domingo, 2 de agosto de 2015

Acompanhamento Terapêutico Online


          Há um tempo atrás eu recebi um email de um psicoterapeuta, chamado Eli, me perguntando sobre um anúncio no blog. Eu achei a idéia fantástica, pois eu mesmo, quem lê o blog sabe, já passei por um processo longo de terapia e posso afirmar, que tudo que tenho e tudo que sou deve-se a ela, a terapia. Foi a melhor época da minha vida, descobrir a mim mesmo, me auto-conhecer e consertar tudo (ou quase tudo) que estava errado no momento e ver de que maneira eu queria levar a minha vida. Por exemplo, foi por causa da terapia que eu vim parar nos EUA. A terapia me ajudou a criar coragem, enfrentar os medos de tomar decisões e realizar sonhos antigos. 

           Eu sempre costumo ilustrar que, por mais jovem que a pessoa seja, podemos nos comparar a um motor velho, cheio de problemas, de vícios, de engrenagens que não funcionam direito. Pelo processo da terapia, vamos desconectando essas engrenagens, limpando, consertando e colocando para funcionar da maneira que deve. Sem ela somos um motor que não funciona como devia. Gastamos mais energia do que precisamos, desgastamos o nosso corpo e a mente com coisas pouco produtivas e muitas vezes sofremos sem precisar. Depois desse longo processo, o motor ficar ótimo, recuperado, lubrificardo, engrenado e a pessoa vai longe. Usando todo o seu potencial para levar uma vida produtiva e prazeirosa. 


          Infelizmente há pessoas que gastam 1000 reais em sapato, mas não dariam 100 por 60 minutos de terapia. Que triste... Há aqueles que dizem que é coisa de "louco" e de gente que tem "problema". Em primeiro lugar louco não faz terapia, pois se ele é louco dificilmente admite seu estado e não acha que precisa de ajuda. Em segundo, problemas todos temos, mesmo que alguém não admita. Terapia é para pessoas normais, que têm saúde emocional. E quando a pessoa procura ajuda, já deu o passo maior que é o de admitir que está com um problema e não está conseguindo resolvê-lo sozinho. Mesmo que não tenha um problema, talvez precise de ajuda em alguma área. Eu fui muito beneficiado e sempre recomendo. Depois de 7 anos de terapia é assustador como conseguimos até identificar nas pessoas, padrões, problemas, etc. Acabamos nos tornando um pouco terapeutas também. Foi a melhor coisa que fiz na minha vida, foi o melhor investimento em mim mesmo.

            Marquei um skype com o simpático Eli Freitas e tive uma das melhores conversas dos últimos anos com ele. O Eli é fantástico e imeditatamente eu senti uma conexão com ele. Até pretendo também, ter outras conversas online com ele. 

             Quando ele me contou que já atende pessoas pela internet eu achei fantástico! Acredito que mais e mais psicoterapeutas farão isso no futuro próximo. E achei especialmente interessante para brasileiros que vivem fora do país. Eu já encontrei várias pessoas que disseram que gostariam de fazer terapia, mas como encontrar um bom terapeuta que fale português nos EUA, por exemplo? Talvez alguém não saiba, mas é excencial que a terapia seja feita na língua materna, pois a língua materna fala ao coração. De imediato me prontifiquei a fazer um post aqui no blog para anunciar o seu trabalho e mais pessoas, talvez brasileiros espalhados no mundo inteiro possam se beneficiar assim como eu fui. 

               Eu pedi para que o Eli escrevesse um breve relato para que eu postasse aqui e que me enviasse também, algumas fotos. O Eli também tem um website. Abaixo está o texto que ele me enviou. Mais informações sobre ele, qualquer pessoa pode conseguir entrando em contato com ele através do seu website. A todos aqueles que se interessaram pelo projeto do Eli e de terapia online, entre em contato com ele, tenho certeza que não vai se arrepender. 

Nas palavras do Eli:

"A história do Acompanhamento Terapêutico Online começou em 2013, de forma muito natural: ou seja, para responder a uma demanda.

