ficar muito orgulhoso pelo trabalho arduo que dedicou a este
projeto. Sem palavras para dizer o quanto estou impressionada. Verdadeiramente
um excelente trabalho."
O tema do projeto final que eu escolhi foi o blog. Voces leitores e amigos estavam presentes
no texto sabiam? :)
 
          Pode estar parecendo que eu estou querendo aparecer ou ganhar os elogios dos comentarios mas nao eh nada disso. O que eu quero mostrar com todas essas coisas que eu estou escrevendo eh que o fato de ser brasileiro nao me trouxe nenhum problema ou desvantagem nos EUA, muito pelo contrario. O diretor da escola sabe meu nome e que eu sou brasileiro.  Ele poderia ter dado o programa para qualquer estudante americano, mas escolheu dar pra mim. Quero mostrar que um brasileiro, com trabalho arduo, pode se sobressair entre qualquer pessoa de qualquer pais. Temos isso em nosso sangue. A garra, o jogo de cintura, o otimismo, o bom humor, a dedicacao e isso abre muitas portas se aliado a um sorriso sincero.
 
          Esta semana sera corrida. Ultima aula hoje termina bem tarde com as apresentacoes do projeto final de Sustainable para um juri de arquitetos. Amanha voltamos eu e a familia americana para a festa de formatura que sera aqui mesmo na escola. Na sexta, vamos comemorar no Universal/Ilha da Aventura e sabado temos a formatura em um teatro lindo em Clearwater. Parece que tudo esta valendo a pena. Todo o sofrimento, as faxinas para conseguir dinheiro ate para gasolina, os papeis de parede que retirei da casa de gente que nao conhecia, e muitas outras coisas mais. E o melhor eu vou contar agora. Voltei semana passada de uma entrevista de emprego e recebi um telefonema horas depois dizendo que estou empregado. Mas disso vou falar em um proximo post. Agora preciso me concentrar na formatura, que tambem vai ganhar um post so sobre isso e talvez ate um pequeno video. Depois conto sobre o trabalho e como isso foi possivel, falando mais sobre a documentacao.
 
        Ultimo dia de aula, sala cheia, impressora ocupada, as pessoas se vestindo para as apresentacoes e eu ja estou pensando que a pessoa que me perguntou se eu nao sentiria falta estava certa. Vou sentir falta sim, mas agora um novo ciclo se inicia, certo? Obrigado por me acompanhar nessa aventura! Abs
 
       E especialmente para voces o projeto final de Sustainable Design (Design Sustentavel) antes mesmo de ser apresentado esta noite! As pranchas de apresentacao teem medidas 93x62 cm.




Ps. Desculpe a falta de acentos mas so computador de casa escreve em portugues. Esse aqui nao tem tecla SAP ;P

68 comentários:

  1. Fábio Torres Vitor29 de maio de 2013 às 13:08

    Parabéns Renato. Excelente trabalho. Você é a prova de que esforço e dedicação valem
    muito apena. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez , quero lhe desejar felicidades nessa nova jornada ...vc merece isso tudo e muitoooo mais, bjos Rê Ferreri

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Renato! Que Deus te abençoe nesse, como você denominou, novo ciclo. Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns Renato, para vc, o céu é o limite! Muito feliz com mais essa sua conquista! Um grande abraço da Fabiana Rocha e família

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Renato! Excelente trabalho. Um futuro de sucessos o aguarda. Um abraço. Heloisa.

    ResponderExcluir
  6. Parabens, Renato. Muito interessante esta sua trajetória até aqui.

    Foi me inspirando nesta história que me organizei, e irei para Orlando em 10.06 para iniciar uma nova vida. A princípio, apenas com visto para o curso de inglês, mas o futuro a Deus pertence. Será um verdadeiro recomeço.

    Nessas horas que a gente dá valor a tudo o que passou, e como os obstáculos foram tão pequenos diante da grandiosidade da nossa vitória.

    Parabéns novamente.

    Evilasio Tenorio
    evilasio@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Renato, adorei esse post. Ele me deu vários ensinamentos. O maior deles foi a PERSEVERANÇA!

