quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

100 Curiosidades Americanas

            

         
            Esqueça o que você aprendeu sobre os EUA do seu professor de história ou geografia, geralmente socialistas ou comunistas de carteirinha e cartão de crédito. A sociedade americana não é tão preto no branco como dizem e muitas coisas a gente só constata mesmo, uma vez vivendo aqui. Eu completo 6 anos de EUA este ano e já vi muita coisa e tenho hoje uma impressão completamente diferente de quando vivia no Brasil. Havia sempre aqueles que diziam que tudo é privado e terrível ou os que diziam que tudo é maravilhoso e perfeito. A sociedade americana é complexa assim como qualquer outra sociedade. Há diferenças entre os estados, regiões e até mesmo cidades. Nada é 100% uma coisa ou outra e seria muita pretensão alguém escrever ou dizer "O americano é...ou os americanos são..." Ou aqui é assim ou assado, mesmo porque, cada estado é independente e tem suas próprias leis. 

           No entanto dá pra brincar não é verdade? :) O americanos não se levam tão sério assim e fazem muitas piadas de si mesmos. A lista que eu preparei abaixo (bem maria vai com as outras, depois da famosa lista do francês Oliver) tem muito disso. Generalizações, algumas puras verdades e outras aplicáveis a boa parte da população. Mas há exceções em todas as rodas da vida e em todas as sociedades. Os americanos não são 100% gordos ou comem só fast food e comida enlatada. Esta é uma descrição bem tacanha e até despeitada de um país e um povo que temos muito com o que aprender (e eles também com nós brasileiros). Tem sim quem pratique esporte todo dia e não come glúten de jeito nenhum. A lista é composta por coisas que vi e presenciei durante estes 6 anos vivendo, estudando e trabalhando nos EUA, especificamente em Orlando, na Flórida. Espero que aprenda muita coisa sobre os EUA e que se divirta também.

1-    Aqui nos EUA as propagandas de TV estão organizadas por horários. De tarde a maioria é de advogados e escolas, pois adulto que está desempregado, geralmente está assisindo TV durante o dia. À noite, a maioria é sobre a) Carros, b) Comidas e restaurantes e acredite, c) Remédios e dietas.

2-    Aqui nos EUA a pessoa processa o Mc Donald's porque ficou obesa e mesmo assim vai a lanchonete e pede uma Supersize refeição acompanhada de uma Diet Pepsi.


3-    Falando em Mc Donalds, nos EUA a maioria dentro da lanchonete são adultos e idosos sem crianças.

4-    Nos EUA é difícil alguém passar fome porque a comida fast food é extremamente barata - algumas lanchonetes tem refeições de 1 dólar!

5-    Aqui nos EUA 4 entre 5 mulheres afro-americanas são obesas. E o país tem 1/4 da população obesa :(

6-    Aqui nos EUA a grande maioria respeita às leis de trânsito e tem muito medo das consequências da lei.

7-    Os americanos cuidam imaculamente da grama, do jardim e da aparência externa de suas casas, enquanto que por dentro não é bem assim.

8-    O americano em geral está pouco se lixando para o que pensam dele. Dá mais valor ao conforto e comodidade do que a aparência, por isso vai ao posto de gasolina, na farmácia e no supermercado de pijamas. Até celebridades usam... 



9-    Aqui nos EUA come-se pizza e toma-se leite, ou come-se pizza com uma porção de asa de galinha frita. Também cachorro quente com repolho, feijão doce e macarrão. Mas se você colocar maionese no seu cachorro quente eles te olham como se você fosse de outro planeta. - ET phone home :)

10-  Geralmente os americanos acham os doces brasileiros muito doces.

11- Aqui nos EUA se drive on the parkway e park on the driveway

12- Aqui nos EUA quando se tem dor de barriga se diz que se tem dôr de estômago. Não existe uma palavra que defina dor nos intestinos. Tudo abaixo do peito é dor de estômago. Quando você diz que está com dor de estômago eles te oferecem laxante :)

13- Os hospitais americanos são todos públicos, mas todo mundo paga o tratamento. Não existe saúde pública como conhecemos no Brasil. Mas ao entrar em um hospital "chique" como o Flórida Hospital, nota-se que a maioria nos quartos e corredores são pessoas pobres. A dívida é perdoada na corte ou paga por uma ONG.

14- Aqui nos EUA você entra em qualquer hospital passando mal e só sai de lá bom. Eles não barram ninguém e dificilmente transferem um paciente para um outro hospital porque ele não tem plano de saúde.

15- Aqui nos EUA ninguém entende o plano Obamacare, nem eu e nem mesmo o Obama.

16- Aqui na Florida o robô que fala com você ao telefone diz: "Aperte 1 para inglês e 2 para espanhol.

17- Nos EUA também, a população imigrante de língua espanhola exige ser atendida em espanhol e os bobos dos americanos atendem às "solicitações". Ué, eu pensava que quem emigrava para um país que tinha que aprender a língua falada alí.

18- Aqui nos EUA, nas escolas públicas, batatas fritas (french fries) são consideradas a parte saudável ou os "legumes" das refeições. What?

19- Nos EUA o preconceito do negro para com o branco é descarado enquanto o preconceito do branco para com o negro é "camuflado".

20- Aqui nos EUA você vai para a cadeia se xingar uma pessoa negra de "niger" ou mesmo de "black" e não acontece nada se uma pessoa negra xingar outra de branca, pálida, amarela, vermelha ou mesmo "white cow!" (vaca branca).

21- Nos EUA a causa principal de assassinato do cônjuge é para ficar com o dinheiro do seguro de vida dele ou dela e não por ciúmes ou traição.


22- Aqui nos EUA pode-se virar à direita no farol vermelho se não tiver a placa "No Turn on Red" (não vire quando vermelho), mas tem que parar, olhar, depois virar.

