terça-feira, 5 de agosto de 2014

Como Encontrar uma Escola Pública nos EUA



            Devido ao grande número de brasileiros que estão imigrando do Brasil para os EUA, um novo desafio para os corretores de imóveis (como eu J) fez se presente. Encontrar uma boa escola para os filhos. E saiba o leitor que isso não é uma tarefa fácil. A pior coisa é ir encontrar informação na multidão de conselheiros locais disponíveis. Uma coisa que eu percebi é que a maioria deles é 1- Desinformados e 2- Tentam puxar a sardinha para o bairro onde moram. Mas será que esta é a melhor forma de encontrar uma boa escola? Como fazer?
            Nos EUA, o imposto sobre os imóveis (IPTU do Brasil) é o principal participante no orçamento das escolas. Consequentemente quanto melhor o bairro, melhor a escola e a recíproca também é verdadeira, quanto pior o bairro pior a escola. Outro detalhe que a maioria sabe é que, alguém só pode matricular o filho na escola designada para aquele bairro. Não é possível comprar uma casa de 50-100 mil dólares em um bairro péssimo (casas neste valor, são em bairros ruins, não há milagre nos EUA) e querer que o filho frequente uma escola A. Escolas A estão em bairros classe A e B. Portanto é comum nos EUA primeiro encontrar as escolas, depois a casa e não o contrário.

Uma das escola públicas de Orlando

            Muitos no Brasil conhecem os sites do Zillow e Trullia e procuram por eles mesmos (e encontram!) casas de 30 a 70 mil dólares, que pelas fotos, parecem bem ajeitadas, melhores do que as casas que eles moram no Brasil. No entanto, estes sites não mostram as casas do bairro, a população do bairro e nem mesmo o índice de criminalidade. Isso só mesmo um corretor pode te informar pois conhece a cidade. Não espere de um corretor que te diga o índice de criminalidade ou que "nacionalidade" é predominante em um certo bairro. Pela lei, os corretores nos EUA estão proibidos de dar esta informação.

No Zillow, a relação das escolas está na página do imóvel selecionado
No site da Drim Properties, onde trabalho, há também na categoria
educação a relação de escolas próximas


            Nos Eua 88% dos alunos estão matriculados na escola pública. Na escola particular estão 9% e 3% são ensinados pelos pais em casa no programa "Home school". A primeira coisa que alguém que deseja mudar para os EUA e tem filhos é ver em qual "grade" ou série seu filho deve entrar. Uma continha simples, caseira é subtrair 5 anos da idade do filho. Por exemplo, o filho tem 12 anos. 12 - 5 igual a 7. Então ele vai para a 7th grade (sétima série, que não necessariamente é o sétimo ano do Brasil). Mas não é tão simples assim. Cada estado tem uma regra e cada escola também.

            Neste quesito precisamos então primeiro falar sobre o calendário. No condado de Orange, onde Orlando faz parte, as escolas começam as atividades do ano no dia 8 de Agosto e terminam no dia 4 de junho. Se uma criança faz o 5º aniversário (5 anos) até 1 de Outubro ela entra no Kindergarten (o primeiro ano) já em agosto do mesmo ano. Se ela completa depois, tem que entrar no ano seguinte. Mas vai depender também da escola, pois nem tudo é "escrito na pedra". Se a criança for bem desenvolvida, grande eles talvez abram uma exceção.

            Vamos então às idades e séries disponíveis nos EUA. Basicamente são 5 e 4 são obrigatórias:

- Pre-Kindergarten
- Kindergarten - Ensino infantil
- Elementary School - Fundamental 1
- Middle School - Fundamental 2
- High School (dividido em 2 em algumas escolas
            - Junior High School - Ensino Médio
            - Senior High School - Ensino Médio

            A tabela abaixo mostra a série e a idade respectiva em que a criança deve ser matriculada:



            Para crianças que vêm do Brasil há ainda um outro problema a ser resolvido. No Brasil as escolas começam em Janeiro, enquanto que, nos EUA começam em Agosto. Ao contrário do que alguns pensam, uma criança que cursou a primeira metade do 6 º Ano no Brasil (e que a família se mudou em Julho do mesmo ano), a criança não pode entrar em Agosto no 7º nos EUA. Deve começar o 6º ano novamente. Ou quem muda em Dezembro, deve matricular o filho na mesma série que foi completa no Brasil e fazer mais 1/2 ano dela. Novamente vai depender de muitos fatores, da escola e como o aluno vai se sair nos testes iniciais, principalmente o de matemática. Abaixo vai o sistema de notas nos EUA. O aluno pode passar com D mas não pode ir para o próximo ano com notas abaixo de 6,0 ou F. Todas as notas são registradas no curriculo do estudante que depois é examinado para aceitação nas universidades.