    Parabéns por mais essas duas conquistas: formatura e trabalho. Como leitor assíduo do seu blog, só posso dizer que você as merece!

    Foi muito bom ser lembrado de que nós, brasileiros, temos no sangue garra, jogo de cintura, otimismo, bom humor e dedicação.

    O seu trabalho está fenomenal!

    Um grande abraço e muito sucesso. Espero ansiosamente os novos posts.

    Marcos.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!! Pela nota mais alta, pela distinção from the director, pelo projeto, pelo Paraiso Verde e principalmente pelo novo emprego!!!!!!!!!!! Estou muito feliz por vc. Muito mesmo!! Vc merece !
    bjsss
    PS - EU JÁ SABIA!!

    ResponderExcluir
  9. Só posso dizer uma coisa: que orgulho! !!!!!!!! Vc merece cada elogio, cada oportunidade, essa e outras que ainda virão! Vc é um exemplo, uma inspiração! É a constatação de que a dedicação, a honestidade e o trabalho duro valem a pena!!!! Parabéns, meu querido amigo! Que Deus proteja sua nova caminhada! E eu fico aqui, mesmo de longe, torcendo muito! Bjks

    ResponderExcluir
  10. Renaaaaaaaatoooooooooooooooo!!!!!

    Parabéns pelas conquistas!!!! Fiquei tão feliz ao ler que vc conseguiu o emprego, mais um passo alcançado para permanecer nos EUA.
    Uauuuuu, que projetos lindos.
    Uma ótima apresentação para vc e aproveite muito a formatura, pq afinal ela é imensamente merecida. Super curiosa para ler o próximo post.

    Boa semana,

    beijos

    Taís - Rio

    ResponderExcluir
  11. PARABENS RENATO!!!!
    E eu estava me pergutando se já tinha aparecido um trabalho e vc nos dá uma noticia maravilhosa.
    BOA FORMATURA.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Renato !! Fico muito feliz por você

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelas conquistas e que Deus te abençoe nas novas aventuras.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Renato!
    Estive meio ausente nestas últimas semanas mas agora chego aqui e vejo excelentes notícias (a esposa soube primeiro e veio correndo me contar)!!!! Em primeiro lugar, meus parabéns pela sua formatura e pelos excelentes resultados que você teve em seu curso. Isso não me surpreende nem um pouco. Você chegou por aí sabendo o que queria, focado e cheio de vontade para trabalhar muito e fazer o seu melhor. Agora está colhendo os resultados!!! Meus parabéns, Renato!!!
    Desde que conhecemos você, temos torcido muito, muito, muito, muito mesmo pelo seu sucesso. Por isso quero comemorar com você a melhor notícia: EMPREGO!!!!
    Isso significa que há alguém se propondo a patrocinar você para um belo visto de trabalho??? Isso significa que você poderá ficar por aí feliz e despreocupado e o Brasil é só para visitar? Afinal de contas, ninguém trabalha aí sem um visto. Com isso, essa sua etapa estará concluída e a sua missão estará cumprida.
    Você tem sido inspiração para mim e para muitas pessoas que, graças a você, estão procurando encontrar uma razão para sonhar num ambiente (país) que não permite muitos sonhos. Por isso, Renato, receba meus parabéns de coração... ou melhor... LET ME CONGRATULATE YOU WHOLE-HEARTEDLY, WISHING YOU SUCCESS IN YOUR NEXT PROJECTS!!!! YOU DESERVE IT!!!
    Um abraço pra você,
    Alex

    ResponderExcluir
  15. olha vou falar, nos últimos tempos eu vinha sempre aqui para saber as novidades, porque queria muuuito ter boas noticias vindo de vc, vc merece e eu torço d+ por vc, embora nem o conheça, veja só!

    Quando passei os olhos nas palavras sobre o emprego, me emocionei juro.

    Seus depoimentos me dão força viu, para correr em busca daquilo que quero p meu futuro, vi com vc que sem arregaçar as mangas não ha recompensa a gente fica apenas o resto da vida lamentando não viver a vida que queria

    ResponderExcluir
  16. Renato, justo você omitindo os acentos?!?!
    kkkkk

    Brincadeiras à parte, meus parabéns pela realização. Só gostaria de saber de onde você tirou tanta motivação pra pôr tanta paixão nesse curso... No meu, tá difícil até ir levando de qualquer jeito!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Fiquei emocionada com o post... fiquei super feliz em saber que você alcançou o seu sonho e conseguiu o emprego... parabéns... SUCESSO... você merece... bjos

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo lindo portfólio!

