terça-feira, 9 de julho de 2013

Social Security Number




            Social Security Number é um número composto de 9 dígitos estampados no Social Security Card. Se fôssemos comparar com algum documento brasileiro, poderíamos comparar com o CPF (cadastro de pessoa física). E porque não comparar com o RG (registro geral) do Brasil? Acontece que o SSN, como é chamado aqui, não pode ser usado como documento de identificação, visto que não contém foto. O documento de identificação nos EUA é a carteira de habilitação. E pra que serve o SSN?

            O SSN é o que todo imigrante almeja conseguir. Existem mais de 11 milhões de imigrantes ilegais nos EUA. Se fosse fácil tirar um SSN, não acha que eles já o teriam? É difícil conseguir. Só casando, com sponsor ou estudante de final de faculade. Não tem "jeitinho". Não tem como entrar como turista e ir lá bater no escritório e tirar um. Se fosse assim, não haveria ilegais nos EUA. Não haveria essa confusão toda com legalização, não haveria imigrantes há 20 anos tentando conseguir um!

              Com ele pode-se arrumar um emprego legal e consequentemente receber um salário digno. Com ele é possível comprar coisas financiadas, ter cartão de crédito, comprar carro, casa e outras coisas mais. Com ele a pessoa passa a ter um Credit Score, indispensável para a compra de qualquer imóvel ou bem a ser financiado no país. Sem ele, o indivíduo fica à mercê da exploração. Tem que trabalhar na informalidade por longas horas ganhando 8 dólares/hora ou menos. Sem ele, o indivíduo tem que comprar a maioria das coisas à vista e é muito difícil (hoje, quase impossível) conseguir um financiamento de um imóvel ou automóvel.

            Existe o ditado que diz que "pra tudo dá-se um jeito". E é lógico que é verdade em muitas ocasiões. Por exemplo, é possível abrir conta em um Banco sem SSN. Antes da quebra do mercado imobiliário americano, casas eram financiadas sem SSN. Mas para cada caso é preciso correr atrás e ver o que se pode fazer. Por exemplo, como estudante é possível abrir conta em um Banco sem SSN. Com o Tax ID também é possível abrir conta em alguns Bancos e até ter Credit Score. O Tax ID é um documento que pode ser tirado por qualquer pessoa, inclusive imigrantes ilegais. O governo não estimula a imigração ilegal, mas não nega imposto pago por estas pessoas. Assim o imigrante ilegal tira o Tax ID e passa a pagar Impostos, o que ajuda no futuro se ele entrar na justiça pedindo um visto de trabalho ou Green Card. Se ele provar que pagou impostos por muitos anos, isso conta muito na decisão do governo de deixar ou não a pessoa permanecer no país.

            Ontem meu SSC (social security card) chegou pelo correio. Depois que eu recebi o OPT (que demorou 2 meses para chegar), fiquei sabendo que teria que tirar o SSN no escritório do Seguro Social. Eu não sei porque, mas esses locais tanto no Brasil como aqui nos EUA não são nada agradáveis de se visitar. Pega-se senha, espera-se bastante tempo. Sem falar no povo que frequenta esses lugares. Gente bonita e bem educada não tira esses documentos? Pois bem, não tinha sequer um lá, com exceção da minha pessoa, é lógico.

Viu a frase "valido para trabalhar somente com autorização do DHS"?
O OPT é a prova da minha autorização. Quando encontrar um trabalho
eu tenho que apresentar os dois ao empregador.


           Junto com o SSC, veem instruções como "não ande com este cartão em sua carteira", "guarde em lugar seguro em sua casa", "não plastifique", "o SSC só pode ser pedido 10 vezes no período de uma vida (ou seja, só pode perder 10 vezes até a pessoa morrer), são as principais. Nos EUA (e no Brasil também) há o "identity theft" (roubo de identidade), por isso não é aconselhável andar com o SSC na carteira nem passar o número por telefone ou pela internet. O filme Identity Thief mostra bem como a vida de uma pessoa pode ser virada de cabeça pra baixo se alguém pegar seu SSN e sair comprando tudo o que puder. Com o nome sujo aqui o indivíduo pode até mesmo perder o emprego. Empresas checam o Credit Score da pessoa antes de fazer a contratação. E demora uns 2 anos até que a pessoa tenha todos os registros fraudulentos tirados do seu nome. E pior, é você que tem que provar que foi vítima do roubo de identidade. Todas as custas do processo é por sua conta, inclusive advogado, etc, etc, etc. Por isso é bom cuidar desse cartão! 

Hilário, embora na realidade é bem triste quando isso acontece.

No site da seguridade social americana você fica sabendo quem pode e quais os documentos necessários para quem deseja ou precisa tirar o SSN.


Endereço do escritório em Orlando:
5520 Gatlin Av #101, Orlando, Fl 32812

155 comentários:

  1. "Gente bonita e bem educada não tira esses documentos?"
    ahahahahaha. Amei. Em 18 meses de EUA eu fui ao ssc office 12 vezes, uma maravilha né?
    Uma vez um colega psiquiatra me disse (de brincadeira) que para trabalhar nesses lugares burocráticos, a pessoa passava por uma avaliação psiquiátrica e só conseguia a vaga se fosse distímico (mas conhecido como mau humor crônico). Eu estou querendo mudar de nome (colocar o do marido), mas só de pensar que terei que ir no seguro social outra vez, repenso isso.

    Tirando isso, quero registrar que estou muito feliz com suas conquistas. E que venham tantas outras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk não é verdade? Ô gente mal educada, tanto quem tira como quem trabalha lá. O correio daqui é a mesma coisa.
      Obrigado! Pra vcs também!!!

      Excluir
    2. No Correio de Clermont/Groveland (eu não sei onde eu estava hahaha) a atendente foi um amor. Revirou todo o estoque atrás de caixa para eu mandar o excesso de bagagem para o Brasil. Só que não compensa dirigir tanto assim só para ir no Correio.