23- Nos EUA pára-se em toda placa STOP (páre). E em um cruzamento de 4 vias, sai primeiro quem parou primeiro e ninguém se confunde. Se você toma uma multa de trânsito, principalmente de velocidade, a prestação do seguro do carro aumenta.

24- Ao contrário do que os americanos pensam, a maioria da população que vive de "wellfare" (bolsa família) são brancos e não negros.

25- Aqui nos EUA espera-se que os filhos saiam de casa com 18 anos ou na época de ir para a faculdade. E toda faculdade é paga, mesmo que seja pública.

26- Nos EUA "bitch" (puta) não é prostitura mas sim uma mulher que pode ser brava, exigente, mandona, desonesta, insuportável e o que você mais pensar que não se relacione com sexo.

27- Nos resturantes nos EUA, os americanos ao pedirem qualquer coisa dizem "please" e
"thank you" (por favor e obrigado) e "thank you" de novo, quando lhes é entregue o pedido. Enquanto no restaurante brasileiro eu notei, na maioria das vezes assim: "Vai bebê o quê???" e o cliente responde sem olhar para o atendente "coca". (e ponto final!)
Também ao passar na frente de alguém em qualquer lugar diz-se "excuse-me".

28- Nos EUA se dá gorgeta para tudo em torno de 15-18%. Principalmente porque estes trabalhos a principal remuneração é a gorgeta, o salário é totalmente simbólico. Um atendente de restaurante (falar garçon já caiu de moda), ganha 1,80 por hora. Dá pra morrer de fome dentro do restaurante... Não dar gorgeta é considerado extremamente RUDE.

29- Aqui nos EUA a maioria dos americanos não concorda com as ações do governo americano. Eles adoram teorias da conspiração, especialmente sobre o próprio governo deles.

30- Aqui nos EUA os americanos ouvem música na língua deles, assistem filmes e shows na língua deles e se interessam pouco sobre músicas e filmes de outras culturas. O noticiário só fala dos assuntos "deles" e CNN internacional, só mesmo intelectuais assistem.

31- Nos EUA, pobre (22 mil por ano é a linha da pobreza) tem fogão elétrico, lava louças, micro-ondas, geladeira, televisão, ar condicionado, aquecedor, carro automático e ainda recebe ajuda do governo e "food stamps" (selo troca por comida). Muitos usam este selo pra comprar cigarro, salgadinho, chocolate, refrigerantes, raspadinhas de loteria ou até mesmo no cassino.

32- Nos EUA é brega assistir novelas e "cool" (legal) assistir séries. Todas as pessoas comentam sobre os shows (séries) que estão acompanhando no momento. As séries também tiram férias de verão! Saem do ar em junho e voltam somente em Setembro ou Outubro!

33- Aqui nos EUA se está com calor, liga o ar condicionado, se está com frio, liga o aquecedor. Ninguém põe uma blusa ou abre a janela. :/ É incrível?!

34- Garagem nos EUA é sinônimo de depósito. É aonde se guarda as decorações de Natal, Dia de Ação de Graças, Halloween, Páscoa, Dia dos Namorados, Dia da Independência, e tudo o mais que ele "acha" que um dia pode precisar. Lugar de carro é no "driveway". Eu falei sobre isso aqui neste post.



35- Nos EUA, quanto maior melhor! Os americanos inventaram a lei do custo benefício. Por isso tudo é grande, carros, casas, avenidas, sanduíches, copos de refrigerante, saco de batatas fritas, detergente de lavar roupas (tão pesados que mal da pra levantá-los), e outros. Também é muito mais barato se comparado com o Brasil.



36- O sabão "Omo" do Brasil é o "Tide" dos EUA. Muito mais caro que a média mas ainda não consegui concluir se é tão melhor assim. Só se usa um pouquinho, mas eu sempre coloco um pouco mais para acabar com a minha ansiedade de que não vai lavar a roupa direito.

37- Nos EUA ricos colocam os filhos na escola pública porque a sociedade considera a escola particular "corrompida" pelo poder financeiro dos pais. E como ex-educador digo que concordo 100% com isso. Uma senadora americana ficou na boca do povo uma semana por ter colocado o filho na escola particular.

38- Aqui nos EUA escola A só tem em bairro A e bairro F tem escola F. Muito pelo fato de que 51% do IPTU é dirigido para a escola do bairro. Oportunidades iguais? Mesmo?

39- Nos bairros melhores de classe média há coleta seletiva de lixo e nos bairros pobres as pessoas jogam lixo nas ruas. :( Alguém me explica porque?

40- Aqui nos EUA a palavra do sujeito tem valor. Mas se te pegarem em uma mentira...É por esse motivo que a gente recebe pelo correio a placa do carro e a gente mesmo parafusa no carro.

41- Nos EUA um cubano que pisar na areia de Miami tem mais direitos e ajuda do governo do que os americanos vítimas do furacão Katrina. E ainda os EUA envia milhões de dólares todos os anos para ajudar paízes carentes enquanto nas ruas das grandes cidades vê-se dezenas de sem teto.

42- Nos EUA um morador de rua pode fazer faculdade 100% paga pelo governo. Na minha classe tinha um. E ele até tomava banho na faculdade!

43- Aqui nos EUA todo mundo sabe o que é uma crock-pot. Coloca-se a carne de manhã ao sair para trabalhar e a hora que se volta a comida está pronta para o jantar. No Filme Little Miss Sunshine mostra bem como um jantar é montado em 5 minutos e depois que se come, a cozinha está limpa em 3. Pratos de papel e o resto da comida vai tudo pro lixo e os copos e talheres para a lava louça. 

44- Se você fizer um prato "from scratch" (por receita do começo ao fim) é considerado um chefe de cozinha. A Louise tem 70 anos e nunca fez um bolo, sobremesa ou uma American Pie (torta americana) "from scratch", por receita. A resposta dela? Pra quê se tem tudo pronto no supermercado? (e já era assim quando ela era criança!). Muitos pratos e sobremesas você compra as partes no supermercado e monta tudo em casa. Compra a massa já assada da torta, a fruta caramelizada em lara e o chantily. Monta tudo em 5 min e serve. 
Mas.........tem gosto de lata. 