Depois de anos de atendimento clínico presencial a mais de 2.000 clientes, tornou-se parte do meu dia-a-dia acompanhá-los em diversas situações de transição: pessoas entrando e saindo de empregos, de relacionamentos, de perdas e encontros, de situações de stress, de crises de várias naturezas... E, também, que se preparavam para deixar o país. Entre estes últimos, encontrei os mais variados perfis: ousados em busca de uma qualidade de vida melhor; estudantes; até mesmo executivos expatriados. Com todas estas pessoas, acompanhei a “travessia” pelos estágios prévios da tomada de decisões, das angústias e temores diante do desconhecido, das culpas pelo que era deixado para trás – e, também, da euforia diante da aventura de construir um mapa de vida próprio, inteiramente novo. 

Muitas vezes, depois que se estabeleciam em outros países, meus clientes me procuravam solicitando alguma forma de acompanhamento à distância. Eles me diziam que encontravam dificuldade de continuar seu processo de busca e autoconhecimento com os terapeutas estrangeiros, não porque estes não fossem competentes ou atenciosos: mas porque existiam barreiras da língua e até socioculturais que tornavam a comunicação muito mais difícil.

Mas, nos primeiros anos, mesmo com toda a boa vontade, a tecnologia não ajudava. Imagina fazer acompanhamento terapêutico teclando naquelas telinhas minúsculas do MSN. Ou mandando e-mails de cá para lá! Sem chance. Também não dava pra fazer um grupo com meus clientes no Orkut. Faltava o olho no olho, o tempo real, a troca intensa e presente que torna a terapia – que, afinal, é uma longa e proveitosa conversa... – realmente acessível como uma interação profunda entre cliente e terapeuta. No seu tempo, Freud escreveu longas cartas aos seus discípulos e amigos: mas não pretendia fazer terapia por meio delas. Essa possibilidade, só mesmo depois do Skype e da banda larga. Coisas que, agora, felizmente estão acessíveis (quase) no mundo todo.

Desde então, a tendência dos acompanhamentos terapêuticos à distância se consolidou, como processos terapêuticos breves e pontuais. Foram reconhecidos por resoluções de órgãos gestores de classe e se tornaram uma opção mais condizente com a realidade atual, acessível àqueles que, por alguma razão, estão impossibilitados de obter atendimento presencial.

O Acompanhamento Terapêutico Online também é um serviço utilizado por pessoas que precisam viajar constantemente; que passam longos períodos longe de casa, por razões de trabalho; ou que moram em cidades pequenas e têm dificuldade de encontrar ajuda profissional.

Para mim, particularmente, realizar este acompanhamento Online é uma satisfação a mais, que amplia meus horizontes pessoais e profissionais e enriquece a experiência terapêutica. De dentro do meu consultório, a tela do computador é a plataforma de voo que me consagra como cidadão do mundo... A serviço dos meus compatriotas, onde quer que se encontrem.


Para mais informações sobre o Acompanhamento Terapêutico Online, acesse: www.acompanhamentoterapeuticoonline.com


Eli vive com sua família em Petrópolis, RJ

8 comentários:

  1. Acho que eu sou um dos maiores fãs do blog. E claro do Renato também. A simplicidade da prosa dele aliada a uma clareza e objetividades incríveis tornam qualquer assunto atraente.
    E agora ele superou-se!
    Muito boa essa matéria! Concordo com você em gênero, número e grau!