    Renato, vc usa panos de microfibra para limpeza?

    http://www.youtube.com/watch?v=AwrBQRzqhSE

    http://www.youtube.com/watch?v=gHQKdzSPM_0

    eu uso muito o pano esponja, maravilhoso para ter na cozinha. limpo tudo com ele, tela de computador, vidro, seco a pia sem "rodinhos", uma invenção essencial.

    e qual celular vc usa? qual operadora?

    abs,


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauricio
      Temos aqui em casa esses panos!
      Eu uso o Droid da Motorola que eu acho muito superior ao I-phone (meu anterior) e a Verizon 4G que a internet é mais rápida que meu computador!
      Abs e obrigado!

      Excluir
  19. olha os comparativos

    http://www.youtube.com/watch?v=WBLbNHNksng&feature=endscreen&NR=1

    http://www.youtube.com/watch?v=pM9e9ACPPr8&feature=endscreen&NR=1

    ResponderExcluir
  20. Parabéns, Renato! Excelente o seu trabalho ( sou suspeita em falar, pois adoro arquitetura ).Os projetos ficam em exposição em Tampa? O público pode ter algum contato? Desde que decidi passar as férias nos EUA( há 2 meses), tenho acompanhado o seu blog, que aliás, gosto muito. As matérias vão muito além do que eu inicialmente pesquisava: parques, parques e mais parques.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns, Renato! Excelente o seu trabalho ( sou suspeita em falar, pois adoro arquitetura ).Os projetos ficam em exposição em Tampa? O público pode ter algum contato? Desde que decidi passar as férias nos EUA( há 2 meses), tenho acompanhado o seu blog, que aliás, gosto muito. As matérias vão muito além do que eu inicialmente pesquisava: parques, parques e mais parques.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Luciana
      Sim eles ficam expostos na faculdade. Só os melhores...

      Excluir
  22. Gente, muito obrigado a todos os comentários e palavras de encorajamento. Eu ainda to me beliscando, não parece que acabou mas acabou. Desculpe não responder cada comentário, mas eu ainda tenho uma pá de coisas pra fazer.
    Um abração apertado pra todos vocês e nunca se esqueçam: Sonhar é onde tudo começa, mas a gente tem que se movimentar pra fazer acontecer
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Renato
    Parabéns pelo lindo e bem feito projeto e por todo exemplo que você nos dá. Estou torcendo muito para que a sua nova fase venha com o mesmo progresso.
    Um abraço
    Alessandra Haak

    ResponderExcluir
  24. Renato, mesmo sem te conhecer pessoalmente (é claro que acompanho o blog com certa frequência e isso me faz conhecê-lo um pouco) fico emocionada e sinceramente feliz pelas tuas conquistas. Abraços.
    Anita

    ResponderExcluir
  25. Parabéns Renato. Fiquei emocionado ao ler esse post e saber que você está concluindo seu sonho. Já disse pra você que não posso sair de casa pois cuido de uma mãe muito doente, e através do seu blog eu consigo viajar um pouco, e ver um lugar que tanto amo como os EUA, por dentro. Sempre comento que você não faz a mínima ideia como suas palavras são importantes para mim - e acredito que para outras pessoas em situações semelhantes - e quanto alento elas me trazem. Brinco aqui em casa que você é meu herói, pois você fez o que eu sempre quis (e pensei que faria). Minha felicidade de ver você concluindo seu curso é a mesma de ver um amigo vencer um desafio importante. As vezes quando estou muito desanimado, pois nunca posso sair de casa, nem mesmo para ir ao mercado, por conta dos cuidados que minha mãe exige; leio seus textos e dou risada sozinho, as vezes até converso com o computador.
    Todo o sucesso do mundo pra você , pois sabemos que você merece. E concordo com você: não importa se você veio da Suécia, do Senegal ou do Brasil...o que importa é o quanto você se entrega e se concentra naquilo que faz. Um abraço do tamanho desse país tão interessante que você escolheu viver. Seu amigo distante...Jefferson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefferson
      Suas palavras tambem me animam demais. Muita forca pra vc e que Deus abencoe seus esforcos de cuidar da sua mae querida. Ele eh uma pessoa de muita sorte por ter um filho como voce. Nem todas as maes tiveram e teem essa felicidade.
      Abracos apertado!
      Renato

