sábado, 30 de agosto de 2014

Florista Brasileira Brilha em Orlando

Andréia Boscato Muller
            Em 2013 eu precisei de um documento que só era feito no consulado brasileiro em Miami. Liguei para o consulado e a funcionária me disse que no próximo final de semana o "Consulado Itinerário" estaria em Orlando. Ótimo! Não precisaria ir a Miami para tirar meus documentos. Se arrependimento matasse, eu teria ficado sequinho alí no chão da igreja onde o consulado itinerante abriu naquele domingo de Outono. Eu fiquei lá para conseguir um único papel, das 9 da manhã às 6 da tarde. Dava para ter ido à Miami, pêgo o papel, ido à praia, almoçado à beira mar e estaria em casa antes das 6 da tarde.

            A única coisa boa vinda de tudo isso foi que lá eu conheci uma moça muito simpática, a brasileira Andréia Boscato Muller. De cara já tínhamos algumas coisas em comum. Ambos brasileiros esperando um dia inteiro por um só documento.

            Papo vai papo vem (pra passar o tempo ou você enlouquece) ela me disse que tinha uma floricultura em Orlando (dizemos Orlando, mas é a grande Orlando), era casada com o Sérgio, que é treinador de futebol nos EUA e tinha dois filhos que nasceram nos EUA, o Andrew (10) e o Justin (6). Contou também que tinha página da floricultura no Facebook, etc. Trocamos contato, telefone, cartões de visita, endereço do blog, Facebook, etc. Acabamos virando amigos virtuais, pois desde então nunca houve uma oportunidade de nos encontrarmos. Graças às modernidades, conversamos aqui e alí por email ou mensagens do Facebook e acompanhamos os acontecimentos, como fazem todos aqueles amigos e parentes que se encontram distantes.


Andrew e Justin

            Quando do falecimento da minha mãe em Maio, recebi no escritório uma linda orquídea da The Flower Studio com cartão assinado pela Andréia. Ela não sabe, mas aquele pequeno ato acalentou meu coração por todo o dia.

            E depois de mais de um ano e de combinar e descombinar eu e a Andréia conseguimos nos encontrar na The Flower Studio pra conversar, pois há tempo queria fazer com ela, uma entrevista. Conversamos bastante e se não fossem os compromissos, poderíamos ter ficado batento papo o dia inteiro. Mesmo conversando a Andréia estava atarefada! Ligações, gente entrando na loja, encomendas, arranjos etc. A Andréia toca sozinha, com muita garra e simpatia, a loja que atualmente fica em Altamonte Springs, por volta de 15 minutos do centro de Orlando.




 




            O casal aportou nos EUA em 2000. O Sérgio veio com uma proposta de um sponsor para ser treinador de futebol e o casal se estabeleceu na Grande Orlando. Andréia trabalhou na Day Care da tia dela e logo depois já conseguiu seu primeiro emprego em uma floricultura, pois sua família já tinha floricultura no Brasil. No entanto, conta ela, teve que aprender muitas coisas pois o sistema do Brasil é muito parecido com o Europeu, onde as pessoas vão à floricultura, compram flores para decorar as próprias casas, festas e reunioes. Já nos EUA, tudo é feito pela internet e telefone. Há diferenças nos estilos dos arranjos e muitos nomes que ela não tinha ideia do que se tratavam, ela teve que aprender. Há também as coisas que são comuns nos EUA que ela não conhecia como os Corsages e Boutonnieres.


Peculiaridades dos arranjos americanos



            Segundo a Andréia, a vida não foi fácil no início tão pouco é agora. No começo havia a grande saudade da família, o desafio da língua, entre muitos outros que conhecemos e sabemos que afligem o imigrante. Hoje, a rotina é apertada. Ao contrário do que se pensa, trabalha-se muito nos EUA e nem todo mundo fica rico da noite para o dia. Atualmente a The Flower Studio cresceu e já é preciso a contratação de uma assistente. Andréia toca sozinha a loja, cuida da casa, da família e dos compromissos dos filhos. Leva e busca os meninos na escola e depois aos treinos de futebol, campeonatos e à todas as outras atividades e ainda trabalha aos sábados ( domingos se necessario ) e feriados como Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados, como toda floricultura. Fiquei imaginando que é preciso muita saúde e disposição. Só de ouvir como é a rotina da Andréia, já me deu preguiça... Mas conversando com a Andréia, dá pra notar em poucos minutos que energia e disposição ela tem de sobra. Também o fato de amar o que faz, faz com que tudo seja um pouquinho mais prazeroso. Andréia ama sua profissão. Ela diz que teve muita sorte em poder trabalhar na área em que já trabalhava no Brasil, o que não acontece muito para um imigrante que recomeça a vida em um pais diferente. Isso é maravilhoso, segundo ela. Inclusive a The Flower Studio agora tem recebido muitas ligações do Brasil para entrega de arranjos em Orlando e região.