45- Nos EUA usa-se sweater enfeitado com tema de Natal. Também se envia cartão postal com foto das pessoas usando essas blusas a parentes.


46- Aqui nos EUA os shows americanos fazem piadas das estupidezes deles mesmos e eles acham engraçadíssimo, morrem de rir. Detalhe que nem todas as piadas são entendidas por pessoas de outras culturas.

47- Nos EUA é considerado ofensivo usar "speedo" (sunga) em público. Geralmente quem usa é gay e quem não usa é porque não tem corpo pra isso e tem ciúmes de quem usa. Ninguém é obrigado a ficar olhando para os "assuntos" dos outros. 

48- Se cantor nos EUA gravar uma música que tem letra com palavras ofensivas, tem que gravar também uma versão sem as mesmas palavras para tocar nas rádios que não aceitam a versão apimentada. Um exemplo é a música do momento "All about that bass" que na versão "impura" usa "boody" e "shit" (bunda e bosta) e na versão puritana as mesmas palavras são substituídas por "beauty" e "it" (beleza e isso). Percebeu que elas rimam? E mais outras frases e palavras durante toda a canção.

49- Aqui nos EUA um político ser pego em uma saia justa (escândalo qualquer) é o fim da carreira, definitivamente. A sociedade não perdoa. Aqui o argumento "que atire a primeira pedra" não cola de jeito nenhum.

50- Está na moda há uma década pelas celebridades adotar uma criança africana, cambojana, vietinamisa, etc. O ganhador do prêmio "We Are the World" vai para o casal Angelina Jolie e Brad Pit.

51- Aqui nos EUA a maioria das coisas que se publica nas revistas "tablóide" é mentira. E tem gente que compra e acredita que é verdade! Segundo as revistas tablóides de fofocas Brad Pitt e Angelina Jolie já se separaram 10 vezes e o Michael Douglas já morreu de câncer umas 3 ou mais. 

52- Aqui nos EUA dentro de casa só se tem ralo dentro do chuveiro. Ninguém sai jogando água pelas paredes como se faz no Brasil. E ninguém morre também infectado por bactérias porque a casa não foi lavada. Poucas casas têm tanque na lavanderia. Lava-se o tênis sujo de cocô do cachorro na pia da cozinha mesmo. E nela é aonde se dá banho também nos bebês. Eles consideram nojento dar banho no bebê em banheiras de água parada. 

53- O americano é louco por "pets" (animais de estimação), principalmente cachorros e gatos. Nova Iorque é a cidade com maior percentual de cachorros por pessoa do mundo! Eles também dormem com os animais na própria cama. E eu também com os meus. :)


54- O americano tem uma compaixão e simpatia por vítimas em geral. Por esse motivo, muitas vezes, é que imigrantes se aproveitam dessa fraqueza e acabam conseguindo direitos que nem eles mesmos têm. Eles querem ser tão politicamente corretos e não ofender que agora nem mais se diz Feliz Natal no comércio porque ofende culturas que não comemoram o Natal. Tem que dizer Feliz Feriados "Happy Hollidays".

55- O americano é extremamente patriota, eles penduram a bandeira do país na porta de entrada da casa. É propibido pela lei ter uma bandeira de um outro país estendida acima da bandeira americana dentro do território americano.

56- Americano quer ser melhor em tudo. Nos esportes, nas ciências, no entretenimento, etc. Eles levam tudo muito a sério, principalmente competições e são extremamente frios. Não é como as nossas meninas da ginástica olímpica que caem do cavalo e já começam a chorar. Buáááá

57- Os EUA é um país de imigrantes. Tem imigrante em todo lugar que se vai. E geralmente eles não se incomodam com isso somente com os imigrantes Elefantes que incomodam muita gente...ou dois elefantes imigrantes que incomodam muito mais. No governo Obama só é deportado o imigrante que cometer um crime contra a sociedade. No entanto, dirigir sem carteira de habilitação é considerado um crime contra a sociedade. Outra curiosidade, o governo Obama (democrático) foi o que mais deportou imigrantes na história dos EUA. 

58- Aqui nos EUA quando o ônibus escolar pára para uma criança descer, uma placa de STOP se abre na lateral do ônibus e todos os carros têm que parar, inlcusive os que vêm no sentido contrário e todo mundo pára mesmo!




59- Também em um raio de 2km da escola o limite de velocidade é diminuído p/ 20milhas/h e uma luz fica piscando no horário de entrada e saída das escolas públicas.

60- Aqui na Flórida a comunidade gay diz que precisamos de um governador democrata mas eles se esquecem que a lei que proibia o casamento do mesmo sexo foi assinada por Bill Clinton, um presidente democrata.

61- Nos EUA os republicanos adoram o presidente democrata Bill Clinton e detestam o presidente republicano George Bush.

62- Aqui nos EUA os imigrantes que adquirem green card tornam-se republicanos que geralmente são mais duros em questões de imigração. Todo imigrante (generalizando total) acha que o seu país de origem é maravilhoso, mas não quer voltar pra lá e não quer que ninguém fale mal de lá também.

63- Os americanos acham que é mentira quando você diz que um Toyota Corolla pode custar 80 mil do nosso dinheiro no Brasil e não entende porque as pessoas compram mesmo assim se custa tão caro e o carro não tem nada de mais...

64- Aqui nos EUA há um grande número de propagandas de TV sobre comidas e restaurantes e também sobre dietas milagrosas! Fala-se na TV todos os efeitos colaterais do remédio como náusea, vômito, dores de cabeça, alucinações, tendências suicidas, e outros. No entanto os modelos aparecem felizes e sorridentes nas propagandas.