      Excluir
    3. Descobri no Google Street View, é Groveland. ;)

      Excluir
    4. É, acho que vou mudar de correio aqui porque as pessoas deste daqui são muito mal educadas
      :)

      Excluir
    5. Eu fui AuPair e consegui tirar meu SSN sem problemas.

      Excluir
    6. Eu fui AuPair e consegui tirar meu SSN sem problemas.

      Excluir
    7. Eu fui AuPair e consegui tirar meu SSN sem problemas.

      Excluir
    8. Oi Vivi.... poderia me dizer como foi seu processo?? Bjo

      Excluir
  2. Renato, quando uma pessoa inicia o Credit Score, ela começa do numero zero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hebert
      O mais baixo credit score, se não me engano é em torno de 500. Começa por aí e pode ir até 850. Demora muito tempo para construir um bom crédito, mas um pagamento atrasado pode fazer cair 100 pontos!!

      Excluir
  3. Olá,Renato!Parabéns por mais uma conquista!
    Você escreveu que a pessoa não pode perder esse número mais que 10 vezes,mas digamos que alguém consiga esse feito,o que acontece?
    Se souber por favor diz aí,tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Renato, seu senso de humor é o melhor do universo. Rachei de rir quando vc disse:"Gente bonita e bem educada não tira esses documentos? Pois bem, não tinha sequer um lá, com exceção da minha pessoa, é lógico."

    Ri muito. Muito mesmo.

    Continue sempre sendo essa pessoa ótima que vc e por favor, mantenha-nos sempre informados a respeito da sua jornada aí nos USA.

    Grande abraço amigo.

    Por falar nisso, me tira uma dúvida. Me disseram certa vez que a comunidade brasileira aí na Flórida é bem desunida, é verdade ??? São (a maioria)baderneiros igual aquele que era vizinho de um americano que vc conheceu aí e que criou antipatia a nós justamente pela baderna que os brazucas faziam ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk obrigado Natã.
      Olha o relacionamento entre os brasileiros aqui é complicado. Há comunidades no facebook e essas pessoas parecem de bem. No entanto, tem que se tomar cuidado porque há notícias de má experiencia. Vou te contar duas delas:
      - Uma vez conversei com uma moça que trabalhava em uma loja de perfumes. Ela me deu o tel da mãe dela e disse pra ligar pra ela que ela me arrumava um emprego. Conversei 1 hora com a mulher ao telefone. No dia seguinte, acredita que a mulher me ligou pedindo meu carro emprestado?
      Nem carteira de motorista ela tinha!
      Muitos brasileiros se juntam pra fazer churrascada com samba etc. Nunca fui, mas quem foi me contou que é musíca alta, gritaria, brincadeiras de mal gosto, etc. É claro que tem gente de bem também!
      Eu conheço duas pessoas fantásticas. A família do Diogo Esteves e a Rita que tem as casas aqui. Ambos brasileiros e gente finíssima. Mas tem que filtrar.
      No emprego do Robert eles arrumaram uma mulher para a limpeza que é brasileira. Por recomendação do Robert eu dei o contato dela pra Rita pra ela fazer um bico de limpa casas.
      Pois bem, a mulher foi pega pelas câmeras do prédio colocando coisas para entupir os vasos sanitários do prédio. Foi pega também dormindo dentro dos banheiros.
      Na casa da Rita, que ela foi limpar, roubou comida da geladeira e escondeu no carro dela.
      Então, amigo, tem que ter cuidado...
      Certo?
      Abração!

      Excluir
    2. era pra colocar ela na cadeia pra ela aprender ..
      ate ai ela foi roubar ...
      o brasileiro sempre querendo levar vantagem ...

      Excluir
  5. ééé Renato, li todos os seus posts desde o início, sua 'jornada' - melhor definida como luta - não foi fácil realmente porem o seu bom humor, e como sempre notado nos seus posts, você tenta ver todos os lados da situação e mostra as dificuldades e as coisas boas enfrentadas pelos brasileiros e todos os outros sem distinção (portoriquenhos kkkk) que decidem estudar, trabalhar, viver ou visitar outro país outra cultura, e mudar de vida neah!!

    Depois de tanta leitura te considero amigo, ter acompanhado suas aventuras (Habilitação), as home made de bolos, tortas e jantares, esse é o único blog que eu leio em sua totalidade kkkk nem livro me prende tanto assim HSUAHSUAHS!!

    Meus parabéns você realmente merece!!
    Sucesso e tudo de bom pra nós, espero estar aí ano que vem pra te conhecer pessoalmente.

    Felicidades! e não pare não! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ps:minha mãe nasceu no mesmo ano que o seu só que 19 dias após você kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Giullyano!
      Se vier, marcamos um café
      Abração!

      Excluir
    2. Renato parabéns que Deus te ilumine com muito +++++ conquistas!! Obrigada pelo o blog,nos ajuda muito tanto pra quem quer vir para quem está aqui. Eu cheguei a pouco tempo nos EUA e confesso que estou assustada com os brasileiros,realmente eles não se unem. Tô orando pra que Deus ilumine meus caminhos e que coloque anjos na minha longa estrada,pois preciso arrumar um emprego.Esses brasileiros malandros que querem dar um de esperto acaba prejudicando pessoas que são de boa índole.