Arranjos de casamentos feitos pela The Flower Studio
 



            Inclusive a Andréia me contou os planos para o futuro. Ela tem participado de vários cursos para se especializar cada vez mais e se tornar uma "Master Designer" no Estado da Florida . É, não pense que é só ir ao Ceagesp daqui e botar um monte de flores dentro de um vaso. Há sim licenças, cursos e estes abrangem teoria das cores, elementos do design, etc. A FSFA (Florida State Florist Association), da qual Andréia faz parte, regulamenta a profissão na Flórida. O objetivo maior da Andréia é aprender tudo o que puder e estiver ao seu alcance, para depois poder repassar para a próxima geraçãoo de floristas, tanto nos Estados Unidos como no Brasil. Com vários contatos em São Paulo, Rio e Porto Alegre, a partir de 2015 ela estará participando de cursos no Brasil para poder se tornar uma Florista Certificada e num futuro não muito distante, administrar aulas e cursos no Brasil.

            A Andréia foi a ajudante responsável pelas apresentações no Congresso Estadual este ano da FSFA em Weston, no mês de Junho. Dois renomados Artistas Florais ( Tanus Saab do Brasil e Ivan Moreno da Colombia ) tiveram uma ajuda extra com o inglês e com a preparação das apresentações para um grupo super seleto de floristas de todo o mundo, inclusive do Brasil, Canada e Europa.




            A Andréia também contou que já fez arranjos para celebridades do Brasil como Boninho (que eu não tenho ideia de quem seja) e outros. Há não muito tempo atrás Andréia saiu na TV, no canal FOX, explicando como montar arranjos para o churrasco do 4 de Julho, dia da independência americana. No vídeo você percebe que quem disse que chegou aqui falando nada de inglês, com muito esforço, hoje dá banho em pronúncia.

            Eu admiro muito pessoas como a Andréia. Esses indivíduos que batalham, lutam contra adversidades e com trabalho, talento e um sorriso estampado no rosto, brilham em um país que não é seu, sem fazer inimigos, sem passar por cima de ninguém. Ganham a vida honestamente e são muito gratos e felizes com o que têm. Realmente, conversar com a Andréia por menos de duas horas, foi como tomar um elixir da juventude e é com muito prazer que tenho agora, aqui no blog, a The Flower Studio como anunciante.


Clique aqui e curta a página da The Flower Studio no Facebook
  




Endereço: 580 Palm Springs Dr, Altamonte Springs, FL 32701
Telefone: (321) 422-0823




13 comentários:

  1. Delícia este post Renato, gosto de gente de verdade e acho que você também, beijos e sucesso para você, a Andréia e sua família.
    Alessandra Haak

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, o que mais me deixa com a pulga atrás da orelha são esses blogs que você não sabe quem escreve, nunca viu a cara de ninguém. Privacidade, tudo bem, mas as pessoas estão paranóicas hoje em dia
      Bjs

      Excluir
  2. Oi Re
    Que bom que voces se encontraram e desta maneira voce esta divulgando o trabalho
    de Andréia e vice versa. É sempre bom saber sobre brasileiros que vem fazer
    um trabalho com seriedade aqui nos EUA. E falando em profissional serio em quem podemos confiar, meu marido sempre comenta sobre voce. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Renato, fiquei muito feliz com a divulgação do trabalho da Andreia...É um reconhecimento muito merecido de seu esforço e dedicação. Parabéns pelo blog.
    Lembro que ainda não desisti de comprar uma casa aí em Orlando com você.
    Um grande abraço deste admirador! Você escreve bem demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sérgio!
      Quando estiver pronto acharemos um imóvel pra você
      Abração

      Excluir
  4. Renato achei os arranjos da Andréia lindos ,mas fiquei curioso quando vc disse que alguns arranjos são diferentes do Brasil ,mas o que é diferente???Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André
      Aqui noivos usam um arranho no paletó e nas noivas não usam só bouquês. Têm arranjos nas mãos e em outras partes.
      O resto você pergunta pra Andréia kkkkkkkkkkkkkkkkk
      Abs

      Excluir
  5. Boa tarde tudo bem?Gostaria de saber o Whatsapp da loja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Eu não tenho o telefone dela, mas ela também tem facebook no nome pessoal dela, abs!

      Excluir
  6. A Andreia fez a ornamentação do nosso casamento em Orlando. Foi lindo demais. Parabéns. Ela é especial

    ResponderExcluir
  7. olá boa tarde td bem , sou brasileira estou em Maiame tenho una floricultura em Teresina -Piauí , gostaria de ter mais conhecido sobre as flores e aranjos feitos aqui . E quem sabe poderia até prestar algum trabalho ok. Obrigado um abraço.

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...