      Excluir
  26. Renato, amigo, voce tem mesmo que se orgulhar. Alem de inteligente por natureza voce tb eh trabalhador, um "go-getter", e isso traz muitos frutos. Fico feliz de ver este post. Tb estou orgulhosa de voce!!!
    Parabens pela conquista, realmente tem um gostinho maravilhoso!! Nao vejo a hora de eu me formar tb. :)

    Beijo enorme!!!!!

    ResponderExcluir
  27. Parabéns Renato!!!! Eu estou muito feliz por você ter realizado o seu sonho :)
    Marcello

    ResponderExcluir
  28. Sempre penso que muitas coisas pelas quais passamos, passamos só.
    Mesmo quem tem família, amigos... tem momentos que pertencem só a nós, principalmente tristezas e aflições. Só você sabe por tudo o que passou e como é merecida essa conquista. Seja muito feliz, sucesso, abraços!!!

    ResponderExcluir
  29. Meus mais sinceros parabens. Fico feliz pela conquista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Renato,

    Você é um exemplo que devemos seguir.
    Muitos citam a frase "Tenho orgulho de ser brasileiro" em vão. Se todos tivéssemos a determinação que você teve, o Brasil seria um país bem melhor.

    Meire

    ResponderExcluir
  31. Obrigado a todos os comentarios, eles fazem essa conquista muito mais bonita, pelo menos pra mim! Obrigado!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  32. Renato , você é um campeão e um dos poucos Heróis existentes na comunidade brasileira nos EUA pelo Sec. XXI , e você nos incentivou sempre que se um pode ser Dono da Ford Americana ,cada um com seus ideias e objetivos pode também criar uma Ford Brasileira. E estou falando pelo lado do povão mesmo, a comunidade brasileira de uns tempos pra cá vem sendo destacada pelos poucos que fazem o melhor na América, mesmo com pouca fluência pela imprensa local, estamos sendo invejados e prestigiados , e a gentalha perdendo seu espaço na nossa comunidade Brasileira nos EUA.
    E Tudo DE EXCELENTE pra VOCE , e que o prestígio da América nunca acabe também.

    XOXO

    ResponderExcluir
  33. Renato, que exemplo de vida tu nos passa em seu blog. Tenho uma filha e diversas vezes tenho lido seus posts para ela como referência, mostrando que com muito esforço, competência e perseverança tudo é possível, desde que corramos atrás de nossos sonhos. Parafraseando Thomas Jefferson: "Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho."
    Parabéns.
    Manoel

    ResponderExcluir
  34. O que posso dizer sobre tudo o que li em seu blog até agora ?
    Estou orgulhosa de você e orgulhosa de ser brasileira por causa de você !
    Em momento algum achei que você desistiria , pelo contrário , sempre tive a sensação de que o mundo não teria fronteiras prá você . E não tem mesmo !
    Parabéns !
    Lana

    ResponderExcluir
  35. Congratulations!!!!! Seu projeto esta maravilhoso e me sinto tao feliz por voce. Eu sou brasileira e moro em Los Angeles desde 1994. Vez em quando dou uma olhada no ssu blog o que sempre me faz rir ou me emocionar e me distrai. Hoje resolvi lhe escrever pois admiro muito sua garra e determinacao. Voce e' uma pessoa muito especial e merece um futuro que se inicia ainda mais especial! Lhe desejp muita paz e felicidade.
    Danielle

    ResponderExcluir
  36. Parabéns pela conquista... muita felicidade pra ti... vendo o seu trabalho no issuu lá na pag 17 tem um desenho que parece muito com aqueles desenhos que são mostrados no programa da candice olson... eu achava que aquilo era feito a mão... mas é um programa específico?? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pocahontas
      Os desenhos são feitos a mão, tanto os da pagina 17 como todos os outros. Já me disseram que os da página 25 parecem demais com os desenhos da Candice Olson. Bom, ela é minha inspiração! Mas é tudo feito à mão sim. A gente aprende na faculdade, mas nem todos os alunos desenvolvem bem. Eu mesmo tinha desenhos horríveis no início, mas é preciso dedicação
      Abs

      Excluir
  37. Olá, Renato!