65- As "cozinhas americanas" (sem parede nem porta para a sala) foram projetadas pelos arquitetos para as mães cozinharem e ficarem de olho nos filhos ao mesmo tempo.

66- Nos EUA se lava a própria roupa suja e limpa-se a própria casa. Empregada só tem quem é rico e pode pagar pelo menos 2x o salário mínimo do país que é em torno de 1275.00 dólares. As empregadas geralmente têm carros automáticos.

67- Aqui nos EUA "faxina" pode custar de 80-120 dólares e dura por volta de 2-4 hs. Imagina a limpeza não? É um pouco melhor que uma arrumação de quarto de hotel. E não pense que depois da faxina ainda se obriga a coitada a passar roupa toda. Só no Brasil mesmo...(que nem é mais assim né?).

68- Nos EUA a maioria das roupas que saem da secadora vão direto para os armários, gavetas e closets. Só se passa mesmo camisa social masculina ou feminina. Alguns nem mesmo passam! Ou leva pra passar na lavanderia que custa 1 dólar por camisa.

69- Aqui nos EUA um só produto tem dezenas de marcas diferentes. A competição é grande e quem ganha é o consumidor!

70- Aqui nos EUA se uma criança menor de 10 anos for encontrada sozinha dentro de casa ou dentro de um carro os pais ou responsáveis são presos e indiciados por negligência infantil. Nossa minha mãe teria sido presa umas 100 vezes, pelo menos!

71- Os americanos acham que o seu país é o melhor país do mundo, assim como os franceses, italianos, suecos, brasileiros, argentinos e muitos outros.

72- Aqui nos EUA há protestos, passeatas e quebra quebra se um policial branco matar um cidadão negro mas não acontece muita coisa se um policial negro matar um negro ou um branco matar um branco.

73- Aqui nos EUA quase toda comida de restaurante tem pimenta. Você tem que ser muito claro que não quer pimenta e mesmo quando eles garantem que o prato não tem pimenta ele tem, acredite.

74- Os americanos não comem ovos com bacon todo dia no café da manhã. Geralmente é só mesmo um café e uma torrada, bagel ou muffim. Ovos com bacon talvez no domingo ou em ocasiões especiais.

75- Aqui nos EUA a profissão preferida dos estudantes das faculdades é o de atendente de restaurante. Trabalha-se geralmente à noite e ganha-se melhor do que qualquer outro emprego.

76- Aqui nos EUA dá pra comprar um carro com 500 dólares.

77- Os americanos em geral acham um absurdo uma prestação de 1000 dólares em um carro. E 1000 dólares mensais, sem entrada te faz levar pra casa em um Audi Q7 2015 diesel :P

78- Nos EUA há o credit score (pontuação de crédito). Quanto mais se compra a prazo e se paga em dia mais seu crédito sobe e menor serão os juros que se consegue para financiamentos. Quem só compra tudo à vista não tem histórico e é considerado pior do quem tem um crédito ruim ou baixo. Uma pessoa assim jamais conseguiria um financiamento imobiliário.

79- Aqui nos EUA é comum uma pessoa deixar o trabalho de caixa no supermercado e pegar sua BMW no estacionamento.

80- Aqui nos EUA é comum ver uma pessoa de idade (65 ou mais) trabalhando em supermercados, lojas e até de motorista de ônibus e ver também jovens adultos sentados nas calçadas sem nada para fazer.



81- Os americanos são apaixonados pelo Harry Connick Junior. E quem não é? Ele é ator, cantor, compositor, comediante, produtor e diretor. 



82- Os americanos não têm um orgulho cego pelas suas estrelas só pelo fato de serem americanos. Eles prestam muita atenção à vida particular da pessoa e se a pessoa dá um passo em falso eles caem de pau sem dó. Diga isso a Madonna, Whitney Houston, Lindsay Lohan, etc. Esta última até passar pano em necrotério foi por violar a condicional. Ao contrário de nós que sempre adoraremos Elis Regina não importa o que ela tenha sido ou pelo fato de ter morrido de overdose.

83- Nos EUA tem Black Network Television (Emissora de TV negra). Uma emissora de TV que só tem shows com atores negros, comerciais com modelos negros etc. Mas se os brancos fizerem isso é considerado "racismo" ou "preconceito". 

84- Aqui nos EUA a maioria das mulheres afro-americanas usam peruca. Algumas são simplesmente maravilhosas ou você achava que o cabelo da Beyonce era natural? No entanto, em todas as farmácias há um corredor inteiro só de alizantes de cabelo.



85- Nos EUA uma California Girl e a Barbie são a mesma pessoa.

86- Nos EUA a Barbie mais cara que tem é a Barbie Divorciada porque junto com ela vem a casa do Ken, os carros do Ken e a conta bancária do Ken, etc.

A foto foi tirada antes do divórcio...

87- Nos EUA, os americanos da minha idade não têm ideia de quem seja o Chapolin Colorado. :(

88- Aqui nos EUA se faz um tipo de festa quando alguém morre para celebrar a vida da pessoa. Ninguém chora, tem-se comida à vontade, as pessoas dão risada, contam piada, às vezes mesmo com o caixão alí no meio da sala.

89- Aqui nos EUA quando aparece um latino ou hispano em um filme de Hollywood ou ele é faxineiro ou empregado doméstico e se for rico é traficante de drogas. Geralmente as mães latinas gritam e batem nos seus filhos durante o filme. Mesmo assim eles adoram a Sofia Vergara.

90- Nos EUA geralmente os gays são aceitos pela população e é considerado "atrasado" ou mesmo "pouco inteligente e culto" quem tem preconceito. Eu fiquei chocado quando um garoto da minha classe veio à aula de roupa normal masculina mas de salto alto. O professor nem ninguém se quer ligou para o fato, só mesmo eu. Depois me senti envergonhado, pois a vida é dele e quem sou eu para julgá-lo de alguma coisa?