            Cada escola nos EUA tem seus horários. O mais comum é das 8:30 da manhã até 3:00 horas da tarde, mas há, em cada escola, atividades extras que os alunos podem frequentar como música, banda, esportes, estudos do governo, ciências, debate entre outras. Assim o aluno pode ficar até às 18:00hs na escola. Para os alunos que vivem mais de 1 milha distante das escolas, há talvez a provisão de ônibus escolar. As que vivem menos que 1 milha tem que ir sozinhas (não aconselho!!) ou mesmo ser levadas pelos pais. Na maioria das escolas americanas é servido almoço e lanche da tarde para os alunos, mas são pagos individualmente por cada pai e mãe. Vai depender também de cada política individual da escola. O aluno pode também, trazer de casa o lanche, o que a maioria faz.


Refeitório de uma escola pública americana

            Para encontrar escolas públicas em Orlando os pais podem procurar nos websites abaixo. As escolas nos EUA são classificadas de A (maior nota) a E ou F (pior nota).



            Qualquer um pode matricular seu filho em uma escola pública. Imigrantes ilegais, pais que são estudantes, etc. Cada escola tem uma lista dos documentos necessários para tanto. Há a necessidade de visitar a escola. Quase todos os websites de procura de imóveis tem, hoje, a lista das escolas designadas para o local onde o imóvel se encontra. Não vá pela informação fornecida por conterrâneos, ela pode ser desencontrada. Quer um exemplo?

            Recentemente um cliente lançou uma pergunta em um grupo de brasileiros no Facebook. A pergunta foi: "Qual o melhor bairro em questão de escolas, Windermere ou Dr. Phillips?" Em primeiro lugar, saiba o leitor que Windermere é cidade e Dr. Phillips é bairro. A resposta unânime? "Windermere". No entanto, os mesmos sabichões não sabem que das 3 séries disponíveis, somente uma se encontra em Windermere, a Elementary Shcool. A Middle School e o High School que as crianças de Windermere frequentam encontram-se na cidade de Winter Garden, que é minha primeira sugestão a alguém que pretende se mudar para os EUA. E por que? Winter Garden é uma cidade em expansão, as casas são melhores, maiores e mais baratas que Windermere. Fica a apenas 25 minutos do Centro de Orlando, é calma, segura, não tem trânsito e as perspectivas de valorização do imóvel são maiores do que em qualquer outra parte da grande Orlando visto que os "first time home buyers" (casais ou não em aquisição do primeiro imóvel da vida) estão indo para lá por poderem comprar a casa dos sonhos no preço de uma casa regular em qualquer outra área.

A High School frequentada pelos moradores de Windermere tem nota A
e fica em Winter Garden


            Há inúmeros outros pontos a ser considerados quando um aluno entra em uma escola nos EUA, como por exemplo, os testes, a língua, etc. Precisaria de umas 10 páginas para explicar todo o assunto. Este post explica o básico inicial. Talvez alguém tenha tido uma experiência diferente e como eu disse, cada caso é analisado individualmente pelo corpo docente de cada escola. Na minha humilde opinião de es-professor, a escola pública americana é melhor que a escola pública brasileira. A escola particular americana é melhor que a escola pública americana e a escola particular brasileira é melhor que a escola particular americana. Abs!

106 comentários:

  1. Por isso escolhemos o Seminole County para morar Renato - o distrito escolar e escelente! Otimas dicas, mais uma vez!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia renato, muito legal seu post, foi exatamente o que fiz, minha filha agora com 6 anos vai começar o 1 first grade, chegamos aqui em Dezembro e ela tinha terminado o kindergaten( jardim no Brasil) e ela retrocedeu 6 meses, mas foi a melhor coisa pois ela aprendeu o idioma sem tanta pressão, apesar que o KG é super puxado aqui, e olha q minha filha estudava numa escola maravilhosa no Brasil e ela sentiu um pouco, ainda bem que ela ama estudar. Obrigada por suas informaçoes !!!!! Sidra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      estamos indo morar em orlando (região) no proximo ano e tenho uma filha da mesma idade da sua. Qual a escola que ela esta matriculada? Ainda não conseguimos decidir onde morar por conta desse problema de encontrar uma boa escola ou boas recomendaçoes. Desde já agradeço!
      Danielle Cristine Dubyna

      Excluir
    2. tenho uma criança de 6 anos. ela iniciará o primeiro ano em fevereiro. em Julho pretendo ir morar nos EUA. também tenho muitas dúvidas sobre o processo de adaptação escolar e escolha de escola como foi a adaptação da vossa filha?