    Meu nome é Adriano, tenho 37 anos e falo do Rio de Janeiro. Prazer em finalmente falar com você!

    Há dois meses mais ou menos descobri o seu blog quando pesquisava no google informações relacionadas a carreira, formação superior, mudança de profissão, construção civil, arquitetura, design de interiores, melhores universidades, cursos de inglês... Pra ser sincero, eu não faço mais a mínima ideia do que exatamente estava procurando, quando por "acaso" vim parar aqui. Ponho acaso entre aspas porque acredito que tudo está escrito e que na vida não existem coincidências. Tudo tem uma razão pra acontecer! (Acho que você já falou algo parecido aqui em algum de seus posts, né?)

    Só sei que esse foi o melhor "acidente" que já aconteceu comigo, porque veio num momento em que eu precisava muito de um insight, uma iluminação, uma compreensão, uma direção pra eu dar a minha vida, que aparentemente tinha me levado a um beco sem saída: aos 37 anos de idade, eu completamente insatisfeito com a minha profissão, com a minha carreira e, consequentemente, com a minha própria vida. Sem a menor perspectiva de mudar o desfecho de minha história. A descoberta de sua saga na terra do Tio Sam (aqui, de forma tão acessível no seu blog) foi um presente de Deus. A minha ânsia por um novo modelo de vida a seguir me fez devorar todos os posts que eu pude em tempo recorde e tudo o que li mudou completamente a minha percepção de minha própria realidade.

    Cara, descobri muito tarde que era apaixonado por arquitetura, construção, decoração, paisagismo... de modo que só posso tentar uma faculdade nessa área agora, depois de ter perdido muito tempo com coisas sem importância, ter feito péssimos investimentos de dinheiro e ter optado por caminhos dos quais me arrependo muito, como por exemplo a luta pelo meu diploma inútil de jornalismo, já que tomei ódio dessa profissão (um dia eu conto essa parte, ok?).

    Minha maior preocupação era como investir de uma hora pra outra em uma carreira completamente diferente... investir pelo menos quatro anos numa nova formação e, depois de concluir o curso, abandonar um emprego estável e razoavelmente bem remunerado (para a realidade do Brasil) e partir para um estágio, um trainee, um novo “primeiro emprego”, ganhando provavelmente um milésimo do salário que ganho, correndo o risco de mais cedo ou mais tarde ser simplesmente descartado feito lixo e etc. etc. etc...

    ResponderExcluir
  38. [Continuaçao]

    Não que eu tivesse medo de mudar ou tentar. Eu amo mudanças e sei bem que elas são necessárias pra evitar a acomodação, o conformismo e a perda de grandes oportunidades. A vida é feita de mudanças. Eu acredito nisso. Mas o que mais me amedrontava (ou talvez fosse simplesmente uma constatação bem lúcida) é que vivo num país onde não se valoriza em nada os profissionais mais velhos. Sendo mais realista ainda o Brasil mal valoriza seus profissionais jovens, principalmente quando estão saindo da universidade.

    Enfim, estava entre a cruz e a espada, tendo que optar entre deixar tudo como sempre esteve ou tomar uma de duas direções arriscadas: ou me desdobrar (e sabe-se lá se como isso seria) pra trabalhar ao mesmo tempo em que faria uma faculdade na área que almejo (em período integral!), ou pedir demissão e vender o único bem que tenho (um apezinho de 45m quadrados) pra investir todo o dinheiro e todo o meu tempo em uma nova formação profissional. Mas as duas opções poderiam ter um resultado catastrófico: eu não ser absorvido pelo mercado de trabalho por causa da idade. É claro que tenho autoconfiança e autoconhecimento o suficiente pra saber que se começar nessa área, vou dar o melhor de mim, fazendo de tudo para ser um profissional brilhante e requisitado. Mas cara (você deve entender bem esse sentimento) não dá pra confiar no Brasil quando o assunto é apostar no futuro.