91- Aqui nos EUA a moda é processar. Desde o amigo "de infancia" que processou o outro porque o filho foi mordido pelo cachorro na festa de aniversário até a velhinha que fingiu ter caído no Walmart para conseguir o dinheiro da indenização. Se você não tem talento e não gosta de trabalhar é uma maneira de ficar rico da noite para o dia. Embora algumas indenizações sejam mais do que justas.

92- Nos EUA uma pessoa condenada à morte pode passar até 30 anos presa antes mesmo de ser executada. E uma criança pode sim ser condenada à prisão perpétua.

93- Nos parques infantis não é permitido que adultos que não tenham crianças fiquem sentados nos bancos olhando as crianças. Ele pode ser acusado de pedofilia. Também é considerado suspeito alguém que não tenha cachorro ficar dentro de um parque de cachorros.

94- Nos EUA "sex offenders", (indiciados por alguma ofensa grave sexual) ou pedófilos tem seus nomes e endereços em sites disponíveis à população para a consulta. Uma pessoa indiciada por isso perde o direito à privacidade. 
Um sex offender ou pedófilo não pode decorar a casa no Halloween e deve apagar as luzes da varanda. As crianças são orientadas a não bater em casas sem decoração de Halloween ou com as luzes da varanda apagadas.

http://www.nsopw.gov


95- Ao contrário do que se pensa, aqui no Halloween as pessoas não fantasiam-se somente de monstros, zumbis ou vampiros. Vale qualquer coisa, desde super heróis, astros e atrizes de cinema, robôs do filme Guerra nas Estrelas, Bob Sponja ou mesmo Sheena Rainha Guerreira.
Monstros são a minoria...



96- A culinária americana não compõe-se somente de hamburguer e batatas fritas como eu já ouvi de alguns ignorantes. É rica e daria para ter uma verdadeira enciclopédia de vários livros sobre o assunto. Se duvida de mim visite o blog da Cinara. Ela é brasileira e no site dela tem mais de 380 receitas americanas.

97- Nos EUA quem tem mais direito e nenhum dever são os animais. Em seguida vêm as crianças seguidas das mulheres e por último, os homens.

98- Aqui nos EUA, os negros têm um sotque próprio da raça negra em todos os estados e alguns se orgulham muito disso! Há também os sotaques regionais, mas o sotaque negro é distinto aonde quer que você esteja. Eu adoro ouvi-lo. :D Acho o máximo!

99- Aqui é a terra do faça você mesmo não pelo fato de que os americanos sejam tão dispostos a fazer tudo com as próprias mãos mas pelo fato que os empreiteiros e serviços custam os olhos da cara o um dos rins. Um papel de parede para uma parede de 2,80x4,00m pode custar 250 dólares o papel todo necessário e 600 só para um profissional colocar. Uma parede!? Sim, uma parede. Um eletricista profissional pode cobrar 175 dólares por hora de trabalho! O trabalho manual é extremamente valorizado.

100- Os americanos no geral têm um bom coração. Não querem levar vantagem em tudo, têm um senso de comunidade forte e conhecem muito bem suas leis. Algo assim do tipo do personagem de Clint Eastwood em Grand Torino. Se não viu assista...

            É fato, não existe lugar perfeito. Mesmo nos lugares ditos perfeitos há índices altos de suicídio. Há lugares melhores, lugares piores. Países, sociedades e situações que aturamos e outros que não, que pegam direitinho no nosso calo. Após quase 6 anos vivendo nos EUA eu posso dizer que estou muito feliz por aqui. Eu nunca deixarei de ser brasileiro, está na minha essência. Mas infelizmente meu amor pelo Brasil não era correspondido. Cada um tem uma história certo? E ninguém deve ser criticado por querer emigrar. Nossos avós e bisavós fizeram o mesmo. E, com um mundo tão grande, por que alguém deveria ser obrigado a nascer e morrer no mesmo lugar?


 Abs a todos!


53 comentários:

  1. Boa tarde Re,
    Adorei o post!!!!! Cada um com sua cultura neh?
    Realmente os EUA e um pais exemplo de civilidade!!!!! cada dia com mais vontade e viver tudo isso!!!! Domingo nos vemos em NYC!!!!!!!Forte abraco!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara muito bom parabéns mudou totalmente minha visão, os carros pararem nos dois sentidos quando os alunos vão atravessar a rua é lindo parabéns

      Excluir
  2. Muito bom! Muito bom! Abs, Tiagol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa lá é outro mundo.Aqui em Fortaleza eu só conheço uma avenida que os carros param sem precisar de semáforo.

      Excluir
  3. kkkkk Ri no ponto 09, o que tem demais colocar maionese no cachorro quente?
    Já no ponto 16 nós aqui do Brasil somos obrigados a atendê-los em inglês, por isso nada mais justo.
    Adorei as curiosidades. Só não gostaria de ficar comendo comida com gosto de lata e muito menos lavar tênis de cocô na pia da cozinha, eca!
    Ri quando falou que ninguém morre de bactérias porque não joga água nas paredes, aqui em São Paulo estamos aprendendo da pior maneira (racionamento, falta de água) que não precisa lavar a casa toda!