      Excluir
  6. Boa noite! Parabéns por mais esta conquista! Deus continue te abençoando cada dia mais.
    Caro companheiro o meu nome é Alexandre, sou Advogado, Pastor das Assembleia de Deus, sempre tive vontade de ir morar do EUA ou Alemanha, mas esta ultima tenho perdido o interesse ultimamente, quanto a ser advogado já pesquisei e vi que é muito difícil exercer a profissão por ai, a uns 4 anos conheci dois pastores que retornaram ao Brasil depois de muitos anos por ai, um perdi o contacto com ele (gente boa, mas não o vi mais), o outro não tenho muita ligação com ele, sempre fomos educados um para com o outro, mas sem muita conversa. Este ultimo retornou ao Brasil devido a crise, segundo pessoas mais próximas me relataram e deu sorte pois o seu cunhado é Pastor de uma grande Igreja e com isso o recolocou por aqui e com um excelente salário.
    Eu não vivo de igreja, vivo do meu trabalho, sou pastor de uma pequena igreja e que não tem a mínima condição de me assalariar, mas esse não é o caso, pois graças a Deus o pouco que eu ganho consigo viver relativamente bem, sem sobrar dinheiro, mas dá para viver! rsrsrs
    Meu amigo, eu já li em alguns posts, não me lembro se foi o seu, mas me parece que em Nevada mesmo sendo ilegal eu conseguiria abrir um negócio, não tenho 1 milhão de dólares para investir, mas gostaria de abrir uma pequena empresa ou loja, e se isso é possível e se assim procede? Caro amigo, gostaria de ir mas para o Norte, mas sei que está difícil. Meu amigo será que em Nevada há mais perseguição em relação aos imigrantes? Pois li que em alguns estados como o Arizona e o Missouri há uma certa intolerância a imigrantes.
    Do mais continuo desejando boa sorte e se precisar de algo Tupiniquim estou por aqui, forte abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre
      Você pode abrir uma empresa legal ou ilegal. A vantagem da legalidade é poder financiar coisas, facilidade de arrumar um aluguel, etc.
      Há possibilidade de você abrir uma pequena empresa aqui sem ter que trazer 500 mil dólares. Leia o post "imigrar para os EUA" e "advogado brasileiro na flórida". Entre em contato com o advogado para mais esclarecimentos sobre "o processo".
      Ele tem me reclamado que muitos escrevem perguntando: O que é melhor? Nova Iorque ou Boston? E isso não é o propósito da consulta grátis dele.
      Ele te responderá coisas pertinentes ao processo de abertura de empresa aqui.
      Abração e boa sorte

      Excluir
    2. Bom Tarde! Obrigado pela resposta, entrarei sim em contacto, mais ainda assim que para advogar não sei se seria o caso, o que no bem da verdade nem aqui eu quero mais! rsrsrsrs... sabe aquela coisa de vc enjoar, até tomar raiva! è o meu caso! rsrs.. abs e obrigado.

      Excluir
  7. Eu fiz o meu em wash D.C. e tinha gente de tudo quanto lugar. mas tinha mta gente interessante e simpatica fazendo o SSN , inclusive o cara que sentou do meu lado era embaixador de um pais europeu. Como nos ficamos horas sentados juntos deu para conversar bastante.

    Ja os atendentes nao eram nada prestativos (parecidos com os do DMV).

    ResponderExcluir
  8. Olá Renato! Tem um tempinho que acompanho seu blog. Um amigo me disse que o acessava e que gostava muito da forma como você escrevia! Enfim, entrei e não sai mais! Mesmo não tendo nos meus planos ir morar nos Estados Unidos é legal saber sobre as culturas, comportamentos e as pessoas de outros paises e acho bem legal a forma que você nos apresenta esse olhar!
    Parabens pelo blog, e muito sucesso pra você ai!

    ResponderExcluir
  9. Olá Renato,
    Seu post foi sensacional, ainda mais na área de " Gente bonita e educada não tira esses documentos" (o problema não é ser feio , mas ser mal-educado ai é o fim da picada) incluindo aturar "essa raça"
    E não para nem que vc tenha 90 anos daqui no futuro com esse "brogui" que faz a galera rir horrores.
    E mais um Parabéns por ter adquirido o aclamado SSN, com tanta choradeira e sagas vividas acabou com o Leão da Faculdade. e sinto que o próximo post pode vir a respeito sobre Trabalho; não precisando dar nome aos boi , de que vai tê-lo;

    Abração

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite Renato, primeiramente parabéns pelo seu SSN, agora me tira uma dúvida. Vc estava estudando Design de Interiores (era community college) e o SSN é em função da conclusão do curso? O OPT serve tanto para community college como para o College (superior de 4 anos)? Pois estou com dúvida por onde começar. Chego em janeiro para estudar no Vallencia (inglês) e depois quero ir para a área da Engenharia (sou Eng Mecânico).

    Renato, obrigado pela atenção com todos nós, acho que sem essas informações (estou a + de 1 ano pesquisando, hoje já estou com meu I20 pronto) seria muito mais difícil chegar ai...

    Mas uma vez, PARABÉNS...

    Att,

    Paulo Ney.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo
      Achei que tinha explicado no post não?
      Se você fizer bacharel, você pode tirar um OPT e com o OPT vai e tira o SSN. Minha faculdade não é Community College. É a IADT Tampa
      Abs

      Excluir
  11. Olá!

    Renato, qual o equivalente americano a poupança brasileira e qual o rendimento anual?

    Aqui na Espanha varia de 1..2 até 2.8% por ano.

    Agradeço de antemão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que aqui não chega a 1,5% ao ano. No Brasil a gente sabe que é furada. Dinheiro 5 anos na poupança compra 60% do que comprava originalmente
      Abs!

      Excluir
  12. Gostaria de te parabenizar pela iniciativa de esclarece tantas duvidas rsrs toda informação é bem vida e olha, são poucas viu, mas é isso parabéns e sucesso.

    ResponderExcluir
  13. Ah esqueci de ter bons modos kkkk boa noite, muito obrigado pelas informações. abraços

    ResponderExcluir
  14. No Brasil nos temos o site da receita federal para poder checar o numero, e aqui, onde a gente pode ver se aquele social security existe mesmo?

    ResponderExcluir
  15. Desculpe...por favor sera que vc poderia me dar uma informcao? No Brasil nos temos o site da receita federal para poder checar o numero, e aqui, onde a gente pode ver se aquele social security existe mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denyse
      Eu acho que só quem tem acesso a esse serviço são empregadores e é preciso pagar por essa informação. Se uma pessoa não é empregador, não tem por que pesquisar SSN de ninguém. Mas pode ter certeza de quem emprega tem como saber
      abs

      Excluir
  16. Olá Renato .
    Fiz intercâmbio para os EUA 2 vezes em anos diferentes e trabalhei com o visto J1 durante 3 meses cada ano. Tirei o Social Security na primeira vez que foi em 2007/2008.Estou pensando em ir pra morar de uma vez mas não sei como fazer isso ainda. Gostaria de saber se eu voltar agora como turista , se posso trabalhar pois tenho o SS ou não . E quais as vantagens de já ter o social quando eu chegar nos EUA. E qual visto você recomenda ou uma alternativa pra emigrar para os EUA entrando como turista ou estudante.
    Obrigado !
    Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu SSN não te dá permissão para trabalhar pois foi emitido com uma restrição.
      As únicas maneiras de migrar eu expliquei no post "imigrar para os eua"
      Dá uma lida
      abs!