      Excluir
  3. Ah, Renato, só para informação acredito que vc saiba, mas vou deixar registrado. Nós solicitamos isenção no pagamento do lunch para nossa filha e nos deram pois não temos renda, porém precisamos preencher um baita formulário e assinar afirmando que não temos renda no periodo o que é verdade. Fiquei impressionada com a qualidade da escola, do lunch e de toda estrutura em geral. Sidra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!
      Adoro comentários que contribuem com a informação do post
      Abs!

      Excluir
  4. Olá Renato
    Ótimas informações. Parabéns.
    Alessandra Haak

    ResponderExcluir
  5. Renato, uma curiosidade (pode ser idiota, mas ainda é uma curiosidade...rsrsrs): porque você diz que não aconselha que uma criança vá sozinha para a escola? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque nos EUA desaparecem 80 mil crianças por ano e 80% delas desaparece indo ou voltando da escola
      :(

      Excluir
  6. Muito interessante o post. Apesar de ser jovem, sem filhos ou planos de me mudar, adoro post sobre a rotina e realidade da vida americana.
    Chamou-me a atenção, contudo, seu comentário no sentido de a escola particular brasileira ser melhor do que a americana. Por que vc acha isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por causa do volume que o aluno estudo e pelo curriculo.
      Enquanto os americanos aprendem operações básicas no sexto ano, os brasileiros já estão trabalhando com frações e equações, coisa que os americanos só aprendem no nono ano
      abs

      Excluir
    2. Nossa! Nunca imaginaria isso. Em filmes e seriados, aparecem aulas sobre cálculo, literatura aprofundada... Lembro que via gilmore girls e ficava espantada com o conteúdo das aulas da Rory xD

      Excluir
    3. talvez a lentidão dosamericanos contribui para menor taxa de evasão escolar

      Excluir
  7. Oi Re! Texto explicativo ..... vai ajudar muita gente que
    certamente esta procurando este tipo de informação.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Rê, não é todo estado que permite que alunos que estejam ilegais no país, estudem. No Alabama não é permitido. O aluno precisa mostrar a documentação, aliás, até os pais precisam, e caso tenha algo faltando, a escola, por lei, precisa avisar as autoridades.

    Outra coisa em relação as escolas que eu vi muito no Alabama é que as vezes a região tem as melhores escolas, mas a vizinhança é muito preconceituosa com imigrantes. Muitas pessoas optavam por uma escola nota 9 no lugar dessa de nota 10, pois nem suas famílias eram bem aceitas na vizinhança e nem seus filhos na escola. Acredite, conhecemos 2 família que mudaram de vizinhança por conta disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorna
      Eu adoraria ter tempo para investigar isso a fundo mas não tenho hehehe
      Acho estranho porque vi na TV um tal de Education Act que garante escola para qualquer criança do país, independente do status. O governo sabe que criança imigrante fora da escola vira bandido então...
      Outra dúvida é, então no Alabama todos os filhos de ilegais não estudam?
      Bjs

      Excluir
  9. Ótimo post Renato. Tenho um filho que completará 5 anos em março e uma filha que fará 10 anos em outubro de 2014. Iremos nos mudar em junho de 2015. Já estou pesquisando sobre as escolas da região onde pretendo morar. Uma amiga que mora lá disse que as matrículas começam geralmente em fevereiro ou março; vc tem alguma informação a respeito. Vou ficar de olho nos próximos posts. Obrigada pelas informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joana
      Depdende de cada escola. Depois que você escolher a escola, entre no website dela e vá no calendário. Cada escola é diferente ok?
      Abs

      Excluir
  10. Desculpe, faltou a interrogação depois da palavra "respeito"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joana, como está sendo para seu filho morar ai? Ele se adaptou na escola? Estão legalmente? Alguma dificuldade para matrícula? Desculpa, mas quero muito ir e tenho 2 filhos por isso minha preocupação. Obrigada!

      Excluir
  11. Olá Renato, estou mudando para os Estados Unidos e seus textos estão sendo muito uteis a mim. Mas ainda tenho algumas duvidas, minha filha fez dezoito anos em janeiro desse ano, já pedimos a transferência dela para levarmos em mãos, chegando lá iremos direto as escolas, porem já me falaram que talvez por ela já ter feito dezoito anos não a aceitem, isso seria verdade mesmo? Temos mais um problema, ela não fala fluente ingles, ela começando a estudar lá, vc acha que alguém da escola irá ajuda-la por ser estrangeira? Tem alguma sala especialmente para estrangeiros ou não? A cidade que moraremos é Orlando mesmo.
    Obrigada, aguardo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse no texto, cada escola tem sua regra. Se ela não terminou os estudos tem que ser aceita sim. Você tem que perguntar na escola.
      Os alunos entram nas salas normais e se viram. Pode ter certeza que ela vai se sair bem.
      abs

      Excluir
  12. Excelente texto, Renato!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Renato, parabens manda muito aqui!! Encontrei seu blog do nada pesquisando na net e hj sempre acompanho seus posts muito interessante. Tem me ajudado pois ano que vem estou vendo a possibilidade de ir para florida e fazer cursos para me tornar um coach de crianças no futebol, se souber de algum exemplo ai dessa area e puder me passar agradeço. Novembro estarei de ferias por ae e ja irei buscar mais informaçoes. Obrigado e grande abrço , sucesso sempre... Espero conhecer vc um dia e se jogar um fut podermos jogar uma pelada junto. Valeuu.