    Mas através do seu blog, você me mostrou a resposta... me mostrou exatamente o que eu preciso fazer pra alcançar o meu sonho de estudar e trabalhar depois de velho num ramo que adoro, sem correr um risco muito grande de "dar com os burros n'água": fazer faculdade fora do Brasil! Como não pensei nisso antes?

    Agora que você me mostrou o "caminho das pedras" tudo ficou tão óbvio! (Sobre o porquê exatamente dessa obviedade toda eu te explico mais tarde! Tem a ver com minha forma de encarar a cultura da minha pátria! rs).

    Caramba, deve ser fascinante e instigante estudar num país onde a idade que se ingressa no mercado de trabalho pouco importa e a educação e a formação profissional são altamente valorizadas (vide a preocupação dos americanos em poupar a vida inteira para a faculdade de seus filhos; vide o nível das instalações das suas escolas e universidades, como você mesmo constatou e comentou em seus posts).

    Não é a toa que me chamou muito a atenção um post em que você fala que nos EUA vê-se muitas pessoas de idade (mesmo idade avançada) ainda trabalhando e sendo contratadas sem nenhum preconceito. Me chamou a atenção o próprio fato de você, aos 40 anos de idade (como eu, cara!), resolver dar uma guinada em sua vida e correr atrás de seu sonho, sem se importar com o que os outros pensavam, com as circunstâncias desfavoráveis que se apresentavam, com a dificuldade do idioma, o tempo e os gastos necessários, todas as limitações, os medos, etc.

    ResponderExcluir
  39. [Continuação - parte final]

    Fiquei encantado com a sua resolução de seguir em frente, sozinho, sem emprego, sem amigos e com o dinheiro contado, focando completamente no seu objetivo, talvez apoiado unicamente (além de claro, na sua intuição, garra e autoconfiança!) no fato dos Estados Unidos serem o país onde se valoriza, acima de tudo, a busca do aperfeiçoamento de seu povo (e mesmo de estrangeiros), o que, infelizmente é exatamente o contrário aqui no nosso Brasil.

    Sua história me mostrou que nunca é tarde pra mudar, que basta focar no sonho, criar as oportunidades e correr atrás dele... e é isso o que quero e vou fazer a partir de agora. Você me devolveu a esperança e a autoconfiança... melhor... me devolveu a vontade de viver!

    Desde que descobri seu blog tenho vasculhado a internet em busca de informações sobre estudar no EUA, já aprendi muito e quero aprender mais ainda pra escolher o curso certo, no local certo, do jeito certo e viajar no momento certo. Já até voltei a estudar inglês porque sei que isso é fundamental. Vou vender meu apê e poupar o máximo de dinheiro que tenho pra alcançar essa nova e mais importante meta de minha vida!

    Através de minhas pesquisas já selecionei várias opções de cidades e escolas e já descobri várias coisas que não sabia, como por exemplo, que mesmo com nível intermediário e até básico do idioma pode-se fazer intercâmbio aí na América, em escolas internacionais de idioma, Community Colleges ou universidades, através de programas do tipo “English as a Second Language”, e se candidatar para algum curso superior sem a necessidade do TOELF. Dá pra fazer uma imersão em inglês, acelerando o aprendizado e aplicar de cara para uma escola de ensino superior sem nem precisar voltar ao Brasil! Descobri também um site muito legal que mostra os custos anuais das principais universidades dos Estados Unidos, o que permite que se planeje as despesas de instrução em cada uma das instituições que se desejar, inclusive os custos com alimentação e moradia.

    Cara, não quero tomar mais o seu tempo porque sei que você é muito ocupado, só queria dar um alô e dizer que estou muito feliz nessa minha atual fase de planejamento e novas esperanças, o que devo totalmente a você. Você não tem idéia do quanto fez por mim e deve estar fazendo para muita gente que tem a felicidade de ler tudo o que você publica aqui.