      Excluir
  17. Boa tarde, Renato. Retirei meu SSN em 2007/2008, devido a um intercâmbio J-1. No entanto, perdi este número, e preciso do mesmo para solicitar um visto de turista. Você poderia, por gentileza, me dizer se há alguma maneira de recuperar tal número?

    Obrigado,
    Gustavo

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde, Renato! Trabalhei nos EUA em 2007/2008, devido a um visto J-1, e retirei meu SSN. No entanto, perdi este número! No momento, preciso do mesmo para solicitar um novo visto de turista para os EUA. Você poderia, por gentileza, me dizer se há alguma maneira de recuperá-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo
      SSN não está na lista de documentos para tirar visto de turista. Se ele foi cadastrado com a imigração (que acho difícil) o consulado tem o número
      Só indo mesmo nos escritório do SSN pra pedir outro com seu passaporte e documentos
      abs

      Excluir
  19. Olá, sou brasileira mas tenho cidadania americana e estou com uma dúvida: O SSN pode me ajudar a provar que morei e trabalhei nos EUA continuamente por um ano? Não guardei nem meus contracheques nem minhas declarações de imposto de renda da época que morei lá. Preciso provar para pedir a cidadania para minha filha. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente não sei. É melhor você consultar um advogado
      abs!

      Excluir
  20. Renato, consegui o SSN atraves do banco onde tenho conta conjunta com meu noivo. Na época não me importei como foi que eles fizeram. Hoje tenho uma serie de duvidas pois vi que não é tão simples assim conseguir o SSN, uma vez que eu nunca me enquadrei nas condições requeridas, nem nunca vi o cartão do SSN, apenas me deram o número. Será que o meu SSN é falso ou roubado de alguem?? Como posso me informar a esse respeito?? Tentei verificar pelo experian.com mas não consegui. Tem alguma outra forma de checar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se consegue um número de SSN no escritório da Seguridade Social Americana. O número que eles te deram no banco não é SSN é um número para o sistema deles aceitar você como cliente. A conta está no nome do seu noivo e o SSN principal é o dele.
      Para conseguir o SSN é como o post fala
      abs

      Excluir
  21. Olá. Eu ja possuo o SSN, pois já trabalhei nos EUA por um período de tempo.
    O meu SSN é do mesmo tipo que o seu. Eu preciso do DHS para poder trabalhar.
    Eu gostaria de saber se o fato de já possuir o Social Security Number facilita a solicitação do green card.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Não ajuda em nada. O processo para o green card é igual para alguem que possua SSN ou não.

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho uma dúvida quanto ao SSN... Eu tirei o meu quando fui de intercâmbio há 6 anos atrás com um visto J1. Voltarei em julho com o visto J2 e mudei meu nome por conta de casamento. Você sabe se eu preciso tirar outro SSN? Obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu tenho uma dúvida.. Tirei o meu SSN há 6 anos atrás quando fiz intercâmbio com um visto J1. Voltarei esse ano com um J2 e mudei meu nome por conta de casamento. Você sabe dizer se eu preciso tirar outro SSN?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Sim, precisa. Mas as regras agora para tirar SSN estao tao rígidas que não sei o que é melhor você fazer agora. Talvez seja mais fácil voltar o nome para o de solteira!!
    Consulte um advogado de imigração

    ResponderExcluir
  26. Olá Renato!
    Eu morei nos USA quase 10 anos , fui casada com americano me separei e voltei para o Brasil.
    Meu green card expirou em 2010.
    Voce saberia me dizer se o meu SSN continua valido pra trabalho, mesmo o green card não tendo sido renovado?
    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode até trabalhar porque ninguém vai realmente checar. Mas pela lei nao. Inclusive para tirar carteira de motorista vai ter que apresentar mais do que o SSN.
      Quanto ao green card vai ter que começar tudo de novo. Consulte um advogado. Não confie na minha resposta

      Excluir
  27. Olá Renato,
    Tive nos EUA em 2008 onde tinha visto J1 e tirei o SSN na época para ser research assistant. Irei agora novamente com visto J1 para fazer o doutorado, esse meu SSN ainda servirá? Ou deverei tirar outro? No formulario de requisição do visto devo colocar esse meu SSN?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O SSN nunca muda
      Sempre coloque toda a verdade em documentos americanos
      abs

      Excluir
  28. Renato boa noite !

    Acabei de ler seu blog achei maravilhoso sou corretor aqui no Brasil a 4 anos e realmente as leis e bem diferente das do Brasil .

    Sobre as documentações sou Bacharel em teologia este curso seria valido para entrar com o pedido ai ?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  29. Oi! Preciso de uma informaçao.. Estive mos EUA ha mais de dez anos e agora quero voltar, perdi meu social security. Existe um meio de conseguir o numero, uma segunda via, ou algo assim? Obrigada.

    ResponderExcluir
  30. olá, ganhei o social security para trabalhar no campus onde estou autorizado pois tenho visto de estudante, porém nao vou ficar por lá. posso trabalhar em outro lugar mesmo estando escrito apenas com autorização DHS? se eu colocar meu numero de social em outro emprego o que pode acontecer? abraços, fabio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio
      Se está escrito DHS e você for pego num emprego vc pode perder o SSN
      Se informe melhor no escritório do SSN
      Vc pode pedir uma autorização para trabalho em outro lugar alegando revés financeiro
      Abs

      Excluir
  31. Obrigado pelo rápido retorno Renato.
    Devo solicitar o revés financeiro no escritório do SNN? Seria dizer que não tenho como me manter aqui?Desculpe mas não tenho esse conhecimento. Abs, Fabio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, se informe lá
      Você pode alegar que o aumento do dólar, revés financeiro na família que te ajudava, etc

      Excluir
    2. Muito obrigado. Você não imagina a ajuda que está me dando. Abs e sucesso!