    Renahn Siqueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Renahn
      Boa sorte
      Sinto muito mas não sei jogar futebol!
      kkkk
      Abs

      Excluir
  14. Olá Renato, tudo certo?
    Como sempre, adorei seu texto!
    Apenas uma observação quando aos "estudos do governo": Pelo que entendi, e me desculpe se entendi errado, você quis se referir ao Student Government (em alguns lugares chamado de Student Council), certo? Pela minha experiência, o Student Government se aproxima mais de um grêmio estudantil aqui no Brasil do que estudos do governo mesmo (no caso chamado de U.S. Government & Economy). Novamente, me desculpe se me equivoquei na interpretação! De qualquer maneira achei legal compartilhar essa informação contigo, até porque já compartilhou tantas outras com nós, leitores.
    Seus posts são sempre uma leitura muito agradável, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  15. Olá Renato, meu filho fará 17 anos em janeiro de 2015 e pretendo que ele faça o terceiro ano nos EUA (senior 12th grade), como só pretendo que ele comece em agosto de 2015, ele pode ficar sem estudar até lá e eu levar o histórico escolar do 2º ano que ele terminará esse ano para que eu possa matricular só em agosto/2015? Outra dúvida é sobre esporte, ele joga basquete faz 6 anos (ele tem 2m de altura e só 16 anos..rs) ele tem alguma chance de ganhar alguma bolsa de estudo através do esporte??
    eu pretendo ir para Miami, vc sabe me dizer qual site eu procuro apartamento para alugar por um ano e qual site eu procuro uma escola para ele, já que eu pretendo tirar o visto de estudante F1 para ele e o F2 para mim já eu vou ficar com ele lá...
    Mais uma dúvida: eu preciso ir primeiro lá procurar a escola para ele para pegar o I-20 ou eu consigo matricular ele por aqui mesmo e tirar o visto de estudante já que eu preciso do I-20 para levar na documentação e depois ir para lá, é que eu também tenho um amigo que mora lá a mais de 20 anos e poderia me ajudar na localização da escola e no aluguel do apto que pretento alugar!! Se puder me ajudar agradeço desde já...um grande abraço Cibele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cibele,

      Muito obrigado pelo contato.
      O que posso recomendar são as páginas para a busca de apartamentos.
      Tente a busca no:
      www.rent.com
      www.zillow.com

      Para encontrar escolas aqui, você irá precisar de um endereço fixo, funciona pelo CEP, quando tiver o endereço, precisa olhar qual escolas está no CEP onde vai morar. Todas as outras informações que sei sobre visto estão no Blog.

      Muito obrigado,

      Abs,

      Excluir
  16. Renato, boa tarde. Tudo bem? Obrigado pelas preciosas informações. Fiquei com uma dúvida, caso possa me ajudar. Meu filho completa 5 anos em abril/15. Estamos de mudança para os EUA em dezembro/15, ou seja, após o início do ano letivo americano. Será que eu consigo matricular o meu filho "no meio" do ano letivo dos Estados Unidos (após o início das aulas)? Obrigado. Thiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago,

      Pode matricular sim, mas como vem em Dezembro acredito que terá que espera até o dia 5 de Janeiro, se chegar um pouco antes acredito que não haverá problemas com a matrícula.

      Espero te ajudado!

      Abraços,

      Excluir
  17. Olá Renato! Descobri seu blog hoje e estou adorando. Tenho planos de passar 5 meses na Flórida, com a desculpa de estudarmos inglês. Meus filhos estarão com 5 e 9 anos. Como eu faria para fazer a matrícula deles, se eu preciso do endereço, mas só pretendo começar a pagar o aluguel quando chegar (algo como uns 10 dias antes das aulas)? Aliás, quando seria melhor para as crianças começarem, e para não bagunçar a série delas no Brasil? Em agosto ou em janeiro? Você trabalha com essa assessoria? Att, Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata
      Infelizmente não tenho as respostas para suas perguntas. Entre nas comunidades no Facebook (brasileiros em Orlando, etc) e faça perguntas, que quem tem filho responde
      ans

      Excluir
  18. Olá Renato, qual seu e-mail? Tenho algumas duvidas;

    obg

    Marcella

    ResponderExcluir
  19. MUITO LEGAL RE!!! HOJE JA APRENDI MAIS COISAS COM O SEU POST!!! OBRIGADO SEMPRE!!!

