quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Como Fazer Massa em Casa



        Quem lê o blog sabe que eu gosto de cozinhar. Infelizmente depois que se passa dos 40 anos de idade, não se pode mais comer da mesma maneira de quando se tinha 20. Os que o fazem não gostam muito de olhar no espelho. Por isso não faço tantas coisas como gostaria. Durante a semana tento fazer a comida mais simples possível. Salada, arroz, frango e legumes. Quase todos os dias. Daí nos finais de semana, quando não trabalho, o que é RARO hoje em dia, eu vou pra cozinha. Eu gosto mesmo de cozinhar, principalmente se for algo relacionado a forno. Mas aqui em casa, cozinhar às vezes se torna uma decepção. Sabe por quê? Eu faço um pudim maravilhoso, como poucas pessoas conseguem fazer e os integrantes da residência não comem. Eu como por volta de 1/4 dele e o resto vai pro lixo. Faço bolo de limão, laranja, maçãs, tortas, pão caseiro, pão italiano etc e estraga tudo. O Robert e a Louise preferem as porcarias cheias de conservantes do Publix. Os muffins, cookies, e outras coisas que duram meses nos balcões da cozinha sem estragar. Por isso gosto quando vem gente em casa, principalmente brasileiros, porque eles comem tudo o que se faz...e isso dá muito prazer a quem preparou, principalmente porque não sobra nada. Infelizmente, como a vida anda complicada, cada vez é mais difícil fazer amizades e as pessoas, principalmente com filhos não visitam ninguém a não ser a família, pelo menos é isso que eu percebo por essas bandas daqui. Você convida e as pessoas cancelam um ou dois dias antes do "evento".


Minhas peripécias culinarísticas...algumas delas.

         Depois de anos desejando um acessório para "pasta" (massa) para a minha Kitchen Aid, acabei, depois de muita insistência, ganhando um de aniversário no dia 27 de agosto. Claro que já marquei o dia de fazer a massa, mas estava com um pouco de medo. Será que ficaria bom? Assisti a vários vídeos do Youtube, tem ótimos. Eu gosto muito da Raíza, a brasileira que vive em Nova Yorque e tem um blog e canal no Youtube sobre culinária chamado Dulce Delight. Se eu morasse lá eu ia ser amigo dela, nem que ela não quisesse. Embora a especialidade dela seja os doces (eu acho?), ela tem muitas receitas salgadas e depois de ver o vídeo dela sobre massas, eu resolvi fazer. Pra Raíza tudo é fácil (pelo menos parece...) porque ela tem talento, por isso eu fui com cuidado. E não é que deu certo?


Eu escrevi sobre a minha Kitchen Aid neste post. Foram os melhores
199 dólares que eu gastei nos EUA. No Brasil sempre quis ter uma.
Mas custando 1600 a 2400 reais dá até raiva de comprar.
Batedeira com o primeiro acessório acoplado
Este faz as folhas que podem ser passadas nos outros acessórios
ou mesmo ser usada para lazanha. 

          Usei a receita do livro do Luca Manfé, vencedor do Master Chef, "My Italian Kitchen". Comprei o livro pois nele tem receitas italianas da família dele. Por enquanto só tentei a massa...




Aí vai a receita:

- 3 xícaras de farinha de trigo (mais um pouco para acertar a massa)
- 4 ovos + 2 gemas (usei orgânicos marrons que têm a gema mais amarela)
- 1 colher de café de sal
- 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem

          Comecei na batedeira e terminei na mão, como indicação do Luca. Mas dá pra fazer com as mãos do começo ao fim. Dá mais trabalho, mas fica bom do mesmo jeito. Deixei a massa descansar por 30 minutos depois comecei a passar no primeiro aparelho que faz as folhas, depois passei no que corta o espaguete. Como não tinha comprado o secador de massa, coloquei duas caixas e uma longa colher de pau. À medida que ia cortando ia pendurando. Não que precise secar, mas precisa-se colocar em algum lugar. Se jogar em uma pequena tijela, como o peso, eles grudam um nos outros. Acredite...eu tentei e tive que passar tudo de novo nos aparelhos. Tenho certeza que certos segredos eu vou acabar aprendendo sozinho, como no caso do pudim, que eu fiz por volta de 50 vezes até atingir o título de "mestre" :)

Quem come diz que foi o melhor pudim que comeu na vida...tá?