      Excluir
    3. Obrigado, você não faz idéia da ajuda que está me dando. Sucesso!

      Excluir
  32. Oi Renato, meu nome é Luciana e queria te fazer mais uma pergunta: sou Brasileira, não tenho Social Security. Comprando uma casa na Florida e tendo tudo em nosso nome, poderíamos tirar o Florida ID card?

    ResponderExcluir
  33. Olá Renato, meu nome é Luciana e gostaria de fazer mais uma pergunta para vocês: sou Brasileira, não tenho social secutity. Se eu comprar uma casa em Orlando e tiver escritura em meu nome, posso tirar o Florida ID Card?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana
      Qualquer pessoa na Florida, legal ou não pode tirar um Tax ID, mesmo tendo casa ou não.
      Abs

      Excluir
  34. Renato, sempre rápido na resposta!! O Tax ID é a mesma coisa que Florida ID Card (esse ultimo me parece relacionado ao Drivers licence)? Queremos tirar o Florida ID Card para desconto como residentes, mas nos sites que olhamos dizem ser exigido Social Security..Sabe onde podemos procurar procedimentos de como fazer para tirar essa ID, documentos necessários e etc? Obrigada de novo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana
      Consulte o Sergio Munguba advogado brasileiro aqui na Florida
      Tem anuncio dele bo blog
      abs

      Excluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Boa noite Renato! Eu tenho 16 anos e estou planejando fazer o ultimo ano do high-school nos EUA e após o termino do mesmo continuar por lá. Um amigo meu me informou que eu possuindo meu ssn, alegando que quero trabalhar, abrir uma conta, alugar um apto. , etc, eu posso posteriormente solicitar minha permit, dessa forma podendo ficar lá por um tempo maior, pois terei um documento com foto e meu ssn. Gostaria de saber se você ja ouviu falar sobre isso e se tem algumas dicas pra mim, vou tirar o visto f-1 e como possuo uma amiga que mora la legalmente, eu pensei em "pegar carona" e ficar por lá também, pois é um sonho de infancia porém que não é muito facil de se conseguir (legalmente haha) . Mas é isso, se conseguir me ajudar e dar alguns conselhos eu agradeço muito. Abraços

    ResponderExcluir
  37. Renato, já que você é bem rapidinho, me ajuda ai por favor: morei nos EUA por 1,5ano, entre 2001 e 2002. Tive SSN. Trabalhei "daquele jeito" que brasileiro faz, recolhi IRS, tive refund, etc. Será que mesmo depois de 12 anos que estou no Brasil, o Uncle Sam ainda tem meu SS nos arquivos?!

    ResponderExcluir
  38. Renato, meu nome é Luis. Esqueci de falar que mesmo tendo ficado 1,5 nos US. e tinha SS e paguei IRS, tive refund, eu não era autorizado a trabalhar. Se foi entre 2001 e 2002, será que ainda consta nos arquivos o meu SSN?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o registro você nunca perde e seu SSN nunca muda de número. É só achar o escritório do SSN e tirar outro. Agora os documentos necessários eu não sei. Você vai ter que explicar lá porque está tirando outro.
      Abs

      Excluir
    2. Renato, obrigado! Eu não quero tirar outro SS. Quero ir de novo aos US só pra visitar. Será que mesmo depois de 12 anos, na imigração ainda vão saber que trabalhei ilegalmente?

      Excluir
    3. Sim, sabe. Mas tudo contra você expira em 10 anos então beleza

      Excluir
  39. Renato, so at immigration i may say "Ive never been there". Is that right? (I promise this is the last question).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, está certo, mas não minta jamais para nenhum oficial americano
      abs

      Excluir
  40. Renato, concordo amigo. Na imigração só respondemos o que perguntam. Você não acha que posso mentir dizendo que nunca estive lá, já que os arquivos somem após 10 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, nunca!
      As restrições desaparecem em 10 anos mas os registros que você esteve no país nunca!
      Conte sempre a verdade. A única coisa que não deve falar é que deseja ficar e não voltar mais
      abs

      Excluir
  41. Renato, U R the Guy! Thank you. I won´t lie. Personally I think the best way to get something is telling the true. Unless we are politicians. Hehehe.

    ResponderExcluir
  42. Renato, bom dia. Como só quero ir passear farei o seguinte: Já esteve nos USA? Já. Ficou quanto tempo? 1,5ano. Trabalhou lá? NÃO. Como faz 12 anos que voltei, eles não devem ter registro do meu trabalho irregular. Espero!

    ResponderExcluir
  43. Ah, Renato, esse seu "kkkkkkkkkk" me deixou preocupado. A única mentira minha será em dizer que "não trabalhei". Será que me pegam nessa depois de 12 anos? Dá sua opinião, por favor.

    ResponderExcluir
  44. Vlw, Renato. Se precisar de alguma ajuda, se puder atender estou à disposição. Abraços.

    ResponderExcluir
  45. Boa Noite ! Tirei o SSN em 2001 em chicago e voltei para o Brasil. Estava morando desde 2000 nos EUA e voltei para o Brasil final de 2001 .. Hoje preciso requerer meu visto de turista e gostaria de passear em Orlando ´porem no formulário ds160 socilita o numero do SSN caso o requerente o possua...VC acha que devo preencher o formulário com o numero ou não, já que estamos em 2014 ? A imigração tem esses dados amarrados ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que sempre tem se que dizer a verdade a oficiais. Se te pegarem em uma mentira te banem dos EUA por 10 anos
      Abs

      Excluir
  46. Renato,

    Cheguei em San Diego em alguns dias e vou fazer curso, certificate program.