    ResponderExcluir
  20. Tem alguma escola para brasileiros? Fico preocupado com relacao ao
    Indioma para minha filha. Apesar que crianca si vira, fico preocupado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem. Eles se viram e aprendem. A melhor coisa pra ela é aprender a língua. Dê graças a Deus que não tem escola brasileira

      Excluir
  21. Olá Renato! Minha filha completa o fundamental 2 aqui no Brasil no final de 2016. Pretendo ir pra Miami em janeiro de 2017. Aqui ela entraria no 1°ano do ensino médio já no início do ano. Fiquei surpresa em saber que aí é diferente. Como faço? Dependendo mudaria minha chegada aí. O que vc me aconselha? Aí ela entraria no mesmo nível daqui? Em janeiro de 2017 ela estará com 15 anos. Vc me indica alguma escola? Seria interessante eu ir com ela ainda no 9° ano do fundamental 2? Em que época teria que fazer a matrícula para ela não se atrasar nos estudos? Escola aí nesse nível tb tem ensino médio? Obrigada desde já! Michelli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelli
      Não conheço Miami. Mas todos os alunos que vem do Brasil perdem 6 meses de escola. Não tem jeito.
      A escola aqui dá um jeito pra tudo. As matrículas já estão sendo feitas e as aulas começam em Agosto. Para início em Janeiro de 2017? Nossa, nem imagino!
      Abs

      Excluir
  22. Olá Renato! Quais os sites de ranking de escolas que vc indica? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Bom dia xará! :) estou com uma dúvida enorme. Existe algum site que eu coloque o Zip code e ele mostre quais as escolas que atendem para esse Zip code ?? Estou procurando minha casa já por causa de uma escola específica e tenho achado algumas incogruências quanto ao mapa que mostra em sites como o zillow ou o schooldigger e as informações da própria corretora sobre as casas. Parabéns pelo site. Ajuda muita gente. Acho que você deveria fazer um encontro da turma que acompanha seu site em Orlando para todos trocarem informações e se conhecerem e ate a troca de informações e experiências de forma mais concreta pode até ajudar a enriquecer ainda mais o conteúdo do Blog. 😁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato
      Eu uso o Zillow mesmo. Mas achei este agora
      https://nces.ed.gov/ccd/schoolsearch/

      Quanto à reunião, uma vez marquei, foi só 1 pessoa hehehe
      abs e boa sorte
      By the way, já tem corretor?
      Abs!

      Excluir
  24. Oi Renato!
    Eu e minha família estamos pensando em não mudar pra orlando no início de 2016, eu estaria no 2º ano do ensino médio, só que eu já tenho 16 anos, em qual serie você indicaria entrar? E lá tem professor particular ou aulas pra ajudar com a língua porque eu não falou muito bem inglês?
    O que você indica?

    ResponderExcluir
  25. Oi Renato. Meu nome é Angel e seu blog foi uma bússola pra mim pois mostra quantas pessoas pensam sair do Brasil, sem avaliar os males da sociedade americana. Como por exemplo o mapa do FBI de pedófilos que vivem na região de Orlando , o número de 80 000 criqncas desaparecidas nos EUA por ano. O fato de la sermos considerados " inferiores" por sermos latinos. Pois muita gente vive 10 anos la e não tem um amigo americano! Orlando não é a Disney se vc não e um turista. Obrigada pelo alerta

    ResponderExcluir
  26. olá Renato adorei seu post, tiram muitas dúvidas!! bom minha pergunta e o seguinte estarei chegando em Orlando mais ou menos no final de novembro com marido e minha filha de 7 anos recém completado, mas ela já está a um ano atrasada pois era pra estar fazendo a primeira série e ainda está no ensino infantil 3, que é o Jardim 3! queria saber se eu chegando la Posso matricular ela no segundo ano ou sou obrigada a colocar na primeira??? penso que ela ficaria muito atrazada não??? tem como vc tirar minhas dúvidas? estou muito preocupada quanto a isso, se preferir escrever por e-mail e te passo o eu!! desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei Juliana, não tenho filhos. Você vai ter que se informar na escola quando chegar
      abs

      Excluir
  27. Ola. Sou Iaffa de Paula.
    Tenho 3 filhos. Um de 10,06 e 03 anos.
    Gostaria de saber como faço pra me mudar pro EUA pra trabalhar com filhos e marido. Se é possível. Ogd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iaffa
      Leia o post "imigrar para os EUA" ou a página no topo do inicio do blog "mudar para Orlando"
      Abs

      Excluir
  28. Olá, Renato!
    Claro e objetivo seu post.
    Obrigada por dividir conosco seu conhecimento.
    God bless you!!!!