    Torço pelo seu sucesso e adorei saber que você conseguiu emprego. Estava muito preocupado com essa parte de sua história. Apesar de que sempre ficou claro pra mim que você é um cara super profissional, dedicado e que faz acontecer, e só uma empresa de malucos não te contrataria logo! Desejo que você tenha uma excelente formatura e brilhe na América como você merece. Já sou seu fã e não saio mais daqui do seu blog na minha busca por inspiração, motivação e exemplo de vida. Parabéns pela sua conquista e obrigado pela luz que lançou em minha vida!

    Muito sucesso e felicidade pra você rapaz!

    Abração

    Adriano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano
      Sua mensagem me deixou profundamente emocionado. Quando eu comecei a escrever o blog era para minha família e amigos ficarem sabendo das minhas andanças nos EUA. Nem minha família, nem tampouco amigos leem o blog (com raras exceções). Eu jamais poderia imaginar que as coisas que eu escrevo viessem a tocar o coração e mudar a vida das pessoas.
      Quando eu entrei naquele avião para vir aos EUA, com tudo da minha vida resumido a 3 malas, eu estava apavorado. Mesmo depois de alguns meses aqui ainda não sabia ao certo se tinha tomado a decisão correta. Hoje fico muito feliz de ter feito o que fiz, cansado mas feliz. Alguém me disse "Você tem sorte hein!?" Eu encaro alguns comentários como esses como sendo um pouco diminutivo do meu valor e das minhas conquistas. Como disse Thomas Jefferson "Eu acredito na sorte. E tenho constatado que quanto mais trabalho árduo eu faço, mais sorte eu tenho"
      Nada vem por acaso, tudo é fruto de trabalho árduo e de muita ansiedade (pelo menos no meu caso). Confesso que fui apressado na minha decisão e planejamento e claro, paguei por isso aqui. Mas tudo, até as coisas ruins como limpar a casa dos outros (no Brasil eu nem limpava a minha própria casa!) trouxeram me um engrandecimento interno inimaginável e impossível de se conseguir de outras maneiras.
      Eu desejo a você toda a forçar Gedi pra você que sei que você tem dentro de si com certeza.
      Se precisar de algo, qualquer orientação, opinião, etc entre em contato comigo.
      Um abraço apertado!

      Excluir
    2. Cara, esse negócio não tem jeito mesmo. As pessoas só aparecem depois que você já fez todo o trabalho pesado sozinho, e quase sempre pra por defeitos ou pra dizer que você teve apenas sorte. KKKK... Eu sempre rosno pra esses tipos de comentários! Quanto ao blog... Cara! Durante alguns anos tive um e pude constatar que se depender da família e dos amigos o número de acessos é pouco mais que zero! KKKK... Felizmente nossas palavras atraem pessoas com quem podemos ter mais afinidades. Essa parte é bem gratificante! Rapaz, com certeza tenho um milhão de perguntas pra você, Mas vou fazer isso aos poucos. Tenho todo o tempo do mundo, já que não devo viajar nem nesse, nem no próximo ano. Por hora, só queria saber quatro coisinhas: primeiro, se você (que assim como eu se disse um arquiteto frustrado) matou a vontade de estudar arquitetura fazendo a graduação em Interior Design. Segundo, se você, uma vez formado como designer de interiores, pode fazer pós-graduação em arquitetura e se tornar um arquiteto. Terceiro, se é verdade que você pode aplicar para um curso de pós-graduação em arquitetura, sem necessariamente ter que primeiro fazer a graduação nessa área. Muitos dos sites de universidades que visitei me deram a entender que seria possível eu, graduado em jornalismo por exemplo, aplicar para um mestrado em arquitetura. E por fim, se pra tirar a licença pra ser arquiteto, você tem que estudar não apenas os cinco (ou até sete) anos de graduação, mais também alguns anos de mestrado. Também li isso em algum lugar! É sério isso? Leva tantos anos assim? Bem, muito obrigado pelo contato, pelo carinho e pela torcida. Ah, e parabéns mais uma vez pela graduação. Abraços

      Excluir
    3. Adriano
      Mande-me um email no rs_alves@hotmail.com que eu respondo suas perguntas por lá. Assim você pode salvar os emails. Aqui a conversar vai ficar muito comprida
      :)
      abs

      Excluir
    4. Obrigado, Renato! Falo com você por lá. Abração e fica com Deus

      Excluir
    5. Adriano, boa tarde! Desculpa me intrometer no seu comentario, mas qual é esse site que tem os custos das principais universidades e onde você encontrou informações sobre esses programas de inglês que depois podemos aplicar pra uma faculdade? Meu e-mail é o renatasalatiel1@gmail.com, se puder me responder por lá. Desde já muito obrigada!