    P.S.: Oras, se até o Tony Soprano (James Gandolfini In Memoriam - The Sopranos) e Paul Vitti (Robert de Niro - Analyze This) fizeram terapia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Galvam? Por causa de leitores como você que o blog ainda existe depois de muitos com a mesma idade já se foram
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Sempre busco este blog com dicas para minhas viagens nos EUA e adoro a forma como os temas são abordados. Mas esse último post é da maior importância! Também sei o valor da terapia, me ajudou a me conhecer, crescer e ser quem eu sou. E é muito legal saber que há a possibilidade de ter acesso a isso de qualquer lugar, na língua portuguesa! Isso é bem raro pra quem não mora no Brasil... Vindo desse blog, então, acredito que seja um ótimo serviço! Obrigada, Renato, por mais essa dica!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post Renato! Meu nome é Chayane, sou psicóloga e fiquei emocionada com o seu relato! Tenho acompanhado seu blog há um mês pois sonho em sair do Brasil e também estou "trabalhando" isso na minha terapia kkkk esse post tem tuuuuudo a ver com o que eu gostaria de fazer...sou psicóloga esportiva e (in) felizmente a maioria dos atletas brasileiros bons saem do Brasil para treinar e competir, e uma grande dificuldade que enfrentam é justamente essa, dar sequência na preparação psicológica esportiva. Alguns continuam online por um tempo e outros desistem. Aqui no Brasil tenho uma empresa de psicologia esportiva com uma equipe de profissionais e minha ideia seria "abrir uma filial" nos EUA para trabalhar com atletas brasileiros mas pelo que pesquisei teria que validar meu diploma, fazer doutorado, enfim, um processo longo e me pareceu difícil. Você consegue me orientar ou me indicar alguém? Obrigada!!!!!!!!! Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Renato, desculpe comentar off topic. Vc pode passar o contato da empresa que vc trabalha para mandar dinheiro do BR para os US dos seus clientes? Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Olá cada corpo meu nome é bello sandra lopez eu sou do Brasil me formei pela Universidade de Oxford Reino Unido foram i estudou contabilidade e sociologia eu quero usar este post testemunho de agradecer senhor ozamo para transformar minha vida em uma vida de riqueza e felicidade 5 meses atrás i foi demitido de uma empresa de petróleo no Rio de Janeiro como contador da empresa, desde então, a vida tem sido difícil eu sou e os meus filhos quase não comer devido ao meu desemprego meu ex-marido era um outro grande problema, porque ele era um jogador desde que ele foi repatriado dos estados unidos da américa, devido à venda de drogas e ele nunca ganhou um jogo na loteria desde que ele começou jogando minha vida estava em um estado de deli-ma porque estávamos vivendo em uma área de aldeia suja e local, porque a minha empresa foram i trabalhou antes tirou todas as coisas que eu possuo minha casa, meu carro, minha loja e minha estação de enchimento de gás, disseram $ 700 milhões de dólares americanos era ausente da conta bancária da empresa e desde que eu estava no comando daquele departamento i será realizada i responsável foi levado a tribunal várias vezes eo juiz disse que a última vez que eu vou aparecer no tribunal serão os meus 45 anos de julgamento prisão prazo para lavagem de dinheiro Eu estava prestes a cometer suicídio 4 dias antes i vai aparecer no tribunal para o último momento em que me deparei com um testemunho por Julia sen nosso Gomis sobre como um feitiço caster nomeado senhor ozamo ajudou-restaurado a sua alegria de volta depois de ler seu post eu decidi entrar em contato com ele através de seu endereço de e-mail e disse-lhe tudo o que eu estava passando eis que somente Deus sabe como cada coisa trabalhou assim tão rápido que era como um sonho, porque eu nunca acreditei em rodízios mágica ele me garantiu que jamais coisa vai acabar em sete dias o tempo i gentilmente seguido todas as instruções s pelo senhor ozamo templo e hoje o meu ex-marido é de volta para mim e as crianças de novo, não só aquele senhor ozamo também ajudou o meu marido em ganhar $ R 100.000 em loteria e meu câncer foi sobre a minha empresa me ligou de volta e até mesmo me deu uma casa nova do carro, posto de abastecimento de gás e dobrei meu salário palavras de tempo de 5 hmm não são para aquele senhor ozamo templo, ele é realmente um dos grandes rodízios mágica do mundo,
    você pode alcançá-lo através de seu endereço de e-mail privado lordozamotemple@gmail.com

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...