    Porém quero trabalhar para me manter e eu não tenho SSN.

    Alguns amigos geraram um SSN para eles, quando o empregador solicita eles dão o numero...

    O que voce acha sobre isso?

    É ok? Ou devo avisar o empregador que não tenho SSN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Isso é bastante sério!! Você corre o risco de ser preso, é melhor avisar que não possui o SSN.

      Excluir
  47. Olá Renato. Em 2010/2011 eu fiz o intercâmbio work experience e por isso tenho o SSN com a mesma restrição do seu: "valid for work only with dhs authorization", com esse SSN posso fazer o curso e as provas para corretor de imóveis? Posso pedir o visto para trabalhar na área e qual visto seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até fazer o curso e prestar a prova vc pode pois vc só tem que fornecer o número do SSN
      Mas não existe visto para trabalhar como corretor. Você trabalharia sem autorização do governo.
      Abs

      Excluir
  48. Olá! =)

    Penso em morar nos Estados Unidos daqui a algum tempo quando concluir meu curso de engenharia de computação.

    Por favor, poderia me informar se tendo um Visto de Trabalho H1B, Green Card, SSN eu já consigo ser um cidadão legal nos EUA, morar e trabalhar lá? Preciso de mais alguma coisa.

    Obrigado :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ser um cidadão você precisa aplicar para a cidadania, fazer uma prova e jurar a bandeira. Só depois do Green Card isso é possível.
      abs

      Excluir
  49. Ola Renato. Durante uma pesquisa no google, achei seu blog. Muito interessante. Sou casada com um americano e temos um filho. Sempre moramos no Brasil. Temos casa la. Meu marido desde os 16 anos, trabalhou na Marinha Mercante dos EUA. Nossa vida sempre foi assim. Ele trabalhando para uma companhia americana, embarcado por meses, e ia passar as ferias em casa no Brasil. Pois bem. Ha dois anos atras foi descoberto um cancer na garganta dele. Começou o processo de quimio e tudo o mais que precisava. Depois de um ano, pensamos que ele estava curado. Descobrimos que ele estava com metastase no pulmão. Depois de muito sofrimento, perdendo o movimento das pernas, pois o cancer atingiu a espinha, ele faleceu. No ultimo dia 04 de Junho. Desde então venho travando uma luta para receber a pensão dele. Para receber do SS dele, eles alegam que eu so preciso de um numero de seguro social. Fui ate um escritorio deles em Kissimmee, Florida, e me disseram que tenho que ter o green card para ter um numero de SS. Fui ate uma advogada especialista em imigracao. Ela me cobrou 3.500,00 dolares, para meu e de meu filho. E ainda disse que se meu filho tivesse menos de 18 anos, o green card dele seria automatico. Mas agora ele depende de eu pedir por ele. Fora que tem que pagar pra fazer todos os exames exigidos com medicos credenciados com a imigração. La vai mais 600,00 dolares. E para cada green card mais mil e poucos dolares cada um. E ainda temos que ficar aqui na America por mais ou menos 6 meses. Preciso muito saber se vc conhece algum advogado especialista nesses assuntos, que fale portugues. Pensei que tivesse direito a tudo, por ser esposa de americano. No momento estamos em New York. Desde ja agradeço. E parabens pelo blog. Muito bacana. Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  50. Quem já tem o SSN pode conseguir o Green Card?

    ResponderExcluir
  51. Ola, Renato. Acabo de escrever um comentario em outro post e nao pude deixar de comentar aqui tambem. Nossa, nao sabia o quao dificil era tirar o SSN. Eu tenho o SSN e tirei super facil na epoca que fiz intercambio. Achei, inclusive, que ele nem deveria valer mais e ja quase o joguei fora.
    Quer dizer que uma vez emitido o SSN voce pode utiliza-lo para fins empregaticios se tiver a DHS authorization?
    Ainda nao consegui entender a finalidade desse documento. E' apenas para conseguir trabalho? E' isso?
    Agradeco antecipadamente.
    Abs. Priscilla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila
      O SSN é o CPF americano. Sem ele não se faz nada...

      Excluir
    2. Obrigada pelo esclarecimento, Renato. Parabens pelo blog e muito sucesso ai!

      Excluir
  52. Cara, eu tenho uma dúvida: A família da minha mãe morou por muitos anos nos EUA e por isso todas tem o Social Security. Só que há alguns anos elas voltaram pro Brasil (mas ainda tem vínculo com os EUA), e eu queria saber se o fato da minha mãe ter o social security, de alguma forma facilitaria para que eu conseguisse tirar também. Você sabe alguma coisa sobre isso?

    ResponderExcluir
  53. Olá Renato! Minha mãe e minha avó moraram por muitos anos nos Estados Unidos e as duas possuem o Social Security. Você sabe se o fato das duas terem o SSN de alguma forma facilita para que eu consiga tirar? Ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei, isso quem pode responder é um advogado de imigração

      Excluir
    2. OK, obrigado! Parabéns pelo blog!

      Excluir
  54. se eu fui com visto de turista e comecar a trabalhar na construção como que eu fasso para dar entrada no social ssn e mais facil conseguir ja no pais ou pedir aqui no brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe
      Se fosse assim tão fácil como você acha que é, porque teriam 13 milhões de imigrantes ilegais nos EUA tentando tirar esse documento por quase 20 anos?

      Excluir
  55. Olá Renato,
    Fiz um social security há 20 anos atras, qd eu estudei em denver? será que ele ainda é valido? como posso ver? outra coisa, lembro que tinha uma conta bancaria tb. como posso verificar se tenho algum historico de credito?