É bom usar uma boa farinha. Da próxima vez irei
misturar com farinha de semolina, dizem que fica bom...




Esse pedacinho de massa dá para 4 pessoas
comer e repetir um prato de espagueti!

           Diferente da massa comprada no supermercado, a massa fresca demora 1 ou 2 minutos na água fervendo para chegar no ponto "al dente". Ficou, bom...mas tão bom, que eu já fiz mais umas 4 vezes desde então. Pra mim é terapeutico ficar na cozinha, mesmo que sozinho...Mas quando eu tiver uma cozinha enooorme, vou convidar as pessoas pra fazer a massa junto comigo. Vai ser aquele fuá não acha? Tente você também, mesmo que não tenha a máquina, nunca mais você vai comprar macarrão no supermercado que vem junto com ele, todas aquelas substâncias com nomes que a gente não consegue pronunciar e que não devem fazer nada bem. Depois de dois pratos, haja esteira, bicicleta e piscina ou você acha que eu me mantenho magro de ruindade? 







Este sem dúvida foi o melhor espaguete à bolonhesa que
eu comi na minha vida. Não conseguia parar de comer...


27 comentários:

  1. Bravo Renato ! Eu só faço massa quando é tempo bom + fim de semana. Porque faço na mesa do quintal e o que sujar no chão sujou - não estou nem aí. Tenho máquina de fazer massa há anos e só voltei a usar um par de anos atràs depois de tanto ver MasterChef Austrália (o melhor de todos os Master chefs do planeta, especialmente esse ano, imho. O do Brasil é o mais humilde - imo). Gnocchi também só faço na mesa do quintal e depois de cozido dou uma passadinha para dourar na manteiga na panela. Foi esse cidadão fino que me ensinou a finalizar assim: http://www.youtube.com/watch?v=CUDRhJDbVv4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anita,

      A minha cozinha fica uma bagunça, pois é muito pequena, mas compensa o trabalho rsrs. Boa dica do vídeo, vou tentar da próxima vez.

      Abs,

      Excluir
    2. Ana
      Acabei de ver o vídeo, fantástico. O Master Chef Austrália é com o Chef Ramsay?
      Eu já tinha visto esse video. Neste final de semana vou fazer o raviolli que ele ensina nesta série também
      Abs

      Excluir
    3. Não, O MC Australia tem três juízes que julgam e apresentam o programa igualmente. Um crítico de comida, dois restaurateurs. É longuíssimo (mais de 60 episódios de 1h) e os participantes ficaram numa casa imensa isolados das familias e amigos por 4 meses para as gravações. Os participantes são feras e modestos, e todos cozinheiros amadores. Ontem vi um episódio de eliminação onde tinham que fazer um croquembouche - tendo apenas um terço da receita, ha ! O nível é altíssimo e eles quando são eliminados do programa sempre conseguem empregos nos maiores restaruantes da Australia. 80% de todos os participantes (já estão no sexto ano de programa) jamais voltam para suas carreiras antigas. O MC Brasil está a anos luz do MC Australia. Eu vi dois episódios do MC USA no Youtube de anos atra's e achei os competidores muito "mean" falando mal uns dos outros, pedindo a Deus isso e aquilo, urrando e gemendo... O MC Au é elegante e impecável. Procure ver episódios no Youtube de 2014.

      Excluir
  2. Amei o post,magro de ruindade é boa rs
    Eu amo cozinhar tbm,as panelas são otima terapia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evelin,

      Obrigado!
      Também acho uma ótima terapia.