      Excluir
  40. Parabéns, Renato! Não só conseguiu terminar o curso, como também ganhou um programa de Photoshop e, também foi empregado! Meus parabéns mesmo, cara! =D

    ResponderExcluir
  41. Ah, já ia me esquecendo: só não vá exagerar em Las Vegas! XD

    ResponderExcluir
  42. qto a smartphone, a consumer reports classifica pelo menos três modelos de motorola droid como superiores ao iphone 5 para usar com a verizon 4g. são excelentes mesmo. só acho um pouco grandes, uso iphone (por enquanto). imagine o 4g no brasil... já estão comercializando os planos, mas nem o 3g funciona neste país kkkk. eu rio mas é bem triste isso. enfim.

    e sobre os programas para design de interiores? vc conhece o sketchup, mas usou o revit para fazer os projetos do portfólio? q programas vc usa para design de interiores? usa algum específico para iluminação (belos efeitos no seu portfólio, btw), ou vai de photoshop? e para puxar planilha de custos, o revit tb atende? o q está usando de software no seu trabalho? vc costuma fazer tudo em planta baixa, ou tem muita perspectiva?

    desculpe tanta pergunta, mas termino meu projeto de pós de DI neste ano, e estou usando o sketch, mas ele não atende em vários quesitos. a vantagem é q é grátis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na faculdade tivemos aula de Sketchup, Revit (tem sim planilha de custos), AutoCad, Photoshop e 3DS Max. Eu ilustro no Revit e termino no photoshop.
      No trabalho a maioria usa CAD e Revit
      Tem bastante perspectiva assim como planta baixa e elevações
      Abs!

      Excluir
  43. sobrou alguma coisa das três malas q vc levou do brasil para os eua? rsrsr, acho q não né. até pq as roupas brasileiras não resistem às lavagens e secagens dos eua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauricio
      A maioria das coisas que eu trouxe eram coisas antigas que eu gosto muito. Mas olha, as camisetas do brasil encolheram, mas ainda as tenho. O que foi pro lixo foram os moletons...todos não resistiram!
      Abs

      Excluir
  44. Só posso dizer que você é uma inspiração para mim! Parabéns! Que Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  45. Renato, que lindo...
    Confesso que este post me deixou extremamente emocionada...
    É muito bom saber que existem histórias como as suas e, principalmente, pessoas como você... esforçadas, dedicadas, centradas, que se superam a cada dia...
    Parabéns e que o novo ciclo sejá tão maravilhoso quanto este...
    Você é um exemplo para muita gente, inclusive para mim, que tenho o sonho de estudar nos EUA. Tenho certeza que um dia chegarei lá... e se eu conseguir me espelhar (nem que seja um tiquinho) em você, já serei muito feliz!!!!
    Grande abraço e felicidades mil...
    Ly :D

    ResponderExcluir
  46. Parabéns Parabéns!!!! Sucesso sempre!! :)

    ResponderExcluir
  47. Grande Renato...
    Que alegria em ler este post.
    São belas palavras que traduziram todo o esforço, garra e determinação que você empregou neste "projeto".
    Sinceramente fiquei emocionado e orgulhoso por você alcançar seus objetivos.
    Tenho certeza que seu novo empregador não se arrependerá do excelente profissional que ele contratou.

    Boa sorte
    Grande abraço,
    Maicon

    ResponderExcluir
  48. Trabalho árduo, coragem e determinação só podem desembocar em sucesso. Parabéns meu caro e torço para que não precise mais pisar os pés neste lugar em que o Brasil se tornou!!!

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...