    Bye!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito, tenho ouvido sobre a falta de água em SP
      :(

      Excluir
  4. Oi Renato, ainda nem li tudo e estou comentando pra dizer que já me diverti muito e me surpreendi também. Eu volto pra ler mais. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Amei suas observações ! Mas concluo que se tivesse que viver nos EUA muitas coisa não dariam certo pra mim. Item 82... Mmm, acho que o bom senso deveria pedir a todas as pessoas a saber separar o público do privado e a não idolatrar nunca ninguém. Número 70, haha! claro que já deixei filho(a) sozinho(a) em casa.
    Abraços Renato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana!
      Eles misturam, pegam birra da celebridade... :/
      Vc teria ido presa aqui kkk
      Abs

      Excluir
  6. Ótima lista. Mas até aonde eu saiba , a Barbie nunca foi casada com o Ken. Todos os bens são da Barbie mesmo. Menos as roupas do Ken que são bem estilosas!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ela tem bens próprios, mas no divórcio ficou com os dele também :)
      A Cinderela também. Quando falam Castelo da Cinderela, está errado, porque ela era pobre, o Castelo é do príncipe, não da Cinderela. Mas depois que casou...
      :)

      Excluir
  7. Obrigado Renato! Muito boa sua publicação estou perplexo com sua publicação. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá? Você mudou sua cidadania? Tipo, no papel, você é americano? E parabéns pelo post, muito bom! ;)

    ResponderExcluir
  9. Olá! Você mudou sua cidadania? Tipo, no papel, você é americano? E parabéns pelo post, muito bom! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não. Faltam mais dois anos. POr enquanto só tenho green card

      Excluir
  10. Muito bom. Obrigada. Um abraço. Heloisa

    ResponderExcluir
  11. Sobre alguns tópicos que vc citou a questão racial, aconselho que de uma pequena pesquisada sobre os efeitos do racismo e da segregação etnica. Mas ótimo texto, muito interessante :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola
      Eu geralmente nao respondo comentario de quem nao se identifica. Mas vou responder o seu. Olha, como brasileiro, voce sabe, nao tenho preconceito, pois no Brasil vivemos todos juntos, crescemos todos juntos. Eu ja ate fui noivo de uma garota negra. Realmente para mim isso nao e problema nenhum.
      Mas nao entendi porque vc pediu "para eu dar uma pesquisada"
      Eu falei alguma coisa de errado?
      Eu citei o comportamento de ambas as partes. Inclusive, na faculdade aqui, fiz um trabalho sobre segregacao racial e racial profile. E meu professor afro-americano me deu nota 100!
      Abs

      Excluir
  12. Legal a lista Renato! Parabéns! Lembrando também que as 100 observações começaram a serem publicadas, a partir da ideia do francês que escreveu sobre o Brasil, lá no Blog Brasil com Z. https://brasilcomz.wordpress.com/tag/100-observacoes/ Temos observações da Espanha, Itália, Bélgica, Holanda, Inglaterra e também EUA, e vem muito mais.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia! Meu nome é Marcelo e gostaria de dar parabéns por seu texto. Muito bom. Muitas das coisas que você escreveu pude constatar nos três anos e pouquinho que morei nos EUA. Não é um lugar perfeito, mas é realmente muito bom para se viver. Pretendo voltar em breve. Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Iai cara blz?
    Poxa muito legal sua lista, vemos nela q existem algumas diferenças absurdas com o Brasil, tanto para o bom quanto para o ruim, mas infelizmente (ou felizmente) ai é muito melhor que aqui.
    Parabéns pelo Blog, estou lendo ele faz uns 3 meses, já li todas suas postagens, estou gostando muito, pois me da uma visão diferente do que as pessoas falam, estou ansioso para terminar a faculdade e tentar uma oportunidade ai, sei que vai ser difícil, mas nada é impossível.

    Abçs
    Luiz Henrique

    ResponderExcluir
  15. Olá Renato, primeiramente gostaria de dizer que gosto muito do seu blog. Descobri ele no ano passado e não parei mais de ler. Geralmente eu não comento mas esse foi um dos melhores posts que vc já fez. Estava comentando seu post sobre os EUA com amigos e familiares e surgiram pontos de dúvida sobre algumas coisas. Gostaria de comentar e sugerir alguns tópicos sobre os itens abaixo se vc não se importar:

    6 - Eu acho que que o medo da consequência das leis evita que a sensação de impunidade se imponha. Coisa que não acontece no Brasil.

    9 - Como assim feijão doce? Poderia fazer um post sobre comidas estranhas, suas origens e etc.

    10 - Eu também acho, açúcar demais. O Cake Boss e o Jamie Oliver disseram a mesma coisa quando vieram aqui no Brasil, imagine a gritaria dos "ofendidinhos"...

    11 - Desculpe mas eu não entendi, poderia explicar o que é oquê e porque é assim?

    13/14 - E quanto aquelas pulseiras e camisetas "Don't Ressucitate" ou se vc não quiser um tratamento ou transfusão de sangue por motivos religiosos.As séries americanas mostram todo um "Dilema moral" sobre o que fazer e não fazer. Como fica se te levarem pro hospital e vc não quiser tratamento sabendo que pode acabar com uma divida de 100 mil dolares pra pagar?

    15 - Pareceu uma piada do Saturday Night Live rsrsrs (Aliás vc assiste?)

    17 - Também acho os americanos pacientes demais com os hispanos, que não tão nem aí com nada. Em alguns países europeus(França,Suiça,Suécia) se não falar a lingua do pais tá perdido...

    19/20 - Aqui também tá assim e piorando cada dia...

    24 - Como assim maioria? Eu lembro dos anos 80/90 (entregando a idade) a classe media americana era maioria do pais. A sua percepção do que era na época pra o que é hj como vc descreveria (acho que cabe um post pra esse assunto...)

    30 - Não há filmes e series de outros paises dublados em ingles? Aqui o canal globosat traz series europeias com legenda e series americanas dubladas... vai entender rs

    31 - Tópico que mais rendeu aqui em casa e não consegui explicar direito por aqui.
    O Carlinhos Troll fez um video faz bastante tempo explicando de leve sobre isso. Eu pelo menos acho super interessante como o governo daí define o que é ser pobre e a linha de pobreza(poverty line). Se puder por favor faça um post sobre isso.

    32 - Gostaria que vc falasse sobre a TV aberta dai (ABC,CBS,NBC) como é, se pega em todo lugar se tem programas regionais, etc.

    37/38 - Mas não seriam estas escolas "A" ? Poderia fazer um post falando sobre IPTU daí e o conceito de como isso se aplica em cada condado (county) ?