    ResponderExcluir
  29. Olá, tenho 17 anos e estou terminando o 2º ano. Me mudarei com minha mãe em Janeiro de 2016. Que cidade e escola você me recomenda ? quais documentos preciso ter em mãos?

    ResponderExcluir
  30. Oi Renato, meu nome é Valéria, to planejando ir pros Estados Unidos e minha filha tem 15 anos. Chegando aí eu posso matricular ela numa escola com visto de turista? Essa é minha dúvida, pq li no seu post que mesmo ilegais podem estudar. Mas como funciona isso? Chego na escola e apresento o passaporte dela e matriculo? Depois de 6 meses ela passa a ser ilegal, caso não saia do país, mesmo assim ela continua estudando na escola normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria
      Eu sei que uma criança não pode ficar sem estudar, é o que eles dizem, mas como matricula e como fica eu não sei.
      Abs

      Excluir
  31. obrigado por me responder, estou adorando os posts do seu blog

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde Renato,
    Ouvi dizer que as escolas na Flórida são massacrantes e que as crianças não tem vida, são uns robozinhos e é sistema militar, principalmente nas escolas A+. Li várias reportagens de pais reclamando dessa situação e que não aguentam mais. Os filhos chegam da escola e não tem tempo para nada, só estudam e perdem até os finais de semana. Isso é decorrente de um tal de teste que todos tem que ir bem para manter a boa fama da escola. É verdade?

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde Renato.
    Meu nome é Fabio e gostaria de dar parabéns pelo blog.
    Estou iniciando o sonho de morar nos EUA e gostaria de saber se você poderia me auxiliar na busca do imóvel e na escola para meus filhos (05 anos e 08 meses).
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio
      Obrigado pelo contato. Se você for comprar pode entrar em contato, mas se for alugar, eu não faço aluguéis ok?
      Abs
      renato@drimproperties.com

      Excluir
    2. Fabio! Tenho uma amiga em Orlando que pode indicar casas para alugar! Ela é super profissional! Estou indo morar em Orlando em janeiro, se quiser posso ajuda-lo com as escolas! Me envie email: karinacoutinho24@gmail.com

      Excluir
  34. oi Renato,
    eu tenho treze anos e pretendo fazer 1 ano de intercambio para os USA na casa dos meus tios e nao sei o que eu faco em relacao aos meses perdidos de aula, vc sabe? E tb, vc sabe se eu poco viajar sozinha no aviao,
    Obrigada
    Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc fizer o curso nos EUA vale para o Brasil. Vc traz o certificado e boletim na escola do Brasil e vc estudou, só que foi em outra escola.
      Vc devia perguntar na sua escola do Brasil ok?
      Precisa de uma autorização de juizado de menores, mas pode. Peça a seus pais para se informarem
      abs

      Excluir
  35. Olá! Você sabe me dizer se chegando em março (meio do ano letivo americano) é possível matricula um aluno de 6 anos (que faz 7 anos em junho)? Ou ele tem que aguardar até agosto sem estudar? Obrigado!

    ResponderExcluir
  36. Olá! Vc tem certeza que crianças/adolescentes imigrantes podem estudar em escolas públicas nos EUA?? Preciso muito dessa informação.. Obg desde já!

    ResponderExcluir
  37. Olá! Quero ir para ny, mas levando em conta a questão dos filhos que ainda são crianças, vou me contentar com NJ. Por acaso vc teria alguem de lá para indicar na minha busca por imóveis?

    ResponderExcluir
  38. Bom dia, Renato

    O meu marido vai para o USA com visto de estudante e eu e meu filho vamos com visto f2. Eu vi a sua tabela de idades correspondentes as séries que as crianças devem ser matriculadas, mas eu tenho um filho de 1 ano, será que teria alguma creche publica que eu poderia matricular ele.

    ResponderExcluir
  39. Ola Renato, Boa tarde
    Meu nome é Adriana Sena sou formada , casada meu marido tem 43 anos profissional de TI e meu filho tem 9 anos.
    Bom, o Brasil esta complicado sai de uma empresa onde permaneci por 15 anos e tenho algum dinheiro.
    Queremos ir embora do Brasil e imigrar para os Estados Unidos estou bastante perdida por onde começar e que tipo de visto devo ter. Outra dúvia meu filho teria direito a estudar em escolas públicas americanas?
    Muito obrigada pelo excelente blog onde nos esclarece muitas dúvidas.