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O número do SSN nunca muda. Porém ele deve estar escrito que o trabalho está vinculado a liberação da imigração
      abs

      Excluir
  56. Olá Renato. Eu sou Ana e neste momento estou na terra de Tio San. Sou casada há 10 anos com americano e moramos no Brasil, por isso, somente agora resolvi tirar o Green Card. Chegamos dia 19 de fevereiro no aeroporto para entregar um envelope lacrado com todo o processo e exames que eu fiz no consulado americano do Rio de Janeiro. Correu tudo bem e agora é só aguardar eles enviarem o Green Card para a residência da minha cunhada em Alabama. Resolvemos passar uma semana em Miami, mas após dois dias curtindo a cidade, meu marido teve um ataque cardíaco e está internado no Hospital Universitário de Miami. Eu tinha planejado tirar o SSN aqui, já que recebi um papel dizendo que eu já posso adquirir, mas lendo as suas informações me desanimei e como não pretendo morar nos Estados Unidos, acho que vou deixar para tirar no próximo ano em Alabama. Acredito que as pessoas de lá são mais educadas, rsrsrs... Confesso que estou um pouco frustrada com esta terra. Tentei fazer umas comprinhas e não encontrei aquelas promoções maravilhosas que eu costumo encontrar em Alabama e a maioria dos moradores daqui são estrangeiros, falando espanhol e com um inglês péssimo. Espero voltar aqui e conhecer algum lugar bonito, pois achei uma cidade comum, sem atrativos. Se você poder dar umas dicas de lugares interessantes que possamos visitar na nossa próxima viagem, eu ficarei grata.
    Parabéns pelo seu blog e obrigada por usar o seu tempo em ajudar as pessoas com esclarecimentos importantes. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana
      Viver nos EUA é tudo de bom, não desanime.
      Quanto a lugares para visitar, na internet tem milhares, inclusive aít perto de Miami.
      Seja muito feliz e Welcome!
      Abs

      Excluir
  57. Boa tarde Renato,

    Meu nome é Livia e a uns anos atras eu fiz o programa Au pair e tirei meu SSN, hoje moro no Brasil mas estou voltando novamente como Au pair para o EUA esse ano. Porém meu grande problema é que eu perdi meu card. Eu consigo uma "2° via" correto ? ela saíra com a data atualizada, ou seja, desse ano ? pois de qualquer jeito vou precisar comparecer a um escritório para atualizar meus dados como, endereço, e levar a carta da agencia que estou indo, correto ?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  58. Olá. Trabalhei na Disney em 2006 e tirei meu social security, mas não lembro de ter recebido o cartão. Será que ainda sou cadastrada. Como posso saber isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Denise
      É só ir no escritório do Seguro Social e pegar outro cartão
      abs

      Excluir
  59. Oi Pessoal, tudo bom? Bacana o artigo!
    Tenho o Social Security, mas não tenho mais a carteira consequentemente não tenho mais o número. Moro no Brasil e vou passar uma temporada nos Estados Unidos, alguém faz ideia de como recupero esse número?

    ResponderExcluir
  60. Olá.

    A uns anos atrás fiz um intercâmbio para os EUA através de uma agência e legalmente tirei o SSN, para trabalhar, pois se tratava de um intercâmbio do tipo work experience.

    Agora de volta aqui no brasil, ainda tenho esse cartão do social security.
    Gostaria de saber se ainda vale?
    Caso eu faça um outro intercâmbio, por conta própria, ainda posso usá-lo?

    Vale para sempre esse número?
    Vou ter problemas se usá-lo novamente?
    Se eu for novamente para os eua com visto de estudante, também posso usá-lo para trabalhar?

    ResponderExcluir
  61. Olá
    gostaria de tirar uma duvida
    Eu fui Au Pair e tenho o Socil, agora estou fazendo troca de status para estudante.
    Posso usar o social para alugar casa? Isso implica em algo na minha troca?

    ResponderExcluir
  62. Eu fui AuPair e consegui tirar meu SSN sem problemas.

    ResponderExcluir
  63. gostei muito e gostaria de saber eu morei la por 8 anos e trabalhei tenho o ssn tenho 62 anos agora estou no brasil eu posso pedir a retirada do meu ssn como eu faço pra resolver ou receber como benefício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode tirar uma cópia atualizada, não significa que possa usá-lo para trabalhar. Consulte um advogado de imigração
      Abs

      Excluir
  64. Renato, bom dia! morei por 10 anos nos estados unidos, fui casado com uma americana, e tenho 2 filhos americanos,. na época eu tinha o greencard, depois fiquei indo e vindo de lá para o Brasil, e numa dessas idas a imigracao me abordou e alegou que como eu nao estava mais residindo nos estados unidos , que se eu devolvesse o greencard voluntariamente eu o teria de volta,caso quisesse voltar a morar lá , por conta dos filhios americanos. queria iniciar esse processo pelo SSN, pois nào consegui achar o meu, tem algum site que eu possa pagar uma taxa e ter meu numero de SSN de volta? eu soube que existe. desde já agradeco sua ajuda abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco como vai?
      Já tentou procurar no google o site do SSN?
      Abs

      Excluir
  65. Tenho o numero do meu SSN que tirei a muitos anos. Mas nunca recebi o documento. Alguem sabe se posso tirar segunda via pela internet ou coisa parecida? mesmo não sendo residente? ou pesquisar se esta tudo ok e se tiver problemas qual e?

    ResponderExcluir
  66. Nunca vi uma Pessoa tão arrogante e soberba!!

    ResponderExcluir
  67. Ah, Quem tem o sonho de ir pros USA não siga esse blog. Outra essa história de 8 pra menos dólares trabalhados é uma mentira! PROCURE canais no YOU TUBE que vc vai se informar bem melhor!