    41 - Comente como está o clima sobre a reaproximação de CUBA/EUA. Aqui os vermelhos entram em extase quando falam que o "guverno" decidiu investir no porto de Mariel(com dinheiro do BNDES alias) prevendo que haveria fim do bloqueio em cuba.

    42 - Como diria minha avó... Dá-se o peixe por um tempo enquanto se ensina a pescar. Depois se vira nos trinta...

    47 - Mas as mulheres podem ficar com o "camel toe/capo de fusca" pela rua afora e se vc olhar pode ser acusado de assedio não é?

    48 - Vc escreveu boody, mas eu ja vi boothy, booty, butt. Isso é gíria daí ou é erro na grafia/fala tipo o nosso "estrupo, drobado"?

    49 - Mais evoluídos são os Ucranianos, jogam o "cabra" logo é na caçamba de lixo...(http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/09/manifestantes-jogam-deputado-ucraniano-em-lata-de-lixo.html)

    51 - Passou no Natgeo por aqui uma série de programas sobre os Anos 80 e o que eu percebi é programas porcarias tipo Jerry Springer(O João Kleber daí) e de pastores religiosos (Jimmy Swaggart, Peter popof, Robert Tilton) tiveram o auge nos anos 80 e anos 90 começaram a decair em audiência e hj praticamente não existem mais por aí. É isso mesmo?

    54 - Pô e aquelas musicas clássicas de natal? Frank Sinatra, Dean Martin, Nat King Cole ... Jingle Bell Rock, white christimas, let it snow, holy night,como fica? não pode mais tocar nas lojas? Por aqui tem que aguentar a Simone cantando "Então é natal" até dizer chega...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOssa, vc bateu mesmo o récord de comentário longo.
      Vou tentar responder algumas coisas ok? Anotei as indicações de posts Obrigado!
      11- é só um trocadilho de palavras, drive no park e park no drive

      13- Se a pessoa for pobre a divida é perdoada na corte. Se tiver posses vai ter que pagar sim, quem mandou não ter seguro saúde. Hoje se consegue, pra quem é pobre por 50 dólares mensais!

      24- Vc não entendeu a frase "a maioria da população no wellfare é branca"
      A maioria dos alistados no wellfare é branca
      Não a maioria dos americanos está no wellfare entende? A classe média americana recebe por ano de 45-60 mil dólares anuais para uma família de 4

      30- Tem para alugar, mas na TV não tem

      32- Amigo daria para escrever um livro sobre isso. São bons canais eu assisto vários programas de vários destes canais. Não sei se pega em qq lugar pois sempre tive TV a cabo

      37-41- Anotei as sugestões, mas sugiro que você pesquise na internet sobre estes assuntos, tem matéria de sobra.

      48- É uma gíria para bumbum

      51- Não é verdade, eles ainda existem e o Robert é fã. Assiste o dia inteiro!

      54- As músicas ainda tocam sim. Mas algumas rádios já tiraram essas programações do ar.

      55- Eu me sinto convidado a morar na casa dos outros. Muitas das coisas eu não me envolvo pois não diz respeito a mim. Mas também não me sinto cidadão do Brasil. Estranho né?

      74- Não, bagel é um tipo de donut, mas grande e salgado para comer com queijo ou geleias no café da manhã enquanto o donut é doce e cheio de recheios em cima.

      85- Uma loira, magra e com peitos grandes.

      87- Nem sei do que vc está falando... rsss

      100- Eu acho que político e partidos políticos são ruins no mundo todo, talvez com exceção da Suécia. Pra mim os democratas são muito abertos e os republicanos duros demais. Mas quando se pensa na bagunça que muitos imigrantes fazem por aqui eu viro republicano, quando penso que uma pessoa honesta, limpa e concensiosa quer morar aqui eu viro democrata. A Louise nunca nem votou e a opinião do Robert tem Bias.

      Sucesso pra vc também!!
      Abs

      Excluir
  16. Continuando....
    55 - Comentando aqui em casa sobre os ultimos furacões (Sandy e Katrina) e as medidas e obras de infra estrutura que o governo tomou para que os transtornos causados não aconteçam denovo. vc não teria orgulho de morar num país assim. Alias vc se sente cidadão aí?

    57 - Estatística dos presidentes é que desde Jimmy Carter todos os presidentes deportaram mais que que o seus antecessores (Reagan,Bush pai,Clinton,Bush filho....)

    61 - É impressão minha ou os democratas quando chegam ao governo tem a síndrome da "mão de cocô" e estragam tudo em que tocam... (Só eu que gostava do Cowboy Ronnie Reagan e seu jeito canastrão?)

    63 - Aqui mais alguns dados "inacreditáveis":
    Kia Sorrento, Jeep Cherokee, Honda CRV, BMW serie 3 320i, Camaro SS....
    Eua Us$ = 22 mil, 22 mil, 22 mil, 36 mil, 32 mil ...
    Brasil R$ = 148 mil, 142 mil, 165 mil, 130 mil, 189 mil....

    64 - Vc lembra daquele filme Crazy People - Muito loucos (https://www.youtube.com/watch?v=2tntFrFpeJU) que tinha um monte de publicitários que diziam a verdade sobre os produtos, mas de um jeito engraçado. Vc já viu algum anuncio assim por aí. rsrsrs

    65 - Eu estou viciado em assistir programas de reforma de casa/cozinha/jardim/man cave/etc. Ah vi o seu post sobre o backsplash (os programas de tv aqui traduziram como rodabanca)

    72 - Aqui está assim também. A Diferença é quando um policial morre aí faz-se homenagens, etc porque perdeu-se um herói. Aqui é um desrespeito com a família do policial que deus me livre.

    74 - Bagel é o pão de banha daí?

    76 - Passando no programa de TV (Top Gear) sobre o carro de 500 dolares é o primeiro carro de muita gente e nos estados do norte é chamado de lata de neve, pq é um carro para o dia-dia durante o inverno que pode se estragar e não se perde nada...