    Adriana Sena

    ResponderExcluir
  40. Renato... Excelente seu post, bem como seu blog... Poderia me dar maiores informações sobre a science middle school de Orlando?
    Agradeço.
    Raimundo Oliveira

    ResponderExcluir
  41. Oi Renato, adorei seu post!! Objetivo e direto...
    Eu e minha família iremos nos mudar para Flórida em Julho, e eu estou no 1 Ano do Ensino Médio aqui no Brasil, vc aconselha que eu estude aqui até Julho ou que não vá a escola e foque mais somente no inglês? Um grande abrç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu periodo na escola até Julho não vai contar nada aqui nos EUA.
      No entanto se for pra ficar fora da escola sem fazer nada é melhor continuar. O ingles aqui vc pega rápido
      Abs e boa sorte

      Excluir
  42. Renato, como vai? Super legal este post. Sou escritotra de livros para crianças e em maio viajarei para os Estados Unidos para a formatura do meu filho na universidade, em Santa Fé/NM... Gostaria de aproveitar minha ida para visitar alunos brasileiros em escolas e conversar sobre dinossauros, tema principal dos meus livros, pois sou casada com um paleontólogo. Vc poderia me dar alguma informação à respeito de que caminho eu poderia seguir para fazer contato com escolas que, por ventura, teriam interesse de me receber? Muito obrigada. Abraços. Celina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celina
      Eu não tenho a informação que você precisa. Eu acredito que vc teria que conseguir o email da direção de uma escola que você queira ir e se oferecer. Ou conhecer algum brasileiro que tem criança em escola e pedir pra ele oferecer na escola.
      Mas precisa ter inglês fluente para uma apresentação assim
      Abs e boa sorte

      Excluir
  43. Olá, boa tarde!

    Gostaria de saber se Massachusetts e Connecticut aceitar crianças imigrantes ilegais para estudarem em suas escolas, pois pretendo me mudar pra um desses dois estados. Meus filhos têm 12 e 14 anos.

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  44. Renato, muito bom seu post.
    Eu pretendo passar dois meses nos EUA fazendo um curso. Você sabe se as escolas aceitam as crianças para estudar apenas por dois meses?
    Grata

    ResponderExcluir
  45. Meu amigo parabéns pelas informações perfeitas, possuo apenas uma duvida, achei estranho mas pude ler em alguns comentários fora de sua pagina que as escolas públicas americanas não seriam 100% de graça, poderia me confirmar isso? São de graça ou teria que pagar alguma taxa ou mensalidade por serem imigrantes? Muito obrigado e sucesso em seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eu não sei dizer pois não tenho filhos, mas sei que algumas coisas vc tem que pagar algumas coisas como material, alguns livros e uma % da merenda escolar.
      Abs

      Excluir
  46. Olá Renato, tudo bem?! Estarei mudando para Orlando em Janeiro de 2017.
    Tenho uma filha que na época estará com 1 ano e 7 meses.Me informei, e para ela seria um Day care (Pago, claro!) Mas após seria Preschool e após Elementary School. Qual bairro você indicaria para essas três. E é claro, seu email porque provavelmente entrarei em contato.
    Grata.
    Samanta.

    ResponderExcluir
  47. ola! eu gostaria de saber ate com quantos anos uma escola pulica dos estados unidos pode estudar, tem jovens e adultos, no caso para pessoas que ainda nao terminou o ensino medio?

    ResponderExcluir
  48. ola! gostaria de saber ate com quantos anos as escolas publicas aceitam nos estados unidos, ai tem um programas para jovens e adultos para quem ainda nao terminou o ensino medio

    ResponderExcluir
  49. ola! eu gostaria de saber ate com quantos anos uma escola pulica dos estados unidos pode estudar, tem jovens e adultos, no caso para pessoas que ainda nao terminou o ensino medio?

    ResponderExcluir
  50. ola! eu gostaria de saber ate com quantos anos uma escola pulica dos estados unidos pode estudar, tem jovens e adultos, no caso para pessoas que ainda nao terminou o ensino medio?

    ResponderExcluir
  51. Renato. Vc acha melhor que uma adolescente vá estudar nos EUA por empresa ou por particular? Quero mandar minha neta mas não sei se pego uma empresa ou faço tudo por mim mesma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É melhor você contratar uma empresa. Tem muito mais chances de consguir pois eles já tem o knowhow de como fazer.
      Abs

      Excluir
  52. Olá gostaria de saber se qm vai c visto de turista pode matrícular o filho na escola c nos países Europeus... Adorei o post muito bem explicadinho Parabéns Abraços...

    ResponderExcluir
  53. Olá gostaria de saber se qm vai c visto de turista pode matrícular o filho na escola c nos países Europeus... Adorei o post muito bem explicadinho Parabéns Abraços...