      Abs,

      Excluir
    2. Se morasse nos Eua,iria lhe convidar para experimentar meus pratos nada saudaveis rs,mas bem saborosos.
      Abs Renato e adoro o blog.

      Excluir
    3. Evelin,

      Iria adorar experimentar os seus pratos e obrigado por ler o Blog.

      Abs

      Excluir
  3. Oi Renato
    Eu não gosto muito de cozinhar, talvez porque aqui em casa seja como na sua em que eu tenho que comer tudo sozinha. Mas achei sua receita super fácil, e acho que vou arriscar fazer. Obrigada pela dica.
    Alessandra Haak

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra,

      Entendo! Mas tenta fazer sim, quem sabe eles não se animam a comer rsrs.

      Abs,

      Excluir
  4. Olá Renato! Me chamo e Dália, moro no Brasil e frequento o blog com freqência, o descobri através do Cinaras Place. Não tenho o hábito de comentar, porém hoje após ver essa receita de massa de macarrão e após ele pronto nesse molho que está com uma cara maravilhosa, suculenta preciso te pedir: - Por favor, publique a receita do molho!!!! Vou ficar no aguardo e na esperança de que atenda ao meu pedido. Obrigada desde já, abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dália, claro que passo! Receita da minha avó. Ela que me ensinou, que Deus a tenha!

      1/2 kg de carne moída de primeira
      1 cebola pequena
      2 dentes de alho espremidos
      2 caixa de molho de tomate (pode ser temperado, tanto faz, eu gosto de temperar eu mesmo)
      2 tomates maduros
      Salsinha
      Coentro
      Orégano
      Pimenta do reino
      Caldo de galinha
      Azeitonas também ficam muito bom, no dia eu não tinha
      Açucar e leite para cortar a acidez
      Azeite de Oliva - umas 3 colheres de sopa

      Doure a carne no azeite até ficar bem cozida. Adicione a cebola picada, salsinha, coentro (um chumaço de cada picadinho), alho, tomates picados, pimenta do reino, e um pouquinho só de orégano. Vá mexendo até derreter um pouco a cebola. Acrescente 2 latas ou longa vida de molho (500ml + ou -) (compre um bem grosso, consistente). Coloque 1 medida de água e acrescente as azeitonas e mexa bem.
      Coloque 1 tablete de caldo de galinha misture até dissolver e prove. Se estiver ácido, coloque uma colher de café de açucar e uma colher de sopa de leite.

      Tampe parcialmente e deixe cozinhar bem devagar por volta de 45 minutos a 1 hora em fogo bem baixo. Vá mexendo. Acerte o sal...se ficar muito salgado é só não colocar sal na água do macarrão ou colocar mais molho e tomates no molho.
      Deixe cozinhar bem devagar mesmo e vá mexendo de vez em quando. Os tomates frescos tem que estar parcialmente derretidos. Quando estiver bem grosso e saboroso, desligue e deixe a panela tampada completamente. A esta altura o macarrão deve estar pronto.

      Uma coisa que aprendi aqui com a família italiana é colocar só um pouco de molho no macarrão para ele não grudar um ao outro + azeite e depois cada pessoa põe no próprio prato a quantidade de molho que quer. Fica muito mais gostoso.
      Sirva com parmesão ralado na hora
      É tudo de bom!

      Buon Apettite!

      Excluir
  5. Que delícia Renato ! O Robert e a Louise não sabem o que estão perdendo.
    Se eu morasse aí, seria sua amiga mesmo se você não quisesse.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sara,

      Também acho, além de ser gostoso, é bem saudável, mas gosto é gosto, fazer o quê. É semprre bom ter visitas :)

      Abs,

      Excluir
  6. Oi Renato, me chamo Caio. As imagens ficaram muito boas... espero que o sabor também.... se vc não quiser pendurar a massa experimente untar o granito com farinha e espalhar a massa sobre ele... era como meu pai fazia.

