terça-feira, 15 de agosto de 2017

Lançamento do Foguete Falcon 9



          Se você acompanha o blog sabe que eu vivo nos EUA há quase uma década. Aqui, no estado da Disney e da NASA. E não é que nunca tive a oportunidade de ver o lançamento de um foguete? Que vergonha... Mas ontem, enquanto o Alex assistia ao noticiário pela manha, a repórter disse que o foguete Falcon 9 seria lançado às 12:30pm do mesmo dia. Era muito cedo e ele veio me acordar e disse: "There's a rocket being lunch today at 12:30" (Vai haver um lançamento de um foguete às...) com um sorrizinho sugerindo alguma coisa. Eu disse, "claro!", vamos!!

         Eu ouvi a notícia por volta das 9:00hs da manhã então dava tempo de sobra para ir até o Cabo Canaveral que está localizado a, pelo menos, 40 minutos de distância. Na hora eu nem pensei em levar guarda sol, cadeira de praia, lanche, etc. Pegamos o carro e partimos às 10:45 para não correr o risco de enfrentar trânsito ou de não encontrar vaga para o carro para observarmos o lançamento. Durante a viagem fui pesquisar o foguete e objetivo do lançamento. A missão do Falcon 9 seria levar suprimentos para estação espacial americana. Pensei "essa deve ser a entrega mais cara do planeta até hoje!"

Viagem da minha casa até o Cabo Canaveral


       Confiei no Alex que ele sabia aonde ir. Colocou o endereço no Waze e fomos. Chegamos à portaria de um parque, pagamos os 15 dólares de estacionamento e fomos procurar uma vaga para o carro. Ontem foi o primeiro dia da escola nos EUA então achávamos que não veríamos famílias ou mesmo crianças. Mas sim, havia famílias e crianças. Me esqueci que em diferentes estados as aulas começam em outras datas e muitas crianças não vão à escola, fazem o Home School (escola em casa onde a mãe é a professora, assunto para outro post).

           Aqui vai o endereço do parque aonde ficamos: 

Jetty Park Campground
400 Jetty Park Rd, Cape Canaveral, FL 32920
(321) 783-7111





         O parque é muito legal e eu já havia visitado o local anteriormente. Há um canal onde os navios dos cruzeiros passam em frente e é impressionante ver esses navios gigantes. É como ver um edifício se movendo na água. Geralmente os turistas acenam às pessoas no parque. 

              Passamos rapidamente na lanchonete, compramos nada mais que, cachorro-quentes (ou cachorros-quentes? ou cachorros-quente? hahaha o que importa!?) e coca cola. Estacionamos o carro com o porta malas virado para aonde o lançamento seria, abrimos a porta do porta malas e alí mesmo fizemos a farofada. 





             Eu achei que ia observar o foguete aquecendo os motores etc. Não, não se vê o foguete estacionado, pois além de ser muito longe, há uma elevação e também mata que cobre a vista. Mas, de repente, vê-se o ponto subindo com uma luz brilhante embaixo e não há barulho nenhum. Depois de alguns segundos, um strondo enorme, o barulho do foguete chega até nós como um som de trovão prolongado e vamos observando ele subir e subir, até desaparecer no céu. 

                 Legal, acabou, vamos embora. Ao contrário dessa gente toda que parece estar com a vida ganha, nós precisamos trabalhar. Assim que estávamos já nos preparando para entrar no carro, uma americano do carro vizinho nos disse: "O foguete vai voltar, vocês não querem ver?" Eu - "O quê? Como assim vai voltar?" Ah, essa eu quero ver. Foguete voltar pra terra? 

                  E não é que ele voltou? Fiquei bége, com o queixo no chão quando vi o foguete voltando "de ré", caindo do céu parecendo um filme ao contrário (Será que fez barulho também Pi...Pi...Pi..?). E para provar que não estou de lorota, aqui vai o vídeo do Youtube de toda a viagem do Falcon 9.

               Da próxima vez eu quero observar de dentro da NASA. Tem que se pagar o ingresso do dia todo mas há um ponto melhor para observação. Detalhe, o dinheiro não é devolvido se o lançamento for cancelado... Mas senão for, será realmente algo emocionante. Lembra que eu falei no começo que eu confiei no Alex e deixei a "ida" por conta dele? Pois bem, como todas as pessoas que têm TOC, eu também acho que acabo fazendo as coisas melhor que os outros (eu sei, é terrível esse pensamento). Mas, se eu não tivesse confiado nele e tivesse ido pesquisar teria achado essa praia que você vê as pessoas no vídeo observando o foguete, pelo menos, metade da distância que eu estava. Da próxima vez, planejo eu (rsss). A propósito, o nome da praia é "Playalinda".

Abs a todos!!



                 Do parque, dá pra ir na praia à pé. Quando cheguei lá me arrependi de não ter levado shorts e toalha para aproveitar a praia. E o que essa gente toda fazendo na praia em plena segunda feira!?













4 comentários:

  1. Boa noite. Não só sabemos que vc vive nos EUA como sentimos uma pontinha de inveja...:-)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Renatinho, boa noite! Em 2015 estava em Orlando e planejamos ir pela primeira vez a Cabo Canaveral. Porem minha filha pegou uma virose e tivemos de desistir, uma pena, Vendo suas fotos de la vejo que é fascinante. Uma pergunta: voce cogitaria ,no passado, imigrar para o Canada? Take care...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIm Cesar, iria para o Canadá facilmente. Aliás. se as coisas aqui piorarem esse é meu destino certo

      Excluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...