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde Renato, adiantei o taxi id pelo Brasil, a empresa que fez pra Mim garantiu que não dará problema na hora que eu entrar( que eles não consultam se tem ou não o taxi id).Sera que na hora da imigração já tendo la o taxi ir me dará problema? Sei que não dá pra saber precisamente essa resposta mas qual seria sua opinião? Será que a imigração consulta eu já ter adiantado o taxi id?Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andressa
      Eles pesquisam. Você vai ter que ter uma boa resposta. Uma excelente resposta é que você vai comprar um imóvel para alugar e que seu contador te orientou a tirar um ITIN para pagar impostos etc. Que eu tenho certeza que é seu caso certo? ;-)

      Excluir
  69. Boa tarde Renato

    Primeiramente parabéns pelo Blog e por sua disposição em responder tantas questões.
    Tenho um filho que faz Faculdade em Orlando, segundo ele me passou, o visto dele não da direito que ele tire o SSN. Assim ele tem trabalhado na informalidade para ajudar nas despesas, e que exatamente como você falou, pagam +- $8 hora, o que já ajuda muito, mas tenho receio que possa ocorrer algum problema com a imigração. Ele pensa em obter o Taxi ID mas algumas pessoas falaram que isso pode dificultar uma futuro pedido do SSN.
    Qual sua opinião sobre isso?
    Desde de já obrigado

    Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele estiver fazendo bacharel pode pedir o SSN após o primeiro ano de faculdade, mas ele só é valido (OPT) por 12 meses. Então é melhor esperar o final da faculdade para pedir, assim ele tem mais 12 meses para conseguir um sponsor.
      Tem que fazer o que der pra conseguir ficar não é?
      Não sei nada a respeito do Tax ID
      Abs

      Excluir
  70. Dei entrada no SSN qndo possui visto J1, porém o mesmo foi enviado a empresa q eu trabalhei e até hoje não sei o número. Como faço para conseguir este número?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém te respondeu? Estou com um problema semelhante

      Excluir
  71. Olá amigo, tenho uma colega em los Angeles e ela me fez um convite de trabalho lá, só que eu iria ficar lá na ilegalidade, seria prudente eu ir nessa empreitada? Ou não? Como está depois dá vitória de Trump? Brasileiros ilegais tem mais chances de ficar do que ilegais de outros países? Pode me ajudar e me dar dicas sobre esse dilema em que estou.

    ResponderExcluir
  72. Bom dia gostaria de estar abrindo empresa nos estados Unidos.
    Poderia indicar contadores que entendam do assunto no andrems@emailmontagens.com?
    Atenciosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Address: 5401 S Kirkman Rd #105, Orlando, FL 32819
      Phone: (407) 674-8969
      Danilo Santana
      abs

      Excluir
  73. Oii, tudo bem? Meu nome e Pamela, e eu moro em Massachussets. Fiz a alteracao aqui para meu F-1. logo apos minha solicitacao ser aprovada, eu levei os mesmos doc que usamos para tirar Driver Lincence, e consegui meu social. E ele veio escrito Somente com autorizacao DHS. Ja tenho o emprego, porem agora preciso dessa autorizacao, o devo fazer?

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde. Sou brasileira e fui nos EUA em 1995 e tirei meu social security sem problemas. Agora quero tirar meu visto para passear com meu filho. Mas tô com medo. Não sei se coloco que tenho ou não. Eu mudei meu nome agora tenho nome de casada. Oque fasso?

    ResponderExcluir
  75. Boa tarde. Sou brasileira e fui nos EUA em 1995 e tirei meu social security sem problemas. Agora quero tirar meu visto para passear com meu filho. Mas tô com medo. Não sei se coloco que tenho ou não. Eu mudei meu nome agora tenho nome de casada. Oque fasso?

    ResponderExcluir
  76. Boa noite, tenho um filho americano e o social dele sumiu, não tem como renovar o passaporte sem esse número, fui na embaixada e pedi outro número, mas a Consul disse que leva 4 meses pra chegar, é todo esse tempo mesmo? Porque leva todo esse tempo? Estava de passagem marcada e tive que cancelar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luzilene
      Entre no site do SS e se informe, lá tem toda a informação. Eu não sei
      Boa sorte

      Excluir
  77. Nasci nos EUA,filha de pais brasileiros. Tenho certidão de nascimento americana, mas não tenho o SS,pq minha mãe teve depressão pós-parto e fomos ao Brasil para ela se tratar(eu era bebê) Minha mãe guardou o protocolo de pedido do SS, mas, como disse anteriormente, ela não pôde pegar por motivo de doença. Só voltei aos EUA algumas vezes,depois de muitos anos, a passeio e para um intercâmbio. Hoje estou com 26 anos. Fui ao Consulado e eles me disseram que eu NÂO posso ter o SS válido para trabalho. Perguntei o porquê, mas eles me deram uma resposta insatisfatória. Li num site que " "Pessoa que possui cidadania americana tem a liberdade de se ausentar do país pelo tempo que quiser sem ter que notificar as autoridades da imigração americana". O que devo fazer para ter o SS? E se um dia eu pretender viver nos EUA, como poderei trabalhar sem o SS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa contatar um advogado de imigração. Eu não sei responder a sua pergunta
      |Abs e boa sorte

      Excluir
  78. Olá, Renato. Por favor, tire minha dúvida. Nasci nos EUA, filha de pais brasileiros. Nas minhas primeiras semanas de vida, minha mãe começou a sofrer de depressão. Tivemos que ir ao Brasil para ela se tratar. Os anos se passaram e eu só consegui voltar aos Estados Unidos quando já era maior de idade. Os documentos americanos que tenho são: a certidão, o passaporte e o protocolo do pedido do Social Security Card. Fui ao consulado americano da minha cidade no Brasil, mas me disseram que NÃO tenho direito ao SS para trabalho. E se eu quiser viver nos Estados Unidos? Sem o número do meu SS não vou poder trabalhar. Pelo que verifiquei, “pessoa que possui cidadania americana tem a liberdade de se ausentar do país pelo tempo que quiser sem ter que notificar as autoridades da imigração americana.” O que devo fazer para obter meu SSN?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  79. Oi, eu estou tentando criar uma conta na página do SSN mais eu coloco meu last name que é souza mais não tá dando certo Meu nome que está no Social security card é Hygor da silva e souza. Coloco souza e não da certo poderia me ajudar

    ResponderExcluir
  80. Boa tarde! Meu nome é Eduardo e só queria comentar que por incrível que pareça, as pessoas que trabalham e consequentemente ganham pra isso, nos balcões de informação também podem e devem ser tratadas com cordialidade e educação.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  81. Olá, alguém sabe dizer se o SSN deixa de valer assim que o PERIODO do DS ou outro documento deixa de valer?

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...