    ResponderExcluir
  7. Oi Renato, tudo bem? Meu nome é Adriana, me mudei para a Flórida faz 3 meses e tô devorando os seus posts. Tem me ajudado muito todas as suas experiências narradas de uma forma tão especial. Se quiser, pode me convidar que eu e o meu marido vamos te visitar, pois somos bons de garfo (olha como brasileiro é atrevido e se convida né?). Moramos em Melbourne, 1 hora de Orlando, conhece? Se não conhece, você aceita vir almoçar conosco? Não sou excelente na cozinha, mas meu feijãozinho com arroz e bifinho acebolado ficam bons viu. Um beijo e obrigada por esse espaço tão precioso que você criou que, com certeza, tem ajudado muitos. Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana! Obrigado pelo convite!
      Mande um email pra mim rs_alves@hotmail.com
      Eu vou fazer uma festa aqui em casa e vou convidar um monte de gente que não conheço, topa? kkkk
      Abs

      Excluir
    2. Oi Renato!
      Eu mandei o e-mail. Veja depois se você recebeu ok!?
      Um abs.

      Excluir
  8. Oi Renato! Adorei sempre faço macarrão aqui no Brasil!! Se estivesse ai com certeza comeria, pudim é meu doce favorito e o seu está com uma cara ótima!
    Começa chamar os blogueiros/vlogueiros que moram em Orlando,
    O Carlinhos do youtube Realidade Americana mudou para Orlando, aquele ia comer isso facil...rsrsrs
    E tem tbm a Malucas e Piradas.

    ResponderExcluir
  9. Oi Renato!O macarrão está com cara de ter ficado muito bom mas eu queria mesmo era um pedaço de pudim!Se um dia tiver tempo passa a receita do pudim?Não gosto daqueles pudins que colocam maizena,o seu leva maizena?Bjo!
    Adriana Capra

    ResponderExcluir
  10. Puxa Renato! Acabei de almoçar mas fiquei com fome de novo só de ver o macarrão e o pudim. :) Um abraço. Heloisa

    ResponderExcluir
  11. Oi Renato!!!
    amo macarrão, vendo você fazendo, e contando tudo, deu até água na boca!
    Mas dá pra perceber como vc gosta de culinária, acho que te acalma, né?
    Nossa, e a foto do pudim.... o que é aquilo? q pudim lindoooo!!! vc poderia passar o segredo, pois faço, faço, faço e não fica bom, até desisti!
    ah, e adoro seu blog! anos q sigo e é mto legal ler suas sinceridades!
    e principalmente, qdo vc aborda algum assunto, vc faz pesquisa, conta detalhes.... te acho 10 mesmo!
    um grande abraço!
    Luz teng

    ResponderExcluir
  12. Oi Renato.
    Casa comigo?
    Kkkkkk
    Brincadeira.
    Adorei a Kitchen Aid, ela é um sonho.
    Mas "fresh pasta" é uma coisa que eu ainda não fiz; embora seja fã do Masterchef.
    E magreza não tem a ver com ruimdade e sim com gasto de calorias. Tenho gastado mais portanto estou emagrecendo.
    Adorei o post.
    Até o próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Reggie,

      Adoro minha Kitchen Aid!

      Obrigado por ler o post.

      Abs,

      Excluir
  13. Oi Renato, eu faco massa desde crianca, a minha tia sempre batia os ovos numa tigela separada e ia acrescentando à farinha, quanto à semolina, a vantagem dela é o alto teor de glúten e a textura, faz com que o molho grude melhor além da massa ficar mais elástica. Se for fazer gnochi em casa, veja a batata que tem menos água e asse no forno, com casca e tudo, depois deixe esfriar fora do forno, descasque amasse e acrescente os ovos e o trigo, como a batata perde muita água assim, vai quase nada de trigo e fica super levinho . Se morassemos perto um do outro, você ía ter sérias dificuldades de se manter em forma. Bjs

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...