    ResponderExcluir
  54. Olá gostaria de saber se qm vai c visto de turista pode matrícular o filho na escola c nos países Europeus... Adorei o post muito bem explicadinho Parabéns Abraços...

    ResponderExcluir
  55. Renato, eu entendi bem ou vc diz que as escolas particulares no Brasil são melhores do que as escolas particulares americanas? Se foi isso vc pode me explicar pq por favor? Meu filho tem 12 anos e estuda em uma escola tradicional particular aqui no RJ e queria entender a comparação. Obrigada

    ResponderExcluir
  56. Olá meu nome é Carmen é tenho um filho de 12 anos e não entendi quando vc diz que nossas escolas particulares são melhores que as particulares americanas. Obrigada

    ResponderExcluir
  57. olá Renato, eu vou para os EUA em dezembro desse ano, e vou para casa de uma prima do meu pai, queria saber se eu posso ir para o high school ou vou ter que ir para o junior high refazer metade do 9ano

    ResponderExcluir
  58. Olá Renato, muito esclarecedor mais ainda tenho uma dúvida, consegue me ajudar? Estamos indo em Dezembro, meu filho tem 8 anos e termina o 3o do fundamental em dezembro, ele inicia em janeiro em qual grade?? Supondo que fiquemos 1 ano, quando ele voltar terá problemas para se encaixar no 5o ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele inicia no mesmo ano que terminou no Brasil.
      Você tem que perguntar na escola aí. Não sei como eles tratam
      abs

      Excluir
  59. Estou trocando meu visto para visto de trabalho. Minha filha estudou na escola pública em Celebration. Vc sabe como eu faço para reembolsar o governo?
    Gostaria de fazer o pagamento.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  60. Oi. Tudo bem? meu nome é Cristiane e vou com minha filha de 10 anos para os EUA, vc sabe me dizer se existem escolas de ballet onde filhos de imigrantes podem estudar? Ela faz ballet no Brasil e realmente ama dançar!

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde, tudo bem?
    Tenho uma filha de 15 anos e ela fara o high school, me indique qual escola na florida voce indicaria por favor, estou me mudando em julho de 2017 e nao sei por onde começar. Estou olhando escolas em Orlando,mas pode ser outra cidade da Florida ou dos EUA, ainda nao decidi.

    ResponderExcluir
  62. Boa tarde Renato...estou adorando os posts e dicas...uma dúvida...eu gostaria que minha filha continuasse os estudos nos EUA ela hj está com 11 anos..aí eu teria que conseguir o visto de estudante pra ela certo? E para mi. E meu marido como funcionaria? Nós já temos o visto americano turista.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alexandra
      Ela não pode vir sozinha nesta idade, só mesmo para fazer parte do Colegial.
      Se você vier junto há diversas maneiras de imigrar mas você precisa conversar com um advogado de imigração brasileiro em Orlando. No google vc acha vários.
      O que as pessoas fazem é tirar um visto de estudante para eles mesmos cursar inglês e depois matricular os filhos na escola pública
      abs

      Excluir
  63. Já morei no estado Geórgia por 3 anose estou no Brasil pretendendo voltar.. Gostaria de saber se com visto de turismo consigo matricular minha filha de 8 anos na escola em orlando ou qual o lugar que aceita matricular imigrantes com visto de estudante ..obrigada desde já

    ResponderExcluir
  64. Bom dia Renato!

    Estarei indo passar três meses com minha neta nos EUA, é possível matricula-la em alguma escola pública? Ela tem 9 anos.

    Grata.

    ResponderExcluir
  65. Bom dia Renato!

    Gostei muito do seu post e gostaria de uma informação. Vou passar três meses com minha neta nos EUA, é possível matricula-la em uma escola pública? Ela tem 9 anos.

    Grata pela atenção.

    ResponderExcluir
  66. ola,
    eu vou completar o terceiro ano do colegial no brasil e gostaria de saber se após isso (tendo notas elevadas) eu posso me matricular em uma escola publica dos EUA para completar o quarto ano e concorrer a uma bolsa de estudos em uma universidade americana. o destino seria a california. como faço para me matricular em uma escola nos EUA?

    Grata pela atenção

    ResponderExcluir
  67. Bom dia Renato. Gostaria de saber como reembolsar a escola pública, que é perguntado no formulário do visto, porém a escola não aceita este reembolso por ser uma escola pública. A minha filha estudou com o visto F2

    ResponderExcluir
  68. Bom dia Renato. Gostaria de saber como reembolsar a escola pública, que é perguntado no formulário do visto, porém a escola não aceita este reembolso por ser uma escola pública. A minha filha estudou com o visto F2

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...