    85 - Fiquei na dúvida: seria uma loira bronzeada siliconada ou loira bronzeada sem silicone?

    87 - Então o Pistoleiro Veloz, Tripa Seca, Quase Nada, Poucas Trancas e o Pepeeeee são referencias desconhecidas por ai também não? (escrevi esse rindo sozinho comigo mesmo...)

    92 - Aqui menor de 14 atira e mata qualquer um e fica por isso mesmo.(http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/01/1583557-jovem-detido-sob-suspeita-de-matar-gcm-em-sp-confessa-crime-diz-policia.shtml)

    94 - Mostrei aqui em casa o site Crimereports (https://www.crimereports.com) que mostra os crimes mapeados da região/cidade que vc quiser. Realmente espantoso o número de sex offender na florida comparando com outros estados.

    100 - Sei lá, minha percepção é que os republicanos doam mais dinheiro que os democratas que alardeiam mais propaganda do que a realidade e acabam recebendo mais creditos por coisas que não fizeram. Qual é a sua opnião sobre os partidos. Também gostaria que vc entrevistasse o Robert e a Louise sobre isso.

    No mais desculpe se ficou um comentário muito grande, eu curto muito o seu blog e desejo muito sucesso pra vc!!

    Abs

    Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos
      Vc bateu o record de comentarios longos rsss
      Vai demorar um tempinho pra eu responder tudo ok? mas volte de vez em quando que uma resposta vira. Eu estou muito ocupado, ontem trabalhei das 6:30 da manha ate meia noite.
      Mas aguarde que eu responderei
      Abs

      Excluir
  17. Cara muito bom o post eu tenho muita curiosidade sobre a cultura americana, um dia se deus permitir vou vivência tudo isso que escreveu. Abraço

    ResponderExcluir
  18. Simplesmente excelente!
    saudade e beijo,
    Paty

    ResponderExcluir
  19. Muito legal Renato!
    Pela quantidade de publico que você tem, imagino que o Brasil não tem correspondido o amor de muita gente aqui.

    Abraços,
    Leo.

    ResponderExcluir
  20. Nossa o sentimento que eu tenho quando leio coisas a respeito dos EUA é de como se eu já tivesse morado aí, tipo uma nostalgia... Sou apaixonada por esse país desde criança e nem sei porquê!
    Aos 12 eu já "aperriava" minha mãe, porque eu precisava falar inglês e graças a Deus, consegui convence-la, rsrs... Mas já to com 22 e nada de states pra mim :(
    Espero um dia estar aí, se Deus quiser e poder compartilhar das minhas experiências com as pessoas, assim como você faz.
    Torça por mim, um dia porei meus pés aí!

    Muitíssimo obrigada!

    Hugs \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thayssa,

      Obrigado por ler o blog e não desista dos seus sonhos!

      Abraços,

      Excluir
  21. Sensacional !!! Aprendi e ri muito com as curiosidades,sua maneira de escrever é divertidissima. Tenho algumas perguntas mas vou pesquisar mais pelo blog.
    Bjs

    Anna

    ResponderExcluir
  22. Olá Renato (seu apelido é Rê?)
    Você poderia por gentileza me informar os valores em média de um curso de arquitetura numa faculdade padrão states?
    obrigado
    - Luís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Luis
      Mais ou menos vai custar entre 1500 a 2000 dolares por mes. International students nao podem receber ajuda financeira do governo mas vc pode depois que estiver cursando, pedir bolsas com a propria instituicao
      Abs e boa sorte

      Excluir
  23. Olá, Renato. Em relação ao número 24, se está simplesmente considerando que a por centagem de brancos que recebem welfare contra o total de pessoas que recebem welfare então até este ano a por centagem de brancos era mais que negros. Mas se comparar a por centagem de cada raça recebendo welfare contra a população de cada raça nos Estados Unidos então negros estão recebendo muito mais welfare em comparação. Por exemplo, a população de brancos nos Estados Unidos é 195.398.700 e a população de negros é 37.782.700 (http://kff.org/other/state-indicator/distribution-by-raceethnicity/). O total de americanos recebendo welfare é 11.400.000. Deste número 38,8% são brancos e 39,8% são negros. Então os números brutos são 4.423.200 (brancos) e 4.537.200 (negros). Quando calcular a por centagem recebendo welfare contra a população de cada raça então os brancos recebendo welfare são 2,26% e os negros são 12%. Esse erro de usar simplesmente o número bruto de cada raça recebendo welfare em apoio ao argumento que mais brancos estão recebendo welfare do que negros é uma falácia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Sim eu sei exatamente o que você está falando, mas se disser isso aqui nos EUA você é considerado racista e pode até receber um processo sobre comentário preconceituoso. Não estou concordando com a lei, mas tem-se que tomar cuidado com o que se fala e com o que se escreve, pois não é como o Brasil onde se diz o que quiser contra as minorias que a maior consequência é simplesmente o barulho.
      Abs

      Excluir
  24. Uma coisa que percebi, assistindo a filmes americanos, é que toda vez que existe um padre na história e ele tem uma conduta irregular ou exótica (bandido/exorcista/pedófilo/etc) ele é da igreja católica. Nunca vi em filmes um pastor de cultos americanos agir de forma irregular. São todos tão bonzinhos....

    ResponderExcluir
  25. Do início até o último comentário, o post é incrível amigo. Cada país e sociedade vive a sua própria realidade.Cultura não se discute, se observa e aprendemos com ela, não existe melhor ou pior é sim um ponto de vista. Mais uma vez digo que seu esforço em publicar este post é merecedor de honras por nos mostrar algo tão interessante. Valeu!

    ResponderExcluir
  26. Muitas curiosidades, que parecem mais opinião do autor, totalmente preconceituosas como o caso dos cubanos e hispânicos. E machistas afirmando que as mulheres possuem mais direitos, quando na verdade elas ganha menos que os homens quando desempenham mesma função.

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...